book impala - caleidoscópio

40
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO ESTÁ NAS SUAS MÃOS

Upload: igor-padilha

Post on 12-Feb-2016

238 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Mini-PIC da PUC Por: Gabriela Ferreira Igor Padilha Maria Carolina Fraga

TRANSCRIPT

Page 1: Book Impala - Caleidoscópio

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

ESTÁ NAS SUAS M

ÃOS

Page 2: Book Impala - Caleidoscópio

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Curso de Publicidade e Propaganda

Gabriela Ferreira Rodrigues

Igor Arrais Padilha

Maria Carolina de Melo Fraga

PROJETO INTERDISCIPLINAR

IMPALA

São Paulo

2012

Page 3: Book Impala - Caleidoscópio

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Curso de Publicidade e Propaganda

Gabriela Ferreira Rodrigues

Igor Arrais Padilha

Maria Carolina de Melo Fraga

PROJETO INTERDISCIPLINAR

IMPALA

São Paulo

2012

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Curso de Publicidade e Propaganda

Gabriela Ferreira Rodrigues

Igor Arrais Padilha

Maria Carolina de Melo Fraga

PROJETO INTERDISCIPLINAR

IMPALA

São Paulo

2012

Comissão Avaliadora:

__________________________________________________ Professor

__________________________________________________ Professor

__________________________________________________Professor

Page 4: Book Impala - Caleidoscópio

Pensamentos e ideias boas não são nada sem o conhecimento necessário para aplicá-los, é o que dizem. Agradecemos então, primeiramente, àqueles que durante esses três anos nos deram base para escolher o caminho certo, a mídia certa e a melhor aplicação para o turbilhão de ideias – nem sempre boas – que nos vêm à cabeça diariamente. A vocês, professores, nosso muito obrigado.

Além disso, agradecemos ao acaso que decidiu unir três pessoas, que nunca antes formaram um trio, em um grupo de mini PIC. Graças ao acaso, descobrimos pontos fortes em nós três nunca antes trabalhados tão intensamente, assim como pontos fracos que conseguimos fortalecer trabalhando juntos.

Em terceiro lugar, agradecemos a tudo que nos ajudou a formular nossos conceitos: ao criador da livraria cultura por nos proporcionar um adorável espaço para trabalho, aos donos dos bares Café Creme e Bartira por nos oferecer toda a boa energia em noites de muito trabalho e ao Mark zuckerberg por ter feito do Facebook uma ferramenta eficiente para organização de dados e compartilhamento de ideias, o que teve, para nós, extrema importância.

Por fim, muito obrigado a cada um de vocês, inclusive a você que está lendo agora, por nos ajudar a observar, pensar e interpretar o mundo mais do que como pessoas comuns, mas também como publicitários ou ainda por fazer parte de nossas vidas e ser, muitas vezes, a nossa fonte de inspiração.

Agradecimentos

Page 5: Book Impala - Caleidoscópio

Sumário 1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................

2. BRIEFING....................................................................................... .......................

2.1. Defesa do briefing................................................................................................

3. CRIAÇÃO...............................................................................................................

3.1. Impresso...................................................................................................

3.1.1. Defesa do impresso....................................................................

3.2. Lauda........................................................................................................

3.2.1 Defesa do spot..............................................................................................................

3.3. Ambiental..................................................................................................

3.3.1. Defesa da ambiental...................................................................

3.4. Estratégias Online....................................................................................

3.4.1. Defesa das Estratégias Online...................................................

4. CONCLUSÃO........................................................................................................

5. REFERÊNCIAS......................................................................................................

6. ANEXOS.................................................................................................................

6.1. Agência.....................................................................................................

6.1.1. Quem somos..............................................................................

6.1.2. Posicionamento..........................................................................

6.1.3. Marca..........................................................................................

6.1.4. Logotipo......................................................................................

6.1.5. Papelaria.....................................................................................

06

07

08

10

11

13

15

16

17

22

24

28

30

31

33

34

35

35

36

36

39

Page 6: Book Impala - Caleidoscópio

6Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

O que é publicidade? Segundo Gilmar Santos (2005, p. 37), a publicidade é como um processo sistêmico de comunicação mercadológica. Mas será que dá para explicar o que ela realmente é apenas nestas palavras? Publicidade é bem mais do que isso. Publicidade é entender, observar, saber como agir, ter ideias e saber exatamente como e para que usá-las, entre outras coisas.

Observando tudo isso, criamos a Caleidoscópio, uma agência que une cada uma destas pecinhas necessárias para o sucesso publicitário e que busca refletir a realidade - a qual observamos todos os dias com olhos atentos - com seus próprios espelhos, criando uma forma nova e criativa de ver o mundo (e, por consequência, o produto ou a marca com que trabalha).

No caso que você verá a seguir, nós, da Caleidoscópio, não trabalhamos exatamente com um produto, mas sim com uma marca. Nosso objetivo aqui foi criar uma campanha institucional para a Impala, atual terceiro lugar entre as marcas populares de esmalte no Brasil.

Em suma, identificamos as fraquezas da concorrência e as oportunidades da Impala - que atualmente faz parte da Mundial SA. Verificamos aí os pontos como a qualidade e a vantagem de ter o maior portfólio de cores, que o produto Impala apresenta, além do grande potencial de crescimento. Feito isso, atrelamos um dado importante que é a preocupação da marca com o cuidado com a beleza, bem estar e saúde da mulher (informações retiradas da própria missão da empresa).

Assim nasceu a base da campanha que você vai conhecer aqui. Uma campanha que busca fugir do clichê das campanhas de esmalte (baseadas normalmente no atributo cor) e também ao clichê das campanhas de produtos de beleza (mostrando normalmente a mulher sexy, atraente e sempre muito bonita). Buscamos ir além de tudo isso e posicionar a marca de uma forma forte já que, atualmente, o mercado de esmaltes está em expansão no país e a concorrência pede mais do que apenas um produto de qualidade, pede um produto e uma marca que saibam muito bem como comunicar esta qualidade.

Introdução

Page 7: Book Impala - Caleidoscópio

7Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Atributo

Tradição da marca relacionada à qualidade do esmalte.

Benefício

Esmalte que proporciona bem estar à mulher.

Raciocínio criativo

Mulheres que vão muito além da beleza e do charme.

Público alvo

Mulheres, classes B e C, com idade entre 20 e 25 anos, que trabalham e se esforçam para estudar no tempo livre. Cuidam da casa, são independentes e focadas em seus objetivos, apesar da pouca idade. Usam esmalte para passar uma imagem forte de que sempre estão na moda e de que se preocupam muito com a aparência. Gostam de deixar uma marca – a sua marca – na história e na memória das pessoas. O esmalte as ajuda a serem notadas.

Briefing de Criação

Page 8: Book Impala - Caleidoscópio

8Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

A Impala é, ao lado da Risqué, uma das marcas mais tradicionais do segmento de esmaltes. Vinculada à marca temos como ponto forte: um produto bem feito por quem já atua no ramo há 40 anos.

Assim, decidimos usar como base os diferenciais da marca e dados encontrados na missão da empresa, como a preocupação com o bem estar da mulher. Portanto, o benefício com o qual decidimos trabalhar vai além da cor do produto e além de todos os significados vinculados a ela. Buscamos um caminho diferente, que fuja a tudo anteriormente trabalhado e que, justamente por isso, prenda a atenção de nosso público alvo.

Mostraremos que essa mulher que usa Impala não é uma mulher estereotipada, perfeita, que vive unicamente para parecer bonita. Desejamos aproximar o esmalte da mulher real: aquela que se desdobra em mil e, mesmo assim, busca estar sempre linda.

Ao falarmos de público alvo, devemos lembrar que é importante ter um segmento específico para o direcionamento da campanha, uma vez que “não se trata, pois, de vender ou produzir para todos, mas de promovê-los globalmente entre grupos específicos” (BENJAMIN, 1990, p. 147). Obviamente, escolhemos o público feminino por se tratar do principal consumidor de esmaltes (dando foco para as classes B e C, uma vez que estas são as classes que mais consomem Impala e, além disso, porque vemos na classe C um público em ascensão).

Além disso, a cada ano que passa, as diferenças entre pessoas de diferentes idades aumentam, assim como assinala Barbeiro em seu texto América Latina e os anos recentes, em que o autor apresenta ao leitor a segunda mediação, conhecida como fragmentação do público alvo. Logo, não há mais tanto sentido, dependendo do produto, em escolher uma faixa grande de idade para o público–alvo, uma vez que “fragmentações dos públicos, com os quais trabalham os meios cada vez mais matizadamente, cada vez mais sabiamente, já não só entre homens e mulheres, mas entre mulheres de determinada profissão e idade, de cidade grande ou pequena” (BARBEIRO, 1995, p. 48).

Como consequência de tamanha fragmentação, escolhemos trabalhar com uma faixa de 5 anos, e não 10 como feito tradicionalmente nas campanhas, já que

Defesa do Briefing

Page 9: Book Impala - Caleidoscópio

9Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Defesa do Briefing a cada ano que passa, o estudo desta segunda mediação está mais presente no mundo publicitário como segredo de sucesso na escolha de público-alvo.

A idade escolhida (20 a 25 anos) representa a faixa de transição entre o início de carreira e o fim dos estudos e a fase madura, experiente e realizada (não de forma generalizada, mas para grande parte de nosso target). Acreditamos que essa seja a faixa de idade em que as coisas realmente acontecem. Logo, esta é a melhor escolha para trabalharmos o nosso conceito, já que procuramos impulsionar esta mulher moderna a realizar seus desejos e buscar seu espaço na sociedade. Quanto ao perfil psicográfico, escolhemos mulheres que já têm esta predisposição para o destaque, para ser alguém importante, para atrair a atenção para si. Escolhemos mulheres que já estejam no caminho certo e que só precisem dar mais cor às suas ações, para que cheguem ao lugar que desejam. Escolhemos, acima de tudo, símbolos que possam atingir um número grande de pessoas e que representem a hierarquia humana de necessidades.

Para trabalharmos todas estas informações e criarmos as peças finais, escolhemos como raciocínio criativo o fato de que “mulheres vão muito além do charme e da beleza”. Assim, o principal pilar da campanha será trabalhar os desafios e as conquistas que esta mulher moderna encontrou ao longo de sua história na sociedade e a forma que ela achou para superá-los, indo muito além do charme e da beleza. Além disso, ligaremos sempre o esmalte à forma com que a mulher expressa sua identidade.

Page 10: Book Impala - Caleidoscópio

Criação

Page 11: Book Impala - Caleidoscópio

11Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Título: Mulheres são mais do que charme e beleza.

Tipo: Anúncio em Revista.

Formato: Página Simples. 20,2cm x 26,6cm. 4 cores.

Impresso

ESTÁ NAS SUAS MÃOS

Mulheres

são surpreendentes.

Se dividem em mil e, ainda

assim, conseguem dar conta

de tudo: familia, trabalho,

amigos e muito mais.

Conquistam o que está ao

alcance de suas mãos,

sempre bem feitas e

mantêm os homens aos

seus pés.

Mulheres têm um segredo

que vai muito além do

charme e da beleza.

Mas se é segredo,

não podemos contar,

não é mesmo?

Escolha o alvo e

conquiste algo hoje.

Page 12: Book Impala - Caleidoscópio

12Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Impresso Título: Mulheres são mais do que charme e beleza.

Tipo: Anúncio em Revista.

Formato: Página Simples. 20,2cm x 26,6cm. 4 cores.

ESTÁ NAS SUAS MÃOS

Mulheres

são surpreendentes.

Se dividem em mil e, ainda

assim, conseguem dar conta

de tudo: familia, trabalho,

amigos e muito mais.

Conquistam o que está ao

alcance de suas mãos,

sempre bem feitas e

mantêm os homens aos

seus pés.

Mulheres têm um

segredo que vai muito

além do charme e da

beleza. Mas se é segredo,

não podemos contar, não

é mesmo?

Escolha o alvo e

conquiste algo hoje.

Page 13: Book Impala - Caleidoscópio

13Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

A mídia impressa, assim como as demais mídias da campanha, está vinculada ao conceito criativo “Mulheres são mais que charme e beleza”. Assim, como meio de representar a mensagem e adaptá-la ao suporte (página simples de revista, no caso), definimos uma linha de arte, um título, texto e, por fim, um slogan para a campanha que vem sempre atrelado à marca (assinatura).

Em um primeiro momento, o leitor tem contato com o título “Somos mais do que charme e beleza” que tem por objetivo prender a atenção e passar a mensagem principal do anúncio. Quanto às finalidades, o título escolhido tem a de estimular a curiosidade dos leitores e, ao mesmo tempo, definir um estado de espírito ou estabelecer uma emoção (ALLEN, O´GUINN e SEMENIK, 2008, p. 334).

Outro elemento da peça é o texto. Quanto a ele, buscamos seguir a ideia trabalhada no título, uma vez que “um corpo de texto eficaz é escrito visando aproveitar e reforçar o título” (O´GUINN, ALLEN e SEMENIK, 2008, p. 335). Desenvolvemos, assim, a ideia de forma persuasiva e envolvente, seguindo diretrizes como, por exemplo, o uso da voz ativa e a narrativa de uma situação dessa mulher Impala, o que gera mais impacto no leitor.

Quanto à linha de arte, há elementos vinculados às pin-ups e à pop art na ilustração, tudo para mesclar a sedução e a beleza à força, história e garra dessa mulher que muito conquistou, muito conquista e muito está por conquistar. Além disso, a ilustração serve como suporte para abrigar nomes de mulheres que foram e são importantes na história da mulher. Isso, para mostrar que muitas das mulheres modernas carregam em si as características, os resultados e a forma de ação de muitas destas mulheres, sem muitas vezes notar.

Além da ilustração, na diagramação e na escolha de tipografia posicionamos os elementos de acordo com a linha de leitura (esquerda para direita, de cima para baixo) e fechamos a mensagem com a assinatura de campanha, fazendo disso um último esforço para fixar a marca na lembrança do leitor – mantendo também um tom convidativo.

Defesa do Impresso

Page 14: Book Impala - Caleidoscópio

14Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Quanto à tipografia, o estilo escolhido para o título está vinculado à pop arte da ilustração, o escolhido como parte da ilustração tem vínculo com a representatividade das cursivas (escrita à mão, marca deixada por cada uma daquelas mulheres) e, por fim, o estilo tipográfico do texto e assinatura vem para dar leveza à leitura e, ao mesmo tempo, servir como um respiro para a arte, tendo assim uma tipografia mais limpa e uniforme.

Por fim, a mensagem persuasiva está completa e, com a assinatura, a identificação com a marca é reafirmada e gera memória no público alvo da campanha.

Defesa do Impresso

Page 15: Book Impala - Caleidoscópio

15Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Lauda

TEC TRILHA  SONORA:  PINK  -­‐  RAISE  YOUR  GLASS  EDIT_1"_BG

LOC  1          (VM)

MULHERES  SÃO  SURPREENDENTES.

 LOC  2              

(VF)SE  DIVIDEM  EM  MIL  E  CONSEGUEM  DAR  CONTA  DE  TUDO:

LOC  3              (VF)

FAMÍLIA

LOC  4            (VF)

TRABALHO

LOC  3            (VF)

AMIGOS

LOC  4            (VF)

E  MUITO  MAIS

LOC  3            (VF)

CONQUISTAM  O  QUE  ESTÁ  AO  ALCANCE  DE  SUAS  MÃOS,

LOC  5            (VM)

(SUSSURRANDO)  SEMPRE  BEM  FEITAS.

LOC  4            (VF)

E  MANTÊM  OS  HOMENS  AOS  SEUS  PÉS

LOC  1            (VM)

(SUSSURRANDO)  SEMPRE  BEM  FEITOS.

LOC  3          (VF) MULHERES  TÊM  UM  SEGREDO  QUE  VAI  MUITO  ALÉM  DO  CHARME  E  DA  BELEZA.

LOC  4          (VF)  SE  É  SEGREDO,  NÃO  PODEMOS  CONTAR,  NÃO  É  MESMO?

LOC  2          (VF) ESCOLHA  O  ALVO  E  CONQUISTE  ALGO  HOJE.

LOC  6          (VF) IMPALA,  ESTÁ  NAS  SUAS  MÃOS

MARCA:  IMPALA LOCUTOR:   DURAÇÃO:  30"

Page 16: Book Impala - Caleidoscópio

16Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

A mensagem principal da campanha, especificada no briefing, é a base para o spot, que segue o mesmo caminho do impresso, mas que foi adaptado à mídia rádio, uma vez que, segundo McLuhan (1969), o meio é a mensagem, ou seja, influi diretamente no sentido da comunicação justificando a adaptação. Sendo assim, adaptamos a ideia para o rádio e começamos a buscar textos, efeitos sonoros, estilos de voz e trilha que alimentassem o conceito. Além disso, para fazer do spot um elemento interessante e chamativo (já que a geração atual é predominantemente visual) para que tenha sucesso no rádio, tem de haver um diferencial que prenda o receptor à mensagem ou, como dito por Silva (1999), mantenha o equilíbrio em um meio que “requer uma lógica diferente da escrita” (1999, p. 46). Feito isso, criamos uma estrutura aceita no padrão publicitário em áudio, isto é, que tem predominância do verbal oral, apresentando elementos do universo feminino associados ao produto e, por consequência à marca Impala. Quanto ao texto, buscamos a adaptação à peça impressa e, para tal, seguimos as diretrizes para criação de textos para rádio presentes no texto de Allen, O´Guinn, e Semenik, (2008, p. 345), como o uso de linguagem comum e familiar e a personalização do texto segundo o tempo real, o local e o público, para gerar identificação. Quanto às vozes, a escolha foi feita não por uma ou duas, mas por várias vozes. Isso, com o objetivo de diversificar, pelo desempenho vocal, a variedade dos tipos femininos, assim, cada voz carrega na performance o conteúdo do fragmento do universo feminino. Mas como em um spot temos de prender o público, conquistá-lo e chamá-lo para a campanha, não seria garantia de sucesso uma ótima escolha de vozes, por isso, começamos a procura por uma trilha perfeita. A encontramos na versão instrumental de “Raise your glass”, da cantora Pink, famosa pela sua postura que tende ao feminismo e ao lado ousado da mulher, elementos que fazem da trilha, que também tem ritmo envolvente, perfeita para a campanha. Além disso, segundo Iuri Lótman (2007), dois são os eixos que dinamizam a cultura: da delimitação e da irregularidade semiótica. O spot do esmalte Impala está configurado, portanto, no eixo da delimitação, já que o foco principal é a apresentação de um universo amplo em forma de fragmentos, sendo que todos estes fragmentos são partes do universo Impala.

Defesa do Spot

Page 17: Book Impala - Caleidoscópio

17Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Ambiental Título: Splash.

Tipo: Intervenção Urbana.

Formato: ----

Page 18: Book Impala - Caleidoscópio

18Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

AmbientalTítulo: “Calçadão”.

Tipo: Intervenção Urbana.

Formato: ----

Page 19: Book Impala - Caleidoscópio

19Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Ambiental Título: Pinball.

Tipo: Intervenção Urbana - Gameficação.

Formato: ----

Page 20: Book Impala - Caleidoscópio

20Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

AmbientalTelas do jogo Pinball

Página Inicial do Pinball Jogo

Tela de login Permissão para compartilhamento do resultado

Page 21: Book Impala - Caleidoscópio

21Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Ambiental Aplicação do jogo Pinball na cabine de entrada da estação de metrô Brigadeiro.

Nome da jogadora fazendo parte do ranking inserido na arte, que será exibido em telas amoled.

Page 22: Book Impala - Caleidoscópio

22Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Nosso objetivo aqui foi o de criar artes (três no total) com formatos que seguissem a lógica dos espaços nos quais elas foram aplicadas – cabine de entrada da estação de metrô (SP), calçadão da praia de Copacaba (RJ) e av. 23 de maio (SP), fazendo deles meios interessante para a construção da mensagem da campanha.

A decisão de tais ambientes como suportes ou, em outras palavras, mídia exterior como aplique, foi tomada uma vez que “a cidade e a arquitetura funcionam como uma espécie de abrigo convencional a que se aplicam símbolos” (VENTURI, 2003, p.18) e, no caso de nossa campanha, a arquitetura e o design urbano foram observados para poder servir de suporte ativo da nossa mensagem, ou seja, o suporte também comunica.

Quanto aos signos escolhidos para a representação da ideia, a arte teve influência da pop art, assim como no impresso e nos demais canais da campanha e, além disso, elementos como a cor, atributo forte da Impala, e o conceito criativo estiveram sempre presentes para reafirmar a arte.

Mas tínhamos um problema: nossa ideia consistia em implantar peças em ambientes públicos, mas atualmente a lei Cidade Limpa está em vigor em São Paulo. Recorremos então a um espaço que há na lei, uma exceção, chamada de espaço para cooperações e parcerias. Esta “brecha” não é um erro na lei, mas sim um meio para que a cidade de São Paulo alcance status de “cidade galeria de arte”. Há aí uma oportunidade para que empresas façam campanhas por meio de grafites evitando, apenas, citar a marca de forma direta ou com destaque - tudo acordado previamente entre empresa e prefeitura e seguindo as normas estabelecidas no artigo 50 da lei -, o que coube exatamente na nossa ideia, uma vez que a única menção da Impala está no logo e/ou no rótulo do produto.

Com o problema resolvido, relacionamos o estilo de arte (ilustração com influência pop art) e o conceito criativo (mulheres são mais do que charme e beleza) aos ambientes. Assim, criamos as três peças.

Começando pelo Pinball, peça mais complexa das três, podemos citar elementos diversos que a fortalecem. Encontramos nela o uso de gameficação (aproximação do mundo dos jogos com o real), uma vez que proporciona ao público um momento de escapismo da rotina de trabalho e de divertimento por meio de um

Defesa Ambiental

Page 23: Book Impala - Caleidoscópio

23Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Defesa Ambiental jogo e, ao mesmo tempo, vincula a campanha com a web por meio da conexão que o jogo tem com as mídias sociais (uma vez que o/a jogador/a acabar, conectará seu Facebook e poderá compartilhar seu resultado, além de ver seu nome aparecendo em parte da arte ambiental).

Ainda falando do pinball, há elementos na arte que vinculam a campanha com o spot, citando as conquistas e as características de nosso público e instigando a vontade de que ele aceite o desafio, acerte o alvo e conquiste algo hoje. Quanto à segunda peça, a que chamamos de splash, há um vínculo direto com todas as outras mídias da campanha, uma vez que o conceito é reafirmado e, além disso, a personagem da campanha volta como parte da arte, formada pelo próprio produto que escorre e deixa a sua marca em uma avenida movimentada, com uma visão privilegiada para quem passa pelo Viaduto do Chá, logo acima. Chegando finalmente à terceira peça, veiculada no calçadão de Copacabana, resta uma pergunta: por que Rio de Janeiro desta vez? E a resposta é simples, a escolha veio para adequar a campanha à base do conceito e do benefício do produto: bem estar. Nada melhor do que sair da rotina, caminhar na praia, sentir-se bem e vincular tamanha sensação à marca Impala. O objetivo, claramente, é o de marcar um lugar na memória de nosso público como a marca do bem estar, aquela que está do seu lado em cada momento, e nada melhor do que uma praia com uma visibilidade forte, grande presença de nosso target e que tenha um ambiente convidativo para a arte.

Page 24: Book Impala - Caleidoscópio

24Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Estratégias OnlineTítulo: Mídias Sociais.

Tipo: Arte para mídias sociais.

Formato: Foto: 180 x 180 pixels - Capa: 849 x 312 pixels (Facebook) e 1440 × 900 pixels (Twitter).

Arte aplicada na página do Facebook.

Arte aplicada na página do Twitter.

Page 25: Book Impala - Caleidoscópio

25Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Estratégias Online Título: Mídias Sociais.

Tipo: Arte para mídias sociais.

Formato: Promoção: 849 x 624 pixels e Jogo: 450 × 624 pixels.

Arte da promoção aplicada na página do Facebook.

Jogo Pinball aplicado na aba do Facebook.

Page 26: Book Impala - Caleidoscópio

26Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Estratégias OnlineTítulo: Pinball para iPad.

Tipo: Jogo para tablets.

Formato: ----

Page 27: Book Impala - Caleidoscópio

27Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Estratégias Online Título: Pinball para iPad.

Tipo: Jogo para tablets.

Formato: ----

Page 28: Book Impala - Caleidoscópio

28Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

As peças web são alguns dos principais elementos de coesão da campanha. Levando em conta que, atualmente, parte considerável da população e, consequentemente, de nosso público alvo está online grande parte do tempo, adaptamos a linha de arte presente nas outras mídias ao mundo web.

Além disso, para fortalecer a imagem da marca e tomar um lugar maior na lembrança do target, criamos um vínculo com a mídia ambiental, um aplicativo e um jogo para o Facebook, além de uma promoção nas redes sociais (baseadas nos dados observados no mapeamento anexo).

A ideia foi a seguinte: precisávamos vincular o conceito “mulheres são mais que charme e beleza” ao suporte, desta vez interativo, mantendo o desejo de pertencimento desta mulher e a identificação com o conteúdo veiculado.

O primeiro passo foi a pesquisa, em que constatamos as fraquezas e oportunidades que a marca tem nas redes sociais, se comparada às concorrentes diretas (Risquè e Colorama), após isto, montamos uma estratégia com pontos diversos, como mudança na linha dos posts, de arte e de linguagem. Feito isso, adaptamos a arte para as redes sociais. Para tal, mantivemos as cores e a personagem principal, assim como o estilo tipográfico e o slogan de campanha (já trabalhados no impresso).

Como parte da estratégia que levantamos, vinculamos a peça à arte ambiental e, além disso, fizemos o planejamento de uma promoção para fortalecimento das redes, que tem o objetivo claro aumentar a popularidade da marca e fortalecer a campanha institucional.

Como parte de tal promoção, criamos uma arte para a sua divulgação, novamente com a mesma linha de arte, mas agora com um novo texto. Neste novo texto, o título estimula a curiosidade dos leitores (ALLEN, O´GUINN, e SEMENIK, p. 334) e o corpo do texto segue as diretrizes de texto (como o uso de substantivos e verbos no singular, verbos na voz ativa, palavras e frases familiares e envolve o leitor (ALLEN, O´GUINN, e SEMENIK, p. 341).

Uma vez que já tínhamos uma linha de arte e um conceito de gameficação (ligado à ambiental), levamos o jogo também aos aplicativos de celulares e tablets e o deixamos disponível também no Facebook, para facilitar o acesso e contribuir para a divulgação.

Defesa das Estratégias Online

Page 29: Book Impala - Caleidoscópio

29Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Todos os elementos trarão maior visibilidade à marca que, atualmente, não tem nenhum diferencial no Facebook e apresenta um perfil fraco no Twitter e, além disso, servirão de reposicionamento da Impala que se apresenta na rede com canais conjuntos com a Mundial. As peças buscam trabalhar a história da mulher e envolvê-la nas suas conquistas passadas, atuais e futuras, mesmo que de forma atemporal, uma vez que “nesse ambiente, os valores dominantes e os interesses são construídos sem referência no passado ou ao futuro, mas na intemporal paisagem das redes de computadores e mídias eletrônicas” (Ruiz, 2002).

Defesa das Estratégias Online

Page 30: Book Impala - Caleidoscópio

30Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Ser publicitário é ter a missão de unir ideias, pensar uma forma e criar uma arte, como em um caleidoscópio. Este é o nosso trabalho e, neste caso, buscamos soluções criativas para os problemas e fraquezas da Impala, objetivando o destaque e a aproximação da mesma com a líder Risqué.

Não foi fácil, verdade, afinal, não há um diferencial realmente grande que distancie uma marca da outra mas há, apesar disso, estereótipos vinculados à marca (como o de que ela não é a melhor, uma vez que não é a mais popular), o que pode ser mudado com um projeto de comunicação bem feito.

No caso que você viu, criamos peças e estratégias para marcar espaço na lembrança do público-alvo, o que traz resultados surpreendentes. Esperamos que tenha gostado e que perceba agora quão complexo é o mundo que há por detrás do planejamento e posicionamento de uma marca. campanha.

Conclusão

Page 31: Book Impala - Caleidoscópio

31Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

ALLEN, Chris T.; O’GUINN, Thomas C.; SEMENIK, Richard J.. Propaganda e Promoção Integrada da Marca. São Paulo: Cengage, 2008.

BARBERO, Jesús Martín. Sujeito, o lado oculto do receptor. Brasília: Brasiliense, 1995.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1990.

CANCLINI, Nestor García. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

COLORAMA. Disponível em: <http://www.coloramaesmaltes.com.br>. Acesso em: 26 mai. 2012 às 10h07min.

FACEBOOK MUNDIAL IMPALA. Disponível em: <http://www.facebook.com/mundial.impala>. Acesso em: 26 mai. 2012 às 12h29min.

FACEBOOK RISQUÉ. Disponível em: <http://www.facebook.com/risqueoficial>. Acesso em: 26 mai. 2012 às 12h34min.

IMPALA. Disponível em: <http://www.mundial.com/quecoreuvou/>. Acesso em: 26 mai. 2012 às 10h23min.

LÓTMAN, Iuri. Semiótica da Cultura e Semiosfera. São Paulo: Anna Blume/FAPESP, 2007.

MCLUHAN, Marshall. O meio é a mensagem. Rio de Janeiro: Record, 1969.

RISQUÉ. Disponível em: <http://www.risque.com.br>. Acesso em: 26 mai. 2012 às 11h15min.

RUIZ, O L. Manuel Castells e a era da informação. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/internet/frameset/net16.htm>. Acesso em: 01 jun. 2012 às 19h54min.

Referências

Page 32: Book Impala - Caleidoscópio

32Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

ReferênciasSANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Minas Gerais: UFMG, 2005.

SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano. Rádio: Oralidade Mediatizada - O spot e osa elementos da linguagem radiofônica. São Paulo: Annablume, 1999.

TWITTER COLORAMA. Disponível em: <http://www.twitter.com/esmaltecolorama>. Acesso em: 26 mai. 2012 às 12h42min.

TWITTER IMPALA. Disponível em: <http://www.twitter.com/mundial_impala>. Acesso em: 26 mai. 2012 às 12h47min.

TWITTER RISQUÉ. Disponível em: <http://www.twitter.com/esmaltesrisque>. Acesso em: 26 mai. 2012 às 12h56min.

VENTURI, Robert. Aprendendo com Las vegas. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Page 33: Book Impala - Caleidoscópio

Anexos

Page 34: Book Impala - Caleidoscópio

Agência

Page 35: Book Impala - Caleidoscópio

35Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Sabe quando você está em dúvida e algum amigo ou alguém da sua família chega e fala “reflita bem antes de tomar qualquer decisão”? Então, se você já ouviu isso, com certeza sabe um pouquinho sobre o que somos e o que fazemos.

Calma, não estamos querendo te confundir, é sério.

Somos um caleidoscópio, e o que mais fazemos é refletir. Isso também não quer dizer que só pensamos e pensamos o tempo todo. Não, isso quer dizer que temos o nosso jeitinho de fazer as coisas, escolhendo as peças certas e depois fazendo a nossa mágica. Se você já viu um caleidoscópio, sabe exatamente do que estamos falando.

Em um caleidoscópio, três espelhos refletem a imagem de vários objetos, gerando um resultado final único e surpreendente.

Para saber mais sobre a gente e ver um pouquinho destes resultados, olhe mais de perto, afinal, para saber exatamente o que é e como funciona um caleidoscópio, você tem que olhar por dentro.

Quem Somos

Comunicar exige capacidade e conhecimento por parte de uma agência. O mercado e o público alvo mudam muito, principalmente em um mundo globalizado e repleto de novas tecnologias, possibilidades e concorrências. Assim, saber observar, analisar e criar, faz com que uma agência esteja muitos passos à frente de uma que usa receitas e lugares comuns.

E se você procura uma agência que saiba buscar caminhos e formas diferentes, encontrou a Caleidoscópio, pois aqui buscamos o sucesso e a satisfação do cliente movimentando ideias e criando uma estratégia única - assim como a forma vista em um caleidoscópio.

Posicionamento

Page 36: Book Impala - Caleidoscópio

36Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Quem já teve um caleidoscópio ou, mesmo que por um minuto, teve a oportunidade de olhar através de um, percebeu a magia que ele carrega. A cada movimento, uma nova combinaçao e um novo resultado.

Esse é o motivo de escolhermos este nome para a nossa agência: nós três gostamos de ser como os três espelhos de um caleidoscópio, refletindo ideias e criando, a cada movimento de nossa imaginação, um novo resultado.

Marca

Poderíamos ter escolhido três caminhos: usar apenas um símbolo, apenas tipo (letras) ou, como fizemos, usar ambos juntos, formando o que chamamos de logomarca.

Nosso logotipo carrega a identidade de um caleidoscópio, tendo como símbolo a imagem interna de um (incluindo suas cores e formas) e, como tipo, o próprio nome do objeto (com uma tipografia com linhas moles para passar a ideia de movimento e fluidez). Além disso, o logotipo possui infinitas variações para representar a recombinação e os novos resultados a que os mesmos objetos (e ideias) podem levar, além de aplicações de acordo com o fundo do suporte em que será colocado.

Logotipo

Page 37: Book Impala - Caleidoscópio

37Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

LogotipoEvolução do logo.

caLeidoscópio caLeidoscópio

CaleidoK.LeidoK-leidoK.leidoK.l3idoCal3ido

kaL3idoK.LeidoK-leidoK.leidoK.l3ido

CaLeidoK.LeidoK-leidoK.leidoK.l3idoK-L3ido

CaLeidoK.LeidoK-leidoK.leidoK.l3idoK-L3ido

CaLeidoK.LeidoK-leidoK.leidoK.l3idoK-L3ido

CaleidoscópioCal3idoK-leidoK.leidoK.l3idoK-L3ido

CaLeidoK.LeidoK-leidoK.leidoK.l3idoK-L3ido

Teste de tipografia para o logo.

Page 38: Book Impala - Caleidoscópio

38Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

LogotipoVariação e aplicação do logo.

Page 39: Book Impala - Caleidoscópio

39Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Papelaria

EnvelopeFormato: 25,5 cm x 33 cm

EnvelopeFormato: 25,5 cm x 11,5 cm

Av. Paulista, 2073Bela Vista - São Paulo - SP

CEP.: 01311-940(11) 7956 - 2444

Av. Paulista, 2073Bela Vista - São Paulo - SPCEP.: 01311-940(11) 7956 - 2444

Av. Paulista, 2073 - Bela Vista - São Paulo - SPCEP.: 01311-940 (11) 7956 - 2444

Papel timbradoFormato: A4 - 21 cm x 29,7 cm

Igor Arrais PadilhaDiretor de Arte Tel: (11) 7956 - 2444E-mail: [email protected]. Paulista, 2073Bela Vista - São Paulo - SPCEP.: 01311-940

Assinatura digital

Page 40: Book Impala - Caleidoscópio

40Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP

(11) 8196-1311 / (11) 8384-6313 / (11) 7956-2444

Papelaria Cartão de visita

Formato: 5 cm x 4 cm

Igor Arrais Padilha - Direção de Arte - (11) 7956 - 2444

Padil

ha@

calei

dosc

opio.

com

- sit

e:ww

w.ca

leido

scop

io.br

twitter: @caleidoscopio - Facebook.com

/Caleidoscopio

Gabriela Rodrigues - Planejamento - (11) 2384 - 6313

Gabr

iela@

calei

dosc

opio.

com

- sit

e:ww

w.ca

leido

scop

io.br

twitter: @caleidoscopio - Facebook.com

/Caleidoscopio

Carolina Fraga - Diretora de Criação- (11) 2384 - 6313

Caro

lina@

calei

dosc

opio.

com

- sit

e:ww

w.ca

leido

scop

io.br

twitter: @caleidoscopio - Facebook.com

/Caleidoscopio

Igor A

rrais

Padil

ha - D

ireçã

o de A

rte - (

11) 7

956 -

2444

[email protected] - site:www.caleidoscopio.br

twitter: @caleidoscopio - Facebook.com

/Caleidoscopio

Igor Arrais Padilha - Direção de Arte - (11) 7956 - 2444

Padil

ha@

calei

dosc

opio.

com

- sit

e:ww

w.ca

leido

scop

io.br

twitter: @caleidoscopio - Facebook.com

/Caleidoscopio

Gabriela Rodrigues - Planejamento - (11) 2384 - 6313

Gabr

iela@

calei

dosc

opio.

com

- sit

e:ww

w.ca

leido

scop

io.br

twitter: @caleidoscopio - Facebook.com

/Caleidoscopio

Carolina Fraga - Diretora de Criação- (11) 2384 - 6313

Caro

lina@

calei

dosc

opio.

com

- sit

e:ww

w.ca

leido

scop

io.br

twitter: @caleidoscopio - Facebook.com

/Caleidoscopio

Igor A

rrais

Padil

ha - D

ireçã

o de A

rte - (

11) 7

956 -

2444

[email protected] - site:www.caleidoscopio.br

twitter: @caleidoscopio - Facebook.com

/Caleidoscopio

SiteFormato: HTML - Layout Flexível