biossegurança descart final

16
DESCONTAMINAÇÃO DESCONTAMINAÇÃO E E PREVENÇÃO PREVENÇÃO

Upload: adila-trubat

Post on 18-Jul-2015

1.120 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: biossegurança descart final

DESCONTAMINAÇÃODESCONTAMINAÇÃO

EE

PREVENÇÃOPREVENÇÃO

Page 2: biossegurança descart final

INFECÇÃO:Processo pelo qual ocorre um desequilíbrio na relação entre o corpo e os micróbios, e os micróbios ganham.

A)DIRETA: profissionalpaciente ou pacienteprofissional

B)CRUZADA:.

pacienteprofissionalpaciente

Page 3: biossegurança descart final
Page 4: biossegurança descart final
Page 5: biossegurança descart final

ALGUMAS DEFINIÇÕESALGUMAS DEFINIÇÕES

Page 6: biossegurança descart final

Descontaminação:Descontaminação: redução, sem a eliminação redução, sem a eliminação completa dos micróbios devido a presença da completa dos micróbios devido a presença da matéria orgânica (sangue, saliva, pus) matéria orgânica (sangue, saliva, pus)

Antissepsia: Antissepsia: eliminação das formas vegetativas eliminação das formas vegetativas de bactérias e grande parte da microbiota residente de bactérias e grande parte da microbiota residente da pele ou mucosa, através de substâncias da pele ou mucosa, através de substâncias químicas.químicas.

Assepsia:Assepsia:métodos físicos e/ou químicos métodos físicos e/ou químicos empregados com a finalidade de destruir empregados com a finalidade de destruir completamente os micróbios presentes no material completamente os micróbios presentes no material ou instrumental e superfícieou instrumental e superfície..

Page 7: biossegurança descart final

Desinfecção: Desinfecção: destruição dos micróbios por destruição dos micróbios por meios químicos ou físicos na forma vegetativa; meios químicos ou físicos na forma vegetativa; não elimina os esporos.não elimina os esporos.

Esterilização:Esterilização: processos físicos ou químicos processos físicos ou químicos utilizados para eliminar as formas vegetativas e utilizados para eliminar as formas vegetativas e esporuladas em instrumentos e outros materiais.esporuladas em instrumentos e outros materiais.

Degermação:Degermação: remoção de detritos, impurezas, remoção de detritos, impurezas, sujidades e micróbios da microbiota transitória e sujidades e micróbios da microbiota transitória e alguns da microbiota residente depositados alguns da microbiota residente depositados sobre a pele do paciente ou mãos através da sobre a pele do paciente ou mãos através da ação mecânica de detergentes, sabão e ação mecânica de detergentes, sabão e escovação ou pela utilização de substâncias escovação ou pela utilização de substâncias químicas (antisséptica)químicas (antisséptica)

Page 8: biossegurança descart final

- Glutaraldeído - Solução de Peróxido de Hidrogênio - Hipoclorito de sódio (1000 ppm) - Cloro e compostos clorados - Ácido peracético. -Orthophtalaldeído. - Pasteurização 75o C a 30 minutos. Obs.: Tempo de exposição >ou= 20 min.

Desinfecção de alto nível: resistem apenas alguns tipos de esporos bacterianos mais resistentes e os vírus lentos não são inativados.

Álcool etílico e isopropílico (70 a 90%) Fenólicos Iodóforos* Hipoclorito de Sódio (100ppm) Pasteurização 75o C a 30 minutos. Obs.: depende da concentração e/ou período de exposição.

Desinfecção de médio nível: além dos micróbios destruídos na desinfecção de baixo nível são atingidos o M.tuberculosis, a maioria dos vírus (inclusive o HBV) e a maioria dos fungos. Ainda sobrevivem os M. intracelulare, os esporos bacterianos, e os vírus lentos não são inativados.

Álcool etílico e isopropílico Hipoclorito de Sódio (100ppm) Fenólicos Iodóforos* Quaternário de amônia obs.: tempo de exposição< ou= a 10 min.

Desinfecção de baixo nível: destrói bactérias em forma vegetativa, alguns vírus e alguns fungos. O Mycobacterium tuberculosis, os esporos bacterianos sobrevivem, o vírus da Hepatite B (HBV) e os vírus lentos não são inativados.

MÉTODOS E SOLUÇÕES GERMICIDASDESINFECÇÃO: classificação

Page 9: biossegurança descart final

PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO A MATERIAIS BIOLÓGICOSSangue ou a outros materiais biológicos Precauções básicas ou precauções padrão, independente

do diagnóstico definido ou presumido de doença infecciosa.

Uso rotineiro de barreiras de proteção (luvas, capotes, óculos de proteção ou protetores faciais) quando o contato mucocutâneo;

Prevenir exposições percutâneas;

Desinfecção e esterilização na reutilização de instrumentos usados em procedimentos invasivos.

Page 10: biossegurança descart final

Ter a máxima atenção durante a realização dos Ter a máxima atenção durante a realização dos procedimentos;procedimentos;

• • Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes;perfurocortantes;

• • As agulhas não devem ser reencapadas, entortadas, As agulhas não devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos;quebradas ou retiradas da seringa com as mãos;

• • Não utilizar agulhas para fixar papéis;Não utilizar agulhas para fixar papéis;

• • Todo material perfurocortante (agulhas, Todo material perfurocortante (agulhas, scalpscalp, lâminas de , lâminas de bisturi, vidrarias, entre outros), mesmo que estéril, deve bisturi, vidrarias, entre outros), mesmo que estéril, deve ser desprezado em recipientes resistentes à perfuração ser desprezado em recipientes resistentes à perfuração e com tampa;e com tampa;

• • Os coletores específicos para descarte de material Os coletores específicos para descarte de material perfurocortante não devem ser preenchidos acima do perfurocortante não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser colocados sempre próximos do local onde é realizado o colocados sempre próximos do local onde é realizado o procedimentoprocedimento

Page 11: biossegurança descart final
Page 12: biossegurança descart final
Page 13: biossegurança descart final
Page 14: biossegurança descart final
Page 15: biossegurança descart final

EXPOSIÇÃO AOS MATERIAIS BIOLÓGICOSEXPOSIÇÃO AOS MATERIAIS BIOLÓGICOSExposições percutâneas ou cutâneas - lavagem Exposições percutâneas ou cutâneas - lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão. exaustiva do local exposto com água e sabão.

Exposições de mucosas - deve-se lavar Exposições de mucosas - deve-se lavar exaustivamente com água ou com solução exaustivamente com água ou com solução salina fisiológica.salina fisiológica.

Procedimentos que aumentam a área exposta Procedimentos que aumentam a área exposta (cortes, injeções locais) e a utilização de (cortes, injeções locais) e a utilização de soluções irritantes como éter, hipoclorito ou soluções irritantes como éter, hipoclorito ou glutaraldeído são contra-indicados.glutaraldeído são contra-indicados.

Page 16: biossegurança descart final

POSSIBILIDADES b)possibilidade de substituição de materiais de vidro

por plásticos; c)os dispositivos que permitam a realização de

procedimentos sem a utilização de agulhas;c) a utilização de agulhas com mecanismos de

segurança; d) a substituição dos bisturis por eletrocautérios;e) novos projetos de materiais cortantes usados em

cirurgias, entre outros.