boletim informativo #1 - julho 2012

4
#01 Bolem Informavo Julho.2012 Próximos Eventos Editorial José Bernardino Presidente da Junta de Freguesia da Fuseta A elaboração desta newsleer da Junta de Freguesia da Fuseta vem dar seguimento ao projeto de comunicação e imagem traçada por este execuvo. Teve inicio com a elabo- ração dos logópos para a Freguesia e Parque de Campismo, ao que se seguiu a criação de um novo site oficial da freguesia e com a pub- licação de uma página no facebook e que se complementa agora com a publicação de uma newsleer trimestral, que será publicada num formato digital e que estará também acessível em papel. Pretende-se que a informação disponibilizada chegue ao maior número de residentes e visi- tantes, incluindo aqueles que não dispõem facilmente das novas tecnologias. Aqui poderá encontrar nocias sobre assuntos relevantes para a freguesia assim como diver- sos factos históricos e personalidades que se destacaram, além do trabalho realizado diária- mente pelas diversas instuições, associações e clubes. Possibilitará conhecer melhor as diferentes avidades da Junta de Freguesia, nomeada- mente as obras ou projetos desenvolvidos e os principais eventos realizados. Esperamos, desta forma, contribuir para que os fusetenses e todos os que nos visitam estejam melhor informados sobre a nossa freguesia. 07 a 23 Julho . 21h00 * Festa em Honra da N.ª Sr.ª do Carmo As comemorações em honra da padroeira da Fuseta e de Nossa Senhora do Livramento evidencia a grande devoção dos pescadores. 21 de Julho . 15h * 42º Jogos Florais Internacionais de Nossa Senhora do Carmo Jogos Florais que se realizam na fuseta no dia 21 de julho, pelas 15 horas na sala mulusos da junta de freguesia, onde terá oportunidade de ouvir e conhecer grandes poetas e arstas. 04 Agosto . 22h30 * Exibição Equestre A Associação Arte Equestre celebra o seu 1º aniversario real- izando uma Exibição equestre e fados no campo de Futebol da Fuseta no dia 4 de Agosto as 22:30. 26 de Julho . 14h * Dia Mundial dos Avós Vem à Ludoteca para a criação de uma prenda reciclada para o Dia Mundial dos Avós, com o objevo de valorizar a sabedoria dos mais angos.

Upload: charrao-studio

Post on 07-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Boletim informativo da Freguesia da Fuseta

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Informativo #1 - Julho 2012

#01Boletim InformativoJulho.2012

Próximos Eventos

Editorial

José BernardinoPresidente da Juntade Freguesia da Fuseta

A elaboração desta newsletter da Junta de Freguesia da Fuseta vem dar seguimento ao projeto de comunicação e imagem traçada por este executivo. Teve inicio com a elabo-ração dos logótipos para a Freguesia e Parque de Campismo, ao que se seguiu a criação de um novo site oficial da freguesia e com a pub-licação de uma página no facebook e que se complementa agora com a publicação de uma newsletter trimestral, que será publicada num formato digital e que estará também acessível em papel.

Pretende-se que a informação disponibilizada chegue ao maior número de residentes e visi-tantes, incluindo aqueles que não dispõem facilmente das novas tecnologias.

Aqui poderá encontrar notícias sobre assuntos relevantes para a freguesia assim como diver-sos factos históricos e personalidades que se destacaram, além do trabalho realizado diária-mente pelas diversas instituições, associações e clubes.

Possibilitará conhecer melhor as diferentes atividades da Junta de Freguesia, nomeada-mente as obras ou projetos desenvolvidos e os principais eventos realizados.

Esperamos, desta forma, contribuir para que os fusetenses e todos os que nos visitam estejam melhor informados sobre a nossa freguesia.

07 a 23 Julho . 21h00 * Festa em Honra da N.ª Sr.ª do Carmo

As comemorações em honra da padroeira da Fuseta e de Nossa Senhora do Livramento evidencia a grande devoção dos pescadores.

21 de Julho . 15h * 42º Jogos Florais Internacionais de Nossa Senhora do Carmo

Jogos Florais que se realizam na fuseta no dia 21 de julho, pelas 15 horas na sala multiusos da junta de freguesia, onde terá oportunidade de ouvir e conhecer grandes poetas e artistas.

04 Agosto . 22h30 * Exibição Equestre

A Associação Arte Equestre celebra o seu 1º aniversario real-izando uma Exibição equestre e fados no campo de Futebol da Fuseta no dia 4 de Agosto as 22:30.

26 de Julho . 14h * Dia Mundial dos Avós

Vem à Ludoteca para a criação de uma prenda reciclada para o Dia Mundial dos Avós, com o objetivo de valorizar a sabedoria dos mais antigos.

Page 2: Boletim Informativo #1 - Julho 2012

QUERCUS atribui à praia “FUSETA-MAR” qualidade ouro

Quercus aponta 290 praias com “qualidade de ouro”. Portugal apresenta mais quali-dade do que em 2011, sendo que há apenas cinco praias cujas águas são más. A Quer-cus aponta Albufeira como concelho com mais praias de qualidade, mas manifesta preocupação com as águas do interior.

Uma análise da Quescus assinala um aumento de praias com “qualidade de ouro”, numa comparação com o ano de 2011, em Portugal, o que representa uma boa notícia para os veraneantes, numa altura em que a época balnear.

No total, são 290 praias de “ouro”, um nível de qualidade elevado, de acordo com a as-sociação ambientalista Quercus. Aquele número aumentou em comparação com o ano passado. Em 2011, havia 286 praias com esse nível de qualidade em Portugal.

Para que possa receber o título de praia de “qualidade de ouro”, uma praia tem de ap-resentar um histórico de “boa qualidade da água” durante as épocas balneares de 2007, 2008 e 2009, sendo que as exigências sobem para “excelente” nas épocas balneares posteriores, em 2010 e 2011. A qualificação atribuída pela Quercus assenta nestes pres-supostos.

O balanço e a perspetiva da qualidade das águas balneares, em Portugal, resulta da “informação pública disponibilizada pelo Instituto da Água, por via do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos”.

Não obstante esta realidade que há que combater, os veraneantes têm muitas praias em Portugal com qualidade de ouro.

Debate sobre a Reforma do Poder Local Foi promovido pela Radio Gilão em Tavira, no dia 26 de maio, um debate no âmbito da reforma do poder local e redução do número de freguesias.

O debate foi moderado por André Guerreiro e teve a participanção do Eng. Macário Correia, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Sá, deputado à Assembleia da República eleito pelo cír-culo do Algarve e Vice Presidente da Comissão Par-lamentar do Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território, e José Brás Bernardino, presidente da Junta de Freguesia da Fuseta.

Boletim Informativo | Freguesia da Fuseta

Ludoteca comemora o Dia da Europa A Ludoteca da Junta de Freguesia da Fuseta con-vida todas as crianças, a participarem nas atividades comemorativas do Dia da Europa, que se realizam no proximo dia 9 de Maio (Quarta-feira), pelas 14.30h.

Estas atividades proporcionam aos mais novos uma oportunidade de aproximação ao conceito de União Europeia, da sua identidade e relacionamento entre os povos.

Distribuição de lembranças alusivas ao tema.

Domingos Caetano canta Zeca AfonsoRealizou-se no passado dia 21 de Abril o concerto comemorativo dos 25 anos da morte de Zeca Afonso. A sala do Cinema Topázio encheu-se para ouvir o Do-mingos Caetano acompanhado pelos seus musicos nesta homenagem a um dos maiores vultos da mu-sica portuguesa e um simbolo do 25 de Abril.

Este concerto foi promovido pela Junta de Freguesia da Fuseta e contou com a colaboração da Associação Cultural Fusetense.

Ampliação e Alteração do Bar do Parque de Campismo

Foi realizada a ampliação da construção existente, para possibilitar a criação de um espaço de vestiário e duas instalações sanitárias contíguas, separadas por sexos e dimensionadas de acordo com as necessidades de mobi-lidade, em cumprimento do DL 163/2006.

Pretende-se também a criação de um espaço de arrumos, em ligação directa à área de serviço e com porta para o exterior que possibilita acesso directo de cargas e descar-gas. Este espaço de arrumos irá ocupar parcialmente o es-paço da sala de convívio, pelo que a mesma foi também ampliada.

A área de Construção é de 82,00m2, aos quais se acresce uma área de 13,00 m2 de zona exterior coberta.A área total de Construção passará a ser de 135,60m2

Page 3: Boletim Informativo #1 - Julho 2012

Julho 2012| #01

Casa Museu da Poetisa Maria José Fraqueza Inaugurada em 15 de Novembro de 2008, recebeu Diploma e Medalha de Mérito atribuída pelo Elos Clube de Santos – Brasil – Cellula Mater do Elismo Mundial. Construída em 1899, situada na Rua Dr. Teófilo Braga, 73, nela nasceu a poetisa onde decorreu toda a sua infância.

O espólio cultural que está patente na Casa Museu é de valor enorme e dele constam primeiras edições de obras da proprietária, em prosa e em verso, documentação referente a colecções de concursos literários por si realizados, poemas em caligrafia artística, pinturas a óleo, cassetes e cds de assuntos variados, mas sobretudo conteúdos das marchas popu-lares, teatro, grupo de cantares e muitos outros trabalhos feito pela autora.

De entre os objectos mais significativos que constam na Casa Museu é da maior justiça destacar o guarda-roupa usado como madrinha das marchas populares, além de álbuns fotográficos e diplomas. A Casa Museu tem realizado diversas actividades culturais de Poesia e Prosa: recitais, a hora do conto, concursos literários, exposições, com um espaço de leitura para crianças em idade escolar, indo ao encontro do espírito de cooperação da escritora.Por toda a casa existem testemunhos artísticos legados pela autora, como pinturas em tela e documentos de poesia em caligrafia artística.Será um espaço aberto a quem deseje visitar sem intuito lucrativo.

Marchas Populares Realizaram-se a 28 de Junho no polide-sportivo da zona ribeirinha da Fuseta o tradicional desfile das Marchas Popu-lares, das diversas freguesias do con-celho de Olhão. O evento contou com o apoio do Municipio de Olhão e Junta de Freguesia.

Encontro de TénisRealizou-se no dia 23 de Junho, o “1º Encontro de Ténis”, com a participação das escolas de ténis da Junta de Fre-guesia da Fuseta e de Monte Gordo e com a colaboração da Federação Por-tuguesa de Ténis.

VIII Feira do Livro De 25 de Março a 8 de Abril aconteceu a VIII Feira do Livro Fuseta, organi-zada pela Associação Foz do Êta, com Exposições, Hora do Conto, Música e Animação.

Vamos Limpar a Ria! Fuseta Limpa 2012 O projecto Fuseta Limpa 2012 “Vamos Limpar a Ria”, organizada pela Associ-ação Foz do Êta realizou-se nos dias 24 de Março, 21 de Abril e 26 de Maio.

25 de AbrilAs associações Foz do êta e Associação Cultural Fusetense, participaram acti-vamente nas comemorações do 25 de Abril, organizando diversas iniciativas, na Sala Multiusos da Freguesia e na Praça da República.

Feirinha de Artesanato A Associação Foz do Êta, realizou a 12 de Maio e 2 de Junho, a Feirinha de Artesanato, onde se pode apreciar tra-balhos na área de Cestaria Tradicional, Brinquedos em Madeira, Peças em Cortiço, Bijuteria bem como Doçaria e Artesanato tradicional e urbano.

Exposição - Estamos sempre a Aprender O Jardim de Infância da Fuseta organi-zou a exposição “Estamos sempre a Aprender”, que decorreu nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de Maio, na Sala Mul-tiusos da Junta de Freguesia da Fuseta.

Dia Mundial da CriançaA Delegação da Fuseta da Cruz Ver-melha Portuguesa comemorou o Dia da Criança com uma festa, no Centro Comunitário, onde houve espaço para atelier de Ciências, Hora do Conto, Ex-pressão Plástica e Jogos tradicionais.

2º Duatlo da Ria Formosa Esta atividade desenvolvida pelo Agru-pamento de Escolas Dr. João Lúcio em parceria com a Junta de Freguesia da Fuseta e o Município de Olhão, decor-reu no dia 6 de Junho, na zona ribeiri-nha, envolvendo alunos do pré-escolar até ao 9.ºano de escolaridade.

6º Convívio Motard Pata NegraO Grupo Motard Pata Negra realizou o 6º Convívio Motard nos dias 8 e 9 de Junho na campo de futebol, na Fuseta.

3º Encontro de Rock “Rock na Ria 2012” Realizou-se no dia 16 de Junho o 3º En-contro de Rock “Rock na Ria” 2012, na zona ribeirinha da Fuseta. Evento reali-zado pelo Associação Foz do Êta com o apoio da Junta de Freguesia.

Peregrinação a Fátima das crianças da Paróquia da Fuseta A Paróquia da Fuseta, com o apoio da Junta de Freguesia, organizou nos pr-dias 9 e 10 de Junho uma peregrinação das crianças da catequese a Fátima.

Page 4: Boletim Informativo #1 - Julho 2012

AgendaSEDERua da Liberdade, 28700-019 FusetaTel.: +351 289793451Fax: +351 289794034E-mail: [email protected]

PARQUE DE CAMPISMO:Tel: +351 289 793459Fax: +351 289 793285E-mail: [email protected]

BIBLIOTECA:Rua da LiberdadeTel: +351 289 794032Email: [email protected]

Parque de Campismo Em funcionamento desde 1980 e pos-suindo a classificação de 2 estrelas o Parque de Campismo da Fuseta é propriedade da Junta de Freguesia da Fuseta e encontra-se instalado num terreno cedido pelo Domínio Público Marítimo, destinando-se exclusiva-mente à prática de campismo e cara-vanismo durante todo o ano.

02 Julho a 03 Agosto * 2012 | 09h00SEMANAS DIVERTIDAS NAS FÉRIAS DE VERÃOCentro Comunitário da Fuseta

04 Julho * 2012 | 14h30EUROPA NAS ESTÓRIASLudoteca da Freguesia (junto à Igreja Matriz)

05 Julho * 2012 | 22h00FLASH MOB E SHOW - HIP HOPZona do “Abalo”

06 e 07 Julho * 2012 | 21h307º ENCONTRO DE JAZZ “JAZZ NA RIA”Zona Ribeirinha da Fuseta - Recinto Patinagem

14 a 23 Julho * 2012 | 15h03FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO CARMOAdro da Igreja e Zona Ribeirinha

15 Julho * 2012 | 21h30BAILES DE VERÃO COM O DUO SOM RITMOPraça da República

20 Julho * 2012 | 14h00DIA MUNDIAL DO AMIGOLudoteca da Freguesia (junto à Igreja Matriz)

28 Julho * 2012 | 09h30TORNEIO VOLEI 2X2 - JS OLHÃOIlha da Fuseta

29 Julho * 2012 | 21h30BAILES DE VERÃO COM O GRUPO BLUE STARPraça da República

11 Agosto * 2012 | 14h30CONCERTO DE BANDAS FILARMÓNICASZona Ribeirinha da Fuseta

14 Agosto * 2012 | 19h0030º ANIVERSÁRIO DO CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO CARMOBairro dos Pescadores, Rua de Santo António entre o Centro de Dia e o Lar de Idosos

17 a 22 Agosto * 2012 | 14h45FESTA DA RIA - 9ª EDIÇÃOZona Ribeirinha da Fuseta

Bilioteca A Biblioteca da Fuseta é propriedade da Junta de Freguesia da Fuseta, tem com principal objectivo prestar serviços à comunidade que saem do âmbito do normal funcionamento da Biblioteca, tendo em vista proporcio-nar aos utilizadores acesso aos novos meios de comunicação e informação, como é o caso da Internet.

Ludoteca A Ludoteca da Junta de Freguesia da Fuseta dispõe de um novo edifício localizado na Rua Professor Manuel Carlos (junto ao Adro da Igreja). Este espaço é composto por duas salas de actividades, sanitários, cozinha de apoio, arrecadação , espaço ex-terior ajardinado e parque infantil, destinando-se a todas as crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos.

Limite do prazo de emissão de propostasde agregação de FreguesiasA Lei nº 22/2012 consagrou o regime jurídico da REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA TERRITORIAL AU-TÁRQUICA.

A data limite da entrega dos pareceres das Assembleias Municipais, na Assembleia da República, é o dia 15 de outubro de 2012.

A Lei n.º22/2012 de 30/5, relativa à reorganização administrativa, contém os anexos I e II onde con-stam os níveis dos municípios e os lugares urbanos integrados em cada município. Contudo, a lei é omissa quanto às freguesias que integram cada um desses lugares urbanos. Assim, para melhor en-tendimento e aplicação do diploma terá de consultar-se o site do INE, www.ine.pt, onde constam todos os concelhos e as freguesias consideradas como integrando cada lugar urbano.