boletim informativo março/abril 2015

9
Amar a pessoa idosa As pessoas idosas são um retrato do Deus Vivo diante de nós. Não só as pessoas devem preparar-se para o envelhecimento, mas igualmente as culturas, os governos, a sociedade. E nós, que recebemos essa missão de e vida, abrimos nosso coração para acolher e ajudar a promover esses irmãos em nossas comunidades. Como diz o ditado: “Nossos anciãos precisam de um aperto de mão, de um olhar, de um sorriso, de um abraço. A bengala mais segura é o abraço de um filho, de um amigo, de um vizinho”.Portanto, ajude a levar esperança, mais vida e dignidade às pessoas idosas de sua comunidade. Vamos nos esforçar, cada um fazendo a sua parte, para aumentarmos sempre mais o número de pessoas idosas acompanhadas pela Pastoral da Pessoa Idosa. Nesta Edição: 2º Carta de Zilda Arns (Página 03)

Upload: biel-ferreira

Post on 30-Jul-2015

63 views

Category:

Investor Relations


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Informativo Março/Abril 2015

Amar a pessoa idosa As pessoas idosas são um retrato do Deus Vivo diante de nós. Não só as pessoas devem preparar-se para o envelhecimento, mas igualmente as culturas, os governos, a sociedade. E nós, que recebemos essa missão de fé e vida, abrimos nosso coração para acolher e ajudar a promover esses irmãos em nossas comunidades. Como diz o ditado: “Nossos anciãos precisam de um aperto de mão, de um olhar, de um sorriso, de um abraço. A bengala mais segura é o abraço de um filho, de um amigo, de um vizinho”.Portanto, ajude a levar esperança, mais vida e dignidade às pessoas idosas de sua comunidade. Vamos nos esforçar, cada um fazendo a sua parte, para aumentarmos sempre mais o número de pessoas idosas acompanhadas pela Pastoral da Pessoa Idosa.

Nesta Edição:2º Carta de Zilda Arns (Página 03)

Page 2: Boletim Informativo Março/Abril 2015

Editorial Estimados leitores do Boletim da Pastoral da Pessoa Idosa, é com grande alegria que lançamos nossa segunda edição das atividades, dando assim continuidade ao projeto de evangelização e divulgação desta nossa pastoral.“Dai ao nosso coração sabedoria”. O tema da Pastoral da Pessoa Idosa nos inspira a termos discernimento, a vencer desafios a buscar a superação, mesmo quando os problemas parecem muito difíceis. Deus é luz e olhando sempre para a luz de Deus a escuridão das trevas desaparece. É Preciso perseverança e fé! Um grande abraço e boa caminhada a todos!A Equipe Editora

Mensagem!

Partilhar, para melhor viver!Partilhar o destino ajuda suportar pesados

fardos. Não estamos mais tão sozinhos, e o fato de haver outros na mesma situação já representa por si só alguma ajuda. Mas o destino comum pode também produzir novas ideias: o esforço conjunto de ajuda, as tentativas de mudar a situação e de se unir para combater a desgraça, contra a qual o indivíduo sozinho é incapaz ou não tem força suficiente. Isso pode tornar realizáveis coisas que de outro modo seriam impossíveis. A união sempre se constituiu num poder que consegue atuar onde o indivíduo sozinho não teria chances.

Também a velhice pode unir as pessoas numa comunidade que se esforça para resolver os problemas emergentes através da ajuda mútua, em vez de deixar que cada um quebre a cabeça para fazê-lo.

No trabalho da pastoral com as pessoas idosas tem-se, às vezes, a impressão de que elas só estavam à espera de um estímulo e que dentro delas muitas coisas estavam de prontidão. Precisando apenas de um sinal pra entrar em atividade. O simples fato de aprender a lidar com elas e compreender pouco a pouco a sua linguagem pode ser algo fascinante.

O agente da pastoral ao transmitir à pessoa idosa a plena disposição de ouvi-lo, oferece-lhe a condição emocional necessária para quê o que tem a dizer comece fluir, e, às vezes, não se sabe mais quem está dando e quem está recebendo. uma das bênçãos da velhice. Os que conseguem se comunicar passam para uma nova dimensão da seriedade interna. Mas, também os problemas atuais da relação humana podem ser vistos de outro ângulo, e talvez se encontre uma resposta para eles. O egocentrismo, tão comum em pessoas idosas, pode se converter em altruísmo, o que é provavelmente

Page 3: Boletim Informativo Março/Abril 2015

Dra. Zilda e você...

Paz e Bem!

Através desta carta quero levar minha palavra amiga a você e a todas as líderes que estão se doando como voluntário nesta linda missão da Pastoral da Pessoa Idosa. Trabalhar com os idosos aumenta o nosso aprendizado sobre a vida, porque o idoso traz uma grande sabedoria em sua experiência de vida. Alguns textos bíblicos destacam essa realidade a partir das palavras do Salmo 44,2: nossos pais nos contaram. Os textos bíblicos nos mostram que a velhice ,além de ser uma bênção, é um tempo favorável e a idade não é mais contada pelo número de anos, mas pela experiência de uma vida dedicada e vivida integralmente segundo os desígnios de Deus. Gostaria de lembrá-lo que a sua participação nas decisões da comunidade é muito importante. Seja nas associações de bairro ou nos Conselhos, precisamos marcar presença e garantir espaços para colocar em discussão os problemas e necessidades das pessoas idosas das nossas comunidades. A alegria é como a luz, por onde vai ilumina. Se Jesus está me acompanhando em meu trabalho, é com alegria que caminho junto. O Reino de Deus, que é o Amor, se expande a partir do meu coração, não é assim? Por isso, com essa alegria no coração, devemos sair para as visitas domiciliares com o coração cheio do amor de Deus para repartir esse amor com as pessoas idosas que encontramos.

Você concorda comigo? A medida que a gente conquista vida nova para os idosos que conosco caminham, assim, muita coisa se transforma em nossa comunidade, está de acordo? Parabéns pelo bonito trabalho que você realiza e tenha certeza que Deus, que tudo vê, continuará lhe dando forças para prosseguir firme neste caminho. Por hoje termino, enviando a você, à sua família e a todas as pessoas idosas acompanhadas, minhas saudações, com as melhores bênçãos de Deus. A você, o meu especial e carinhoso abraço. De que está sempre ao seu lado. Dra. Zilda e você...

Page 4: Boletim Informativo Março/Abril 2015

Uma História que se sonha junto.

No dia 27 de dezembro do ano de 2012 no Sítio Frei Daniel Samarati no Alto do Pinho em uma assembleia da Paróquia de Sant’Ana, onde participavam as comunidades Santa Clara, São Benedito, São Francisco de Assis, Nossa Senhora de Fátima, São Luís Rei de França e Sant’Ana. No intervalo para o almoço houve um diálogo entre o Padre Jânio e Denis sobre a criação de uma pastoral que trabalhasse em prol da pessoa idosa. O padre Jânio aprovou a ideia e falou que conhecia a coordenadora diocesana da PPI (Pastoral da Pessoa Idosa), a senhora Fátima, logo após o almoço por volta das 15:00h no reinicio da assembleia e na conclusão dos trabalhos, o Padre Jânio expôs a ideia para os paroquianos, onde todos que estavam presentes concordaram e aprovaram. No dia 19 de Janeiro do ano de 2013 aconteceu a primeira reunião para o planejamento da criação da PPI, onde estiveram presentes o Padre Jânio, Ana Ferreira, Denis e Anizia. Nesta reunião ficou decidido que o convite fosse feito a todas as comunidades pertencente à Paróquia de Sant’Ana. Na primeira formação contamos com a participação de 16 agentes, que aconteceu no dia 16 de março de 2013 na Paróquia de Sant’Ana das 15 às 18h, sendo as outras nas seguintes datas: 2ª)06/04/2013; 3ª)20/04/2013; 4ª)074/05/2013; 5ª)25/05/2013; 6ª)08/06/2013. Em um total de 6 (seis) encontros.

Na época teve muitos participantes, mas poucos foram os que abraçaram de verdade esta nobre causa, dentre estes, temos por comunidades:

MATRIZ(Angelim): Barbara, Carina, Ana Lindoso, Maria José, Rosinha, Nevinha e Domingas;

São Benedito (Alto do Pinho): Ana Ferreira, Francisca, Delaíde, Socorro, Rosana e Odinea;

São Luís Rei de França (Angelim Velho): Denis, Anizia, Carmelita e Barros.

A última formação foi finalizada com a eleição para escolha do coordenador paroquial, concorrendo a este pleito tínhamos Denis, Anizia e Rosana, que com 14 votos Denílson Pereira Diniz foi eleito coordenador paroquial da PPI e no dia 6 julho de 2013 as 17:00h na Matriz, aconteceu a missa de envio de todos os agentes. Na 1ª reunião de avaliação das visitas domiciliares e preenchimento da FADOPI ficou determinado e organizado pelo Padre Jânio e pelos agentes o calendário das missas da PPI nas comunidades para começar a partir do 2º semestre do ano de 2013.

Após a primeira formação estes 16 agentes visitaram 125 famílias e 139 pessoas idosas. Com a segunda formação no ano de 2014, novos agentes abraçaram esta nobre causa. Dentre eles:

MATRIZ(Angelim): Bárbara, Carina, Nevinha, Ana Lindoso, Zenilda e Daniel.

São Benedito (Alto do Pinho): Ana Ferreira, Francisca, Delaíde, Socorro e Rosana.

São Luís Rei de França (Angelim Velho): Denis, Anizia e Carmelita.

São Francisco (Pão de Açúcar): Rosilene e Laurinda.

Santa Clara (Novo Angelim): Reneures, Osana, Patrícia, Lindalva, Maria José, Loura, Concita e Eunice.

Este número de agentes cresceu para 24 agentes, que visitaram 194 famílias e 230 idosos.

Hoje temos um total de 200 famílias e 219 pessoas idosas acompanhadas, pois deste 230 idosos que eram acompanhados alguns já faleceram.

Page 5: Boletim Informativo Março/Abril 2015

Dr. João Batista Lima Filho Médico

SAÚDE

As boas mudanças após os 50 anosVocê nunca deve se aposentar para a vida. As mudançasexistem e são naturais no curso da vida. Mudanças quesão acompanhadas de vantagens e novas motivações.Valorize, e muito, as boas mudanças nessa fase da vida.

MUDANÇA DE PAPÉISAs mudanças de papéis podem ser sinônimos de novos privilégios. A aposentadoria o coloca numasituação mais cômoda ante algumas obrigações como poder acordar sem o despertador, ter tempo disponível para viajar, conhecer novos lugares ou visitar parentes que há muito não se vê. Há muitos passeios patrocinados por organizações locais, uns são gratuitos outros não.Existe também a oportunidade de dedicar-se a atividades interessantes, que são gratificantes e de grande valia à comunidade, como o trabalho voluntário. Talvez você tenha vontade de praticar esse tipo de trabalho e nunca tenha tido tempo, agora é hora de descobrir seu talento e dom natural para o serviço voluntário. Quando imbuído desse espírito de solidariedade faça-o prazerosamente, conciliando-o com a sua rotina de vida.

Page 6: Boletim Informativo Março/Abril 2015

MUDANÇA DE PADRÕES FAMILIARES – AMIZADES – RELAÇÕES SOCIAIS

Se você é avô ou avó, lembre-se que esse momento é importante para estreitar ainda mais os laços afetivos.Conte a sua história para seus filhos e netos, mantenha o diálogo aberto, sem você a história das gerações futuras de sua família não existirá, sinta-se importante, porque, as diferenças entre a sua geração e as gerações de seus filhos e netos são assimiladas quando você reaviva sua memória e se envolve nesse novo mundo de tecnologia, computadores, vídeo game de forma participativa e não alienante.Mantenha-se receptivo aos novos meios de comunicação, contudo, continue mantendo contato comos seus amigos, vá à padaria, barbeiro, ao salão de beleza, compare os preços do supermercado. Não se esqueça que apesar do telefone ser um grande canal de comunicação, o contato pessoal ainda é a grande alavanca do bem-estar. O contato com as pessoas é muitíssimo importante, você é um ser social, e agora mais do que nunca procure expandir suas relações sociais.

Page 7: Boletim Informativo Março/Abril 2015

MUDANÇA DE PADRÕES ECONÔMICOS

Não há aposentadoria para a vida, quando aprendemos a viver, a própria vida é a recompensa. Algumas pessoas se aposentam com uma boa renda, ou talvez até se aposentam em uma carreira e se dedicam a outra. Existe também o grupo de pessoas que se aposenta com uma renda abaixo do nível satisfatório, essas pessoas não deveriam apenas se preocupar com a pressão financeira, você tem direitos adquiridos, tem descontos promocionais para pessoas de sua faixa de idade que podem e devem ser aproveitados.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO – CORPO E MENTE

As pessoas nessa fase da vida têm mais tempo para se preocupar com sua própria saúde, o tempo queantes era dispensado à saúde dos filhos, pode ser agora aproveitado para sua qualidade de vida.Organize-se e de dique o seu tempo para seguir as recomendações médicas, pense que a doença acometepessoas de todas as idades, o seu problema de saúde em particular é decorrente de toda uma vida, tire da sua mente o rótulo de que “velhice é doença”, o que você precisa é se cuidar sempre, a saúde é um dom precioso de Deus.

Page 8: Boletim Informativo Março/Abril 2015

Calendário

Março:• Encontro Paroquial com os

catequistas 01/03• 2º Encontro da CF-2015 04/03• 2º Via Sacra 06/03• Escola da Fé Tema: Evangelho de

Marcos 07/03• Reunião da Pessoa Idosa 09/03• Reunião do Conselho Pastoral

Paroquial 13/03• Organização Do Festejo 02 e 16/03 • 3º Encontro das Equipes de

Liturgia Paroquial 18/03• Festival De Massas Do JUF 29/03

• Missa Dos Santos Olhos 26/03• Formação Da PPI 15/03• Liturgia Da PPI 10/03• Missa Da PPI 14/03• Retiro Da PPI 22/03 (Sitio de Dona

Graça)• Retiro Alto do Pinho ( Sitio São

Benedito )• Retiro Dos Padres 03, 04 e 05/03• Domingo de Ramos (Coleta da CF-

2013) 29/03• Confissões 30/03

Abril

• Sexta-feira Santa ( Paixão do Senhor) 02/04

• Sábado Santo 03/04 • Reunião do Conselho Pastoral

Paroquial 10/04• Formação Da PPI 12 e 26/04• Formação 12/04• 1º Reunião para o festejo 13/04

(Alto do Pinho)

• Reunião da Catequese 14/04• Liturgia Da PPI 21/04• Reencontro De Irmãos 21/04

( Juçatuba)• Liturgia Da PPI 21/04• Missa Da PPI 25/04• Simpósio Da CF 18/04• Evento Vocacional 26/04

Page 9: Boletim Informativo Março/Abril 2015

Aniversariantes

Março:

Dona Loura 17/03

Ana Lindoso 10/03

Zenilda Ferreira 23/03

Abril:

Dona Francisca 05/04