boletim informativo janeiro · a manutenção da igreja de deus e dos seus ministérios exige...

4
BOLETIM informativo JANEIRO – 2011 ALIANÇA DAS IGREJAS DE DEUS DO SÉTIMO DIA DE PORTUGAL CONGREGAÇÃO CRISTÃ de PORTUGAL RUA DE S.BÁRBARA, 34 - 1100 LISBOA IGREJA UNIVERSAL de JESUS CRISTO Internet : RUA JOSÉ ACÚRCIO DAS NEVES, 6 – 1900 LISBOA www.iujc .pt; [email protected] RECOMEÇO DO TRABALHO COM OS MAIS JOVENS NA IGREJA DE LISBOA Durante o mês de Novembro foi retomado o programa de formação e acompanhamento das crianças mais jovens que têm visitado a Igreja, aproveitando a oportunidade de novas visitas e família que têm participado no culto de Sábado. Esta actividade, ainda em fase de programação e de construção tem sido coordenada pelas irmãs Luísa Matos e Filomena Santos. Necessitamos para a sua implementação e desenvolvimento das orações de todos e da colaboração dos pais e acompanhantes das crianças estimulando estas à participação nestes encontros dedicados aos mais pequeninos. ALMOÇO CONVÍVIO E REUNIÃO ESPECIAL SOBRE EVANGELIZAÇÃO 22 DE JANEIRO – LISBOA PROGRAMA: Culto de Sábado no horário habitual (10h -12h) Oração e Almoço – Convívio (13 horas) 14h 15m – 14h 30m: Cânticos e oração 14h 30 – 16h: Apresentação sobre a implementação da evangelização e do testemunho cristão na nossa Igreja. CULTOS ESPECIAIS SOBRE EVANGELIZAÇÃO: Tema: implementação da evangelização e do testemunho cristão na nossa Igreja Baixa da Banheira: 15 de Janeiro Almada: 12 de Fevereiro. Nos horários habituais de culto

Upload: vantuong

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BOLETIM informativo JANEIRO – 2011 ALIANÇA DAS IGREJAS DE DEUS DO SÉTIMO DIA DE PORTUGAL CONGREGAÇÃO CRISTÃ de PORTUGAL RUA DE S.BÁRBARA, 34 - 1100 LISBOA

IGREJA UNIVERSAL de JESUS CRISTO Internet: RUA JOSÉ ACÚRCIO DAS NEVES, 6 – 1900 LISBOA www.iujc.pt; [email protected]

RECOMEÇO DO TRABALHO COM OS MAIS JOVENS NA IGREJA DE LISBOA

Durante o mês de Novembro foi retomado o programa de formação e acompanhamento das crianças mais jovens que têm visitado a Igreja, aproveitando a oportunidade de novas visitas e família que têm participado no culto de Sábado. Esta actividade, ainda em fase de programação e de construção tem sido coordenada pelas irmãs Luísa

Matos e Filomena Santos. Necessitamos para a sua implementação e desenvolvimento das orações de todos e da colaboração dos pais e acompanhantes das crianças estimulando estas à participação nestes encontros dedicados aos mais pequeninos.

ALMOÇO CONVÍVIO E REUNIÃO ESPECIAL SOBRE EVANGELIZAÇÃO

22 DE JANEIRO – LISBOA PROGRAMA:

• Culto de Sábado no horário habitual (10h -12h) • Oração e Almoço – Convívio (13 horas) • 14h 15m – 14h 30m: Cânticos e oração • 14h 30 – 16h: Apresentação sobre a implementação da evangelização e do

testemunho cristão na nossa Igreja. CULTOS ESPECIAIS SOBRE EVANGELIZAÇÃO: Tema: implementação da evangelização e do testemunho cristão na nossa Igreja Baixa da Banheira: 15 de Janeiro Almada: 12 de Fevereiro. Nos horários habituais de culto

2

REUNIÃO DE DIRECÇÃO: Dia 12 de Fevereiro – 18 horas – Almada. Segundo determinação da Assembleia Geral de 2010, reiterada pela Direcção, os tesoureiros das missões devem ter as contas de 2010 finalizadas para aprovação em reunião de Direcção e posterior envio ao conselho fiscal e disponibilidade local nas congregações para consulta pelos membros que assim desejarem, antes da sua apresentação final em Assembleia Geral.

ASSEMBLEIAS GERAIS: A) CONGREGAÇÃO CRISTÃ DE PORTUGAL Terá lugar às 9 horas do dia 26 de Fevereiro de 2011 (Sábado) na Rua de S. Bárbara nº34, Lisboa.

B) A.G. DA IGREJA UNIVERSAL DE JESUS CRISTO Terá lugar pelas 15 horas do dia 27 de Fevereiro de 2011 (Domingo), na rua José Acúrcio das Neves nº 6A, Lisboa.

ATENÇÃO: LEMBRAMOS TODOS OS MEMBROS DA IGREJA QUE A DIRECÇÃO CONJUNTA DA IGREJA (IUJC/CCP) ESTÁ ABERTA A RECEBER COMENTÁRIOS, DÚVIDAS, PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO, PROPOSTAS OU SUGESTÕES. PARA TAL BASTA QUE OS MESMOS SEJAM ENTREGUES, DE PREFERÊNCIA POR ESCRITO, A UM DOS MEMBROS DA DIRECÇÃO.

PROGRAMA DE CULTOS MENSAIS – MISSÃO DE ALMADA Realizados em casa da irmã Felisbela na Rua D. Dinis, Lt.487, em Fernão Ferro, na casa da irmã Felisbela de Jesus. São realizados mensalmente às 4ª feiras – 20 horas - COORDENADOR: presbítero Manuel Santos Próximas datas: 12 Janeiro; 16 de Fevereiro.

CULTO DE ORAÇÃO – LISBOA (IUJC) – 25 de Janeiro – 21 horas (Terça)

PEDIDOS DE ORAÇÃO Irmãos e amigos necessitados das nossas orações por motivo de enfermidade ou outros:

• Baixa da Banheira: Maria do Carmo, Inês Soares, Diamantino Soares, Dolores Nobre, por motivo de doença; Eunice e Delmira devido a problemas familiares.

• Porto: Maria de Jesus, Rita Pereira, Maria de Fátima, Eugénia, Carlos Graça e familiares, Carlos (marido da irmã Ana Maria) e familiares (pai).

• França: Fernando Oliveira e Silva. • Lisboa: Manuela Marques, Maria Aurora Fonseca, Maria Adelaide Coelho,

Lurdes Avelar, Luísa Matos, António Pires por motivo de doença. • Alverca: António Fernandes.

Apelamos a todos que nos comuniquem informações acerca do estado de saúde de alguns irmãos com problemas, de forma a actualizarmos e completarmos este espaço do Boletim em cada novo mês. Só serão publicados os pedidos feitos expressamente aos responsáveis ou registados nas listas afixadas em cada missão.

AGRADECIMENTO – IRMÃ MARIA LOURENÇO No culto de Terça-feira, 21 de Dezembro, na Igreja de Lisboa tivemos a visita da irmã Maria Lourenço, acompanhada pelo marido, irmão António Lourenço. A irmã Maria tem recuperado muito bem da sua doença e respondido de forma excelente aos tratamentos efectuados. Agradece também a todos os irmãos as orações feitas em seu favor e ao Deus Todo-Poderoso o conforto que tem trazido ao seu coração neste período de maior dificuldade. AGRADECIMENTO – IRMÃ MARIA FONSECA A irmã Maria Fonseca (Maria “Aurora”) foi submetida no final de Novembro a uma cirurgia da anca, tendo tudo corrido da melhor forma e está a recuperar muito bem nesta fase de reabilitação. Contamos proximamente voltar a contar com a presença desta irmã na Igreja de Lisboa e agradecemos a Deus a sua recuperação. .

3

INFORMAÇÃO - FALECIMENTO

Faleceu no dia 6-12-2010 a irmã Maria de Jesus, nascida a 15-11-1926 e membro da Igreja do Porto. Batizada em 16/08/1965 foi eleita e consagrada diaconisa em 25/12/1976 O funeral foi realizado pelo pastor Modesto Aguiar e teve a colaboração do pastor principal da Igreja de Cristo, irmão António Santareno.

PLANO DE LEITURA BÍBLICA – DURAÇÃO 3 ANOS Pretende-se que, no espaço de 3 anos, sejamos guiados numa metodologia de leitura regular da Palavra de Deus que permita a leitura integral da Bíblia, de Génesis ao Apocalipse, intervalando livros do Antigo e do Novo Testamento. Plano de Janeiro – Livros de Salmos: 1ª semana: Salmos 98 a 104; 2ª semana: Salmos 105 a 111; 3ª semana: Salmos 112 a 119; 4ª semana: Salmos 119 (cont).

ESTUDO BÍBLICO

VIVENDO DENTRO DAS NOSSAS POSSIBILIDADES (2ª parte)

Eliminando a dívida

Talvez o(a) leitor(a) concorde com estes príncipios e deseje seguí-los, mas contínua a

estar sob o peso desafiador da sua dívida. Aquí deixamos alguns caminhos para lidar

com o problema e acabar com ele:

• Liste cada dívida por credor, valor devido, juros aplicados e condições de

pagamento.

• Estabeleça objectivos para eliminar as dívidas, uma de cada vez, começando

pelas mais pequenas ou por aquelas onde são aplicados juros mais altos.

• Decida reduzir as suas despesas e, se possível, aumentar o seu rendimento.

Estabeleça um orçamento e cumpra-o.

• Analise se pode vender alguns bens para pagar algumas dívidas. Uma boa

actuação requer por vezes algumas medidas mais rígidas.

• Considere a redução do seu nível de vida aparente para reduzir as dívidas:

transferir-se para uma casa mais pequena, comprar um veículo de menor custo,

etc.

• Desenvolva uma “resistência às compras” que o proteja de todas as formas de

tentação para comprar.

• Construa uma defesa contra as coisas atractivas para serem adquiridas.

• Dê tempo, reflicta, e ore quando estiverem em causa grandes somas e negócios.

Consulte o conjuge, amigos, ou até mesmo um perito.

• A não ser que consiga pagar a conta mensal dos seus cartões de crédito por

inteiro cada mês, para evitar a cobrança alta de juros, deixe os seus cartões de

crédito em casa. Os estudos demonstram que as pessoas tendem a comprar mais

quando têm o cartão de crédito à mão.

4

Sabedoria e poder da vontade

Viver dentro das nossas possibilidades na nossa cultura actual requer ao mesmo

tempo sabedoria e poder de vontade própria. A sabedoria advém da Palavra de Deus

e de outras fontes baseadas nesta. O poder da vontade vem de um íntimo cheio da

graça de Deus em Cristo e uma mente santificada em obediência pelo Espírito. Com

uma fidelidade firme e um bom treino, podemos aprender a disciplina que nos leva a

uma vida financeira livre e passar este ensinamento aos nossos filhos, que estam

sujeitos a grandes e más influências por um mundo sedento de materialismo.

Deus confia-nos uma certa quantidade de bens materiais durante a nossa passagem

nesta vida. Ele pede-nos que os usemos dentro dos mais altos propósitos e condutas.

Só os tesouros guardados no céu irão durar para sempre.

(Autores: LeRoy Dais, Hope Dais, Extractos do artigo traduzido para português na revista Compreender nº15, com permissão, da revista Bible Advocate de Julho – Agosto de 2001)

SUPORTE FINANCEIRO A manutenção da Igreja de Deus e dos seus ministérios exige recursos financeiros. É da responsabilidade dos seus membros proporcionar esses mesmos recursos ajudando assim a sustentar a obra de Deus quer na proclamação do evangelho quer na assistência aos mais carenciados. A Bíblia estabelece que o crente é responsável pelo financiamento da obra de Deus, consoante os seus rendimentos, na medida da sua fé e compreensão da Palavra de Deus. A contribuição material na Igreja deve ser vista à luz da interpretação espiritual da nossa nova e melhor condição em Cristo. Tudo o que a Lei do antigo Concerto pedia e obrigava era imperfeito e insuficiente. Em Cristo, o Cristão obtem uma nova condição, superior e mais perfeita em relação à que era obtida pela Lei. Para quem nasce do Espírito, o Dízimo não passa de uma referência que deve ser ultrapassada (suplantada), voluntariamente, livremente e sem coação, apenas pela fé. Cremos que não compete à Igreja “policiar” as dádivas de cada membro, mas sim incutir no espírito de cada um a sua responsabilidade no que toca às contribuições materiais, encorajando-as. (Provérbios 3.9-10; Malaquias 3.7-12 Actos 2.41-45; 4.32-35; 20.35; 1Coríntios 16.1-2; 2Coríntios 8.1-5; 9.6-14; Colossences 3.4-5; 1Timóteo 6.10; Salmo 34.7-9)

BENÇÃO PELAS OFERTAS Não sendo hábito nas nossas congregações de fazer colecta pública durante os cultos, sendo nossa tradição a oferta pessoal pela colocação na “caixa de ofertas” ou entrega directa aos tesoureiros das missões, será organizado nos cultos do 1º Sábado de cada mês um pequeno período durante o culto onde serão agradecidas todas as ofertas dos irmãos e pedido a Deus que aceite essa disponibilidade material que os crentes põem ao dispor da obra evangelística e social da Igreja.