boletim distrital - 1ª edição - julho - agosto - setembro de 2013

10
REPRESENTAÇÃO DISTRITAL DE ROTARACT Boletim Distrital - 1ª Edição Junho - Julho - Agosto / 2013 D I S T R I T O 472 0 Acre - Amapá - Amazonas - Pará - Rondônia - Roraima EQUIPE DISTRITAL 2013-2014 Eriko Verissimo RDR 2013-2014 Caroline Nunes Vice-RDR Aline Paiva Secretária Distrital Carine Nunes Tesoureira Distrital William Aoki Serviços Internos Jerônimo Corêa Sodré Júnior Chairman de Rotaract 2013-14 Distrito 4720 ROTARY INTERNATIONAL João Roberto Dias de Oliveira Governador 2013-2014 Distrito 4720 Ron D. Burton Presidente do Rotary Internacional 2013-2014 EXPEDIENTE REPRESENTAÇÃO DISTRITAL DE ROTARACT CLUBS DISTRITO 4720 Núcleo Integrado de Empreende- dores Juniores Av. Governador José Malcher, 1877 Belém - Pará - Brasil. Contatos RDR Tim - (91) 8169-8753 Vivo - (91) 9327-2388 Residencial - (91) 3355-1826 [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] PROJETO ROTARACT + SAÚDE 8º ROTARACT PROFESSIONAL JOVENS PROFISSIONAIS FALAM DA SUA VISÃO DO ROTARY PRESTAÇÃO DE CONTAS Página 3 Página 4 Página 5 Página 7 PRIMEIRA AÇÃO ROTARACT ADRIANÓPOLIS Página 8 Página 9 ANIVERSÁRIOS Menção Presidencial de 2013-14 para Rotaract Clubs http://www.rotary.org/myrotary/pt/document/725

Upload: rotaract-4720

Post on 16-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

ROTARACT DISTRITO 4720 Gestão 2013-14

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

REPRESENTAÇÃO DISTRITAL DE

ROTARACTBoletim Distrital - 1ª EdiçãoJunho - Julho - Agosto / 2013DISTRITO 4720

Acre - Amapá - Amazonas - Pará - Rondônia - Roraima

EQUIPE DISTRITAL 2013-2014

Eriko VerissimoRDR 2013-2014

Caroline NunesVice-RDR

Aline PaivaSecretária Distrital

Carine NunesTesoureira Distrital

William AokiServiços Internos

Jerônimo Corêa Sodré JúniorChairman de Rotaract 2013-14

Distrito 4720

ROTARY INTERNATIONAL

João Roberto Dias de OliveiraGovernador 2013-2014

Distrito 4720

Ron D. BurtonPresidente do Rotary Internacional

2013-2014

EXPEDIENTE

REPRESENTAÇÃO DISTRITAL DE ROTARACT CLUBS

DISTRITO 4720

Núcleo Integrado de Empreende-dores Juniores

Av. Governador José Malcher, 1877Belém - Pará - Brasil.

Contatos RDRTim - (91) 8169-8753Vivo - (91) 9327-2388

Residencial - (91) [email protected]

[email protected] [email protected]@rotaract4720.org

PROJETO ROTARACT + SAÚDE 8º ROTARACT PROFESSIONAL

JOVENS PROFISSIONAIS FALAM DA SUA VISÃO DO ROTARY PRESTAÇÃO DE CONTAS

Página 3 Página 4

Página 5 Página 7

PRIMEIRA AÇÃO ROTARACT ADRIANÓPOLIS

Página 8 Página 9

ANIVERSÁRIOS

Menção Presidencialde 2013-14 para Rotaract Clubshttp://www.rotary.org/myrotary/pt/document/725

Page 2: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

DISTRITO 4720

Boletim DistritalPágina - 2

Olá Companheiros,

Iniciamos mais um ano rotário repleto de desafios e superação por parte de clubes que são verdadeiros heróis, pois diante das peculiaridades regionais ainda desenvolvem atividades que impactam diretamente suas comunidades.Durante este período de três meses a equipe distrital da gestão 2013-14 trabalhou para proporcionar aos clubes soluções que possam facilitar o trabalho no dia a dia. Algumas ferramentas online estão sendo testadas e em cada visita distrital serão apresentadas em formato de treinamento, para que possam ser aplicadas nos clubes, melhorando assim a dinâmica interna, tornando os clubes mais organizados e eficientes.Segue nesta edição do boletim algumas das atividades realizadas pelos clubes durante estes meses, bem como os queridos aniversariantes. É muita felicidade ver um clube atingir o seu 11º ano de existência, demonstrando assim a sustentabilidade do programa Rotaract em nosso distrito, também não poderia deixar de parabenizar a fundação de dois clubes, Rotaract Manaus Distrito Industrital e Rotaract Manaus Adrianópolis, que vem compor este grande distrito neste ano rotário.

Um grande abraço a todos,

Eriko Veríssimo Campos de MoraisRepresentante Distrital de Rotaract 2013-14

Mensagem do Representante Distrital

Page 3: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

DISTRITO 4720

Boletim DistritalPágina - 3

PROJETO ROTARACT + SAÚDE

No dia 10 de agosto o Rotaract Club Macapá Norte realizou ação na Orla de Macapá prestando alguns atendimentos simples, como aferição da pressão arterial e IMC, e orientações de saúde. Em aproximadamente uma hora no local os sócios atenderam cerca de 20 pessoas.

Page 4: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

DISTRITO 4720

Boletim DistritalPágina - 4

8º Treinamento do Rotaract Clube de Rio Branco Paul Harris

No dia 07 de setembro no período da manhã, na Casa da Amizade, sede do Rotary em Rio Branco no estado do Acre, foi realizado o 8º Treinamento do Rotaract Clube de Rio Branco Paul Harris gestão 2013-2014.

Page 5: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

DISTRITO 4720

Boletim DistritalPágina - 5

Jovens profissionais falam da sua visão do Rotary

Evan Burrell, membro do Rotary E-Club of Greater Sydney, New South Wales, Australia participante dos programas Rotaract, RYLA, e Rotary’s Group Study Exchange.

O que os clubes podem fazer para dar espaço à próxima geração de jovens profissionais e voluntários? Nós perguntamos a rotaractianos e rotarianos como os clubes podem ajudar os jovens de hoje a se transformarem nos rotarianos de amanhã.Leia a seguir o que descobrimos.O que rotarianos mais velhos devem entender sobre os jovens?Alyssa Gapske, 22, Rotaract Club de Kalamazoo, EUA: Uma grande diferença é a forma como nos conectamos. A maior vantagem das mídias sociais é que podemos usá-las para divulgar detalhes sobre as nossas reuniões e projetos e para nos comunicar com clubes em todo o mundo. Como moderadora da página do meu clube no Facebook, todas as semanas vejo mensagens de clubes que querem trabalhar conosco ou de pessoas interessadas em comparecer às reuniões ou se associar ao nosso clube.Evan Burrell, 32, Rotary E-Club de Greater Sydney, Austrália; ex-rotaractiano, ex-participante do RYLA e ex-integrante de equipe de IGE: Temos o mesmo desejo de servir à comunidade que as gerações mais velhas, mas nossos métodos são diferentes. Nosso enfoque é alcançar resultados o mais rapidamente possível. Quando participamos de algo, precisamos sentir que nosso trabalho tem um propósito e ficamos frustrados quando as nossas ideias não são levadas em consideração simplesmente por não serem costumeiras.Greg Garofolo, 44, Rotary Club de Sharon, EUA, e Rotary E-club de New England; ex-rotaractiano e ex-participante de Intercâmbio de Jovens: O local de trabalho mudou muito: as pessoas moram longe e levam mais tempo para chegar ao trabalho ou aceitam ganhar menos para trabalhar de casa e passar mais tempo com a família. Damos mais valor ao nosso tempo livre e não gostamos de desperdiçá-lo, como por exemplo gastando tempo e dinheiro para participar de uma reunião e discutir informações que poderiam ser compartilhadas por e-mail. Independente da geração, sexo ou profissão, o recurso mais valioso que damos ao Rotary e uns aos outros é o nosso tempo.O que você fez para vencer a barreira da idade com relação a rotarianos mais velhos?Jennifer Petrichenko, 30, Rotaract Club de Cloverdale, Canadá: Certa vez perguntei a um rotariano como o meu Rotaract Club poderia ajudar em um projeto do clube e ele me disse que precisavam de gente para guardar os casacos dos convidados na chapelaria. Um conceito errôneo é que os rotaractianos são jovens inexperientes. Conheci alguns rotarianos que tinham dificuldade em entender que não sou estudante, mas sim um profissional formado.

Page 6: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

DISTRITO 4720

Boletim DistritalPágina - 6

Holly Ransom, 23, Rotary Club de Crawley, Austrália: Alguns dos melhores rotarianos que já conheci acreditavam na capacidade dos jovens. Eles me deram todo seu apoio quando servi como presidente de clube, investindo tempo para me explicar sobre o Rotary e me dar conselhos sobre tudo, desde implementação de projetos até identificação das pessoas certas para posições de liderança.Quando se trata do contato com rotarianos mais velhos, o que você está disposto a deixar para lá e o que não consegue aceitar?Krissie Bredin, 28, Rotaract Club de Crosslands, Austrália; ex-participante do RYLA: Não tenho problema algum com rotarianos tentando recrutar líderes profissionais e empresariais para seu quadro associativo, mas se quiserem recrutar associados mais jovens, precisam lembrar que o Rotary tem o poder de desenvolver grandes líderes. Durante anos, eu me dediquei à presidência do meu clube e aos principais projetos do Rotaract, deixando minha carreira em segundo plano, o que poderia me tornar menos atraente para associação ao Rotary. Há muitas pessoas que possuem o tempo e o desejo de fazer a diferença no mundo; precisam apenas que os rotarianos acreditem neles e que lhes deem a oportunidade.Gapske: Talvez ainda não tenhamos a mesma experiência ou recursos que muitos rotarianos que conhecemos, porém somos adultos como eles. Não ajuda nada nos tratar como crianças. A nossa geração tem a reputação de ser preguiçosa e de se sentir com direito a tudo, mas isso não significa que nós todos temos estas características. Na verdade, os jovens no Rotary muitas vezes são o oposto.Ransom: Temos muita energia e um grande desejo de fazer a diferença. Não queremos ser subestimados ou microgerenciados. Nós toleramos tradições positivas dos clubes e diferentes formas de servir, mesmo que não estejamos tão entusiasmados por algum projeto. Portanto, os rotarianos devem fazer menos críticas quando um jovem tentar adotar uma nova abordagem. O estilo de liderança será diferente, pois não temos 30 anos de experiência. Precisamos de críticas construtivas; o Rotary é um veículo incrível através do qual podemos aprender e crescer muito, e para isto precisamos da sabedoria e experiência dos rotarianos mais velhos.Você será associado do Rotary daqui a 20 anos?Breisach: Conforme rotaractianos vão chegando à idade limite para o Rotaract, eu sinto que entram um pouco em pânico. Tentamos nos ver naquilo que chamamos de “mundo rotário adulto” e chegamos às mesmas perguntas: Será que vamos nos adaptar? Será que vamos estar rodeados por executivos de cabelos brancos? Conseguimos imaginar sair de um clube pequeno e dinâmico para ir a um clube enorme cuja única atividade é assinar cheques? Não sei como será minha vida daqui a 20 anos, mas espero que o Rotary seja parte dela. Já falei com meu avô sobre isso; ele tem tentado me recrutar para o seu clube desde que me tornei presidente do meu Rotaract Club, mas ainda não chegou o momento.Andera Tirone, 28, Rotaract Club de Toronto, Canadá; ex-participante do RYLA e recebedor de Bolsa Educacional: Quando eu me inscrevi para uma Bolsa Educacional, uma das perguntas que me fizeram foi: “Como será seu relacionamento com o Rotary no futuro?”. Minha resposta foi: “Este é um relacionamento para toda a vida”. Eu já era rotaractiano e sempre gostei da perspectiva de me tornar rotariano. De vez em quando, sinto que “preciso sair do Rotary”, assim como tem dias em que “preciso sair do meu emprego” e “preciso sair de Toronto”. De todas estas possibilidades, a menos provável de ocorrer é minha saída da família rotária.Petrichenko: Um dia vai acontecer. Tenho o título de rotaractiano e o coração de rotariano.

Por Sallyann PriceEsta história apareceu originalmente na edição de setembro 2013 da Revista The Rotarian

Page 7: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

DISTRITO 4720

Boletim DistritalPágina - 7

Prestação de Contas

Segue para apreciação de todos o extrato de movimentações realizadas pela representação, lembramos a todos que o mesmo pode ser solicitado para a representação distrital a qualquer momento, o mesmo será enviado ao solicitante o mais breve possível.

ExtratoRotaractEmitido por: Representação Distrital de Rotaract

Conta: Gestão 2013/14 (P)

Período: 01/07/2013 à 31/10/2013

Fluxo de Caixa: 01/07/2013 à 31/10/2013

Saldo Anterior R$ 0,00

Data Descrição Categoria Valor Saldo

17/07/2013 Repasse

Representação

2012/2013 ( de

RDR

Adelquianne

Regina

Rodrigues da

Silva )

Repasses R$ 100,00 R$ 100,00

09/09/2013 Repasse

Representação

2012/2013 ( de

Thássio Alvão )

Repasses R$ 65,40 R$ 165,40

10/09/2013 Recebimento

Taxa da

Representação

Distrital ( de Rct

José Altemir )

Mensalidade dos

clubes

R$ 432,00 R$ 597,40

03/10/2013 Rendimento Rendimentos R$ 0,55 R$ 597,95

Saldo Anterior R$ 0,00

Total de Recebimentos no Período R$ 597,95

Total de Despesas no Período – R$ 0,00

Balanço no Período R$ 597,95

Saldo Final R$ 597,95

Page 8: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

DISTRITO 4720

Boletim DistritalPágina - 8

PRIMEIRA AÇÃO ROTARACT ADRIANÓPOLIS

O Rotaract Club de Manaus Adrianópolis, realizou sua primeira ação oficial em prol de Haitianos recém-chegados a Manaus que passam por necessidades. Foi entregue cestas básicas e realizado recreação com alguns bebês Haitianos.

Page 9: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

DISTRITO 4720

Boletim DistritalPágina - 9

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO

No dia 14 de setembro, o Rotaract Club de Rio Branco José Altemir realizou uma reunião festiva para comemorar seus 11 anos de fundação.

ANIVERSARIANTES

Julho

Dia 24 – Carine Nunes – Rct José AltemirDia 29 - Rebeca Maurer – Rct Paul Harris

Agosto

Dia 08 – Luana Cássio – Rct Paul HarrisDia 28 – Bernardo Neto – Rct Paul Harris

Setembro

Dia 18 – Paulo Gama – Rct Paul HarrisDia 29 – Kedna Cruz – Rct Paul Harris

O ENDIRC 2013, em sua 9ª edição será Realizado nos Dias: 14, 15, 16 e 17 de novembro de 2013 em Mosqueiro/PA.Maiores informações e inscrições no site: http://www.cunani.com.br/endirc2013

Page 10: Boletim Distrital - 1ª Edição - Julho - Agosto - Setembro de 2013

DISTRITO 4720

Boletim DistritalPágina - 10

PRESIDENTES 2013-14

Andrea [email protected]

Diego [email protected]

Rafael [email protected]

Jeilane [email protected]

João [email protected]

Juliana [email protected]

Kellyene [email protected]

Ludmila [email protected]

Rotaract MacapáAtual

Rotaract MacapáNorte

Rotaract Boa VistaEvolução

Rotaract Rio BrancoJosé Altemir

Rotaract ManausDistrito Industrial

Rotaract Belém CESUPA

Rotaract Rio BrancoPaul Harris

Rotaract ManausAdrianópolis