boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

20
EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 20 a 26 de abril de 2013 | Nº 940 | ANO XXVIII Espaço ao VLT Novo sistema, em fase inicial de implantação, ainda motiva dúvidas em relação às soluções apresentadas e os impactos decorrentes da sua futura instalação. Página 7 O primeiro teste para diminuir o tempo de viagem e melhorar o fluxo no trânsito de Santos em razão da proibição do pagamento em dinheiro das passagens no interior dos ônibus a partir de terça (23) servirá como modelo para as mudanças pretendidas para o transporte público regional. Páginas 4 e 5 Transporte Vez ao cartão NARA ASSUNÇÃO CINEMA Refilmagem clássica dos anos 80, A Morte do Demônio está entre as estreias da semana. Página 18 ÓPERA Em cinco atos, a ópera Fausto poderá ser assistida no Cinemark em quatro datas distintas. Página 17 etc CULTURA & VARIEDADES MÚSICA O cantor Thiaguinho volta a Santos para apresentar seus sucessos. Página 17 FOTOS DIVULGAÇÃO

Upload: jornal-boqnews

Post on 29-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

TRANSCRIPT

Page 1: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 20 a 26 de abril de 2013 | Nº 940 | ANO XXVIII

Espaço ao VLTNovo sistema, em fase inicial de

implantação, ainda motiva dúvidas em relação às soluções apresentadas

e os impactos decorrentes

da sua futura instalação.

Página 7

O primeiro teste para diminuir o tempo de viagem e melhorar o fluxo no trânsito de Santos em razão da proibição do pagamento em dinheiro das passagens no interior dos ônibus a partir de terça (23) servirá como modelo para as mudanças pretendidas para o transporte público regional. Páginas 4 e 5

Transporte

Vez aocartão

NARA ASSUNÇÃO

CINEMARefilmagem clássica dos anos 80, A Morte do

Demônio está entre as estreias da semana. Página 18

ÓPERAEm cinco atos, a ópera Fausto poderá ser assistida no Cinemark em quatro datas distintas.Página 17

etc CULTURA & VARIEDADES

MÚSICAO cantor Thiaguinho volta a Santos para apresentar seus sucessos.Página 17

FOTOS DIVULGAÇÃO

Page 2: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Boqnews - 20 a 26 de abril/2013 - 2

Mala

Boqnews FUNDADORJairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃOHumberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIALFernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃOEmpresa Folha da Manhã S.A.

(Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3238.3380 REDAÇÃO: [email protected] MARKETING E PUBLICIDADE: [email protected] DEPTO. FINANCEIRO: [email protected] DEPTO. DE ARTE: [email protected]

INTERNETWWW.BOQNEWS.COM

@BOQNEWS BOQNEWS

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É PUBLICADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA.

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré - Santos - SP - CEP 11025-002

Distribuição gratuita em residências, estabelecimen-tos, centros comerciais e shoppings de Santos. Em

bancas da Baixada Santista, a R$ 0,50.

Campo Neutro DAVI ZAIASECRETÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Poupatempo e os 350 milhões de sorrisos

Os números, certamente, nos deixam felizes e mostram que estamos no caminho certo, seguindo sempre o objetivo de desburocratizar, oferecer excelência e qualidade, com rapidez e presteza.

Uma das primeiras reações que as pes-soas esboçam quando estão satisfeitas com algo é o sorriso. Ele é a prova de que está tudo certo. Nos últimos 15 anos, consegui-mos garantir milhões deles nos 32 postos do programa Poupatempo no Estado. E, no último mês de março, batemos uma marca recorde: 350 milhões de atendimentos. A satisfação é uma das grandes indicadoras do sucesso. Segundo pesquisa Vox Populi de dezembro último, 99% dos usuários aprovam o atendimento. (...) Os números, certamente, nos deixam felizes e mostram que estamos no caminho certo, seguindo, sempre, o objetivo de desburocratizar, ofe-recer excelência e qualidade, com rapidez e presteza. Hoje, o cidadão que vai ao posto sabe que sairá com seu problema resolvido.

Vale fazer um registro. O conceito do Poupatempo surgiu com o governador Ma-rio Covas e o seu descontentamento com a demora na emissão do RG. A vontade era oferecer algo ágil, que pudesse reunir diversos serviços em um só lugar. Em 1997, nasceu o primeiro posto, na Sé, Capital. De lá pra cá foram inauguradas 31 unidades. (...) Agora, chegamos a 350 milhões de atendimentos ao cidadão. O Poupatempo é o maior programa do Brasil neste modelo. Fazendo uma conta básica, se dividirmos esse número pela população de São Paulo (42 milhões), dá mais de oito atendimentos por habitante. Com isso, tornou-se um padrão. Referência para o Governo do Es-tado, se espalhou pelos órgãos públicos e serviu de inspiração para a criação de vários programas semelhantes no País.

Temos que destacar o empenho e dedicação dos funcionários, que dão um

verdadeiro exemplo de cuidado a cada pessoa presente no local. Eles também deixam a sua marca e tem todo o nosso respeito e reconhe-cimento. A missão agora é crescer, mantendo a qualidade do serviço, uma das principais preocupações do governador Geraldo Al-ckmin. Ele, um dos grandes entusiastas do programa, acompanha bem de perto a sua evolução e sucesso, desde a fase de criação.

Tenho o orgulho e a oportunidade de participar, junto com o governador, do projeto de expansão do Poupatempo. Oito novas unidades já foram anunciadas e, até maio de 2014, nossa meta é duplicar a quantidade atual de postos fixos. Eles terão uma nova configuração: alguns poderão ser compactos, mas oferecerão, principalmente, a emissão de RG, CNH, Carteira de Trabalho, unidade bancária e os serviços da Ciretran.

Outra novidade é a informatização dos agendamentos. Do ano passado para cá, ele pode ser feito de forma eletrônica com hora marcada na maioria dos postos. Além do site, integramos o serviço ao Facebook. Em poucos cliques, o horário está agenda-do. Quem não tem computador, pode ir ao Acessa SP ou recorrer ao e-poupatempo, presentes nas unidades.

Com isso, ganha a população em agilidade e praticidade – principalmente quem mora longe, e ganha o programa, com o aumento de 30% na capacidade de atendimento, por distribuir melhor a demanda e evitar ociosidades.

E assim, garantimos sentimentos de satisfação em todo o Estado e, também, no País. E as pessoas, que não precisam perder seu valioso tempo com a burocracia, podem se dedicar mais a quem lhe faz bem e sorrir.

A tese defendida pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pro-pondo tornar mais rigorosa a legislação para punir os adolescentes que pra-ticam crimes ou são reincidentes de práticas criminosas, merece a atenção devida da sociedade, uma vez que são cada vez mais comuns as ocorrências protagonizadas por menores de 18 anos, que se valem do abrandamento penal estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para cometer ilicitudes de extrema gravidade, como homicídios qualificados, latrocínios, tráfico de drogas e crimes hediondos.

Apesar de amplamente apoiada pela popula-ção brasileira, como indicam pesquisas de opinião recentes, a proposta de redução da idade de maio-ridade penal, de 18 para 16 anos, já encontra forte resistência do Governo Federal, que a considera um mero paliativo diante das consequências danosas que poderá gerar. A ausência de políticas consistentes à recuperação dos menores infratores e a falta de ca-pacidade física dos presídios brasileiros para abrigar um contingente adicional de detentos são apontados como fatores impeditivos para uma mudança ime-diata da legislação, especialmente nos estados mais populosos como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Estudo realizado pelo Instituto Avante Brasil, com base em números de 2012 do Departamento Penitenciário Nacional,

Punir a qualquer tempoconfirma o quadro de precariedade do sistema carcerário. Do total de 549.577 presos existentes no País, 62% (341.827 presos) estão abrigados nesses estados. Sozinho, o estado de São Paulo possui 35% dos presos de todo o País.

É preciso reconhecer que, mais do que a construção de unidades prisio-nais para abrigar novas demandas de detentos, a política de administração carcerária brasileira deve ser totalmente reformulada. Além de enfatizar quesitos de segurança e inviabilidade, ela deve introduzir métodos para recuperação

dos presidiários, por meio de oportunidades de profis-sionalização e reintegração à sociedade. O fato de ser condenado e privado de liberdade pela prática de crimes não pode excluir o preso do rol daqueles que têm acesso a direitos básicos e garantias fundamentais.

Da mesma forma, torna-se necessário ampliar a agilidade e controle das execuções penais, asseguran-do o fiel cumprimento das sentenças de acordo com a gravidade do crime cometido e no exato período de permanência no presídio. A permanência sem neces-sidade no cárcere, ao invés de auxiliar na recuperação dos detentos, só contribui para o fomento à criminali-dade, dado o nível de violência e promiscuidade a que eles são expostos. O esgotamento do sistema carceário não pode mais ser negligenciado, sob pena de servir como justificativa à benevolência e impunidade que hoje estimula à prática de crimes pelos menores.

FERNANDO DE MARIA

[email protected]

Panorama Regional

Sai do papel?Entre tantas promessas sobre

as obras do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos e do túnel ligando Santos e Guarujá, além da proibi-ção de cobrança em dinheiro da passagem nos ônibus municipais, caos viário em decorrência do au-mento no volume de caminhões em direção ao Porto de Santos e o crescente aumento de veículos circulando pelas ruas, chega em bom momento o estudo elabo-rado pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU.

Trata-se da edição 2012 do SIVIM - Sistema Viário de In-teresse Metropolitano, que visa estudar e planejar ações de mo-bilidade macrometropolitana nas três regiões do estado (Grande São Paulo, Campinas e Baixada Santista). A proposta elaborada pelos técnicos sugere interven-ções no sistema viário e entorno.

Disponível na internet no site da secretaria estadual, o estudo aponta obras comple-mentares a serem executadas para melhorar a mobilidade das pessoas para os próximos anos. Todo o levantamento, que não leva em consideração eventuais desapropriações, chegaria ao in-vestimento de R$ 54 bilhões até 2025 nas três regiões. Somente a Baixada Santista despenderia de R$ 13,4 bilhões, conforme o es-tudo. Dividido em prazos (curto, médio e longo), a proposta prevê ações mais imediatas, cujos valo-res chegam a R$ 8,3 bilhões nas nove cidades da região.

Entre as obras complementa-res sugeridas estão a construção de viadutos, rotatórias e pontes em Cubatão, Guarujá, Praia

Grande e melhorias nas vias marginais da ferrovia inativa que corta as cidades do litoral sul.

Em Santos, as intervenções incluem a construção de viaduto junto à interseção da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (obras iniciadas, cujos esque-letos ainda estão à mostra para relembrar mais um desperdício de dinheiro público), melhorias nos corredores viários de apoio ao VLT - conforme promes-sas governamentais, a primeira fase funcionará já no próximo ano - nas ruas Gaspar Ricardo, Marquês de São Vicente, Fran-cisco Glicério e ao longo dos 5,75 quilômetros que separam a Rua Oswaldo Cruz ao porto.

Além de intervenções de apoio nas ruas João Pessoa, Con-selheiro Nébias, Rodrigues Alves e na Avenida Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes. Ao todo, tais obras estão orçadas em quase R$ 900 milhões.

Lamenta-se que o estudo da secretaria contemple apenas al-ternativas de mobilidade rodovi-árias, esquecendo-se o transporte hidroviário. Infelizmente, temos o potencial marítimo subaprovei-tado nas questões do transporte público, assim como já ocorre no meio ferroviário, hoje esquecido.

A questão central é: no ritmo que as obras serão realizadas existirão verbas para atender às necessidades? A resposta é tão cristalina como a água. Assim, é provável que o VLT seja nos enfiado por goela abaixo - por questões eleitorais - sem as obras complementares sugeridas pelos técnicos. Desta forma, os im-pactos serão mais negativos que positivos à população. A conferir.

O esgotamento do sistema carceário não pode servir de justificativa à

impunidade que hoje estimula à prática de

crimes pelos menores

Page 3: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Boqnews - 20 a 26 de abril/2013 - 3

Agora é leiA deputada estadual Telma de Souza (PT) conseguiu que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionasse seu projeto que institui o dia 13 de junho como dia em memória ao patriarca santista, José Bonifácio de Andrada e Silva. Na data, além das homenagens oficiais, a capital do Estado será transferida para Santos, incluindo o gabinete do Governo estadual.

VLT sem direçãoMuitas dúvidas ainda cercam o projeto de implantação do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará Santos a São Vicente. Apesar do percurso estar definido, ainda não existem soluções definitivas para a implementação em alguns trechos, especialmente o que ligará a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo, onde os espaços nas vias são reduzidos.Bom exemplo na redeO prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), tem mostrado ser um bom exemplo para políticos que usam as redes sociais. Mesmo após assumir o mandato e encarar adversidades na gestão, ainda atualiza com frequência seu perfil em diversas mídias sociais e interage com a população. Poucos realmente fazem isso. A maioria - ao assumir mandatos - abandona suas redes e seguidores.Porto ao vivoO site da Codesp (www.portodesantos.com.br) passou a exibir imagens ao vivo de pontos

[email protected]

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

Enlace partidário E depois de muito namoro, alguns tapas e beijos, enfim se deu a união das legendas PPS e PMN, que objetiva, a partir da fusão, constituir um novo partido no cenário político nacional: o Mobilização Democrática (MD).

Enlace partidário IIAntes mesmo de estar oficialmente homologado, o MD já está causando frisson na Câmara de Santos. Isso porque, embora não admitindo publicamente, alguns vereadores já demonstram interesse em embarcar na falua da nova legenda, que permitiria a formação de mais uma bancada no Legislativo santista.

Faltou reverênciaA morte do carnavalesco Waldemar Esteves da Cunha, que durante mais de 40 anos ocupou com alegria e galhardia o reinado de Momo, até agora não mereceu de parte das autoridades públicas e das entidades do mundo do Carnaval a merecida reverência. Faltou reverência IIUm dos principais ícones da cultura carnavalesca santista, que durante décadas ocupou lugar de destaque no cenário nacional, Waldemar comandou a Festa de Momo na Cidade em um período quando o Carnaval era motivo de alegria e diversão. Um tempo que, assim como ele, deve ser lembrado para servir de exemplo às novas gerações, que não podem renegar nem esquecer o passado.

@jairosacampos

Será...que a Cidade conseguirá, enfim, unir esforços para a conclusão do aguardado Museu Pelé, no Valongo, um equipamento fundamental para as pretensões turísticas do Município para a Copa de 2014?

FERNANDO GUIMARÃESPOETA E ENSAÍSTA PORTUGUÊS

“O inimigo mais terrível é aquele que já foi nosso amigo, pois conhece as nossas fraquezas.”

de movimentação de tráfego de veículos nas imediações do porto. As câmeras estão instaladas na rotatória da Avenida Eng. Augusto Barata, na entrada da Alemoa; e na Rua Idalino Pinez, na margem esqueda, em Guarujá, também conhecida como Rua do Adubo.

Porto ao vivo IIA iniciativa do Codesp bem que poderia ser copiada pelas companhias de engenharia e tráfego das cidades da região, auxiliando os motoristas na escolha do melhor itinerário a seguir diante dos muitos congestionamentos que normalmente estão ocorrendo em horários de pico.

Fim às sucatasO vereador Ademir Pestana (PSDB) solicitou à Secretaria de Educação (Seduc) providências para a retirada de equipamentos em desuso e sucatas de todo o tipo que ocupam espaço em escolas municipais de Santos. Ele defende a necessidade de identificar e arrolar os bens móveis e outros materiais visando o remanejamento a outras unidades que deles necessitem.

Quem Responde?

Aqui se faz, ...A escolha do ex-deputado Milton Flávio, assessor do secretário estadual de Energia, José Aníbal, para a presidência do diretório do PSDB na Capital, representou mais uma derrota interna do ex-governador José Serra, que apostava no nome do vereador paulistano Andrea Matarazzo. ...Aqui se pagaAlém da preferência de Serra, Matarazzo contava com o apoio do governador Geraldo Alckmin, que teria reprovado a insurgência de seus secretários responsáveis pela indicação do eleito, leia-se Bruno Covas (Meio Ambiente), Julio Semeghini (Planejamento) e José Anibal (Energia). Pelo visto, a história sempre se repete no mundo político. Afinal, quem com ferro fere... No vermelho, sempreBalanço da Prodesan divulgado esta semana revela que a empresa de economia mista, que tem como principal acionista majoritária a Prefeitura de Santos, possuía em 2010 dívidas da ordem de R$ 295 milhões, montante acumulado ao longo de sua história, valor que dificilmente poderá ser quitado diante da realidade financeira do MunicípioNo vermelho, sempre IIA boa notícia, se é que assim ela pode ser considerada, é a de que houve uma redução no volume da dívida. Ao final de 2012, o prejuízo acumulado chegou a R$ 286 milhões, uma redução de R$

DIVULGAÇÃO

9 milhões, desconsiderada ainda a inflação do período. Apesar disso, as somas envolvidas suscitam, cada vez mais, questionamentos sobre a real necessidade de a Cidade arcar com despesas de tamanha proporção.

Com féO atual diretor da Agência Metropolitana, Marcelo Bueno (PSDB), deverá tentar retornar à Assembleia Legislativa no pleito de 2014. Sua indicação por Geraldo Alckmin para o cargo na Agem foi com este objetivo. Por anos, Bueno atuou próximo ao governador do Estado e cuidava da relação dele com a comunidade evangélica.

DISQUE-CONSUMIDORA Prefeitura de Santos lançará na quarta-feira (24) o Disque-

Consumidor, serviço que facilitará o acessoàs informações sobre as relações de consumo e direitos que o

consumidor pode reivindicar a seu favor. O atendimento aos munícipes será realizado pelo número 0800-7790151. O evento será realizado no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio do Palácio José Bonifácio, a partir

das 17 horas.

Page 4: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Boqnews - 20 a 26 de abril/2013 - 4

MODERNIZAÇÃOO sistema de travessias entre Santos e Guarujá, que trans-

porta 43 mil usuários por dia, ganhou na quarta (17) duas embarcações: uma moderna lancha de passageiros e uma

balsa de veículos. A primeira viagem da lancha contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do prefeito de

Santos, Paulo Alexandre Barbosa, entre outras autoridades. O investimento do governo estadual é de R$ 13,8 milhões.

ISABELA CARRARI/ DIVULGAÇÃO PMS

A partir desta terça-feira (23), não adianta mais contar os trocados para pagar a passagem nos ônibus municipais. A única maneira será com o cartão-transporte. A mudan-ça, porém, ainda causa polêmica e discussão, principalmente, nas redes sociais (veja quadro na página ao lado). A medida já acontece em al-gumas cidades do país e no exterior, como Sorocaba e Londres.

A grande pergunta é: Santos está preparada para retirar por completo o dinheiro como opção nos ônibus? Para o diretor de Transportes Pú-blicos da CET de Santos, Rogério Vilani, com todas as mudanças e ações já implementadas, a Cidade dá conta da demanda. A grande questão, segundo ele, será a adesão da população.

"Estamos tomando todas as medidas necessárias e exigindo da empresa permissionária que real-mente realize todas as ações. Neste aspecto, acredito que a Cidade está preparada para a mudança. O misté-rio é como a população irá reagir na terça-feira. Desta maneira, pedimos a colaboração de todos e estamos estudando o que será feito neste começo para os casos de urgência" explica. Uma das soluções já encon-trada - caso a pessoa possui o cartão vinculado ao CPF - são as passagens emergenciais. Vilani explica que

TRANSPORTE PÚBLICO Mudança na forma de pagamento das passagens nos ônibus municipais entra em vigor a partir desta terça-feira (23)

Pagamento no cartão

cada cartão terá dois créditos emer-genciais. O saldo fica no negativo e o usuário consegue utilizar o ônibus normalmente.

Outra dúvida é como os serviços funcionarão aos finais de semana. De acordo com Vilani, como muitos postos estão instalados em comércio, a compra dos cartões múltiplos não sofrerá problemas. E diferente do citado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em entrevista publicada no Boqnews na semana passada, os hoteis - pelo menos até o momento - não serão pontos de vendas e nem há previsão. Vilani explica que a principal ação destinada aos turistas foi a ampliação para 24 horas do posto da Piracicabana na rodoviária.

Até o momento, a medida serve apenas para o transporte de Santos. Nos intermunicipais, o pagamento continuará sendo em dinheiro. "No futuro, poderemos integrar todo o transporte, do intermunicipal aos no-vos equipamentos que devem surgir nos próximos anos, como o VLT e o teleférico", explica Rogério Vilani.

MotoristasQuem mais sentirá a mudança

serão os motoristas. A principal será a segurança, por não receber mais dinheiro e não serem mais alvo de assaltos. Por outro lado, para fazer a dupla função (dirigir e cobrar) na atualidade, os motoristas recebem um valor extra nos holleriths - cerca de R$ 300.

Desde o início de março, o cadastro e confecção do cartão pode ser feito no Portal Cartão Transporte (https://portal.piraci-cabana.com.br). O cartão é entre-gue na residência ou no endereço cadastrado no prazo de 24 horas.

A reportagem verificou, po-rém, que o prazo pode ser maior. O pedido realizado pela equipe do Boqnews na terça-feira (16) ainda não havia sido entregue até sexta (19). De acordo com Vilani, por conta da aproximação da data final, pode ser que realmente a entrega atrase em razão da alta demanda. "Já foram feitos mais de 3 mil cartões pela internet. Somente hoje (16), por exemplo, 800 pedidos foram realizados", explica.

Junto com o Portal, a Viação

Opções para adquirir o cartão

50 milé o número de cartões confeccionados até a

quinta-feira (18), somando-se os cadastros no Portal,

as consultas no ônibus itinerante e as lojas de atendimento, segundo

informações da empresa Piracicabana

150Pontos de Venda

Terceirizados devem começar a funcionar pela Cidade neste sábado (20). Os locais, além de vender

os cartões múltiplos, também oferecerão a

possibilidade de cadastro para adquirir o cartão

vinculado ao CPF

D e a c o r d o com a as-sessor ia de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região, o acordo coletivo será renovado em maio e a categoria vai reivin-dicar a incorporação deste valor nos salários dos motoristas dos ônibus municipais. A Viação Piracicabana, até o fechamento desta edição, não se pronunciou sobre este assunto.

NARA ASSUNÇÃODA REDAÇÃO

Piracicabana também implantou o trabalho dos ônibus itinerantes nos bairros de Santos, com confecção do cartão, que é entregue na hora para o usuário de forma gratuita.

Outra preocupação foi de ampliar os Pontos de Vendas Ter-ceirizadas (PVTs). Neste sábado (20), 150 pontos devem passar a oferecer este serviço, entre eles farmácia, lotéricas e bancas, con-forme a assessoria de Imprensa da empresa.

De acordo com Vilani, nos locais será possível confeccionar a primeira via do Cartão Transporte Comum, comprar créditos para o cartão, comprar cartões múltiplos com 2, 4 e 10 passagens, além de consultar o saldo existente no cartão-transporte.

Todos os endereços e horários

de atendimento dos PVTs podem ser consultados no site www.san-tosonibus.com.br.

DúvidasA primeira via do cartão é

gratuita e em caso de perda será cobrada uma taxa para confecção da 2ª via. Já em caso de roubo, a Piracicabana explica que a 2ª via será gratuita desde que o usuário apresente o boletim de ocorrência confirmando o fato.

Para adquirir o Cartão Trans-porte o usuário deve apresentar a cédula de identidade (RG) e o CPF em um dos pontos de venda da Viação Piracicabana. Na inter-net, é preciso ter em mãos todos os dados e preencher uma ficha para a entrega do cartão para uso nas linhas municipais.

Page 5: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Boqnews 5 20 a 26 de abril/2013

Seu DireitoMIGUEL ROLLO

[email protected]

Esclarecendo dúvidasFiz uma compra pela internet no valor de R$ 18 mil e a loja não

entregou o produto. Cobrei uma posição do estabelecimento por diversas vezes, porém sem sucesso. No Juizado Especial Cível, fui informado que, para este valor, terei de contratar um advogado caso eu queira mover uma ação contra a loja. Gostaria de saber se é isso mesmo?

Moacir Fernandes – São Paulo - Capital

Prezado Moacir,Como se sabe, as causas que podem ser julgadas pelo Juizado

Especial Cível devem possuir valor limite de até 40 salários mínimos em conformidade com o previsto no artigo 3º, I, IV e §3º, da Lei nº 9.099/95. Hoje, esse limite corresponde a R$ 27.120,00 (salário mínimo = R$ 678,00). Vale destacar, porém, que só será permitido ingressar com uma ação sem o acompanhamento de um advogado nas causas com valores menores do que 20 salários mínimos (R$ 13.560,00). Em uma causa entre 20 e 40 salários mínimos será obrigatória a representação do advogado.

Portanto, no seu caso, verifica-se que a informação prestada no JEC está equivocada. Mesmo assim, vale ressaltar que nos casos em que o autor tenha ajuizado uma ação sem a presença de um advogado e o réu comparece representado por um profissional do direito, o autor terá o direito à assistência judiciária. Por outro lado, quando eventualmente um valor a ser negociado ultrapasse o teto previsto na alçada do Juizado na audiência de conciliação, o autor deverá renunciar do valor excedente para que a ação continue a ter seu curso pelo procedimento da referida Lei nº 9.099/95.

CurtasHipertensãoQuem comparecer ao Pou-

patempo Santos na segunda ou terça (22/23), das 9h às 12 horas, poderá participar da campanha de prevenção e combate à hipertensão arterial, no posto do Governo do Estado. Na ocasião, será realizada aferição da pressão arterial, com dis-tribuição de panfletos e orientação aos cidadãos. Na Rua João Pessoa, 246, Centro de Santos. Grátis.

PortoA partir de segunda (22), o

Porto de Santos passará a funcionar efetivamente 24 horas, dentro do programa Porto 24 Horas. A Co-desp disponibilizou uma sala para atendimento aos serviços inerentes ao Porto Sem Papel e protocolo em geral no edifício José Armando Pereira (antigo prédio do tráfego) de forma ininterrupta para atendi-mento aos profissionais envolvidos no processo.

Praia GrandeNa terça-feira (23), terá início

a 8ª Campanha Metropolitana do Agasalho cujo tema é Roupa boa, a gente doa. O lançamento acontece no Lar São Francisco de Assis, no Bairro Mirim, e marca o início da arrecadação de roupas e cobertores para doação.

CubatãoA Prefeitura e o Sindicato dos

Servidores Públicos marcaram para segunda-feira (22) a segunda rodada de negociações sobre o índice de reposição salarial do funcionalismo municipal. No dia, serão apresenta-dos dados financeiros e orçamentá-rios, além dos estudos preliminares sobre os possíveis impactos sobre as receitas municipais com base no índice pedido pelos servidores.

81%NÃO

19%SIM

Eu acho que deveria ter essa opção de pagar no ônibus. Mas que a população deveria se conscientizar e comprar cartão. Pagar no ônibus apenas por emergência e não costume.Barbara ,,,,

Isso não podia ser compulsório. O passe é o mais viável, mas não permitir mais o dinheiro é demais.Jaqueline ,,,,

Já que eliminaram os cobradores, o caminho é este.Priscila ,,,,

A PARTIR DE TERÇA (23) NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL PAGAR O TRANSPORTE COLETIVO EM DINHEIRO. VOCÊ É A FAVOR DA MEDIDA?

O QUE OS INTERNAUTAS PENSAM SOBRE A MUDANÇA

A enquete foi realizada na última quarta-feira (17) na página oficial no Boqnews no Facebook (facebook/jornalboqnews). Ao todo, 49 internautas opinaram. Confira a opinião de alguns:

Acho que tem que acabar, mas não dia 23. Precisa ter tempo e mais locais de recarga e venda de cartõesAldo ,,,,

Page 6: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

O Grupo Wilson Sons inaugu-rou na quinta-feira (18), a segunda unidade de estaleiros, em Guarujá. Com um investimento de US$ 60 milhões (R$ 120 milhões), o novo estaleiro dobrará a capacidade de produção da companhia, que fabrica rebocadores e embarcações de apoio offshore.

O estaleiro, batizado de Gua-rujá II, possui dique seco com 26 metros de boca e 145 metros de comprimento. Com essas dimen-sões, será possível construir uma gama de embarcações maiores e mais complexas, entre elas PSVS (suprimento para plataformas de petróleo), AHTS (movimentação

Novo estaleiro

6 20 a 26 de abril/2013 Boqnews

InauguraçãoEstaleiro começou a funcionar na quinta (18). Empresa já produziu 41 embarcações, sendo 28 rebocadores e 13 PSVs, desde 2004

DIVULGAÇÃO

INVESTIMENTOS Wilson Sons inaugura estaleiro e amplia capacidade de produção Ação amplia contato com a natureza

Em abril, as crianças poderão comemorar o Dia da Terra - ce-lebrado na segunda-feira (22) - e aprender como a ajudar a melhorar o planeta, no Programa de Educa-ção Ambiental Eco Pólis, mantido em parceria entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Dow Brasil.

Na terça-feira (16), o programa recebeu a primeira visita de crian-ças de escolas estaduais pelo Proje-to Cultura é Currículo, desenvolvi-do pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O programa se estende até o final do ano e rece-berá cerca de seis escolas por mês,

com a visita de até 40 alunos. Até o final do ano, mais de mil alunos das escolas estaduais da Baixada Santista passarão pelas instalações do projeto.

Para o coordenador pedagógico de Geografia da Diretoria de Ensi-no de Santos, Marcelo Suwabe, a parceria da FDE com o Eco Pólis é uma grande oportunidade para os alunos adquirirem conhecimento fora da sala de aula. “Esse projeto da FDE é muito importante para ampliar o conhecimento do aluno. No Eco Pólis, eles podem ter aces-so direto, ou seja, tocar, vivenciar e sentir, o que muitas vezes em sala podemos apenas mostrar nos livros”, explica Suwabe.

DIVULGAÇÃO600é o número de funcionários

que o local empregará, quando atingir a capacidade máxima.

Já o estaleiro Guarujá I, localizado próximo da segunda

unidade, emprega hoje 670 pessoas Na prática

Jovens têm a oportunidade de aprender in loco as experiências ensinadas em sala de aula

e posicionamento de âncoras e rebocagem oceânica), PLSVS (lançamento de tubulação e cabos submarinos), ROVSV (pesquisa e exploração) e ORSV (recolhimento de óleo).

“No Guarujá II, vamos contar com uma capacidade de produção para 5.500 toneladas/ano. Isso significa que o espaço comportará a construção, por ano, de aproxi-madamente quatro navios de apoio offshore e até seis rebocadores, além de uma embarcação sofistica-da para terceiros”, prevê Arnaldo Calbucci, vice-Presidente de Es-taleiros, Rebocadores, Offshore e Agenciamento da Wilson Sons.

Page 7: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Boqnews 20 a 26 de abril/2013 | cidades | 7

Transporte de incertezasVLT EMTU apresenta pontos técnicos do projeto, mas há dúvidas não esclarecidas quanto à logística do veículo metropolitano e seus impactos urbanos

Prazo de entregaO trecho Barreiros, em São Vicente, que vai até o Porto de

Santos (entre o nº 1 e 2, conforme mapa), está com previsão de funcionamento para o segundo semestre de 2014; nesse trecho, funcionarão 12 vagões do VLT, segundo a técnica e

arquiteta da EMTU, Cristiane Diaz (foto), presente na reunião realizada na Associação Comercial de Santos (ACS)

Ideias & Distrações

Vida de índio

[email protected]

MARCUS VINICIUS BATISTA

Bertioga recebeu, neste final de semana, 160 índios de quatro etnias, sendo três do Mato Grosso e uma do Maranhão, além da anfi-triã Guarani, que habita quatro ci-dades da Baixada Santista. Os an-fitriões são os guaranis que vivem na Aldeia Rio Silveira, na divisa de Bertioga com São Sebastião.

O Festival Nacional da Cultu-ra Indígena é tradicional no muni-cípio, obviamente na semana em que se comemora o Dia do Índio. O tamanho da festa depende da vontade política das autoridades locais. Atualmente, a festa anda bem magrinha e tímida, coerente com as últimas pancadas que as nações indígenas têm tomado no País.

O Brasil possui cerca de um milhão de índios, em geral vistos como entraves à ocupação, ao de-senvolvimento e ao progresso. A palavra varia conforme o período histórico e os interesses de quem analisa a questão.

A construção da Usina de Belo Monte mais a ocupação de um antigo casarão no Rio de Janeiro servem como termômetros para indicar como as nações indígenas são tratadas num território supos-tamente democrático.

Índios, ainda que possuam di-reitos jurídicos, são classificados como invasores, como sujeitos dependentes do Estado e inúteis para uma economia selvagem e travestida pela retórica da produ-

@casadomedo

tividade. Parte da imprensa os co-loca como vilões de um fundo dra-mático financeiro, perturbadores da ordem, ignorando que todos os caminhos de diálogo e de protesto foram esgotados.

Via de regra, as nações indígenas são vistas como primitivas, como si-nal de atraso diante do poder civi-lizatório do mundo urbano, escravo da tecnologia e consumista. É claro que a turma do politicamente cor-reto finge que defende as causas indígenas como um sinal de com-paixão com os desprotegidos.

A contrapartida seria o silêncio indígena e a aceitação em viver em jaulas a céu aberto, sob os olhos lânguidos do dominador solidário. Índios viveriam de favor, sob a tu-tela do homem que os colocou sob um cabresto invisível e que tam-bém determina quais as atividades econômicas serão adotadas por eles. Quem escapa das reservas entra na lista da ingratidão, acusado de renegar sua cultura e de usufruir das benesses do homem da cidade. Condenado por rejeitar o rótulo de infantilizado.

Os índios, neste sentido, não teriam direito de escolha. Seria um intercâmbio cultural de via única, vamos dizer assim. Os seres huma-nos - autoproclamados evoluídos – podem explorar e se apropriar da cultura material e imaterial indíge-nas. Quando os índios (a subespé-cie) o fazem, sofrem o estigma de quem renegou o próprio passado e

a própria história. Ou são culpados por doenças ou comportamentos desviantes levados pelo próprio homem que hoje os recrimina.

A própria História distorce o papel indígena na construção do projeto Brasil. De cara, o discurso implícito de que o Brasil – e não falo dos conceitos de nação ou de colônia – começou com a chegada do branco português. A partir daí, um rosário de deturpações históri-cas, como a ideia de que os índios não prestavam para a escravidão e, por conta disso, foram subs-tituídos pelos negros. Por con-veniência, desconsideraram-se as dificuldades dos portugueses em enfrentar as etnias indígenas, além dos interesses econômicos e políticos para a consolidação do tráfico negreiro.

Sempre desconfiei de datas comemorativas. Normalmente, reforçam a hipocrisia de se preo-cupar com as minorias. Repetem--se os discursos de mudança e a promessa de políticas públicas.

Mas compreendo que tais da-tas possam também servir para relembrar o quanto somos negli-gentes com quem nos forneceu uma das bases de uma cultura tão profunda quanto diversificada. Da mandioca que acabamos de almoçar aos nomes de várias cida-des da região. Do hábito de tomar banho diariamente à essência do conceito de preservação da natu-reza.

A convocação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) para a explanação do projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), realizada na tarde da úl-tima quarta-feira (17), foi apenas mais um capítulo sem grandes novidades em uma novela que se estende há 15 anos nos “roteiros” políticos da Baixada Santista e do Estado de São Paulo.

Contando com a presença de munícipes, sociedade civil e autoridades da região, a expec-tativa foi de esclarecimentos mais concisos sobre diversos pontos: entre eles, a logística do itinerário, quais os reais impactos da implantação do SIM na região (Sistema Integrado Metropolita-no, que abriga o conceito do VLT e os demais transportes públicos convencionais, como os ônibus intermunicipais e circulares), quais as consequências do trân-sito nas avenidas principais e até mesmo questionamentos sobre os sítios arqueológicos encon-trados nos locais onde o veículo passará.

Conselheiro NébiasO ponto mais polêmico pau-

tado, entretanto, foi quanto ao trecho da Avenida Conselheiro Nébias. Os técnicos Cristiane Diaz e Carlos Romão Martins foram questionados pelo ve-reador Murilo Barletta (PR) quanto ao tráfego de carros na avenida. "Vai ser compartilhado. Na verdade, a gente vai colocar um dispositivo de forma que os automóveis não trafeguem na

1 2

DIVULGAÇÃO EMTU/NATASHA GUERRIZE

1º Semestre de 2013 - abril/maio- Obtenção da licitação das obras no trecho Barreiros/Porto (abril)- Projeto básico (sem execução) do trecho Conselheiro Nébias/Valongo (abril)- Início das obras do trecho Barreiros, em São Vicente (em fase de conclusão do projeto executivo, com licitação) até Av. Conselheiro Nébias (maio)2º Semestre de 2013 - Licitação das obras do trecho Conselheiro Nébias/Valongo, em Santos (junho)- Previsão de lançamento do Edital de Concessão (início do processo licitatório) para a operação do sistema1º Semestre de 2014 - meados de julho- Conclusão das obras dos trechos Barreiros/Porto e Conselheiro Nébias/Valongo- Entrega do primeiro veículo1º Semestre de 2015- Entrega de todos os trens

Fonte: EMTU

área onde passa o VLT, mas que não atrapalhe o trânsito. Só em casos de extrema necessidade, como de ambulâncias, que elas poderão passar pela área do VLT. Por causa dessa complexidade é preciso fazer uso compartilhado", disse Cristiane. Também foi le-vantado sobre o número de linhas de ônibus, boa parte em trânsito na Avenida Conselheiro Nébias, ao ponto que a arquiteta afirmou: "Isso faz parte do estudo da rede de transportes. Vai haver a reti-rada de linhas, principalmente as intermunicipais. Mas a ideia é que os ônibus não circulem junto com o VLT".

E para onde seriam transferi-dos essas linhas - ou se é viável que veículos transitem nas vias? "Ainda não estamos com o estudo dos transportes rodoviários fecha-do. O que temos é uma proposta de contabilização e viabilidade com as instituições responsáveis pelo tráfego", respondeu.

Rua do ComércioO caso mais crítico, segundo

os profissionais da EMTU, é a Rua do Comércio, por passar automóveis, ônibus e mais a linha do bonde. "Vão passar os dois trajetos, um do lado do outro", afirmou Martins. Quanto aos automóveis, ainda não se sabe se será viável a passagem.

PassagemQuanto ao custo da passagem.

a EMTU esclareceu que ainda não foi estudado o preço - mas que haverá a integração do siste-ma de bilhetes, o que não deverá sofrer alterações muito pontuais em relação ao preço da tarifa cobrado na atualidade na região.

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

CRONOGRAMA DO SISTEMA VLTCRONOGRAMA DO SISTEMA VLT

Page 8: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Envie sugestões para o e-mail:[email protected]

Pessoas que contribuírem com o projeto Destinação Criança podem abater valor da doação no Imposto de Renda.

A Casa do Paraplégico promove chá beneficente na quarta (24), às 15h, na sede da entidade,

à Rua Nabuco de Araújo, 690, Aparecida. Informações adicionais

pelo telefone 3236-3006.

A ARS (Ação de Recuperação Social) precisa de voluntários para ensino de teclado musical, tênis de mesa e auxiliar de biblioteca infantil. Informações à

Rua Manoel Barbosa da Silveira, 239, Saboó, ou pelo telefone 3296-2073

Até domingo, o Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206 – Campo

Grande) abriga 43 entidades assistenciais dentro da 25ª Feira de Solidariedade, Arte e Cidadania, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). Com entrada franca

(estacionamento pago), ela acontece das 14h às

20h.

Até o dia 30 de abril, contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda ao projeto Destinação Criança, que tem como objetivo colaborar com programas sociais voltados para crianças e jovens.

Os interessados em participar do projeto podem doar até 3% do imposto devido ou apurado, referentes aos meses de janeiro até abril. Para contribuir, basta preencher o formulário no site www.destinacaocrianca.org.br.

Para saber quanto será abatido no imposto, é possível fazer uma simulação no site da Receita Federal (www. receita.fazenda.gov.br). O imposto de renda é a principal fonte de recursos dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O contribuinte também tem a possibilidade de acompanhar onde a sua doação está sendo aplicada.

Outra forma de ajudar entidades sociais é por meio da doação de créditos disponíveis pela utilização da Nota Fiscal Paulista. Para contribuir, basta entregar a nota (caso não tenha sido emitida com o CNPJ ou CPF do consumidor) diretamente na entidade beneficiada, ou depositar a nota ou cupons fiscais nas urnas distribuídas em estabelecimentos comerciais.

imposto Doação pode reduzir

20 a 26 de abril / 2013 8 Boqnews

O que é o Destinação Criança?O projeto é iniciativa dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente - Rede CMDCAs dos nove municípios da Baixada Santista, tendo como facilitador a Receita Federal da Região de Santos.

O que é o Fumcad?Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo o Imposto de Renda é a maior fonte de recursos.

Como funciona?O contribuinte procura o fundo, escolhe o programa, preenche um formulário e imprime o boleto para o pagamento.

Para quem vale?Na declaração completa, contribuintes podem destinar até 6% do IR devido ao Fumcad, caso o pagamento seja feito até o final de dezembro. Já a regra que estendeu o prazo até 30 de abril permite 3% de abatimento. Em caso de pessoa jurídica, pode ser destinado 1% do Imposto de Renda Devido sobre o lucro real.

Quais as instituições participantes?Só participam projetos sociais cadastrados e que beneficiam milhares de crianças. Além disso, é possível acompanhar se a doação está sendo aplicada em sua cidade ou região.

Destinação CriançaNo site do projeto, www.destinacaocrianca.org.br é possível efetuar o cadastro para gerar o boleto com o valor de sua doação. Além disso, é possível esclarecer dúvidas e conhecer os projetos beneficiados pelos recursos.

Simulação na Receita FederalNo site da Receita, é possível simular o valor que será abatido do imposto.

Page 9: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Boqnews - 20 a 26 de abril/2013 - 9

DIVULGAÇÃO

interiorBelezas do Socorro e Lindóia,

ambas localizadas na Serra da Mantiqueira, reúnem atrações com paisagens exuberantes do interior paulista.Págs. 10 e 11

SOCORRO

Page 10: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

1120 a 26 de abril/ 2013 20 a 26 de abril/ 2013 10

INTERIOR PAULISTA Conhecida principalmente pelo comércio de malhas, Socorro oferece diversas opções de roteiros para toda a família. A cidade vizinha, Lindóia - conhecida como Capital Nacional da Água Natural - também encanta os turistas pela diversidade de passeios

Com pouco mais de 36 mil habitantes, Socorro - no interior de São Paulo - atrai turistas o ano todo. A cidade, que é conhecida pelo seu comércio de malharias, possui outras tantas opções para toda a família, a começar pelas atrações naturais.

Localizada junto à Serra da Mantiqueira, Socorro possui um relevo montanhoso, que oferece a possibilidade de realizar trilhas e tomar banho em cachoeiras, além da prática de diferentes esportes radicais. No Rio do Peixe (foto de capa), por exemplo, é possível praticar diversas atividades.

Além dos roteiros de aventura e de compras, o local também ofe-rece passeios históricos, das águas minerais e rurais. Basta escolher e aproveitar da melhor maneira os dias na Cidade.

A gastronomia é um ponto forte. Na culinária, por fazer divisa com Minas Gerais e a maior parte da população ser descendente de imi-grantes italianos, o que predomina são as cozinhas mineira e italiana, que podem ser saboreadas nos

Encanto paulistaPor Flávia Gatti*

O que acho mais interessante em Socorro é o fato do município conservar as características típicas do Interior, porém sem “parar no tempo”. Os casarões, a Praça da Matriz, algumas ruas de paralelepípedo e a zona rural mantêm viva a essência da cidadezinha pacata e antiga. Em contrapartida, o centro movimentado, os bares e baladas, as adequações da infraestrutura urbana, o turismo e os esportes de aventura refletem o desenvolvimento.

Aqueles que procuram um destino para esquecer um pouco o caos das metrópoles certamente encontrarão sossego nos pesqueiros, mirantes e parques. Aliás, a cidade é privilegiada por ter uma exuberante natureza. Mergulhar na cachoeira, se arriscar em uma trilha na mata e chegar ao topo de uma montanha para curtir o pôr-do-sol é um programa que não pode faltar. Além do contato super próximo com a natureza, é um verda-deiro presente para os olhos e para a alma, recarrega as energias! Minha sugestão é que visitem a Pedra Bela vista (www.pedrabelavista.com.br).

Os que não querem se desligar tanto das atividades metropolitanas podem se divertir no centro com as lojas de roupas, sapatos e acessórios, saborear o tempero caipira nos restaurantes e provar a cerveja e o chopps Ecobier, fabricado no circuito das águas paulistas. Vale também provar o maravilhoso sorvete da Sorveteria Ademar - são mais de 100 anos de tradição que mantêm “viva” a receita passada de pai para filho.

Outra dica é em relação à hospedagem. Você pode tanto optar por ficar em hotéis-fazenda, com mais conforto, ou então locar uma chácara para o final de semana, que proporciona mais privacidade.

Socorro é uma terra de gente hospitaleira e de sorrisos fáceis, por-tanto, não estranhe se, ao andar pela rua, alguém te cumprimentar como se fosse um amigo de infância. Tenho certeza que, depois de conhecer, voltará frequentemente a “Cidade onde ainda se vive” (inscrição gravada no portal da cidade).

* Flávia Gatti é assessora de imprensa

...SocorroEu conheço...

ARQUIVO PESSOAL

Atrações em Lindóia

Para quem visita Lindóia, o Engenho e Vinícola Cavalo de Tróia é roteiro obrigatório e garantia de momentos deliciosos e inesquecíveis para toda a família, reunindo a tranquilidade e a gastronomia da roça no centro da Cidade.

Construído em 1987 pelo empreendedor José Cremasco, o En-genho e a Vinícola Cavalo de Troia é um dos mais completos pontos turísticos da cidade, onde os visitantes podem ver de perto diversas atrações, entre elas a produção artesanal de suco de uva, licores, café torrado e moído na hora, os exclusivos cosméticos de sementes de uva, produção de vinhos, que acontece nos meses de janeiro e fevereiro e de cachaça, nos meses de agosto a novembro, o Parthenon, a Cave

de tijolos(local climatizado naturalmente onde os vinhos ficam guardados e “descansando”)

No local também é possível degustar os vários sabores de sorvetes, entre eles o

famoso e mais pedido de queijo parmesão. O atendimento é exclusivo. Os vis-

tantes podem ter uma prosa enrique-cedora com o próprio José Cremasco, a simpática Arcília e toda equipe que faz do espaço um local inesquecível e surpreendente. Informações adicionais

e reservas pelo telefone (19) 3898-1278.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Destino tradicional

Conhecida como a Capital Nacional da Água Natural, Lindóia é responsá-vel por 40% do volume de água mineral comercializado no Brasil. Localiza--se entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, a leste do Estado de São Paulo, divisa com o sul de Minas Gerais e a 915 metros de altitude.

AtraçõesO clima agradável e bucólico evidencia um

dos mais belos pontos turísticos, o Complexo do Grande Lago, que garante entretenimento para todos os gostos e idades. Com cinco quilômetros de extensão, o Grande Lago proporciona a prática de esportes náuticos; já no Vertedouro encontram-se os quiosques, quadras de vôlei e futebol de areia, e, tam-bém, o agradável passeio de pedalinho. No Laguinho, caminhadas, passeios de bicicleta e a pesca esportiva, em meio ao belo paisa-gismo, tornam-se muito mais aprazíveis e interessantes.

Socorro Entrada da Cidade e a Feira

Permanente de Malhas, que fica

localizada na Avenida Deputado

Antonio Silvio Cunha Bueno,

nº 3320.

diversos restaurantes pela Cidade. E como não poderia ser diferente, para beber nada melhor que a tra-dicional cachaça para os amantes da bebida, que podem ser apreciadas nos alambiques.

Feira PermanenteCom mais de 50 lojas de fá-

brica, na Cidade existe a Feira Permanente de Malhas, onde moradores e turistas podem realizar da melhor maneira suas compras. A Feira é uma Associa-ção constituída por fabricantes, que vendem no varejo e ataca-do, e oferecem grande variedade de malhas com fios diferenciados, cores e cortes dos mais tradicionais aos mais modernos, com modelos tanto o público infantil, como fe-minino e masculino. O horário de funcionamento é das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de terça a sexta; das 9 às 12 horas e das 14 às 18h30, aos sábados, domingos e feriados. Às segundas, a folga é facultativa, quando apenas algu-mas lojas abrem ao público.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Atrações Grande Lago oferece diferentes opções de

entretenimento e o marco da Cidade

Page 11: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

1120 a 26 de abril/ 2013 20 a 26 de abril/ 2013 10

INTERIOR PAULISTA Conhecida principalmente pelo comércio de malhas, Socorro oferece diversas opções de roteiros para toda a família. A cidade vizinha, Lindóia - conhecida como Capital Nacional da Água Natural - também encanta os turistas pela diversidade de passeios

Com pouco mais de 36 mil habitantes, Socorro - no interior de São Paulo - atrai turistas o ano todo. A cidade, que é conhecida pelo seu comércio de malharias, possui outras tantas opções para toda a família, a começar pelas atrações naturais.

Localizada junto à Serra da Mantiqueira, Socorro possui um relevo montanhoso, que oferece a possibilidade de realizar trilhas e tomar banho em cachoeiras, além da prática de diferentes esportes radicais. No Rio do Peixe (foto de capa), por exemplo, é possível praticar diversas atividades.

Além dos roteiros de aventura e de compras, o local também ofe-rece passeios históricos, das águas minerais e rurais. Basta escolher e aproveitar da melhor maneira os dias na Cidade.

A gastronomia é um ponto forte. Na culinária, por fazer divisa com Minas Gerais e a maior parte da população ser descendente de imi-grantes italianos, o que predomina são as cozinhas mineira e italiana, que podem ser saboreadas nos

Encanto paulistaPor Flávia Gatti*

O que acho mais interessante em Socorro é o fato do município conservar as características típicas do Interior, porém sem “parar no tempo”. Os casarões, a Praça da Matriz, algumas ruas de paralelepípedo e a zona rural mantêm viva a essência da cidadezinha pacata e antiga. Em contrapartida, o centro movimentado, os bares e baladas, as adequações da infraestrutura urbana, o turismo e os esportes de aventura refletem o desenvolvimento.

Aqueles que procuram um destino para esquecer um pouco o caos das metrópoles certamente encontrarão sossego nos pesqueiros, mirantes e parques. Aliás, a cidade é privilegiada por ter uma exuberante natureza. Mergulhar na cachoeira, se arriscar em uma trilha na mata e chegar ao topo de uma montanha para curtir o pôr-do-sol é um programa que não pode faltar. Além do contato super próximo com a natureza, é um verda-deiro presente para os olhos e para a alma, recarrega as energias! Minha sugestão é que visitem a Pedra Bela vista (www.pedrabelavista.com.br).

Os que não querem se desligar tanto das atividades metropolitanas podem se divertir no centro com as lojas de roupas, sapatos e acessórios, saborear o tempero caipira nos restaurantes e provar a cerveja e o chopps Ecobier, fabricado no circuito das águas paulistas. Vale também provar o maravilhoso sorvete da Sorveteria Ademar - são mais de 100 anos de tradição que mantêm “viva” a receita passada de pai para filho.

Outra dica é em relação à hospedagem. Você pode tanto optar por ficar em hotéis-fazenda, com mais conforto, ou então locar uma chácara para o final de semana, que proporciona mais privacidade.

Socorro é uma terra de gente hospitaleira e de sorrisos fáceis, por-tanto, não estranhe se, ao andar pela rua, alguém te cumprimentar como se fosse um amigo de infância. Tenho certeza que, depois de conhecer, voltará frequentemente a “Cidade onde ainda se vive” (inscrição gravada no portal da cidade).

* Flávia Gatti é assessora de imprensa

...SocorroEu conheço...

ARQUIVO PESSOAL

Atrações em Lindóia

Para quem visita Lindóia, o Engenho e Vinícola Cavalo de Tróia é roteiro obrigatório e garantia de momentos deliciosos e inesquecíveis para toda a família, reunindo a tranquilidade e a gastronomia da roça no centro da Cidade.

Construído em 1987 pelo empreendedor José Cremasco, o En-genho e a Vinícola Cavalo de Troia é um dos mais completos pontos turísticos da cidade, onde os visitantes podem ver de perto diversas atrações, entre elas a produção artesanal de suco de uva, licores, café torrado e moído na hora, os exclusivos cosméticos de sementes de uva, produção de vinhos, que acontece nos meses de janeiro e fevereiro e de cachaça, nos meses de agosto a novembro, o Parthenon, a Cave

de tijolos(local climatizado naturalmente onde os vinhos ficam guardados e “descansando”)

No local também é possível degustar os vários sabores de sorvetes, entre eles o

famoso e mais pedido de queijo parmesão. O atendimento é exclusivo. Os vis-

tantes podem ter uma prosa enrique-cedora com o próprio José Cremasco, a simpática Arcília e toda equipe que faz do espaço um local inesquecível e surpreendente. Informações adicionais

e reservas pelo telefone (19) 3898-1278.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Destino tradicional

Conhecida como a Capital Nacional da Água Natural, Lindóia é responsá-vel por 40% do volume de água mineral comercializado no Brasil. Localiza--se entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, a leste do Estado de São Paulo, divisa com o sul de Minas Gerais e a 915 metros de altitude.

AtraçõesO clima agradável e bucólico evidencia um

dos mais belos pontos turísticos, o Complexo do Grande Lago, que garante entretenimento para todos os gostos e idades. Com cinco quilômetros de extensão, o Grande Lago proporciona a prática de esportes náuticos; já no Vertedouro encontram-se os quiosques, quadras de vôlei e futebol de areia, e, tam-bém, o agradável passeio de pedalinho. No Laguinho, caminhadas, passeios de bicicleta e a pesca esportiva, em meio ao belo paisa-gismo, tornam-se muito mais aprazíveis e interessantes.

Socorro Entrada da Cidade e a Feira

Permanente de Malhas, que fica

localizada na Avenida Deputado

Antonio Silvio Cunha Bueno,

nº 3320.

diversos restaurantes pela Cidade. E como não poderia ser diferente, para beber nada melhor que a tra-dicional cachaça para os amantes da bebida, que podem ser apreciadas nos alambiques.

Feira PermanenteCom mais de 50 lojas de fá-

brica, na Cidade existe a Feira Permanente de Malhas, onde moradores e turistas podem realizar da melhor maneira suas compras. A Feira é uma Associa-ção constituída por fabricantes, que vendem no varejo e ataca-do, e oferecem grande variedade de malhas com fios diferenciados, cores e cortes dos mais tradicionais aos mais modernos, com modelos tanto o público infantil, como fe-minino e masculino. O horário de funcionamento é das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de terça a sexta; das 9 às 12 horas e das 14 às 18h30, aos sábados, domingos e feriados. Às segundas, a folga é facultativa, quando apenas algu-mas lojas abrem ao público.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Atrações Grande Lago oferece diferentes opções de

entretenimento e o marco da Cidade

Page 12: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Boqnews20 a 26 de abril/ 2013 12

Cultura indígenaBERTIOGA Festival Nacional da Cultura Indígena reunirá 160 índios de cinco etnias, que mostrarão ao público suas tradições

Bertioga recebe até domingo (21) 160 índios. O motivo é o Festival Nacional da Cultura In-dígena, que teve início na sexta--feira (19). Ao todo, cinco etnias participam da festa: Nambikwara, Paresi halíti e Waurá, do Mato Grosso; e Kanela Rãmkakomekra, do Maranhão, além da anfitriã Guarani, da Aldeia Rio Silveira.

O objetivo é - além de reunir os índios - provocar discussões por meio do Fórum Social Indígena, que tem como tema Sustentabili-dade e os parâmetros da nova eco-logia: Jogos Verdes e Juventude, com debates entre especialistas e representantes indígenas sobre as perspectivas do desenvolvimento

Índios Cinco etnias participam do evento que mostra as tradições indígenas em Bertioga

DIVULGAÇÃO

com sustentabilidade. O evento também apresenta

aos munícipes e turistas um pouco das tradições destas diferentes et-nias e o rico artesanato, que mostrará as bijuterias e adereços de corpo, além do trançado das fibras que viram utensílios domésticos. Arte que estará exposta e à venda.

ProgramaçãoNeste sábado (20), das 9h às

12h35, acontece o Fórum Social Indígena, no Parque dos Tupini-quins. A partir das 10 horas, é pos-sível visitar a Feira de Artesanato. No mesmo horário, haverá Canoa Havaiana, na Praia da Enseada. À tarde, das 14 às 17 horas, terá

apresentações culturais, esporti-vas, culinária e musicais, além de atividades esportivas. À noite, na Tenda Buriqui, ocorrerão mani-festações culturais, apresentações de esportes tradicionais, como Corrida de Tora, Jikunahati, Arco e Flecha e Tihimore (boliche indígena).

No domingo, as atrações co-meçam às 9 horas, com o Fórum Social, na Tenda Tupiniquim. A partir das 10 horas haverá no-vamente a Feira de Artesanato, no Parque dos Tupiniquins. À tarde, das 14 às 17 horas, ocor-rerão apresentações culturais, esportivas, culinária e musical, na Tenda Tupiniquim. De noite, a partir das 18 horas, acontece o encerramento do festival, com corrida de tora, futebol de cabeça e celebração da União dos Povos, na Tenda Buriqui.

O evento é realizado pela Prefeitura de Bertioga, em par-ceria com o Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, sediado em Brasília.

Page 13: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Por volta do sexto mês de vida, começam a surgir os dentes decíduos,os populares dentes--de-leite. A princípio, as crianças possuem um total de 20 dentes decíduos que compõem a primeira dentição, porém, a partir dos 5 anos, é comum que eles comecem a cair para serem substituídos por permanentes.

Para a dentista Teresa Jor-queira, os dentes-de-leite são tão importantes quanto os dentes permanentes adultos, pois têm a função de criar espaços para os permanentes que estão crescendo sob a gengiva. “Quando começam a nascer os dentinhos, alguns bebês podem ter coceiras ou dores nas gengivas. Uma maneira de aliviar seria massageando suavemente as gengivas do seu filho com um dedo limpo ou com uma gaze molhada suavemente”, explica a dentista.

O que muita gente não sabe é que em alguns casos o dente-de--leite pode permanecer por toda a

DENTES Decíduos e sisos: saiba a diferença entre eles e quando se deve ficar atento

VACINA EM DOMICÍLIOA vacinação contra a gripe em domicílio é disponibilizada pela Secretaria de

Saúde para maiores de 60 anos acamados, que, de fato, não tenham condição de se locomover até a unidade de saúde. O agendamento pode ser feito de

segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h, até quinta (25) pelo telefone 3201-5628. Os demais grupos que precisam se vacinar devem procurar uma unidade básica ou de saúde da família. Endereços estão disponíveis no site

www.santos.sp.gov.br/saude.Boqnews - 20 a 26 de abril/2013 - 13

FRANCISCO ARRAIS / DIVULGAÇÃO

vida. Essa anomalia chama-se age-nesia dentária, quando o indivíduo não possui o dente permanente e o dente decíduo não cai. Na maioria dos casos é hereditária, o que difi-culta a prevenção. O diagnóstico é feito a partir de radiografias.

De acordo com o cirurgião den-tista, Marcos Francisco Ferreira, em alguns casos de agenesia o den-te acaba amolecendo com o tempo. Nestes casos, o indicado é extrair o dente e substituí-lo por uma próte-se. Caso o dente não amoleça, pode ser mantido no local, pois efetuará as funções normalmente.

O dente do juízoPor volta dos 16 anos até os

25 é comum o aparecimento dos dentes sisos, também conhecido como ‘dentes do juízo’. Eles são os quatro terceiros molares, dois na parte superior e dois na parte inferior da gengiva.

Em alguns casos, quando a pessoa não tem espaço no maxilar,

Santos abre 45 postos de vacinação contra a gripe

Um total de 45 postos, fixos e volantes, estarão à disposição dos munícipes neste sábado (20), para a vacinação contra a gripe. O esquema foi montado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santos para o Dia D – Dia Nacional de Mobilização, no qual trabalharão mais de 300 profissionais da rede municipal. A meta é vacinar 87.846 pesso-as, o que corresponde a 80% da população-alvo definida pelo Ministério da Saúde.

Haverá 40 postos fixos e cin-co volantes. As unidades básicas de saúde e da saúde da família abrirão suas portas exclusiva-mente nesta data para o serviço de vacinação, das 8h às 17h. Nes-te mesmo horário funcionarão postos em locais de grande cir-culação de público, como super-mercados, centros comerciais e

praças. Os postos volantes farão o atendimento na área continental.

Devem se vacinar maiores de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes, mu-lheres no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da saúde, doentes crônicos (mediante prescrição médica) e indígenas.

Outras datasA campanha de imunização

seguirá até sexta-feira (26), das 9h às 16h, nas unidades básicas e de saúde da família. Não devem tomar a vacina pessoas com histó-rico de reação anafilática, reações a doses anteriores ou alergias a ovo de galinha e seus derivados, bem como alergia a qualquer um dos componentes da vacina. A mesma deve ser adiada quando o paciente apresentar febre.

DIVULGAÇÃO

Atenção àAtenção àdentição

o dente acaba não rompendo a gengiva e fica impactado. Segundo o cirurgião bucomaxilo facial, Ro-gério Jorqueira dos Reis, o dente do siso pode resultar em dor, dano para outros dentes e outros problemas dentários.

“Em alguns casos, os dentes do siso podem não apresentar qualquer problema aparente. Mas porque eles são difíceis de limpar, podem ser mais vulneráveis à cárie dentária e doença periodontal, como, por exemplo, a gengivite”, explica o profissional.

Alguns dentistas indicam que o siso deve ser removido mesmo que não apresente desconforto para evitar problemas futuros. Além disso, é importante realizar consul-tas periódicas com o dentista para evitar transtornos bucais no futuro.

Page 14: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Boqnews - 20 a 26 de abril/2013 - 14

LIBERTADORES Brasil faz história com a classificação de todos os seis times para as oitavas-de-final da competição; dos brasileiros, três são paulistas

TENISO Campeonato Internacional de Tenis de Santos (ATP

Challenger Tour), com o patrocínio da Santos Brasil, termina neste domingo (21) com as finais de simples e de duplas. Os brasileiros Guilherme Clezar, Rogério D. Silva e João Souza

(foto) são os brasileiros favoritos da competição. O torneio é aberto ao público e é realizado no Tênis Clube de Santos

(Rua Minas Gerais, 37, Boqueirão). Informações pelo site www.institutosports.com.br ou pelo telefone 3222-7001

“Toda unanimidade é burra”. O saudoso escritor Nelson Rodri-gues deixou um legado de grandes obras de literatura e dramaturgia, mas principalmente eternizou esta célebre frase. No universo do futebol, em especial na edição de 2013 da Libertadores da América, o conceito de 100%, entretanto, foi uma quebra de paradigma na prática: pela primeira vez na his-tória da competição, os seis times brasileiros da competição conquis-taram suas vagas para as oitavas de final do torneio na última semana.

Se, até então, na fase de grupos o equilíbrio de pontos prevaleceu (com exceção para Atlético-MG e Corinthians, que terminaram com as melhores campanhas nos grupos 3 e 5, com 15 e 13 pontos respectivamente), a fase de mata--mata ignora qualquer histórico numérico passado.

O São Paulo, por exemplo, que conseguiu a classificação contra o Atlético-MG por 2 a 0 na última quarta-feira (17), somava somente quatro pontos até a última rodada no grupo 3. Além da vitória contra os mineiros em casa, o Tricolor

paulista precisou da vitória dos argentinos do Arsenal de Sarandí sobre os bolivianos do The Stron-gest, o que de fato aconteceu: 2 a 1. Mesmo com a pior campanha entre os classificados para a pró-xima fase, o São Paulo - numa irô-nica coincidência - pode eliminar o Atlético-MG, de melhor cam-panha na fase de grupos, logo nas oitavas. Isso porque a combinação de pontos ganhos uniu o único confronto entre brasileiros nesse primeiro mata-mata de 2013.

Palmeiras, Fluminense e Grê-mio decidiram as últimas vagas na última quinta (18) e vão encarar, respectivamente, Tijuana (MEX), Santa Fé (COL) e Emelec (EQU). Com exceção do Grêmio, que ficou na segunda colocação do grupo 8, Palmeiras e Fluminense decidem a vaga para as quartas-de--final em casa.

Por sua vez, o Corinthians encara uma “final antecipada” contra o Boca Juniors nas oitavas– um filme já conhecido por ambas as equipes na final do torneio em 2012. Do atual plantel do Boca Juniors, o time comandado por Tite pode esperar cinco dos 11 jogadores presentes na última partida da competição, quando o

1. Negócio da China?Dez do Manduca

O tal marketing profissional do Santos FC está mostrando sua cara. Depois de estampar sua marca em seis partidas cuja audiência de TV seria boa (clássicos e jogos de-cisivos), a empresa chinesa Chery recuou e, apesar de ter praticamen-te anunciado o acerto, ainda não fechou contrato com o Peixe. Com isso, o Programa Sócio Rei voltou à camisa alvinegra na classificação da Copa do Brasil. Interessante é ver que a Cherry chegou ao clube pelas mãos da Brunoro Sports Business, do diretor do Palmeiras, José Carlos Brunoro. A agência trouxe diversos patrocínios na gestão de Marcelo Teixeira para o clube, adminis-tração que foi bastante criticada na área do marketing pelos atuais mandatários. Nada como um dia após o outro.

2. PenapolenseO Santos enfrenta o Pena-

polense na Vila Belmiro neste domingo (21), às 16 horas. O curioso do confronto é saber que o clube do interior paulista tem em sua diretoria de Futebol o jo-vem Paulo Rogério de Carvalho, que foi diretor de Base do Peixe em 2010. Dizem que fez um bom trabalho no primeiro ano de Luis Álvaro como presidente. Saiu após desavenças com condutas praticadas dentro do clube. Deve ter feito mesmo um bom trabalho no Peixe, pois foi ele quem mon-tou o time do Penapolense que está hoje entre os oito finalistas do torneio estadual. Vai ser um jogo interessante.

3. ZitoLi no site oficial do clube que

o eterno Capitão Zito esteve com o presidente em exercício, Odílio Rodrigues, e desmentiu que foi proibido de entrar na Vila Bel-miro. Porém, na nota, não existe qualquer declaração 'com aspas' do Zito, nem a gravação foi dispo-nibilizada, o que deixa dúvidas no ar. Onde está o eterno capitão? Em Roseira, sua cidade natal, e segue sem atender ninguém no telefone. A verdade um dia virá à tona.

4. Rafael GalhardoA classificação do Santos FC na

Copa do Brasil sobre o Flamengo do Piauí mostra que, no mínimo, Muricy e seus auxiliares estavam sendo injustos com o lateral Rafael Galhardo. Toda vez que tem opor-tunidades, ele sempre mostra um bom futebol no Peixe. E abriu o placar do jogo com um golaço. Se seguir assim logo deverá ter uma chance na lateral da seleção de Felipão, que segue apenas com Daniel Alves definido.

5. AltaFico feliz ao saber que a alta do

hospital do presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro está próxima de acontecer. Torço por sua plena recuperação, pois ainda tem mais de um ano à frente do Glorioso Alvinegro Praiano.

6. Muricy voltou!Após se afastar devido a pro-

blemas de saúde, Muricy Ramalho voltou ao banco do Santos FC com vitória sobre o Flamengo do Piauí e classificação na Copa do Brasil. Ele já provou ser um grande treinador. Torcemos por sua recuperação e que ele recoloque o Santos no caminho das vitórias.

7. Maurício de Sousa Neymar agora é personagem da

Turma da Mônica e já tem seu gibi lançado pela Editora Panini. Segun-do Maurício de Sousa, Neymar tem todas as características para virar um grande personagem, pela excelente estrutura familiar, pelo carisma e sucesso que alcançou. Espero que a revista também ajude a formar novos torcedores para o Santos FC.

8. LibertadoresAs oitavas de final da Li-

bertadores vai pegar fogo com Corinthians x Boca Juniors e São Paulo x Atlético Mineiro. E o Palmeiras, Grêmio e Flumi-nense também se classificaram. Pena o Santos FC ficar de fora da disputa. Essa vai ser uma das Libertadores mais difíceis de se conquistar.

9. Carlos AlbertoUma pena o que o jogador

Carlos Alberto, hoje no Vasco-RJ, fez com sua carreira. Revelado no Fluminense, foi vendido ao Porto, onde foi campeão mundial junto com Diego, Luis Fabiano e José Mourinho. A vida o levou por caminhos obscuros. A última é seu afastamento por dopping. Se fosse mais dedicado dentro e fora de campo, Carlos Alberto hoje seria um dos maiores jogadores do mundo. Mas ele desperdiçou seu talento.

10. Quico!Foi interessante a visita do ator

Carlos Villagrán, o Quico, do seriado Chaves ao Brasil. Embaixador da candidatura de Porto Alegre à Copa do Mundo, o ator fez questão de esticar sua visita a São Paulo para conhecer o Santos FC. Por causa de Neymar? Não, apesar do craque ter ficado empolgadíssimo com a visita. A explicação segue com sua declaração: “Sempre tive vontade de conhecer o Santos de Pelé”.

#DeusExiste!

ARMANDO GOMES

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

[email protected] @armandogomes_

DIVULGAÇÃO/CAROL COELHO

Corinthians conquistou a inédita taça: o goleiro Orión, o zagueiro Caruzzo, o volante Somoza e os meias Erviti e Riquelme.

Domínio paulistaSão Paulo tem a metade dos

times brasileiros classificados – Corinthians, São Paulo e Pal-meiras – sendo que São Paulo e Palmeiras são, historicamente, os times brasileiros com o maior número de participações pela competição desde o seu início, em 1960.

CalendárioA Conmebol, entidade res-

ponsável pela organização do torneio, divulgou na última sexta (19) as datas dos jogos de ida das oitavas de final. O Palmeiras será o primeiro time brasileiro a jogar contra o Tijuana, no México, já na quinta-feira (25). O São Paulo encara o Atlético-MG no Morumbi no dia 1º de maio, mesma data quando o Corinthians enfrenta o Boca Juniors, na Argentina. Já Fluminense e o Grêmio jogam, respectivamente, contra o Emelec e o Santa Fé na quinta-feira (2), no Equador e em Porto Alegre, respectivamente.

São Paulo Atlético MG

Fluminense Emelec

Corinthians Boca Juniors Vélez Sarsfield Newell s Old Boys

Santa Fé Grêmio

Palmeiras Tijuana

Olimpia Tigre

Nacional Real Garcilaso

CRUZAMENTOS DA FASE DO MATA-MATA

Matarou morrer

Quartas de Final

Quartas de Final

Quartas de Final

Quartas de Final

Page 15: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

20 a 26 de abril de 2013 15Boqnews

Page 16: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

[email protected]@denise_covas

Umas &outras

Receita santista premiadaO nhoque de Banana da Terra ao Pesto de Rúcula e Mecca Saltimbocca, do Lion Espaço Gastronômico, de Santos, está entre as receitas escolhidas que irão representar o litoral paulista na grande final do Festival Sabor de São Paulo, em julho.

Parceria O Instituto Arte no Dique firmou parceria com o Clube do Choro de Santos. A programação integra o calendário comemorativo ao Dia Nacional e Municipal do Choro, celebrado em 23 de abril. O objetivo é promover o intercâmbio cultural entre os alunos do Instituto e os ‘chorões’. Além disso, apresentações de filmes sobre chorinho, em datas a definir, serão realizadas no Dique da Vila Gilda. Combinação perfeita!

FOTOS DIVULGAÇÃOBoqnews - 20 a 26 de abril/2013 - 16

PioneiroO artista visual e fotógrafo santista ZeCintra irá expor no Art Monaco 2013, representando a Galerie Bresil - atualmente o maior e mais respeitado Salão de Arte Contemporânea do mundo, na cidade de Monte Carlo, de 25 a 28 de abril. O artista é também o primeiro santista a ser premiado com a Medaille de Vermeil, de honra ao mérito, pela Academia de Artes, Ciências e Letras da França, desde 1915, uma das mais importantes do mundo. A cerimonia de entrega será no dia 8 de junho de 2013, em Paris. No mesmo período, de 6 a 9 de junho, ZeCintra participará com suas obras em mais um evento no Museu do Louvre. Muito bom ver nossos artistas levando o nome da nossa cidade pelo mundo!

DeniseCovas

ExposiçãoEduardo Jorge Ro-drigues de Miranda e Claudio Loureiro -

cônsul honorário da França em Santos – na abertura da exposição

Guardiães da Paisa-gem, do urbanista e

fotógrafo Luc Adolphe, na Aliança Francesa, na última terça (9). A

mostra fica em cartaz até 25 de maio

Bom exemploO presidente da Unimed, Raimun-

do Macedo, preocupado com o alto

índice da dengue na cidade inaugu-

rou o Centro de Acompanhamento

da Dengue, à Rua Almeida Moraes,

217, Vila Mathias. O intuito é

agilizar o atendimento para os

pacientes que são diagnosticados com a doença.

DançaO Balé da Cidade de Santos abre oficialmente a temporada 2013 no próximo quinta (25), às 20 horas, no Teatro Municipal Braz Cubas, com a presença da professora e bailarina Daniela Guasti, que retorna aos palcos interpretando importantes passagens da vida de Edith Piaf, ao lado de 10 bailarinas, para o espetáculo Páginas. Com a grade de programação reformulada, o Balé da Cidade tem novos projetos em desenvolvimento. Exibições em espaços públicos ocorrerão nesta temporada, sempre duas vezes ao mês, em locais como o Jardim Botânico (Zona Noroeste), Mercado Municipal e Praça Mauá. Pelo menos 300 ingressos estão reservados ao público na bilheteria do Municipal, à Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Informações 3226-8000.

TeatroDentro de mim mora outra trata da vida da transexual Renata Carvalho, diretora, atriz e maquiadora de teatro. Na Vila do Teatro (Praça dos Andradas) aos sábados (20 e 27 de abril), às 22 h. O espectador utiliza o sistema pague quanto puder.

PosseA jornalista e escritora Viviane Pereira tomará posse na Academia Santista de Letras, com a Cadeira nº 37. Na próxima quinta (25), no Consistório da Unisanta, na Rua Soares de Camargo, 18h às 19h30.

LançamentoO Grupo Dapevel Hyundai lançou na última quinta (18) o modelo

HB20S. Agradeço o convite e desejo sucesso.

LançamentoAscensão e Queda de Pedro Pluma, do publicitário santista Antonio Luiz Nilo, diretor de criação da Objectiva Comunicação. Publicitário há mais de 20 anos, já atuou como diretor de criação em agências de publicidade da Bahia, Minas Gerais e Brasília. Premiado

no Brasil e no exterior, exerce na atualidade o cargo de articulista do jornal Correio da Bahia. Na quinta (25), a partir das 20h, no Dusk Lounge e Bar, Rua Tolentino Filgueiras, 43, no Gonzaga.

o que vem por aí...

HomenagemO médico Robert Edward, Prêmio Nobel de Medicina 2012 e Inventor da Técnica de Fertili-zação In Vitro nos Tratamentos de Reprodução Assistida (quinto da direita para a esquerda), fale-cido na quarta-feira (10), quando esteve em um curso de espe-cialização, no Brasil, em 1990, e o médico santista Condesmar Marcondes de Oliveira Filho (segundo da direita para a es-querda agachado), ginecologista e obstetra com especialização em Reprodução Humana

Page 17: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

TeatroInfantilGran Circo Internazionale e a Saga dos Heróis Desconhecidos mostra a vida de dois seres diferentes e que sonham ser grandes artistas.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (21), às 17h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Um Dia a MenosO espetáculo fala da possibilidade da morte para valorizar a vida. Do universo feminino de Clarice Lispector nascem duas mulheres e um inimigo invencível: o dia a dia.Recomendação: 14 anos - Local: Sesc Santos Sessões: Sáb (20) - 19h- Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

ReclameReclame - Uma história de amor resgata costumes de cada período, destacando o trabalho de artistas e comunicadores brasileiros.Recomendação: Livre - Local: Miss - Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias) - Sessões: Sempre aos sábados. Até 29 de junho - 21h. Ingresso: R$ 15,00 a R$ 30,00. Informações: 9134.0713.

MúsicaÓpera FaustoEm cinco atos , o espetáculo conta a história do filósofo Fausto (interpretado pelo tenor Vittorio Grigolo), que vende sua alma ao demônio Mefistófeles (papel do baixo René Pape).Recomendação: 10 anos - Local: Cinemark Shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80) - Sessões: Sab (20) - 17h - Dom (21) - 16h - Ter (23) e Qui (25) - 19h. Ingresso: R$ 50,00. Informações: www.cinemark.com.br Chorinho no AquárioA edição musical contará com a presença de Lula Barbosa e Amigos do Clube do Choro de Santos.Recomendação: Livre - Local: Praça Vereador Luiz La Scala Jr. (ao lado do Aquário Municipal - Ponta da Praia) - Sessões: Sáb (20), às 18h - Ingressos: Grátis

Lorena SimpsonA cantora se apresenta na edição double party da Liquid Love. Recomendação: 18 anos - Local: Capital Disco (Av. Francisco Glicério, 206). Sessões: Sáb (20) - 23h55. Ingresso: R$ 30,00 a R$ 40,00. Informações: 3019-3387.

9º Itanhaém Rodeo Festival Com apresentações musicais da cantora Claudia Leitte e as duplas sertanejas Thaeme e Thiago e João Neto e Frederico.Recomendação: Livre - Local: Margem da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do Km 327, no Jardim Cibratel - Sessões: Sab (20), Dom (21) e Seg (22) - 20h - Ingressos: R$ 20,00 a R$ 60,00. Informações: itanhaemrodeofestival.com.

Mc KoringaO cantor é conhecido pelo hit Dança Sensual, tema da novela Salve Jorge, da Rede Globo.

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

Teatro Coliseu: Rua Amador Bueno, 237 - SESC: Rua Conselheiro Ribas, 136 - Teatro Municipal Braz Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 48 - Teatro Guarany: Praça dos Andradas, 100 -Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 - Sesi Santos: Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Jd. Santa Maria - Biblioteca Municipal Mário Faria: Posto 6 – Orla da Aparecida - Teatro Serafim Gonzalez - Av. Presidente Costa e Silva, 1600, Boqueirão - Praia Grande - Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande).

agende-seDIVULGAÇÃO

Boqnews

Recomendação: 18 anos - Local: Fantastic Chopperia (Av. Antonio Emmerick nº 1643 - Jd - Guassu) - Sessões: Sab (20) - 00h. Ingresso: R$ 20,00. Informações: 3561-2524.

Grupo RevelaçãoO grupo apresenta seus sucessos com a participação de convidados.Recomendação: A part i r de 13 anos com acompanhante - Local: Fantastic Chopperia (Av. Antonio Emmerick nº 1643 - Jd - Guassu) - Sessões: Dom (21) - 17h. Ingresso: R$ 20,00. Informações: 3561-2524.

Baile na PraiaCom show comemorativo de 25 anos da Banda Imagem & Cia. Recomendação: Livre - Local: Fonte do Sapo (Aparecida) - Sessões: Dom (21) - 18 às 22h. Ingresso: Grátis

Fred SunwalkCom 16 anos de carreira e cinco CDs lançados, Fred Sunwalk já se apresentou ao lado de lendas como Carey Bell, Phil Guy, The Teardrops, Eric Gales, entre outros. Recomendação: 14 anos - Local: Sesc Santos Sessões: Qui (25) - 21h30. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 8,00 Informações: 3278-9800.

CPM 22 e ForfunAs duas bandas de rock nacional apresentam seus sucessos e contam com a participação de convidados. Recomendação: 14 anos - Local: Capital Disco (Av. Francisco Glicério, 206). - Sessões: Sex (26) - 19h. Ingresso: R$ 50,00 a R$ 60,00 Informações: www.capitaldisco.com.br.

Banda CalypsoA banda formada pelo casal Joelma e Chimbinha apresentam seus ritmos dançantes.Recomendação: 18 anos - Local: Fantastic Chopperia (Av. Antonio Emmerick nº 1643 - Jd - Guassu) - Sessões: Sex (26) - 00h. Ingresso: R$ 20,00. Informações: 3561-2524.

Spetto’s barTodas as sextas e sábados, o bar conta com MPB e pop rock ao vivo.Recomendação: Livre - Local: Spetto’s bar (Avenida

Senador Dantas, 439 - Embaré) - Sessões: Sex e sáb, das 20h a meia noite - Ingressos: R$ 2,50 (couvert artístico). Informações: 3227.1491.

HumorHumor de CinemaCom apresentação do humorista Edson Jr.Recomendação: 18 anos - Local: Cine Roxy 4 (Av. Ana Costa, 465, Pátio Iporanga) - Sessões: Sab (20) - 22h. Ingresso: R$ 20,00. Informações: 3289-8336.

Tudo tem LimiteO humorista Beto Hora se apresenta com o música Alaor Coutinho para brincar com o cotidiano do País. Recomendação: 12 anos - Local: Teatro Municipal Brás Cubas - Sessões: Sex (26), às 21h30 e Dom (28), às 20 horas. Ingresso: R$ 35 a R$ 70. Informações: 4062-0177.

Literatura Infantil - Histórias e CaminhosNarrativas interativas nascem do

contato do público com a exposição Eu Vi uma História. O tempero para esse encontro inusitado se faz entre a história vivida e aquela cuja exposição desperta.Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Dom (21) - 13h e às 15h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

Sarau Entre LivrosO grupo Multiversos faz uma homenagem a Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em 2013. Recomendação: Livre - Local: Biblioteca da Saúde - Unisanta (Rua Cesário Mota, 8, Bloco E, 5º andar)- Sessões: Qua (24) - 20h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3202.7100.

DançaTarde DançanteEntreten imento com mús ica mecânica para promover a socialização e autoestima das pessoas, além de exercitar o corpo por meio da cultura da dança.Recomendação: Terceira Idade - Local: Sesc - Sessões: Sab (20) - 17h. Ingresso: R$ 1,00 a R$ 4,00 Informações: 3278.9800.

ExposiçãoBrasil IndígenaA exposição reúne retratos de uma civilização.Recomendação: Livre - Local: Teatro Guarany - Sessões: Sáb (20) - 9h às 19h. Ingresso: Grátis. Informações: 3219-3828.

Érica ColenCom canetas hidrocor, lápis de cor e colagem, a artista desenha quadros coloridos e vibrantes.Recomendação: Livre - Local: Shopping Parque Balneário (Av. Ana Costa, 549)- Sessões: Até dom (21). Ingresso: Grátis. Informações: 3284-0360.

Mata Atlântica, Berço das ÁguasAs 20 fotografias mergulham no bioma da Mata Atlântica pelas lentes do fotógrafo Simão Salomão.Recomendação: Livre - Local: Sesi Santos - Sessões: Até 1 de maio - 9h às 17h - Ingresso: Grátis. Informações: 3209-8230.

20 a 26 de abril/2013 | etc | 17

ThiaguinhoO ex-vocalista do grupo Exaltasamba apresenta seus sucessos novos e antigos.Recomendação: 18 anos - Local: Fantastic Chopperia (Av. Antonio Emmerick nº 1643 - Jd - Guassu) - Sessões: Sab (27) - 22h. Ingresso: R$ 25,00 . Informações: 3561-2524.

Koz PalmaO artista plástico Koz Palma expõe pela primeira vez na Pinacoteca Benedicto Calixto e traz para o público 26 obras em pintura digital e duas em metal gravado, além de um biombo e um painel.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: Ter a dom - 9h às 18h - Até 12 de maio. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2857.

Brasil-PortugalCom pinturas do Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista.Recomendação: Livre - Local: Galeria de Arte do Teatro Municipal Braz Cubas - Sessões: Qui (25) - 10h às 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

PassosO c a m i n h o d e S a n t i a g o d e Compostela está retratado na exposição fotográf ica Passos , assinada por Leandro Ayres.Recomendação: Livre - Local: Galeria de Arte Braz Cubas - 2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48) - Sessões: Até 30/4. Visitação diária, das 10h às 20 horas. Ingresso: Grátis. Informações: 3226.8000.

Eu Vi uma HistóriaA mostra apresenta um recorte do Acervo Sesc de Arte Brasileira com cerca de 60 obras que narram situações cotidianas, anedotas e notícias políticas.Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Até o dia 19/5 - Ter a sex, das 10h às 21h. Sáb, dom e feriados, das 10h às 18h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

100 Anos de História e EnergiaA iniciativa celebra o centenário desse feito para expor ao público o impacto e a importância econômica, política e social dos sistemas elétricos de potência.Recomendação: Livre - Local: Cais Milton Teixeira (Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias) - Sessões: Até 19 de maio, de seg a sex, das 9h às 19h - sáb e dom das 11h às 20h. Ingresso: Grátis.

RetratosExposição de fotos de Fernanda Miranda, com o tema Retratos.Recomendação: Livre - Local: Biblioteca Municipal Mário Faria (Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº - Aparecida ) - Sessões: Até 30 de abril - 9h às 19h Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000

Page 18: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

etc 20 a 26 de abril/ 2013 Boqnews18

Cinema DE 20 A 25 DE ABRIL

DIVULGAÇÃO

Poupança

Sab 18

TempoMin 18ºCMax 27ºC

Dom 19Min 18ºCMax 26ºC

ABRILCPTEC-INPE

18 a 24 - 0,413418 a 24 - 0,5000

Salário base (R$) Alíquota Até 1.247,11 8%De 1.247,12 a 2.078,52 9%De 2.078,53 até 4.157,05 11% Empregador 12% Trabalhador Autônomo De 678,00 a 4.157,05 20%

O sábado será um dia típico de outono, com sol prevalecendo ao longo do dia.

Contribuição Trabalhador Assalariado e Doméstica

ABRIL

IGPM/FGVMarço: 0,21% 12 meses: 8,05%

ABRILBrasil: R$ 678,00 São Paulo: R$ 755,00

Previdência

Salário Mínimo

Inflação

ANO BASE 2013IR Fonte

Depósitos até 3.5.2012 Depósitos após 4.5.2012

28.03Compra: R$ 2,01 Venda: R$ 2,12

Dólar Turismo

Base (R$) Alíquota (%) Deduzir(R$) Até 1.710,78 - IsentoDe 1.710,79 a 2.563,91 7,5 128,31De 2.563,92 a 3.418,59 15,0 320,60De 3.418,60 a 4.271,59 22,5 577,00 Acima de 4.271,59 27,5 790,58

O sol aparece com maior concentração de nuvens especialmente no período da tarde.

Programação sujeita a alterações. Informações: Roxy - 3289-8336, Cinemark - 3231-2889, Cine Posto 4 - 3288-4009, Miramar- 3284-4044, Ferry Boat Plaza (Guarujá) - 3348-4482, Cinesystem (Litoral Plaza- PG) - 3476-2000.

Cinemark Praiamar - SantosA Morte do Demônio (leg) - 17h10, 19h15, 21h30, 23h50 (sab). 18 anos. A Morte do Demônio (dub) - 12h45 (sab e dom), 14h50. Mama (leg) - 17h30, 19h40, 21h50 (exc. 3ª e 5ª), 00h (sab). 14 anos. Amor é tudo o que você precisa (leg) - 21h45 (3ª e 5ª). 12 anos. Alvo Duplo (leg) - 14h05, 18h20, 23h (sab). 16 anos. Angie (leg) -13h05, 15h. 12 anos. Chamada de Emergência (leg) - 14h55, 17h15, 19h20, 21h30, 23h40 (sáb). 16 anos. Invasão à Casa Branca (leg) - 14h10, 16h40, 19h30, 22h. 16 anos. GI Joe - A Retaliação 3D (leg) - 16h30 (exc. sáb e dom), 22h10 (exc. 3ª e 5ª). 12 anos. GI Joe - A Retaliação (leg) - 20h50 (sáb). Homem de Ferro 3 - 3D (leg) - 00h (5ª). 12 anos. Homem de Ferro 3 - 3D (dub) - 00h (5ª). Jack - O Caçador de Gigantes 3D (leg) - 14h (exc. dom), 19h20 (2ª e 4ª). 10 anos. Meu Pé de Laranja Lima - 16h50, 19h10, 21h20. 12 anos. O Acordo (leg) - 13h20, 17h45, 20h20. 14 anos. Os Croods (dub) - 12h40 (sab e dom), 15h10. Livre. Oblivion (dub) - 13h (sáb e dom). 12 anos. Oblivion (leg) - 16h20, 19h, 21h40. Uma História de Amor e Fúria - 13h40. 12anos. Vai que Dá Certo - 13h50, 15h50, 18h, 20h10, 22h20. 12 anos. Um Porto Seguro (leg) - 16h, 18h30, 21h10, 23h40 (sab). 12 anos.

Roxy Gonzaga 5 - SantosOs Croods (dub) 3 D - 14h, 16h, 18h15. Livre. Chamada de Emergência (leg)- 14h15. 16 anos. Mama (leg) - 16h15, 20h30, 22h30. 14 anos. Vai que Dá Certo - 20h15, 22h15. 12 anos. A Morte do Demônio (leg)- 14h30 , 16h30, 18h30, 20h15, 22h15, 23h (sáb). 18 anos. A Morte do Demônio (dub)- 19h30, 21h15. Oblivion (dub) - 14h30 e 17h. 10 anos. O Acordo (leg) - 17h30, 19h45,22h. 14 anos. Jack - O Caçador de Gigantes (dub)- 15h, 18h15. 12 anos.

Roxy Iporanga 4 - SantosUm Porto Seguro (leg)- 14h15, 19h15, 21h30. 12 anos. Alvo Duplo (leg)- 15h. 16 anos. Oz: Mágico e Poderoso (dub) - 16h30. Livre. G.I. Joe: A Retaliação (dub) - 15h15, 20h. 10 anos. Oblivion (leg) - 17h, 19h30, 22h. 10 anos. Vai que dá Certo - 15h, 17h. 12 anos. Invasão à Casa Branca (leg) - 17h30, 22h15. 14 anos.

Cine Miramar - SantosMeu Pé de Laranja Lima - 14h50, 16h50, 18h50, 20h50. 10 anos. Uma História de Amor e Fúria - 16h, 17h40, 19h30.12 anos. Thérèse D (leg) - 14h, 21h. 14 anos. Sejam

Muito Bem Vindos (leg) - 15h, 17h, 19h, 21h. 14 anos.

Posto 4 - SantosLaurence Anyways - 16h, 20h. 14 anos.

Roxy Brisamar - São VicenteOblivion (dub) - 16h30,19h, 21h30. 10 anos. Os Croods 3D (dub) - 14h, 16h, 18h . Livre. Os Croods (dub) - 14h45. O Acordo (dub) - 20h, 22h15. 14 anos. Vai que Dá Certo - 16h45, 18h30, 20h30, 22h15. 12 anos. Mama - 17h15, 21h30. 14 anos. Jack - O Caçador de Gigantes 3D (dub) - 14h30. 12 anos. Invasão à Casa Branca (dub) - 15h, 19h15 14 anos. G.I. Joe: A Retaliação 3D (dub) - 17h, 19h30, 22h. 10 anos. Chamada de Emergência (dub) - 14h45. 16 anos. A Morte do Demônio (dub) - 14h30, 14h30, 18h15, 20h15, 22h. 18 anos.

Parque Anilinas - CubatãoOs Croods (dub) - 14h e 16h. Livre. Vai que dá certo - 19h. 12 anos. A Jack - O Caçador de Gigantes (dub) 3D - 14h30. 12 anos. G.I. Joe: A Retaliação 3D (dub) - 16h45, 21h15. 10 anos. A Morte do Demônio (dub) - 18h, 19h45, 21h30. 18 anos.

Cine 3 - Ferry Boat’s - GuarujáOblivion (dub) - 20h10, 22h25. 12 anos. O Acordo (dub) - 18h10, 20h20, 22h30. 14 anos. Os Croods (dub) - 14h e 16h. Livre. Oz - Mágico e Poderoso (dub) - 15h45. Livre. Vai que Dá Certo - 20h30 e 22h15. 12 anos. G.I. Joe: A Retaliação (dub) - 15h50, 18h. 12 anos.

Cinesystem - Praia GrandeAlvo Duplo (dub) - 21h10. 16 anos. O Acordo (dub) - 14h20, 17h, 19h20, 21h50. 14 anos. Os Croods (dub) - 14h30. Livre. Os Croods (dub) 3D - 14h, 16h10, 19. Livre. G.I. Joe - A Retaliação (dub) 3D - 16h55, 19h15, 21h35. 12 anos. Vai que Dá Certo - 15h, 17h10, 19h10, 21h10. 12 anos. Jack - O Caçador de Gigantes (dub) 3D - 14h25. 10 anos. Jack - O Caçador de Gigantes (dub) - 16h40. Invasão à Casa Branca (dub) - 21h40. 16 anos. Mama (dub) - 19h30. 14 anos. Oblivion (dub) - 14h, 16h35, 19h10, 21h45. 14 anos.

A Morte do DemônioClássico de terror dos anos 80, filmado pelo então jovem Sam Reimi, que no

Brasil recebeu o nome Uma Noite Alucinante, é um prato cheio para quem

curte sangue na tela. Em tom mais assustador, o remake aborda um grupo de jovens que vai para uma cabana e lá

encontra um livro sagrado que irá dar vida ao demônio.

Page 19: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

Boqnews BoqNegócios 1920 a 26 de abril/2013

____________________SOBRADO CAMPO GRANDE

/ TROCA3 dorms(1 ste closet ), 2

slas, 2 gar. coberta, á. lazer, dep empr., 2 banhs, varanda

- 7x20- preço R$ 900 mil - aceita apto bem localiz. até R$ 400 mil. (3018.7051 e

91.18.9413 c.52944.

Page 20: Boqnews ed 940 de 20 a 26 04 13

BoqnewsBoqNegócios20 20 a 26 de abril/2013

_____________________EMBARÉ

Av. Bartolomeu de Gusmãojunto Igreja, sala-living,cozinha, 2 wc. garagem

Pacote R$ 950,00 3273.5148

_____________________JOSÉ MENINO

Junto à praia. Sala Living de frente, vazio pcto R$ 800,00

R. Coronel Cândido Gomes,13 3273-5148

_____________________POMPEIA

Rua Rio Grande do Norte, 72, fte., 1° andar, terraço, ampla sala, 2 dorms., banh., coz., área de serviço, gar. Pacote R$ 1.400,00 3273.5148

_____________________CASA PARA COMÉRCIO

Ampla residência no Canal 3. 3221.1587

_____________________ALUGA-SE - BOQUEIRÃO

Sala/living,frente a praia, re-formado. Pacote R$ 1.200,00 (13) 9132-8062