boletim 04

18
Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia BIBLIOTECA ESCOLARCENTRO DE RECURSOS Escolas | João de Araújo Correia Rede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua BOLETIM fevereiro | 2012 04 N a escola sede, o ano iniciou com uma excelente surpresa, a nova Biblioteca Escolar. Esta apresenta-se como um espaço moderno, amplo e propiciador de novas experiências. Muitas são as atividades que se podem desenvolver e partilhar, como ler o jornal, encontrar novos títulos de livros, revistas, filmes e CD, fazer pesquisas e estudar…. Esperamos contribuir para uma intervenção mais qualificada na melhoria das aprendizagens, das literacias e no envolvimento da comunidade educativa. Aguardamos a sua visita! “Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual. Lá dentro está o mundo todo. Quando se vê o mundo todo fica-se diferente” (RBE) NOVO ESPAçO DA BIBLIOTECA NA ESCOLA SECUNDáRIA BIBLIOTECA DO CENTRO ESCOLAR ALAGOAS INTEGRADA NA RBE A BE do Centro Escolar Alagoas passou a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares a partir do mês de outubro, ficando agora todas as BE do Agrupamento a pertencer a esta rede. Que ótimo contributo para a comemoração do Mês da Biblioteca Escolar! Há dias felizes!... Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida.

Upload: jose-matos

Post on 06-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim de atividades das bibliotecas escolares de Peso da Régua

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

“Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida.”

BIBLIOTECA ESCOLARCENTRO DE RECURSOSEscolas | João de Araújo CorreiaRede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua

BOLETIMfevereiro | 2012

04

Na escola sede, o ano iniciou com uma excelente surpresa, a nova Biblioteca

Escolar. Esta apresenta-se como um espaço moderno, amplo e propiciador de novas experiências. Muitas são as atividades que se podem desenvolver e partilhar, como ler o jornal, encontrar novos títulos de livros, revistas, filmes e CD, fazer pesquisas e estudar….

Esperamos contribuir para uma intervenção mais qualificada na melhoria das aprendizagens, das literacias e no envolvimento da comunidade educativa.

Aguardamos a sua visita!

“Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual. Lá dentro está o mundo todo. Quando se vê o mundo todo fica-se diferente” (RBE)

NOvO EspaçO da BIBLIOTEca Na EscOLa sEcuNdárIa

BIBLIOTEca dO cENTrO EscOLar aLagOas INTEgrada Na rBE

A BE do Centro Escolar Alagoas passou a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares a

partir do mês de outubro, ficando agora todas as BE do Agrupamento a pertencer a esta rede. Que ótimo contributo para a comemoração do Mês da Biblioteca Escolar! Há dias felizes!...

Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida.

Page 2: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 02

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Continuação

NOvO EspaçO da BIBLIOTEca da EscOLa sEcuNdárIa

Page 3: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 03

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Formação pOrdaTa

No dia 10 de novembro, decorreu na biblioteca da ESJAC uma Ação de Formação, dada pelo

formador Bernardo Gaivão, sobre a base de dados PORDATA. Facultada pela Rede de Bibliotecas Escolares e destinada a professores e alunos do Ensino Secundário, a sessão teve como objetivo divulgar aquela que pode ser uma boa ferramenta de trabalho sobre a informação estatística de Portugal, dos Países da União Europeia e dos restantes países do Espaço Schengen.A biblioteca escolar foi pequena para acolher tantos alunos e professores da nossa escola e da ES Professor António da Natividade, de Mesão Frio.Ficou a promessa do formador da realização de futuras sessões formativas na ESJAC,o que aguardamos com grande expectativa.

Formação da rBE/rBpr

No dia 25 de outubro, a equipa responsável pela criação e consolidação das redes de bibliotecas, os coordenadores interconcelhios Dina Gomes, António Teixeira e Rosário Caldeira, deslocaram-se à Régua,

disponibilizando formação a toda a equipa da RBPR. Foram momentos de muito trabalho e boa disposição na novíssima biblioteca escolar da Escola sede recentemente intervencionada.

Page 4: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 04

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

cOMEMOraçãO dO Mês INTErNacIONaL das BIBLIOTEcas EscOLarEs - OuTuBrO dE 2012

As Bibliotecas do Agrupamento comemoraram o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com inúmeras atividades:Hora do ContoEncontro com EscritoresLeituras com CiênciaMelhor Leitor do MundoExposiçõesCaixinha das Surpresasetc...

Encontro com a escritora Teresa cardoso

Para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, no dia 24 de outubro de 2011, a escritora Teresa Cardoso, antiga aluna da nossa escola, deslocou-se à ESJAC a fim de apresentar o seu romance, As Tábuas

da Lei. O enredo reúne todos os ingredientes que tornam um livro empolgante: suspense, mistério, aventura, os bons contra os maus… Depois de termos ficado a conhecer a obra, todos pudemos colocar dúvidas e questões à escritora, às quais ela respondeu com simpatia e disponibilidade.Pensamos que, de uma forma geral, todos os presentes gostaram da experiência e ficaram com vontade de repetir!

a cOMEMOrar TaMBÉM sE aprENdEE d u c a ç ã O p a r a a c I d a d a N I a

Page 5: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 05

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

parceria com o Museu do douro Oficinas para pais e filhos

No sentido de comemorar o Mês da Biblioteca Escolar e de envolver os pais na tarefa, sempre incompleta, de educar e formar leitores, realizaram-se nas Bibliotecas dos Centros Escolares duas oficinas dinamizadas

pelo Serviço Educativo do Museu do Douro. Os participantes (pais e respetivos filhos) tiveram oportunidade de partilhar momentos de descontração e aprendizagem, delineando “Silhuetas e Sombras”, na Alameda, e construindo “Livros”, nas Alagoas.

Formação de utilizadores das BE

Docentes e alunos do Ensino Pré-Escolar, 1º Ciclo e 5º ano, 7º, 10º e CNO dirigiram-se às Bibliotecas, onde conheceram mais aprofundadamente o mundo dos livros e realizaram atividades no âmbito da formação

de utilizadores. Por fim, foi lançado o desafio a todos os alunos: a inscrição como leitores da BE e a leitura diária de um livro. Ainda neste âmbito, iniciou-se a formação de utilizadores das TIC “BITS AND BYTES” para os alunos do 5º ano.

Mês das BIBLIOTEcasOuTuBrO

Page 6: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 06

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

A convite da BE da Escola Secundária, o Bibliotecário Municipal Dr. António Pereira

realizou uma palestra de promoção da leitura e das bibliotecas escolares junto dos alunos das turmas 10ºE, 6º3 e CEF2A.

a BE convida à Leitura

dia Mundial da alimentação

O Dia Mundial da Alimentação foi vivido de forma intensa, nos dois Centros Escolares, com

atividades realizadas em contexto de sala de aula, mas também com a construção de uma Roda dos Alimentos colocada no espaço da biblioteca da Alameda.Por aí foram passando todas as turmas, que deram o seu contributo para a “obra” coletiva cujo resultado agradou bastante a todos os participantes. Na BE Alagoas realizou-se uma exposição coletiva dos trabalhos realizados por todas as turmas.

viagem ao Mundo da alimentação

A Biblioteca Escolar da EB 2,3 e o Projeto de Educação para a Saúde convidaram as turmas

do 5º ano para assistirem à leitura dramatizada da obra “Viagem ao Mundo da Alimentação”, de Manuela Leitão.Após a dramatização, a turma do 6º8 promoveu a alimentação saudável, servindo sumos naturais e batidos de leite e frutos variados produzidos pela Diretora de Turma e pelos alunos. A decoração do espaço ficou a cargo da turma do CEF, em Artes Visuais. As turmas do 6º1 e 6º7 também colaboraram na comemoração deste dia, realizando uma grande Roda dos Alimentos.

Mês das BIBLIOTEcasOuTuBrO

Page 7: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 07

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Halloween na BE/crE da EsJac

Vencedores do passatempo “Uma história arrepiante!”: Luís Miguel Reis Monteiro, do 3º

Ciclo e Leonor Pinto Almeida, do Ensino Secundário.

O Dia das Bruxas na biblioteca contou com uma leitura expressiva do livro “Histórias Maravilhosas para Crianças Curiosas” pela Professora de Inglês Augusta Cruz às turmas 5º3 e CEF de Azulejo.

A atividade começou com o tradicional “Trick-or-treating!” e acabou com a leitura da história de “Uma Bruxa Muito Especial”.

Trick-or-treating na biblioteca da EB 2,3

Mês das BIBLIOTEcasOuTuBrO

Page 8: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 08

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

No dia 17 de novembro de 2011, sob os auspícios da UNESCO, comemorou-se o Dia Internacional

da Filosofia. O grupo de Filosofia da Escola Secundária Dr. João Araújo Correia promoveu diversas atividades alusivas a este dia, sendo uma delas a exposição sobre o grande pensador e filósofo português do século XX Agostinho da Silva, cedida pela Delegação Regional do Ministério da Cultura de Vila Real. Esta exposição, que esteve aberta a toda a comunidade registando uma elevada adesão com claras manifestações de agrado, permitiu-nos concluir que cada vez mais a Filosofia está a ser encarada como um espaço de diálogo, discussão e exercício de desenvolvimento do pensamento autónomo e criativo.

dia Internacional da Filosofia

“sou responsável pela minha flor”

A comemoração deste dia compreendeu ainda leitura expressiva de um capítulo de “O Principezinho” pela Inês Pereira e o Tiago Sousa do 8º1 (preparada na aula de LP) e a apresentação de um trabalho

digital sobre a “Solidariedade” elaborado pela Clara Magalhães e pela Ana Margarida do 8º2, em EMRC.

s. Martinho solidário

No dia 11 de novembro, a Professora e os alunos de EMRC, o projeto Unidos por um Sorriso

e a Biblioteca Escolar organizaram a Feira de S. Martinho Solidário para angariarem fundos para o apadrinhamento de duas crianças da Escola da AVOMACC de Moçambique.A decoração do espaço foi abrilhantada pelos trabalhos do curso CEF de Azulejo e a divulgação do projeto, através de apresentações multimédia, foi da responsabilidade da BE.

Page 9: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 09

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

LEr+ para os direitos

A turma do 6º1 comemorou o Dia Internacional dos Direitos Humanos na BE da EB 2,3, com

a apresentação das biografias e discursos de individualidades/instituições ligadas aos DH. Este ano a BE sugeriu aos alunos do 6º ano e do 5º6 a construção de um painel composto por postais ilustrados pelos alunos a partir da leitura de um texto, em família, sobre “Os mais velhos” de Max Gehringer. A reflexão que o texto suscitou, em contexto familiar, nas aulas de FC e na BE, foi muito positiva.Foi um dia marcado pelo entusiasmo da discussão e reflexão em torno de princípios e valores.

postais de Natal na EsJac

Tendo a leitura como ponto de partida, alunos do 7º ano do Professor Manuel Mesquita ilustraram Postais de Natal nas aulas de Educação Visual, que foram expostos na Biblioteca.

NaTaL Nas BIBLIOTEcas EscOLarEs

Page 10: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 10

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

postal de Natal: “Tempo de sonhar”

Os alunos de EVT dos 6º3, 6º7 e 6º8 apresentaram “Postal de Natal”, uma instalação alusiva ao

Presépio com frases criadas pelos alunos. Este trabalho foi colocado à entrada da BE, conferindo ao espaço beleza e magia em “tempo de sonhar”.

Música de Natal na BE

A comemoração do Natal na biblioteca escolar contou com a colaboração da disciplina de Música. O Professor Daniel Gonçalves e os alunos do 5º6 interpretaram as peças “É quase Natal” e “O Natal na Régua”, um trabalho

de composição do Professor.A tradicional exposição de Presépios, realizados com a ajuda dos Encarregados de Educação e da Professora de EMRC, foi também muito interessante. Os trabalhos, concebidos com a utilização de diversos materiais, sobretudo reciclados, revelaram grande imaginação e habilidade.

Exposição e troca de postais de Natal

Boas Festas e Feliz Natal! Foram estes os votos repetidos em todas as salas do Centro Escolar

Alagoas.Para esta atividade, cada turma elaborou um lindo postal de Natal que ficou exposto na Biblioteca. No último dia de aulas, promoveu-se a troca desses postais, acompanhados de um marcador de livros (oferta da BE), os quais foram recebidos com grande curiosidade e alegria.

NaTaL Nas BE

Page 11: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 11

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Biblioteca viva

Na sequência do 1º Desafio - Biblioteca Viva - realizado durante os meses de outubro e

novembro, no âmbito da disciplina de Filosofia, a turma D do 10º ano realizou no dia 10 de novembro de 2011 um debate na BE. Ao longo dos meses supra referidos fomos desenvolvendo um trabalho de pesquisa semanal na BE, a partir de uma proposta de leitura de um dos capítulos do livro “Ética para um jovem”, de Fernando Savater. O tema proposto, nesse capitulo, era a “Imbecibilidade” e em grupo discutimos acerca deste conceito, aparentemente tão ausente das nossas vidas comuns.

Depois de concluídos os trabalhos de grupo, a turma reuniu-se na BE e debateu as conclusões a que havíamos chegado, intercalando o debate com a leitura de alguns excertos do livro.

Natal é poesia

Nos dias 13 e 14 de dezembro, alguns alunos dos 5º3, 5º4, 5º6 e 5º8 encantaram os seus colegas de turma e com a declamação de «Ao menino Jesus» de Luísa Ducla Soares, «Eu queria ser Pai Natal» e «História

Antiga» de Miguel Torga, entre outros poemas, no âmbito do projeto “Ler para Ti”.

NaTaL Nas BE

Page 12: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 12

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

douro nos caminhos da literatura

As docentes Manuela Costa e Ermelinda Ribeiro, em parceria com a Direção Regional da Cultura

do Norte, escolheram o espaço da BE para as exposições sobre autores da região: “Domingos Monteiro”, “Trindade Coelho”, “Pina de Morais” e “Miguel Torga”.

Feira do Livro solidária

Com o objetivo de aproximar os jovens dos livros/ ambientes que incentivem o gosto pela

leitura, nos dias12 a 16 de dezembro promoveu-se uma feira do livro.

As feiras do livro realizadas na nossa escola têm-se revelado uma estratégia eficaz para pôr os alunos (mesmo os mais resistentes) em contacto com uma grande variedade de obras e de criar apetência pela leitura e pela aquisição de livros, por isso é sempre um momento esperado com bastante expectativa.

NaTaL Nas BE

Page 13: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 13

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

arte entre livros

O projeto “Arte Entre Livros” é dinamizado pela professora Isabel Babo e consiste na exposição de belos e criativos trabalhos dos alunos de Artes Visuais, que podem ser apreciados no espaço da BE/ CRE,

num interessante diálogo entre diferentes tipos de manifestações artísticas.

Leituras com ciência

Ricardo Fonseca, aluno do 9º A da ESJAC, deslocou-se à BE do CE Alagoas, onde leu, para

os alunos do 3.1, o conto “O pai que se tornou mãe”, da obra Estranhões & Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa. De seguida, realizou uma experiência “mágica” que fez desaparecer a água de um copo. Seria truque de magia? Seria ciência? Os pequenos leitores e cientistas descobriram facilmente.

Na BE da EB 2,3, o Professor Sebastião Ribeiro do Clube de Ciências dinamizou periodicamente

sessões de leitura das obras “Os Pequenos Cientistas” de Joachim Hecker e “101 Novas Experiências com a Ciência” de Neil Ardley, que serviram de base para a realização de experiências científicas divertidas. Com o projecto Leituras com Ciência, pretende-se associar o prazer de ler e de ouvir ler com o gosto pela descoberta da ciência.

Page 14: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 14

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

desafios alea

O que são? Os desafios do ALEA são problemas do dia-

a-dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico e Secundário.Alunos do Agrupamento vendedores do desafio 33 - Incêndios Florestais:Nível I - Luísa Guerra 8º 1Nível II - Mariana Santos 10º E

concurso Nacional de Leitura | 1ª Fase

cartoon Mural/Moral

Quem sobe as escadas do pavilhão administrativo da Esjac e vira à direita,

tem mais um motivo para uma visita à biblioteca: o mural, que vai sendo renovado regularmente, da autoria da professora Isabel Babo e dos alunos do Atelier de Artes. O material utilizado é o plástico autocolante e o resultado é surpreendente!

Page 15: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 15

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

prOJETOs dE LEITura

O Melhor Leitor do Mundo

Janelas abertas para a complexidade humana, os livros ajudam-nos a compreender e a desenhar a

nossa própria história. Dentro das suas páginas, à espera de serem abertas, há palavras que podem tornar mais nítido o nosso mundo, ou melhor o Mundo. Por isso é tão importante partilharmos com os outros as nossas leituras. E assim nasceu Melhor Leitor do Mundo, uma troca de impressões sobre leituras, no espaço da biblioteca.

Leituras partilhadas

A partilha de saberes e de leituras cantadas, mimadas e dramatizadas entre diferentes

anos e turmas teve continuidade nas BE do Agrupamento.

uma história para ti

Alguns ex-alunos do Centro Escolar Alameda, agora a frequentarem o 5º ano na EB2,3,

quiseram matar saudades e, no âmbito do Projeto “Uma história para ti”, leram “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares à turma 1.4 e à sua antiga professora.Partilharam leituras, afetos e ovos de chocolate e mostraram que as sementes lançadas no 1º ciclo vão crescendo e florescendo no ciclo seguinte!

Ler para ti

O projeto Ler para ti tem sido uma experiência motivadora e desafiadora para grande

parte dos alunos envolvidos, que têm descoberto a partilha do prazer de ler. De acordo com a Professora de LP, o facto de a atividade decorrer na biblioteca e não na sala de aula, incentiva os alunos à frequência deste espaço e ao manuseamento de livros, motivando-os para a leitura.

Page 16: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 16

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Li... e gostei e vem comigo nesta via-gem!

Alunos do 5º ano leem livros e trocam impressões sobre o enredo das narrativas, as características

das ilustrações, imagens e outros elementos paratextuais. Sob diversas formas registam as suas impressões acerca do livro lido, que são partilhadas no blog Ritual Livro.

aprendizes de leitor

Nas BE dos Centros Escolares, os aprendizes de leitor de todas as salas do Jardim de

Infância “leram” alguns livros que apresentaram aos colegas e às educadoras e descobriram onde estava escrito o título. Com alegria reconheceram aí algumas letras dos seus nomes e dos colegas, ou seja, desenvolveram competências emergentes de literacia.De seguida escutaram o conto “Chibos e sabichões” que posteriormente dramatizaram e ilustraram nas salas de aula.

Hora do conto

A Hora do Conto foi animada por vários grupos de leitores, às 4ª feiras, à tarde. Destacou-se a

apresentação de “Trocas e Baldrocas do Macaco Mariola”, uma adaptação da turma do 5º2 (LP e EM) do conto tradicional “O Macaco do Rabo Cortado”. A leitura dramatizada e a canção divertiram o público, que aplaudiu entusiasmado.

a Magia dos afetos

A Magia dos Afetos é um projeto de promoção da leitura e das literacias desenvolvido na área

de Formação Cívica do 6º1 com a colaboração da BE.Como motivação para a atividade, a Biblioteca apresentou aos alunos o “Livro do Aprendiz de Feiticeiro” de Terry Taylor. Os alunos leram o capítulo “As Artes Livrescas” e executaram um diário, no qual serão incluídos os trabalhos desenvolvidos no âmbito da temática “Educação para os Afetos”.

Page 17: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 17

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

“Letras e Números”

“Letras e Números” é um projeto de leitura da BE e de Matemática do 6º7. Construído à volta da obra “O Diabo dos Números” de Hans M. Enzensberger, pretende combinar Literatura com Matemática de forma inteligente e animada.

pedaços de Leitura

O projeto “Pedaços de Leitura” do CEF / T2 Pintor de Azulejo e da Biblioteca Escolartem por base a leitura do livro “ A Odisseia” de Homero adaptado para Jovens por Frederico Lourenço

e resultará na elaboração de um painel em azulejo com registos dos alunos. Para além da elaboração deste trabalho, os alunos vêm ler periodicamente à BE.

45 Minutos na Biblioteca

A BE conta semanalmente com a turma do 8º1 para o desenvolvimento do projeto de Língua Portuguesa de apresentação oral de obras recomendadas pelo PNL.

”Figos de Pau” da Antologia de Contos de João de Araújo Correia foi a narrativa escolhida pelo grupo como o texto de motivação para o estudo do conto.

Page 18: Boletim 04

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 18

BOLETIM 04 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

as NOssas BIBLIOTEcas EsTãO online. vIsITa-NOs!

Sítio da RBPR - Rede de Bibliotecas do Peso da Régua : http://rbpr.cm-pesoregua.pt/Sítio das Bibliotecas Escolares: http://be.escolasjoaodearaujocorreia.comOs nossos blogues: Viajar nas Palavras - http://viajarnaspalavras.wordpress.comRitual Livro - http://avprbiblioteca.blogspot.comSentir a Escola Sempre - http://sentiraescolasempre.blogspot.comCentro Escolar das Alagoas - http://www.centroescolaralagoas.blogspot.comJardins em Socalcos - http://jardinsemsocalcos.blogspot.com

Este boletim foi redigido segundo as regras do novo acordo ortográfico

promoção da leitura na BE: 45 Minutos na Biblioteca

Uma vez por mês, durante as aulas de Formação Cívica, as turmas do 7º e 8º anos deslocam-se à BE e aí dedicam meia hora à leitura silenciosa, individual. No restante tempo, os alunos fazem comentários

entre si, informam os colegas dos seus pontos de vista e apresentam as suas explicações sobre as leituras escolhidas.Esta é uma atividade de continuidade que visa aproximar os potenciais leitores dos livros e revistas e fazer com que aqueles adquiram o hábito/ gosto pela leitura.

Li e recomendo

Ler é fantástico, mas é difícil começar, porque, diante de tantas opções, não sabemos qual

escolher.A professora Agostinha Araújo criou com os seus alunos o projeto Li e Recomendo para motivar para a leitura e escrita, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura e trocar informações e comentários sobre livros. Mês após mês, colocam-se no blogue da biblioteca viajar nas palavras os textos dos alunos.http://be.escolasjoaodearaujocorreia.com/li-recomendo.html