boletim da icb, ano 23, número 29

6
Pastoral Rubem Alves A TEOLOGIA MORAL DA MANGA O velho caipira, com cara de amigo, que encontrei num Banco, estava esperando para ser atendido. Ele ia abrir uma conta. Começo de um novo ano... Novas perspectivas...E como não podia deixar de ser, também começou ali um daqueles papos de fila de banco. Contas, décimo terceiro que desapareceu, problemas do Brasil, tsunami... Será que vai chover? Mas em determinado momento a conversa tomou um rumo: "- Qual é então o maior problema do Brasil para ser resolvido? "E aí o representante rural, nosso querido "Mazaropi da modernidade" falou com um tom sério demais para aquele dia: " - O Maior Problema do Brasil é que sobra muita manga!" Tentei entender a teoria...Fez-se um silêncio e ele continuou: " - O senhor já viu como sobra manga hoje debaixo das árvores? Já percebeu como se desperdiça manga? "Sim... Creio que todos já percebemos isto... Onde tem pé de manga, tem sobrado manga...E aí ele Equipe Pastoral: Julio Borges de Macedo Filho (presidente), Noé Stanley Gonçalves (emérito), III – 27 de maio de 2012 – 29

Upload: julio-macedo-filho

Post on 19-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Boletim da ICB, Ano 23, número 29

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim da ICB, Ano 23, número 29

Pastoral Rubem Alves A TEOLOGIA MORAL DA MANGA

O velho caipira, com cara de amigo, que encontrei num Banco, estava esperando para ser atendido. Ele ia abrir uma conta. Começo de um novo ano... Novas perspectivas...E como não podia deixar de ser, tam-bém começou ali um daqueles papos de fila de banco. Contas, décimo terceiro que desapareceu, problemas do Brasil, tsunami... Será que vai chover?Mas em determinado momento a conversa tomou um rumo: "- Qual é então o maior problema do Brasil para ser resolvido? "E aí o represen-tante rural, nosso querido "Mazaropi da modernidade" falou com um tom sério demais para aquele dia:" - O Maior Problema do Brasil é que sobra muita manga!" Tentei entender a teoria...Fez-se um silêncio e ele continuou: " - O sen-hor já viu como sobra manga hoje debaixo das árvores? Já percebeu como se desperdiça manga? "Sim... Creio que todos já percebemos isto... Onde tem pé de manga, tem sobrado manga...E aí ele continuou:" - Num país onde mendigo passa fome ao lado de um pé de manga... Isso é um absurdo! Num país que sobra manga tem pouca criança. Se tiver pouca criança as casas são vazias... Ou as crianças que tem já foram educadas para acreditar que só "ice cream" e jujuba são so-bremesas gostosas. Boa é criança que come manga e deixa escorrer o caldo na roupa... É sinal que a mãe vai lavar, vai dar bronca, vai se pre-ocupar com o filho. Se for filho tem pai...Se tiver pai e manga de sobremesa é por que a família é pobre... Se for pobre, o pai tem que ser trabalhador... Se for trabalhador tem que ser honesto... Se for honesto, sabe conversar... Se souber conversar, os fil-hos vão compreender que refeição feliz tem manga que é comida de cri-

Equipe Pastoral: Julio Borges de Macedo Filho (presidente), Noé Stanley Gonçalves (emérito), Nilson Pereira de Moura (1º vice-presidente) e José Carlos de Souza Santos (2º vice-presidente)

Ano XXIII – 27 de maio de 2012 – nº 29

Page 2: Boletim da ICB, Ano 23, número 29

ança pobre e que brinca e sobe em árvore... Se subir em árvore, é por que tem passarinho que canta e espaço para a árvore crescer e para fazer sombra... Se tiver sombra tem um banco de madeira para o pai chegar do trabalho e descansar...Quem descansa no banco, depois do trabalho, embaixo da árvore, na sombra, comendo manga é por que toca viola... E com certeza tá com o pé na grama... Quem pisa no chão e toca música tem casa feliz... Quem é feliz e canta com o violeiro, sabe rezar... Quem sabe rezar sabe amar... Quem ama, se dedica... Quem se dedica, ama, reza, canta e come manga, tem coração simples... Quem tem coração assim, louva a Deus.Quem louva a Deus, não tem medo... Nada faltará porque tem fé... Se tiver fé em Deus, vê na manga a providência divina... Come a manga, faz doce, faz suco e não deixa a manga sobrar... Se não sobra manga, tá todo mundo ocupado, de barriga cheia e feliz. Quem tá feliz.... não reclama da vida em fila do banco... "Daí fez-se um silêncio...

INFORMES ICB*Aniversariantes de maio – Dia 18: Carlos Marcos (Chico); Dia 19, Pedro

Arruda; Dia 22, Pr. Nivaldo; e Dia 31, Ana Célia e Jusiel (em memória). Nossos parabéns a tão amados irmãos!...

*Filme sobre D. Bonhroeffer no sábado 02 de junho, às 19 hs, na residência do Pastor Noé Stanley – AOS (Área octogonal Sul) 05 Bloco E Ap. 501. Telefone: 3234-8921. Não perca.

*Agenda da cidade – 1) Greve dos professores das universidades federais, inclusive a nossa UnB; 3) Já existem 1.290 uniões gays no DF e uniões estáveis ultrapassam casamentos; 4) Funcionários públicos federais têm seus salários e vantagens publicados na internet (isso é bom ou ruim?)

*Tomou posse a Comissão da Verdade que investigará os crimes da ditadura, nomeada pela Presidenta Dilma no dia 10 de maio. No discurso de posse, com lágrimas, a presidenta disse que o objetivo é evitar um não ao esquecimento histórico. Não haverá revanchismo nem a anulação da Lei da Anistia.

*Agenda de oração – O processo final de aposentadoria do Pastor Julio; 2) pelos enfermos: Pr. Noé Stanley, Maria Zita (irmã do Pr. Nilson), e Átila (sobrinho de Márcia Lordelo); 3) pelas ações contra a corrupção no Brasil (CPI do Cachoeira, julgamento do Mensalão, etc); 4) por nossos desafios neste ano.

CULTO DE HOJE: 18:30 HORAS

Page 3: Boletim da ICB, Ano 23, número 29

Dirigente: Pr. Julio Borges Filho – Pregador: Pr. Nilson Moura Louvor e Crianças: Gislene Macedo

C Â N T I C O S1. QUERO LOUVAR-TE Quero louvar-Te sempre mais e mais (bis)Buscar o Teu querer, Tua graça conhecer, quero louvar-TE!

As aves do céu cantam para Ti, as flores do campo refletem Teu poderQuero cantar, quero levantar as minhas mãos a Ti...

2. DEUS ESTÁ AQUI , Aleluia,Tão certo como o ar que eu respiroTão certo a manhã que se renovaTão certo como eu te falo e podes me ouvir.

3. ACEITA O MEU LOUVOR (Julio Borges Filho)Ó Pai, aceita o meu louvor (4x)Jesus, aceita o meu louvor (4x)Espírito, aceita o meu louvor (4x)Ó Pai, aceita o meu louvor!Jesus, aceita o meu louvor!Espírito, aceita o meu louvor!Ó Deus, aceita o meu louvor

4. O meu louvor é fruto do meu amor por ti Jesus. De lábios que confessam o Teu nome.É fruto de Tua graça e da paz que encontro em TiE do Teu Espírito que habita em mim

Ainda que as trevas venham me cercarAinda que os montes desabem sobre mimMeus lábios não se fecharão. Pra sempre hei de Te louvar.

Ainda que os homens se levantem contra mimAinda que cadeias venham me prenderMeus lábios não se fecharãoPra sempre hei de Te louvar

Pensamento da semana: “Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização” – Martin Luther king Jr.

Page 4: Boletim da ICB, Ano 23, número 29

05. Oração da semana: Ao orarmos, Senhor, vem encher-nos com Teu amor, para o mundo agitado entender, cada dia Tua vida viver. Nossas vidas, vem, pois, transformar, refrigério pra alma nos dá. E agora com outros irmãos, nos unimos a Ti em oração.

06. A MINHA ALMA ESTAVA LONGE do caminho do céuEu era cego e perdido pecador.Mas Jesus já transformou minhas trevas em luzQuando Ele estendeu Sua mão para mim.

Quando Jesus estendeu Sua mãe,Quando Ele estendeu Sua mão para mimEu era pobre, perdido, sem Deus, sem JesusQuando Ele estendeu sua mão para mim.

Agora me regozijo desde que o aceitei,E na tempestade posso repousarPois com Ele estou liberto do perigo do malQuando Ele estendeu sua mão para mim

07. ELE ME ENSINOUEle me ensinou a brilhar na escuridãoEle me ensinou a estender a minha mãoEle me ensinou a ter amor e compaixãoEle me ensinou a enfrentar a multidão.

Sou aluno dEle e de mais ninguém (bis)Ele me ensinou a nunca marginalizarEle me ensinou que aos inimigos devo amarEle me ensinou que as tradições devem passarEle me ensinou que as lições devem ficar

Ele me ensinou a jamais me acomodar.Ele me ensinou as estruturas renovarEle me ensinou aos desafíos enfrentarEle me ensinou que a coragem é pra se usar

Ele me ensinou a contestar o fariseuEle me ensinou que o mau cristão é um ateuEle me ensinou que o que é meu não é só meuEle me ensinou que o que é meu também é seu.

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!“...o nome da cidade será: O SENHOR ESTÁ ALI” – Ez. 48:35

Nosso site: www.igrejacristadebrasilia.com.br