boletim pib 110

16
BOLETIMPIB Primeira Igreja Batista de União da Vitória 16 de dezembro 2012 | Edição 110 DISTRIBUIÇÃO GRATUÍTA | VENDA PROIBIDA Pág. 03 Pág. 04 O Lar é um Livro de Memórias Pág. 08 O que estamos fazendo com a igreja? Terra do Mexerico pág. 06 O natal que transforma os pequenos em grandes e os grandes em pequenos Mateus 2.6

Upload: pib-uniao-da-vitoria

Post on 19-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Patoral: O natal que transforma os pequenos em grandes e os grandes em pequenos. Mensagem: O lar é um livro de memórias / O que estamos fazendo com a igreja? / Terra do mexerico.

TRANSCRIPT

BOLETIMPIBPrimeira Igreja Batista de União da Vitória

16 de dezembro 2012 | Edição 110

DIS

TR

IBU

IÇÃ

O G

RAT

UÍT

A |

VE

ND

A P

RO

IBID

A

Pág. 03 Pág. 04

O Lar é um Livrode Memórias

Pág. 08

O que estamosfazendo com a igreja?

Terra doMexerico

pág. 06

O natal que transforma

os pequenos em grandes

e os grandes em pequenos

Mateus 2.6

Nosso Pastor

Pr. Leandro Correa MenegatteClaro.: (42) 8839-3555Tim.: (42) 9992-5852

Blog: prlcmenegatte.blogspot.comE-mail: [email protected] [email protected]

ATENDIMENTO NA IGREJA:terças e quintas-feirasdas 9h às 17h ou agendamento

.com/pibdeuniao

.com/pibdeuniao

.com/pibdeuniao

ÍNDICE

programaumtempocomdeus.blogspot.com

Rua Barão do Cerro Azul, 277 - CentroUnião da Vitória - Paraná - CEP 84.600-000

Fone: (42) 3523-3897

http://www.radiotempocomdeus.com.br/

Tiragem: 50 exemplaresTextos e conteúdos: Pr. LeandroLayout e diagramação: Dônevan Rayzel e Eloisa StraussImpressão: Dônevan e EloísaDoação de suprimentos: HI Soluções web e Donny CartuchosColaboração do mat. de impressão: Anunciantes do classificadoAcabamento: Eloisa Strauss

Boletim PIB

.com/pibdeuniaoVeja nosso boletim on-line

87,9FM

PIB na mídia

03. O Lar é um Livro de Memórias04. O que estamos fazendo com aigreja? 06. Pastoral: O natal que transformaos pequenos em grandes e os grandesem pequenos08. Terra do Mexerico09. Crianças10. Avisos e eventos12. Anotações13. Diário de Oração14. Nesta Semana na PIB - Atividades - Aniversariantes - Escala15. Classificados

03Especial

O LAR É UM LIVRO DE MEMÓRIAS Miriam Robinson

04 ARTIGO

Reunido com seus discípulos, Jesus faz uma pergunta que deixou Pedro à vontade para responder: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é? (...) Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas” (Mt 16.13-14). Entretanto, a preocupação de Jesus não consistia na maneira como as pessoas o enxergavam ou pensavam sobre ele. O que Jesus desejava era saber o que seus discípulos falavam a seu respeito ou sobre como os discípulos demonstravam ser Jesus. Por isso, prosseguiu reformulan-do a pergunta: “E vocês? Quem dizem que eu sou?” (Mt 16.15). Quando Pedro responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, Jesus afirmou que essa revelação fora feita pelo Espírito. E sobre aquilo que saiu da boca de Pedro, revelado pelo Espírito Santo, a sua igreja seria edificada. Ou seja, Jesus deu ênfase naquilo que definiria a sua igreja: “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Isso fez uma diferença enorme na vida dos discípulos e, por conseguinte, da igreja. A igreja como instituída por Cristo sempre foi fundamental no ser discípulo.

Mas, com o passar do tempo a ênfase dada por Jesus foi sendo mudada. Todos agora são evangélicos. Alguns são “gospel”. Já fomos mais respeitados quando o caráter era trabalhado em nossas igrejas. A ênfase mudou. Passou a ser o poder espiritual com interesse no poder material e político, pois o interesse não está no quebrantamento espiritual, mas no

“poder espiritual” para dominar. Neste caso a Bíblia foi aos poucos sendo posta de lado porque ela estabelece padrões e limites em todo o procedimento, mas parece que isso não interessa em alguns casos.

A ênfase de Jesus mudou. Foi substituí-da por revelações em cascata, de profecias onde líderes nem sempre sensatos fogem ao controle das Escrituras e ditam sua visão pessoal como se fosse palavra divina. O senso crítico foi abandonado. De pastor passou-se a bispo, a apóstolo (e sabe Deus onde isso vai parar...). De discípulos comprometidos com o Reino a consumido-res exigentes que só se satisfazem se a igreja for do seu jeito e se atender aquilo que acredita ser a sua demanda; caso contrário, procura-se outro “fornecedor religioso”.

A igreja se desequilibrou. E isso é grave, pois uma igreja desequilibrada gera pessoas desequilibradas. Porém, o evangelho, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, gera saúde, não enfermidade. Hoje não é difícil encontrar grupos que acham os sãos espirituais e emocionais de frios e sem experiências sobrenaturais. E se o rebanho não cresce é porque falta “poder”. Que “poder”?

A ênfase mudou. A ética deu lugar à celebração. É mais importante o “louvor-zão” do que a reflexão sobre como anda a vida com Deus, o conserto da vida e das relações, a afirmação de valores divinos. Pouco se fala contra o pecado e santidade, a volta de Cristo, as exigências divinas para

O QUE ESTAMOS FAZENDO

COM A IGREJA?

05ARTIGO

uma vida séria e comprometida com o Reino. As Escolas Bíblicas que antes eram fundamentais, onde numa cena belíssima pais caminhavam com seus filhos rumo ao templo, todos com suas Bíblias em punho. Hoje parece que não há tanto prazer. Aliás, não raro, as Bíblias são esquecidas ou deixadas propositadamente nos bancos do templo para que no domingo seguinte se encontre com seu dono. Quem sabe assim gera saudade da Palavra de Deus!

A ênfase mudou. A ética deu lugar a estética. Certa vez preguei numa igreja de minha denominação e fiquei assustado. Parecia um show. A entrada do grupo de louvor foi no mínimo doentia. As luzes do templo foram apagadas, refletores acesos cujos focos coloridos coreografavam no ambiente tornando-o num lugar mais parecido com uma danceteria. E o entusias-mo da “galera”? Senti-me mal. E envergo-nhado. Não foi isso que aprendi na Bíblia.

O que estamos fazendo com a igreja? Aquela igreja onde a Bíblia é pregada, em que a crença no poder do Espírito para fazer a obra crescer nos leve a prescindir de atos desonestos, de manipulações e de extorsão na contribuição. Aquela igreja que evangeliza e não agride. A igreja que aceita o crescimento dado pelo Espírito, e não o de produto de um marketing voltado para o seu “mercado consumidor”. Aquela igreja onde caráter é mais importante. Aquela igreja em que o evangelho não ceda lugar à convivên-cia sem confrontações e sem exigências em nome de não repelir as pessoas. Aquela igreja que prega Jesus e não política. Que façamos da nossa igreja uma igreja que valha a pena. Uma igreja cheia de discípu-los comprometidos com o Reino e não uma igreja “gospel”, cheia de evangélicos vazios da vida de Deus.

Pr. Leandro Menegatte

06 PASTORAL

Na época do nascimento de Jesus existiam três civilizações extremamen-te importantes: Jerusalém que era a capital religiosae se especializou no conhecimento das Escrituras;Roma, capital política que avançou muito na organização militar e jurídica;e Atenas, na Grécia, berço da civilização moder-na cujas descobertas são notáveis e influenciam até hoje, por exemplo:a Matemática de Tales de Mileto; a geometria de Euclides ePitágoras (“o quadrado da hipotenusa de qualquer triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos catetos”); a física de A r q u i m e d e s ; a b i o l o g i a d e A n a x i m a n d r o ; a m e d i c i n a d e Empédocles que descobriu que o sangue sai do coração e volta a ele, e que os poros da pele auxiliam no trabalho de trocas respiratórias, foram eles que descobriram o sistema nervoso, desenvolveram a cirurgia e muitas outras realizações científicas; além disso, tem a cultura, a arte e a língua.

Em contrapartida está Belém que era considerada a menor dentre as principais cidades: Jerusalém, Roma e Atenas. Mas por que era considerada a menor? Era considerada menor não porque era pequena em tamanho e população somente, mas porque não tinha do que se orgulhar, não possuía as realizaçõesdas grandes cidades, era pobre, abandonada, fazia parte do distrito de Efrata. Mas como Deus anda

na contramão do pensamento huma-no, atribuiu a Belém a importância que ninguém dava. Este verso é de alguma forma uma exaltação à cidade de Belém quando diz: “Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá...”, a razão é simples: “...pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo”.A importância de Belém, portanto, está no fato de que esta cidade foi o berço de Jesus.

Mas, por que Jesus nasceu em Belém se havia tantos lugares impor-tantes na época, que poderiam ser o berço do seu nascimento?

A) POR UMA QUESTÃO DE PROMESSA – Deus havia restaurado a promessa a Israel por Davi que da descendência dele viria o Messias. Belém era a cidade natal de Davi, logo Jesus nasceria lá.

B) POR UMA QUESTÃO DE HUMILDADE – Jesus não nasceria numa cidade autosuficiente, orgulhosa de si mesma.

Neste caso, se pensarmos em indivíduos, o que os faz ser importan-tes? Quais os pressupostos que nos fazem avaliar se uma pessoa é importante ou não? A sociedade diz que pelos bens que possui, ou pela posição de autoridade.A importância está ligada ao mérito, prestígio, influência. Por isso muitas pessoas estão envoltas por preconceitos, discriminações, valorização de uns

O natal que transforma os pequenos

em grandes e os grandes em pequenos

Mateus 2.6

07PASTORAL

depreciando outros. E esta história é muito mais que a história de uma cidade, é a história de pessoas rejeitadas, discriminadas, postas de lado.

Quero que você pense no natal de uma forma diferente: O natal representa a importância que você tem. Pois você tem importância pra Jesus; é por isso que ele nasceu. E aquilo que as pessoas pensam de você não significa necessariamente que você o seja. O mais importante é o que ele pensa de você: um ser muito especial, que foi capaz de ser objeto do seu amor incondicional, fazendo com que ele nascesse para mudar a sua vida.

Não dê importância ao que não tem importância. O próprio Jesus teve uma experiência assim. Quando as pessoas pediram a sua morte, ele disse: “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem”. Em outras palavras, ele disse: Pai, eles não conseguem ver em mim o a importân-cia que tenho. As pessoas o considera-vam um falsário, um mentiroso, o falso Messias. Ou seja, as pessoas tiveram uma visão distorcida a seu respeito. As pessoas não davam importância a ele, mas ele sabia que era importante.

Guarde uma coisa em seu coração: a forma com que você se vê será a forma com que os outros lhe verão.As pessoas podem dizer que você é ninguém por não ter estudo, por não ter um carro do ano, não ter uma boa casa. Ou então, você se sente inferiorizado por você mesmo achando

q u e m e r e c e n a d a , talvez porque as pessoas não ligam pra você, ou porque seu marido lhe despreza, ou porque é o único da família que não estudou...

Então, a grandeza do natal se baseia no fato d e Q U E N Ó S S O M O S IMPORTANTES PORQUE J E S U S N O S F A Z IMPORTANTES. Ou seja, a importância da vida não está naquilo que construímos para nós, mas naquilo que Jesus constrói para nós. O valor de uma pessoa não está naquilo que possui, mas em Jesus. Ele é o único que pode lhe dar o real valor. Talvez qualquer pessoa não fosse capaz de dar a sua vida por você, mas Jesus deu. Ele abriu mão de toda a glória, riqueza por amor a mim e a você. Permita que o natal revele em seu coração que o nascimento de Jesus é porque você é muito importan-te pra ele. Permita que ele nasça em sua vida.Ele precisa liderar sua vida, ser Senhor de seu coração, ser o pastor da sua alma. Receba-o em seu coração.

Pastor Leandro Menegatte

PARÁBOLA08

Você já ouviu falar da Terra do Mexerico? Não? É de admirar, pois não está muito distante. Fica situada junto à Baía da Falsidade, onde a velha Senhora Boato reside.

A Terra do Mexerico não fica longe para quem quer ir lá: a Ociosidade o levará em menos de uma hora. A Estrada dos Maldizentes é muito popular e preferida pela maioria das pessoas que visitam a Terra do Mexerico, por ser asfaltada. Contudo, há um perigo, porque quase todos os visitantes, cedo ou tarde, caem na Baía da Falsidade, cujas águas são muito sujas por receberem os detritos de diversas povoações.

A estrada passa pelo túnel do Ódio, sendo a rua principal chamada de Dizem, e termina numa grande praça que tem por nome Ouvir Dizer. Muitas pessoas viciadas passam ali horas esquecidas, sendo acariciadas pela brisa da Baía da Falsidade conhecida pelo nome de Não Conte Nada.

No centro da cida está o Parque das Histórias. É um recinto perigoso, não

sendo raros os crimes de morte. As últimas vítimas foram um homem chamado Bom Nome e uma senhora conhecida pelo apelido de Reputação. Os atacantes quase sempre se escondem na Vila da Difamação, um lugarejo onde governa um certo indivíduo chamado Orgulho Invejoso. Este é um corcunda horripilante, mas por ter certas maneiras atrativas, consegue ganhar algumas amizades - principalmente daqueles que preferem viver na Terra do Mexerico.

A estrada Dizem, apesar de bem

frequentada, é muito perigosa: muitas pessoas têm sido atacadas ali e deixadas ao lado muito maltratadas. Esquecíamo-nos de mencionar que esta estrada atravessa uma colina chamada Remorso, a qual, apesar de regada com lágrimas abundantes, produz muitos frutos amargos. Ao lado, encontra-se o cemitério onde estão sepultadas muitas pessoas que por descuido se aproximaram daquela terra de maldição. Evitai, pois, a Terra do Mexerico.

T E R R A D O M E X E R I C OT E R R A D O M E X E R I C OT E R R A D O M E X E R I C O

09CRIANÇAS

AVISOS E EVENTOS10

CULTO DE

ORAÇÃO

O que você faz as quartas-feiras às 19h30? É mais importante que encontro de oração da igreja? Lembre-se que é o dia do culto de oração. Una-se à igreja nesse propósito.

Se você está com seu coração aberto e deseja ser um colaborador dos programas de rádio, converse com o pastor e saiba como.

Escola BíblicaEscola BíblicaEscola BíblicaDom

9h30Quem leva os filhos no presente,

colherá os frutos no futuro!

CLASSES:AdultosJovensJunioresCrianças

Fruto de uma vidafiel ao Senhor!

Dízimo Ao entrar no

cultoDesligue seu

celular

AVISOS E EVENTOS 11

ÚLTIMOS AVISOS

SOM E PROJEÇÃOSe você deseja ingressar nas equipes de som e projeção, venha e converse com o Donevam.

AVALIAÇÃOHoje à noite se tivermos a presença de 50 membros (2/3 dos membros ativos) realizaremos a avaliação do ministério. Contamos com você!

CULTO DE NATALNossa comemoração de Natal será no próximo domingo no culto da noite. Venha e traga sua família e amigos.

HOMENS DE VALORInformamos que os homens de valor estão em recesso. Retornando suas atividades em 2013. Agradecemos a todos que estiveram junto conosco este ano e puderam compartilhar e viver em comunhão com os homens da igreja. Deus abençoe a todos!

GRUPO DE MULHERESO grupo de mulheres também está em recesso e volta com suas atividades em 2013. Que Deus abençoe essas batalhadoras em sua fé e em seu trabalho na igreja.

JOVENSPara encerrar as atividades jovens, que tal algo diferente? Uma pizza estará rolando dia 18 (terça-feira) fiquem ligado no twitter da PIB ou liguem para o Dônevan ou Luciano no dia. Deus abençoe a toda essa galera. E você que não faz parte ainda, se una conosco ano que vem. Até 2013. vlw!

SUA DOAÇÃO DE ALIMENTOSTAMBÉM É UMA OFERTA DE AMOR

Estamos na campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene para o

departamento social da igreja.“Além disso, não vos esqueçais de fazer o

bem e de partilhar as coisas com outros, porque Deus se agrada bem de tais obras.’’

Hebreus 13:15-16Departamento Social - PIB de União

ANOTAÇÕES12

Diári deOração

SAÚDE RESTAURAÇÃO17D I A

18D I A

19D I A

20D I A

21D I A

22D I A

Ore pedindo a Deus pela saúde de: Amélia, Elza, Catarina e Cassi.

Ore por sua vida e sua igreja. Suplique a Deus que nos impulsione ao arrepen-dimento, cura e intimidade. Que a glória de Deus esteja sempre refletindo em sua vida. Que ela seja restaura-da e avivada.

Ore pelos líderes eleitos para o ano de 2013. Que o Espírito Santo de Deus esteja capacitando-os e ungindo-os para o bom exercício da liderança.

Ore pedindo a Deus em favor do departamento infanti l da igreja e do min is tér io de música. Agradeça a Deus pelos que estão nesses ministérios e peça por mais pessoas com o desejo de ingressar e fortaleça os que neles já estão.

Ore em favor do ministério de evangelização: UPA, Profeta Daniel, Programa um Tempo com Deus e Evangelho na Ponta dos Dedos. Que haja um mover extraordinário do Espírito Santo no intuito de resgatar as vidas que Jesus também ama. E que Deus levante mais pessoas com o interesse de envolver-se nesses ministérios.

Ore em favor dos novos crentes que estão de unindo à igreja. Os que foram batizados e estão sendo p r e p a r a d o s p a r a u m p róx imo ba t i smo. Ore também por outros mais que o Senhor acrescentará à igreja. Que sua fé seja fortalecida e suas vidas edificadas em Cristo.

23D I A

Ore em favor do culto de hoje. Que a glória de Deus se manifeste de maneira poderosa em nosso meio. Que nosso coração esteja à vontade na presença do Senhor. Que a mensagem toque profundamente nos corações.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

Faça seu pedido de oração depositando-o na urna

disponível na entrada do templo ou envie um

e-mail para [email protected]

13DIÁRIO DE ORAÇÃO

LÍDERES

NOVOS CRENTESMINISTÉRIOSDEP. INFANTIL

CULTO DE HOJE

DOMINGO

09h30 - Culto Matutino

10h15 - Escola Bíblica

19h30 - Culto de Adoração

QUARTA-FEIRA

19h30 - Culto de Oração

SÁBADO

19h30 - Conexão Jovem

ATIVIDADES NA PIB ATIVIDADES EXTRASSEGUNDA-FEIRA14h00 - Profeta Daniel INFO: ILDA15h30 - Unidade Prisional Avançada (Estudo Bíblico) INFO: SELMA19h30 - Encontro das mulheres INFO: JAMILETERÇA-FEIRA19h30 - Encontro dos Homens de Valor INFO: MÁRIOSEXTA-FEIRA17h00 - Unidade Prisional Avançada (Culto) INFO: PR. LEANDRO E ROBERTOSÁBADO15h00 - Comunidade Terapêutica Hermom (quinzenal) INFO: MAURÍCIO18h00 - Culto Evangelístico em Cruz Machado (quinzenal) INFO: PR. LEANDRO

DEZEMBRO

03 Fabricio Martins – 9125-5076 (criança)11 Isabeli de Souza – 8406-330613 Rubens Kirschner – 3523-921817 Alexandra Sudoski – 3523-3583 (frequentadora)22 Mateus Siqueira – 3522-8963 (criança)

ESCA

LA

Sonoplastia ¹ ²

Data-Show ¹ ²

Fotografia ²

Recepção

Participação Especial

Domingo (Noite) 16/12 23/12 30/12 06/01

VERAGENDA

Eloisa / Isabeli

Isabel Felippin

Jean Messias

Júlio e Jamille

Sonoplastia ¹ ²

Data-Show ¹ ²

Quarta-feira 19/12 26/12 02/01 09/01

Eloisa / Isabeli

Rubiane

Sonoplastia ¹ ²

Data-Show ¹ ²

Domingo (Manhã) 16/12 23/12 30/12 06/01

Eloisa / Isabeli

Rubiane

Eloisa / Tiago

Andrea

Eloisa / Tiago

Renan

Isabel Felippin

Ronnie e Ivana

Casamento

08 Carlos e Dagmar – 3523-660014 Pr. Leandro e Andrea – 3524-757029 Éder e Verônica – 3523-1100 Roberto e Gislaine – (47)3625-1545

Caso

não p

ossa

estar

pres

ente,

favo

r avis

ar ao

Dône

van c

om um

dia d

e ante

cedê

ncia.

ATENÇÃO: Os anúncios para o boletim PIB só serão aceitos para publicação até quinta-feira às 18h00, através do e-mail [email protected] | A PIB de União da Vitória não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos

oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados no boletim. Se você também deseja anunciar aqui e ajudar na impressão do boletim, entre em contato com o pastor.

Classificados

PRECISA

EMPREGO

VENDE

Anuncie aqui. É gratuíto

Anuncie aqui. É gratuíto

www.donny.com.br

(42) 9932-9033 [TIM](42) 9103-0842 [VIVO]

C/ CASSI

CARTUCHOSREMANUFATURADOS,

E RECARGAS

R. Clotário Portugal, 632 (ao lado da Fiat (Famma)Centro, União da Vitória - PR

www.hisul.com.br

hisul3523 4949

Provedor de internet

ANUNCIE AQUI

Anuncie aqui. É gratuíto

ANUNCIE AQUIE AJUDE NA IMPRESSÃODO BOLETIM

ANUNCIE AQUIE AJUDE NA IMPRESSÃODO BOLETIM

ANUNCIE AQUIE AJUDE NA IMPRESSÃODO BOLETIM

ANUNCIE AQUIE AJUDE NA IMPRESSÃODO BOLETIM