boletim da junta de freguesia de amora - setembro 2012

4
Vivemos tempos difíceis, onde a palavra crise teima em ser uma das mais faladas. Todos os dias em todo o lado somos confrontados com situações dramáticas. Familiares ou amigos que perderam o seu emprego, idosos que tentam sobreviver dado o baixo valor das suas reformas, pais que tudo fazem para assegurar o essencial aos seus filhos, pessoas doentes que não conseguem comprar todos os medicamentos, vizinhos que não podem pagar a renda ou a prestação da sua casa, a conta da água, da luz, do gás ou mais grave ainda, pessoas que já não têm o que comer. Todos os dias passam, pelo nosso atendimento social pessoas a viverem os dramas descritos, às quais procuramos dar respostas que minimizem os seus problemas. Grande parte destas situações é fruto das opções e medidas erradas, tomadas ao longo dos últimos anos pelos sucessivos governos. Perante este estado de coisas muitas são as pessoas que começam a tomar consciência da necessidade de lutar para alterar o rumo destas políticas, contra a irresponsabilidade desta governa- ção, muitas foram as pessoas que se manifestaram por todo o país contra esta política, é este de facto o caminho que há a seguir. Quanto se luta nem sempre se ganha mas quando não se luta começa-se logo a perder. Manuel Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Amora O Caminho Continua a ser a Luta! Setembro 2012 Festas Populares Cidade de Amora 2012 Restauração de Passeio e Drenagem, EB1 Qta Medideira Setembro 2012

Upload: freguesia-amora

Post on 25-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim da Junta de Freguesia de Amora - Setembro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim da Junta de Freguesia de Amora - Setembro 2012

Vivemos tempos difíceis, onde a palavra crise teima em ser uma das mais faladas.

Todos os dias em todo o lado somos confrontados com situações dramáticas.

Familiares ou amigos que perderam o seu emprego, idosos que tentam sobreviver dado o baixo valor das suas reformas, pais que tudo fazem para assegurar o essencial aos seus �lhos, pessoas doentes que não conseguem comprar todos os medicamentos, vizinhos que não podem pagar a renda ou a prestação da sua casa, a conta da água, da luz, do gás ou mais grave ainda, pessoas que já não têm o que comer.

Todos os dias passam, pelo nosso atendimento social pessoas a viverem os dramas descritos, às

quais procuramos dar respostas que minimizem os seus problemas.

Grande parte destas situações é fruto das opções e medidas erradas, tomadas ao longo dos últimos anos pelos sucessivos governos.

Perante este estado de coisas muitas são as pessoas que começam a tomar consciência da necessidade de lutar para alterar o rumo destas políticas, contra a irresponsabilidade desta governa-ção, muitas foram as pessoas que se manifestaram por todo o país contra esta política, é este de facto o caminho que há a seguir.

Quanto se luta nem sempre se ganha mas quando não se luta começa-se logo a perder.

Manuel Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Amora

O Caminho Continua a ser a Luta!

Setembro 2012

Festas Populares Cidade de Amora 2012 Restauração de Passeio e Drenagem, EB1 Qta Medideira

Setembro 2012

Page 2: Boletim da Junta de Freguesia de Amora - Setembro 2012

Nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, a Amora voltou a acolher mais uma edição da Festa do Avante!, o maior evento político-cultural e de massas realizado no nosso país. Durante estes três dias, milhares de pessoas, muitas delas pela primeira vez, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a nossa Freguesia e desfrutar da sua beleza natural, suas gentes e costumes. Na Quinta da Atalaia, os visitantes puderam ainda apreciar a gastronomia e o artesanato trazidos pelas Organizações Regionais, visitar as exposições no Pavilhão Central e participar nos mais de 30 debates realizados. Ali havia ainda desporto, com milhares de atletas e dezenas de modalidades, teatro, livros, cinema, ciência e muita e diversi�cada música, no Palco Novos Valores, no Palco 25 de Abril e no Auditório 1.º de Maio. Iniciativas que prometem regressar, para o ano, à Freguesia de Amora.

A Zona Ribeirinha de Amora foi palco, de 14 a 19 de Agosto, de um dos maiores momentos da vida cultural da Freguesia. Durante estes seis dias, que �carão para sempre na memória colectiva, as Festas Populares de Amora proporcionaram momentos únicos, onde a música - do fado ao rock, passando pela música clássica -, as exposições, o desporto, as diversões, a gastronomia, �zeram as delicias de todos, esquecendo, por momentos, as amarguras da vida.

Com uma nova localização, estas Festas procuraram ainda recuperar as boas tradições, como foi o caso das Marchas Populares, onde a de Amora, patrocionada pela Junta de Freguesia, tendo sido uma das principais atrações. A utilização do Coreto, palco de animados bailes, foi outra das novidades que muito agradaram a população. Junto ao E. Leclerc, palco principal, actuou a Banda da SFOA, os Alcoolemia, que ali comemoraram 20 anos de carreira, os Diapasão, Dany Silva, Vitorino, Grupos Corais e Instrumen-tais e o Grupo Além Tejo. Fora dos palcos, as noites foram abrilhantadas pelas fanfarras da Associação dos Bombeiros Mistos de Amora e dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, assim como dos Tocá Rufar, projecto de percussão aclamado a nível nacional e internacional.

Festa do Avante 2012

Festas Populares de Amora

Seis dias inesquecíveis

22

Page 3: Boletim da Junta de Freguesia de Amora - Setembro 2012

A Junta de Amora, no âmbito do protocolo de descentra-lização de competências com a Câmara Municipal do Seixal, tem vindo a realizar diversas ações, nas mais diversas frentes. São pequenas intervenções que geram grandes impactos, garantindo, desta forma, uma melhor qualidade de vida à população. Só nos últimos tempos, respondendo às aspirações de quem aqui habita, trabalha ou estuda foram feitas vários melhoramentos em diversos locais da freguesia.

Na Urbanização de Vale de Gatos todas os passeios foram rebaixados na zona das passadeiras. Foi construída uma escada rústica na Rua de Cacheu e restaurado o passeio e drenagem em frente à EB1 Qta da Medideira.

Colocou-se um corrimão e varandim na Rua de Farim/Infante D. Augusto. Realizaram-se várias ações de limpeza e manutenção nas Escolas Básicas e Jardins de Infância da freguesia, de modo a proporcionar as melhores condições nesta abertura de ano letivo.

Ainda por iniciativa da Junta de Freguesia foi pavimentado todo o passeio da Rua Joaquim Penedo, cerca de 500m2.

Na Escola Básica da Medideira foi construída uma rede de drenagem no recreio e melhorado o piso. Foi requali�cado o passeio, estacionamento e drenagem pluvial, na Rua D. Branca Saraiva de Carvalho.

Na Rua Guilherme Garcia Mendes foram requali�cados os passeios e estacionamento ao lado do CAPA e foram rebaixados os passeios em todas as passadeiras da rua de modo a facilitar a mobilidade dos peões.

Obras na Freguesia

Pensar no futuro

Horário e ServiçosJunta de Freguesia de AmoraRua 1º de Maio, lote 4, 2840-125 AmoraTel.: 21 226 87 30 Fax: 21 224 04 [email protected] www.jf-amora.ptHorário: das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Atendimento ao PúblicoExecutivo: 3ª feira das 17h00 às 19h00Apoio Social: 3ª feira das 09h30 às 11h30

Cemitério Paroquial de AmoraLargo da Igreja, 2845-421 AmoraTel.: 21 227 20 86Horário Inverno: de 1 Outubro a 31 Março, das 08h30 às 17h30Horário Verão: de 1 Abril a 30 Setembro, das 09h00 às 18h00

Mercado da Cruz de PauPraça do Douro, Cruz de Pau, 2845-007 AmoraHorário: 3ª feira a Sábado, das 07h00 às 14h00

EB1 Qta. das Sementes - Limpeza do Recreio

Rua D. Branca Saraiva de Carvalho - Passeio e Estacionamento

Vale dos Gatos - Rebaixamento Lancil em Passadeira

Rua Joaquim Penedo - Melhoramento de Espaço

EB1 Qta Medideira - Sistema de Drenagem

33

Page 4: Boletim da Junta de Freguesia de Amora - Setembro 2012

Mais de 1500 eleitos das freguesias participaram, no dia 15 de Setembro, em Matosinhos, no 2.º Encontro Nacional de Freguesias, onde se debateu, criticamente e com dorido entusiasmo, todo o processo da Reorga-nização Administrativa Territorial Autárquica.

O concelho do Seixal, onde o Governo PSD/CDS quer extinguir metade das freguesias, �cando apenas três das actuais seis, com uma população de cerca de 160 mil habitantes, foi representado por uma numerosa delega-ção, de eleitos do Executivo e da Assembleia de Fregue-sia. No Encontro, promovido pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), foram feitas, durante todo o dia, 50 intervenções, apresentadas 10 moções e aprovado, no �nal, um documento com as conclusões daquela inicia-tiva, que decorreu no Pavilhão de Desportos e Congressos de Matosinhos. Nesse documento, os autarcas de freguesia voltaram a «rejeitar, liminarmente, o modelo de reforma administra-tiva indicado pela Lei n.º 22/2012», exigiram a sua «revo-gação» e repudiaram, vivamente, «todo o processo da Reorganização Administrativa Territorial, centrada na decisão de assembleias municipais, órgãos exógenos às freguesias». De igual forma, os eleitos de todo o País, ilhas incluídas, manifestaram a sua convicção de que «a extinção/agregação de freguesias nada contribuirá para a redução da despesa pública», antes «despertará novos gastos para um pior serviço público às populações» e recomendaram aos presidentes de junta, representantes das respectivas assembleias municipais no Congresso Nacional dos Municípios Portugueses, que exortem os autarcas de município a exigirem, perante a Unidade Técnica, criado pelo Governo, o carácter vinculativo dos seus pareceres.

Justa resistência

No documento aprovado por larga maioria os autarcas de freguesia deram conta que «não vão baixar os braços, perante a Lei publicada e as leis futuras» e que se vão mobilizar, «numa atitude de justa resistência». Delibe-raram também que «junto da Presidência da República, do Governo, das instâncias judiciais nacionais, devem fazer valer as razões do seu combate», que «a Assembleia da República seja consciencializada do dever de atender a vontade das populações, respeitando os seus parece-res».À ANAFRE os eleitos recomendaram que sensibilizasse a Administração Central e os partidos políticos para a complexidade das repercussões de uma reorganização territorial feita sem prudência no «âmbito da nova geometria autárquica», na «alteração e domínio dos novos sistemas informáticos», na «noti�cação das novas condições aos cidadão eleitores», na «elaboração das listas concorrentes», nos «seus re�exos sobre o recensea-mento eleitoral», na «organização dos cadernos eleito-rais», na «nova logística própria dos actos eleitorais» e na «orgânica de todo o processo administrativo».Nas moções aprovadas, deu-se conta, por exemplo, que «as freguesias representam, na despesa, apenas 0,1 por cento do total do Orçamento do Estado e em nada contribuem para a dívida pública, tornando-se evidente que as intenções dos promotores desta legislação é atacar o Poder Local e os direitos das populações ao bem-estar e à satisfação das suas necessidades locais».

Autarcas unidos contra a extinção de freguesias

Revogar a Lei do Governo

44