boletim 07/2012

4
3 Projeto promove maior sustentabilidade no Baixo Amazonas Conjus tem projeto aprovado no Funjus Em julho de 2012 o Funjus aprovou o 'Câmara Técnicas em Ação', um projeto do Conjus que visa tratar as atividades das Câmaras Técnicas (CT) de forma que contribuam para o desenvolvimento do município de Juruti. O objetivo principal do projeto é contribuir com pequenas ações que promovam o desenvolvimento tanto da zona urbana, como rural de Juruti. As atividades propostas nas diversas temáticas pretendem envolver parte da sociedade jurutiense com o intuito de repassar informações e sensibilizá-los nos temas que serão trabalhados pelas CT's de Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Rural e Urbano, Segurança e Cidadania, Infraestrutura e Saneamento e Meio Ambiente. O projeto pretende promover atividades como: fortalecer e ampliar as ações da câmara técnica de meio ambiente; contribuir com o processo de regularização fundiária de terras em Boletim do Conselho Juruti Sustentável • Ano 02 • n° 07/2012 Juruti - Pará - Brasil Conselho Juruti Sustentável Juruti; contribuir com o andamento das ações voltadas ao desenvolvimento da educação, cultura e Turismo de Juruti; colaborar com o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, contribuir com ações que destaquem a acessibilidade e a redução do uso de drogas entre este grupo; facilitar aos produtores rurais a distribuição da produção. As ações do projeto serão iniciadas em agosto de 2012 com o aporte de aproximadamente R$ 50 mil reais solicitados ao Funjus, e a previsão é que alcance pelo menos 20 mil pessoas. O próprio Conjus será responsável pelo monitoramento das atividades, que ao concluídas será apresentado ao colegiado apontando os pontos positivos e negativos para execução de cada ação bem como os resultados obtidos, pois este projeto servirá como piloto para que nos próximos anos o Conjus apresente um Plano Orçamentário Anual. Especial Cidade de Juruti (foto: Christian Knepper 3 Ações da Carta Juruti Sustentável viram projeto 4 Prorrogado edital de parceria do Fundo Juruti Sustentável Oficina do Manual de Operação do Conjus 3 O Manual de Operação foi entregue para cada instituição que pertence ao Conjus eleito em Assembléia Geral de 2011.

Upload: isabela-carvalho

Post on 29-Mar-2016

271 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim de notícias do Conselho Juruti Sustentável

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim 07/2012

3

Projeto promove maior sustentabilidade no Baixo Amazonas

Conjus tem projeto aprovado no Funjus

Em julho de 2012 o Funjus aprovou o 'Câmara Técnicas em Ação', um projeto do Conjus que visa tratar as atividades das Câmaras Técnicas (CT) de forma que contribuam para o desenvolvimento do município de Juruti.O objetivo principal do projeto é contribuir com pequenas ações que promovam o desenvolvimento tanto da zona urbana, como rural de Juruti. As atividades propostas nas diversas temáticas pretendem envolver parte da sociedade jurutiense com o intuito de repassar informações e sensibilizá-los nos temas que serão trabalhados pelas CT's de Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Rural e Urbano, Segurança e Cidadania, Infraestrutura e Saneamento e Meio Ambiente.O projeto pretende promover atividades como: fortalecer e ampliar as ações da câmara técnica de meio ambiente; contribuir com o processo de regularização fundiária de terras em

Boletim do Conselho Juruti Sustentável • Ano 02 • n° 07/2012Juruti - Pará - Brasil

Conselho Juruti Sustentável

Juruti; contribuir com o andamento das ações voltadas ao desenvolvimento da educação, cultura e Turismo de Juruti; colaborar com o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, contribuir com ações que destaquem a acessibilidade e a redução do uso de drogas entre este grupo; facilitar aos produtores rurais a distribuição da produção.As ações do projeto serão iniciadas em agosto de 2012 com o aporte de aproximadamente R$ 50 mil reais solicitados ao Funjus, e a previsão é que alcance pelo menos 20 mil pessoas.O próprio Conjus será responsável pelo monitoramento das atividades, que ao concluídas será apresentado ao colegiado apontando os pontos positivos e negativos para execução de cada ação bem como os resultados obtidos, pois este projeto servirá como piloto para que nos próximos anos o Conjus apresente um Plano Orçamentário Anual.

Especial

Cidade de Juruti (foto: Christian Knepper

3

Ações da Carta

Juruti

Sustentável

viram projeto

4

Prorrogado

edital de parceria

do Fundo Juruti

Sustentável

Oficina do Manual de Operação do Conjus

3

O Manual de Operação foi entregue para cada instituição que pertence ao Conjus eleito em Assembléia Geral de 2011.

Page 2: Boletim 07/2012

Editorial

Com objetivo de organizar os procedimentos básicos para o Conselho Juruti Sustentável, a secretaria executiva do Conjus junto com a coordenação decidiu que era necessário elaborar um documento do conselho com informações importantes para o funcionamento do Conjus, desde o que fazer quando chega um ofício a escrever uma ata de reunião. Para que a construção do Manual de Operação fosse participativa foram realizadas duas oficinas para a elaboração do mesmo, e em uma

Oficina do Manual de Operação do Conjus

Em apoio à campanha “O Futuro que queremos” da ONU, durante a Conferência Rio+20, a CT de Meio Ambiente iniciou um trabalho de sensibilização através da realização de oficinas nas escolas de Juruti. Essa campanha é uma iniciativa que pretende dar a todos a oportunidade de compartilhar suas opiniões, visões e soluções para a construção de um futuro mais sustentável.No dia 21 de junho de 2012 foi realizada a primeira oficina na Escola Maria da Saúde Pinheiro Cunha, e novas oficinas serão realizadas a partir de agosto, integradas ao CONJUS Infanto-Juvenil.

CT Meio Ambiente participa de Campanha Internacional: “O Futuro que queremos!”

A proposta de abrir um espaço de expressão e protagonismo infanto-juvenil do CONJUS foi apresentada no dia 26 de junho de 2012 ao Colegiado. Um grupo de trabalho foi formado, inicialmente através da Câmara Técnica de Meio Ambiente, visando reunir idéias,

Proposta de criação do Conjus Infanto-Juvenil

buscar sugestões e apoiar a etapa de preparação e articulação.O Colegiado do CONJUS apoiou e reconhece a importância da participação de crianças e jovens neste fórum e a formação de novas lideranças para atuar em favor do desenvolvimento sustentável de Juruti.Com o objetivo de promover a participação cidadã de crianças e jovens, contribuir para a formação de lideranças infanto-juvenis e assegurar a compreensão entre o Conjus, Funjus e Indicadores de Juruti. O Conjus pretende que esse seja um espaço que possibilite o exercício de práticas democráticas para crianças e jovens do município de Juruti.

Esta edição do Boletim do Conjus traz o novo projeto Conjus, Câmaras Técnicas em Ação, que vai priorizar ações das CT's de forma que contribuam para o desenvolvimento do município de Juruti. Já o projeto aprovado no Edital de Parceria pertence ao Ipam e se refere ao licenciamento ambiental para assentamentos agro-extrativistas no Baixo Amazonas. Também nessa edição temos as ações da Carta Juruti que viraram projeto, a proposta de um conselho infanto-juvenil para contribuir com a divulgação das atividades do conselho, e outros acontecimentos importantes de Juruti.

O Conjus possui uma página no Facebook, além do site: www.conjus.org.br. O escritório continua funcionando nos altos da colônia Z42. Esperamos que o Boletim do Conjus cumpra seu papel e seja um integrador social, favorecendo a comunicação entre os setores público e privado com a população Jurutiense. Boa leitura.

Secretaria do Conjus – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade

Colegiado do Conjus e entidades parceiras em uma das duas oficinas realizadas

2 Boletim do Conjus

CONSELHO JURUTI SUSTENTÁVEL reunião do colegiado foi aprovado. O Manual de Operação foi entregue para cada instituição que pertence ao Conjus eleito em Assembléia Geral de 2011.

Grupo de Trabalho

Primeira oficina na Escola Maria da Saúde Pinheiro Cunha

Page 3: Boletim 07/2012

A Coordenação Geral do Conjus organizou, no dia 18 de abril, junto à secretaria executiva uma conferência da parte, para eleger uma empresa para substituir o cargo de tesoureiro na coordenação. A substituição ocorreu por conta da saída da empresa COOPAJUR – Cooperativa Agroindustrial de Juruti, que renunciou o cargo através de ofício. Foram convidadas para participar todas as empresas que compõe o Conjus, eleitas na última Assembléia Geral. Com votos da maioria foi eleito o Hotel Garcia, representado por Geder Garcia.

Conferência das partes empresas escolhe Tesoureiro Conjus

Projeto promove maior sustentabilidade no Baixo Amazonas

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM, através da contrapartida cedida pelo Funjus, conseguiu ganhar o edital do INCRA para melhorar o manejo dos recursos naturais do Baixo Amazonas junto às famílias de agricultores e pescadores.O objetivo é que os moradores produzam um Plano de Utilização (PU) em conjunto com uma equipe multidisciplinar de profissionais para promover uma utilização adequada da área, cabendo ao INCRA legitimá-lo para que tenha sustentabilidade jurídica.O PU deve atentar para que o ecossistema de várzea seja privado de atividades de impactos negativos a sua integridade ecológica, e que possa ainda ser mantido o equilíbrio entre as principais atividades produtivas: pesca, agricultura e pecuária.

Boletim do Conjus

O Fundo Juruti Sustentável, para dar apoio a algumas ações da Carta Juruti Sustentável, fez uma proposta para as câmaras técnicas do Conjus, para que eles priorizassem as propostas e elaborassem um projeto para o Funjus avaliar.Em uma reunião do colegiado foi formado um Grupo de Trabalho para elaborar a proposta, que contou com a participação de três representantes do colegiado, sendo um de cada setor, poder

público, sociedade civil e empresa e um representante de cada câmara técnica. Para chegar num consenso sobre quais ações seriam priorizadas, foi realizada uma oficina com todos os integrantes das câmaras técnicas do Conjus, que escolheram as ações, e posteriormente reuniram-se para elaborar a proposta. A proposta foi encaminhada ao Funjus e foi aprovado. A próxima etapa é a execução das ações.

Reunião do Funjus

3

Ações da Carta Juruti Sustentável viram projeto

Visitas monitoradas no hospital 09 de abril

No dia 24 de abril, membros do Conselho Juruti Sustentável visitaram as instalações do hospital 09 de abril, o convite aconteceu por meio da área de sustentabilidade da Alcoa. Os conselheiros foram recebidos pela SPDM, empresa responsável pela gestão do hospital.

Para chegar a um consenso sobre quais ações seriam priorizadas, foi realizada uma oficina com todos os integrantes das CTs do Conjus.

Hospital 09 de Abril

Coordenação Geral do Conjus

Page 4: Boletim 07/2012

4 Boletim do Conjus

Conselho editorial: Coordenação ConjusAssessoria: FunbioImpressão: Sávio Andrade (93) 9131-1071

CONSELHO JURUTI SUSTENTÁVEL

O Boletim do Conjus é uma publicação do Conselho Juruti Sustentável.

O CONJUS funciona na colônia de pescadores Z-42 (altos).Rua da Saudade, 12, Bairro Bom Pastor, Cep: 68170-000 Juruti/PAContato: www.conjus.com.brMarlena - (93) 91413740 – 8130-2330 •

Funjus

Prorrogado edital de parceria do Fundo Juruti

Edital, que beneficiará prioridades ambientais divididas em 6 temas, aportará R$ 500 mil

prioridades socioambientais divididas em seis temas: educação, cultura e turismo, infraestrutura e saneamento, desenvolvimento rural e urbano, saúde, segurança e cidadania e meio ambiente. O edital aportará um montante total de R$500 mil reais, que serão divididos entre as fases do projeto. Na Fase 1, será disponibilizado um montante de até R$ 100.000,00, que deverá ser utilizado exclusivamente para a elaboração dos projetos (estimativa de apoio de no mínimo 10 projetos). Na Fase 2, os recursos disponibilizados serão aportados a título de contrapartida, no total de até R$ 400.000,00.Entre os dias 03 e 06 de setembro, a secretaria executiva do Funjus esteve na cidade de Belém/PA para apresentar o edital. Durante esse período foram visitados o Fórum Amazônia Sustentável (FAS), o Programa Municípios Verdes (PMV), o Programa Cidades Sustentáveis, o Instituto Peabiru, a TNC, a UFPA entre outras. A ocasião foi importante não só para divulgação do edital com também para apresentação do Funjus e do tripé Juruti Sustentável.As proposta devem ser enviadas até dia 06/12/2012 à Secretaria Executiva do Funjus, no endereço que consta no rodapé desse boletim ou pelo endereço eletrônico: [email protected].

Com o objetivo de apoiar a elaboração, e posterior execução, de projetos locais que apresentem potencialidade para concorrer a outras fontes, o Fundo Juruti Sustentável – Funjus lançou, em fevereiro desse ano, o primeiro edital de parceria para o município e seu entorno. O edital possui um caráter inovador, pois ao invés de financiar diretamente novos projetos, ele será um instrumento facilitador para possibilitar e viabilizar que instituições do município concorram a outros editais e chamadas públicas ao longo de 2012.Este edital de parceria, que já tem um projeto aprovado, é dividido em duas fases. Na primeira, o objetivo será analisar e repassar recursos financeiros para a elaboração de projetos identificados como prioritários para Juruti. Já na segunda fase, estão previstos recursos complementares para cumprir as obrigações de contrapartida mínima exigida nos editais de terceiros. `Desse modo, o município de Juruti amplia suas oportunidades de financiamento, alavancando recursos de terceiros para as

FUNDO JURUTI SUSTENTÁVEL

FUNJUS

Conjus participa da campanha “Cidade Limpa: mais importante que limpar é não sujar”

A câmara técnica de meio ambiente do Conjus, realizou em conjunto com o ECOA, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Projeto Ambiente & Vida a campanha “Cidade Limpa: Mais importante que limpar é não sujar”, que aconteceu durante os dias 26 e 27 de julho, período do Festival das Tribos Indígenas de Juruti – Festribal, na orla e entorno do Tribódromo.

Esta campanha teve por objetivo chamar a atenção da sociedade jurutiense, através da mobilização de voluntários, donos de embarcações e vendedores ambulantes quanto à disposição dos resíduos em locais adequados, principalmente no período do festival onde a cidade recebe um fluxo muito grande de pessoas.

No próximo Boletim do Conjus:Ÿ Conjus realiza encontros com todos os candidatos a prefeito de Juruti.Ÿ Conjus, Ministério Público e Irmãs Francisca de Maristella mobilizam candidatos para assinarem termo de compromisso para o Programa Cidades Sustentáveis.

Equipe que participou da campanha