boletim agosto 2011

17
Consórcio: Financiamento: Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

Upload: aventura-escolhas

Post on 22-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim Digital do Projecto @ventura de Agosto de 2011

TRANSCRIPT

Consórcio: Financiamento:

Agrupamento de Escolas

José Belchior Viegas

2

Festa Intercultural no Estabelecimento Prisional de Faro

No passado dia 1 de Julho de 2011, o grupo Jeová Shammãh e oRustam (dançarino de break dance) participaram na FestaIntercultural no Estabelecimento Prisional de Faro pela Filipa Biel e aAna Rodrigues do @ventura, a convite do Grupo de Ajuda aToxicodependentes (GATO) de Faro.Os nossos @ventureiros encontravam-se um pouco nervosos. Era aprimeira vez que estavam numa prisão para participarem com assuas actuações artísticas.O nosso grupo cigano iniciou a actuação e a reacção dos reclusos foibastante positiva. Gostaram bastante do que ouviram e aplaudiramcom muito entusiasmo os nossos artistas. Logo a seguir o Rustampôs ao rubro todos os participantes com as suas coreografias debreak dance.Ficou a promessa de voltarmos, desta vez com a realização de umworkshop permitindo uma maior participação dos reclusos doEstabelecimento Prisional de Faro.

Orçamento Participativo Crianças e Jovens 2011

3

Crianças e Jovens apresentam propostas para o concelho

As crianças e jovens das turmas do 8º ano de São Brás de Alportelreuniram-se, no passado dia 14 de Junho, com o autarca do concelho eseus vereadores numa Assembleia Pública para apresentarem aspropostas realizadas para São Brás de Alportel, no âmbito do OrçamentoParticipativo Crianças e Jovens (OPCJ) 2011.Os delegados do OPCJ expuseram as suas propostas, fruto do trabalhode um ano lectivo, ilustrando-as com fotografias tiradas nos locais emque se propõe a intervenção autárquica. Refira-se que muitas dasintervenções prendiam-se com a melhoria de acessibilidades parapessoas com mobilidade reduzida.

Concluído esse momento, o Sr. Presidente da Câmara devolveu aosalunos a perspectiva da autarquia quanto às respectivas intervenções.Ainda em resposta às propostas relativas à melhoria de acessibilidades, oautarca adiantou que foi aprovada uma candidatura ao Programa“Rampa”, o que permitirá, a longo prazo, executar algumas dessaspropostas.O Orçamento Participativo Crianças e Jovens de São Brás de Alportel temum carácter consultivo. O planeamento e dinamização do OPCJestiveram a cargo do Projecto @ventura e da Associação In Loco,entidade promotora e gestora do projecto.

4

Uma @ventura pela Aldeia Rebolense

Olá eu sou a Bia, uma das felizes contempladas para passar umasemana na Aldeia Escolhas em Relva da Reboleira.Esta foi uma iniciativa do Programa Escolhas e que se realizouentre os dias 25 a 31 de Julho.Fui convidada pelo projecto @ventura, localizado em São Brás deAlportel, para participar nesta actividade.Tudo começou com muita adrenalina, curiosidade e expectativada minha parte pois eu não fazia a mínima ideia do que se iriapassar.As actividades foram bastante diversas como: fazer pão, Peddy-Papers, fazer ski, trabalho comunitário numa escola e numespaço degradado junto de uma urbanização, apresentações dedanças, de canto ou mesmo de teatro, actividade astronómica evisita ao Centro de cães da Serra da Estrela.Aprendi que uma equipa deve estar sempre unida pois sem uniãonão é possível fazer quase nada.Foi uma escolha bastante positiva, adorei lá ter estado.Fiz grandes amizades e fizemos muitas brincadeiras emaluqueiras todos juntos.Esta semana ficou marcada para sempre nas nossas vidas e foisem dúvida uma das mais importantes não só para mim mascomo para todos os outros. Nunca nos iremos esquecer dosmomentos bons que passamos todos juntos no meio de tantaanimação e alegria.

5

Os monitores não podiam ter sido melhores pois ajudaram-nos emtudo o que foi possível e impossível.Depois de um dia cansativo era sempre espectacular acordar demanhãzinha com a rádio Tecelina sempre com música muito fixe.À noite depois de todas as actividades a minha equipa reunia-separa fazermos uma reflexão de como tinha corrido o dia, o quepodia ter corrido melhor, ou então coisas a melhorar.Fomos também a Espanha, onde fizemos umas máscaras em CiudadRodrigo, destinadas a enfeitar uma praça durante um festivaldedicado ao teatro.Foi muito triste quando tivemos de ir embora, a semana passoumuito rápido, mas mesmo assim já todos tínhamos criado laços deamizade bastante fortes pelo que foi muito difícil despedirmo-nosuns dos outros.

Adriana Beatriz Nunes Simões

6

Uma @ventura Culinária

No dia 29 de Julho de 2011, no OTL do projecto @ventura, o grupochegou à Associação In Loco para uma aventura culinária.Cada um trouxe comida para partilhar na hora do almoço. Depois dearrumarmos tudo o que trouxemos, pusemos mãos à obra e iniciamos a@ventura. Começámos por preparar a massa dos bolinhos de manteiga.De seguida cada um de nós mexeu um bocadinho a massa para ela irficando espessa. Pegámos na massa dos bolinhos e demos forma ànossa imaginação e…. forno!.Pusemos a mesa com toda a comida e mais umas pizzas quepreparamos. Depois do almoço cortamos as bananas ao meio, pusemosa canela nas bananas, fritamos as bananas e deixamo-las a arrefecer.Em seguida fizemos os crepes. Entretanto….chega o chefe de cozinhachamado Paul, que é o pai de duas meninas do projecto @venturachamadas Eisha e Poppy.O chefe começou a cortar os vegetais na forma de juliet, e pediu anossa ajuda, então fomos tirar as cabeças dos camarões, ajudamos afazer o risoto e ele fritou o bacon. No entanto, a Poppy ao passar obacon ao chefe, upss….deixou cair no chão e o Mantorras (o cão da InLoco) comeu.No final provámos o risoto e estava maravilhoso. Logo de seguidacozemos os vegetais, fritámos os camarões e juntámos tudo no wock.De seguida posemos o molho agri doce no wock e assim acabamos defazer o segundo prato.Para sobremesa, enrolámos as bananas nos crepes e levamos para casaos biscoitos divertidos. E foi assim o nosso dia de workshop de culinária.

Pedro, Hélder, Eisha, Poppy, Beatriz, David, Bianca, Lara, Rita, Hugo, André, Cláudia,James, Mathew.

7

Acampamento @ventura 2011

De dia 18 a 21 de Julho o @ventura realizou “O Acampamento @venturasCom Escolhas”, integrado no âmbito das comemorações dos 10 anos doPrograma Escolhas.Partimos para o parque de campismo de Olhão no dia 18, na companhiada Filipa Biel, Ana Sousa e da Ana Rodrigues. Éramos sete! Adriana,David, Poppy, Lara, Hélder, Bianca e Rita. E como não poderia faltar, oLucão também lá estava para mais uma @ventura.No primeiro dia, assim que chegámos ao parque, elaborámos grupos detrabalho para a execução de tarefas ao longo da nossa estadia emontámos as tendas. Foi uma tarefa dura pois não era do agrado dasmeninas. Depois, e para nos conhecermos todos um pouco mais, fizemosalguns jogos tradicionais o que nos deixou esfomeados para um belo pic-nic, recheado de iguarias trazidas pelos nossos pais. O mais aborrecido foitermos que lavar a loiça. Para a Lara e para a Rita foi a primeira vez.Talvez por isso a tivessem lavado no lavatório onde lavamos a cara, asmãos e os dentes! Mas aprenderam a lição e lá foram lavar tudo outravez!

8

No dia seguinte, acordámos às 6h damanhã com a tosse falsa do chato doDavid. Rapidamente todo o grupo estava apé. Achamos até que quase todo o parqueacordou com as suas gargalhadas.Tomámos o pequeno-almoço edistribuímos as tarefas diárias pelo grupo.Depois lá partimos finalmente para um diade piscina, com muito sol, muitosmergulhos e chapões e muito protectorsolar.A manhã seguinte foi uma correria até àEcoteca. Realizámos vários jogosinteressantes depois de uma breveexplicação sobre o Chalé João Lúcio, ondehoje em dia são as instalações da Ecoteca.A Fátima foi a nossa guia durante a visita edinamizou alguns jogos, entre eles osupermercado biológico, que pretendeuensinar-nos a importância dos alimentosbiológicos e as suas características. Depoiselaborámos um forno solar que cozeu asnossas pizzas do almoço e uns belosbolinhos de alfarroba.

9

Depois do repasto fizemos um peddy papper submetido à temática 10Anos Escolhas e aos 10 anos do Programa Escolhas.Seguidamente todos a banhos para jantar!.Depois da sardinhada, acompanhada pela tradicional salada montanheirae pão de trigo alentejano visualizámos o vídeo do último ano de@venturas em São Brás de Alportel. Houve ainda tempo para um pezinhoda dança e lá fomos nós para o baile! Foi divertido!.Para nos despedirmos do nosso acampamento logo muito cedoarrumámos as nossas trouxas e fugimos para a piscina onde realizámosvários jogos e aproveitámos para fazer a avaliação da actividade. Tudobom! Quando há mais?Foi uma excelente experiência, aprendemos muitas coisas, por exemplo, osal é limpo com cal e fica branquinho, branquinho...E queremos mais!.

10

OTL Verão 2011

He he he ….estamos a gostar muito do nosso Verão nos OTL´s do@ventura. No espaço jovem temos passado momentos muitodivertidos. Numa das semanas foi-nos proposto uma peça de teatro edesde então temos ensaiado arduamente para depois a podermosapresentar em público. Intercalado a este desafio fizemos um jogo deBowling, cada um levou uma garrafa de 1,5L vazia pintou a seu gosto,identificou com um número e Play! Iniciamos o jogo. Também criámosporta lápis divertidos, puzzles, marcadores de livros, participamos emjogos em rede, jogos de mesa, jogos de rua (ex: macaquinho do chinês).Fizemos ainda algumas decorações para o espaço jovem recorrendo avários tipos de materiais, criámos cartazes da amizade, pintámoscabaças, construímos objectos em massa de moldar e pintámos à nossamaneira.

11

Ha ha! E não ficou por aqui a nossa participação, pois fomos às piscinasonde brincámos à grande com corridas dentro de água, ao atira atira emolha, procura no fundo e adivinha o que é, jogámos às cartas,contámos histórias, dê-mos risadas e muitas outras diversões. Fomostambém à Fonte Férrea onde fizemos jogos super divertidos, como a“Caça ao Tesouro” construída por cada uma das equipas. Jogámos àsescondidas, corrente eléctrica, polícia e ladrões, andámos de bicicleta,jogámos futebol, jogámos ao mata, entre outras e além dissopartilhámos a comida que cada um trouxe e assim deu para comermosmuito bem e com bastante variedade.E é desta maneira que temos vivido as nossas férias de Verão, se estáscom pena de não participar, vem ter connosco pois ainda temosbastantes actividades até ao final das férias.

Uuuuppiii!!!

12

Região em FOCO

Os Açores

Os Açores, são oficialmentedesignados como uma RegiãoAutónoma da República Portuguesa.Este arquipélago situa-se noAtlântico nordeste. Os Açoresintegram a União Europeia com oestatuto de região ultraperiférica doterritório da União.O arquipélago situa-se no nordestedo Oceano Atlântico entre os 36º eos 43º de latitude Norte e os 25º eos 31º de longitude Oeste. Osterritórios mais próximos são aPenínsula Ibérica, a cerca de2000 km a leste, a Madeira a1200 km a sueste, a Nova Escócia a2300 km a noroeste e a Bermuda a3500 km a sudoeste.

Açore

s Açore

sA

çores

Açore

sA

çores

Açore

sA

çores

Açore

s

13

O Grupo Oriental de ilhas que constituem o arquipélago inclui também umgrupo de rochedos e recifes oceânicos, situados a nordeste de Santa Maria,chamado ilhéus das Formigas, ou simplesmente Formigas, que em conjunto como recife do Dollabarat, constitui a Reserva Natural do Ilhéu das Formigas, um doslocais mais importantes para conservação da biosfera marinha no nordeste doAtlântico.O ponto mais alto do arquipélago situa-se na ilha do Pico - e daí o seu nome, aMontanha do Pico - com uma altitude de 2 352 m. A orografia açorianaapresenta-se muito acidentada, com linhas de relevo orientadas na direcçãoleste-oeste, coincidentes com as linhas de fractura que estão na génese das ilhas.Este arquipélago faz parte da cordilheira submarina que se estende desde aIslândia para Sul e Sudoeste, com orientação sensivelmente paralela à inflexãodas costas continentais.O clima é temperado, registando-se temperaturas médias de 13 °C no Inverno e24 °C no Verão. A Corrente do Golfo, que passa relativamente perto, mantém aságuas do mar a uma temperatura média entre os 17 °C e os 23 °C. O ar é húmidocom humidade relativa média de cerca de 75%. As ilhas são visitadas comrelativa frequência por tempestades tropicais, incluindo algumas comintensidade suficiente para serem consideradas como furacões.A origem vulcânica dos Açores tem a sua expressão máxima na ilha de SãoMiguel, no famoso Vale das Furnas e teve a sua mais recente actividade terrestreno Vulcão dos Capelinhos, na Ilha do Faial, em 1957-1958. No mar, a últimaerupção verificou-se ao largo da Serreta (ilha Terceira) em 1998-2000.

Fonte: wikipédia

O território e o Clima

Ilhéus das Formigas

Vale das FurnasMontanha do Pico

14

Açore

s Açore

sA

çores

Açore

sA

çores

Açore

sA

çores

Açore

s

Locais de interesse

Montanha do Pico Lagoa do Fogo Lagoa do Congro

Miradouro do Pico do Ferro

Lagoa das FurnasLagoa das Sete

Cidades

Fortaleza de São João Baptista

Convento da Esperança

Convento de São Francisco

Serra do CumeMiradouro do Pico

da VelhaParque Florestal

da Serreta

15

Gastronomia

Nos Açores, além de culinária tradicional levada pelos primeiros portugueses queforam habitando as várias Ilhas deste Arquipélago, há predominância de peixe emuita variedade de receitas com este produto. Isto explica-se pela tradicionalactividade piscatória dos homens açorianos. Há também os pratos denominadossegundo as festas em que tais ementas eram tradicionais e também receitas coma denominação dos locais de onde eram originárias ou tradicionais. Por exemplo:«Sopa do Espírito Santo» na Ilha Terceira e «Cozido das Furnas» de S. Miguel.

Ingredientes:Carne de vacaEntremeadaSalFrangoChouriço Chouriço mouroRepolhoCenourasBatatasBatatas docesCouve

No fundo de uma panela grande coloca-se carne de vaca com gordura e entremeada, tudo em pedaços grandes, temperados com sal. Por cima, coloca-se o frango com pele e o chouriço.Acrescenta-se bastante repolho cortado em quartos.Junte as cenouras, descascadas mas inteiras, batatas-doces descascadas e em pedaços grandes e batatas descascadas também inteiras .Por cima coloca-se o chouriço mouro enrolado em couve, para não rebentar.Tapa-se a panela e ata-se muito bem.Depois fica a cozer com o calor do vulcão durante 7 a 8 horas.

Fontes:pt.petitchef.com ; gulatuga.blogspot.com

Açore

s Açore

sA

çores

Açore

sA

çores

Açore

sA

çores

Açore

s

Cozido das Furnas

16

Observa as seguintes multiplicações:

12 345 679 x 18 = 222 222 22212 345 679 x 27 = 333 333 33312 345 679 x 54 = 666 666 666

Para obter 999 999 999 devemos multiplicar 12 345 679 porquantos?

A Água

Água é um composto químico bastante simples, formado por umátomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio. O oxigénio érepresentado por "O" e o hidrogénio por "H". A fórmula da água é,então, H2O. Vocês, provavelmente, já ouviram mas talvez nãosoubessem de onde vinha este termo.A água de rios e lagos, em lugares muito frios, só congela àsuperfície pois é a parte que está em contacto com o ar frio. Issoporque, a baixas temperaturas, a água dilata e, à medida que sesolidifica transformando-se em gelo, fica menos densa. O que émuito interessante é que o gelo à superfície dos rios e dos lagosserve como uma protecção contra o frio intenso e, mesmo que astemperaturas externas fiquem muito baixas (por exemplo, a -20°C), a água mantém-se numa temperatura de cerca de 4 °C.Isso trás duas vantagens para a manutenção da vida: primeiro,mesmo com o frio intenso, a vida aquática não desaparece noInverno rigoroso de lugares onde neva porque a água não congelatotalmente; além disso, a temperatura da água abaixo do gelo nãodiminui muito, o que ajuda a manter a actividade biológica dos riose lagos.

Fonte: www2.bioqmed.ufrj.br

Curiosidades

Desafio

17

De 9 a 16 de Agosto - Viagem à Madeira.

24 de Agosto - Workshop de Barro.

26 de Agosto - Actividades lúdicas/desportivas

nas piscinas municipais.

2 de Setembro - Visita à Fabrica da Cortiça e à

Quintinha do Peral.

6 de Agosto - Visita à Quintinha do Peral.

Agenda