boletim da defensoria-geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. em boa...

24
4 DE MAIO DE 2017 Boletim da Defensoria-Geral Boletim da Defensoria-Geral 58 PÁGINA 9 PÁGINA 3 Defensora pública-geral é condecorada com a Medalha de Honra da Inconfidência Defensoria Pública sedia encontro da Comissão de Execução Penal do Condege DPMG lança carlha sobre garana do direito da saúde em atendimento inerante na capital PÁGINA 7 DPMG em Cataguases realiza seu primeiro Casamento Comunitário PÁGINA 6 PÁGINA 15 Defensora-geral reúne-se com a presidente do Servas PÁGINA 10 PÁGINA 5 Murão das Famílias é lançado na Câmara de Uberlândia Ação de mediaçao em escolas públicas é discuda na DPMG

Upload: lybao

Post on 12-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

4 DE MAIO DE 2017

Boletim da Defensoria-GeralBoletim da Defensoria-Geral58

PÁGINA 9

PÁGINA 3

Defensora pública-geral é condecorada com a Medalha de Honra da Inconfidência

Defensoria Pública sedia encontro da Comissão de Execução Penal do Condege

DPMG lança cartilha sobre garantia do direito da saúde em atendimento itinerante na capital

PÁGINA 7

DPMG em Cataguases realiza seu primeiro Casamento Comunitário

PÁGINA 6 PÁGINA 15

Defensora-geral reúne-se com a presidente do Servas

PÁGINA 10 PÁGINA 5

Mutirão das Famílias é lançado na Câmara de Uberlândia

Ação de mediaçao em escolas públicas é discutida na DPMG

Page 2: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 2

MENSAGEM DA DEFENSORA PÚBLICA-GERAL

Caros amigos e colegas defensores públicos e servidores,

Com satisfação, publicamos mais uma edição do Boletim, com significativos registros para nossa Instituição. Um dos destaques foi o lançamento da cartilha “A Defensoria Pública e a Garantia do Direito à Saúde”, importante e eficaz instrumento para fo-mentar e agilizar o atendimento das demandas de saúde, uma vez que indica, para o cidadão, as por-tas de acesso ao SUS corretas. O lançamento contou com atendimento da Defensoria Pública Itinerante na região Central de Belo Horizonte, possibilitando uma aproximação ainda maior entre a Instituição e os defensores públicos com a população.

Na seara da execução penal, ressalto reuniões de trabalho relacionadas à área, como a que contou com a presença de defensores públicos membros dos Conselhos Estadual e Nacional de Política Criminal, e a reunião interinstitucional para tratar sobre a efe-tivação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), em Minas Gerais. Além disso, se-diamos encontro da Comissão de Execução Penal do Condege, no dia 27 de abril. E, no dia 28, os defen-sores públicos integrantes da Comissão visitaram as instalações da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) em Itaúna. Ainda nesse cam-po, recebi, no dia 24, visita do secretário adjunto de Administração Prisional. Recebi também, no Gabine-te da Defensoria-Geral, a visita da coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para Demandas Ambientais de Grande Repercussão Social (Cejusc Ambiental).

No campo das relações interinstitucionais, desta-co as reuniões com a presidente do Servas e com a secretária adjunta da Casa Civil; além da reunião que discutiu ação de mediação em escolas públicas de BH e Região Metropolitana, que contou com a par-ticipação da coordenadora de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação.

Com grande honra, fui agraciada, no dia 21 de abril, com a Medalha da Inconfidência, no grau Me-dalha de Honra. A comenda, que é a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, homenageia a nossa Instituição.

Ressalto, ainda, participação da DPMG em apre-sentação do plano de ação para implantação do Pro-grama Justiça Restaurativa nas escolas da Capital; na inauguração da sede da Advocacia Regional em Ipatinga; na inauguração do novo fórum de Divinó-polis; em audiência pública para debater questões

Christiane Neves Procópio Malard Defensora pública-geral

relacionadas à água no estado; na cerimônia de formatura do Curso de Formação de Soldados, em Uberaba; além das participações de integrantes do Centro Psicossocial em reuniões e debates.

Em Passos, defensores públicos discutiram desju-dicialização da saúde com o prefeito e o coordenador participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo-peração técnica com a prefeitura. E, em Cataguases, a Defensoria Pública realizou o primeiro casamento comunitário da comarca, com a formalização da união de 32 casais.

Como desdobramento da Semana Estadual de Conscientização sobre os Transtornos do Espectro do Autismo, comemorada no início deste mês, o coordenador Local em Betim participou de deba-tes e palestras sobre o tema. Também em pales-tra, defensora pública em atuação na Defensoria Especializada na Defesa da Mulher em Situação de Violência abordou o feminino e o feminismo sob a perspectiva do Direito.

Confira também outras participações em eventos institucionais, a presença da DPMG na mídia e a pa-lestra do “Sala de Espera”, que esclareceu dúvidas de assistidos sobre pensão alimentícia.

Despeço-me, convidando a todos para participa-rem das comemorações do Dia da Defensoria Pública na DPMG. As atividades começam na segunda-feira, dia 08 de maio, e terminam no dia 26, quando a De-fensoria Pública promoverá o Mutirão das Famílias em Uberlândia. Confira a programação e participe!

Um abraço e boa leitura!

Page 3: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 3

continua >>

A comenda, que é a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. A condecoração é concedida anual-mente nos graus Grande Colar, Grande Medalha, Me-dalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Em 2014, a defensora-geral recebeu a Medalha da Inconfidência.

Entre os homenageados deste ano estão governa-dores de estado, parlamentares, magistrados, artistas,

Defensora-geral é condecorada com a Medalha de Honra da Inconfidência

Defensora pública-geral, Christiane Malard, recebe a homenagem das mãos do governador Fernando Pimentel

professores, militares, juristas, médicos, advogados, gestores públicos, historiadores, religiosos, esportistas e empresários.

O Grande Colar, grau máximo da condecoração, foi entregue, in memoriam, a Nelson Mandela, ex-presi-dente da África do Sul, representado na solenidade pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwa-ne Joseph Mashimbye.

No dia 21.04.2017, durante solenidade presidida pelo governador de Minas Gerais Fernando Pimentel, em Ouro Preto, a defensora pública-geral, Christiane Neves

Procópio Malard, foi agraciada com a Medalha da Inconfidência, no grau Medalha de Honra.

FOTO: GIL / SEGOV

Defensora-geral, Christiane Malard (2ª posição, à direita), compõe o dispositivo de autoridades

Page 4: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 4

ContinuaçãoDefensora-geral é condecorada com a Medalha de Honra da Inconfidência

Defensora-geral acompanhada pelo governador Fernando Pimentel

Em seu discurso, Pimentel destacou a importância histórica dos dois líderes homenageados na cerimônia, Nelson Mandela e Tiradentes, como personalidades a serem lembradas nos tempos atuais, e reforçou a im-portância da construção de um ambiente político har-mônico em Minas Gerais.

A defensora-geral, Christiane Malard, estava acompa-nhada pelo chefe de Centro de Segurança Institucional da DPMG, tenente coronel Westerson Guimarães Pinto.

Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia, entre elas, a defensora pública Ludmila de Almeida Fanuchi, em atuação em Camanducaia.

Procurador-geral de Justiça, Sérgio Tonet; assessor especial do procurador-geral, promotor de Justiça Daniel Malard; defensora-geral, Christiane Malard; e o embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye

Deputada federal Jô Moraes; presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), José Silvério Perdigão de Oliveira; DPG Christiane Malard; assessor especial do procurador-geral, promotor de Justiça Daniel Malard; e o 1º vice-presidente da AMMP, Enéias Xavier Gomes

DPG acompanhada

pela defensora pública e

membro do Conselho Fiscal

da Adep-MG, Ludmila

de Almeida Fanuchi

Christiane Malard e a deputada federal Jô Moraes

Page 5: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 5

Reunião discute temas da execução penal no Estado

Defensora-geral reúne-se com a presidente do ServasNo dia 27.04.2017, a defensora pública-geral de Mi-

nas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, reuniu-se com a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Carolina Oliveira.

O Casamento Comunitário para até mil casais, que a Defensoria Pública de Minas Gerais promoverá em Belo Horizonte, no dia 23 de junho, e assuntos institucionais foram os assuntos tratados no encontro.

Além da defensora pública-geral, Christiane Malard e da presidente do Servas, participaram também da reunião a diretora de Assistência Social do Servas, Maria Cristina Aires, e os assessores da Defensoria-Geral, Péricles Batista da Silva e Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, reuniu-se, no dia 28.04.2017, com os defenso-res públicos Gério Patrocínio Soares, membro do Conse-lho Estadual de Criminologia e Política Criminal; Alessa Pagan Veiga, do Conselho Nacional de Política Criminal

e Penitenciária; e Péricles Batista da Silva, assessor Insti-tucional da Defensoria Geral.

No encontro foram discutidas questões institu-cionais, de interesse ligado à área de execução penal estadual.

SubDPG reúne-se com a secretária adjunta da Casa CivilO subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ra-

malho Lima, reuniu-se, dia 25.04.2017, com a secretária adjunta de Casa Civil e Relações Institucionais, Mariah Brochado Ferreira, no BDMG. Do encontro, que tratou

de assuntos institucionais, participaram o assessor Jurí-dico-Institucional, Cláudio Miranda Pagano, a assessora da SECCRI, Natália Freitas, e o representante da Advo-cacia Geral do Estado (AGE), Danilo Antônio de Castro.

O assessor Jurídico-Institucional, Cláudio Pagano; o subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima; a assessora da SECCRI, Natália Freitas; a secretária adjunta, Mariah Brochado, e o representante da AGE, Danilo Antônio

O assessor Institucional Péricles Batista da Silva; a

defensora-geral, Christiane Malard; e os defensores

públicos Alessa Pagan Veiga e Gério Patrocínio

Soares

Page 6: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 6

A Defensoria Pública de Minas Gerais sediou, no dia 26.04.2017, reunião interinstitucional para tratar sobre a efetivação da Política Nacional de Atenção Integral à Saú-de das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisio-nal (PNAISP), em Minas Gerais.

Coordenado pela defensora pública Alessa Pagan Veiga, em atuação em Uberlândia e representante da Comissão de Execução Penal do Condege, participaram da reunião o assessor Institucional da Defensoria-Geral, Péricles Batista da Silva; o coordenador da Defensoria Es-pecializada de Saúde, Bruno Barcala Reis; pela Secretaria de Estado de Administração Prisional, a subsecretária de Humanização do Atendimento, defensora pública Emí-lia Eunice Alcaraz Castilho, Maria Aparecida Guimarães, Pollyana Joanes Santos, Fabiana Fernandes da Silva e Lou-ise Bernardes Passos Leite; e pela Secretaria de Estado da Saúde, Reila Rezende e Lorena Luiza Chagas Lemos.

No encontro, o grupo discutiu a participação de Minas Gerais – que aderiu à política em 2015 – no PNAISP, ava-liando cada um dos municípios que se habilitaram para tal, para elaboração da estratégia de atuação para a sua implementação.

PNAISP – A Política Nacional de Atenção Integral à Saú-de das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Pri-sional (PNAISP) foi instituída em janeiro de 2014, com o objetivo de ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população privada de liberdade, fazendo com que cada unidade básica de saúde prisio-nal passe a ser visualizada como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde.

Equipe interinstitucional discute a efetivação do PNAISP em Minas Gerais na sede da DPMG

Equipe interinstitucional reunida para tratar da efetivação do PNAISP

No dia 27.04.2017, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep-MG), Hellen Caires Teixeira Brandão; a coordenadora de Projetos, Convênios e Par-ceria, Tifanie Avellar Carvalho; e o assessor de Comu-nicação Social, Rodrigo Sousa Neves, reuniram-se com a coordenadora do projeto Mesc, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, com o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Eduardo Cyrino Generoso, e com a coordenadora de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Esta-do da Educação, Kessiane Goulart Silva, representando a secretária Macaé Evaristo.

O encontro foi realizado para planejar a realiza-ção da ação “Defensoria Pública com a Escola: Paz em Ação”, no dia 18 de maio, dentro da programação do Dia da Defensoria Pública na DPMG. Serão realizadas atividades conjuntas da DPMG, SEE e Adep-MG, pela manhã no Colégio Estadual Central, em Belo Horizon-te, e à tarde, na EE. Prof. Renato Azeredo, em Vespa-siano, RMBH.

A atividade busca difundir a atuação do projeto “Mesc – Paz em Ação” nas escolas de Capital, RMBH e no interior do Estado.

Defensoria Pública realiza reunião para definir ação de mediação em escolas públicas de Capital e RMBH

Para o interior, a Coordenadoria de Projetos está sugerindo que os defensores públicos fomentem a expansão do Mesc em suas comarcas, buscando par-cerias com o poder público local e investindo na for-mação de mediadores escolares. As comarcas interes-sadas podem contatar a CooProC, que disponibilizará todo o material necessário.

Reunião realizada na sede da DPMG para definir ação em escolas públicas de BH e RMBH, dentro da programação do Dia da Defensoria Pública na DPMG

Page 7: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 7

Ações em Destaque

DPMG lança cartilha sobre garantia do direito da saúde em atendimento itinerante na capital

Para marcar a data, foi realizada, na Praça Sete de Se-tembro, região Central de Belo Horizonte, a Defensoria Pública Itinerante.

Durante toda a manhã, os defensores públicos Bruno Barcala Reis, coordenador da Defensoria Especializada de Saúde, Rodrigo Audebert Andrade Delage e Carlos Magno Miqueri da Costa, acompanhados da coordena-dora de Projetos, Convênios e Parcerias, Tífanie Avellar Carvalho, distribuíram o material educativo e prestaram orientações jurídicas sobre saúde à população que pas-sava no local.

Produzida pela Defensoria Pública do Estado de Mi-nas Gerais, com a colaboração da Secretaria de Esta-do de Saúde e o apoio da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), a cartilha tem o objetivo de auxiliar na orientação dos cidadãos que ne-cessitam de atenção em saúde pública, principalmente sobre as portas de acesso ao SUS e fornecimento de medicamentos, difundindo os serviços prestados pelas secretarias Municipal e Estadual de Saúde e, inclusive, evitando a judicialização desnecessária.

Participaram também do movimento, a defenso-ra pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; o deputado estadual Isauro Calais; o presiden-te da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso; a gerente de Assistência à Saúde, da Secretaria Municipal de Saú-de, Taciana Carvalho, representando o secretário mu-nicipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; e o defensor

público em atuação na área criminal, Gério Patrocínio Soares.

Para a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, material é um importante e eficaz instrumento para o cidadão mineiro para acelerar as demandas de saúde, uma vez que norteia às portas de acesso corretas. “Por meio de uma linguagem simples, apresenta à população os links com informações sobre tratamentos, medicamentos, consultas especializadas, entre outros”, ressaltou.

Christiane Malard falou, ainda, sobre a realização dos atendimentos itinerantes, possibilitando que a Insti-tuição e os defensores públicos estejam mais próximos da população. “Realizá-la na Praça Sete, local de grande fluxo de pessoas, permitiu que um número expressivo de cidadãos tivesse acesso, não somente às cartilhas distribuídas, mas também, de conhecer a Defensoria Pública e o trabalho desenvolvido”, finalizou.

Para o deputado Isauro Calais, a cartilha é um ins-trumento importante para que o cidadão tenha conhe-cimento dos seus direitos e que, nem sempre, é preciso a judicialização para conquistá-los. “Orgulho-me de per-tencer a esta Instituição que, além de, cotidianamente, abrir as portas da Justiça para a população carente, faz com que o cidadão se conscientize de seus direitos, in-clusive das diferentes formas de garanti-los, seja por meio da judicialização ou não da demanda”.

O coordenador da Defensoria Especializada de Saúde, Bruno Barcala Reis; os defensores públicos em atuação na Especializada, Rodrigo Audebert Andrade Delage e Carlos Magno Miqueri da Costa; e a coordenadora de Projetos e Convênios, Tífanie Avellar Carvalho, distribuíram a cartilha e prestaram informações jurídicas sobre saúde aos cidadãos que passavam pela Praça Sete

continua >>

A Defensoria Especializada de Saúde realizou, no dia 25.04.2017, o lançamento da cartilha “A Defensoria Pública e a Garantia do Direito à Saúde”.

Page 8: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 8

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

Defensores públicos que participaram da Defensoria Itinerante na Praça Sete, acompanhados do deputado estadual Isauro Calais

A defensora pública-geral, Christiane Malard, a coordenadora de Projetos, Tifanie Carvalho, e a ge-rente de Assistên-cia à Saúde, da Se-cretaria Municipal de Saúde, Taciana Carvalho

Defensoria Pública lança cartilha sobre garantia do direito da saúde durante atendimento itinerante na região Central de BH

Defensora pública geral, Christiane Neves Procópio Malard, e o deputado Isauro Calais

– que atuou na Instituição por 25 anos – pres-tam informações sobre a Defensoria Pública

Lúcia Melo Duarte de Oliveira, 74 anos, disse que gostou muito do atendimento recebido, uma vez que as informações presta-das pelo defensor público serão úteis para resolver seu problema. “Não conhecia os lugares onde buscar meus direitos, sempre que preciso, vou direto ao posto de saúde. Quando não consigo resolver, não sei para onde ir. Por isso, é muito importante que a população conheça esta cartilha”

Rosângela Costa Pinto, 54 anos, buscou informações sobre a distribuição de medicamentos pelo SUS: “Estou sabendo agora que tenho tantos direitos. Já conhecia o trabalho da Defensoria Pública, pois foi por meio dela que a Justiça liberou o fornecimento da medicação que faço uso, que custa cerca de dois mil reais, cada caixa”

Leia aqui cartilha.

O lançamento foi notícia na mídia de Belo Horizonte. Veja na página 21

Veja aqui mais fotos do atendimento.

Page 9: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 9

Defensoria Pública sedia encontro da Comissão de Execução Penal do Condege

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais sediou, dia 27.04.2017, a 1ª Reunião Ordinária da Comissão Especializada em Execução Penal (CEEP) de 2017 do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), que tratou, dentre outros temas,

da avaliação de nova frente de trabalho para atuação estratégica e institucional e dos trabalhos da Defensoria Sem Fronteiras nos estados do Amazonas e Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, os defensores públicos discuti-ram as Notas Técnicas sobre a “possibilidade de conces-são de indulto humanitário aos apenados condenados por delitos hediondos” e o projeto de Lei do senado de nº 4500/2001 “que agrava os requisitos para progres-são de regime”. Os participantes também debateram a estruturação da Comissão de Execução Penal e qual mo-delo seria o mais adequado para adoção.

A reunião foi conduzida pela presidente da Comis-são, Alessa Pagan Veiga e contou com a participação dos

defensores públicos Vera Silva, de Roraima; Michel Sei-chi Nakamura, de Pernambuco; Roberta Ferraz, do Espí-rito Santo; Cintia Luzzatto, do Rio Grande do Sul; Arthur Macedo, do Amazonas; Joanna Malheiros, de Pernam-buco; Anna Izabel Santos, do Pará; Anderson Amorim Minas, de Sergipe; Bernardo Faeda e Silva, de São Paulo; Hélvio Lopes Pereira Junior, de Goiás; André Renato Ros-signolo, do Mato Grosso; Marilene Venâncio, do Ceará; Marlon Barcelos, do Rio de Janeiro e Serjano Valle, do Rio Grande do Norte.

Da esquerda para a direita: Os defensores

públicos Vera Silva; Michel Nakamura; Roberta

Ferraz; Cintia Luzzatto; Arthur Macedo; Joanna Malheiros; Anna Izabel

Santos; Alessa Pagan; An-derson Amorim; Bernardo

Faeda e Silva; Hélvio Lopes Pereira; André

Renato Rossignolo; Marilene Venâncio;

Marlon Barcelos e Serjano Valle

Visita à APAC ItaúnaNo dia 28 de abril, os defensores públicos visitaram

as instalações da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) em Itaúna, cuja metodologia contribui para humanizar o sistema de execução penal, apresentando índice de reincidência em torno de 15%

Também participaram da visita, o juiz Paulo Antônio de Carvalho, que fez a apresentação da APAC para os visitantes, e o defensor público Fábio Bruno da Silva, em atuação em Itaúna.

Defensores públicos da Comissão de Execução Penal do

Condege em visita a APAC em Itaúna

Page 10: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 10

A Defensoria Pública de Minas Gerais em Cataguases realizou, no dia 20 de abril, o primeiro Casamento Co-munitário na comarca. Ao todo, 32 casais disseram sim diante de mais de 300 convidados, dentre parentes e autoridades da região. A cerimônia foi realizada no salão social do Clube do Remo.

Após serem conduzidos ao salão, os noivos recebe-ram a benção ecumênica e realizaram a troca de alian-ças, seguidas da confirmação, perante o juiz de paz, João Batista Abritta, do matrimônio. Ao final, cada casal, acompanhado das testemunhas, assinou o livro de re-gistros. As bênçãos foram realizadas pelo casal Vânia e Jorge Freitas, representando a Igreja Católica, pasto-ra Vera Nilce de Aguiar Costa, representando a Igreja Evangélica, e Roosevelt Pires, representando a Doutrina Espírita.

Além de amigos e familiares dos noivos, estavam presentes: o prefeito de Cataguases, Willian Lobo, e a primeira dama, Sabrina Arcara; os vereadores Michelan-gelo Correa, presidente da Câmara Municipal, Betão do Remo e Gilmar Canjica; a secretária de Assistência So-cial, Mirilane Licazali; o juiz de Direito, Reinaldo Moreira; o promotor de Justiça, Rodrigo Ladeira; o provedor do Hospital de Cataguases, Bil Crepaldi; o oficial do Cartório de Registro Civil, Gil Sérgio Vieira de Miranda; e os fami-liares do defensor público Tarcísio Henriques – sua viúva Maria Cristina Peixoto Henriques e seus filhos Tarcísio Henriques Filho e José Henriques.

De acordo com coordenadora regional da Mata II e local em Cataguases, Eliana Maria de Oliveira Spíndola, o Casamento Comunitário foi realizado com a colabora-ção dos defensores públicos, servidores e estagiários da DPMG em Cataguases. “Agradeço, ainda, ao Cartório de Registro Civil, Sicoob Coopemata, Vitória Noivas, Brilho das Noivas, Loja Via Mia, Supermercado Fontes, Salão de Beleza Intercharme, Clube do Remo e o Centro Cultu-ral Eliane Carvalho pelo sucesso da cerimônia e a efetiva

Defensoria Pública em Cataguases realiza seu primeiro Casamento Comunitário

participação da sociedade, instituições, empresas locais e poder público. Com estes apoios pudemos oferecer desde o traje para os noivos, maquiagem e penteado, até o buquê de flores, bolo e refrigerantes”, completou.

Para a defensora pública Eliana Spíndola, o evento foi de grande importância, “tendo em vista o objetivo de garantir às novas famílias, um casamento com a partici-pação de toda a comunidade, além de realizar o sonho de muitos, em tornar oficial sua união. Saliento que foi muito importante, também, a visibilidade obtida, sendo o casamento prestigiado pelo prefeito municipal, verea-dores, juízes e promotores da comarca, além de várias outras autoridades civis e religiosas.

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

Inédito na região, Defensoria Pública em Cataguases realiza o primeiro casamento comunitário para 32 casais

Homenagem póstumaAntecedendo à cerimônia, foi realizada homena-

gem póstuma ao defensor público Tarcísio Humberto Parreira Henriques, falecido em janeiro de 2016. Elia-na Spíndola explicou que a Defensoria Pública quis homenageá-lo, relembrando sua importância para a

Instituição, não só em Cataguases, mas em todo o Estado. “Primeiro defensor público em Cataguases, Tarcísio Henriques é uma daquelas pessoas que pas-sam pela vida e permanecem na história”, disse a de-fensora Eliana Spíndola.

Page 11: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 11

O coordenador Local da Defensoria Pública de Minas Gerais em Betim, defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, representou a Instituição em debates sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pro-movidos por comissões da Assembleia Legislativa de Mi-nas Gerais (ALMG), em desdobramento à Semana Esta-dual de Conscientização sobre esse tipo de transtorno, comemorada no início deste mês.

Durante a audiência pública do dia 24.04.2017, realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pes-soa com Deficiência, que discutiu políticas públicas de atenção, Luis Renato Braga discorreu sobre “o papel in-

Defensoria Pública participa de debate sobre políticas públicas para portadores de autismo

dispensável da Defensoria Pública como defensora dos direitos das pessoas com autismo, incluindo a importân-cia da atuação extrajudicial integrada com instituições privadas e públicas”.

O defensor público ressaltou a necessidade de forta-lecimento da Defensoria Pública, “para que a Instituição possa atuar prioritariamente na solução extrajudicial de litígios e na conscientização de direitos”, destacando também a importância de o defensor público “sair de seu gabinete, atuando de forma ativa para a transforma-ção social, no intuito de viabilizar a aplicação prática da legislação existente”.

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

O representante da Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo de Minas Gerais, José Sorietto Pereira Barbosa; o presidente da Comissão de Autismo da OAB-MG, Antônio Claret Oliveira; o defensor público Luis Renato Braga; o deputado estadual Duarte Bechir; a superintendente do Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais), Cristina Abranches Mota Batista; o coordenador Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caade), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Romerito Costa Nascimento; o estudante Victor Mendonça; e a jornalista Selma Sueli Silva

Conscientização e da sensibilizaçãoEm audiência sobre a importância da conscientiza-

ção e da sensibilização sobre o autismo, promovida pela Comissão de Saúde da ALMG no dia 26.04.2017, o de-fensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro falou da importância de um tratamento multidisciplinar na área de Saúde, com interação entre Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Psiquiatria, Psicopedagogia. Ressaltou a necessidade desse serviço “ser oferecido de forma gratuita pelo SUS, tendo em vista a universalida-de do direito à saúde”.

Luis Renato Braga discorreu sobre “o papel indispen-

sável da Defensoria Pública como defensora dos direitos das pessoas com autismo, incluindo a importância da atuação extrajudicial integrada com instituições priva-das e públicas”.

Semana da conscientizaçãoEste é o primeiro ano em que a Semana Estadual de

Conscientização sobre os Transtornos do Espectro do Autismo é realizada em Minas Gerais. A Lei 22.419, de 2016, que institui a data, é originária do Projeto de Lei (PL) 1.259/15, de autoria do deputado Duarte Bechir.

continua >>

Page 12: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 12

AÇÕES EM DESTAQUE | ContinuaçãoDefensoria Pública participa de debate sobre políticas públicas para portadores de autismo

Autismo é tema de palestra em Betim

No dia 19.04.2017, o defensor Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, ministrou a palestra “Autismo: pelo direi-to de ser”, no auditório da Prefeitura de Betim. Em sua explanação, o defensor público destacou a importância da conscientização e da sensibilização sobre o autismo.

Ao longo da palestra, o defensor público discorreu sobre os direitos da pessoa com autismo nas áreas de saúde, transporte, educação, trabalho, entre outros. Em sua explanação, Luis Renato lembrou a importân-cia da conscientização dos direitos das pessoas com autismo.

O defensor público Luis Renato Braga durante a palestra sobre autismo no auditório da Prefeitura de Betim

Defensora pública palestra em seminário sobre o feminino e o feminismo na perspectiva do Direito

proferiu palestra no “Seminário de Teoria do Direito: O Direito como Expressão das Relações Humanas e o Fe-minino nas Relações Sociais, Políticas e Jurídicas” reali-zado na Faculdade de Direito Milton Campos.

Durante os três dias do seminário, foi discutida a te-mática do feminino e do feminismo sob a perspectiva do Direito, buscando propiciar à comunidade acadêmica uma reflexão sobre os avanços e sobre os desafios que a mulher contemporânea tem enfrentado. O encontro teve como objetivos instruir discentes do Direito a re-pensar a condição feminina enquanto profissional do Direito e, também, ampliar a sensibilidade das profissio-nais da área a debruçarem-se sobre o gênero feminino, proporcionando-lhe um olhar crítico e responsável.

Em sua explanação, Samantha Vilarinho abordou a evolução dos direitos sociais e políticos das mulheres, a partir de uma perspectiva histórica reconstrutiva, e es-boçou perspectivas para o tempo atual e futuro.

Defensora pública Samantha Vilarinho (à esquerda) falou sobre a evolução dos direitos sociais e políticos das mulheres

No dia 26 de abril, a defensora pública Samantha Vi-larinho Mello Alves, em atuação na Defensoria Especia-lizada na Defesa da Mulher em Situação de Violência,

O coordenador Local de Betim, Luis Renato Braga; a

representante da Asa-Tea, Cyntia de Lima Prata; os

deputados Carlos Pimenta, Antônio Jorge; e Doutor

Jean Freire, durante audiên-cia sobre a importância da conscientização e da sensi-bilização sobre o autismo, promovida pela Comissão

de Saúde da ALMG

Page 13: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 13

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

A coordenadora técnica e a assistente social do Cen-tro Psicossocial da Defensoria Pública, psicóloga Luciana Raquel Azevedo Gama e Milian Ribeiro Scoss, respecti-vamente, participaram de reunião do Comitê de Entida-des no Combate à Fome e Pela Vida (COEP MG) realiza-da no dia 06 de abril, no Colégio Marista Dom Silvério.

Durante a reunião, a psicóloga apresentou o papel da Defensoria Pública, especialmente, as ações desen-volvidas pelo Centro Psicossocial, onde é realizado aten-dimento complementar ao atendimento jurídico, com foco no assistido e sua condição no contexto em que vive. Luciana Raquel salientou o objetivo do Centro de prestar um atendimento humanizado e estimular a pro-moção da cidadania, por meio de interlocução com a rede de saúde e socioassistencial.

Centro Psicossocial participa de reunião do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida

COEPFoi criado em 1993, com o objetivo de reunir

empresas para somar esforços na articulação e implementação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria.

Inicialmente, eram 30 as entidades envolvidas; hoje, o COEP é um dos principais articuladores junto a organizações públicas e privadas para a promoção de iniciativas visando o desenvolvimen-to humano e social, em especial, as realizadas em comunidades de baixa renda de todo o país. São mais de 1.100 instituições envolvidas nas 27 uni-dades da federação e em 29 municípios.

Coordenadora técnica do Centro Psicossocial, psicóloga Luciana Raquel Azevedo: atendimento humanizado

Assistente social Milian Scoss e a psicóloga Luciana Raquel Azevedo (ao centro) acompanhadas pelos representantes das demais instituições participantes

Ciclo de debates para falar sobre a reforma penitenciáriaA Defensoria Pública de Minas Gerais participou, no

dia 26 de abril, do Ciclo de Fomento sobre a Reforma Penitenciária e os Impactos no Terceiro Setor, realizada na Associação do Ministério Público. Presentes no en-contro, a coordenadora do Centro Psicossocial (CPS), Lu-ciana Raquel Azevedo Gama; a assistente social, Milian Ribeiro Scoss; e a estagiária, Vanessa Lourenço.

O Ciclo de Fomento é um espaço de diálogo sobre temas de interesse entre organizações sociais, poder pú-blico e empresas. Cada evento é organizado de acordo com as necessidades de fortalecimento das alianças in-tersetoriais do local onde é realizado. Em Belo Horizonte, acontece toda quarta-feira do mês, no Auditório da Associação do Ministério Público das 14 às 16:30 horas.

Assistente social Milian Scoss e a psicóloga Luciana Raquel Azevedo (ao centro) acompanhadas pelos representantes das demais instituições participantes

Page 14: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 14

A coordenadora do Centro Psicossocial (CPS), Lu-ciana Raquel Azevedo Gama, reuniu-se, no dia 17 de abril, na sede da Defensoria Pública, com a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Cláudia Natividade e estagiários de psicologia da FEAD e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Do encontro, ainda participou o defensor público Vladimir de Souza Rodrigues, em atuação na Defensoria Especializada de Direitos Huma-nos, Coletivos e Socioambientais (DPDH).

Durante a reunião, Raquel Azevedo apresentou o CPS para os estagiários das duas instituições, “que irão acolher os casos direcionados pelo CPS referentes a po-pulação LGBT e os assistidos que, conforme a necessida-de, serão encaminhados para acompanhamento psico-lógico”, ressaltou.

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

Defensoria Pública discute desjudicialização da saúde com o prefeito de Passos

O coordenador da Regional Sudoeste e local de Pas-sos, Carlos Alberto Thomazelli Penha, e o defensor pú-blico Thiago Alves Figueiredo, com atribuições na área de saúde na Comarca, reuniram-se com o prefeito da cidade, Carlos Renato Lima Reis, no dia 18.04.2017,

No encontro, foi tratada a desjudicialização da saú-de no município. Participaram também do encontro a chefe de Gabinete da Prefeitura de Passos, Olga Bastos Oliveira, e o procurador-geral do município, Rômulo Fraga.

A Defensoria Pública do Estado e a Prefeitura de Boa Esperança firmaram Termo de Cooperação Técnica (TCT), em solenidade realizada na Secretaria Municipal de Educação, no dia 7 de abril. Assinaram o TCT, o coor-denador Local, Rodrigo Parente Ferreira Dias, e o prefei-to Hideraldo Henrique Silva.

O objeto do TCT é o apoio do município ao funciona-mento da Defensoria Pública na Comarca, por meio da cessão de uma servidora e uma estagiária.

Defensoria Pública e Prefeitura de Boa Esperança assinam Termo de Cooperação Técnica

O prefeito Hideraldo Henrique e odefensor público Rodrigo Parente

Centro Psicossocial reúne-se com estagiários da FEAD e Ciências Médicas

Da esquerda para direita: O estagiário da FCM, Lucas Machado; a presidente do CRP, Claudia Natividade; a coordenadora do CPS, Raquel Azevedo; o defensor público Vladimir Rodrigues; e os estagiários de psicologia da FEAD, Bianca Natália de Souza Ferreira e Gustavo Alex de Souza

continua >>

Page 15: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 15

Da esquerda para a direi-ta, a chefe de Gabinete, Olga Bastos; o procura-dor geral, Rômulo Fraga; o prefeito de Passos,Carlos Renato Lima; osdefensores públicos Thia-go Figueiredo e CarlosAlberto Thomazelli

Encontro sobre medidas socioeducativasO coordenador da Regional Sudoeste e Local de Pas-

sos, defensor público Carlos Alberto Thomazelli Penha, com atuação na Defensoria da Infância e Juventude e Execução Penal da comarca, participou do “Encontro de Parceiros das Medidas Socioeducativas em Meio Aber-to de Passos”, promovido pela Prefeitura de Passos por meio da Secretaria de Assistência Social.

O evento aconteceu no dia 18 de abril e reuniu re-presentantes dos poderes Executivo, Judiciário e Le-gislativo, além de membros da sociedade civil, com o objetivo de promover o diálogo com a rede de institui-

ções e pessoas envolvidas com as medidas socioeduca-tivas para adolescentes em conflito com a lei.

As medidas socioeducativas em meio aberto cons-tituem um serviço referenciado ao Centro de Refe-rência Especializado da Assistência Social (CREAS) e tem, por finalidade, prover atenção socioassistencial e o acompanhamento aos adolescentes e jovens de ambos os sexos em cumprimento de medidas socioe-ducativas em meio aberto, de liberdade assistida e/ou prestação de serviços à comunidade, determina-das judicialmente.

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

Defensor público Carlos Alberto Thomazelli Penha compõe a mesa de honra

Defensoria Pública discute desjudicialização da saúde com o prefeito de Passos

DPMG em Uberlândia lança Mutirão das Famílias na Câmara Municipal da cidade

A Defensoria Pública em Uberlândia realizou, no dia 03.05.2017, no Plenário da Câmara Municipal da comarca, o lançamento da segunda edição do Mutirão das

Famílias, que será realizado no dia 26 de maio. Presentes, os defensores públicos Evaldo Gonçalves

da Cunha, coordenador regional Triângulo II; Fernando Orlan Pires Resende, em atuação na área de Famílias e membro do Conselho Superior da DPMG; Lupércio Carvalho Arantes, Gustavo Humberto Ramos e Bárbara Machado Silveira Bissochi.

Durante a sessão, o coordenador regional, Evaldo Gonçalves da Cunha, agradeceu aos parceiros da iniciativa, em especial, ao apoio da Câmara dos Vereadores, “que sempre atua como importante parceira da Defensoria Pública nas ações voltadas para a população carente de Uberlândia”. continua >>

Page 16: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 16

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

Em seguida, o defensor público, Fernando Orlan, explicou os serviços que serão oferecidos à população uberlandense: casamento civil (requerimento para isen-ção de custas); divórcio consensual e litigioso; reconhe-cimento e dissolução de união estável; exoneração de pensões; revisional de alimentos e regulamentação de guardas e visitas.

Vereadores da Casa também usaram a tribuna para falar sobre a Defensoria Pública, destacando seu papel na defesa dos cidadãos carente e na busca por soluções extrajudiciais.

Assista ao depoimento do vereador Antônio Carrijo, sobre a Defensoria Pública.

Já é tradição da Defensoria Pública, o lançamento das ações na Câmara Municipal de Uberlândia, explicou o coordenador local da instituição, Clayton RodriguesSabino Barbosa, “pois, além de ampliar a divulgação dos

DPMG em Uberlândia lança Mutirão das Famílias na Câmara Municipal da cidade

serviços, serve para envolver os parlamentares munici-pais nas atividades e mostrar o trabalho realizado pela Defensoria Pública”.

As inscrições encerram-se no dia 05 de maio. De acordo com o defensor público Fernando Orlan, para o casamento, o número de inscritos já se aproxima de 500 e para os demais serviços, estão inscritos, aproximada-mente, 300 pessoas.

O lançamento do Mutirão foi notícia na Globo Minas

Defensor público Lupér-cio Carvalho Arantes; 3º vice-presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereadora Michele Bretas; coordenador da Regio-nal Triângulo II, Evaldo Gonçalves da Cunha; 2º vice-presidente da Câmara, vereador Ronaldo Alves; e o defensor público e mem-bro do Conselho Superiorda DPMG, Fernando OrlanPires Resende; e os de-fensores públicos BárbaraBissochi e Gustavo Ramos

Coordenador da Regional Triân-

gulo II, defensor público Evaldo

Gonçalves da Cunha

Defensor público e membro do Conselho Superior da DPMG, Fernando Orlan Pires Resende

Defensores públicos em atuação na comarca, Fernando Orlan Pires Resende, Gustavo Ramos e Bárbara Bissochi; vereador

Paulo César; e os defensores públicos Evaldo Gonçalves da Cunha (coordenador Regional) e Lupércio Carvalho Arantes

Page 17: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 17

Eventos

O assessor Institucional, Pericles Batista da Silva, representou a defensora pública-geral, Christiane Ne-ves Procópio Malard, na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Le-gislativa de Minas Gerais (ALMG) que debateu, no dia 03.05.2017, a implantação da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) e o andamento das construções de novas unidades no Estado.

Defensoria Pública participa de audiência pública sobre APACs na ALMG

Durante a audiência, representantes de 35 Apacs co-braram, do Executivo, providências para que sejam pa-gos os repasses atrasados dos convênios que mantêm o trabalho da entidade em todas as regiões mineiras.

O defensor público Pericles Batista da Silva, em seu pronunciamento, destacou que, no atual momento de crise do sistema penitenciário, “o método Apac, com-provadamente eficiente, oferece uma alternativa para efetivação do comando legal de integração social da pessoa presa”.

O método APAC tem como objetivo recuperar, so-cializar e evitar a reincidência no crime. No sistema, os internos são responsáveis pela segurança, disciplina e pela própria recuperação, além de receberem assis-tência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade.

De acordo com informações do site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), atualmente existem 38 Apacs em Minas. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), o custo de um preso na Apac é de aproximadamente 1/3 do custo de um preso em unidade prisional pública.

Com informações da ALMG O juiz Luiz Carlos Rezende e Santos e o defensor público Pericles Batista da Silva

A assessora de Planejamento e Infraestrutura, Tifanie Avellar Carvalho, representou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, na reunião de apre-sentação do plano de ação para implantação do Progra-ma Justiça Restaurativa nas escolas da Capital, por meio dos Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Es-

DPMG presente na apresentação do Programa Justiça Restaurativa nas escolas de Belo Horizonte

colares do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no dia 26.04.2017, na sede do MPMG.

Em sua fala, a defensora pública destacou as expe-riências da DPMG na mediação, com os projetos Me-diação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) e Além da Culpa.

A defensora pública Tifanie Avellar Carvalho durante explanação na reunião de apresentação do pro-grama do MPMG

Page 18: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 18

AÇÕES EM DESTAQUE | Continuação

O defensor público Daniel Firmato de Almeida Gló-ria, coordenador da Defensoria Especializada do Consu-midor, representou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, na audiência pública, realizada no dia 27 de abril, sobre a primeira Revisão Tarifária da Copasa. A iniciativa foi da Agência Reguladora de Servi-ços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sani-tário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

O objetivo da audiência foi debater a primeira Revi-são Tarifária da Copasa e, ainda, apresentar a proposta de criação de um fundo municipal de saneamento, com repasse de até 4% da arrecadação da empresa.

A Defensoria Pública tem participado de todas as etapas da 1ª Revisão Tarifária da Copasa. Além desta, será realizada outra audiência pública no dia 12 de maio.

De acordo com o defensor público Daniel Firmato, a presença da Defensoria Pública foi relevante pela opor-tunidade de expor sua posição na defesa dos consumi-

Defensoria Pública participa de audiência pública para debater questões relacionadas à água no Estado

dores mineiros, especialmente acentuando o trabalho em conjunto com o Ministério Público e a própria agên-cia reguladora do setor. “Os principais pontos abordados foram a questão do reajuste anual e a revisão tarifária quadrienal, além da própria capacidade de pagamento dos consumidores, fator este que integra a estrutura de remuneração e cobrança dos serviços públicos de sa-neamento básico”, explicou o defensor.

Diretor-geral da Arsae-MG, Gus-tavo Cardoso; defensor público Daniel Firmato; coordenador do Procon-MG,promotor Amauri Artmos e promotora de Justiça Luciana Ribeiro Fonseca

DPMG prestigia formatura de soldados em Uberaba e IpatingaNo dia 28 de abril, a defensora pública-geral do Esta-

do, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pela defensora pública Débora de Fátima Alves, na ceri-mônia de formatura do Curso de Formação de Soldados, na sede da 5ª Região da Polícia Militar, em Uberaba.

A solenidade, que contou com a presença do gover-nador Fernando Pimentel, teve como paraninfo o subco-mandante-geral da Polícia Militar, coronel André Leão.

Em seu discurso, o governador enfatizou o investi-mento do Governo de Minas na área da segurança pú-blica nos últimos dois anos.

FOTO: MARCELO SANT’ANNA/IMPRENSA MG Ipatinga O defensor público Alexandre Heliodoro dos Santos,

em atuação na Defensoria Pública em Ipatinga, repre-sentou a defensora-geral, Christiane Neves Procópio Malard, na solenidade de posse de 129 novos alunos do Curso de Formação de Soldados. A solenidade aconte-ceu no 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no dia 28 de abril, em Ipatinga.

Na data, aconteceram solenidades simultaneamente em 13, das 19 regiões da Polícia Militar. No total, forma-ram-se 1.800 novos soldados. O contingente será inte-grado aos batalhões do interior do Estado para atuarem exclusivamente na atividade-fim da corporação.

FOTO: DIÁRIO DO AÇO

Defensor público, Alexandre H. dos Santos, na tribuna de honra

Cerimônia de formatura do Curso de Soldados em Uberaba-MG

Page 19: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 19

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pelo coordenador Local em Di-vinópolis, defensor público Rafael Henrique Magalhães Souza, na cerimônia de inauguração do novo fórum da comarca. A solenidade aconteceu no dia 27.04.2017 e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herbert Car-neiro, autoridades e magistrados.

Em seu discurso, o presidente do TJMG, desembar-gador Herbert Carneiro, falou sobre a meta de todo ges-tor público, que é servir a sociedade e buscar o bem-es-tar social.

O diretor do foro, juiz Marcelo Paulo Salgado, da 1ª Vara Criminal, afirmou que a inauguração do fórum é a realização de um sonho, que contou com o envolvimen-to e o esforço de diversas pessoas.

Durante a cerimônia, o vigário-geral da Diocese de Di-vinópolis, padre Paulo Sérgio, fez uma prece, pedindo a paz e a bênção de Deus para o trabalho no novo fórum.

Foram homenageados o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, por sua contribuição para que a cons-trução do prédio se efetivasse, e o diretor do foro da comarca de Divinópolis, que antecedeu o atual e esteve no cargo até fevereiro deste ano, juiz Francisco de Assis Corrêa, da Vara de Execuções Penais e da Infância e da Juventude.

O prédio do Fórum de Divinópolis fica no Bairro Liber-dade e tem capacidade para abrigar até 30 varas judiciais.

DPMG participa de inauguração do novo fórum de Divinópolis

Coordenador Local Rafael Henrique Ma-galhães Souza acompanhado pelo diretor do foro, juiz Marcelo Paulo Salgado

Defensor público Rafael Henrique Ma-galhães Souza, e o presidente do TJMG, desembarga-dor Herbert Carneiro

EVENTOS| Continuação

A coordenadora regional do Vale do Aço e local de Ipatinga, Edileuza Fernandes Moraes, representou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Ma-lard, no dia 17.04.2017, na solenidade de inauguração da sede da Advocacia Regional do Estado no município.

Inauguração da sede da Advocacia Regional em Ipatinga

Defensora pública Edileuza Fernandes

Moraes (à esquerda) durante a inaugu-ração da sede da

Advocacia Regional do Estado

Durante a solenidade, o advogado regional do Estado em Ipatinga, Leonardo Oliveira Soares, salientou que a Advocacia Pública “é uma das funções essenciais à justi-ça, essencial para a consolidação do estado democrático de direito brasileiro”.

Page 20: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 20

Escola Superior

Durante os dias 24 a 26 de maio, será realizado o Seminário Internacional “Defensoria no Cárcere e a Luta Antimanicomial”. O evento, que acontecerá na Defenso-ria Pública do Estado de Rio de Janeiro, tem por objetivo refletir sobre políticas públicas, as experiências exitosas na área, assim como discutir teses e estratégias de liti-gância na linha antipunitivista e em prol da saúde.

A iniciativa pretende reunir defensores públicos das 26 unidades federativas e o Distrito Federal, nas quais a assistência jurídica integral e gratuita às pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei é prestada pela Defensoria.

Na programação, estão previstas palestras sobre ex-periências de atenção às pessoas com transtornos men-tais em conflito com a lei: avanços e desafios; atuação estratégica em medidas de segurança; análise e propos-tas sobre o protocolo de atuação da Defensoria Pública no atendimento às pessoas presas ou internadas; e te-ses defensivas para a efetividade do direito das pessoas de liberdade em cumprimento de medida de segurança.

A conferência de abertura conta com a participação do professor catedrático de direito penal e psicologia da Universidade de Frankfurt, Dick Fabricius e do professor de direito penal da Universidade Estadual do Rio de Ja-

Inscrições abertas para o Seminário Internacional “Defensoria no Cárcere e a Luta Antimanicomial”

Com informações da Anadep

neiro, Juarez Tavares, que falarão sobre o tema “errar é humano”.

A defensora pública de Minas Gerais e conselheira titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Peni-tenciária (CNPCP), Alessa Pagan Veiga, proferirá palestra com o tema “Atuação Estratégica em Medidas de Segu-rança para a efetividade do direito à saúde”. A palestra, que contará também com explanação da defensora pú-blica Ana Carolina Khour, da DPPE, será no dia 25, às 11 horas.

Fazem parte da promoção do seminário, a Defenso-ria Pública do Rio de Janeiro, Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fe-sudeperj), Fórum da Justiça, Colégio Nacional de Defen-sores Públicos-Gerais (Condege), Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Associação dos De-fensores Públicos do Rio de Janeiro (ADPERJ) e o Depar-tamento Penitenciário (Depen), no âmbito do projeto “Defensoria do Cárcere”.

Conheça a programação completa do Seminário.

Clique aqui para se inscrever.

XVII grupo de formação em Direitos HumanosO Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Se-

cretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC) e a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus Belo Horizonte lançam a “Chamada Pública nº 01/2017” para seleção de estudantes e profissionais da área de direitos humanos que queiram participar do XVII Grupo de Formação em Direitos Humanos.

O curso será dividido em dois módulos sendo: Módulo I – temas gerais em Direitos Humanos e Módulo II – tutelas específicas em Direitos Humanos.

Cada módulo será subdividido em temáticas que são abordadas por palestrantes convidados.

As inscrições deverão ser feitas por meio de envio de currículo, ficha de inscrição anexa ao edital devidamen-te preenchida e redação contendo a exposição dos mo-tivos que levaram o candidato a buscar o curso (máximo de duas laudas). Esses documentos deverão ser envia-dos para o e-mail [email protected] com o título XVII GRUPO DE FORMAÇÃO, en-

tre os dias 10 de abril a 10 de maio de 2017.O resultado final será divulgado até o dia 17 de maio

de 2017 nos sites: www.uemg.br e www.direitoshuma-nos.mg.gov.br.

Clique aqui para ler o edital com mais informações.

Início: 19 de maio de 2017Término: 27 de outubro de 2017Público alvo: Estudantes, professores e funcionários da FaE/CBH/UEMG, SEDPAC e profissionais das áreas de Pedagogia, Direito, Psicologia, Serviço Social e de-mais áreas relacionadas aos direitos humanos.Dia/horário: Reuniões semanais, às sextas-feiras, das 14h às 16h30min. Observação: ocasionalmente pode-rão ocorrer encontros em outros dias da semana, de acordo com a demanda do curso. Essas datas serão agendadas com antecedência junto aos participantes.Local: Faculdade Educação da UEMG – Rua Paraíba, 29, 12º andar – Auditório, Funcionários, Belo Horizonte.

Page 21: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 21

http://www.portaldpge.rj.gov.br/Portal/sarova/imagem-dpge/public/arquivos/Programacao_Luta_Anti-manicomial_DIGITAL.pdf

https://www.doity.com.br/defenso-riaealutaantimanicomial

SALA DE ESPERA: OFICINAS DE CIDADANIA

A Defensoria Pública de Minas Gerais realizou, no dia 25.04.2017, mais uma edição do Projeto “Sala de Espe-ra – Oficinas de Cidadania”. A defensora pública Eliane Medeiros, que está à frente do projeto, falou sobre o tema “Aspectos gerais da pensão alimentícia”, para os assistidos que aguardavam atendimento na sede I da Instituição na Capital.

Ao explicar que o novo Código de Processo Civil pri-vilegia a pacificação, a defensora pública aconselhou os assistidos presentes a buscaram sempre o caminho da conciliação para resolver questões de família, uma vez que as partes têm envolvimento afetivo e os filhos não devem ser prejudicados por diferenças que possam existir entre os genitores.

Após a explanação, Eliane Medeiros esclareceu di-versas dúvidas do público presente.

“Sala de Espera” esclarece dúvidas de assistidos sobre pensão alimentícia

A defensora pública Eliane Medeiros esclareceu que “para fixar o valor, o juiz pesa a necessidade de quem vai receber e a pos-sibilidade de quem vai pagar, dentro do princípio da proporcio-nalidade e razoabilidade”

DPMG NA MÍDIA

A edição do dia 01.05.2017, do jornal ‘O Tempo’, traz repor-tagem sobre o afastamento de filhos de mães dependentes quí-micas, com entrevista da defensora pública Daniele Bellettato Nesrala, em atuação na Defensoria Especializada na Infância e Juventude Cível.

Assista aqui à reportagem.

Reportagem do jornal ‘O Tempo’ traz entrevista com defensora pública

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Ma-lard, concedeu entrevista ao programa “MGTV 1ª Edição” do dia 03.05.2017, oportunidade em que falou sobre o casamento comunitário promovido pela DPMG, que será realizado no dia 23 de junho, no Mineirinho.

Clique aqui para ver a entrevista.

Defensora-geral fala ao MGTV 1ª Edição sobre o casamento comunitário

Lançamento de cartilha sobre garantia do direito de saúde foi destaque na mídiaConfira nos links abaixo as reportagens do lança-

mento da cartilha, realizado no dia 25 de abril, que foi marcado com atendimento itinerante na Capital.

Bom Dia Minas

MGTV 1ª Edição (matéria em 30:40 minutos)

Plantão da Cidade | Rádio Itatiaia

Page 22: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 22

Secretário adjunto de Administração Prisional visita DPG

Visitas ao Gabinete

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, recebeu em seu gabinete, no dia 24.04.2017, a visita do secretário adjunto de Administração Prisional, Robson Lucas.

Na reunião foram tratadas diversas questões ligadas ao sistema prisional do Estado, inclusive alguns projetos a serem desenvolvidos em parceria entre a DPMG e a

Secretaria.Participaram do encontro, os assessores Institucio-

nais, Péricles Batista da Silva e Nikolas Macedo Katopo-dis; a subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho; e a superintendente do Atendimento ao Indivíduo Privado de Liberdade, Louise Bernardes Pas-sos Leite.

Da esquerda para a direita: O assessor Institucional Péricles Batista da Silva; o secretário adjunto de

Administração Prisional, Robson Lucas; a defensora

pública-geral, Christiane Malard; a subsecretária

de Humanização do Atendimento, Emília

Castilho; a superintendente do Atendimento ao Indivíduo Privado de Liberdade, Louise

Bernardes Passos Leite; e o assessor Institucional,

Nikolas Katopodis

Defensora pública-geral recebe a visita da coordenadora do Cejusc AmbientalA defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio

Malard, recebeu em seu gabinete, no dia 25.04.2017, a visita da coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para Demandas Ambientais de Grande Repercussão Social (Cejusc Ambiental), desem-bargadora Shirley Fenzi Bertão.

Durante o encontro, a coordenadora apresentou o trabalho desenvolvido pelo Cejusc Ambiental, que pos-

sui competência, em todo o Estado de Minas Gerais, para solucionar conflitos relacionados a questões am-bientais.

Também participaram da reunião, o assessor Insti-tucional, Péricles Batista da Silva, a funcionária da 3ª Vi-ce-Presidência do Tribunal de Justiça, Sofia Damasceno Barbosa, e o chefe do Centro de Segurança Institucional da DPMG, tenente coronel Westerson Guimarães Pinto.

A funcionária Sofia Barbosa; a desembargadora Shirley Bertão; a defensora pública-geral, Christiane Malard; o assessor Institucional, Péricles Batista; e o tenente coronel Westerson Guimarães

Page 23: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 23

VISITAS AO GABINETE | Continuação

A defensora pública-geral, Christiane Neves Pro-cópio Malard, recebeu no dia 04.05.2017, a visita do coordenador da Regional Vale do Rio Doce e Local em Governador Valadares, Calânico Sobrinho Rios.

Coordenador Regional do Vale do Rio Doce reúne-se com a DPG

O assessor Institucional, Péricles Batista da Silva, a defensora-geral, Christiane Malard e o defensor público Calânico Rios

Na oportunidade foram tratados assuntos insti-tucionais referentes à Comarca. O assessor Institu-cional Péricles Batista da Silva também participou do encontro.

Convites

DPG recebe visita de cortesia de defensora pública de UberabaA DPG, Christiane Neves Procópio Malard, rece-

beu, em seu gabinete, a visita de cortesia da defen-sora pública Maria Rosa Bento Rodrigues, em atua-ção na Defensoria Pública em Uberaba. O encontro

aconteceu no dia 28 de abril e contou com a presen-ça do subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, e da assessora jurídico-institucional, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.

O subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima; a assessora jurídico-

institucional, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias;

defensora pública Maria Rosa Bento Rodrigues;

e DPG, Christiane Neves Procópio Malard

Page 24: Boletim da Defensoria-Geral · participou de encontro sobre medidas socioeducati-vas. Em Boa Esperança, foi assinado termo de coo ... As atividades começam na segunda-feira, dia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 58 • 4 de maio de 2017 • 24

BOLETIM DA DEFENSORIA-GERAL. Produção: Assessoria Institucional. Apoio: Assessoria de Comunicação. Diagramação: Comunicação Visual/Ascom

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAISSede I – Rua Guajajaras, 1.707 – Barro Preto, BH, MG

www.defensoria.mg.def.br

P R O G R A M A Ç Ã O

13/05

15/05

16/05

18/05

19/05

11/05

17/05

08 a 13/05

26/05

8h30 às 12h – Dia da Cidadania Praça das Palmeiras | Ponte Nova-MG

Capacitação dos servidores e funcionários do Atendimento da Capital: Orientações básicas sobre MEI – Microempreendedor individual | Sebrae-MG DPMG Sede I: Rua Guajajaras, 1707, Barro Preto, BH

8h às 9h – Café com Assistidos – com o apoio da Adep-MGDPMG Sede I – Atendimento/Sala de Espera – Rua Guajajaras, 1707, 1º andar, Barro Preto, BH.

Defensoria Pública com a Escola: Paz em Ação. Atividades conjuntas da DPMG, SEE-MG e Adep-MG nas escolas públicas do Estado, com expansão das ações do Projeto Mesc – Mediação Escolar.

DIA NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA 9h às 12h – Atendimento itinerante Adep-MG – DPMG e DPU(aguarda confirmação de local)

14h às 15h30 – Palestra: Os 10 anos da Lei 11.448/07: a legitimidade da Defensoria Pública para a propositura da Ação Civil Pública – Prof. Dr. Gregório Assagra de Almeida, Prof. Dr. Leonardo Silva Nunes e Prof. Dr. Daniel Firmato de Almeida Glória>> Lançamento do Concurso Práticas Exitosas 2017>> Tarde de autógrafos (defensores públicos autores)>> Sorteio dos contemplados para o IBCCRIMDPMG Unidade I – Auditório: Rua Bernardo Guimarães, 2640, 3º andar, Santo Agostinho, BH-MG.

16h – Assinatura do TCT entre a Defensoria Pública de MG e o Sebrae-MGSebrae-MG Sede: Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, BH

8h30 – Projeto Sala de Espera – Oficinas de Cidadania DPMG Sede I: Rua Guajajaras, 1707, 1º andar, Barro Preto, BH.

Vacinação contra a Gripe – Defensores públicos, servidores e Assprom da CapitalDPMG Sede I: Rua Guajajaras, 1707, 2º andar, Barro Preto, BH.

19h – Palestra: Cumprimento de Sentença e Execução no Novo Código de Processo Civil Prof. Dr. Elpidio Donizetti DPMG Sede I: Rua Guajajaras, 1707, 1º andar, Barro Preto, BH.

Semana do MEI Sebrae | Participação: Defensoria Especializada do ConsumidorSebrae-MG: Av. Barbacena, 288, B. Barro Preto, BH

Mutirão das FamíliasDPMG Unidade Uberlândia: Av. Fernando Vilela, 1.303, B. Martins, Uberlândia-MG.

REAL

IZAÇ

ÃO:

COMEMORAÇÕES DO DIA DADEFENSORIA PÚBLICA NA DPMG

2017

APOI

O:

19 de maio

6a EDIÇÃO

08/05 Início do curso virtual “Temas Atuais em Penal e Processo Penal”