boletim alimentação fora do lar - bibliotecas.sebrae.com.br · boletim alimentação fora do lar...

4
Boletim Alimentação fora do lar Disponívelemfreepik.com.bracessoem5/06/2016 Edição n°4 Out/16 Food Experience Desde a década de 80, a gastronomia tem passado por uma verdadeira revolução no Brasil. As lembranças de um cenário estagnado, em que os restaurantes pareciam ter um tom cinza uniforme e onde os pratos regionais e pobres receitas estrangeiras dominavam o ambiente, foram deixadas para trás com a chegada de um ambiente revolucionário com um leque de ofertas que contempla significava parcela da culinária mundial. No mundo da gastronomia, os dias atuais são caracterizados por tendências e conquistas dificilmente imagináveis anos atrás. Essa revolução deveu-se à mudança de comportamento dos consumidores que ficaram mais exigentes quanto ao que será posto à mesa. Para atendimento às exigências desse novo po de consumidor, os principais restaurantes demandam, cada vez mais, profissionais com formação acadêmica específica, adquirida no exterior e no próprio País. 1 Porém, as mudanças não param por aí quando se trata do comportamento dos consumidores, razão pela qual os restaurantes também mudaram, não apenas na comida e no visual, mas também e principalmente por meio da incorporação de fatores que levem o cliente ao aproveitamento máximo do conjunto do ambiente, da atmosfera interior e de todas as sensações que enriqueçam o simples ato de cozinhar e degustar.

Upload: others

Post on 20-Oct-2019

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Alimentação fora do lar - bibliotecas.sebrae.com.br · Boletim Alimentação fora do lar Disponível em freepik.com.br acesso em 5/06/2016 Edição n°4 Out/16 Food Experience

BoletimAlimentação fora do lar

Disponível em freepik.com.br acesso em 5/06/2016

Edição n°4 Out/16

Food ExperienceDesde a década de 80, a gastronomia tem passado por uma verdadeira revolução no Brasil. As lembranças de um cenário estagnado, em que os restaurantes pareciam ter um tom cinza uniforme e onde os pratos regionais e pobres receitas estrangeiras dominavam o ambiente, foram deixadas para trás com a chegada de um ambiente revolucionário com um leque de ofertas que contempla significativa parcela da culinária mundial. No mundo da gastronomia, os dias atuais são caracterizados por tendências e conquistas dificilmente imagináveis anos atrás. Essa revolução deveu-se à mudança de comportamento dos consumidores que ficaram mais exigentes quanto ao que será posto à mesa. Para atendimento às exigências desse novo tipo de consumidor, os principais restaurantes demandam, cada vez mais, profissionais com formação acadêmica específica, adquirida no exterior e no próprio País.

1

Porém, as mudanças não param por aí quando se trata do comportamento dos consumidores, razão pela qual os restaurantes também mudaram, não apenas na comida e no visual, mas também e principalmente por meio da incorporação de fatores que levem o cliente ao aproveitamento máximo do conjunto do ambiente, da atmosfera interior e de todas as sensações que enriqueçam o simples ato de cozinhar e degustar.

Page 2: Boletim Alimentação fora do lar - bibliotecas.sebrae.com.br · Boletim Alimentação fora do lar Disponível em freepik.com.br acesso em 5/06/2016 Edição n°4 Out/16 Food Experience

BOLETIM ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR Edição n°4 Out/16

2

O conceito food experience é amplo. Contempla todo o

conjunto do ambiente, desde a cozinha à sala, a atmosfera

construída para deleite dos comensais e todas as

sensações que acompanham a comida numa experiência

gastronômica.

A valorização da experiência gastronômica do consumidor

por meio do fortalecimento da cadeia de valor e das empresas territorialmente organizadas.

Essa nova experiência atua sobre três pilares focais:

• Slow Food – busca a valorização da gastronomia por

meio do aprimoramento da cadeia de valor, desde a origem do alimento até o momento de

servi-lo à mesa.

• Polos Gastronômicos – compostos por grupos de empresas territorialmente

organizadas de forma a incrementar a competitividade

dos negócios.

• Outras Ações – são práticas relacionadas à experiência gastronômica com base em

conceitos de sustentabilidade, inovação, tecnologia e novos

modelos de negócios.

2

O que ?Qual o

objetivo?Qual o foco?

Page 3: Boletim Alimentação fora do lar - bibliotecas.sebrae.com.br · Boletim Alimentação fora do lar Disponível em freepik.com.br acesso em 5/06/2016 Edição n°4 Out/16 Food Experience

BOLETIM ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR Edição n°4 Out/16

3

É preciso oferecer ao cliente uma experiência marcante, explorando os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), de forma que toda vez toda vez que o cliente pensar na marca, faça uma associação ime-diata com aquela boa experiência.

Oportunidades para Micro e Pequenas empresas

Experiência do cliente na prática

Planeje os detalhes.

Programe-se financeiramente.

Busque sempre a excelência no atendimento.

Esteja pronto para atender a demanda.

Aquisição de vantagem competitiva.

Empoderamento e governança corporativa que levam à melhoria

na segurança e infraestrutura.

Negociação coletiva com aumento do poder de barganha

junto aos fornecedores.

Aumento da carteira de clientes em razão da ocupação de

espaços públicos em eventos.

Fortalecimento da cultura

gastronômica local.

Consolidação do turismo local com o aumento no consumo e

na qualidade dos serviços.

Geração de valor agregado decorrente do incentivo à

experimentação gastronômica.

Geração de valor agregado decorrente

do incentivo à experimentação gastronômica.

• Alimento de qualidade, limpo e a preço justo.• Geração e atendimento a novas demandas do mercado.• Desenvolvimento de tecnologias com aumento da produtividade e competitividade.• Criação de novos modelos de negócios.

Page 4: Boletim Alimentação fora do lar - bibliotecas.sebrae.com.br · Boletim Alimentação fora do lar Disponível em freepik.com.br acesso em 5/06/2016 Edição n°4 Out/16 Food Experience

BOLETIM ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR Edição n°4 Out/16

Boletim de inteligênciaAlimentação Fora do lar

Edição n°4 - out/16

Unidade de Acesso a Mercados Gerente: Renata MalheirosGerente Adjunta: Patrícia MayanaConteudista: Weverton LeiteDiagramação: Gabriel de Jesus

Unidade de Atendimento Setorial e Serviços Gerente: André SpínolaConteudista: Manoela Cordeiro Alexandre

Planeje os detalhesÉ preciso que haja uma imersão o mais profunda possível do cliente nessa experiência. Nesse contexto, cada detalhe deve ser milimetricamente pensado, desde a ambientação até os aromas do local, de forma que esse conjunto de ações seja visto como um diferencial competitivo da empresa observado pelos clientes, em relação à concorrência.

Programe-se financeiramentePara agregar valor ao produto ou serviço é preciso lidar com expectativas e experiências. O cliente tem expectativas que, na maioria das vezes, não sabe expressar com palavras, até que alguém entenda esse desejo e o satisfaça. Para isso é preciso que o empreendedor faça investimentos, tais como: aquisição de matérias-primas de melhor qualidade para elaboração dos pratos e customização do ambiente (mo-biliário, iluminação, decoração, etc.). Em contra partida, o retorno financeiro virá por meio da expansão da rede de clientes, atraídos pela propagação da experiência exitosa dos usuários que já se constituíram em clientes assíduos da empresa.

Excelência no atendimentoO cliente deve ser conduzido à percepção que ele não é apenas uma peça importante para a empresa, mas sim uma parte fundamental para realização daquela proposta. Cada vez mais, o consumidor tem buscado por empresas as quais, mais do que entregar um produto ou serviço, saibam como entrega-lo! Para isso é importante que o empresário pense primeiramente como se fosse o consumidor do seu produto ou serviço.

Esteja pronto para atender a demandaA cultura da boa gestão de estoque é parte fundamental nesse processo. A empresa deve estar apta para atender às demandas extras. Exemplo: customização de determinado prato, substituindo algum ingrediente em razão do cliente ser alérgico. São ações simples, mas que podem ser decisivas para conquista do seu público alvo.

Acesse à biblioteca virtual do Sebrae e obtenha mais informações sobre o segmento de Alimentação Fora do Lar.