boletim de junho 2015

2
HISTORIANDO NO CAMPUS Boletim Informativo do Programa de Educação Tutorial de História da Universidade Federal de Campina Grande Ano III — Nº 28— Junho de 2015 — ISSN: 23582308 EXPEDIENTE Tutora Regina Coelli G. Nascimento Petianos/as Aldrey Ribeiro de Brito Ana Carolina Monteiro Paiva Jean Lucas Marinho Cavalcanti José Adriano de Oliveira Barbosa Larissa Albuquerque Moura Almei- da, Lucas Tadeu Borges Viana Maria Aline Souza Guedes Paulo Montini de A. Souza Júnior Paula Sonály N. Lima Roberta dos Santos Araújo Valber Nunes da Silva Mendes Wedna Mayse Amorim Chaves Contato: Av. Aprígio Veloso, 882 - Bo- docongó - Edifício do Centro de Humanidades – sala 503 - 58109- 970- Campina Grande – PB . E-mail: [email protected] Facebook: Espaço PET História UFCG OFICINA DE PROJETOS MOVIMENTA O PET HISTÓRIA NO MÊS DE JUNHO Nos dias 16 e 18 do mês de junho, o PET– História realizou a Oficina de Projetos”, com o intuito de refletir sobre as pesquisas individuais realizadas pe- los integrantes do grupo. Pesquisas que resultarão na elaboração de artigos, da monografia de conclusão do curso e de estudos em nível de Pós-Graduação. Nessa atividade, contamos com as ilustres presenças da professora Kyara Almeida (pós-doutoranda PPGH-UFCG), da professora Manuela Aguiar (doutoranda do PPGLI- UEPB ) e do mestre José Maxsuel Lourenço (PPGH UFCG). Agradecemos as contribuições e a disposição em colaborar com nosso trabalho. Faremos o possível para que todas as palavras ditas gerem bons frutos! Agradecemos pela generosidade, atenção e participação na oficina e fica- mos com a esperança de novas parcerias. DICA DE FILME: O jogo da imitação Em 1951, o setor de inteligência da policia britânica inicia uma investigação envolvendo uma invasão à domicilio. A partir disto, uma série de levantamntos são feitos, a começar pelo dono da residência: Alan Turing.. No entanto, nenhum dos seus dados estão disponíveis nos arquivos da polícia. Neste momento, começara a se desvelar a história de um personagem que passou desapercebido pela 2° Guerra Mundial, mas que foi de fundamental importância para que a coalizão de forças dos Aliados se sobrepusessem às forças do Eixo. Em uma trama envolvente e instigante, o diretor Morten Tyldum, dá enfoque aos dramas que estiveram nos bastidores que promoveram a vitória dos Aliados, percorrendo pelo personagem Alan Turing, que enquanto homossexual, inicia não apenas um embate para desevendar o Enigma, mas por sua sexualidade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9UJ3QYlIIk4> Acesso em 23 de Junho de 2015.

Upload: espaco-pethistoria

Post on 05-Aug-2015

90 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

HISTORIANDO NO CAMPUS

Boletim Informativo do Programa de Educação Tutorial de

História da Universidade Federal de Campina Grande

Ano III — Nº 28— Junho de 2015 — ISSN: 23582308

EXPEDIENTE

Tutora

Regina Coelli G. Nascimento

Petianos/as

Aldrey Ribeiro de Brito

Ana Carolina Monteiro Paiva

Jean Lucas Marinho Cavalcanti

José Adriano de Oliveira Barbosa

Larissa Albuquerque Moura Almei-

da, Lucas Tadeu Borges Viana

Maria Aline Souza Guedes

Paulo Montini de A. Souza Júnior

Paula Sonály N. Lima

Roberta dos Santos Araújo

Valber Nunes da Silva Mendes

Wedna Mayse Amorim Chaves

Contato:

Av. Aprígio Veloso, 882 - Bo-

docongó - Edifício do Centro de

Humanidades – sala 503 - 58109-

970- Campina Grande – PB .

E-mail:

[email protected]

Facebook: Espaço PET Histór ia

UFCG

OFICINA DE PROJETOS MOVIMENTA O PET HISTÓRIA NO MÊS

DE JUNHO

Nos dias 16 e 18 do mês de junho, o PET– História realizou a “Oficina de

Projetos”, com o intuito de refletir sobre as pesquisas individuais realizadas pe-

los integrantes do grupo. Pesquisas que resultarão na elaboração de artigos, da

monografia de conclusão do curso e de estudos em nível de Pós-Graduação.

Nessa atividade, contamos com as ilustres presenças da professora Kyara

Almeida (pós-doutoranda PPGH-UFCG), da professora Manuela Aguiar

(doutoranda do PPGLI- UEPB ) e do mestre José Maxsuel Lourenço (PPGH

UFCG). Agradecemos as contribuições e a disposição em colaborar com nosso

trabalho. Faremos o possível para que todas as palavras ditas gerem bons frutos!

Agradecemos pela generosidade, atenção e participação na oficina e fica-

mos com a esperança de novas parcerias.

DICA DE FILME: O jogo da imitação

Em 1951, o setor de inteligência da policia britânica inicia uma investigação

envolvendo uma invasão à domicilio. A partir disto, uma série de levantamntos são

feitos, a começar pelo dono da residência: Alan Turing.. No entanto, nenhum dos seus

dados estão disponíveis nos arquivos da polícia. Neste momento, começara a se desvelar

a história de um personagem que passou desapercebido pela 2° Guerra Mundial, mas

que foi de fundamental importância para que a coalizão de forças dos Aliados se

sobrepusessem às forças do Eixo. Em uma trama envolvente e instigante, o diretor

Morten Tyldum, dá enfoque aos dramas que estiveram nos bastidores que promoveram

a vitória dos Aliados, percorrendo pelo personagem Alan Turing, que enquanto

homossexual, inicia não apenas um embate para desevendar o Enigma, mas por sua

sexualidade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9UJ3QYlIIk4> Acesso em 23

de Junho de 2015.

EVENTOS

PROFESSORES DA UFCG EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Na segunda feira, dia 22 de junho o DCE-UFCG divulgou e promoveu assembleia sob a pauta de greve dos discentes, em apoio a greve dos docen-tes, assim como também por reinvindicações próprias como melhores condi-ções de permanecia na universidade, além de poder compor lugares no co-mando de greve. A reunião não obteve o quórum de 10% do alunado, entretanto foi vo-tado pelos presentes assumir o caráter de assembleia deliberativa, havendo inscrições dos presentes para espaços de fala, e após deliberação a votação pela greve dos discentes foi aprovada por 27 votos a favor, 2 contra e duas abstenções. Com data de inicio para o dia 25 de julho, mesmo dia da greve dos docentes.

GREVE ESTUDANTIL

Entre os dias 13 e 16 de outubro, na cidade do Crato, Ceará, vai se realizar o II SEMINÁRIO NACI-ONAL DE HISTÓRIA E CON-TEMPORANEIDADES com o seguinte tema: “Pensar o passado em tempos de extremismos e ex-clusões”. Confira os detalhes no site e participe!!https://iisnhcurca.wordpress.com/

Do dia 8 a 11 de Setembro, será realizado em Guarabira, a "I Se-mana de História: Práticas docen-tes e diálogos interculturais''. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico de História do cam-pus de Guarabira (UEPB). Para mais informações, confira o site do evento:http://semanadehistoriach.wix.com/historiauepb

QUINTA ÁS QUINZE CONTA COM PALESTRA SOBRE USO DE FONTES HISTÓRICAS

No último dia 11/06, o PET HIS-TÓRIA teve o prazer de receber no ciclo de palestras Quinta às Quinze , Maxsuel Alves, com sua fala :"Há uma fonte no meu caminho: o dever, o devir e a pes-quisa Histórica”, a palestra foi a culmi-nância de leituras sobre Fontes Históricas realizadas na oficina de leitura. Agrade-cemos ao palestrante e esperamos que nossos laços sejam fortalecidos para no-vos encontros de louvável aprendizado.

Em Assembleia geral, realizada no dia 17 de junho de 2015, os profes-sores da universidade Federal de Campina Grande , dos campi de Campina Grande, Cuité, Pombal, Sousa e Sumé, decidiram aderir, partir do dia 25 de junho de 2015, à greve nacional dos docentes das Instituições Federais de En-sino (IFE) . Os principais pontos de reivindicação pautados são: defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho, reestruturação da carreira docente e valorização salarial de ativos e aposentados. Esperamos que as negociações ocorram da melhor forma possível e tudo se resolva o quanto antes.

O ENAPET será realizado na ci-dade de Belém-PA nos dias 27 a 31 de julho, na sua vigésima edi-ção o encontro tem como função a reunião anual dos grupos PET a fim de discutir sobre a manuten-ção e melhorias do programa, co-mo também apresentar sua produ-ção acadêmica sobre ensino, pes-quisa e extensão. O tema central deste ano será “Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão!”