book planejamento

8
Mário Marcondes Rabello

Upload: mario-marcondes-rabello

Post on 04-Aug-2015

299 views

Category:

Business


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Book Planejamento

Mário Marcondes Rabello

Page 2: Book Planejamento

21 Anos

Planner

Estudante de Publicidade e Propaganda na PUC/MG

Morou em Newcastle Upon Tyne/Inglaterra por 5 meses

Estagiou por um ano na Reciclo Comunicação na área de Planejamento

Page 3: Book Planejamento

Por que?

Curioso por natureza, quer sempre saber por que, o que, aonde e como.A arte do conhecer, a chance de usar a curiosidade para criar, adicionar.

Nunca se contenta com o “feijão com arroz”, sabe que sempre pode mais, sempre dá pra fazer mais.Apaixonado pelo que faz, procura sempre ver além e enxergar as entrelinhas.

O óbvio é simples demais.

O que?

Já trabalhou com clientes como: Fox Filmes do Brasil, Trousseau, TNT Mercúrio, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Empório St.

Marché, Softel Luxury Hotels.

Trabalhou em pesquisa e análise de mercado, público-alvo e concorrência. Defnição de

posicionamento, estratégias e ações de marketing. Análise de tendências de mercado e do consumidor.

Participou de diversas concorrências e processos de prospecção.

Page 4: Book Planejamento

Who am I?

Nasci em São Bernardo do Campo, com dois irmãos mais velhos. Brincava de policia e ladrão e esconde-esconde o dia todo e jogava Super Nintendo à noite com meus irmãos. Aos 7 anos me mudei para Porto Trombetas, no Pará, uma cidade planejada com sete mil habitantes e uma só escola, onde morei durante sete anos. Em um lugar aonde se conhece todos e se é amigo de todos, você se sente em outro universo, é lugar utópico e fora da realidade do resto do Brasil. Com essa passagem por Porto Trombetas, me dei conta de que o Brasil é bem mais do que Sudeste, e que pequenas comunidades tem comportamentos totalmente diferentes de comunidades maiores e mais individualistas. Após esses sete anos lá, me mudei para João Pessoa, na Paraíba, aonde fquei por um ano. Lá, conheci outra realidade, novamente, fora dos centros e me vi inserido em um contexto no qual jamais tinha me visto antes. Já tinha 14 anos, e tive que me recolocar em um grupo mais uma vez e aprender como aquelas pessoas eram e se comportavam. Acredito que essa experiência tenha sido a primeira e a mais difícil análise de público-alvo da minha vida. Essas duas experiências moldaram quem eu sou e o que eu sou. Após um ano em João Pessoa, me mudei para Belo Horizonte, onde,tive que me achar e recomeçar tudo. Entrei na faculdade e hoje, quase concluido o curso, sei que todas essas experiências acrescentaram muito também à minha visão como planejador. Sei que cada pessoa é única, cada cidade, região, bairro apresentam caracteristicas bem específcas e que são peculiares a cada um deles. Hoje, acredito na humanização do planejamento, em um planejamento mais orgânico, natural, criativo, ousado e que fale diretamente com cada pessoa, cada indivíduo. Não acredito tanto em números, em estatisticas que se sobrepõem ao feeling, acredito na capacidade que temos de deduzir e de sermos criativos. Planejamento para mim é lídar com pessoas acima de lidar com números.

Page 5: Book Planejamento

Epic Premium Drink

Problema

Lançar um novo energético no mercado.

Solução

Diferenciar esse produto, posicionando-o como um “premium drink” com foco em festas e jovens, e não mais como um energético apenas, afastando a concorrência

e criando um valor agregado a marca.

Aprendizado

Posicionar a marca fora do mercado de seus concorrentes diretos cria uma vantagem competitiva, além de um valor agregado que o diferencia dos concorrentes e facilita a aceitação do novo produto pelo público-alvo.

Page 6: Book Planejamento

Supermercado St. Marche

Problema

Lançar uma campanha comemorando um ano do supermercado sob uma nova direção.

Solução

Criar um livro com 365 situações para se vivenciar, mesclando experiências únicas com produtos encontrados no St. Marche.

Aprendizado

Ao criar um laço entre empresa-cliente, há um reforço da imagem da marca perante o consumidor de uma forma natural, e ao gerar conteúdo original e relevante para o consumidor, passamos a fazer com que a marca seja mais intima e esteja mais presente para o mesmo.

Page 7: Book Planejamento

Galeto’s

Problema

Reposicionar a marca

Solução

Vimos que a marca Galeto’s já era referência quando o assunto era o consumo de galetos e frangos. Com isso em mente, nos focamos no comportamento do consumidor mais do que na

marca.

Aprendizado

Reforçar uma marca pode parecer o mais óbvio muitas vezes, porém com uma pesquisa mais aprofundada, pode-se ver que a questão é mais comportamental do que de branding.

Page 8: Book Planejamento

E aí?

Nesse meu book de Planejamento eu optei por apresentar mais quem sou eu e como penso, mostrando o que eu aprendi ao longo da minha vida, aprendizados esses que vieram tanto do meu estágio quanto de cursos, palestras e vivências.

Se ficou alguma dúvida, se tem alguma opinião, se quer falar qualquer coisa, só entrar em contato.

Muito obrigado, e abraços!

E-mailTwitter

FacebookTumblr

+55 31 9169-2352