boletim ana edição 29 juventude agosto de 2014

2
29 0 x Boletim Violência Ano II - Nº 29 - de 2014 Agosto 1 JUVENTUDE Fique por dentro Giro DE NOTÍCIAS Dia 12 de agosto é comemorando o dia da juventude. Esta data surge a partir de uma conferência realizada pela ONU em agosto de 1999, em Lisboa, com ministros responsáveis pela pasta juventude em vários países. No Brasil só foi vigorada em 2002 pelo decreto 10.515, e são considerados jovens pessoas entre 15 e 29 anos de idade, segundo o Estatuto da Juventude Lei nº 12.852/2013. A data objetiva dar visibilidade aos problemas enfrentados pelas juventudes. Jovens são considerados por boa parte da população como problema, sendo sempre responsabilizados pelas questões socioeconômicas e culturais existentes. A sociedade não está estruturada para enfrentar as desigualdades geracionais, desta forma é colocado para o/a jovens o estigma da irresponsabilidade, descaso e causa de problemas. Em meio a isso, nessa fase, acontecem muitas mudanças na vida que nem sempre são consideradas. Inicia-se o processo de transição da adolescência para a juventude, exigindo desses sujeitos novas posturas no mundo, que muitas vezes não querem e não foram preparados para assumir. Assim instala-se os conflitos intergeracionais, identitários e sociais. Além de tudo isso a generalização da identidade "juventude" nega ou ao menos invisibiliza as diversidades juvenis (negros/as, LGBT'S, indígenas, quilombola, rurais, etc.), que não são reconhecidas dado um modelo hegemônico (brancos, classe média, héteros...) que dita moda, comportamentos e que são sempre aceitos pela sociedade. Aos demais jovens resta o lugar nas estatísticas apontando-os como problemas sociais, e nunca sendo visto como sujeitos de direitos e de transformação, o que efetivamente são. Um dia para lembrar a juventude enuncia o ano inteiro para não esquecer que desenvolvimento implica investimento e que além de ser vistos como "o futuro" os jovens precisam ter um presente garantido e sua existência respeitada! o que isso representa? Campanha ANA no interior de Minas Nos dias 25 e 26 de agosto a equipe da Campanha ANA esteve presente no 3° encontro do projeto “Violência Sexual Não” em Capelinha / MG. A Campanha foi apresentada para 22 municípios do semiárido Mineiro, além de debater com adolescentes e profissionais a violência sexual, defesa de direitos e autoproteção. Para saber mais acesse o link: http://zip.net/bmpd1V Galera, vocês tão ligado que juventude também tem estatuto?!! Pois é, O Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013), determina quais são os direitos dos jovens a serem garantidos e promovidos pelo Estado brasileiro. Após quase dez anos de tramitação e muita mobilização social, a lei foi aprovada em julho de 2013 pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto do mesmo ano. O Estatuto entrou em vigência a partir do dia 2 de fevereiro de 2014.

Upload: ana-alianca

Post on 02-Apr-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim informativo da Campanha ANA: n° 29 - Juventude o que isso representa - ANA no interior de Minas - Estatuto da Juventude -Conhecendo uma Rede: (CONJUVE) - Oficina em Brasilia - Instagram da ANA.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim ana edição 29 juventude agosto de 2014

29 0x

Boletim

Violência

Ano II - Nº 29 - de 2014Agosto

1

JUVENTUDE

Fiquepor

dentro

GiroDE NOTÍCIAS

Dia 12 de agosto é comemorando o dia da juventude. Esta data surge a partir de uma conferência realizada pela ONU em agosto de 1999, em Lisboa, com ministros responsáveis pela pasta juventude em vários países. No Brasil só foi vigorada em 2002 pelo decreto 10.515, e são c o n s i d e r a d o s j o v e n s pessoas entre 15 e 29 anos de idade, segundo o Estatuto da Juventude Lei nº 12.852/2013. A data objetiva dar visibilidade aos problemas enfrentados pelas juventudes.

Jovens são considerados por boa parte da população como problema, sendo sempre responsabilizados p e l a s q u e s t õ e s socioeconômicas e culturais existentes. A sociedade não está estruturada para enfrentar as desigualdades geracionais, desta forma é colocado para o/a jovens o e s t i g m a d a irresponsabilidade, descaso e causa de problemas.

Em meio a isso, nessa fase, a c o n t e c e m m u i t a s mudanças na vida que nem sempre são consideradas. Inicia-se o processo de transição da adolescência

para a juventude, exigindo desses sujei tos novas posturas no mundo, que muitas vezes não querem e não foram preparados para assumir. Assim instala-se os conflitos intergeracionais, identitários e sociais.

Além de tudo isso a g e n e r a l i z a ç ã o d a identidade "juventude" nega ou ao menos invisibiliza as d i v e r s i d a d e s j u v e n i s ( n e g r o s / a s , L G B T ' S , indígenas, quilombola, rurais, etc.), que não são reconhecidas dado um m o d e l o h e g e m ô n i c o (brancos, classe média, héteros...) que dita moda, comportamentos e que são sempre ace i t o s pe la sociedade. Aos demais jovens resta o lugar nas estatísticas apontando-os como problemas sociais, e nunca sendo visto como sujeitos de direitos e de transformação, o que efetivamente são.

Um dia para lembrar a juventude enuncia o ano inteiro para não esquecer que desenvo l v imen to implica investimento e que além de ser vistos como "o futuro" os jovens precisam ter um presente garantido e sua existência respeitada!

o que isso representa?

Campanha ANA no interior de Minas

Nos dias 25 e 26 de agosto a equipe da Campanha ANA esteve presente no 3° encontro do projeto “Violência Sexual Não” em Capelinha / MG. A Campanha foi apresentada para 22 municípios do semiárido Mineiro, além de debater com adolescentes e profissionais a violência sexual, defesa de direitos e autoproteção. Para saber mais acesse o link: http://zip.net/bmpd1V

Galera, vocês tão ligado que juventude também tem estatuto?!! Pois é, O Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013), determina quais são os direitos dos jovens a serem garantidos e promovidos pelo Estado brasileiro. Após quase dez anos de tramitação e muita mobilização social, a lei foi aprovada em julho de 2013 pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto do mesmo ano. O Estatuto entrou em vigência a partir do dia 2 de fevereiro de 2014.

Page 2: Boletim ana edição 29 juventude agosto de 2014

Ana faz homenagem

ao dia do amigo

Encontro Violência Sexual Não - Minas

Dia da Mulher Negra.Foto do Bloco das Pretas

Encontro Violência Sexual Não - Minas Gerais

Instagram�da�ANA

Realização Apoio Parceria

Brasil

Galera, esse mês a Campanha ANA, realiza dias

28 e 29 em Brasília uma oficina de construção de metodologias em

participação juvenil e webativismo. A ideia é trocar experiências e metodologias

de trabalho de participação de adolescentes e jovens no enfrentamento a

violência sexual na web. O conteúdo produzido será utilizado na construção do caderno pedagógico da nossa formação a

ser realizado com 40 jovens de todo o país em 2015.

2

Conhecendo a Rede

Envie�suas�fotos�para�o�Boletim�da�Campanha�ANA

Para enviar as fotos é simples. Basta marcar a Campanha ANA

nas suas fotos com a frase #ANA_INSTAGRAM com uma

pequena legenda que iremos publicar em nossas redes e no

Boletim mensal da campanha.

Para�seguir�o�perfil�da�ANA�Acesse:��http://instagram.com/anamovimento

Acompanhe e compartilhe a Campanha ANA em nossas redes sociais

[email protected]

O Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) foi criado em 2005, como instância consultiva e intergeracional. Sua importância está relacionada à construção de um canal de comunicação entre as juventudes e os responsáveis pela elaboração e execução das políticas públicas voltadas para esta população. Atua a partir de comissões (de caráter permanente) e grupos de trabalho (estruturados de acordo com demandas específicas, com tempo de te rminado ) . En t re s va r ia s competências do CONJUVE, destacamos duas bastante importantes: Propor estratégias de acompanhamento e avaliação da Política Nacional de Juventude e apresentar propostas de políticas públicas que visem assegurar e ampliar os direitos da juventude.

Gostou? Leia mais aqui:http://www.juventude.gov.br/conjuve/guia-de-conselhos-de-juventude/os-conselhos-de-juventude-no-brasil