boletim metal news

2
Metal News I Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Pre to e Região entrará na jusça para pedir revisão do FGTS dos trabalhadores ENTENDA O QUE ACONTECEU Boletim Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região ANO I NÚMERO 1 JUNHO 2013 O presidente da Força Sindical e nosso companheiro o Deputado Federal Paulinho da Força (PDT- SP), protocolou na última terça feira (28), ação contra o Governo devido às correções feitas de forma errada sobre os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os depósitos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, “deveriam ser corrigidos pelo índice da poupança mais os 3% de juros ao ano. Mas o que acontece na prática, é que com uma manobra contábil, o Governo, corrige usando a Taxa Referencial, a TR, que é bem menor que a poupança”, explica Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região. Edmilson disse também que ira “mobilizar todos nossos companheiros e companheiras entraremos com uma ação junto com nosso presidente da Federação Claudio Magrão e pediremos as correções de nosso dinheiro”. Só para se ter uma ideia, os trabalhadores com registro desde 1.999, já perderam o equivalente a 88,3%. Ou seja, do valor total do FGTS, de quem tem carteira assinada desde 1999, a diferença é quase o dobro (Confira a tabela abaixo com a comparação dos valores com a correção pela TR e pela Poupança). Para mais informações entre em contato pelo telefone (16) 3632-1338. Pela lei, os depósitos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, o FGTS, tem que ser corrigido pelo mesmo índice da Poupança mais correção de 3% ao ano. Mas desde 1999, o Governo esta aplicando as correções usando os índices da Taxa Referencial, a TR, que é uma taxa divulgada pelo Governo Federal, e segundo a Força Sindical, o Banco Central manipula essa taxa sempre para baixo. Acontece que a TR fica sempre menor que a Poupança, ou seja, quando o Governo aplica a TR no lugar da Poupança o reajuste do FGTS é menor do que deveria. Por exemplo: em 2000, a inflação foi de 5,27% e o governo aplicou 2,09% nas contas; em 2005, a inflação foi de 5,05% e aplicaram 2,83% nas contas; em 2009, a inflação foi de 4,11%, e as contas receberam só 0,7%. Desde setembro de 2012, a correção das contas é de 0%. Essa aplicação de forma errada da correção do FGTS fez com que os companheiros e companheiras de todo o Brasil deixassem de receber um valor de mais de 300 bilhões de reais. Por isso o Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Gráfico: Diferença entre o valor corrigido pela TR e pelo INPC: índice da Poupança Edição Extraordinária Região, junto com a nossa central Força Sindical e a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, entrará com a ação judicial para com o objetivo de recuperar o dinheiro do FGTS de todos os companheiros e companheiras da nossa categoria.

Upload: sindicato-dos-metalurgicos-de-ribeirao-preto-e-regiao

Post on 06-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim Metal News é um meio editado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto de caráter extraordinário. Nessa primeira edição o tema foi a Ação coletiva para revisão das correções dos depósitos do FGTS. Com Tiragem de 8 mil exemplares o Metal News foi entregue para toda os companheiros e companheiras metalúrgicas.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Metal News

Metal News I

Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região entrará na justiça para pedir revisão do FGTS dos trabalhadores

ENTENDA O QUE ACONTECEU

Boletim Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região ANO I NÚMERO 1 JUNHO 2013

O presidente da Força Sindical e

nosso companheiro o Deputado

Federal Paulinho da Força (PDT-

SP), protocolou na última terça

feira (28), ação contra o Governo

devido às correções feitas de

forma errada sobre os depósitos

do Fundo de Garantia do Tempo

de Serviço.

Os depósitos do Fundo de

Garantia de Tempo de Serviço,

“deveriam ser corrigidos pelo

índice da poupança mais os

3% de juros ao ano. Mas o que

acontece na prática, é que com

uma manobra contábil, o Governo,

corrige usando a Taxa Referencial,

a TR, que é bem menor que a poupança”, explica

Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos

Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região. Edmilson

disse também que ira “mobilizar todos nossos

companheiros e companheiras

entraremos com uma ação

junto com nosso presidente

da Federação Claudio Magrão

e pediremos as correções de

nosso dinheiro”.

Só para se ter uma ideia, os

trabalhadores com registro

desde 1.999, já perderam o

equivalente a 88,3%. Ou seja,

do valor total do FGTS, de

quem tem carteira assinada

desde 1999, a diferença é quase

o dobro (Confira a tabela

abaixo com a comparação dos

valores com a correção pela TR

e pela Poupança). Para mais

informações entre em contato pelo telefone (16)

3632-1338.

Pela lei, os depósitos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, o FGTS, tem que ser corrigido pelo mesmo índice da Poupança mais correção de 3% ao ano. Mas desde 1999, o Governo esta aplicando as correções usando os índices da Taxa Referencial, a TR, que é uma taxa divulgada pelo Governo Federal, e segundo a Força Sindical, o Banco Central manipula essa taxa sempre para baixo.

Acontece que a TR fica sempre menor que a Poupança, ou seja, quando o Governo aplica a TR no lugar da Poupança o reajuste do FGTS é menor do que deveria.

Por exemplo: em 2000, a inflação foi de 5,27% e o governo aplicou 2,09% nas contas; em 2005, a inflação foi de 5,05% e aplicaram 2,83% nas contas; em 2009, a inflação foi de 4,11%, e as contas receberam só 0,7%. Desde setembro de 2012, a correção das contas é de 0%.

Essa aplicação de forma errada da correção

do FGTS fez com que os companheiros e companheiras de todo o Brasil deixassem de receber um valor de mais de 300 bilhões de

reais.

Por isso o Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e

Gráfico: Diferença entre o valor corrigido pela TR e pelo INPC: índice da Poupança

Edição Ex t r ao rd iná r i a

Região, junto com a nossa central Força Sindical e a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, entrará com a ação judicial para com o objetivo de recuperar o dinheiro do FGTS de todos os companheiros e companheiras da nossa categoria.

Page 2: Boletim Metal News

DÚVIDAS

Tire suas dúvidas e saiba como pedir a revisão do FGTSComo faço para entrar com a ação?

Você deve procurar a sede do Sindicato dos Metalúgicos de Ribeirão Preto e Região, na Rua Capitão Salomão, 1609, no Bairro campos Elíseos, em Ribeirão Preto/SP; das 8 as 18 horas munido dos documentos abaixo, para participar da ação coletiva.

Quais os documentos necessários?

Quando for comparecer na sede do Sindicato, leve UMA cópia simples de cada um dos seguintes documentos: Cédula de Identidade, comprovante de endereço, PIS/PASEP (cópia da CTPS), Extrato do FGTS Simples (Caixa Econômica Federal) e Carta de Concessão do Benefício (no caso dos aposentados).

Quem tem direito à revisão?

Todo brasileiro que tenha tido algum saldo em seu FGTS com registro na Carteira de Trabalho entre 1999 e 2013, esteja ele aposentado ou não.

Quanto eu tenho direito a receber?

Os valores dependem de caso a caso, de acordo com o período em que o trabalhador possuiu valores depositados no FGTS. Há casos em que a atualização chega a 88,3% do valor do fundo.

Eu poderei sacar o dinheiro?

Tudo vai depender de como a Justiça decidirá. Porém, o FGTS possui regras específicas para os saques. A tendência – como aconteceu no acordo de 2001 – é que só possam sacar os recursos os trabalhadores que já adquiriram esse direito, como os demitidos sem justa causa e os aposentados. Em outros casos, a vitória na Justiça significará o aumento do valor do fundo, para quando o trabalhador puder sacá-lo.

Tenho alguma vantagem em ser sócio do Sindicato?Sim., além de todos os benefícios

existentes, todos os sócios e

dependentes que quiserem entrar

com a ação coletiva, poderão fazê-la

sem nenhum custo para INGRESSO

da ação (O Sindicato dos Metalúrgicos

irá custear). Precisarão apenas

apresentar as cópias descritas acima.

Quem não é associado ao Sindicato pode entrar com ação pelo Sindicato?Sim, qualquer trabalhador pode

entrar com a ação coletiva junto com

o Sindicato, porém aqueles que não

são sócios deverão recolher taxa de

R$50,00 (cinquenta reais) referente ao INGRESSO

do processo.

Como faço para me associar?Para se tornar sócio do Sindicato e contribuir para

o fortalecimento da categoria, além de usufruir de

vários benefícios como Dentista e Cabeleireiro

gratuitos, basta comparecer à sede do Sindicato com

uma foto 3x4 e a Ficha de Cadastro de Associado

Preencida (Abaixo).

Para mais informações ligue (16) 3632-1338.Entre: www.metalurgicosonline.com.br

Mais Informações Ligue: (16) 3632-1338Acesse: www.metalurgicosonline.com.br

Expediente: Metal News é um boletim extraordinário do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias, Fábricas e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas, e Material Elétrico, Eletrônico e de Informática de Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardinópolis -Presidente: Edmilson Domingues

Jornalista Responsável: Andreza A. Bazalha-MTB: 40978/SP - Contribuição: Ismael Colosi - Tiragem: 12.000 exemplares.