boletim informativo ano xi | nº 525 | 13 de julho de 2014 · esta frase foi extraída do filme...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Ganhando ou perdendo, honremos ao Senhor! “N ão importa se ganharmos ou perdermos: nós vamos honrar ao Senhor!” Esta frase foi extraída do filme “Desafiando Gi- gantes”, que conta a trajetória de um técnico de futebol ame- ricano que, pela fé em Jesus, conseguiu motivar e direcionar seu time à vitória. Na película, o time acaba ganhando não porque Deus quis, mas porque os jogadores não estavam ali para ganhar ou perder, e sim para honrar a Deus com a sua dedicação. E foi isso que lhes trouxe a vitória. Ao escrever esta pastoral, eu me lembrei dessa história, pois também es- tamos envolvidos no clima de uma competição: a Copa do Mundo de Fute- bol. A seleção brasileira foi desclassificada, não disputa mais o título, e eu pergunto o que muda depois dessa derrota? Para quem dá muita importân- cia a um campeonato de futebol, a desclassificação ou perda de um título pode ser um verdadeiro tempo de luto. É possível que todo o “patriotismo” que observamos quando se canta o Hino Nacional Brasileiro vá para o ra- lo junto com o resto da dignidade do povo. Nesse caso, ganhar ou perder muda muita coisa, pois só há uma alternativa: ganhar. Se a seleção bra- sileira conquistasse o título, seria o melhor time do mundo, ainda que não fosse. Mas, como perdeu, será o pior time do mundo, ainda que não seja! Trazendo esse contexto para a nossa vida cristã, podemos também nos perguntar: o que muda quando ganhamos ou perdemos? Segundo o profeta Habacuque, nada deve mudar em relação à nossa fé no Salvador. Nas palavras do profeta: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fru- to na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ove- lhas sejam arrebata- das do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salva- ção” (Hb 3:17-18). BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 525 | 13 DE JULHO DE 2014

Upload: vunhi

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Ganhando ou perdendo, honremos ao Senhor!

“Não importa se ganharmos ou perdermos: nós vamos honrar ao Senhor!” Esta frase foi extraída do filme “Desafiando Gi-gantes”, que conta a trajetória de um técnico de futebol ame-

ricano que, pela fé em Jesus, conseguiu motivar e direcionar seu time à vitória. Na película, o time acaba ganhando não porque Deus quis, mas porque os jogadores não estavam ali para ganhar ou perder, e sim para honrar a Deus com a sua dedicação. E foi isso que lhes trouxe a vitória.

Ao escrever esta pastoral, eu me lembrei dessa história, pois também es-tamos envolvidos no clima de uma competição: a Copa do Mundo de Fute-bol. A seleção brasileira foi desclassifi cada, não disputa mais o título, e eu pergunto o que muda depois dessa derrota? Para quem dá muita importân-cia a um campeonato de futebol, a desclassifi cação ou perda de um título pode ser um verdadeiro tempo de luto. É possível que todo o “patriotismo” que observamos quando se canta o Hino Nacional Brasileiro vá para o ra-lo junto com o resto da dignidade do povo. Nesse caso, ganhar ou perder muda muita coisa, pois só há uma alternativa: ganhar. Se a seleção bra-sileira conquistasse o título, seria o melhor time do mundo, ainda que não fosse. Mas, como perdeu, será o pior time do mundo, ainda que não seja!

Trazendo esse contexto para a nossa vida cristã, podemos também nos perguntar: o que muda quando ganhamos ou perdemos? Segundo o profeta Habacuque, nada deve mudar em relação à nossa fé no Salvador. Nas palavras do profeta: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fru-to na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ove-lhas sejam arrebata-das do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salva-ção” (Hb 3:17-18).

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 525 | 13 DE JULHO DE 2014

A fé de Habacuque não estava alicerçada nas circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis, nas conquistas ou derrotas, mas no Deus que não mu-da. Todos nós passamos por lutas, tempos em que não há flor, frutos, óleo, mantimento, bens etc. Contudo, o livro de Eclesiastes nos garan-te que há tempo para tudo, dentro dos propósitos de Deus; há tempo de ganhar e também de perder (Ec 3:1-8). Ou seja, estamos suscetíveis às vicissitudes da vida, situações que podem mudar completamente nossa existência; mas o Deus da vida nunca muda.

De nossa parte, o que devemos fazer é honrar ao Senhor o tempo todo e nos alegrarmos na vitória ou na derrota, pois uma conquista humana nesta vida terrena não se compara à conquista eterna e divina que rece-bemos do Senhor. Nada e ninguém pode nos tirar essa alegria.

Faz parte da nossa natureza a vontade de ganhar, e a verdade é que ninguém gosta de perder. Mas, se a seleção brasileira ganhou ou per-deu, se passarmos por lutas ou não, se conquistarmos o que queremos ou não, nada terá tanta importância, pois nossa alegria está no Senhor,

no Deus da nossa salvação. E, por isso, nós O honrare-mos sempre!

Ganhando ou perdendo, quero honrar ao Senhor!

Rev. Tiago Valentin

“ Com as perdas, só há um jeito: perdê-las. Com os ganhos, o proveito é saborear cada um como uma boa fruta de estação.”

Lya Luft, escritora brasileira

ReflexãoA evangelização da paz e a naturalização da violência“E, vindo, ele evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz tam-bém aos que estavam perto” (Ef 2:17).

Episódios de violência e barbá-rie espalham-se pelo país e são exibidos repetidas vezes na TV e nos jornais. Vale lembrar que já se passaram mais de dois meses dos fatos que aqui comentamos, ocorrências tristes que ocasiona-ram a morte de brasileiros e bra-sileiras. Lembramos aqui os casos de Fabiane, Francisco e Márcio, que são alguns dos que sofreram na pe-le, pela via dos linchamentos, os terríveis atos de barbárie.

A frequência desses atos deve colocar todo o país em alerta, em parti-cular aqueles que se preocupam em evangelizar a paz, conforme Efé-sios 2:17.

Diante desses casos que se multiplicam, espalha-se um sentimento de naturalização da violência e de falência da sociedade e das instituições do Estado democrático. Traz para a Igreja, sobretudo na tarefa de evangeli-zação, um grave e urgente desafio: pregar a paz. Cristo é a nossa paz.

Destaque-se a notícia que chocou a todos nós, aquela ação de espanca-mento de Fabiane Maria de Jesus, morta no início do mês de maio, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ela foi confundida com uma suposta se-questradora de crianças. Deixou duas filhas órfãs por causa de um boato espalhado por meio de redes sociais, que repercutiu na imprensa rapida-mente. A população promoveu sobre Fabiane um julgamento, sem direito a defesa, condenada e sentenciada à morte por uma multidão enfurecida.

Outros dois casos revelam a violência contra duas pessoas com deficiên-cia mental, como foi o caso de Francisco Pinheiro, no Ceará, e Márcio dos Santos, em Alagoas, os quais também foram espancados até a morte.

Não há dúvida de que o que ocorreu a Fabiane não é um caso isolado. A série do que temos assistido recentemente começou desde quando um adolescente negro foi surrado e amarrado nu a um poste no Rio de Ja-neiro. A valorização que setores da mídia deram ao ato dos chamados justiceiros naquele momento incentivou, claramente, ações violentas e ilegais que estão transformando cidadãos que afirmam não mais acredi-tar nas instituições em pessoas que praticam crimes.

Em meio a tudo isso, é importante referir a atitude firme do apóstolo Paulo, que nos manda evangelizar a paz. Ele disse o verso de Efésios referido na abertura deste texto quando estava preso, justamente por defender um mundo de justiça e paz. Trata-se de uma tarefa urgente para a Igreja e para seus membros come-çar a perguntar-se que sociedade é essa que, ao fazer justiça com as próprias mãos contra “bandidos”, acaba se transformando em assassina.

A exortação bíblica e a determinação do apóstolo devem inspirar princi-palmente as autoridades a assumir o seu papel e a se colocar diante das pessoas, impedindo a violência, alertando e responsabilizando quem a promove ou executa.

Uma política de segurança voltada para a diminuição das mortes violen-tas exige a formação de uma cultura e de uma conscientização que en-frentem a falsa lógica de que quem defende os direitos humanos é de-fensor de bandidos.

O apóstolo defendeu o ser humano, mas não qualquer ato que ele tenha praticado. Sua atitude impediu que muitos se transformassem naquilo que dizem condenar: ou seja, se tornarem criminosos. Diante de tais fa-tos, a palavra do Evangelho e da evangelização deve ser: basta! Lincha-mentos não são expressões da justiça. São a sua negação, são crimes, são violações de direitos humanos.

Pr. Jair Alves, da Igreja Metodista em Jardim ColoradoAssessoria Regional de Promoção dos Direitos Humanos

“ Esse desencadear de ódio da população que leva facilmente ao linchamento constitui uma das atitudes mais desumanas a que um homem normal contemporâneo pode ser levado.”

Konrad Lorenz, biólogo e etólogo austríaco (1903-1989)

MeditaçãoSimples e práticoA propaganda britânica de prepara-ção para a Segunda Guerra Mundial virou moda no mundo todo: “Keep calm and carry on” – em português, algo como “Mantenha a calma e prossiga”. Fácil falar. Mas, pensan-do friamente, como manter a cal-ma quando todos os sonhos e re-alizações estão destruídos? Como prosseguir, se as forças e a vitalida-de parecem ter sido arrancadas no meio de um turbilhão de aflições?

A Bíblia diz, em Isaías 40:31: “Mas aqueles que esperam no Senhor re-novam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. Olhar para a beleza de Jesus e con-fiar em Seu caráter santo e em Suas intenções e promessas a nosso res-peito trazem diariamente renovo aos nossos corações.

“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus” (1 Jo 5:4-5).

Nossa vitória sobre as adversidades e sobre o sistema corrupto deste mundo está em permanecer crendo na soberania de Cristo Jesus sobre todas as coisas.

Os sistemas do mundo, os problemas, as dores, tudo vai passar. Deus é poderoso para mudar circunstâncias e, mesmo se não mudá-las, pode-mos ter a certeza de que Jesus voltará, e com Ele trará a recompensa para os que escolherem continuar crendo n’Ele. Toda dor e toda lágrima cessarão, seremos transformados e reinaremos com Ele para sempre.

Portanto, lutemos contra os inimigos da fé: decepções, amarguras, res-sentimentos, tristezas e outras coisas que poluem nosso coração e mi-nam a nossa fé. A esperança vive! Jesus está vivo e é a resposta pa-

ra todas as questões humanas. Apesar de tudo, vamos continuar crendo!

Keep calm and carry on!

Por Nívea Soares, cantora e compositora evangélica

AvisosFérias PastoraisEntre os dias 14 e 25 de julho de 2014, os pastores Tiago e Laura es-tarão ausentes de nossa igreja, pois gozarão de um tempo de descan-so junto a suas famílias. A programação da igreja nesse período vai re-alizar-se normalmente.Campanha de Oração: “7 Semanas Buscando a Plenitude do Espírito”Durante sete semanas, de 1º/8 a 12/9, faremos cultos especiais às sextas-feiras, com o propósito de buscar a plenitude do Espírito Santo, baseando-nos no texto de Atos 2:4a “Todos ficaram cheios do Espírito Santo”. Toda a igreja está convidada a participar desse tempo de oração, jejum e busca. Se queremos fazer discípulos, temos de ser discípulos e isso só é possível pela ação do Espírito Santo em nós e por meio de nós. A cada sexta-feira, conta-remos com a presença de um pregador convidado:

1º/8 Pr. Alexandre, da IM em Vila Mazzei;

8/8 Pr. Samuel, da Igreja de Deus;

15/8 Pra. Roxana, da Igreja de Deus;

22/8 Pra. Michelly, da IM em Santana de Parnaíba;

29/8 Pra. Cláudia, da IM em Vila Conde do Pinhal;

5/9 Pra. Joyce, da IM no Butantã;

12/9 Pr. Daniel Rocha, da IM em Santo André.

Aniversariantes.14/7 Ana Izabel de Araújo Gonçalves e

Ana Melissa Fonseca Zacara Fernandes;

15/7 Matteo Ribeiro Perazza;

17/7 Priscila Domingues Fenner;

19/7 Flávia Maíra de Araújo Gonçalves.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e proble-mas diversos. Oremos:• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio

(irmão da Rosa), da D. Cida Barçante, do Sr. Davi, da D. Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D. Nancy), da Lourdes de Brito, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Neusa, da Nívia (esposa do Eduardo), da Ro-simeire (irmã da Roseli de Brito), da D. Tereza (sogra da Maria José), da D. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

• Pelo Projeto Novidade de Vida;• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela Equipe Pastoral (Pastores Tiago e Laura e Seminaristas Lucas,

Edmilson e Michelly);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (13/7) PRÓX. DOMINGO (20/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé

INTERCESSÃO – –

GUARDADOR DOS CARROS Almir Emerson

MINISTÉRIO INFANTIL Mariana/Laura Doroti/Edna

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

DIREÇÃO DO CULTO Manoel/Sem. Lucas Sem. Lucas

PREGADOR Pr. Tiago Marilene

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h30

Encontros dos PgsCulto de Libertação

20hEsc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. TiagoPra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura