boletim informativo agosto 2013

8
1 Fundada a 20 de janeiro de 1998 CNPJ 02.802.540 / 0001-14 INFORMATIVO DE AGOSTO DE 2013 E-mail: [email protected] Blog: fespiritacrista.blogspot.com Casa sobre rocha, casa sobre areia Nossa casa é o nosso espaço, lugar onde sentimos se- guros e com liberdade, o aconchego junto dos entes queridos. É o nosso “canto” para onde sempre volta- mos para o descanso, soerguimento das forças, e o preparo para novas tarefas. Construir a nossa casa so- bre a rocha, significa construirmos nossa segurança, o bem-estar íntimo, sobre algo sólido como a rocha, ou seja, sobre os valores do Espírito, este permanente, não sujeito às transformações, as mudanças da matéria. Em outras palavras, construir nossa felicidade sobre algo duradouro, firme como a rocha. Por outro lado, cons- truir sobre a areia seria fazê-lo sobre algo movediço (como a areia), não durável, que sofre constantes modi- ficações (os valores transitórios da matéria). Mas o detalhe importante é praticar, e não só “ouvir”. A alma e quintessência de toda sabedoria e felicidade da vida consiste em praticar, realizar as grandes verdades, e não somente em ouvi-las. Quem apenas ouve, mas não realiza, não pratica o que ouviu, é um “homem insensa- to”; quem ouve e realiza é um “homem sábio”. A dife- rença fundamental entre a insensatez e sabedoria está em ouvir sem realizar, e por outro lado, em realizar o que se ouviu. (Jornal Verdade e Luz Nº 188 de Setembro de 2001) Reuniões abertas ao público 3ªs Feiras 19:00h - Estudos Doutrinários, Corrente, Passes e Água Fluidi- ficada. 4ªs Feiras 19:00h - Estudo do Evangelho. “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurra- das, os ventos sopraram com força contra a casa, mas ela não caiu, porque fora cons- truída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enxurra- das, os ventos sopraram com força contra a casa, e ela caiu, e a sua ruína foi com- pleta!” - Jesus (Mateus, 7,24). "

Upload: fespiritacrista

Post on 24-May-2015

173 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim informativo   agosto 2013

1

Fundada a 20 de janeiro de 1998 CNPJ 02.802.540 / 0001-14

INFORMATIVO DE AGOSTO DE 2013

E-mail: [email protected] Blog: fespiritacrista.blogspot.com

Casa sobre rocha, casa sobre areia

Nossa casa é o nosso espaço, lugar onde sentimos se-

guros e com liberdade, o aconchego junto dos entes

queridos. É o nosso “canto” para onde sempre volta-

mos para o descanso, soerguimento das forças, e o

preparo para novas tarefas. Construir a nossa casa so-

bre a rocha, significa construirmos nossa segurança, o

bem-estar íntimo, sobre algo sólido como a rocha, ou

seja, sobre os valores do Espírito, este permanente, não

sujeito às transformações, as mudanças da matéria. Em

outras palavras, construir nossa felicidade sobre algo

duradouro, firme como a rocha. Por outro lado, cons-

truir sobre a areia seria fazê-lo sobre algo movediço

(como a areia), não durável, que sofre constantes modi-

ficações (os valores transitórios da matéria). Mas o

detalhe importante é praticar, e não só “ouvir”. A alma

e quintessência de toda sabedoria e felicidade da vida

consiste em praticar, realizar as grandes verdades, e

não somente em ouvi-las. Quem apenas ouve, mas não

realiza, não pratica o que ouviu, é um “homem insensa-

to”; quem ouve e realiza é um “homem sábio”. A dife-

rença fundamental entre a insensatez e sabedoria está

em ouvir sem realizar, e por outro lado, em realizar o

que se ouviu.

(Jornal Verdade e Luz Nº 188 de Setembro de 2001)

Reuniões abertas

ao público

3ªs Feiras

19:00h - Estudos Doutrinários,

Corrente, Passes e Água Fluidi-

ficada.

4ªs Feiras

19:00h - Estudo do Evangelho.

“Portanto, quem ouve essas

minhas palavras e as põe em

prática, é como o homem

prudente que construiu sua

casa sobre a rocha. Caiu a

chuva, vieram as enxurra-

das, os ventos sopraram com

força contra a casa, mas ela

não caiu, porque fora cons-

truída sobre a rocha. Por

outro lado, quem ouve essas

minhas palavras e não as põe

em prática, é como o homem

sem juízo, que construiu sua

casa sobre a areia. Caiu a

chuva, vieram as enxurra-

das, os ventos sopraram com

força contra a casa, e ela

caiu, e a sua ruína foi com-

pleta!” - Jesus (Mateus,

7,24). "

Page 2: Boletim informativo   agosto 2013

2

Dia 05 (1ª segunda-feira) - 19h - Prece pelos Desencarnados

Dias 06, 13 e 20 (3ªs feiras) - 19h - Estudos Doutrinários e do Evangelho

Dias 07, 14, 21 e 28 (4ªs feiras) - 19h - Estudos do Evangelho

Dias 07 e 21(4ªs feiras) - 19h - Consulta com PRETOS-VELHOS

Dias 14 e 28 (4ªs feiras) - 19h - Consulta com CABOCLOS

Dia 27- 19h -Palestra

Dia 30- 19h –Descarga do Templo

Evento beneficente Não Perca!

3º Chá Fraterno da FEC.

Dia 25 de agosto - 16 horas.

Venha curtir conosco, aqui

na FEC, uma linda tarde

de domingo.

Mensagem

Irmãos, que as transformações que ocorrem em vossa Pátria seja o reflexo das transformações internas de cada um. O mundo é o que você pensa dele. Não são frutos do meio, o meio que é fruto de vós. Permita que a luz de Deus esteja sempre em vossa destra e corações, pois assim poderão trilhar um caminho de Paz e Luz. Confie em Deus e permitam que o amor d’Ele brilhe em todos.

Mensagem do espírito Lúcius através do médium Leonardo Mello

Page 3: Boletim informativo   agosto 2013

3

NOSSAS PERSONAS

Na Grécia e na Roma antiga, era comum os atores se utilizarem de máscaras para in-terpretar seus personagens. A essas máscaras era dado o nome de persona. Daí a origem da palavra personagem. A palavra persona vem do latim, per sonare, ou soar através de, pois essas máscaras faziam com que a voz dos atores bem chegasse aos espectadores. Muito mais tarde, no Século XX, um célebre estudioso da mente e do comportamento humano, o suíço Carl Jung, se utilizou da mesma palavra para descrever um tipo de comportamento dos seres humanos. O de utilizarmos máscaras para nos relacionarmos. Não somos poucos os que nos utilizamos de pesadas máscaras para esconder dores, dificuldades e dramas que marcam nossa alma. Não somos poucos os violentos e agressivos, que fazemos desse comportamento nos-sa rota de fuga para esconder fragilidades, medos e inseguranças. E, em grande número, somos os críticos inveterados, os justiceiros de plantão, a postos para apontar o dedo, acusar, mas que agimos assim para esconder agudos sentimentos de inveja. Outros de nós, prepotentes, tiranos, sempre a humilhar e espezinhar todos, esconde-mos atrás dessa máscara complexos de inferioridade e as próprias limitações. Não faltam os que nos posicionamos como paladinos da moral, da ordem, intolerantes com os deslizes alheios, buscando, dessa maneira, disfarçar em nós profundos distúr-bios comportamentais e morais. Quase sempre refletimos o oposto do que somos em realidade. É por essa razão que, ao encontrarmos um companheiro de jornada que se mostra difí-cil, pesado, bom será avaliarmos se tratar de uma alma frágil, em rota de fuga através de máscaras, que escolheu para representar um personagem que efetivamente não é. Verificaremos que, ao perfurarmos a casca, ao analisarmos com mais cuidado, encon-traremos a alma dizendo das suas dificuldades, buscando fugir de si mesma. Para esses companheiros, utilizemo-nos do olhar de amor, da indulgência, da compre-ensão, em exercício de tolerância. Se hoje já conseguimos perceber as limitações na alma daqueles que seguem conosco, utilizemos o olhar do entendimento para com eles. E toda vez que eles nos oferecerem as pedras e espinhos da personalidade que apre-sentam, ofertemos a compreensão. Todo progresso individual, toda descoberta de si mesmo é processo solitário e doloro-so. Não é por outro motivo que muitos adiamos o encontro conosco mesmos, estagiando em processos difíceis, que levam a lugar algum. Assim, se conseguirmos perceber em nós algum desses mecanismos de fuga, esforce-mo-nos por deles nos desvencilhar, buscando o encontro inadiável conosco mesmos, no processo de sublimação pessoal.

* * * A revisão de conceitos e atitudes nos convida a nos dispormos ao abandono do que nos for inconveniente e nos esteja a reter a marcha do progresso. Proponhamo-nos à renovação de opiniões, de posições enrijecidas sempre que neces-sário, abraçando diretrizes morais enriquecedoras. Fará bem a nós. Fará bem ao mundo.

Redação do Momento Espírita.

Page 4: Boletim informativo   agosto 2013

4

O Pai no papel familiar

"O que é ser pai? Hoje as mulheres executam muitas tarefas que antigamente eram exclusivas do homem - chefe da famí-lia. A evolução das técnicas nos trazem os bebês gerados em proveta, os óvulos fecundados fora do corpo, a possibilidade de escolha do tipo genético, do sexo da criança a ser gerada. Será o pai importante? Durante muitos anos, estudos do desenvolvimento da personalidade fixaram-se na relação mãe-filho, no entanto, o aprofundamento dos estudos psicológicos dos desvios da personalidade mostraram que o pai participa de forma completa na organização ou desorganização da personalidade do filho. Ser pai, portanto, é participar de forma efetiva desde a concepção, tendo como elemento fundamental o Amor. Amor manifestado e cultivado, através do toque, da carícia, da presença e do exemplo positivo. A pergunta 582 de O Livro dos Espíritos nos diz o seguinte: Pode-se considerar a paternidade como uma missão? É, sem contradita, uma missão; é ao mesmo tempo um dever muito grande e que obriga, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade pelo futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais para que estes o dirijam na organização frágil e delicada que o torna acessível a todas as impressões.... Para melhor entendermos a missão da paternidade, vamos analisar cinco atributos que contribuem para o seu bom desempenho: 1. Equilibrar as relações entre mãe e filho O amadurecimento harmônico das relações mãe-filho ocorre com a presença do pai. É uma aptidão do pai iniciar a relação triádica (mãe-filho-pai) encontrando o justo lugar entre mãe e filho, regulando sua distância e respeitando a ambos. O pai tem o papel de equilibrador emocional pois a mãe é muito sensível e o bebê dependente. 2. Dar condições para a criança perceber-se como ser autônomo. A presença do pai provoca a passagem da estreita relação mãe-filho, de natureza biológica natural para uma relação triangular de natureza social. É o pai, com sua presença, que representará o corte do cor-dão umbilical psicológico da criança com a mãe. Isso contribui para que a criança inicie o processo de socialização como ser único, independente da mãe. 3. Introduzir a criança no mundo do conhecimento. O pai é o primeiro outro percebido pela criança como personagem fora da mãe. Como ele se introduz na vida do filho, inaugura assim o mundo do conhecimento e prepara a criança para as relações sócio-culturais. 4. Introduzir a criança no mundo da autoridade. Ao regular a distância nas relações mãe-filho, o pai apresenta-se como o principio incondicional da auto-ridade, pois, por sua existência, o filho vê-se obrigado a renunciar à posse exclusiva da mãe. A imagem de autoridade desdobra-se por dois caminhos: Coração: quando impõe limites, regula a distância mãe-filho; filho-mãe. Proteção: quando a autoridade significa força e esta serve de refúgio á fragilidade e dependência da criança.

Page 5: Boletim informativo   agosto 2013

5

5. Ser modelo de masculinidade e paternidade. O pai existe porque existe o ser humano de sexo masculino. Isto tem conseqüências: o pai não pode ser só o progenitor, mas também o representante do sexo masculino. Sua existência contribuirá para a formação (construção) da personalidade do filho. O pai é duplamente pai: ao participar naturalmente no ato de engravidar e como sendo representante do sexo masculino na constelação familiar, influindo na formação do caráter e da personalidade do filho. Quando da sua ausência física no lar, por separação do casal, é importante lembrar que quem se separou foi o homem e a mulher e não a mãe e o pai. Quando o filho é criado só pela mãe (mãe solteira, viúva, separada) esta deverá colocar o papel do pai sempre presente, falando sobre ele e, se possível deixar o filho conviver com o avô, tios ou amigos, que representarão o papel masculino na formação da sua personalidade. Um pai ausente não tem condições de conhecer seu filho. Assim sendo terá grandes dificuldades em criar vínculos afetivos e terá condições reduzidas de exercer autoridade. Um pai indiferente é aquele que está fisicamente presente, mas que não assume seu papel, o que pode levar a criança a comportamentos agressivos para chamar a atenção. Um pai faça-o-que-eu-mando... _ desgasta a autoridade, a iniciativa e a criatividade. Um pai submisso aos caprichos do filho, inverte os papéis e os valores, correndo sempre o risco de dar o que não se deve. Um pai autoritário não educa para o reconhecimento da autoridade. O animal obedece ao seu dono através do condicionamento. O pai deve respeitar o filho, conhecer suas principais características nas diversas faixas etárias, ser presen-te, ser e fazer realmente o que diz, ser companheiro, ser seu amigo e ser firme - saber impor limites, aceitar o filho como ele é, e ter prestigio junto a ele.

www.cvdee.org.br

PROSPERIDADE

"Há muita prosperidade aparente, mais deplorável que a miséria material em si mesma, porque a mesa vazia e o fogão sem lume podem ser caminhos de louvável reparação, enquanto o banquete opíparo e a bolsa farta, em muitas ocasiões, apenas significam avenidas de licença que correm para o despenha-deiro da culpa, de onde só conseguiremos sair ao preço de longos estágios na perturbação e na sombra. Em verdade, porém, semelhante fortuna não existe, de vez que a prosperida-de, ausente da reta conduta, não passa de apropriação indébita e é como rou-pa brilhante cobrindo chagas ocultas, que exigem a formação de reflexos con-trários aos enganos que as originaram, a fim de que a prosperidade legítima, a expressar-se em serviço e cultura, amor e retidão, confira ao espírito o reflexo dominante da luz " Do livro: PENSAMENTO E VIDA ( Emmanuel - Francisco Cândido Xavier

Page 6: Boletim informativo   agosto 2013

6

Festa Julina da FEC

A Festa Julina da Fraternidade Espírita Cristã – FEC foi um sucesso. Este sucesso

somente foi possível devido a participação dos membros da FEC, da Assistência e de

todos os amigos que prestigiaram nossa festa.

Muito obrigado!

Agradecemos a todos que nos ajudaram durante os preparativos e no decorrer da

festa e em especial ao casal Vadico e Solange que mais uma vez nos cedeu a sua

residência para mais uma realização desta confraternização. A colaboração de cada

um foi o que nos permitiu uma festa tão bela e grandiosa.

Aqui algumas fotos que registraram a beleza e a animação desta festa.

Page 7: Boletim informativo   agosto 2013

7

"Pare de ser chato!"

Quando se deseja ajuda, movimenta-se em busca de soluções, não somente lamentações. Nada se faz

àquele que não deseja, pois tudo o que se faça em seu proveito não surtirá qualquer efeito. Ninguém tem

poder sobre ninguém; é impossível fazer alguém avançar. Tal poder Deus não nos confiou, senão a nós

mesmos.

A mudança nunca ocorre de fora para dentro e se você lamenta, mas não deseja mudar, permanecerá em

lamentações e será isento da solidariedade alheia, pois se perde tempo com quem não oferece parte do seu

próprio tempo para ouvir e ser ajudado.

Muitos não querem ajuda, apenas solicitam tropas que lutem as guerras interiores que só dizem respeito a si

mesmos. Desejam que as suas dores ou os seus sofrimentos sejam retirados sem esforço; oram a Deus

pedindo interceder pelos seus problemas, mas semelhantes a peixes gordos que se alimentam de limbo e

lodo no lago fedorento onde se encontram, querem que milagres aconteçam, pois se notarem que algo preci-

sa partir deles para que uma mudança ocorra, se tornam inimigos dos seus próprios benfeitores, atacando-os

por ousarem lhes retirar da zona de conforto. A estes já disse Jesus que os evitemos, pois a quantidade dos

que buscam ajuda sincera e que estão prontos a movimentar-se em direção ao bem e à luz é considerável.

Seríamos injustos em nos preocuparmos com os que nada querem, senão fazerem-se de vítimas, enquanto

almas sofridas e sinceras olham em nossa direção, prontas a mudar e trabalhar no que for preciso para que

os dias lhe sejam mais suaves no porvir.

A caridade não consiste somente em ajudar, mas ajudar com consciência, pois, sem esta, muitos atos dito

caridosos geram consequências que perturbam e desequilibram a ordem natural das coisas. Quantos são os

Espíritos que permanecem em seus lares, após a morte, na intenção sincera de ajudar a família, quando em

verdade só a prejudicam por sua presença perturbada pela partida recente dos laços físicos.

A árvore precisa estar em bom estado para que dê bons frutos e se a nossa forma de prestar a caridade

desprezar a ecologia dos seres, faremos mais mal do que bem, deixando de lado quem realmente precisa

para se preocupar com aqueles que só têm o hábito de lamentar-se, reclamar de dores, problemas e dificul-

dades, sem nada fazer de si para superar tais desafios e esperando que a solução dos seus problemas

venha sempre de Deus ou dos que estão ao seu redor.

Eis o motivo pelo qual não conseguimos auxiliar tais pessoas, primeiro por não termos poder sobre ninguém

e segundo, porque uma ação benéfica só tem efeito quando aplicada em uma alma sinceramente desejosa

de crescer.

Quando Jesus diz que evitemos jogar “pérolas aos porcos” é neste sentido, pois o tempo que perdemos

agindo sobre o desinteresse de alguns, poderíamos usar em benefício a outros que estão dispostos e abertos

à mudança.

Trecho do livro “Pare de ser chato!”

André Ariovaldo

PALESTRA

TEMA: VIOLÊNCIA E PAZ

Palestrante: Virgílio Lopes (Serviço de Assistência Espírita ao Preso - SAEP)

Data: 27/08/2013 às 19h

Entrada franca.

Page 8: Boletim informativo   agosto 2013

8

.“AJUDAR É UM BENEFÍCIO, MAIS PARA SI DO QUE PARA QUEM RECEBE”

NOSSOS AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos os nossos colaboradores a atenção dispensada, tendo a certeza

de que poderemos contar com a sua ajuda. E ao Querido Irmão Carlos Assis que no

dia 30 de julho nos prestigiou com sua presença, apresentando a Palestra com o tema

“Alfabetização Afetiva”.

Em especial o nosso agradecimento a Loja Maçônica Treze de Maio e ao seu Departa-

mento Feminino “Musas”, pela colaboração na aquisição de mantimentos para com-

por a cesta básica das famílias de nossa comunidade e assistidas pela FEC.

QUERIDOS IRMÃOS / IRMÃS

Por favor, NÃO VENHAM de bermuda, camiseta, short, vestido curto, saia curta ou

blusa decotada.

Av. Estácio de Sá, L32 - Q17 - Pq. Novo Rio - São João de Meriti / RJ CEP: 25585-000 - Tel.: (021) 2652-4863

ATIVIDADES REALIZADAS:

ATENDIMENTO FRATERNAL

Visita dos irmãos da casa direcionada aos enfermos, impedidos de se locomoverem,

convalescentes de cirurgias, acamados, hospitalizados ou que perderam um ente queri-

do recentemente, que desejarem receber uma leitura reconfortante do Evangelho, Flui-

dificação da água e aplicação de passes magnéticos.

Será realizada aos finais de semana - sábados ou domingos - a partir das 15:00h, a ser

agendado na administração da casa ou pela irmã Angelina, informando nome, endereço

e telefone da residência, com um ponto de referência.

Obs: pedimos que somente sejam solicitadas visitas a pessoas que sejam simpatizantes

do Espiritismo, para que não haja nenhum constrangimento por parte das famílias e dos

médiuns visitantes.

TRATAMENTO COMPLEMENTAR: REIKI / CROMOTERAPIA / SHIATSU

OBS: Somente com autorização da direção espiritual da FEC

CONSULTA MÉDICA (Clínica Geral)

Realizada todas às terças-feiras às 19:00h pelo Dr. Paulo Cesar

CAMPANHA DO AGASALHO

Ajude ao seu semelhante a não sentir tanto frio. Aceitamos doações de mantas, cober-

tores, etc.

CAMPANHA DO QUILO

Sempre que possível, ao fazer-nos uma visita, traga 1 kg de alimento não perecível,

pois fazemos entrega de cestas básicas aos necessitados.

INFORMAÇÕES: É importante saber que a FEC não é mantida por nenhum Órgão Público ou Entidade Privada. Com isso

conta apenas com a colaboração e com as doações de freqüentadores.

Quer fazer parte de nossa Fraternidade como Sócio Benemérito? É muito fácil.

Então, procure-nos na Secretaria da FEC para maiores esclarecimentos e seja bem-vindo.

AGUARDAMOS SUA VISITA!