borboleta - thamires e luiza

7
1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA Projeto Altas Habilidades NOME: Thamires Souza Soares e Luiza Mariz Amador de Souza Metamorfose da Borboleta Nós decidimos pesquisar sobre a metamorfose das borboletas, porque achamos um tema interessante e importante para a escola, pois ele pode nos ajudar no nosso futuro. Para fazer este trabalho, pesquisamos na internet, em livros e também fizemos uma visita a campo no museu da PUC. Primeiro, pesquisamos como acontece à metamorfose das borboletas, depois procuramos desenhos da metamorfose das borboletas em um site do google, por último pesquisamos mais informações sobre a metamorfose e suas curiosidades. A metamorfose da borboleta é um fato biológico que ocorre durante o crescimento das borboletas. As mudanças são dramáticas, do ovo até a forma adulta. Quando eclode o ovo a futura borboleta vive na forma de uma lagarta, que cresce conforme se alimenta de plantas. Ao atingir seu tamanho máximo, transforma-se em ninfa (pupa), mas continua seu processo de transformação até que um dia a borboleta rompe o casulo e sai adulta dele podendo voar livre. Este processo de transformação é chamado de metamorfose. Observe a figura 1 com o desenho da metamorfose. 1- Após o acasalamento da borboleta, ela deposita o ovo fecundado geralmente em folhas ou galhos de vegetais. 2- Dentro de cada ovo fecundado desenvolve-se uma lagarta. 3- Ao sair do ovo a lagarta alimenta-se das folhas dos vegetais. 4- A lagarta passa por transformações em seu corpo, produzindo na crisálida, que é um tipo de casulo. 5- O interior da crisálida, no período de alguns dias, a lagarta se transforma em borboleta. 6- A metamorfose se completa quando a borboleta rompe a crisálida.

Upload: dohuong

Post on 09-Jan-2017

230 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Borboleta - Thamires e Luiza

1

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA Projeto Altas Habilidades NOME: Thamires Souza Soares e Luiza Mariz Amador de Souza

Metamorfose da Borboleta Nós decidimos pesquisar sobre a metamorfose das borboletas, porque achamos um tema interessante e importante para a escola, pois ele pode nos ajudar no nosso futuro. Para fazer este trabalho, pesquisamos na internet, em livros e também fizemos uma visita a campo no museu da PUC.

Primeiro, pesquisamos como acontece à metamorfose das borboletas, depois procuramos desenhos da metamorfose das borboletas em um site do google, por último pesquisamos mais informações sobre a metamorfose e suas curiosidades.

A metamorfose da borboleta é um fato biológico que ocorre durante o crescimento das borboletas. As mudanças são dramáticas, do ovo até a forma adulta. Quando eclode o ovo a futura borboleta vive na forma de uma lagarta, que cresce conforme se alimenta de plantas. Ao atingir seu tamanho máximo, transforma-se em ninfa (pupa), mas continua seu processo de transformação até que um dia a borboleta rompe o casulo e sai adulta dele podendo voar livre. Este processo de transformação é chamado de metamorfose. Observe a figura 1 com o desenho da metamorfose.

1- Após o acasalamento da borboleta, ela deposita o ovo fecundado geralmente em folhas ou galhos de vegetais. 2- Dentro de cada ovo fecundado desenvolve-se uma lagarta. 3- Ao sair do ovo a lagarta alimenta-se das folhas dos vegetais. 4- A lagarta passa por transformações em seu corpo, produzindo na crisálida, que é um tipo de casulo. 5- O interior da crisálida, no período de alguns dias, a lagarta se transforma em borboleta. 6- A metamorfose se completa quando a borboleta rompe a crisálida.

Page 2: Borboleta - Thamires e Luiza

2

Figura 1: Desenho da metamorfose Na nossa pesquisa também fizemos uma entrevista com a bióloga e professora Meire Pena (anexo 1).

Segundo a bióloga Meire Silva Pena, a borboleta vive de um dia a três semanas. A maior borboleta que existe no Brasil é a da família Morpho. Em geral, o que a borboleta come são frutas amadurecidas e o néctar das flores. Já a larva é herbívora, e quando ela está no casulo, não come nada. O tempo que a lagarta fica dentro do casulo varia de acordo com a espécie, mas normalmente é de uma semana. Enquanto, o tempo em média que dura o ciclo da metamorfose, desde o ovo da borboleta até a sua forma adulta, varia de espécie, mas normalmente é por volta de 21 dias e a temperatura também influencia. A borboleta não dorme, só repousa, porque gasta energia procurando alimento e passeio para a reprodução.

Page 3: Borboleta - Thamires e Luiza

3

Anexo 1 Entrevista com a bióloga e professora da PUC Minas Meire Silva Pena Quanto tempo à borboleta vive? Bióloga: De um dia a três semanas. Qual é a maior borboleta que existe no Brasil? Bióloga: A maior é da família Morpho. Em geral o que a borboleta come? Bióloga: Frutas mais amadurecidas e o néctar das flores. A larva e herbívora. E no casulo ela não come nada. Quanto tempo à lagarta fica dentro do casulo? Bióloga: Varia de espécie, mas normalmente é de uma semana. Quanto tempo em média dura o ciclo da metamorfose, desde o ovo da borboleta até a sua forma adulta? Bióloga: Varia de espécie, mas normalmente é por volta de 21 dias e a temperatura influencia. A borboleta dorme? Se sim de dia ou de noite? Bióloga: Ela não dorme só repousa, porque gasta energia procurando alimento e passeio para a reprodução.

Page 4: Borboleta - Thamires e Luiza

4

Anexo 2

Page 5: Borboleta - Thamires e Luiza

5

Page 6: Borboleta - Thamires e Luiza

6

Page 7: Borboleta - Thamires e Luiza

7

Gostamos muito de participar do Projeto Altas Habilidades da PUC Minas e recomendamos a outras crianças que gostem de estudar, que também possam participar. Agradeço muito a Keila que me ajudou muito, a Cynthia que me ajudou muito mais muito na minha pesquisa. Também gostei muito do curso de Libras e quero agradecer a Conceição que é uma pessoa ótima e que nos ensinou muito sobre libras. Obrigada !!!