boletim informativo 21 (mar/16)

8
Boletim Informativo Ano 13 / n o 21 João Pessoa - Mar/2016 CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA Mantenha seus dados atualizados e garanta o recebimento dos nossos informativos: http://bit.ly/cadastroCREF10 4 Reuniões e eventos promovidos pelo CREF10 na Paraíba 6 CREF10 divulga calendário para o resto do semestre 7 Descontos para anuidades e para pagamentos em atraso Cerimônia de posse dos novos Conselheiros aconteceu em dezembro de 2015 Acima, Conselheiros empossados juntamente com presidentes do CREF16, CREF10 e CONFEF no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba No dia 18 de dezembro de 2015, aconteceu a cerimônia de posse dos novos Conselheiros, eleitos em setembro de 2015. O evento foi realizado no Auditório da Reitoria da UFPB, às 20h, e contou com a presen- ça de representantes de diversas Instituições de Ensino Superior, num momento de descontração. A gestão dos novos Conselhei- ros iniciou-se em janeiro deste ano e prolonga-se até dezembro de 2021. A eleição da Diretoria atual, que pode ser consultada na área Quem Somos do site www. cref10.org.br, foi o primeiro ato desta nova gestão. FOTO: FERNANDA EGGERS da Associação de Desportos Amado- res, do Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Conselho Regional de Odontologia. Após a cerimônia de posse, foi ofe- recido um coquetel no mesmo local, no qual Conselheiros da nova gestão e da anterior, bem como autoridades e convidados, confraternizaram-se, Procure Saber Em abril, será divulgado o edital para o Concurso Público que selecionará agentes de Fis- calização para atuar no estado da Paraíba. Maiores informa- ções na página 8. Mudança na lista de docu- mentos necessários para inscre- ver academias no CREF10/PB. Alvará emitido pelas prefeituras não será mais exigido. Saiba mais na página 5. Você tem débitos em sua anuida- de? O CREF10 está realizando uma campanha de concessão de descon- tos em juros e multas das anuidades em atraso. O desconto pode chegar a 100%. Consulte na página 7.

Upload: fernanda-eggers

Post on 28-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim Informativo Impresso realizado para o Conselho Regional de Educação Física.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim informativo 21 (mar/16)

Boletim Informativo Ano 13 / no 21 João Pessoa - Mar/2016

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Mantenha seus dados atualizados e garanta o recebimento dos nossos informativos: http://bit.ly/cadastroCREF10

4AconteceReuniões e eventos promovidos pelo CREF10 na Paraíba

6EventosCREF10 divulga calendário para o resto do semestre

7FinanceiroDescontos para anuidades e para pagamentos em atraso

Cerimônia de posse dos novos Conselheiros aconteceu em dezembro de 2015Acima, Conselheiros empossados juntamente com presidentes do CREF16,

CREF10 e CONFEF no auditório da Reitoria da Universidade Federal da ParaíbaNo dia 18 de dezembro de 2015, aconteceu a cerimônia de posse dos novos Conselheiros, eleitos em setembro de 2015.

O evento foi realizado no Auditório da Reitoria da UFPB, às 20h, e contou com a presen-ça de representantes de diversas Instituições de Ensino Superior,

num momento de descontração.A gestão dos novos Conselhei-

ros iniciou-se em janeiro deste ano e prolonga-se até dezembro de 2021. A eleição da Diretoria atual, que pode ser consultada na área Quem Somos do site www.cref10.org.br, foi o primeiro ato desta nova gestão.

FOTO: FERNANDA EGGERS

da Associação de Desportos Amado-res, do Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Conselho Regional de Odontologia.

Após a cerimônia de posse, foi ofe-recido um coquetel no mesmo local, no qual Conselheiros da nova gestão e da anterior, bem como autoridades e convidados, confraternizaram-se,

Procure SaberEm abril, será divulgado o

edital para o Concurso Público que selecionará agentes de Fis-calização para atuar no estado da Paraíba. Maiores informa-ções na página 8.

Mudança na lista de docu-mentos necessários para inscre-ver academias no CREF10/PB. Alvará emitido pelas prefeituras não será mais exigido. Saiba mais na página 5.

Você tem débitos em sua anuida-de? O CREF10 está realizando uma campanha de concessão de descon-tos em juros e multas das anuidades em atraso. O desconto pode chegar a 100%. Consulte na página 7.

Page 2: Boletim informativo 21 (mar/16)

2 Conselho Regional de Educação Física | CREF10/PB Março/2016

ExpedienteDiretoria

Francisco Martins da SilvaPresidente

Nilo Montenegro Netto1o Vice-Presidente

Tereza Carmem Farias Onofre2a Vice-Presidente

Fernanda Antônia de Albuquerque Melo1a Secretária

Karinne Costa Fernandes2a Secretária

José Ricardo de Assis Nunes1o Tesoureiro

Paulo Ferreira da Silva Jr.2o Tesoureiro

ConselheirosÁlvaro Luiz Pessoa de FariasClemildo Gomes FerreiraDione Marques de Figueiredo Eduardo Guimarães Lima Barrêto Fernanda Antônia de Albuquerque MeloFernando Araújo Silva Francisco Carlos Ferreira Francisco Martins da SilvaJailson Oliveira da SilvaJosé Carreiro de Almeida FilhoJosé Ricardo de Assis Nunes Joseneide Correia Behar Karinne Costa FernandesLuciano de OliveiraNilo Montenegro Netto Paulo Ferreira da Silva JúniorRogerio Dilon da Silva Velinho Roseni Nunes de Figueiredo Grisi Telma Melz OliveiraTereza Carmen Farias Onofre

Conselheira FederalIguatemy Maria de Lucena Martins

Conselheiro HonoríficoFrancisco Borges de Araújo

LocalizaçãoRua Prof. Álvaro de Carvalho, 56 - Térreo, Tambauzinho João Pessoa - PB CEP: 58042-010Telefone: (83) 3244-3964

Jornalista Responsável:Fernanda Eggers DRT: 3187/PB

[email protected]

Tiragem: 5.500

[email protected]

@CREF10PB

/cref10pb@cref10pb

Palavra do PresidenteFrancisco Martins da Silva

Os integrantes da Chapa Expe-riência e Compromisso assumiram a direção do CREF10/PB em janeiro deste ano, graças a confiança que os profissionais de Educação Física atribuíram à capacidade do grupo para executar o plano de trabalho definido para os três anos desta gestão, cujos princípios estruturan-tes foram apresentados durante a campanha eleitoral.

Honrando os compromissos assumidos, registramos com mui-ta satisfação que em apenas três meses de gestão é possível afirmar que entre as ações já executadas, contabilizam-se importantes avan-ços para a categoria dos profissio-nais de Educação Física.

Editorial

Ações do primeiro trimestre da nova gestão

Reafirmamos que a sua participação é sempre bemvinda.

“”

Neste contex-to, o CREF 10/PB iniciou a interioriza-ção das suas ações, realizando reuniões

tras e oficinas, a serem oferecidas aos profissionais registrados, no se-gundo semestre deste ano.

Também já estão em curso medi-das para aumentar o número de fis-cais e aprimorar as suas condições de trabalho, por meio da aquisição de dois veículos, e da orientação e informatização dos processos de fiscalização.

Na perspectiva da otimização dos processos administrativos, medidas como ampliação dos dias de atendi-mento ao público e ordenamento do fluxo das atividades técnico-admi-nistrativas resultarão em um atendi-mento mais rápido e mais eficiente.

Os nossos compromissos já es-tão sendo cumpridos, mas ainda

temos muitos desa-fios que surgem no dia-a-dia e que pre-cisam ser enfrenta-dos. Neste sentido,

de trabalho em Campina Grande, Patos, Pombal, Souza e Cajazeiras, todas elas com significativa partici-pação de profissionais, dirigentes e autoridades locais que apresen-taram as suas demandas e priori-dades, o mesmo acontecendo em João Pessoa.

Nessas ocasiões, o Conselho apresentou as suas propostas para o ano de 2016 e ouviu as sugestões dos participantes. Os resultados desses encontros foram bastante positivos e reafirmam a importância do trabalho cooperativo como estra-tégia de valorização da categoria.

Na linha de apoio aos profissio-nais, uma das metas em curso é concretizar junto a empresas de serviços e produtos a concessão de descontos para os profissionais, bem como a definição das ações de formação continuada: cursos, pales-

o CREF10/PB entregou à Secreta-ria de Educação do Estado (SEC/PB) documento onde expressa o seu posicionamento contrário a re-dução da carga horária da disciplina Educação Física na rede estadual de ensino. Ao expor de forma cla-ra e objetiva a inconsistência legal, científica e pedagógica, da medida adotada na educação da Paraíba, a SEC/PB assegurou a sua disposi-ção em discutir providências para o problema apresentado.

A construção de uma entidade é feita com o envolvimento de todos os seus profissionais. Nesse sen-tido, reafirmamos que a sua parti-cipação será sempre bem-vinda. As suas sugestões e críticas serão aceitas e assumidas como impor-tantes indicadores para avaliar o desempenho da nossa entidade e o atendimento das suas expectativas.

Page 3: Boletim informativo 21 (mar/16)

3Conselho Regional de Educação Física | CREF10/PBMarço/2016

Educação Física Escolar

A Secretaria de Estado de Edu-cação (SEC/PB) diminuiu a carga horária de três disciplinas da Ma-triz Curricular do Ensino Funda-mental (do 6o ao 9o ano), dentre elas a Educação Física, com obje-tivo de aumentar as aulas de Por-tuguês e Matemática. A decisão foi efetivada através das Diretrizes Operacionais para Funcionamen-to das Escolas da Rede Estadual. Segundo o órgão, a mudança foi uma resposta à cobrança do Governo do Estado de uma ação

A reação do CREF10/PB frente ao ato da SEC/PB em redu-zir a carga horária da Educação Física nas escolas estaduais

que revertesse as dificuldades de desempenho dos alunos nas avalia-ções nacionais das disciplinas citadas.

Diante desta ação, o pelo Con-selho Regional de Educação Física da 10a Região – Paraíba emitiu um ofício à Secretária Executiva da Gestão Pedagógica da Educação do Governo do Estado da Paraíba, sra. Roziane Marinho Ribeiro, apontando os problemas que po-dem ocasionar desta redução.

A Educação Física Escolar foi reconhecida internacionalmen-te como de grande importância para o aprendizado de crianças e adolescentes, inclusive em outras áreas e a Paraíba está seguindo na contramão ao orientar a redução de carga horária da disciplina.

Uma reunião, decorrente do ofício emitido, aconteceu no dia 16/02, onde foram reafirmados os pontos apresentados no docu-mento. Participaram da reunião

Ao justificar a redução, o do-cumento informa que “não ha-verá prejuízo para o desenvolvi-mento do trabalho pedagógico desse componente curricular já que existem programas e proje-tos que complementam os ob-jetivos e a aprendizagem desse componente”. Entretanto, não foi possível identificar no do-cumento em referência quais os “projetos e programas” que complementarão os objetivos e a aprendizagem da Educação Física.

Destaque-se, ainda, que um programa ou projeto deve ser tratado como instrumen-to inter ou transdisciplinar, comum a vários segmentos e desenvolvido no próprio con-teúdo do(s) respectivo(s) com-ponente(s) curricular(es), mo-tivo pelo qual, a carga horária relativa ao componente curri-cular obrigatório não pode se confundir com a carga horária de qualquer outra atividade, ou seja: não se pode substituir uma aula, de caráter obrigató-rio, por uma atividade opcio-nal e facultativa.

Sendo assim, não é aceitá-vel a diminuição de uma hora aula de Educação Física, sob a alegação de que a mesma será suprida com programas e projetos que, em regra, são destinados a uma parcela re-duzida dos alunos, com dura-ção limitada, sem garantia de continuidade e com caráter terminal.

Acesse o ofício: http://bit.ly/1pH2695

FOTO: DIVULGAÇÃO

os professores Francisco Martins, Joseneide Behar, Dione Marque e Zuleneide Formiga, representando o Conselho e a Comissão de Educação Física Escolar. Foram recebidos por Iara Oliveira, Gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Embora concordando com os argumentos apresentados pelo Conselho, afirmou que existe uma impossibilidade de reversão da decisão.

O Conselho reafirma seu posi-

cionamento contrário à diminuição da carga horária da Educação Física Escolar de três para duas horas por semana.

O Prof. Martins, Presidente do CREF10, declarou que os professores de Educação Física já relatam impac-tos negativos advindos da redução da quantidade de aulas e afirmou que a orientação por parte do Conselho é de que os professores expressem a insatisfação para as coordenações locais e geral, de forma que haja uma mobilização da categoria em busca de apoio, inclusive político, para que seja dada importância às aulas de Educação Física para crianças e adolescentes nas escolas de ensino público e privado.

Leia um trecho do ofício

Page 4: Boletim informativo 21 (mar/16)

4 Conselho Regional de Educação Física | CREF10/PB Março/2016

No dia 15/01, o Presidente do CREF10/PB, Prof. Francisco Mar-tins, a 1a Secretária, Profa. Fernanda Albuquerque, e a Diretora Executi-va, Profa. Vania Rezende, participa-ram da reunião com o Promotor de Justiça e Diretor-Geral do Pro-grama de Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba, Dr. Francisco Glauberto Bezerra, e membros de sua assessoria, resul-tando numa parceria para apoio às ações de fiscalização em todo o estado.

O CREF10 respondeu ao convi-te do MPPROCON para a realiza-ção de ações conjuntas de fiscaliza-ção dentro do programa Prevenção de Acidentes de Consumo, com vistas a assegurar aos consumidores o acesso a produtos e serviços que garantam saúde e segurança.

“Caberá ao CREF10 determinar quais os requisitos que os profissio-nais e estabelecimentos prestadores de serviços devem atender para estar regularizados, informando ao MP quais aqueles em situação irregular, ensejando a realização de ações para regularização”, explica Martins.

Uma das ações definidas, além das ações conjuntas de fiscaliza-ção, é a convocação de todas as entidades prestadoras de serviços, representadas por seus proprietários e Responsáveis Técnicos, para uma reunião com o MP e o CREF10, oportunidade em que serão cien-tificados dos itens necessários para regularização e suas respectivas situações.

Em 18/02, o presidente do CREF10/PB, prof. Francisco Mar-tins, esteve na cidade de Campina Grande juntamente com os Con-selheiros Álvaro de Faria, Fernan-da Albuquerque, Karinne Costa e Paulo Ferreira.

O prof. Álvaro de Faria, Con-selheiro do CREF10 e professor de Educação Física da UEPB, realizou a apresentação e deu boas vindas aos presentes na abertura do evento, que seguiu com a fala do Presidente Martins.

No dia 26/02 o CREF10/PB pro-moveu uma reunião no auditório do Departamento de Educação Física da UFPB, na qual recebeu proprietários, gerentes e Responsáveis Técnicos de academias da grande João Pessoa para abordar diversos assuntos e promover um canal de participação junto ao Conselho.A reunião foi presidida por Nilo Mon-tenegro, Vice-presidente do CREF10/PB e estiveram presentes os Conse-lheiros Fernanda Albuquerque, Paulo Ferreira, Ricardo Nunes e Roseni Grisi. Os participantes apresentaram expecta-tivas positivas na nova gestão e fizeram cobranças, sobretudo em relação à

Ação conjunta do CREF10 e MPPROCON

CREF10 realiza ação em Campina Grande

CREF10 reune profissionais, proprietários e RTs em J. Pessoa

FOTO: ARQUIVO CREF10

FOTO: ARQUIVO CREF10

FOTO: ARQUIVO CREF10

O presidente ressaltou o objetivo desta e de outras reu-niões, que acontecerão ao lon-go do ano em diversas cidades paraibanas na perspectiva da interiorização do CREF10, da gestão participativa e da intensi-ficação das fiscalizações.

Também foi elencada a im-portância da aproximação do Conselho e das Instituições de Ensino Superior, além da apre-sentação de uma nova política de convênios, a ser gerida atra-vés do Grupo de Trabalho de Benefícios Profissionais.

Ao final, os participantes apresentaram sugestões, dúvidas e questionamentos. Trinta e sete pessoas estiveram presentes e as perspectivas em relação à nova gestão são positivas.

fiscalização.Os Conselheiros apresentaram a nova forma de gestão, mais partici-pativa e descentralizada, na qual to-dos os Conselheiros assumem papéis ativos e importantes para o sucesso das ações a serem realizadas e ressal-taram a importância da presença de academias e profissionais para que apresentem suas dúvidas, inquieta-ções, críticas e sugestões. Nilo ressal-tou que esta presença é importante para que o CREF10 possa melhorar e prestar um serviço de qualidade aos profissionais e à sociedade. Foram apresentadas também as no-vas configurações para as Comissões, que incluem Grupos de Trabalho e estão disponíveis no site. A Fiscalização foi outro tópico abor-dado. Estão sendo estudados meios para melhoria de recursos humanos e materiais para uma fiscalização mais ampla e efetiva. Serão contrata-dos novos fiscais e a tecnologia será utilizada como método para agilizar os processos.

Três meses de gesTão: o que esTá sendo feiTo

Page 5: Boletim informativo 21 (mar/16)

5Conselho Regional de Educação Física | CREF10/PBMarço/2016

No dia 15 de fevereiro, o Prof. Fran-cisco Martins, presidente do Con-selho Regional de Educação Física da 10ª Região - Paraíba, se reuniu com o Sr. Tibério Limeira, Secretá-rio Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), na sede da Secretaria, juntamente com Fernanda Albuquer-que, 1ª Secretária do CREF10; Vania Rezende, Diretora Executiva; e os Conselheiros Roseni Grisi e Rogério Velinho. A nova gestão do Conselho foi apresentada ao Secretário, de-monstrando o interesse em trabalhar de forma conjunta com a referida Secretaria.

Na reunião, o prof. Martins apon-tou a necessidade do apoio efetivo da SEJEL na exigência do registro de

De 14 a 18 de março, os funcio-nários e colaboradores do CREF10 tiveram treinamento com pessoal do Conselho Federal de Educação Física: Ivan Pessanha, supervisor do Departamento de Informáti-ca e Tecnologia; Flávio Ribeiro; Vinícius do Rosário; e Valéria Ana-cleto, assessor; analista contábil; e supervisora do Departamento de Controle de Desempenho e Finan-ças do CONFEF, respectivamente.

O treinamento abrangeu o uso e funcionalidades do sistema Spiderware, ferramenta de con-trole para Atendimento, Finanças, Cobrança, Gestão e Fiscalização em Conselhos Profissionais, bem como orientações sobre gestão, finanças, cobranças e atendimen-to às exigências do Tribunal de Contas da União, visando maior transparência por parte dos Conse-lhos Profissionais.

Também estiveram presentes o Presidente do CREF10, Prof. Francisco Martins, a 1a Secretária, Profa. Fernanda Albuquerque e o vice-presidente, Nilo Montenegro, bem como as assessorias jurídica, contábil e de comunicação.

Tendo maior controle e conhe-cimento das ferramentas dispo-níveis e procedimentos, o atendi-mento aos profissionais da Paraíba será agilizado e os resultados, mais efetivos.

O uso do sistema por parte do Departamento de Orientação e Fiscalização também trará maior controle e transparência aos proce-dimentos de fiscalização executa-dos internamente.

Francisco Martins, presidente do CREF10/PB, esteve em Campina Grande no dia 18 de fevereiro para a reunião do CREF10 com os represen-tantes de academias, e participou de programa da rádio Campina FM.

Durante a programação, Martins comentou a redução de aulas de Edu-cação Física no estado da Paraíba e os problemas decorrentes deste ato.

Conselheiros do CREF10/PB mu-daram o entendimento a respeito dos documentos necessários para registro de novas academias em reunião plenária do mês de fevereiro.

A partir de agora, está dispensada a apresentação do Alvará de Funcio-namento, emitido pelas prefeituras municipais, permanecendo a exigência dos demais documentos.

A lista completa pode ser consultada no site www.cref10.org.br, dentro do menu Atendimento Pessoa Jurídica.

CREF10/PB e SEJEL formam parceria

Equipe do CREF10 passa por treinamento

Presidente do CREF10 concede entrevista à rádio Campina FM

CREF10 dispensa alvará para registro de academia

Ouça na íntegra: http://bit.ly/1TvcDz0

profissionais envolvidos em ações da Secretaria, como os jogos es-colares, bem como a importância de que todos os profissionais de Educação Física da equipe da SE-JEL estejam registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

Também foi solicitada a criação de um canal de intercâmbio para o GT de Relacionamento com Ins-tituições ligadas ao Esporte junto à SEJEL. Tibério Limeira declarou disposição para estreitar as relações com o CREF10/PB, além de assu-mir o compromisso de atender as demandas apresentadas em relação aos registros profissionais, desta-cando que: “a Secretaria já exige registro profissional para os jogos e deste ano em diante irá tornar essa exigência mais efetiva e extensiva aos membros da equipe da SEJEL.”

Para minimizar custos e ren-tabilizar recursos do CREF e da Secretaria, o Prof. Martins sugeriu a realização de ações conjuntas, a exemplo de um programa de for-mação na área do desporto, onde os dois órgãos poderão dividir custos com pró-labore de professor, deslocamentos e hospedagens.

FOTO: ARQUIVO CREF10

FOTO: LENILDO FERREIRA/CAMPINA FM

FOTO: FERNANDA EGGERS

Acontece

Page 6: Boletim informativo 21 (mar/16)

6 Conselho Regional de Educação Física | CREF10/PB Março/2016

AcontecePrimeiro curso gratuito do Calendário de Eventos do CREF10/PB aconteceu em João Pessoa

Divulgada agenda de eventos do primeiro semestre

CREF10 realiza encontro com profissionais em Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras

Diversos eventos já foram definidos pelos Conselheiros do CREF10/PB para levar o Conselho aos municípios paraibanos.

Parte desta agenda já foi cumprida, com curso e reuniões que aconteceram em janeiro, fevereiro e março. Além da capital, João Pessoa, representantes do CREF estiveram em Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras.

Acompanhe a seguir o que está programado para os meses de abril, maio e junho de 2016.

O curso Planejamento Estratégico - da Prescrição ao Lucro, que acon-teceu no dia 12 de março em João Pessoa, foi o primeiro de uma série de cursos e palestras gratuitos que serão realizados pelo Conselho.

Dentre estudantes e profissionais de Educação Física, inscreveram-se 335 pessoas.

O curso foi ministrado por Da-niel de Albuquerque Fernandes e aconteceu na Faculdade Maurício de Nassau.

De 21 a 23 de março, o Presiden-te do CREF10, juntamente com o Conselheiro Paulo Ferreira, esteve nas cidades de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, onde realizaram reuniões com profissionais de Educação Física, proprietários de academias e Respon-sáveis Técnicos, além de concederem entrevistas para emissoras de rádio e TV locais.

Os encontros fazem parte do calendário de ações do Conselho e trataram dos mesmos temas apre-sentados nas reuniões anteriores, em Campina Grande e João Pessoa.

As preocupações e indagações dos profissionais destas cidades foram semelhantes, evidenciando as necessi-dades existentes em todo o estado.

As maiores delas são a fiscaliza-ção e a interiorização das ações do CREF10, para as quais estão sendo elaboradas medidas que entrarão em vigor ainda este ano.

No dia 21, aconteceram duas reuniões em Patos. A primeira delas contou com 28 participantes e a segunda, no turno da tarde, teve 23 presenças.

Na manhã do dia 22, aconteceu a reunião em Pombal com 29 partici-pantes, seguida de uma entrevista, e, no turno da tarde, o Presidente levou a reunião para Sousa e contou com a presença de 26 proprietários de aca-demias e Responsáveis Técnicos.

Cajazeiras foi contemplada no dia 23, que contou com 43 presentes na reunião. Também aconteceu um en-contro com o Secretário de Esportes Municipal.

Estão previstos cursos e reuniões semelhantes em outras cida-des no segundo semestre de 2016, que serão divulgados através do site www.cref10.org.br, das redes sociais, do boletim eletrôni-co e de edições futuras deste boletim impresso.

Abril

Maio

Junho

Dia 07 - Visitas aos cursos de Educação Física em Campina Grande.Dia 08 - Visitas aos cursos de Educação Física em João Pessoa.Dia 16 - Oficina de Treinamento Funcional em Campina Grande.Dia 28 - Visitas aos cursos de Educação Física em Cajazeiras e Sousa.Dia 29 - Visitas aos cursos de Educação Física em Patos.

Dia 17 - Ciclo de palestras esportivas em Patos.Dia 28 - Oficina de Treinamento Funcional em Patos.

Dia 02 - Participação na cerimônia de passagem da Tocha Olímpica na cidade de Campina Grande.Dia 11 - Participação no Encontro de Diretores de Cursos e Chefes de Departamentos em Campina Grande.Dia 18 - Oficina de Educação Física Escolar em Guarabira.

FOTO: ARQUIVO CREF10

Page 7: Boletim informativo 21 (mar/16)

7Conselho Regional de Educação Física | CREF10/PBMarço/2016

Financeiro Aproveite As cAmpAnhAs de descontos

Descontos para Pessoa FísicaVencimento Valor com desconto

*este valor pode ser parcelado em 3x.

10/04/201610/05/2016 R$ 553,40*

R$ 300,00

DESCONTOS PARA ANUIDADES DE 2016 DESCONTOS PARA AS ANUIDADES DE ANOS ANTERIORES

Tenha até 100% de desconto nos juros e multas

Prazo para pagamento de anuidade de Pessoa Jurídica com desconto vai até 10 de julho

O desconto de aproximadamente 45% foi estabelecido na Resolução CREF10/PB nº 54/2015 e o valor para quem pa-gar até o dia 10 de abril passa de R$553,40 para R$300,00.

O valor deve ser pago em parcela única. Para quem dese-jar pagar o valor integral, dividido em três vezes, o prazo é dia 10 de maio.

Caso não tenha recebido o seu boleto, solicite através do e-mail [email protected].

De acordo com a Resolução CREF10 no 58/2016, os profissionais de Educação Física que comparecerem ao CREF10 até 31 de maio para negociar os débitos de anuidades em aberto, terão descontos nos juros e multas.

O presidente do CREF10, Prof. Martins, de-cidiu, juntamente com o corpo de Conselheiros, conceder benefícios tributários aos profissionais e Pessoas Jurídicas em débido com anuidades ante-riores que compareçam ao Conselho e adiram ao projeto de negociação.

O pagamento de todos os débitos em parcela única terá desconto de 100% nos juros de mora e multas por atraso. Já para quem decidir pagar uma anuidade em atraso por mês, o desconto será de 90%.

Cada anuidade em atraso pode ser parcelada, ainda, em duas vezes. Ou seja, quem tiver duas anuidades atrasadas poderá dividir cada uma em dois pagamentos, totalizando quatro prestações. Neste caso, o desconto das multas e juros será de 80%.

Para ter direito ao desconto, o profissional deverá assinar um Termo de Confissão de Dívi-da. Em caso de não pagamento das parcelas, será perdido o benefício concedido por esta resolução e voltam a incidir as multas e juros anteriores.

O Setor Financeiro está disponível para tirar dúvidas e negociar as dívidas. Consulte horários e contatos no quadro abaixo.

O pagamento antecipado das anuidades de Pessoa Jurídica garante desconto de aproximadamente 63%, caso seja cumprido o prazo estabelecido na Resolução CREF10/PB nº 54/2015. O valor para quem pagar até o dia 10 de julho passa de R$1.367,65 para R$500,00.

Quem pagar até 10 de agosto, terá direito a um des-conto menor. O pagamento integral, cujo prazo é 10 de setembro, pode ser parcelado em cinco vezes.

Os boletos foram enviados no início do ano através do Banco do Brasil. Caso não tenha recebido, pode ser solicitado por e-mail: [email protected]

Entre em contato: O Setor Financeiro atende através do e-mail [email protected] e funciona de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e, nas quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h. Telefones para contato: (83) 9 9641-6343 (Tim) ou (83) 9 8795-4572 (Oi).

Descontos para Pessoa JurídicaVencimento Valor com desconto

*este valor pode ser parcelado em 5x.

10/07/201610/08/2016 R$ 600,00

R$ 500,00

10/09/2016 R$ 1.367,65 *

Page 8: Boletim informativo 21 (mar/16)

8 Conselho Regional de Educação Física | CREF10/PB Março/2016

Agenda de Eventos

60o Encontro Nacional de Atividade Física21 a 24 de abrilPoços de Caldas - MG

2o Conexão Fitness: Emagre-cimento e Treinamento Du-rante o Envelhecimento23 e 24 de abrilJoão Pessoa - PB

IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte14 a 16 de abrilBelo Horizonte - MG

VI Seminário de Estudos do Lazer5 a 8 de maioMaringá - PRX Curso de Atualização:Hidrotreinamento7 de maioJoão Pessoa - PB

XI Curso de Atualização:Ginástica & Workout Fitness14 e 15 de maioCampina Grande - PB

Oficina de Treinamento Fun-cional28 de maioPatos - PB

Ciclo de Palestras Esportivas17 de maioPatos - PB

Oficina de Educação Física Escolar18 de junhoGuarabira - PB

26o Fitness Brasil Interna-cional26 a 28 de maioSantos - SP

30a JOPEF Brasil/Feira de Esporte e Fitness26 a 28 de maioCuritiba - PR

18o Rio Sports Show9 a 11 de junhoRio de Janeiro - RJ

Fiscalização

Principais Ações

Nova Frota

Concurso Público

Atendimento Presencial

Nova Comissão de Orientação e Fiscalização cria cronograma para renovar as ações do CREF10/PBJuntamente com a nova gestão do Conselho, foi reestruturada a Comis-são de Orientação e Fiscalização. Os Conselheiros integrantes criaram um planejamento para que as ações do Departamento sejam executadas de forma mais eficiente.

O Presidente da Comissão, Jailson Oliveira, afirma: “estamos analisando todos os procedimentos que eram adotados para dar uma nova roupa-gem que venha a contribuir significa-tivamente para a melhoria das ações de fiscalização e, consequentemente, ampliar a quantidade de visitas aos profissionais e pessoas jurídicas.” Ele elenca também os oito principais pontos que convergem para a me-lhoria nos índices de trabalho, que podem ser conferidos no quadro ao lado.

A Secretária da Comissão, Fer-nanda Albuquerque, aponta que os membros da referida Comissão estão realizando reuniões semanais, com o objetivo de garantir a execução do planejamento, bem como intensificar as ações nos municípios do interior da Paraíba.

Estimar um plano de metas a serem cumpridas mensalmente pelos agentes de orientação e fiscalização com uma média mínima de 120 visitas/mês.

Maximizar o combate ao exercí-cio irregular da profissão com ações que visem estimular os profissionais devidamente registrados e a popula-ção em geral a realizar as denúncias.

Agilizar o atendimento às denún-cias para dar uma resposta de ime-diato para a população.

Firmar parcerias com órgãos con-troladores (Ministério Público, Po-lícia Militar, Corpo de Bombeiros, etc.) para ações de grande impacto.

Ampliar as ações de fiscalização nas academias, circuitos funcionais e escolas.

Modernização dos recursos téc-nicos e tecnológicos para agilizar os procedimentos de fiscalização.

Aquisição de 2 veículos que foram doados pelo CREF 4/SP, que auliriarão no traslado dos agentes de orientação e fiscalização para fazer as visitas.

Contratação de mais dois agentes de orientação e fiscalização, através de concurso público para atender, de forma mais intensa, às áreas do Agreste e Sertão.

Está previsto um aumento na frota de veículos do CREF10/PB, a partir da doação de dois Ford Fiesta em ótimo estado de conservação.

A ação já foi aprovada em plená-rio por parte do CREF de origem, o CREF4/SP.

Os carros facilitarão as ações do CREF10 no interior paraibano.

Foi aprovado em Plenário o concurso público para a contra-tação de dois novos Agentes de Orientação e Fiscalização para o CREF10/PB. O edital será publi-cado no Diário Oficial da União no mês de abril.

Para se inscrever , é necessário ter diploma de curso superior em Educação Física e estar registrado e adimplente no Sistema CON-FEF/CREFs.

A prioridade dos novos fiscais será atender da região de Campi-na Grande ao Alto Sertão.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, um membro da Comissão de Orientação e Fiscalização está disponível para atendimento presencial, das 14h às 17h, na sede do CREF10/PB, em João Pessoa.