boletim 02 - abril/2011

16
Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 01 Escolas | João de Araújo Correia Rede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua BOLETIM 02 Abril 2011 OUTRAS ATIVIDADES: Participação em Concursos Concurso Distrital de Leitura Concurso “Inês de Castro” Concurso de S. Valentim Concurso “O Cartaz da Minha Escola” Concurso “Faça lá um Poema” Concurso Nacional de Leitura A fim de proporcionar um ambiente particularmente festivo à volta dos livros e incentivar o prazer de ler, o Plano Nacional de Leitura propôs, uma vez mais, a realização da Semana da Leitura. Este ano, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, propôs-se a todas as escolas que organizassem a 5ª edição de 21 a 25 de março, com atividades centradas na relação LEITURA - ENERGIA – FLORESTA, contribuindo para promover a leitura e abordar questões tão relevantes e atuais como o ambiente e a sustentabilidade. Contando com a adesão e disponibilidade de toda a comunidade educativa, promoveram-se várias iniciativas: Atividades coletivas (Escola e Agrupamento) e Atividades na sala de aula, realizadas por cada professor com os seus alunos, com ou sem a participação de convidados (pais, familiares e figuras da comunidade).

Upload: jose-matos

Post on 26-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim da Rede de Bibliotecas do Peso da Régua - Portugal

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim 02 - abril/2011

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 01

Escolas | João de Araújo CorreiaRede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua

BOLETIM 02

Abril2011

OUTRAS ATIVIDADES: Participação em Concursos

Concurso Distrital de LeituraConcurso “Inês de Castro”Concurso de S. ValentimConcurso “O Cartaz da Minha Escola”Concurso “Faça lá um Poema”Concurso Nacional de Leitura

A fim de proporcionar um ambiente particularmente festivo à volta dos livros e incentivar o prazer de ler, o Plano Nacional

de Leitura propôs, uma vez mais, a realização da Semana da Leitura. Este ano, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, propôs-se a todas as escolas que organizassem a 5ª edição de 21 a 25 de março, com atividades centradas na relação LEITURA - ENERGIA – FLORESTA, contribuindo para promover a leitura e abordar questões tão relevantes e atuais como o ambiente e a sustentabilidade.

Contando com a adesão e disponibilidade de toda a comunidade educativa, promoveram-se várias iniciativas:

Atividades coletivas (Escola e Agrupamento) e Atividades na sala de aula, realizadas por cada professor com os seus alunos, com ou sem a participação de convidados (pais, familiares e figuras da comunidade).

Page 2: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 02

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Árvores de Livros

Iniciámos as comemorações da Semana da Leitura 2011, no dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, com a plantação de

cinco árvores, “Árvores de Livros”, junto à estátua de João de Araújo Correia na Av. do Douro. Este ato simbólico representou o intuito das quatro Bibliotecas Escolares do Agrupamento e da Biblioteca Municipal de darem a conhecer a afeição e a preocupação do escritor com a Natureza e mais especificamente com as árvores.

São de Araújo Correia as seguintes palavras: “Poucos escritores haverá em Portugal que tenham defendido a árvore com tanta solicitude como eu – pobre escritor”.

Com a plantação de uma árvore por biblioteca, pensámos, neste Ano Internacional da Floresta, responder simultaneamente ao apelo do escritor e ao desafio da Semana da Leitura cujo lema é LEITURA - ENERGIA – FLORESTA.

Com o apoio da Tertúlia João de Araújo Correia, foram selecionados textos do escritor em que as árvores são o elemento central. Posteriormente esses textos foram trabalhados pelos docentes e alunos do Agrupamento, tendo cada biblioteca plantado a “sua” árvore: Amoreira – Centro Escolar da Alameda; Loureiro – Centro Escolar das Alagoas; Pinheiro-Bravo – EB2,3; Cerejeira - ESJAC; Oliveira – BM.

Seguiu-se, na Biblioteca Municipal, a abertura das exposições “Um Reino Maravilhoso: Reencontrar Trás-os-Montes” (Exposição de Fotografia: prof. Paulo Lopes e exposição de casas regionais: profª Helena Moinhos) e “O cartaz da minha Escola”, que puderam ser apreciadas pelo público, durante toda a semana, na belíssima sala Agustina Bessa Luís.

Page 3: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 03

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Teatro de Fantoches

Os teatros de fantoches têm sempre uma componente lúdica, aliada ao despertar da imaginação e da criatividade. Esses

aspetos foram potenciados ao serviço da promoção do livro e da leitura.

Contos à Pequenada

O projeto da BE apresentou a dramatização da obra ”Planeta Azul?” de Isabel Magalhães.

A sessão de teatro de fantoches, promovida no dia 22 por alguns alunos do 7º2, esteve de acordo com uma das temáticas definidas pela Semana da Leitura: a Defesa do Ambiente. Os alunos do 7º C gostaram muito da apresentação e da visita que fizeram à EB2,3 pois puderam reencontrar antigos professores e colegas.Estes alunos preparam uma leitura na última semana de cada mês, na sua hora livre, à 3ª feira, e dirigem-se às salas de aula, promovendo sessões de leitura no espaço das Áreas Curriculares Não Disciplinares.

8ºA em Família

No âmbito da Formação Cívica, em articulação com as várias disciplinas e com a colaboração da biblioteca escolar,

realizou-se no dia vinte e cinco de março, pelas vinte e uma horas, a atividade 8.ºA em Família.Este encontro que juntou alunos, encarregados de educação e professores pretendeu desenvolver a interdisciplinaridade, a autonomia dos alunos, o trabalho colaborativo, e uma maior ligação escola/família. Os discentes deram a conhecer os trabalhos que têm vindo a desenvolver nas diferentes disciplinas, revelando empenho em atividades tão diversas como a dança, o canto, a dramatização de situações do quotidiano em diferentes línguas, declamação de poemas, passando pela apresentação de trabalhos práticos ou interdisciplinares como, a título de exemplo, uma experiência química relatada em espanhol. Antes do momento final, que terminaria em confraternização e prova de iguarias, os alunos foram também surpreendidos com a participação de alguns encarregados de educação, representando todos os pais /familiares.

Page 4: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 04

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Dramatizações / Leituras Dramatizadas

Dramatizações

Ao longo da Semana da Leitura foram lidas e dramatizadas histórias, que envolveram várias turmas de diferentes níveis

e ciclos de escolaridade, nomeadamente:

Grufalão Turmas 1.2 e 4.3 do Centro Escolar Alagoas

A fada Palavrinha e o Gigante das BibliotecasTurma 3.3 do Centro Escolar das Alagoas

Carochinha ecológicaSala 1 do Jardim de Infância do Centro Escolar das Alagoas

O nabo giganteTurma 6º5 da EB2,3

CuquedoTurma 1.4 do Centro Escolar Alameda

Page 5: Boletim 02 - abril/2011

Árvores de Aldarete

No âmbito da 5.ª edição da Semana da Leitura, promovida pela Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos, a turma B do

12.º ano protagonizou uma dramatização acerca da temática da Desflorestação, no passado dia 22 de março, num dos espaços exteriores da Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, junto ao bar.O teatro teve como principal objetivo alertar as pessoas para a importância das árvores na manutenção da biodiversidade e os riscos que o abate das mesmas acarreta.Foi uma representação teatral leve, descontraída e divertida que prendeu a atenção de todos os espectadores.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 05

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Dramatizações / Leituras Dramatizadas

“O Dia em Que a Mata Ardeu”

As professoras e os alunos do Ensino Especial da EB 2,3 adaptaram e dramatizaram o livro “O dia em que a mata

ardeu” de José Fanha, que foi apresentado com sucesso aos alunos do Ensino Pré-escolar dos dois Centros Escolares.

Leitura para a Saúde

Os alunos da turma 7º1 apresentaram a peça “ Diário de Constança”, fruto da recriação de “Quarto com Vista para

o Paraíso” e de “Primavera Interrompida” do escritor Daniel Marques Ferreira e duas danças temáticas, em articulação com o Projeto Educação para a Saúde.Esta iniciativa teve como destinatários os Encarregados de Educação e os alunos do CEF de Informática e contou com a orientação das Professoras de Língua Portuguesa, Formação Cívica e de Educação Física.

“Ler para Ti”

Foi com grande entusiasmo que os alunos do projeto de leitura “Ler para Ti” do 6º2 apresentaram a leitura

dramatizada de “ Beatriz e o Plátano” de Ilse Losa à turma do 5º5. Estes alunos também leram “Histórias à Espreita na Minha Rua” de António Torrado ao 5º6 e “Uma Vaca de Estimação” de L. Ducla Soares ao 6º7.

Page 6: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 06

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Roda da Leitura

No espaço de poesia da EB 2,3, os alunos do 10ºF recomendaram livros aos seus parceiros, envolvendo todos

os presentes no debate.

Dramatizações / Leituras Dramatizadas

Ler é Criar e Motivar

Com o objetivo primordial de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo e, sabendo que a

Língua Materna tem, sem dúvida, um papel preponderante no desenvolvimento da criatividade, da capacidade de comunicação e que constitui o primeiro vetor da identidade cultural, os alunos de décimo ano da Turma G de Línguas e Humanidades, divulgaram os seus textos aos alunos do 7º F, 10º F e 11ºA e Profissional, sob as mais diversas formas poéticas desde a cantiga de amigo, ao soneto camoniano e à quadra popular.

Aproveitando este ambiente de partilha, seguiu-se a leitura de poemas com o lema LEITURA-ENERGIA-FLORESTA

selecionados pelos alunos do 10º F e a professora de Geografia.A atividade terminou com a participação do 7º F: a Ana Leonor e o João dramatizaram a Bela Infanta e toda a turma fez a declamação da Calçada de Carriche, conhecido Poema de António Gedeão.

Page 7: Boletim 02 - abril/2011

Canções e recitação de poesia

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 07

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Ler em Vários Sotaques

A turma do 8ºD participou numa atividade no âmbito da Semana da Leitura ao dramatizar o conto “ los tres

cerditos “ na biblioteca do Centro Escolar da Alameda. Foi uma experiência enriquecedora e ao mesmo tempo divertida, que permitiu a interação com alunos do 1º ano de escolaridade tentando, desta forma, sensibilizá-los para a língua espanhola.

Nos lo hemos pasado muy bien!

Contos, poesia, lengalengas e travalínguas em espanhol foram o ponto de partida para ler + em vários sotaques,

atividade dinamizada pela professora Fátima Fraga e os alunos do 10ºC.Ler+ em vários sotaques terá continuidade durante o mês de Maio.

Na turma do 5º 6, a professora Augusta Cruz dinamizou uma atividade de leitura em inglês da obra de Simon and

the Spy.

“Não me perguntem o que a floresta pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela floresta”

Conciliando um dos objetivos da disciplina de Geografia C, “compreender a necessidade da cooperação internacional

para a resolução dos problemas ambientais”, com a iniciativa da UNESCO de comemorar o Ano Internacional das Florestas, os alunos do 12ºF conceberam um projeto em parceria com a turma dos 4/5 anos, do Centro Escolar da Alameda. Do trabalho de pesquisa individual e em grupo, da elaboração de máscaras de animais do bosque e de uma visita à floresta, resultou um pequeno filme que foi apresentado na Biblioteca do centro escolar referido, no âmbito da Semana da Leitura.

Para a concretização do trabalho foram preciosas a cooperação e disponibilidade das professoras Isilda Rodrigues e Antonieta Abade, da engenheira Ana Costa, da Câmara Municipal e da gestão da Escola.

Page 8: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 08

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Encontro com Fernando Marado

No dia 25 de março, pelas 11 horas, recebemos na nossa escola a visita do escritor infantil Fernando Branco Marado.

O encontro foi dinamizado pelo 9º B, que preparou cuidadosamente esta visita, incluindo materiais produzidos em Tic para distribuir pelos presentes: marcadores de livro e palavras cruzadas inspirados na obra do convidado.

Também puderam usufruir da presença deste simpático e agradável escritor a turma 4.1 do Centro Escolar das Alagoas, uma turma EB2,3, o 11º F (turma de Literatura Portuguesa) e respetivos docentes.

Foi uma mais-valia para todos, pois tivemos oportunidade de enriquecer os nossos horizontes culturais.

Um Reino Maravilhoso / Apresentação do livro “Um tiro na Bruma” de Manuel Cardoso

Um Reino Maravilhoso: Reencontrar Trás-os-Montes foi uma ação proposta pelo Professor Paulo Lopes à Biblioteca

Escolar. Esta atividade constou da apresentação animada do trabalho do 9º1: “ A 1ª República na nossa região”, um trabalho orientado pelo Professor de História da turma.Um dos pontos altos da sessão foi a apresentação do livro “Um Tiro na Bruma” pelo escritor Manuel Cardoso.Leituras em Mirandês, com a participação de Emílio Martins (professor de Língua Mirandesa e vocalista do grupo Pica Tumilho, o grupo de “rock agrícola, à luz da candeia”), foi outro momento que os alunos e professores presentes não esquecerão tão depressa.Posteriormente, procedeu-se à audição da música “Chin Glim Din” (gaita de foles interpretada pelo Professor Paulo Lopes).O evento terminou com a visita à exposição “Um Reino Maravilhoso”, que consta da mostra de casas regionais executadas nas aulas da Professora Helena Moinhos da ESJAC e EB 2,3 e de fotografias de Trás-os-Montes da autoria de Paulo Lopes, na sala Agustina Bessa-Luís.Este projeto contou com a colaboração da Biblioteca Municipal e das Bibliotecas Escolares e com a participação de turmas do Agrupamento e de Alunos da Universidade Sénior.

Hora do Conto / Uma Família um Porto SeguroA escrita em contexto escolar tem mais sentido se estiver integrada num circuito comunicativo que assegure o caráter social das produções dos alunos. Por isso, foi com grande entusiasmo que os alunos do 8º C apresentaram um conto de sua autoria, intitulado “Uma Família, um Porto Seguro” à turma do 7ºB.A Professora Eduarda Araújo deslocou-se a várias turmas para ler os contos “De Jornada” e “Pérolas a Porcos”, de João de Araújo Correia. Uma forma sempre eficaz e agradável de incutir nos jovens a curiosidade pela obra e pela leitura.

Page 9: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 09

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Leituras partilhadas e Língua gestual

Os alunos da turma 2.1 das Alagoas leram e traduziram em língua gestual o conto João-Flor e Joana-Amor. Com alegria,

mas também muito empenho e sentido de responsabilidade, ensinaram alguns gestos aos colegas de outras turmas, que os imitaram com agrado.

Nova Escola, Novas Leituras

A turma do 6º5 desenvolveu um projeto anual ligado às Bibliotecas Escolares, chamado “Nova Escola, Novas

Leituras”. Neste âmbito, tendo como principal objetivo incentivar a leitura dos mais pequenos, apresentou, na Semana da Leitura, histórias e poemas musicados de “Uma Vaca de Estimação” e de “Valéria e a Vida”, aos Centros Escolares e a uma turma do 5º ano.

“Cinderela Surda” em Língua Gestual

O Formador de Língua Gestual apresentou à turma 5º4 uma leitura e um powerpoint de “Cinderela Surda”.

Page 10: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 10

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Os trabalhos realizados em formato áudio e vídeo permitiram apresentações dinâmicas e motivadoras, quer para os alunos

que as realizaram quer para os participantes. Para além de motivar para a leitura, promoveu-se, deste modo, o desenvolvimento da compreensão do oral, uma das competências essenciais na aprendizagem da língua. Os trabalhos partilhados foram os seguintes:

- Tejo, um cão valente, apresentação em powerpoint da turma 1.3 das Alagoas

- O dia em que a barriga rebentou, vídeo elaborado pela turma 4.4 da Alameda

- O veado florido, gravação áudio, feita pela turma 2.3 da Alameda

- O descontentamento das letras, gravação áudio da história original da turma 2.5 da Alameda

- O rasto de Francisca, vídeo, com autoria e ilustrações da turma 2.2 das Alagoas

------------------------------------------------------------------------------------------

Para aproximar os jovens dos livros/ ambientes que incentivam o gosto pela leitura, na BE e salas de TIC da ESJAC, desenvolveu-

se a atividade “Outras Leituras”, que consistiu em leitura digital para turmas dos 7º e 8º anos . O livro escolhido foi Passatempo na Floresta, mas os alunos tiveram ainda oportunidade de explorar trabalhos multimédia enviados pela Direção Geral das Florestas. De seguida, inspirados nas suas leituras digitais, os alunos produziram textos e elaboraram cartazes.

TIC e Leitura

Grandes Livros, Grandes Filmes

Nesta 5ª edição da SL, o objectivo foi, de novo, estimular dinâmicas e ambientes de leitura que envolvam toda a

escola e se alarguem à comunidade. Assim, a BE e a Associação de Estudantes apresentaram, no Auditório do Pavilhão 3, o livro e o filme Comer, Orar e Amar.

Page 11: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 11

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

A professora aposentada Elisabete Leiras aceitou o desafio de colaborar na SL, preparando com os alunos da disciplina de

História da Universidade Sénior uma seleção de textos que seriam apresentados aos alunos da ESJAC (7º F, 8º A, 8º B,10º D,10º F), os quais também os presentearam com um powerpoint sobre João de Araújo Correia e leituras de poemas alusivos ao Ambiente e à Floresta.

Nessa tarde em que diferentes instituições se reuniram para Ler+, os alunos da Universidade Sénior fizeram uma visita guiada à BE/CRE acompanhados por dois monitores, Carolina Martins e Ricardo Fonseca.

Vários foram os Pais e outros convidados que acederam aos pedidos dos educadores, professores e diretores de turma dos seus educandos e se deslocaram às escolas para partilharem o prazer de ler, bem como, através do seu exemplo, motivarem os jovens para a leitura.

Folhetim Radiofónico“Ladino” – Um Conto de Miguel Torga

A professora aposentada M. José Garcia aceitou o desafio da BE da Escola EB 2,3 de colaborar na Semana da

Leitura, preparando com os Alunos da disciplina de Teatro da Universidade Sénior um trabalho de adaptação do conto “Ladino” de Miguel Torga. Nessa manhã, os alunos do 6º4 e do 10º A Profissional foram acompanhados numa visita guiada à Rádio Douro FM pelo locutor Paulo Conde, seguindo-se uma sessão de teatro radiofónico interpretada, com muito êxito, pelos Alunos da Universidade Sénior.

Leituras de Convidados

Uma História para Ti

Page 12: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 12

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

Projeto “Histórias com Trapos” EFA- BE

Os formandos do Curso EFA, acompanhados pela Formadora de Cidadania, a Professora Lúcia Matos, fizeram uma seleção

de obras de Literatura Infantil, durante as visitas à Biblioteca Escolar da EB 2,3 e procederam à preparação das leituras destinadas aos alunos do Centro Escolar da Alameda.Na Semana da Leitura, os formandos leram uma história e fizeram a entrega das almofadas que confecionaram, inspirando-se na temática dos livros selecionados. Os alunos do 1º Ciclo foram convidados a fazerem leituras das obras sugeridas pelos Formandos do EFA.

Adultos: EFA e ALFA

Leituras com CiênciaEm vários espaços da escola os alunos do 9ºA e 10ºF deliciaram a Comunidade Educativa com poemas e contos sobre Ambiente e Floresta.

Os alunos do 8ºano da Escola EB 2,3 leram alguns textos da obra “Os Pequenos Cientistas - Experiências para fazer em casa e na escola” de Joachim Hecker, nas aulas de Ciências Naturais e realizaram uma atividade experimental relacionada com a leitura. Para além disso, visualizaram o documentário “A Importância da Biodiversidade”.

Os ALFA leem aos mais novos

Os formandos do curso ALFA deslocaram-se ao Centro Escolar das Alagoas para partilharem o prazer de ler e mostrarem,

com o seu exemplo, às turmas 4.4 e 4.5, que nunca é tarde para se aprender. Como recordação, levaram flores e marcadores de livros, elaborados pelos alunos.

Mistura de Letras

O projecto “A Caminho da Biblioteca” apresentou “Mistura de Letras”: um livro digital do CEF de Informática.

“Mistura de Letras” é o resultado de um trabalho interdisciplinar de LP, CMA e da área de informática do curso de Operador de Informática, em colaboração com a Biblioteca Escolar. Os alunos partiram da seleção de material jornalístico e da leitura de textos na BE e elaboraram trabalhos muito interessantes, nos momentos de inspiração, nas aulas.Estes trabalhos serão publicados no blog da Biblioteca.

Page 13: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 13

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

CONCURSOS

Concurso Saber... aLer

Integrada na Semana da Leitura, realizou-se, no dia 22 de março, a final do concurso Saber… aLer.

O jogo da glória dos 1º/2º anos decorreu no Centro Escolar da Alameda e o dos 3º/4º anos, nas Alagoas. Os alunos mostraram-se muitíssimo empenhados e conhecedores dos livros em causa, o que dificultou bastante a seleção dos vencedores.

No grupo dos mais novos, os três primeiros lugares foram ocupados pelos seguintes alunos:- Ana Margarida Queirós Rodrigues – Turma 1.4 da Alameda- Diogo José Baptista Ferraz - Turma 2.4 das Alagoas- Nuno Miguel Lopes Teixeira – Turma 2.1 das Alagoas

Nos 3º/4º anos, os primeiros lugares foram para: - Carolina Gonçalves Santos Ferreira Sequeira – T4.2 das Alagoas- João Maria Baptista Morgado – T4.3 das Alagoas- Daniela Simões da Silva – T4.3 das Alagoas

Bem… mas na verdade, vencedores foram todos os alunos do 1º Ciclo e respetivos professores que leram e se divertiram com as aventuras de Dom Draguim, Rei dos Dragões ou das cores do arco-íris nos Sarilhos do Amarelo. PARABÉNS!

Concurso Distrital de Leitura

Tendo como objetivo estimular o gosto e o hábito pela leitura entre os alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, está a

decorrer, uma vez mais, o Concurso Distrital de Leitura, que pretende avaliar o conhecimento de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino. No nosso Agrupamento, foram apurados para a fase final a realizar, em Vila Real, no mês de maio, os seguintes alunos:1º Ciclo:-Carolina Gonçalves Sequeira - turma 4.2 das Alagoas-João Maria Baptista Morgado - turma 4.3 das Alagoas2º Ciclo:- Sara Maria Torres Coutinho, nº 24- 6º1- Márcia Santos Coutinho, nº11- 6º3

A lista das obras para serem lidas pelos alunos é bastante interessante:1º Ciclo:Ilse Losa, Beatriz e o PlátanoFrancisco Fernandes, IrinaPatrícia Reis, Mistério na Primeira República2.º Ciclo:Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, O 5 de Outubro e a Primeira RepúblicaFrancisco Fernandes, O Enigma da Casa das MudasEnid Blyton, As Gémeas – O terceiro período em Santa Clara

Concurso “Faça lá um Poema”

Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural

de Belém lançaram novamente o desafio às escolas de participarem no Concurso “Faça lá um Poema”, destinado aos quatro níveis de ensino.A participação dos alunos foi grande, tendo sido enviados a concurso os poemas cujos títulos são:- Mar, Mar - Maria Carolina Cardoso, T3.3 (1º ciclo - Alagoas)- Eu Tenho Medo… - Catarina Magalhães, 6º5 (2º ciclo)- A Borboleta - Ana Inês Meireles, 9ºA, (3º ciclo)- Vida Matemática - Daniel Teixeira Carvalho, 12ºA (secundário)

Page 14: Boletim 02 - abril/2011

Concurso “Inês de Castro” / Turma 6º5

Os percursos de Pedro e Inês, na modalidade de caça ao tesouro, são o desafio lançado pelo Concurso Inês de Castro,

a que aderiram os alunos da turma 6º5, sob a coordenação dos seus professores.Os conteúdos da caça ao tesouro definem um percurso pelos contextos e lugares históricos, geográficos e literários alusivos ao tema, com base em pesquisas efetuadas a partir de leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.A elaboração da atividade inclui um mapa que permite a visualização da área de jogo, a explicação das regras a seguir, a divulgação dos enigmas a desvendar e, ainda, a definição do “tesouro” que representa o culminar da caça ao tesouro.Para além do cumprimento de todos estes aspetos, os alunos desta turma resolveram construir um castelo de grandes dimensões, que serve de espaço/ cenário do jogo. A divulgação da lista de premiados e dos prémios está prevista para o dia 29 de abril, seguida da cerimónia de entrega dos prémios, que ocorrerá na segunda semana de maio.O concurso é uma iniciativa conjunta do PNL e da Fundação Inês de Castro, com o patrocínio da YDreams.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 14

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

CONCURSOS

Concurso Nacional de Leitura

Terminadas as provas da 1ª fase da 5ª edição do CNL, os alunos apurados, Ana Filipa Sequeira Osório, nº 3, 7º1; Maria Beatriz

de Carvalho Mesquita Montes, nº 18, 7º 1; Diogo Luís Mesquita Teixeira, nº15, 7º 2; Isabel Pinto Gonçalves, nº 8, 7º E; Maria Leonor Pereira Ribeiro, nº 18, 7º C; Rosário Dias, nº11, 8º D; Ana Teixeira,nº 3, 10ºF; Helena Isabel Gouveia Ferraz, nº 10, 11ºB; Maria Isilda Oliveira Castro, nº 15, 10º F, começam a preparar as provas distritais, que serão realizadas no dia 29 de abril na Biblioteca Municipal de Vila Real. Estes alunos terão que ler no 3º ciclo as obras: O Senhor Valéry - Gonçalo M. Tavares, e O Tesouro, de Selma Lagerlof, e no Secundário, A sombra do que fomos, de Luis SEPÚLVEDA e O Perfume, de Patrick Süskind.

Page 15: Boletim 02 - abril/2011

Concurso de S. Valentim

O Agrupamento assinalou o Dia de São Valentim com um concurso de cartas de amor, a que os alunos de todos os anos

concorreram com muita imaginação e romantismo.

Os vencedores do concurso são os alunos:

Pedro Mendonça – 5º 4João Pedro Pereira – 5º6João Botelho – 6º4Rita Costa – 6º4Ana Margarida Almeida – 7º2Ana Rocha – 7º2João Correia – 9º1 Daniela Mergulhão – 10ºFMargarida Costa - 10ºFIsilda Castro- 10ºF

Concurso “O Cartaz da Minha Escola”O Agrupamento aderiu ao concurso «O cartaz da minha escola», iniciativa do PNL que premeia a criatividade, a imaginação, a capacidade de comunicação e de mobilização de todos em torno da relação Leitura – Energia – Floresta, no âmbito da Semana da Leitura 2011 e das comemorações do Ano Internacional das Florestas. Na sequência do amplo trabalho realizado, as BEs do Agrupamento, em colaboração com a Biblioteca Municipal, organizaram uma exposição de dezenas de cartazes, que a comunidade pode visitar no espaço da Literatura Infanto-juvenil deste organismo.A divulgação dos trabalhos vencedores a nível nacional será efetuada na primeira semana de Junho. Entretanto, os vencedores desta primeira fase de seleção no Agrupamento são:Pré-escolar: turma 1 - Alagoas1ª Ciclo: turma 3.4 - Alagoas2ºCiclo: turma do 6º43º Ciclo: turma do 8ºBSecundário: João Rualde do 10ºAP

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 15

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

CONCURSOS

Cartaz do Pré-Escolar Cartaz do 1º Ciclo

Cartaz do 2º Ciclo Cartaz do 3º Ciclo Cartaz do Secundário

Page 16: Boletim 02 - abril/2011

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 16

BOLETIM 02 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

ESCOLA SECUNDÁRIA

Alyson Noël, EternidadeCarlos Ruiz Zafón, MarinaCarlos Ruiz Zafón, O Jogo do AnjoCondessa de Ségur, Os Desastres de SofiaC. S. Lewis , A Viagem do Caminheiro da AlvoradaElizabeth Gilbert, Comer, Orar, AmarEnid Blyton , És a Maior Rapariga RebeldeFrancisco Moita Flores, A Fúria das VinhasJeff Kinney, O Diário de um Banana… e o MeuJosé Eduardo Agualusa, Na Rota das EspeciariasJosé Fanha, Era uma Vez a RepúblicaJosé Luís Peixoto, Uma Casa na EscuridãoJosé Luís Peixoto, LivroKen Robinson, O ElementoLain Lawrence, Os SaqueadoresLuís Sepúlveda, Histórias daqui e daliLuísa Castel-Branco , Não Digas a NinguémMaria Teresa Maia Gonzalez, O Pai no TectoMário Vargas Llosa, O Sonho do CeltaMiguel Sousa Tavares, O Segredo do RioNicholas Sparks, Um Refúgio Para a VidaPaulo Coelho, As valquíriasPeter Lerangis, O Ladrão da EspadaStephen Hawking, Aos Ombros dos Gigantes, As Grandes Obras da Física e da Astronomia

As nossas bibliotecas estão online. Visita-nos!Sítio da RBPR - Rede de Bibliotecas do Peso da Régua : http://80.172.140.125/joomla-basic/Sítio da BE-ESJAC: www. esjac-biblioteca.pt.vuOs nossos blogues: Viajar nas Palavras - http://viajarnaspalavras.wordpress.comRitual Livro - http://avprbiblioteca.blogspot.comSentir a Escola Sempre - http://sentiraescolasempre.blogspot.comCentro Escolar das Alagoas - http://www.centroescolaralagoas.blogspot.comJardins em Socalcos - http://jardinsemsocalcos.blogspot.com

CENTROS ESCOLARES DAS ALAGOAS E DA ALAMEDA

Álvaro Magalhães, O Lugar Desconhecido - Últimos Contos da Mata dos MedosÁlvaro Magalhães, Um Problema Muito EnormeDavid Machado, Os quatro comandantes da cama voadoraElena Odriozola, A princesa que bocejava a toda a hora Eric Many, Hipólito o filantropoFernando Nobre, Histórias que contei aos meus filhos Fernando Nobre, Mais histórias que contei aos meus filhos Francisco Duarte Mangas, O ladrão de palavrasKatharina Grossmann-Hensel, Como a mãe e o pai se apaixonaramM. Christina Butler, Numa noite muito escura…Rosário Alçada Araújo, Brincar às escondidas e outras histórias da mãe NaturezaSimon Prescott, Numa noite muito escura

NOVOS LIVROS Títulos adquiridos com verbas do PNL.

Este boletim foi redigido segundo as regras do novo acordo ortográfico