boletim cref9/pr - nº 29

16
#29 Boletim Informativo do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região - Estado do Paraná Fevereiro / 2015 www.crefpr.org.br R. Amintas de Barros, 581 - Centro - Curitiba - PR - CEP 80060-205 0800-6432667 / (41) 3363-8388 AUSENTE NÃO PROCURADO OUTROS REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL EM _____/_____/_____ ____/____/____ RESPONSÁVEL RECUSADO MUDOU-SE DESCONHECIDO ENDEREÇO INSUFICIENTE NÃO EXISTE Nº INDICADO INFO. CEDIDA P/ PORTEIRO FALECIDO PARA USO DOS CORREIOS 9912286600-DR/PR IMPRESSO Especial Postar serv de Dobrar e envelp Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT boletim CREF9/PR Os benefícios da Avaliação Física Procedimentos simples trazem segurança aos usuários e à academia, além de mais clientes CREF9/PR promove fórum no 30º Congresso da FIEP Coordenadores de Cursos de Educação Física debatem os desafios da formação acadêmica para os próximos 15 anos Guia de GL para empresários Lançamento do CREF9/PR orienta empresas como contratar programas de GL com segurança, legalidade e resultados Toledo é exemplo em gestão de Esportes e Lazer Secretaria de Esportes e Lazer promove dezenas de atividades para todoa a população

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Materias desta edição: CRE9/PR promove fórum no 30º Congresso da FIEP. Guia de GL para empresários. Toledo é exemplo em gestão de Esportes e lazer. Os benefícios da Avaliação Física.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim CREF9/PR - Nº 29

#29Boletim Informativo do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região - Estado do Paraná Fevereiro / 2015www.crefpr.org.br

R. Amintas de Barros, 581 - Centro - Curitiba - PR - CEP 80060-205 ✆ 0800-6432667 / (41) 3363-8388

AUSENTENÃO PROCURADOOUTROS

REINTEGRADO AO SERVIÇOPOSTAL EM _____/_____/_____

____/____/____ RESPONSÁVEL

RECUSADOMUDOU-SEDESCONHECIDOENDEREÇO INSUFICIENTENÃO EXISTE Nº INDICADOINFO. CEDIDA P/ PORTEIROFALECIDO

P A R A U S O D O S C O R R E I O S

9912286600-DR/PR

IMPRESSOEspecial

Postar serv de Dobrar e envelp

Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT

www.crefpr.org.br

boletim CREF9/PR

Os benefícios daAvaliação Física

Procedimentos simples trazem segurança aos usuários e à

academia, além de mais clientes

CREF9/PR promove fórum no 30º Congresso da FIEPCoordenadores de Cursos de Educação Física debatem os desafi os

da formação acadêmica para os próximos 15 anos

Guia de GL para empresáriosLançamento do CREF9/PR orienta empresas como contratar programas de GL com segurança, legalidade e resultados

Toledo é exemplo em gestão de Esportes e LazerSecretaria de Esportes e Lazer promove dezenas de atividades para todoa a populaçãodezenas de atividades para todoa a população

Page 2: Boletim CREF9/PR - Nº 29

Boletim Informativo CREF9/PR • fevereiro/2015

Design, texto e fotografia:Sanjay Satyanarayana: [email protected]

Assessoria de Imprensa e texto: Coluna Close Ltda. (Responsável: Vera Rosa: [email protected])

Distribuição: dirigida e gratuita para todos os registrados no CREF9/PR (PF e PJ)

Veiculação publicitária: [email protected]

*Os textos assinados não refletem necessariamente a opinião do CREF9/PR

Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região - Estado do ParanáRua Amintas de Barros, 581 - Centro - Curitiba - PR - CEP 80060-205

Fones: 0800-643-2667(41) 3363-8388 (Curitiba e Região)Fax: (41)3362-4566

Site: www.crefpr.org.brEmail: [email protected]

DiretoriaPresidente: Antonio Eduardo Branco

1º Vice-Presidente: Emilio Cesar Macuco

2º Vice-Presidente: Roberto Ferreira Niero

1º Tesoureiro: Carlos Alberto Afonso

2º Tesoureiro: Rafael Strugale

1ª Secretária: Andreia Marcia Horst

2º Secretário: Idalino Pietsch

ConselheirosMANDATO ATÉ 2015

Antonio Eduardo Branco – CREF 000009-G/PR

Agnaldo Luiz Baldo – CREF 000549-G/PR

Andreia Marcia Horst – CREF 004922-G/PR

Carlos Alberto Afonso – CREF 005254-G/PR

Idalino Pietsch – CREF 003742-G/PR

Jaime Sacco – CREF 001094-G/PR

Mauro de Sá Teixeira – CREF 000750-G/PR

Rafael Strugale – CREF 004397-G/PR

Roberto Ferreira Niero – CREF 001462-G/PR

Roberto Nagahama – CREF 000002-G/PR

MANDATO ATÉ 2018

Alberto Saturno Madureira – CREF 006460-G/PR

Emilio Cesar Macuco – CREF 011332-G/PR

Erivelton Fontana de Laat – CREF 000402-G/PR

Jairo Cezar de Oliveira – CREF 000307/PR

Joel Oliveira de Souza – CREF 001862-G/PR

José Francisco Grezzana – CREF 000027-G/PR

Mirley Lemos Corrado – CREF 002136-G/PR

Moacir Ávila de Matos Júnior – CREF 002636-G/PR

Oscar Luiz Benedito Filla – CREF 000611-G/PR

Rony Tschoeke – CREF 004979-G/PR

Leandra A. Carvalho de Rosis – CREF 000393-G/PR

Marcelo Hagebock Guimarães – CREF 010101-G/PR

Paulo Cézar Franzini – CREF 000941-G/PR

Gustavo Chaves Brandão – CREF 004955-G/PR

#29boletim CREF9/PR

Caros Profi ssionais,

Iniciamos o ano desejando a todos os profi ssionais do Paraná prosperidade e sucesso na carreira.

O CREF9/PR tem alcançado bons resultados nas metas propostas, como participar juntamente com a Uniamérica e Cesufoz da abertura de dois cursos de graduação em bacharelado que vieram atender uma grande demanda da região.

Estamos formando parcerias com a deputada Estadual Maria Victoria Barros para que ela presida a frente parlamentar em prol da Educação Física na Assembléia Legislativa.

E em fevereiro estivemos em Brasília reativando as parcerias com os senadores Álvaro Dias e Roberto Requião e com os deputados Federais João Arruda, Evandro R. Roman, Ricardo Barros e Aliel Machado, que estarão defendendo os interesses da Educação Física do Paraná.

Enfi m, ainda temos um longo caminho a percorrer mas este ano iniciamos a construção da nova sede para podermos atender a todos, assim como continuaremos com os eventos permanentes como o 7º Encontro de Coordenadores e o 3º Encontro de Academias e Dias de Ação, por todo Estado.

Ainda teremos convênios que estão sendo fi rmados além dos planos de saúde.

Um feliz 2015 para todos em meu nome, dos conselheiros e funcionários.

Palavra do Presidente

Antonio Eduardo BrancoCREF 000009-G/PR

Presidente do CREF9/PR

2

Page 3: Boletim CREF9/PR - Nº 29

Novos Profissionais de Educação Física se formam em todo o Estado

O mês de janeiro foi marcado por formaturas de estudantes do curso de Educação Física e o CREF9/PR partici-pou de cinco eventos.

Em Foz do Iguaçu, a Uniamérica for-mou 31 novos profissionais. Na colação de grau, o presidente do CREF9/PR, An-tonio Eduardo Branco foi homenageado como Patrono da turma. Também esteve presente o conselheiro Gustavo Brandão.

Em Curitiba, a Universidade Positivo contou com 14 formandos e o vice-pre-sidente do CREF9/PR, professor César Macuco, esteve presente.

O conselheiro Mauro de Sá Teixeira esteve na Universidade Guairacá, na cidade de Guarapuava, onde 23 alunos se formaram.

Em Londrina foram entregues 46 diplomas e, na cidade de Casca-

vel, o conselheiro Idalino Pietsch es-teve na Universidade Anhanguera para formatura de 62 profissionais.

Durante as solenidades foram entre-gues as cédulas de registro no CREF9/PR, habilitando estes novos profissionais para o exercício legal de sua profissão.

O Conselho Regional de Educação Física do Paraná parabeniza aos novos profissionais de Educação Física.

Elisabeth Laffranchi homenageadaA Profª Elisabeth Laffranchi foi agra-

ciada com o tradicional troféu “Orgulho Paranaense”, na categoria “Mérito Es-portivo”. A indicação veio do CREF9/PR: "A homenagem é merecida pelo grande trabalho desenvolvido na Educação Fí-sica, no Paraná", explica o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco.

A profissional de Educação Física é empresária; sócia-fundadora, ex-rei-tora e ex-chanceler da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Membro do Comitê Acadêmico e de Responsa-bilidade Social e ainda do Conselho de Administração da Kroton Educacional.

Foi a percursora da Ginástica Rítmi-ca no Paraná e atuou como árbitro in-ternacional da modalidade desde 1981. Técnica e Membro da Confederação

Brasileira de Ginástica. Foi vice-presi-dente do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica da Federação Internacional de Ginástica (CT/GR/FIG), do Comitê Olím-pico Internacional (COI) onde também é Membro Honorário. Entre seus reco-nhecimentos está o Título de Comenda-dora da Ordem de Educação Física.

"Foi uma excelente surpresa ganhar o 'Prêmio Orgulho Paranaense 2014', confessa Laffranchi. "Agradeço ao meu ex-aluno e presidente do CREF9/PR Prof. Antonio Eduardo Branco pela ami-zade e defesa constante dos interesses de nossa classe”, finaliza a profissional.

Na solenidade, Elisabeth não pode estar presente e foi representada por Branco, que foi posteriormente a Lon-drina entregar em mãos o prêmio.

Leia matéria completa em www.crefpr.org.br/?p=7544

cref em ação

3

Page 4: Boletim CREF9/PR - Nº 29

Avaliação física em academia:Procedimentos simples que trazemsegurança aos benefi ciários e à academiaProcedimentos simples que trazemsegurança aos benefi ciários e à academia

É inegável o consenso de que a pra-tica de exercício físico é fundamental para toda a população, com foco tan-to na estética, como na saúde. Isso faz com que haja uma grande procura pelas academias por jovens, adultos e idosos, inclusive por uma população que até pouco tempo atrás não as fre-quentavam, que são os portadores de doenças crônico-degenerativas, isso por que atualmente, a atividade física compõe a maior parte dos tratamentos dessas doenças. Esse quadro atual exi-ge um cuidado especial quando à ava-liação pré-participação, tanto no senti-do de verificar as condições de saúde dos alunos, bem como resguardar a academia, em caso de algum sinistro.

Hoje a Educação Física dispõe de téc-nicas simples e precisas de avaliação física, que permitem uma triagem se-gura, não só para identifi car indivíduos que apresentem fatores de riscos que

justifi quem a exigência de um chek-up médico, mas também a identifi cação de características que irão ser funda-mentais na montagem do programa e da rotina de exercícios dos benefi ciários de seus serviços, fazendo assim que se estabeleça um programa seguro, pra-zeroso e efi ciente.

Preocupado com essa questão, o CONFEF estabeleceu a Nota Técnica nº 002/2012 (www.confef.com/149), nor-teando ações que venham a garantir a qualidade no atendimento do profi s-sional de Educação Física, conscienti-zando-os de que o que garante a segu-rança na prestação de seus serviços, é uma prescrição correta a partir de uma boa avaliação física. A questão do ates-tado médico, exigido de forma protoco-lar e irrestrita, também é questionado na nota técnica, pois entendemos que não é da forma como alguns estados tratam da questão, condicionando a matrícula na academia apenas após a apresentação do atestado médico que trará segurança, além do que essa me-dida é inviável e se apresenta desneces-sária para grande parte da população. Valorizamos sim o check-up médico, como uma questão fundamental de saúde pública, recomendável a todos e obrigatória para aqueles que apresen-tem fatores de riscos signifi cativos.

A nota nº 002/2012 orienta os Pro-fi ssionais de Educação Física a reali-zarem uma avaliação física detalhada antes da elaboração de um programa de exercícios. Se forem observados fa-tores de risco para doenças cardiovas-

culares, metabólicas, pulmonares ou do sistema locomotor, que possam ser agravadas pela atividade física, o Pro-fi ssional deverá solicitar uma avaliação médica especializada, buscando identi-fi car restrições e estabelecer linhas de orientação para prescrições de exercí-cios apropriados.

Por isso, é preciso que o Profi ssional de Educação Física esteja devidamente capacitado para realizar uma avaliação física detalhada, utilizando protocolos de estratifi cação de risco, com conheci-mento adequado dos testes, das indica-ções e contraindicações, das respostas hemodinâmicas e respiratórias ao exer-cício físico, do preparo do benefi ciário, do conhecimento dos mecanismos de funcionamento dos equipamentos, bem como suas limitações e indicações de interrupção dos testes.

A nota técnica foi fundamentada nas diretrizes do Colégio Americano de Me-dicina Esportiva (ACSM), que é a grande referência no mundo em relação a prá-tica de exercício físico de forma segura e orientada, e no livro “Recomenda-ções sobre condutas e procedimentos do Profi ssional de Educação Física na atenção básica à saúde”.

Temos a certeza que a partir da nota técnica, haverá uma maior segurança dos profi ssionais de Educação Física a utilizarem a avaliação física como uma estratégia de segurança para a acade-mia, trazendo mais efi ciência nos pro-gramas, e ainda melhorar a imagem da academia perante seus benefi ciários.

artigo

4

Page 5: Boletim CREF9/PR - Nº 29

Avaliação física em academia:Procedimentos simples que trazemsegurança aos benefi ciários e à academia

"A avaliação física detalhada é um item estratégico para academias

que querem valorizar sua imagem, seus profi ssionais e seus clientes."

1. Segurança:• O  atestado médico não garante a

segurança ao benefi ciário (muitas vezes o exame médico é só uma entrevista rápida e o cliente pode omitir ou não saber de uma condi-ção de saúde);

• O atestado médico não exime o Profi ssional de Ed. Física, nem o estabelecimento, de suas  respon-sabilidades sobre a prescrição e orientação do exercício físico.

2. Qualidade:• Após a avaliação física detalhada,

o Profi ssional poderá criar um pro-grama muito mais individualizado e seguro ao cliente.

• A reavaliação periódica é um meio de manter contato estreito e per-manente com o cliente, analisando o programa e os resultados e mo-tivando os alunos;

• O cliente tem a percepção de que está sendo atendido com maior su-porte científi co e atenção pessoal;

• Cliente e profi ssional podem ava-liar melhor o progresso individual.

3. Maior faturamento:• Evita a evasão de clientes;

• Amplia percepção de valor e men-salidade pode ser maior, e justa;

• Avaliação inicial e periódica  podem ser cobradas à parte;

• Diferencial perante a concorrência.

4. Satisfação• Profi ssionais trabalhando num ní-

vel mais elevado fi cam mais rea-lizados;

• Clientes com mais resultados, me-lhor atendidos e mais satisfeitos, pagam mais e indicam.

5. Administrativo• Registram o histórico dos clientes,

que pode ser passado a outros profi ssionais, e ser usado como dados estatíticos para vendas;

• O mesmo cliente em horários dife-rentes pode ter acompanhamento por diferentes profi ssionais;

• Em caso de substituição de fun-cionários, minimiza adaptação do cliente.

Porque realizar a avaliação física detalhada pré-participação:

EntrevistaCREF9/PR: Avaliação física pré-partici-pação é obrigatória?

Marcelo Miranda: É norma estabelecia pelo CONFEF, portanto é obrigatória. O nível da avaliação dependerá da popula-ção atendida e dos recursos disponíveis.

Quais os riscos assumidos pela academia - e pelo profissional - ao prescrever atividades ao seu cliente?

Qualquer sinistro que ocorra a partir da prescrição é de responsabilidade do profissional e do estabelecimento. A avaliação, além de minimizar riscos, vai comprovar o cuidado do profissional e da academia com o cliente.

Quais os passos do Sistema CONFEF/CREFs, após a publicação da nota técni-ca, para que as academias adiram a uma avaliação mais detalhada?

É fundamental a divulgação. Encontros regionais, como o Encontro de Academias promovido pelo CREF9/PR, são funda-mentais para levarmos essas normatiza-ções aos profissionais e às academias.

Onde buscar mais informações?

Sugerimos a leitura das diretrizes do Co-légio Americano de Medicina Esportiva (ACSM, 2014) e do livro “Recomendações sobre condutas e procedimentos do Pro-fissional de Educação Física na atenção básica à saúde”, publicado pelo CONFEF em 2011. Ler a Nota Técnica nº 002/2012 é essencial (www.confef.com/149).

Continua na próxima página...

por Marcelo Ferreira MirandaCREF 000002-G/MS

Conselheiro Federal (CONFEF) e proprietário de academia.É um dos relatores da Nota Técnica 002/2012.

5

Page 6: Boletim CREF9/PR - Nº 29

AvaliaçãoFísicaContinuação da página anterior, entrevista com Marcelo Miranda

Os profissionais atuantes em academia deverão fazer algum curso para se capacitar nesta nova modalidade de avaliação física, mais detalhada?

Avaliação física é uma disciplina obrigatória que consta na grade curricular de todos os cursos de Educação Física no Brasil, porém é fundamental que se busque uma melhor qualificação para atuar em avaliação física. Existem cursos de especialização, bem como di-versos congressos que oferecem cursos de extensão de qualidade pelo Brasil.

Que avanços foram sentidos após a publicação da Nota Técnica 002?

Recebemos pela ouvidoria do CONFEF muitas manifestações de apoio e também solicitando mais informações para a implantação.

As academias terão de investir muito em equipamentos de avaliação?

De forma alguma... não há a ne-cessidade de grandes investimen-tos, o grande diferencial é a quali-ficação do profissional.

Quais os protocolos para a aplicabilidade da avaliação?

É fundamental que haja relação entre a avaliação e a prescrição, senão não tem sentido. Nas gran-des academias há profissionais especializados em avaliação física. Já nos estúdios e pequenas acade-mias é comum encontrar profis-sionais que avaliam, prescrevem e acompanham os programas. Se quem vai prescrever ou acom-panhar não é o profissional que avaliou, deve ser garantido que as informações obtidas na avaliação cheguem a todos os envolvidos.

Baixa do registroProfi ssionais que deixam de atuar na área devem

realizar o procedimento para evitar prejuízos

A baixa de registro consiste na interrupção temporária do exercício profissional dos que assim o solicitarem junto ao CREF9/PR. O Profissional de Educação Física que estiver quite com as suas anuidades poderá requerer o benefício quando:

• Não estiver exercendo temporariamente a profi ssão.

• For acometido de moléstia que lhe impeça o exercício profi ssional por prazo superior a um ano.

• Ausentar-se do país por um período superior a um ano.

Se for necessário um período maior de afastamento, o Profissional poderá solici-tar um novo prazo de baixa. Fique atento às datas. Os pedidos que forem protoco-lados até o dia 31 de março ficarão isentos da anuidade do ano em curso.

Cessado o motivo que impedia o exercício da profissão, o Profissional deverá soli-citar a reativação do registro e efetuar o pagamento da anuidade. A baixa também poderá ser interrompida pelo Plenário CREF9/PR, caso haja a comprovação de que o Profissional esteja exercendo a profissão. Durante o período de baixa, o Profis-sional fica impedido de trabalhar na área, sob pena de responder por exercício ilegal da profissão. A falsidade daquilo que for declarado está sujeita às sanções cabíveis. Para maiores informações verificar a resolução do CONFEF 218/2011.

Procedimento para dar baixa1. Em primeiro lugar, contate o Conselho e verifi que se há alguma pendência fi -

nanceira ou documental. Caso esteja tudo ok, é possível dar prosseguimento.

2. Entre em crefpr.org.br/baixaderegistro, faça o download do requerimento, preen-cha, reconheça fi rma em cartório, e entregue pessoalmente na sede do CREF9/PR, ou pelo Correio (preferencialmente com A.R.). Não se esqueça de anexar:

• a sua cédula de identidade profi ssional;

• documento(s) que comprova(m) o não exercício da profi ssão.

3. Você receberá, no endereço informado no formulário, uma carta informando sobre a efetivação da baixa ou o motivo pelo qual a mesma não foi deferida. So-mente considere afetivada a baixa de registro se receber esta carta de confi rma-ção. Caso não receba, entre em contato para informar-se sobre o andamento.

Importante: O simples fato de não quitar a anuidade não cancela automaticamente o registro.

6

Page 7: Boletim CREF9/PR - Nº 29

CREF9/PR faz parcerias e realiza cursos gratuitos para profi ssionaisFrancisco Beltrão, Palmas e Jandaia do Sul foram as cidades benefi ciadas nos meses fi nais de 2014

Outubro foi um mês no qual o CREF9/PR realizou diversos cursos pelo Estado.

A formação continuada é uma das preocupações do CREF9/PR. No sentido de garantir uma colocação e renda cada vez melhor para os profi ssionais de Educação Física e a excelên-cia nos serviços prestados por estes profi ssionais (benefício à sociedade). Assim, o Dia de Ação,disponibiliza cursos gratuitos para profi ssionais registrados e para acadêmicos, sempre em parceria com alguma instituição de ensino.

Em Palmas, o Instituto Federal do Paraná sediou o evento nos dias 16 e 17 de outubro, com os cursos Atividade Física Adaptada, Futsal, Musculação, Ginástica de Academia , Ginásti-ca Laboral, Desenvolvimento Motor, Atividade Física para Ter-ceira Idade.

Já no dia 24 e 25 de outubro, o Dia de Ação foi realizado em parceria com a Prefeitura de jandaia do Sul, por meio do Departamento de Esportes, Núcleo Regional de Educação, be-nefi ciando 250 pessoas, entre profi ssionais de Educação Física e acadêmicos. Os cursos oferecidos foram Ginástica de Acade-mia, Atividade Física para Terceira Idade, Futsal Rendimento, Ginástica Laboral, Recreação e Minivôlei.

Ambos os eventos contaram com a palestra de abertu-ra, proferida pelo presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, abordando a Inserção Mercadológica e o Sistema CON-FEF/CREFs.

No município de Francisco Beltrão, a parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão realizou o Encontro Pedagógico no dia 22 de outubro em quatro escolas estaduais do município.

O Encontro Pedagógico é um programa de formação conti-nuada voltado para os professores da rede pública de ensino e são desenvolvidas as disciplinas trabalhadas nas escolas, incluindo a Educação Física.

Para isso o NRE fi rmou parceria com o CREF9/PR – Conse-lho Regional de Educação Física do Paraná –, que proporcionou quatro cursos em diferentes áreas da Educação Física: Ginásti-ca de Academia, Arte Circense, Recreação e Futsac.

O grupo de profi ssionais de Educação Física que ministra-ram os cursos foram levados pelo CREF9/PR e contou com o apoio do conselheiro da entidade na região de Francisco Bel-trão, o professor Jairo César de Oliveira.

7

Page 8: Boletim CREF9/PR - Nº 29

Câmara Técnica da GL do CREF9/PR lança Guia da Ginástica Laboral para o Empresário

por Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR)

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral (CT-GL) do CREF9/PR está muito envolvida numa série de ações para contribuir positivamente com a Saúde do Trabalhador. Com isso, aca-ba de publicar o "GUIA OFICIAL PARA O EMPRESÁRIO: Como Contratar Programas de Ginástica Laboral com Segurança, Legalidade e Resultados".

O lançamento vem de encontro a um atual cenário cor-porativo onde há muita falta de informação sobre como os Programas de Ginástica Laboral podem gerar resultados po-sitivos às empresas e colaboradores. Este Guia mostra quais são os benefícios – tangíveis e intangíveis – que a GL pode proporcionar, estimulando os empresários a contratarem Programas de GL.

O Guia também deixa clara a importância e a exigência le-gal de se ter Profissionais de Educação Física planejando e ministrando a GL. Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre que tipo de profissional contratar e algumas até colocam em risco a saúde de seus colaboradores, colocando “multiplica-dores” (leigos) para ministrar atividades físicas.

É neste cenário complexo, que ocorrem crescentes afas-tamentos de funcionários, devido a Lesões por Esforços Re-petitivos (LER) e pelos Distúrbios Osteomusculares Relacio-nados ao Trabalho (DORT), transtornos mentais, acidentes de trabalho, além do envelhecimento da população e mu-danças no perfil epidemiológico brasileiro, com ênfase nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Outro fator é

o estresse, com exigências cada vez maiores relacionadas à produtividade, somado ao fato de todos, colaboradores e empresários, estarem na busca por maior qualidade de vida.

Percebemos no mundo do trabalho uma necessidade fundamental de prevenção e promoção da saúde do traba-lhador. Este Guia Oficial para o Empresário chega para abrir espaço aos Profissionais de Educação Física, ajudando-os a sensibilizar os empresários para a importância que a Saúde de suas equipes têm para o sucesso da empresa. Também mostra que Programas de GL são uma medida de ótimo cus-to-benefício para promoção da Saúde.

Após o lançamento do Guia, a CT-GL pretende construir um legado, divulgando seu conteúdo em várias frentes:

• incentivar as IES para que desenvolvam os conteúdos da GL junto aos seus acadêmicos, preparando-os para atua-rem dentro das empresas e de forma protagonista nas equipes multidisciplinares;

• visitar inúmeras empresas pelo Estado do Paraná, para orientação e sensibilização quanto ao papel do Profissio-nal de Educação Física na condução desses programas, enfatizando as competências e as perspectivas de se in-vestir na promoção da saúde dos trabalhadores;

• atuar junto a órgãos públicos que anualmente publicam seus editais de contratação de GL, para que percebam o valor, a segurança e a legalidade de solicitarem GL com profissionais de Educação Física.

câmaras técnicas do cref9/pr

Por uma Ginástica Laboral Excelente

SAN

JAY

8

Page 9: Boletim CREF9/PR - Nº 29

O que é Ginástica Laboral (GL)?

Programa de exercícios físicos planejados e dinamizados por

profi ssionais de Educação Física, realizados no próprio local de trabalho, durante o horário de expediente, de acordo com as

características da atividade desempenhada em cada função.

Divulgue!Já está disponível para downloado o "GUIA OFICIAL PARA O EMPRESÁRIO: Como Contratar Programas de Ginástica

Laboral com Segurança, Legalidade e Resultados".

Acesse: www.crefpr.org.br/guiaGL

Se quiser obter uma ou mais cópias impressas gratuitamente, para facilitar a sua atuação

como Profissional ou empresário de GL, solicite pelo e-mail [email protected]

A Câmara Técnica

Há que se destacar que os empresários envolvidos com a CT-GL do CREF9/PR têm tido a oportunidade de trocar ex-periências e melhorar ainda mais sua atuação profi ssional, tendo em vista a riqueza dos debates e discussões que esta-mos construindo coletivamente. No próximo ano teremos a presença de acadêmicos e profi ssionais convidados nas reu-niões mensais.

Atualmente estes empresários conduzem a GL estrutu-rando o programa anualmente, através da Sistematização das atividades, organizadas em macro, meso e microciclos de atividades. Logicamente não buscamos performance na GL, mas buscamos sim melhorias e desenvolvimento. Para isso, a estruturação das atividades conforme as necessida-des de cada setor se torna cada vez mais estratégica na GL e tem se mostrado efi caz na conquista de melhores resultados dos programas, mensurados através de indicadores e satis-fação dos envolvidos.

Confira as datas dos próximos encontros no site www.crefpr.org.br

presença de acadêmicos e profi ssionais convidados nas reu-

Atualmente estes empresários conduzem a GL estrutu-

Foram realizados diversos lançamentos do Guia, inclusive

uma coletiva de imprensa, onde representantes da grande mídia paranaense estiveram presentes

SAN

JAY

SAN

JAY

Prerrogativa do

Profi ssional de

Educação

Física!

GL

9

Page 10: Boletim CREF9/PR - Nº 29

evento

CREF9/PR promove fórum no 30º Cong resso Internacional de Educação Física

O CREF9/PR promoveu o V Fórum de Coordenadores de Cursos de Educação Física, no Hotel Bela Itália em Foz do Iguaçu. Foram 03 dias de palestras, que debateram os desa-fios na formação dos profissionais do século XXI. A Van Mó-vel atuou no atendimento aos profissionais, com emissão de cédulas, boletos, atualizações cadastrais e outros assuntos.

O evento fez parte da programação do 30º Con-gresso Internacional de Educação Física, que acon-teceu de 10 a 14 de janeiro, promovido pela FIEP – Federação Internacional de Educação Física em par-ceria com o Sistema CONFEF/CREFs, em especial o Conselho Regional de Educação Física do Paraná.

Durante o Congresso foram realizados 53 cursos de atualização e aperfeiçoamento, conferências, mesas re-dondas, sessões científicas com 796 trabalhos científicos e mais de 2.500 congressistas.

Segundo o presidente do CREF9/PR, Prof. Anto-nio Eduardo Branco, "o objetivo do fórum foi ampliar a discussão sobre a formação do Profissional de Edu-cação Física, contextualizando com as questões de in-serção mercadológica e de tendências da profissão. De-batemos sobre os desafios do coordenador dos cursos de Educação Física. Reforçamos questões fundamen-tais e estratégicas desta profissão, como: licenciatura e bacharelado, estágios, ética e empreendedorismo".

Atividade Física, Ética, Educação Escolar e Coordenação de Cursos foram destaques no congresso

VERA

RO

SAVE

RA R

OSA

VERA

RO

SA

10

Page 11: Boletim CREF9/PR - Nº 29

CREF9/PR promove fórum no 30º Cong resso Internacional de Educação Física

"O objetivo do fórum foi ampliar a discussão sobre a formação do Profissional de Educação Física, contextualizando com as questões de inserção mercadológica e de tendências da profissão."

Antonio Eduardo Branco, presidente do CREF9/PR

VERA

RO

SA

VERA

RO

SAVE

RA R

OSA

11

Page 12: Boletim CREF9/PR - Nº 29

No primeiro dia, a palestra magna proferida pelo professor Antonio Eduardo Branco trouxe o tema: “Paradigmas da Educação Física para 2030” e ainda o professor José Marques Novo Jr. (CREF 095238-G/SP), falou sobre Tecnologia Assisti-da, Esporte e Saúde.

No segundo dia, os palestrantes foram a con-selheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/

PB), de João Pessoa, que falou sobre especiali-dades laborais e Sidirley de Jesus Barreto (CREF

000131-G/SC), de Blumenau, com o tema Ergomo-tricidade.

Para finalizar o fórum, aconteceram as pales-tras de Carlos Alberto Afonso, que falou sobre “O protagonismo do coordenador de curso de EF” e Erivelton de Laat e Moacir Ávila, com o tema “Metodologia Ativa na Educação Física”, todos conselheiros do CREF9/PR.

evento

"Debatemos sobre os desafios do coordenador dos cursos de Educação Física. Reforçamos questões fundamentais

e estratégicas desta profissão, como: licenciatura e bacharelado, estágios, ética e empreendedorismo"

Antonio Eduardo Branco

VERA

RO

SA

VERA

RO

SA

12

Page 13: Boletim CREF9/PR - Nº 29

VERA

RO

SAVE

RA R

OSA

VERA

RO

SA

VERA

RO

SA

13

Page 14: Boletim CREF9/PR - Nº 29

exemplos de sucesso

Desde sua fundação, há 62 anos, Toledo nunca tinha tido um Profissional de Educação Física comandando sua Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL). Mas em janeiro de 2013 esta história começou a mudar. Ao nomear para o comando da pasta Marli Gonçalves Costa (CREF 001996-G/PR) – Profissional de Educação Física, atuando há 26 anos como funcionária pública – a cidade não imaginava o quanto poderia ser feito.

Marli teve coragem e fez uma verda-deira revolução. "Não aceitei indicações políticas e exigi que todos fossem ha-bilitados em Educação Física. Hoje são 54 profissionais, e mais 4 estagiários. Todos os diretores, inclusive o financei-ro, são graduados em Educação Física", explica a secretária.

Adotou o lema “Da Criança ao Idoso, Esporte e Lazer para Todos”, mostran-do sua preocupação em atender todas as camadas da população. Hoje a SMEL realiza mais de 32 mil atendimentos mensais, em diversas modalidades, nos bairros e no interior do município.

Isso foi possível pois, já no primeiro ano, a SMEL foi melhor organizada em setores específicos, todos comandados por profissionais de Educação Física, concursados, em seis setores: Adminis-

trativo/Financeiro; de Base e Estrutura; de Rendimento e Esporte Comunitário; de Recreação e Lazer; do Idoso em Mo-vimento e do Paradesporto.

Graças ao trabalho dos 54 profissio-nais de Educação Física lotados na Se-cretaria, e uma equipe de apoio qualifi-cada, Toledo é destaque na participação de competições regionais, estaduais, nacionais e até mesmo Internacionais. Um celeiro de talentos para seleções paranaense e brasileira.

Veja alguns programas realizados:

Idoso em MovimentoPara colocar em prática os preceitos

da "Política Nacional do Idoso" e da "Po-lítica Municipal de Esportes e Lazer", a SMEL desenvolve o programa "Idoso em Movimento" desde setembro de 2013. Atende 40 grupos de idosos e três entidades assistenciais com ativi-dades físicas, recreativas, culturais e de lazer, despertando para uma mudança de atitude e aquisição de novos hábi-tos para a prevenção, manutenção e promoção da saúde. O profissionais de Educação Física atendem os grupos de idosos semanalmente, somando mais de 2.000 atendimentos ao mês. Além das atividades físicas e recreativas, os grupos de idosos são beneficiados com o Programa Percapita, que em 2014 li-berou mais de R$ 200 mil em recursos destinados a terceira idade.

Para as criançasO Programa Recreação, voltado para

as crianças, atende em duas frentes:

Toda segunda–feira é dia de dinami-zar atividades nas escolas municipais. Em 2013 o programa foi a 36 escolas, totalizando 12 mil atendimentos.

Aos sábados e domingos, leva brin-

quedos às crianças em praças, parques e festas oficiais da cidade, totalizando 6.000 atendimentos, em 27 locais. Este programa tem o apoio da Unipar, através do curso de Educação Física e do Premen, com o curso de Magistério.

Academias da Terceira Idade (ATIs)

As ATIs recebem semanalmente profissionais de Educação Física da SMEL para acompanhar os usuários.

A musculação é ofertada na acade-mia do Parque dos Pioneiros, e atende todos os munícipes interessados a par-tir dos 15 anos de idade, das 6h às 10h e das 18h às 22h, diariamente.

O Programa Coração no Ritmo Certo atende aos idosos e cardiopatas, orien-tando o uso dos aparelhos de ginástica nas ATIs, além de orientar caminhadas em quatro parques da cidade.

Recreação e EsportesO Programa Verão no Parque anima

os fins de tarde dos toledanos. Nos Par-ques Diva Pain Barth e Parque Frei Al-ceu, a população pratica diversas mo-dalidades esportivas e de lazer e ainda pode pegar bicicletas emprestadas.

As mulheres e crianças podem fazer aulas de Dança, na área de Ritmos Co-reografados e Dança Circular em dife-rentes pontos da cidade.

Os amantes do Remo, Canoagem e Standup possuem locais adequados para a prática destas modalidades. É o Programa Trilha do Remo, que acon-tece diariamente, das 17h às 20h30, nos Parques do Povo e dos Pioneiros.

Esporte de RendimentoNo setor de rendimento, Toledo é

Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo: exemplo para todo o BrasilSem indicações políticas, a Secretaria é 100% lotada por Profissionais de Educação Física, aplicados em projetos bem elaborados, que atendem às necessidades das mais diversas populações da cidade.

14

Page 15: Boletim CREF9/PR - Nº 29

exemplo de organização e incentivo. Todas as modalidades têm recursos para participação nas atividades oficiais do Estado. Para as modalidades, programas ou eventos que não são atendidos diretamente pela Secretaria, o Programa Esporte Cidadão repassa recursos financeiros por meio das Associações Esportivas que representam cada modalidade.

O Programa Passe-Atleta proporciona, a 200 atletas dos Jogos Oficiais do Estado do Paraná, deslocamento gratuito para os locais de treinamento, incentivando os adolescentes a não desistir do seu aperfeiçoamento, e propiciando maior qualidade às equipes oficiais.

O recém-inaugurado Programa Atleta na Universidade vai colaborar, já em 2015, com 30 bolsas de estudos para que os atletas toledanos que são destaque no Estado e/ou país, possam cursar a graduação em Educação Física.

No Esporte Comunitário, são realizados os Jatoo – Jogos Abertos de Toledo. São 22 modalidades disputadas entre Clubes, Associações, enfim, entidades organizadas. Em 2014 foram 2.200 participantes. A Taça Toledo de Futebol Sete, envolve aproximadamente 1.900 atletas. Um carro zero e uma moto foram os prêmios disputados por 170 equipes em 2014. E, sempre expandindo suas atividades, em 2015 a SMEL também realizará o maior evento de esporte comunitário já realizado no município: os Jogos da Cidade e do Interior.

Valorizando todos e crescendo...Nos JAPs de 2014 em Toledo, o cerimonial foi todo reali-

zado em homenagem aos profissionais de Educação Física, tendo um repercussão muito positiva em todo Estado.

Marli fez o caminho correto: valorizou os Profissionais de Educação Física, que são os habilitados para promover saúde e cidadania por meio de atividades físicas, e, consequente-mente, ofertou muito mais saúde e qualidade de vida à popu-lação, com opções para todos.

"A intenção é esta... divulgar nossas ações para que ou-tros municípios também realizem programas assim", relata secretária, que se colocou à disposição para que outros mu-nicípios a procurem para saber mais sobre sua experiência.

Para saber mais, veja a fanpage oficial da SMEL: Facebook.com/esporteselazertoledo ou contate pelo telefone (45) 3378-5753.

As fotos:

"Programa Idoso em Movimento" beneficia centenas de idosos;

Hidroginástica é ofertada para toda a população;

Bicicletas utilizadas no "Programa Verão no Parque" são sema-nalmente revisadas e as mais antigas são reformadas. Isto tudo

com custo mínimo, realizado por um funcionário da SMEL

Equipe de Paradesporto.

Dos oito atletas toledanos que participaram da Maratona do ‘De-serto do Atacama’ (o mais quente do mundo), quatro chegaram

nas primeiras colocações e todos concluíram a prova.

Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo: exemplo para todo o Brasil

DIV

ULG

ÃO

15

Page 16: Boletim CREF9/PR - Nº 29

agenda 2015

Novos encontros já estão sendo programados para 2015

Maringá - PR - 25 de abril

Foz do Iguaçu - PR - 27 e 28 de março

16