boletim rede - novembro 2011

12
O diálogo entre adolescentes da Amazônia, com meninos e meninas da periferia e bairros centrais de São Paulo, durou um ano inteiro. Trocaram trabalhos, textos, desenhos e poesias trazendo reflexões sobre a diversidade cultural e ambiental. Ao longo desse período os adolescentes aproximaram suas distâncias. Quem vive perto da terra aprendeu com quem mora no meio da cidade. Suas visões de mundo se ampliaram, os repertórios se enriqueceram. Para celebrar esse diálogo, a Vaga Lume organizou 2º Acampamento de Integração, que aconteceu de 1 a 7 de outubro de 2011, em Pirenópolis (GO), perto de Brasília. Inspirada em experiências como os encontros de adolescentes de diversas nacionalidades, as antigas colônias de férias e outros programas de integração na infância ao redor do mundo, todos visando promover a cultura da paz, a Vaga Lume apostou, mais uma vez, na estratégia de reunir, sob a bandeira da integração e da reflexão sobre “O nosso meio ambiente”, adolescentes de 11 a 14 anos, representando suas escolas, comunidades e instituições de São Paulo e comunidades da Amazônia. De São Paulo estavam presentes o Colégio Oswald, Gotas de Flor com Amor e Projeto Anchieta; da Amazônia, Castanhal (PA), Ouro Preto do Oeste (RO), Pacaraima (RR), Ponte Alta do Tocantins (TO) e Santarém (PA). Ao todo, foram 59 participantes, entre educadores e adolescentes. Os seis dias foram preenchidos com apresentações dos trabalhos trocados ao longo do ano, passeios, noites culturais, trocas de experiências e muita diversão. Boa leitura! Abertura BOLETIM DA REDE Número 04 - Ano II - Novembro 2011 SUMÁRIO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 11 Abertura Cronograma do Acampamento Passeios 28 de Novembro, Ouro Preto do Oeste (RO) e Gotas de Flor (SP) Trocas de Trabalhos: Santa Rosa, Pacaraima (RR) e Gotas de Flor (SP) São José do Couto, Campinápolis (MT) e Colégio Oswald (SP) Murumuru, Santarém (PA) e Colégio Oswald (SP) Cupiúba, Castanhal (PA) e Projeto Anchieta (SP) Assentamento João Batista, Castanhal (PA) e Projeto Anchieta (SP) Barreiros, Ponte Alta do Tocantins (TO) e Casa do Zezinho (SP) Jornal e Bandeira Hinos do Acampamento

Upload: vaga-lume

Post on 08-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim Rede - Novembro 2011

TRANSCRIPT

O diálogo entre adolescentes da Amazônia, com meninos e meninas da periferia e bairros centrais de São Paulo, durou um ano inteiro. Trocaram trabalhos, textos, desenhos e poesias trazendo reflexões sobre a diversidade cultural e ambiental. Ao longo desse período os adolescentes aproximaram suas distâncias. Quem vive perto da terra aprendeu com quem mora no meio da cidade. Suas visões de mundo se ampliaram, os repertórios se enriqueceram.

Para celebrar esse diálogo, a Vaga Lume organizou 2º Acampamento de Integração, que aconteceu de 1 a 7 de outubro de 2011, em Pirenópolis (GO), perto de Brasília.

Inspirada em experiências como os encontros de adolescentes de diversas nacionalidades, as antigas colônias de férias e outros programas de integração na infância ao redor do mundo, todos visando promover a cultura da paz, a Vaga Lume apostou, mais uma vez, na estratégia de reunir, sob a bandeira da integração e da reflexão sobre “O nosso meio ambiente”, adolescentes de 11 a 14 anos, representando suas escolas, comunidades e instituições de São Paulo e comunidades da Amazônia. De São Paulo estavam presentes o Colégio Oswald, Gotas de Flor com Amor e Projeto Anchieta; da Amazônia, Castanhal (PA), Ouro Preto do Oeste (RO), Pacaraima (RR), Ponte Alta do Tocantins (TO) e Santarém (PA). Ao todo, foram 59 participantes, entre educadores e adolescentes.

Os seis dias foram preenchidos com apresentações dos trabalhos trocados ao longo do ano, passeios, noites culturais, trocas de experiências e muita diversão.

Boa leitura!

Abertura

BOLETIM DA REDENúmero 04 - Ano II - Novembro 2011

SUMÁRIO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

12

11

Abertura

Cronograma do Acampamento

Passeios

28 de Novembro, Ouro Preto do Oeste (RO) e Gotas de Flor (SP)

Trocas deTrabalhos:

Santa Rosa, Pacaraima (RR) e Gotas de Flor (SP)

São José do Couto, Campinápolis (MT) e Colégio Oswald (SP)

Murumuru, Santarém (PA) e Colégio Oswald (SP)

Cupiúba, Castanhal (PA) e Projeto Anchieta (SP)

AssentamentoJoão Batista, Castanhal (PA) e Projeto Anchieta (SP)

Barreiros, Ponte Alta do Tocantins (TO) e Casa do Zezinho (SP)

Jornal e Bandeira

Hinos do Acampamento

CRONOGRAMA DO ACAMPAMENTO

2

“Antes de tudo foi importante criar rituais de passagens para cada tempo. Cantar cedinho para despertar, despertar o corpo antes do café e do pensar, dar espaço para as brincadeiras e manifestações livres, para o descanso, criar momentos para o lúdico e deixar que os adolescentes e educadores pudessem construir também suas ações espontâneas. Fomos apenas “mediadores” facilitadores de um grande encontro.”

Márcia Licá, educadora Vaga Lume

TROCAS ENTRE OS PARES Água

3

“Os rios são muito importantes também para a criação de gado. Sem água seria impossível ter qualquer tipo de criação de animal. Nós somos filhos de pequenos agricultores, somos dependentes do meio ambiente.”

EMEF 28 de Novembro, Comunidade 28 de Novembro, Ouro Preto do Oeste (RO)

“Antes eu gastava muita água, agora sei economizar.”

Gotas de Flor com Amor,turma B, São Paulo (SP)

4

“Trabalhamos juntos na limpeza da comunidade separando todos os tipos de lixo orgânico e inorgânico e usamos os que servem para fazer reciclagem.”

Escola Indígena Tuxaua Lobato, Comunidade Santa Rosa, Pacaraima (RR)

“Conversamos com Sr. Edson, catador de lixo. Após recolher o lixo, ele leva tudo pra frente de sua comunidade e faz separação dos diversos tipos de lixo, para depois vender num ferro velho.”

Gotas de Flor com Amor, turma A, São Paulo (SP)

TROCAS ENTRE OS PARES Lixo e Reciclagem

5

“No passado, havia competições de canoagem e pessoas nadavam no rio Tietê. Em volta haviam casas, sítios e poucas fábricas.”

Colégio Oswald, turma A, São Paulo (SP)

“Hoje, por causa do ser humano e da sua ganância, tudo está sendo destruído, tínhamos tudo em abundância: água, árvores, peixes e outros animais, hoje não temos mais essas belezas naturais”. EM São José do Couto, Comunidade São José do Couto, Campinápolis (MT)

O que estamos fazendo com nossos rios?

“Fizemos um vídeo com a idéia de estimular a busca pelas alternativas sustentáveis. Ainda há muito o que aprender e ensinar.” Colégio Oswald, turma B, São Paulo (SP)

6

“Lá em nossa comunidade já nos conscientizamos, fazemos a reciclagem de garrafa pets e tem uma cooperativa que faz artesanato pra vender.” Escola Nossa Senhora da Guia Afro Amazônida, Comunidade Murumuru, Santarém (PA)

TROCAS ENTRE OS PARES Consumo... E depois?

7

“Na minha casa a gente tem uma horta e a gente planta um monte de coisa. Comemos o que plantamos!”

EMEF Paulo Freire, Comunidade Cupiúba, Castanhal (PA)

“Com certeza a sustentabilidade é a melhor forma de viver sem agredir o meio ambiente.”

Projeto Anchieta, turma A, São Paulo (SP)

Desenvolvimento Sustentável

“Como será o nosso ar? Precisaremos usar máscaras?”

Projeto Anchieta, turma B, São Paulo (SP)

“As pessoas tem que se conscientizar reduzindo o lixo e as queimadas, que liberam uma fumaça na atmosfera, prejudicando o nosso ar e ajudando no aquecimento global.”

EMEF Roberto Remigi, Assentamento João Batista II, Castanhal (PA)

8

TROCAS ENTRE OS PARES Ar: Ontem, hoje e amanhã

9

“Hoje tem mais casas e prédios do que árvores e plantas. De uma certa forma, antigamente o meio ambiente era mais respeitado.”

Casa do Zezinho,São Paulo (SP)

“O meio ambiente aqui é prejudicado por desmatamento. Perto dos rios algumas pessoas desmatam a cinco metros, dez metros de distância e outros desmatam tudo, não obedecem a lei. Prejudica muito, porque seca os rios.”

EM Raimundo M. Glória, Comunidade de Barreiros, Ponte Alta do Tocantins (TO)

Desmatamento

Os adolescentes usaram a criatividade para desenhar, escrever e assim produzir um jornal com matérias e noticias sobre suas vivências no Acampamento.

O símbolo da bandeira do 2º Acampamento de Integração foi inspirado na ideia do grande educador Polonês Janusz Korczak, defensor e percussor dos direitos das crianças e adolescentes no mundo, que acreditava que todas as crianças deveriam ter um símbolo único que as representassem mundialmente. Para ele, o símbolo escolhido seria um trevo de quatro folhas, pois significava sorte.

Jornal

Confecção da Bandeira

10

Jornal e Bandeira

Passeios

11

Visita ao IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado)

Passeio histórico em Pirenópolis

Para fortalecer a discussão sobre a questão ambiental, foi realizada uma visita ao IPEC, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que é referência em aplicação de técnicas sustentáveis. Está localizada em um Ecocentro, na cidade de Pirenópolis.

Os participantes fizeram um passeio turístico pela cidade histórica de Pirenópolis, cada família contou com um guia que explicava fatos históricos da cidade, curiosidades e informações sobre a cultura local.

Rua Aspicuelta, 678 - Vila Madalena - São Paulo - SP 05433-011 - Tel 11 3032-6032

www.vagalume.org.br

“Preserve a natureza e o meio ambiente, Nós somos Vaga Lumes, venha cantar com a gente.”

Refrão do hino do Acampamento, composto em 2008.

“Ponte Alta, Ouro Preto, São Paulo, SantarémPacaraima, São José, Castanhal veio tambémViemos integrar cultura e meio ambienteNós somos família amarela venha cá cantar com a gente.”

Família Amarela

“Azul é nossa família Mas a Rede é que nos une Seremos para sempre Da família Vaga Lume.”

Família Azul

“Nós somos os brancos, somos naturais, Promovemos a união,nos intercâmbios culturaisNesse Acampamento formamos a corrente Para defender o meio ambiente.”

Família Branca

“Nós somos os vermelhos e somos animados, Fazemos intercâmbio com vários estados. ONGs, escolas e comunidades,Trocamos conhecimento no 2º Acampamento.” Família Vermelha

Programa Rede

Patrocínio Exclusivo