boletim ipb alfenas ano 10 n 09

4
As igrejas católica romana e ortodoxa encontram a verdade de Deus, como crêem, nas interpretações da Escritura incorporadas em sua própria tradição e consenso. Elas visualizam a Bíblia como verdade dada por Deus, porém insistem que a igreja deve interpretá-la, sendo infalível quando assim procede. Contrastando com essa visão, indivíduos rotulados de liberais, radicais, modernistas, ou subjetivistas, encontram a verdade de Deus nas ideias, impressões, julgamentos, teorias e especulações que a Escritura provoca em suas mentes. Enquanto rejeitam o conceito neotestamentário da inspiração da Escritura, e não consideram sua Bíblia totalmente digna de confiança ou como receptáculo das transcrições absolutas e peremptórias da mente divina, estão confiantes de que o Espírito guia-os a pinçar e escolher desta forma o que resulta da sabedoria de Deus. O protestantismo histórico, entretanto, encontra a verdade de Deus no ensino das Escrituras canônicas como tais. Ele recebe essas Escrituras como inspiradas (isto é, como sopro de Deus, 2Tm 3.16), inerrantes (ou seja, totalmente verdadeiras em tudo o que afirmam), suficientes (a saber, dizendo-nos tudo o que Deus deseja dizer-nos e tudo o que precisamos saber para a salvação e a vida eterna), e claras (isto é, objetivas e auto- interpretativas sobre todos os assuntos de importância). As duas primeiras posições tratam os julgamentos humanos sobre a Bíblia como decisivos para a verdade e a sabedoria; a terceira, enquanto valoriza a herança de convicção da igreja e é sensível à exigência por coerência, que o pensamento racional envolve, submete sistematicamente todos os pensamentos à Escritura, que toma seriamente como cânon. Cânon significa uma regra ou padrão. As duas primeiras posições se referem à Escritura como cânon, mas deixam de considerá-la com a devida seriedade como regra que funciona para a fé e para a vida. Assim, na prática, elas não aceitam plenamente sua autoridade, enquanto sua profissão cristã, embora sincera, é consequentemente falha. INFORMAÇÕES À IGREJA 1. Hoje, no culto da noite, realizaremos a posse e ordenação dos irmãos que foram eleitos na última assembleia quando foram eleitos. São eles: Pb Mozart, Dc Richard e Dc Carlos Eduardo. Ore por estes irmãos para desempenhem bem a sua função; lembrem-se da recomendação do Senhor: O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem

Upload: janio-bastos

Post on 24-Oct-2015

24 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim IPB Alfenas Ano 10 n 09

As igrejas católica romana e ortodoxa encontram a verdade de Deus, como crêem, nas interpretações da Escritura incorporadas em sua própria tradição e consenso. Elas visualizam a Bíblia como verdade dada por Deus, porém insistem que a igreja deve interpretá-la, sendo infalível quando assim procede.

Contrastando com essa visão, indivíduos rotulados de liberais, radicais, modernistas, ou subjetivistas, encontram a verdade de Deus nas ideias, impressões, julgamentos, teorias e especulações que a Escritura provoca em suas mentes. Enquanto rejeitam o conceito neotestamentário da inspiração da Escritura, e não consideram sua Bíblia totalmente digna de confiança ou como receptáculo das transcrições absolutas e peremptórias da mente divina, estão confiantes de que o Espírito guia-os a pinçar e escolher desta forma o que resulta da sabedoria de Deus.

O protestantismo histórico, entretanto, encontra a verdade de Deus no ensino das Escrituras canônicas como tais. Ele recebe essas Escrituras como inspiradas (isto é, como sopro de Deus, 2Tm 3.16), inerrantes (ou seja, totalmente verdadeiras em tudo o que afirmam), suficientes (a saber, dizendo-nos tudo o que Deus deseja dizer-nos e tudo o que precisamos saber para a salvação e a vida eterna), e claras (isto é, objetivas e auto-interpretativas sobre todos os assuntos de importância).

As duas primeiras posições tratam os julgamentos humanos sobre a Bíblia como decisivos para a verdade e a sabedoria; a terceira, enquanto valoriza a herança de convicção da igreja e é sensível à exigência por coerência, que o pensamento racional envolve, submete sistematicamente todos os pensamentos à Escritura, que toma seriamente como cânon. Cânon significa uma regra ou padrão. As duas primeiras posições se referem à Escritura como cânon, mas deixam de considerá-la com a devida seriedade como regra que funciona para a fé e para a vida. Assim, na prática, elas não aceitam plenamente sua autoridade, enquanto sua profissão cristã, embora sincera, é consequentemente falha.

INFORMAÇÕES À IGREJA

1. Hoje, no culto da noite, realizaremos a posse e ordenação dos irmãos que foram eleitos na última assembleia quando foram eleitos. São eles: Pb Mozart, Dc Richard e Dc Carlos Eduardo. Ore por estes irmãos para desempenhem bem a sua função; lembrem-se da recomendação do Senhor: O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria. (Ec 9.10)

2. Hoje também teremos a celebração da Ceia do Senhor, prepare-se em oração. Pois aquele que come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.

3. O Culto de ações de graças por mais um ano de organização da igreja já tem o preletor, será o nosso irmão pastor Paulo Cesar Bornelli, grande homem de Deus, conferencista, principalmente para casais. Vale a pena o irmão convidar seus amigos e parentes para estarem presentes nesse dia. Uma de suas frases: “Temos que discernir a nossa hora, não podemos ser tão ingênuos em pensar que hoje Satanás não esteja usando falsos mestres para nos distrair da centralidade de Deus como um Ser soberano e da total suficiência de Cristo Jesus nosso Senhor.” 4. Alguns irmãos já se manifestaram quanto a receberem a visita do pastor, se você ainda não fez aproveite: Estaremos orando juntos para que sejamos mais e mais abençoados por Deus.

6. Ainda não é membro da igreja? Então está convidado a fazer isso agora. Procure uma de nossas secretárias de Escola Dominical e inscreva-se. Faça sua profissão de fé. Se você foi batizado na infância e está completando 18 anos, se não fizer a profissão de fé, será automaticamente desligado do rol de membros conforme art. 24 da nossa constituição que diz: A demissão de membros não comungantes dar-se-á por: haverem atingido a idade de 18 anos. Portanto, evite este constrangimento. DIRIGENTE NA REUNIÃO DE ORAÇÂO DE SEXTA 08/03 rev. Assis; 15/03 Pb Donizete; 22/03 rev. Assis; 29 /3 Renata REUNIÃO DE ORAÇÃO DA TERÇA-FEIRA Será na casa da irmã Eliane Vallim, na Avenida Arthur Bernardes, 326, 14º andar, Centro - Às 19.30 horas.

Page 2: Boletim IPB Alfenas Ano 10 n 09

ANIVERSARIANTES DA SEMANA (Ore e se possível ligue para seu irmão)

9- ( sábado) Beatriz Santos Vieira 3291-4353

Parabéns! Que o Senhor da vida aumente mais e mais os seus dias e anos com qualidade e muita felicidade!

RESPONSÁVEIS PELO CHÁ 03/03 Mª do Rosário, Magali, Cyrene, Auxiliadora(Dora), Nadeje,

Donizetti, Maurício10/03 Mª Antonieta, Marilza, Bete (Helder), Elza, Rute, Simone (João Adolfo), Carlos Eduardo,

TRABALHOS DA SEMANA

Terça-feira Sexta-feiraReunião de oração nos lares – 19h30min Reunião de Oração no Templo – 19h30min Quarta-feira Sábado Estudo Bíblico – Templo - 19h30min. Programação UMP – 19h30min.

Quinta-Feira Domingo Programação da UMP- 19h30min Escola Dominical – 09h.

Culto Público – 19h30min (Templo)

PARA O IRMÃO PRATICAR NA ORAÇÃO1. Pastor e família;2. Igreja - para que haja despertamento espiritual.3. Enfermos-- D.Nadeje, D. Noemi, D. Sônia, D. Terezinha e D. Dejanira 4. Missionários: Jô e seu projeto Missionário; Labieno e família;

Gessé Rios e a recuperação de sua saúde (missionário João Dilsom preso no Senegal).

5. Família de oração sugerida na Escola Dominical- Família de Cassía Aparecida Araujo, marido e filhos.

DEPOSITE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A IGREJA NO BANCO ITAU AG. 8101; C/C 00390-6

Presbíteros: João Adolfo Costa Hanemann, José Donizetti Moreira, José Henrique Souza Franco e Mozart da Guarda Pereira.Diáconos:Richard Gerhardt da Silva, Wesley Batista, José Tito, Élio de Souza e Edevaldo Andrade.

Editoração do Boletim Pastor Assis Vieira da Silva – (cel. 9116-4498) –

Igreja Presbiteriana de Alfenas Avenida São José, 1306, Centro, Alfenas - MG CNPJ: 74014846/0001-17

CEP: 37130-000 – Tel: 35 - 3292-2331 ou [email protected]: www .ipbalfenas.com.br

BOLETIM DOMINICAL Nº 09 –10º ANO03 DE MARÇO DE 2013

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." (2Timóteo 3.16-17)

Deus governa seu povo através da Escritura

O princípio cristão da autoridade bíblica significa, por um lado, que é propósito de Deus dirigir a crença e conduta de seu povo mediante a verdade revelada que a Escritura Sagrada anuncia; por outro lado, significa que todas as nossas ideias a respeito de Deus devem ser medidas, testadas e, onde necessário, corrigidas e ampliadas, tendo como referência o ensino bíblico. A autoridade como tal é direito, reivindicação, aptidão e, por extensão, poder de controlar. A autoridade no Cristianismo pertence ao Deus Criador, que nos levou a conhecê-lo, amá-lo e servi-lo, e seu modo de exercer sua autoridade sobre nós é por meio da verdade e sabedoria de sua Palavra escrita. Do ponto de vista humano, cada livro bíblico foi escrito para promover o serviço de Deus com mais consistência e dedicação, e, de igual modo, do ponto de vista divino, toda a Bíblia tem este propósito. E uma vez que o Pai deu ao Filho plena autoridade para governar o cosmos em seu nome (Mt 28.18), a Escritura funciona precisamente como o instrumento do senhorio de Cristo sobre seus seguidores. Toda a Escritura é, neste sentido, como as cartas de Cristo às sete igrejas (Ap 2-3).

Onde encontrar hoje a verdade definitiva de Deus? Há três respostas, cada qual a seu próprio modo recorrendo à Bíblia.