boletim de novembro

6
Querem Saber? Querem Saber? Querem Saber? Querem Saber? Festival dos Descobrimentos Nos dias 12 e 13 Novembro realizou-se mais um Festival dos Descobrimentos. Os alunos da Escola e do Jardim de Infância de Santa Maria participaram no Desfile e na Feira. Na barraquinha da feira vendemos alguns doces oferecidos pelos pais dos alunos e pão com chouriço feito pelas professoras e educadoras da Escola. Estiveram a vender os produtos alunos, professoras e assistentes operacionais. Nesta edição: Festival dos Descobrimentos 1 Projecto aler+ 2 Sugestões de Leitura 2 I Encontro de Matemática 3 S. Martinho 4 Recolha de óleos Alimentares 5 Passatempos 6 Interesses especiais: Festival dos Descobrimentos. Sugestões de Leitura. I Encontro de Matemática. S. Martinho. Recolha de óleos Alimentares. Passatempos. Escola EB1+ JI de Santa Maria Novembro 2010 Volume 17 Ano III

Upload: susana-mo

Post on 08-Feb-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim mensal de Santa Maria

TRANSCRIPT

Querem Saber?Querem Saber?Querem Saber?Querem Saber?

Festival dos Descobrimentos

Nos dias 12 e 13 Novembro realizou-se mais um Festival dos Descobrimentos.

Os alunos da Escola e do Jardim de Infância de Santa Maria participaram no Desfile e na Feira.

Na barraquinha da feira vendemos alguns doces oferecidos pelos pais dos alunos e pão com chouriço feito pelas professoras e educadoras da Escola.

Estiveram a vender os produtos alunos, professoras e assistentes operacionais.

Nesta edição:

Festival dos Descobrimentos

1

Projecto aler+ 2

Sugestões de Leitura

2

I Encontro de Matemática

3

S. Martinho 4

Recolha de óleos Alimentares

5

Passatempos 6

Interesses

especiais:

Festival dos

Descobrimentos.

Sugestões de

Leitura.

I Encontro de

Matemática.

S. Martinho.

Recolha de óleos

Alimentares.

Passatempos.

Escola EB1+ JI de Santa Maria

Novembro 2010

Volume 17 Ano III

P a r e c e t e r adormecido, mas as nossas leituras continuam em grande!

Até “apanhámos” um pai, super descontraído, a ler livros infantis, enquanto esperava pela sua Beatriz, no nosso famoso “Espaço de Leitura”. Apenas precisamos de mais ofertas para enr iquecermos estes espaços...

Pois... É delicioso chegar à escola, momentos antes das nove horas e

encontrar a dona Jesus a ler com os pequeninos!

Os bons hábitos

desenvolvem-se logo pela

Biblioteca Escolar

Contos de um Mundo com Esperança é um livro de contos infantis escrito por diversos autores infan-tis de renome: Matilde Rosa Araújo, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Maria do Céu Ferro, Maria Fonseca Santos, Maria Alice M. Sarabando.

Todos os contos têm como ponto comum o facto de conterem uma mensa-gemrelacionada de alguma forma com os direitos da criança.

Pode ler-se no prefá-cio «Este livro é para ti. É para os meninos e meninas de várias cores, nomes e idades.

Projecto a ler+

Querem Saber? Página 2

Sugestões

Que vivem num mundo que tem pessoas lindas e pes-soas que fazem mal às outras. É para as meninas e os meninos que uns dias estão tristes, outros dias alegres, mas que não gos-tam que ninguém os trate mal. Que só querem ser felizes e brincar.».

Usámos as miras para as reflexões -

“Foi giro colocar o cabelo nas bonecas“.

“Com o espelho construímos novos monstrinhos.”

No dia 22 de Novembro participámos todos no Encontro de Matemática, na biblioteca e foi muito divertido. O t e m a f o i s o b r e “Isometrias, Sequências e Padrões” e tivemos muitas actividades para fazer, mas não conseguimos terminar todas pois o tempo não chegou... Foi pena!

I Encontro da Matemática

Para participarmos n a f e i r a d o s Descobrimentos com uma tenda de vendas, algumas professoras desta Escola “deitaram mãos à obra” e decidiram confeccionar pão com chour iço . Esta actividade incluiu todas as etapas inerentes ao

processo: apanhámos a lenha, amassámos a farinha, cortámos o chouriço, tendemos a massa, demos fogo ao forno e por fim cozemos o pão. É claro que tudo isto só foi possível com a ajuda preciosa e imprescindível da Dona Rosa Pereira que nos orientou

nesta árdua tarefa. A ela e a todos os que colaboraram

Feira do Festival dos Descobrimentos

Volume 17 Ano III Página 3

Desenhámos em quadriculas, reflexões de figuras.

C o m p l e t á m o s reflexões com figuras geométri-cas.

Adorámos e os idosos também gostaram muito. E s p e r a m o s v o l t a r

No dia 11 de Novembro esteve mesmo calor e o sol aqueceu o nosso Magusto.

Nos dias antes preparámos os nossos cartuchos reciclados, que ficaram bem giros.

Houve canções e assistimos à lenda de S. Martinho.

A dona Maria foi a nossa “Maria Castanha” e das suas mãos recebemos castanhas deliciosas.

“Foi um dia bem alegre!”

Turma 13

No dia 11 de Novembro comemorámos o dia de S. Martinho. Por isso, mais uma vez fomos ao Lar José Fialho realizar actividades com os idosos, os quais já são nossos conhecidos. F i z e m o s a dramatização da Lenda de S. Martinho. Foi muito divertido e os idosos gostaram muito . Os adereços que utilizámos eram muito engraçados. Depois cantámos umas canções.

Os idosos também cantaram algumas canções. No final lanchámos juntos. Comemos salame de chocolate, biscoitos e batata doce assada no forno e claro também c om em o s c a s t a n h a s

assadas.

Dia de S. Martinho no Lar José Fialho

São Martinho... Quentinho!

“Ande o Verão por onde andar

no S. Martinho há de chegar.”

Querem Saber? Página 4

No dia 8 de Novem-bro, fomos, com as turmas 10 e 16, à Biblioteca da Escola assistir a uma sessão realizada pela Engenheira Vera, da Câmara Municipal de Lagos, de sensibilização sobre a “Campanha de Recolha de Óleos Alimenta-res Usados”.

A Engenheira Vera começou por nos explicar que a nossa escola, junta-mente com a Câmara Muni-cipal de Lagos, está a reali-zar a recolha de óleos ali-mentares usados. Este pro-jecto serve para nós aju-darmos o ambiente, para que ele se torne melhor e

mais saudável. No fim da sessão, a

Engenheira Vera disse-nos que a turma que conseguir recolher uma maior quanti-dade de óleo alimentar usa-do irá realizar uma visita de estudo no final do ano lecti-vo, para conhecer melhor o encaminhamento e o trata-mento que é dado a este resíduo.

Nesta sessão apren-demos que podemos trazer para a nossa escola os óleos alimentares que usámos em casa e que já não servem mais para cozinhar. Para isso, devemos pedir aos nos-

sos pais e outros familiares que coloquem esses óleos numa garrafa ou garrafão de plástico devidamente fechado. Depois nós traze-mos essa garrafa ou garra-fão para a escola, a profes-sora regista numa grelha a quantidade de óleo que trouxemos, e colocamos o óleo no Oleão que a Câmara Municipal de Lagos colocou à entrada da escola.

Turma 11

Daniela – A senhora explicou-nos que a turma que recolher a maior quantidade de óleo alimentar usado fará uma visita de estudo.

Recolha de óleos alimentares usados

“Vamos todos ajudar para o

ambiente preservar”.

Volume 17 Ano III Página 5

Valter – Eu e o meu pai trouxemos uma garrafa de óleo e eu coloquei-a no oleão da escola.

Lívia – Uma senhora explicou-nos para que servem os Oleões, igual àquele que colocaram na nossa escola.

Jorge – Eu, a pôr uma garrafa de óleo no oleão.

feiras e de algumas rifas que fizemos no ano

anterior.

Agradecemos aos pais a colaboração que têm dado à Escola e que

A nossa Escola adquiriu este ano alguns equipamentos audiovisuais, n omead amente uma aparelhagem de som, composta por uma mesa de mistura, seis microfones e um a c o l u n a . E s t e equipamento permite-nos alguma autonomia quando realizamos eventos no polivalente. Também adquirimos uma máquina de filmar.

Estes equipamentos foram adquiridos com as receitas das vendas das

permitem adquirirmos

Aquisição de novos equipamentos

Máquina de filmar

Aparelhagem de som

Preenche as palavras cruzadas: