boletim informativo nº 05 - abril/2010

2
Congressos da CONLUTAS e da classe trabalhadora Trabalhadores dos Correios: nossa categoria tem feito várias greves e outras mobilizações para defendermos nossos direitos perante os ataques de LULA e da direção da empresa, que buscam a privatização da ECT a todo o momento (reestruturação, PDV, Correios S/A, PCCS, terceirização, sucateamento da empresa, etc). Em todas estas lutas a CONLUTAS tem mostrado a sua combatividade diante do patrão, e tem organizado e apoiado os trabalhadores. Já a CUT e a CTB têm sido instrumento das vontades dos grandes empresários e do imperialismo não somente na nossa categoria, mas também em toda a classe trabalhadora brasileira. Por isso, é fundamental unificar as lutas dos trabalhadores em uma mesma central sindical e popular combativa. Diante desta necessidade, acontecerão dois congressos na cidade de Santos-SP: dias 03 e 04 de junho, congresso interno da CONLUTAS; e dias 05 e 06 de junho congresso da classe trabalhadora (CONCLAT), onde a CONLUTAS irá unificar-se com a INTERSINDICAL e outras organizações que romperam com a CUT. Consideramos importante os trabalhadores dos Correios enviarem seus representantes para estes dois congressos, contribuindo para a unificação das lutas. Infelizmente, a diretoria liberada do SINTEC-SC ainda não rompeu com a CUT (que apóia o patrão LULA) e por isso não está participando desta unificação. A Oposição CONLUTAS/SC convida todos a participarem da assembléia de escolha dos delegados no dia 14 de maio, às 07:15 h no pátio do CDD da Velha em Blumenau. Contamos com a sua presença e opiniões!

Upload: csp-conlutas-correios-sc

Post on 25-Jan-2017

137 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Informativo Nº 05 - Abril/2010

Congressos da CONLUTAS e da classe trabalhadora

Trabalhadores dos Correios: nossa categoria tem feito várias greves e outras mobilizações para defendermos nossos direitos perante os ataques de LULA e da direção da empresa, que buscam a privatização da ECT a todo o momento (reestruturação, PDV, Correios S/A, PCCS, terceirização, sucateamento da empresa, etc). Em todas estas lutas a CONLUTAS tem mostrado a sua combatividade diante do patrão, e tem organizado e apoiado os trabalhadores.

Já a CUT e a CTB têm sido instrumento das vontades dos grandes empresários e do imperialismo não somente na nossa categoria, mas também em toda a classe trabalhadora brasileira.

Por isso, é fundamental unificar as lutas dos trabalhadores em uma mesma central sindical e popular combativa. Diante desta necessidade, acontecerão dois congressos na cidade de Santos-SP: dias 03 e 04 de junho, congresso interno da CONLUTAS; e dias 05 e 06 de junho congresso da classe trabalhadora (CONCLAT), onde a CONLUTAS irá unificar-se com a INTERSINDICAL e outras organizações que romperam com a CUT.

Consideramos importante os trabalhadores dos Correios enviarem seus representantes para estes dois congressos, contribuindo para a unificação das lutas. Infelizmente, a diretoria liberada do SINTEC-SC ainda não rompeu com a CUT (que apóia o patrão LULA) e por isso não está participando desta unificação.

A Oposição CONLUTAS/SC convida todos a participarem da assembléia de escolha dos delegados no dia 14 de maio, às 07:15 h no pátio do CDD da Velha em Blumenau. Contamos com a sua presença e opiniões!

Page 2: Boletim Informativo Nº 05 - Abril/2010

O PCCS de LULA e da ECT é derrotado na assembléia do SINTECT-SC

O TST gerou um impasse no julgamento da ação movida pela ECT sobre o PCCS, de tal forma que assembléias dos trabalhadores dos Correios em todo o Brasil deverão decidir se aceitam parte da proposta da ECT (com “negociação” da outra parte até 2011) ou se a rejeitam integralmente (o que fará com que o TST julgue a proposta na íntegra).

A proposta da ECT e de LULA tem vários ataques aos trabalhadores como, por exemplo: a liberdade para a empresa a qualquer momento mudar o PCCS da forma que bem entender, a não resolução da questão do AADC e adicional de risco (30%), e ainda a jornada flexível (banco de horas).

Nós da CONLUTAS não confiamos no TST e nem em “negociações” feitas pela maioria da comissão do PCCS da FENTECT (CUT e CTB) com a empresa. Defendemos a rejeição integral desta proposta e a mobilização da categoria para conseguirmos um verdadeiro PCCS.

Em uma assembléia convocada de forma antidemocrática (nem mesmo os diretores do sindicato foram avisados), com apenas 1% da categoria presente, foi votada a posição dos ECTistas de SC sobre a proposta do PCCS. A ampla maioria da assembléia rejeitou a proposta de PCCS na íntegra. Esta derrota parcial do patrão só foi possível graças à mobilização de urgência de trabalhadores, de militantes da CONLUTAS e INTERSINDICAL e alguns diretores do sindicato.

Infelizmente o companheiro Olívio (membro da comissão do PCCS da FENTECT representando a ASS/CUT) na assembléia defendeu a proposta de “negociação” (e a implantação do AADC, e não o adicional de risco). O que é isso, Olívio? Estranhamos esta postura, pois em outras oportunidades você teve atitudes de defesa da categoria, como na questão da anulação do acordo bianual (ACT de 2009) e por uma campanha salarial em 2010, PLR linear, contra a privatização via Correios S/A e a quebra do monopólio (maioria das propostas do bloco dos 17 SINTECT’s formado para combater a traição do acordo coletivo bianual 2009/2011).