boletim aral julho 2014

14
Boletim Informativo Julho 2014 | Edição 03 Urban Market Alta de Lisboa A Sala de Estudo do Projeto Rugby na Alta de Lisboa tem cara nova. Através de uma ação de voluntariado levada a cabo pela equipa de Landmark do Barclays. Nova Sala de Estudo do Rugby Basquetebol estreia equipamentos A Secção de Basquetebol da ARAL já tem equipamentos para os seus jogos oficiais graças ao gentil apoio da Junta de Freguesia do Lumiar. O Urban Market da Alta de Lisboa continua a impulsionar o comércio local e a dinamizar o Parque Oeste. Aos sábados junto ao Oeste Quiosque!

Upload: aral-lumiar

Post on 01-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Boletim Informativo Associação de Residentes do Alto do Lumiar Nº3 - Julho 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim ARAL Julho 2014

BoletimInformativo

Julho 2014 | Edição 03

Urba n Ma rke tAlta de Lisbo a

A Sala de Estudo do Projeto Rugbyna Alta de Lisboa tem cara nova.Através de uma ação de voluntariadolevada a cabo pela equipa deLandmark do Barclays.

No va Sa la de Estudo do Rugby

Ba sque te bo l e stre ia e quipa me nto s

A Secção de Basquetebol da ARAL játem equipamentos para os seus jogosoficiais graças ao gentil apoio da Juntade Freguesia do Lumiar.

O Urban Market da Alta de Lisboacontinua a impulsionar o comércio local e a dinamizar o Parque Oeste. Aos sábados junto ao OesteQuiosque!

Page 2: Boletim ARAL Julho 2014

Editorial

1

Pretendemos que este seja não só um espacode report do nosso trabalho, mas tambem umaoportunidade de encontro de ideias, aberto àparticipação de todos, pois apenas em conjuntofazemos sentido numa comunidade feita porresidentes e instituições que trabalham em proldo bem comum. O final de um ano letivo leva aum inevitável balanco do anterior e uma reflexãodo que se segue, tanto mais quando integramosuma associação que trabalha de pessoas parapessoas! É esta génese de participação ativa nadefesa dos interesses e necessidades dosresidentes locais que nos distingue, sendo aferramenta que nos permite alcancar a nossamissão. Desejamos a todos os residentes umexcelente verão!

Boletim ARAL

Verão na Alta de Lisboa...Os meses de verão no território

Ficha Técnica

Bárbara Oliveira, Afonso Nogueira, João Tito Basto, José Almeida, Ana Carapinha, Filipa Gagueija,Semião ContenteDistribuição: Gratuita / ARAL Rua Luís Piçarra, Loja 5 A/B, 1750 – 101 Lisboa 21 826 75 85 / 960 154 631 [email protected]://aralumiar.wordpress.com http://www.twitter.com/altolumiar https://www.facebook.com/associacaoresidentes.aral

Quem somos?Conheça a equipa do nosso Boletim!

Page 3: Boletim ARAL Julho 2014

Voluntariado

2

O Rugby na Alta de Lisboa é um projeto de intervençãocomunitária através do desporto com dinâmica eresultados na integração de jovens. O nosso trabalho étransversal e não se resume à vertente desportiva,prestamos um apoio escolar, social e cognitivo atravésda nossa Sala de Estudo.No passado dia 8 de Fevereiro a renovação total danossa Sala de Estudo foi levada a cabo porvoluntários, mais uma prova que sociedade civilpode ter um papel ativo em projetoscomunitários. Foi um “extreme makeover” feito pelaequipa da Landmark Premier Lisboa. Um projeto noâmbito do MAD day do Barclays Bank que passoupelo donativo de 500 libras para material e acedência de mobiliário e computadores. Também aScience4you doou jogos didácticos, a Edicare livrose jogos para várias idades, a Ponto Criativoletras de parede em vinyl e alguns particularesdoaram tintas, aquecimentos, cadeiras, estores,entre outras coisas. Contámos ainda com a ISS,empresa de manutenção.

Boletim ARAL

Uma nova Sala de EstudoMais condições de trabalho para nossos atletas!

Foi um dia árduo marcado por muito esforço e um grande trabalho de equipa sempre com um objetivo comum,melhorar esta sala tornando-a mais aprazível para os nosso atletas, proporcionando melhores condições deaprendizagem e conforto. Temos a certeza que o nosso trabalho terá repercussões positivas na vida destesalunos e quanto a nós… nós, para além de exaustos deixámos a comunidade com um enorme sorriso e umgrande orgulho por ter conseguido tornar esta sala irreconhecível!

Uma lufada de ar fresco que veio dar um novo alento e motivação aos nossos atletas que diariamente frequentamestes espaço de partilha e experiências. Temos presente que esta mudança é já uma grande melhoria noambiente e gestão das atividades, significa um acréscimo de concentração e estímulos para a aquisição decompetências cognitivas. Com a disposição das novas mesas e armários conseguimos privilegiar o trabalho emgrupo e a aumento das dinâmicas de trabalho. Consideramos que o bom comportamento destes jovens seráreforçado com as novas condições deste espaço.

Venha conhecer a nova Sala de Apoio ao Estudo do Rugby na Alta de Lisboa.

Page 4: Boletim ARAL Julho 2014

Oeste Quiosque

3

Queremos que o Oeste Quiosqueseja um ponto de encontro desócios e amigos da ARAL. Sempre com um espírito jovem,boa música, dinâmica e comexcelentes tostas e bebidas, esteespaço pode ser visitado de terçaa domingo!

Boletim ARAL

Olá Fresquinho...Um copo ao fim do dia já viu o bem que lhe fazia?!

O Espaço MuDança, conquistado em 2012, para dinamização de atividades de cariz artístico e cultural,encontrava-se inicialmente com poucas condições. Ao longo do tempo e à medida de apoios que fomosconquistando temos conseguido dar-lhe melhores condições. Está agora mais simpático e acolhe diversasactividades para várias idades e interesses: Capoeira, Pilates, Zumba, Hip Hop, Kizomba, Danças Tribais eoutras danças africanas.

Queremos com estas atividades tornar este espaço num espaço cheio de dinamismo e proporcionar aosmoradores actividades do seu interesse a baixos preços e perto de casa. Para além disso este espaçopretende ser um espaço de partilha e experimentação.

Disponibilizamos ainda esta zona para outras atividades que moradores queiram implementar (artísticas eculturais). Fiquem atentos e arrisquem em experimentar, a 1ª aula é sempre gratuita!

Atividades para todosConheça o espaço que está a dar que falar

Espaço MuDança

Page 5: Boletim ARAL Julho 2014

Bairro de Letras

4

No passado dia 29 de Abril, a ARAL e Junta de Freguesia do Lumiar,deram início a um Ciclo que integra as comemorações do 25 de Abril sobo tema “25 de Abril, 40 Anos, 40 Autores.” Esta primeira sessão, de váriasque se seguirão, realizou-se no Auditório do Colégio São Tomás e contoucom a presença dos autores Filomena Marona Beja e JB Martinho, quedesafiados pelo tema “Como seria escrever hoje sem 25 de Abril” deramtestemunhos e contributos interessantes e partilharam enriquecedorasexperiências.

Boletim ARAL

Ciclo 25 de Abril40 anos, 40 autores

Realizou-se no passado dia 24 de Maio mais um Encontro deAssociações de Base Local da Alta de Lisboa, promovido pelo CLIP,fazendo a ARAL parte das entidades organizadoras do evento Este 5º encontro teve como mote de trabalho a Inovação eOportunidades e dividindo-se os presentes em três distintos grupos detrabalho que culminaram num plenário do qual constraram da mesa oProf. Roque Amaro, o Vereador dos Direitos Sociais, Arq. João Afonso,CEO da Fundação Aga Khan, Karim Merali, e o Presidente da Junta deFreguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves.Contamos coma a presença de várias instituições locais e outrasconvidadas, bem como da Junta de Freguesia de Santa Clara.

Oportunidades e Inovação5º Encontro de Associações de Base Local

Associativismo

A conversa fluiu e gerou um interessante debate quando se abriu espaço à colocação de perguntas eopiniões por parte do público que foi bastante participativo. A primeira sessão tornou-se assim nummomento informal de trocas e de muita partilha, alargando a outros temas e deixando pistas para aspróximas sessões. Durante todo o ano realizar-se-ão novos encontros com diversos autores portuguesesem torno das temáticas da escrita e do 25 de Abril e da forma como estas se influenciaram.

O próximo encontro realizar-se-á já este mês, mas apenas divulgaremos os autores que estarão presentesmaispróximo das datas. Curiosos?

Page 6: Boletim ARAL Julho 2014

Sócios ARAL

5

Temos a decorrer uma campanha que permite a todos os interessados tornarem-se sócios da ARAL,beneficiando de mais vantagens. se fizer a sua inscrição como sócio até ao final de Julho pagará umaquota de 10€, em vez dos habituais 15€.

Aquando da sua inscrição receberá o novo Cartão de Residente da Alta de Lisboa que lhe permite terdescontos e benefícios em vários estabelecimentos comerciais locais e não só, como é o caso, atítulo de exemplo, da Óptica da Alta, Laboratórios Fernanda Gallo, Farmácia União, entreoutros. para além destas vantagens estará a contribuir para apoiar os nossos projetos, podendo aindabeneficiar de preços reduzidos nas atividades que realizamos, frequentar algumas destas exclusivas asócios, ou, por exemplo, utilizar as nossas bicicletas do projeto bike sharing.

São várias as vantagens para si e para nós em fazermos parte de algo comum, possível através destaligação de sócios. Aproveite esta oportunidade e inscreva-se até ao final de Julho.

Boletim ARAL

Nova Campanha de Sócios

Os Badjo pa Dianti são um grupo de crianças da Alta de Lisboa, entre os 10 e os 14 anos, que nasceu doProjecto ALL Artes em 2011, e que a partir daí não parou de trabalhar, tendo evoluído e pisado diversospalcos. Estes pequenos talentos são preparados e coreografados por Nuno Varela (Cebola), que tem feito umtrabalho incrível, colocando no grupo, para além de conhecimentos e ensinamentos, carinho e emoção, quese traduz depois em sorrisos e olhos brilhantes em palco e na plateia. Festival Encontros, Comemoraçõesdo Bairro 2 de Maio, Festival I Love Kizomba, Festival Lisboa Mistura e Festival Afro Savage são alguns dosexemplos de palcos pisados pelo grupo durante este ano. A exigência é cada vez maior, a dedicação também e os resultados são fantásticos.Continuaremos a dar-lhes a maior força e acreditar que são capazes de dar saltos cada vez mais altos. Parabéns! (Reportagem em: http://www.rtp.pt/play/p1100/e143845/rumos )

Badjo pa Dianti As andanças destes jovens

Espaço MuDança

Page 7: Boletim ARAL Julho 2014

Urban Market

6

O Urban Market da Alta de Lisboa continua a animar o Parque Oeste! Realiza-se no 2º e 4º sábados de cada mêse sempre com temática Mix, onde podemos encontrar desde artigos em 2ª mão a produtos ecológicos e peçasde artesanato, entre outros. O mercado tem contado ainda com atividades de animação complementares, comopor exemplo workshops de modelagem de plasticina, pinturas faciais e cicloficina.

O destaque vai também para o Programa de Apoio ao Feirante (PAF), uma oportunidade deformação na área do Empreendedorismo, a partir da qual os feirantes poderão adquirir novasferramentas para aumentar as vendas e a confiança no seu negócio. Este programa decorreu deFevereiro a Junho, tendo apresentado um caráter bastante prático, 15 horas dementoria individualizada para a estruturação ou reestruturação do negócio (lucrativo ou não lucrativo) eainda de 20 horas de formação em grupo, com temáticas de interesse comum a todos os feirantes.

Este projeto contou com o apoio do Programa BIP/ZIP 2013 - Parcerias locais, da Câmara Municipal de Lisboa,tendo terminado em Junho 2014, havendo grandes perspetivas de apoio para a seguinte edição do programa, peloque prometemos muitas novidades!

O Programa de Apoio ao Feirante é garantido por formadores e mentores do AUDAX – Centro deEmpreendedorismo do ISCTE-IUL, que detêm uma larga experiência de apoio a microempreendedores.Caso esteja interessado em participar nos mercados e/ou nas formações, envie um e-mail [email protected] ou dirija-se à nossa sede.

Boletim ARAL

Urban Market da Alta de LisboaMercado urbano ao sábado no Parque Oeste

Page 8: Boletim ARAL Julho 2014

Bike Sharing

7

No âmbito do projecto Bike Sharing que promovemos na ARAL, temos realizado aos sábados Cicloficina naAlta de Lisboa, durante o Urban Market que decorre no Parque Oeste, juntando assim duas iniciativas e doisprojetos.

Boletim ARAL

Cicloficinas no Oeste QuisoqueJá conhece as Cicloficinas da ARAL?!

Desde Setembro que o Jiu Jitsu tem o cunho da ARAL. Através de umaparceria com a Associação TDK e com o apoio do Desporto MexeComigo (CML) a equipa Power Team Junior fez uma grande epocadesportiva. Com treinos a terca e quinta feira à tarde na Pista Moniz Pereira, osjovens liderados pelo Luis Frota e Bruno Borges (Tchola) participaramtambém em várias competicoes nacionais. Alguns dos nossos atletastem alcancado lugares no podio, nomeadamente nas faixasbranca, amarela e laranja infantis.Que a próxima época desportiva seja de ainda maior crescimento esucesso!

ARAL Desporto

Jiu­Jitsu na Alta de Lisboa

E o que é uma Cicloficina? É simples, é um local ondevoluntários dão uma mãozinha para ajudar a reparar pequenosproblemas em bicicletas de moradores, vizinhos e amigos. Senecessita de afinar mudanças ou travões, encher pneus, ououtras pequenas reparações nós temos ferramentas e mãosvoluntárias para o ajudar. Basta aparecer e trazer a suabicicleta, só não fornecemos peças!

Se por outro lado, tem jeito para estas pequenasreparações, pode dar-nos uma ajuda, voluntáriossão sempre bem-vindos!

Para além de um momento de reparação e manutenção esteé também um momento de convívio para quem partilhainteresse pelas bicicletas.

Page 9: Boletim ARAL Julho 2014

Novos Equipamentos

8Boletim ARAL

Na ARAL o Desporto é verde

A nossa equipa de Basquetebol já tem equipamentos!

Através de uma parceria entre a FederaçãoPortuguesa de Rugby e a Caixa Geral de Depósitoso Rugby na Alta de Lisboa foi brindado comnovas camisolas de jogo.

Os equipamentos para os nossos atletas sub8,sub10, sub12 e sub14 reforçam o sentimento deidentidade do clube e a imagem do projeto.

Que os novos "kits" tragam muito sucesso a estesjovens campeões!

A Secção de Basquetebol da ARAL continua o seu processo decrescimento. Na passada semana recebemos um fortecontributo da Junta de Freguesia do Lumiar através a entregade equipamentos às nossas equipas de “Minis”. Consideramoseste um momento charneira no nosso desenvolvimento, já queo espírito de equipa e o sentimento de pertença serãoreforçados.

Obrigado pelo envolvimento da Junta de Freguesia do Lumiarao longo dos nossos quase 4 anos de actividade, umenvolvimento que tem permitido que jovens dos 5 aos 12 anoscresçam de forma saudável e ativa.

Na génese deste projeto encontra-se a necessidade deocupação dos tempos livres das crianças e jovens do território,a implementação de uma nova modalidade da zona, osurgimento de novos valores no desporto e também avalorização do desporto e dos seus ensinamentos. Queremosque todos tenham oportunidade de praticar desporto.

Rugby na Alta de Lisboa renova camisolas de jogo

Page 10: Boletim ARAL Julho 2014

ARAL nas Escolas

9

Com o aproximar do fecho do ano letivo escolar é altura de fazer uma retrospetiva daquele que foi o nossocontributo enquanto parceiros do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar.Mantivemos a parceria no que toca à realização de atividades concretas da associação, como sãoexemplos o Rugby, o Basquetebol e o Bairro de Letras, e por outro lado passamos a estar presentes nasreuniões de parceiros onde contribuímos para o dia-a-dia da escola e participamos em diversos momentoschave como “O dia da Não Violência”, “O Dia da Escola”, “Comemoração dos 40 anos do 25 de Abril” e a“Dia aberto à Orientação Vocacional”.Foi um verdadeiro prazer partilhar momentos com esta comunidade escolar, fazer mais e melhor para verestas crianças/jovens a sorrir é um dos nossos objetivos. O nosso muito obrigada por esta oportunidade!

Boletim ARAL

Agrupamento do Alto do LumiarParceria com Agrupamento de Escolas

Pela primeira vez a ARAL promoveu um interturmas no território da Alta de Lisboa, uma conquista querepresenta muito para a evolução do nosso projeto desportivo. A Escola Pintor Almada Negreirosmostrou-se interessada em promover uma atividade conjunta de Rugby e decidimos organizar umperíodo inteiro de aulas de rugby na Escola.

A entrada do Rugby na Alta de Lisboa no Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreirosrepresentou uma enchente do Complexo Desportivo do Alto do Lumiar. Graças à persistência e apoiodo Professor da disciplina de Educação Física Ricardo Godinho foi lecionada a modalidade de Rugbyna Escola. Durante todo o 3º período as turmas do 5º ano desta escola puderam tomar contacto comuma modalidade diferente que promove o espírito de grupo e o auto-controlo. Este módulo de aulas derugby culminou com um interturmas que envolveu cerca de 50 alunos no nossos espaço de treinos.Nesta manhã divertida ainda houve tempo para todos os alunos conhecerem a nossa Sala de Estudo!

Agrup. Pintor Almada NegreirosInterturmas de Rugby na Escola Pintor Almada Negreiros

Page 11: Boletim ARAL Julho 2014

Estágios na ARAL

A ARAL recebeu, durante o mês de Maio e início deJunho, dois estagiários no âmbito do Projeto Leonardoda Vinci, ao abrigo do Lifelong Learning Programme, porintermédio do nosso parceiro habitual, o Agrupamentode Escolas do Alto do Lumiar.

A Ascención e o Juan, provenientes do IESAlquipir, tiveram a oportunidade de acompanhar asinúmeras atividades que a nossa associaçãodesenvolve no terreno, bem como realizar algumastarefas de âmbito mais administrativo.

Boletim ARAL

Vários estágios durante o ano!ARAL acolhe estagiários Programa Leonardo da Vinci

Chegou ao final mais um ano de parceria entre o Colégio S.João de Brito e o Projeto Rugby na Alta de Lisboa.

Pela segunda época desportiva consecutiva recebemosváriosalunos voluntários deste colégio situado no nosso território.Como sempre o saldo desta parceria foi muito positivo paraambas as instituições... para o próximo ano as nossas portasestão abertas a todos os alunos que queiram dar o seucontributo.

Obrigado Joana Gomes!

S. João de Brito promove mais um ano de voluntariado

Pelo 5º ano consecutivo a ARAL acolheu estagiários do Curso Tecnológico de Apoio à Gestão Desportivada Escola Secundária do Lumiar. Esta época os dois estagiários que trabalharam directamente com anossa Associação tomaram contacto com inúmeras atividades e tarefas. Passando pela Sala de Apoio aoEstudo, Treinos e Torneio de Rugby, Treinos de Basquetebol e algumas tarefas administrativas. A ARALorgulha-se de manter esta parceria para o ano letivo 2014-2015!

Alunos da Secundária do Lumiar dão o seu contributo

Foi sem dúvida uma nova nova experiência, não somente para eles que conheceram um país e realidadediferentes, mas também para nós, que nos estreamos no acolhimento deste tipo de estágios internacionais.Foi uma ótima experiência, a qual queremos sem sombra de dúvida repetir.

10

Page 12: Boletim ARAL Julho 2014

Estágios na ARAL

Durante este ano letivo, no âmbito do projeto Rugby na Altade Lisboa, foram desenvolvidas várias atividades que aliaramà componente Desportiva uma vertente Psicopedagógica.Num contexto educacional e de forma lúdica, as atividadesocorreram na sala de apoio ao estudo, ao ar livre, na escola,nos treinos desportivos e em convívios/torneios.

Para nós, o Rugby é uma escola de vida, na qual sãotransmitidas não apenas as técnicas e as tácticas, mastambém os valores pessoais e sociais indispensáveis àformação dos nossos atletas. Assim, aliámos as váriascomponentes exercitando a mente e praticando desporto.

Boletim ARAL

Abrimos a Psicologia à ComunidadeBalanço de Atividades da Sala de Estudo do Rugby

treinadores e oito voluntários.

O trabalho desenvolvido neste projeto apresentou muitos resultados. Uns são visíveis, outros nem tanto,uns são quantificáveis ou qualificáveis, outros são materiais ou imateriais... Destacamos a evolução muitopositiva de todos os atletas, quer ao nível das competências pessoais (motoras, cognitivas, emocionais esociais) como das desportivas, e o facto de a grande maioria dos nossos atletas ter atingido o sucessoescolar.

A todos, os nossos parabéns! Contamos convosco na próxima época!

Pela sala de apoio ao estudo passaram mais de 73 crianças eadolescentes, que foram acompanhados por uma equipa de trabalhocomposta dois psicólogos em estágio curricular, Semião Contente,mestrando em Psicologia da Educação e da Orientação, e FilipaGagueija, mestranda em Psicologia Social e Comunitária, por umapsicóloga coordenadora Bárbara Oliveira, um coordenador desportivo,Afonso Nogueira, três treinadores e oito voluntários.

As várias atividades tiveram como objetivo estimular e ativarcompetências, criar e aproveitar recursos e/ou energias, construir edesenvolver, potenciar e praticar! Durante oito sábados teve lugar oWorkshop S.O.S. Estudo, onde os participantes tiveram aoportunidade de ganhar autonomia sobre o seu estudo académico eaprender a aprender. Pudemos testemunhar vários sucessos, realizarvários trabalhos, descobrir novos saberes e habilidades, desfrutar devários convívios, treinos, jogos, atividades, dinâmicas de grupo, etc...

11

Page 13: Boletim ARAL Julho 2014

Onde Moramos...

12

Depois da proposta de construção de um ComplexoMunicipal de Rugby na Alta de Lisboa ter vencido oOrçamento Participativode 2010 da Câmara Municipalde Lisboa fizemos um esforço para reforçar asatividades de rugby , prova disso é a criação e evoluçãoRugby na Alta de Lisboa. Desde então que temosassistido a sucessivos avanços e recuos por parte daCML.

Boletim ARAL

Campo Municipal de RugbyContinuamos à espera...

A Câmara de Lisboa transferiu a gestão de inúmerosequipamentos municipais para as sete freguesias da cidade, noâmbito da reforma administrativa. No entanto, no que ao nossoterritório diz respeito, a gestão da Pista Moniz Pereira(vulgarmente conhecida como Pista Azul) e o ComplexoDesportivo do Alto do Lumiar irá continuar a cargo da CMLdado serem instalações desportivas de grandes dimensões.

Complexo e Pista mantêm gestãoPista Moniz Pereira e Complexo Desportivo sob alçada da CML

A ARAL (Associação de Residentes do Alto do Lumiar) interpelou a CML na última Discussão Pública daProposta de Alteração do PUAL (Plano de Urbanização do Alto do Lumiar), realizada a 20 de Maio de2013, relembrando que a proposta de “Criação de um Campo de Rugby Municipal na Cidade de Lisboa”indicava inequivocamente a Alta de Lisboa como local de implementação dos campos. Houve por parteda CML uma resposta favorável à nossa participação, pelo que aguardamos com expetativa todos osdesenvolvimentos.

Abriu no mês de Maio uma nova artéria do Eixo Central com o propósito deo ligar à Avenida David Mourão Ferreira ao Eixo Central, facilitando oacesso ao Bairro da Cruz Vermelha e à Rua José Cardoso Pires, onde sisitua a Escola Padre Manuel Rocha e Melo. Para além de demorada, estafoi mais uma obra que veio melhor a circulação na Alta de Lisboa, tornandoeste local mais acessível a todos e com melhores condições paratransportes e peões.

Eixo CentralAbertura de nova artéria

Page 14: Boletim ARAL Julho 2014

Próximas Atividades

13

As férias de verão já começaram e a ARAL preparou um semana cheia de adrenalina e muita diversão… OCampo de Férias 2014 está a chegar, de 9 a 17 de Agosto na Serra da Lousã!

Será uma semana bem diferente e repleta de animação… música, dança, desporto, aventura, natureza emuitos banhos!

As vagas são limitadas, por isso está na hora de fazer a reserva… para mais informações utilize osnossos contatos ou dirija-se à nossa sede.

Boletim ARAL

Campo de Férias Artístico-DesportivoA não perder... Inscreve-te já!