biologia - pré-vestibular dom bosco - herança de dois ou mais pares de alelos

16
BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos IMPRIMIR V oltar GABARITO A vançar 1 1. UFMS Em seu trabalho, Gregor Johann Mendel (1822-1884) explicou, baseado em méto- do científico, como as informações genéticas eram transmitidas de geração a geração, criando suas famosas 1ª e 2ª leis de Mendel. Baseando-se nos princípios fundamentais dessas leis, identifique a(s) alternativa(s) correta(s). (01) Em ervilhas de sementes amarelas e verdes, se cada indivíduo produz gametas V e v durante a autofecundação, os gametas podem combinar-se de quatro diferentes ma- neiras e, assim, os descendentes da geração F 2 serão: 3/4 ou 75% com sementes ama- relas e 1/4 ou 25% com sementes verdes. (02) Se a transpiração excessiva de algumas pessoas, em ambientes considerados nor- mais, é um caráter genético determinado por um gene dominante S, o genótipo de uma pessoa normal só pode ser SS ou Ss. (04) Indivíduos heterozigotos para dois pares de genes, como, por exemplo, Aa Bb, for- mam quatro diferentes tipos de gametas, a saber AB, Ab, aB e ab. (08) Durante a meiose ocorrida na formação de gametas, quando dois pares de alelos estão situados em cromossomos independentes, a distribuição desses cromossomos para os gametas é inteiramente aleatória, por isso, cada combinação terá a possibili- dade de 3/4 ou 75% de ocorrência. (16) A 1ª lei de Mendel refere-se à segregação dos caracteres e está ligada ao estudo do monoibridismo, enquanto a 2ª lei, ligada ao estudo do diibridismo, refere-se à inde- pendência dos caracteres. (32) Segundo essas leis, na codificação do genótipo, a manifestação dominante é sempre representada por letra minúscula, enquanto a recessiva, por letra maiúscula. Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas. 2. Unioeste-PR Relativo à genética, ou seja, a ciência que estuda a hereditariedade e as variações hereditárias, é correto afirmar que: 01) de acordo com a segunda Lei de Mendel e tratando-se de genes não ligados, uma planta com genótipo AaBb formará gametas com 4 diferentes genótipos em iguais proporções. 02) alelismo múltiplo pode ser definido como uma forma especial de herança poligênica. 04) epistasia é uma interação gênica na qual um gene altera a manifestação de outro gene não-alélico. 08) a duplicação do DNA é semiconservativa e bidirecional. 16) íntrons e éxons são segmentos de DNA com e sem função, respectivamente. 32) durante o processo de transcrição, as duas fitas de DNA são transcritas. 64) os retrovírus utilizam uma enzima chamada transcriptase reversa para catalisar a sín- tese de DNA a partir de um molde de RNA. Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas. HERANÇA DE DOIS OU MAIS PARES DE ALELOS BIOLOGIA

Upload: biologia-apostilas

Post on 06-Jun-2015

19.698 views

Category:

Documents


434 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

1

1. UFMS Em seu trabalho, Gregor Johann Mendel (1822-1884) explicou, baseado em méto-do científico, como as informações genéticas eram transmitidas de geração a geração,criando suas famosas 1ª e 2ª leis de Mendel. Baseando-se nos princípios fundamentaisdessas leis, identifique a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) Em ervilhas de sementes amarelas e verdes, se cada indivíduo produz gametas V e vdurante a autofecundação, os gametas podem combinar-se de quatro diferentes ma-neiras e, assim, os descendentes da geração F

2 serão: 3/4 ou 75% com sementes ama-

relas e 1/4 ou 25% com sementes verdes.

(02) Se a transpiração excessiva de algumas pessoas, em ambientes considerados nor-mais, é um caráter genético determinado por um gene dominante S, o genótipo deuma pessoa normal só pode ser SS ou Ss.

(04) Indivíduos heterozigotos para dois pares de genes, como, por exemplo, Aa Bb, for-mam quatro diferentes tipos de gametas, a saber AB, Ab, aB e ab.

(08) Durante a meiose ocorrida na formação de gametas, quando dois pares de alelosestão situados em cromossomos independentes, a distribuição desses cromossomospara os gametas é inteiramente aleatória, por isso, cada combinação terá a possibili-dade de 3/4 ou 75% de ocorrência.

(16) A 1ª lei de Mendel refere-se à segregação dos caracteres e está ligada ao estudo domonoibridismo, enquanto a 2ª lei, ligada ao estudo do diibridismo, refere-se à inde-pendência dos caracteres.

(32) Segundo essas leis, na codificação do genótipo, a manifestação dominante é semprerepresentada por letra minúscula, enquanto a recessiva, por letra maiúscula.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

2. Unioeste-PR Relativo à genética, ou seja, a ciência que estuda a hereditariedade e asvariações hereditárias, é correto afirmar que:

01) de acordo com a segunda Lei de Mendel e tratando-se de genes não ligados, umaplanta com genótipo AaBb formará gametas com 4 diferentes genótipos em iguaisproporções.

02) alelismo múltiplo pode ser definido como uma forma especial de herança poligênica.

04) epistasia é uma interação gênica na qual um gene altera a manifestação de outro genenão-alélico.

08) a duplicação do DNA é semiconservativa e bidirecional.

16) íntrons e éxons são segmentos de DNA com e sem função, respectivamente.

32) durante o processo de transcrição, as duas fitas de DNA são transcritas.

64) os retrovírus utilizam uma enzima chamada transcriptase reversa para catalisar a sín-tese de DNA a partir de um molde de RNA.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

H E R A NÇ A D E D O ISO U M A IS PA RE S D E

A L E LOS

B IOLOGIA

Page 2: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

2

3. UFBA A figura ilustra a herança do caráter cor da plumagem em periquitos.

Com base na análise dessa ilustração, é possível afirmar:

(01) A distribuição fenotípica na descendência de um casal de heterozigotos é típica desegregação independente.

(02) Aves com penas brancas possuem constituição genotípica yybb.

(04) A proporção fenotípica 9 : 3 : 3 : 1 é a esperada para casos em que são analisados doiscaracteres simultaneamente, com ausência de dominância.

(08) Periquitos azuis, dependendo do seu genótipo, podem formar até quatro tipos de ga-metas.

(16) A cor verde da plumagem, em periquitos, resulta da interação de produtos de diferen-tes genes.

(32) O modo de herança da cor da plumagem, nessas aves, invalida os pressupostos daprimeira lei de Mendel.

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

4. (U. F. Juiz de Fora-MG) Em uma raça de cães, são raros os indivíduos com pelagembranca e por isso estes têm alto valor comercial. Nesta raça, a cor da pelagem é determina-da por dois pares de genes que segregam independentemente. Quando dois alelos domi-nantes estão presentes simultaneamente (A_B_) a cor da pelagem é preta. Quando apenasum dos dois alelos dominantes está presente (A_bb ou aaB_) a pelagem é de cor chocola-te. Quando nenhum dos alelos dominantes está presente (aabb) a pelagem é branca.

Em um canil, os proprietários dispõem de dois tipos de animais: de pelagem preta e depelagem chocolate.

Investigando a árvore genealógica desses animais, eles descobriram que os indivíduos depelagem preta possuíam o genótipo AaBb e que os cães de pelagem chocolate possuíam ogenótipo Aabb.

a) Na tentativa de elaborar uma estratégia de cruzamento para otimizar a obtenção deindivíduos de pelagem branca, qual dos cruzamentos abaixo você utilizaria? Responda,fornecendo, no quadro abaixo, a proporção de indivíduos de pelagem branca para cadaum dos cruzamentos.

CRUZAMENTOS

1) cães pretos X cães pretos

2) cães pretos X cães chocolate

3) cães chocolate X cães chocolate

Resposta: Cruzamento ___________

b) Tendo estabelecido a melhor estratégia de cruzamento e considerando que cada acasala-mento fornece oito descendentes, quantos cruzamentos os donos do canil devem realizarpara atender a uma encomenda de 10 animais de pelagem branca? Justifique sua resposta.

Verde Azul Amarelo Branco

Cortes transversais da plumagem

Pigmentoamarelo

Grãos demelanina

Nenhumpigmento

Grãos demelanina

Pigmentoamarelo

Nenhumamelanina

Nenhumpigmento

Nenhumamelanina

Verde YyBb X Verde YyBb

Verde 9 Azul 3 Amarelo 3 Branco1

Page 3: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

3

5. UFBA Os primeiros estudos quantitativos sobre hereditariedade foram realizados porMendel, cuja metodologia se caracterizava pela análise peculiar dos dados obtidos e cujasgeneralizações estabeleceram os fundamentos da ciência da hereditariedade.

Em relação ao trabalho de Mendel, pode-se afirmar:

(01) A forma recessiva de um caráter presente em apenas um dos genitores será expressaem toda a sua descendência.

(02) O aparecimento da forma recessiva em F2, numa proporção definida, foi a evidência

que sustentou o princípio da segregação dos fatores.

(04) A ocorrência de recombinantes na descendência de diíbridos demonstra a segregaçãoindependente dos fatores estudados por Mendel.

(08) A presença de fenótipos contrastantes, na F1, reforça a idéia da mistura de fatores na

expressão de um caráter.

(16) O grande número de descendentes a cada geração de ervilhas dificultou as generali-zações propostas por Mendel.

(32) Os princípios enunciados por Mendel reforçaram as idéias sobre hereditariedade vi-gente no século XIX.

(64) A aplicação do raciocínio matemático na interpretação dos dados conferiu originali-dade ao trabalho de Mendel.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

6. UESC-BA As sementes lisas, em Pisum sativum, são farináceas, enquanto as sementesrugosas são adocicadas. O alelo R, que condiciona a semente lisa, corresponde a um gene,codificador de uma enzima, que converte a maltose em amido, e o alelo r corresponde auma forma mutante desse gene e codifica uma enzima inativa. A observação microscópicados grãos de amido, nas sementes lisas, revelou que eles se diferenciam conforme a condi-ção homozigótica ou heterozigótica.

Essas diferenças podem ser explicadas porque

a) todo o amido, nos indivíduos rr é convertido em maltose.

b) a concentração da enzima ativa é menor nos heterozigotos do que nos homozigotosRR.

c) os alelos interagem produzindo uma característica intermediária.

d) os grãos rr são mais adocicados pela presença de um monossacarídeo.

e) o alelo r é inibido pelo R.

7. UFMG Observe o esquema.

Com base nesse esquema e em conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que

a) o gene HbA é dominante sobre o gene HbS.

b) os indivíduos HbA/HbS e HbS/HbS devem apresentar os mesmos níveis de hemoglobi-na anormal.

c) os indivíduos que produzem só hemácias anormais podem ser curados por meio detransfusão sangüínea.

d) um determinado genótipo pode produzir diferentes fenótipos.

GENE

HbA (Hemoglobina normal) HbS (Hemoglobina anormal)

GENÓTIPOS HbA/HbA HbA/HbS HbS/HbS

TIPO DEHEMÁCIAS

NORMAIS NORMAIS EANORMAIS

ANORMAIS

anemia lesão de inserçõesmusculares

fibrose dobaço

Page 4: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

4

8. UFRS Na década de 1960, Georges Barsky desenvolveu a técnica de hibridização somáti-ca, que se constituiu em um grande passo no mapeamento de genes humanos. Duas célu-las de origem diferente podem se fundir em uma única célula híbrida, que contém cromos-somos das duas espécies. A tabela abaixo contém uma grade hipotética de dados usadospara mapear genes em seus cromossomos humanos apropriados. Três linhagens somáticashíbridas designadas I, II e III foram registradas para a presença ou ausência dos cromosso-mos humanos 1 até 8, bem como pela sua habilidade em produzir as proteínas humanashipotéticas A, B, C e D.

Obs: + presença

– ausência

Em relação à tabela é correto afirmar que

a) o gene correspondente à proteína A está no cromossomo 1.

b) o gene correspondente à proteína B está no cromossomo 3.

c) o gene correspondente à proteína C está no cromossomo 6.

d) o gene correspondente à proteína D está no cromossomo 4.

e) a linhagem III contém o cromossomo 8.

9. U.E. Ponta Grossa-PR Sobre interação gênica, assinale o que for correto.

(01) Ocorre poligenia quando dois genes não-alelos colaboram na mesma característica,completando seus efeitos.

(02) Dois genes não-alelos colaboram na mesma característica, complementando seus efei-tos e produzindo um fenótipo igual aos fenótipos produzidos por cada gene isolada-mente.

(04) Ocorre poligenia quando um gene tem efeito simultâneo sobre várias característicasdo organismo.

(08) Ocorre epistasia quando um gene, ao invés de determinar uma característica, impedea manifestação de outro gene, não-alelo.

(16) Durante o desenvolvimento do organismo, vários pares de genes não-alelos influemna determinação de uma característica.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

10. FUVEST-SP Em cobaias, a cor preta é condicionada pelo alelo dominante D e a cormarrom, pelo alelo recessivo d. Em um outro cromossomo, localiza-se o gene responsávelpelo padrão da coloração: o alelo dominante M determina padrão uniforme (uma únicacor) e o alelo recessivo m, o padrão malhado (preto/branco ou marrom/branco). O cruza-mento de um macho de cor preta uniforme com uma fêmea de cor marrom uniformeproduz uma ninhada de oito filhotes: 3 de cor preta uniforme, 3 de cor marrom uniforme,1 preto e branco e 1 marrom e branco.

a) Quais os genótipos dos pais?

b) Se o filho preto e branco for cruzado com uma fêmea cujo genótipo é igual ao da mãedele, qual a proporção esperada de descendentes iguais a ele?

Linhagem Cromossomo humano Proteínascelular híbrida humanas

1 2 3 4 5 6 7 8 A B C D

I + + + + – – – – – + – +

II + + – – + + – – + – – +

III + – + – + – + – + + – +

Page 5: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

5

11. MACKENZIE-SP Sabe-se que, numa planta, o peso do fruto é condicionado por 3 paresde genes com efeito aditivo e que o indivíduo triplo recessivo produz frutos de 20 g en-quanto o triplo dominante produz frutos de 110 g. Do cruzamento entre um indivíduoAaBbCc com um AaBbcc, o fruto mais pesado em F

1 terá:

a) 110 g.

b) 80 g.

c) 65 g.

d) 50 g.

e) 95 g.

12. UFMS No cromossomo de um indivíduo, estão localizados quatro genes apresentando asseguintes freqüências de recombinação:

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) com relação à seqüência mais provável desses qua-tro genes no cromossomo desse indivíduo.

(01) N R M P

(02) N M P R

(04) M R P N

(08) M N R P

(16) M R N P

(32) R M N P

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

13. Unifor-CE Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada por um par dealelos. O alelo que determina sementes amarelas V é dominante sobre o que determinasementes verdes v. Um pé de ervilha formou uma vagem com sementes amarelas e semen-tes verdes. Isso significa que a flor que formou essa vagem apresentava oosferas:

a) VV - pólen vv.

b) VV e vv - pólen vv.

c) Vv - pólen Vv e vv.

d) V e v - pólen V e v.

e) V - pólen v.

14. U. F. Uberlândia-MG Assinale a alternativa correta.

A cor da pelagem em cavalos depende, dentre outros fatores, da ação de dois pares degenes Bb e Ww. O gene B determina pêlos pretos e o seu alelo b determina pêlos marrons.O gene dominante W “inibe” a manifestação da cor, fazendo com que o pêlo fique branco,enquanto que o alelo recessivo w permite a manifestação da cor.

Cruzando-se indivíduos heterozigotos para os dois pares de genes obtém-se:

a) 3 brancos : 1 preto

b) 9 brancos : 3 pretos : 3 mesclados de marrom e preto : 1 branco

c) 1 preto : 2 brancos : 1 marrom

d) 12 brancos : 3 pretos : 1 marrom

e) 3 pretos : 1 branco

genes freqüência de recombinação

M-N 20%M-R ZeroM-P 30%N-P 10%

Page 6: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

6

15. U. E. Ponta Grossa-PR De acordo com as Leis de Mendel, assinale o que for correto:

01) Indivíduos com genótipo RVrv produzem gametas R, V, r e v.

02) Indivíduos com genótipo RVrV produzem gametas RV e rV.

04) Indivíduos com genótipo Rr produzem gametas Rr, RR e rr.

08) Indivíduos com genótipo Vv produzem gametas Vv.

16) Indivíduos com genótipo RVRV só produzem um tipo de gameta.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

16. U. E. Londrina-PR Considere quatro pares de genes que segregam de maneira indepen-dente. Nessas condições, um indivíduo que apresente o genótipo AaBBcDD produzirágametas ABCD com a freqüência de:

a) 75%

b) 50%

c) 25%

d) 12%

e) 6,25%

17. Unifor-CE Suponha que o alelo P seja dominante sobre p e que entre os alelos R e r nãohaja dominância; suponha também que os genes considerados segreguem-se independen-temente. Assinale a alternativa da tabela que indica corretamente o número de fenótipos eo número de genótipos previstos entre os descendentes do cruzamento entre indivíduosPpRr.

Número de Número de

fenótipos genótipos

a) 4 6

b) 4 8

c) 6 8

d) 6 9

e) 16 9

A figura ilustra o mecanismo de herança proposto por Mendel e sua interpretação citológica.

18. UERN Em relação ao cruzamento entre ervilhas amarelo-lisas heterozigotas e ervilhasverde-rugosas, apresentado na ilustração, pode-se dizer:

a) A descendência expressa exclusivamente os fenótipos parentais.

b) Os genes que condicionam a cor e a forma da semente segregam independentemente.

c) A proporção genotípica entre os descendentes é de 9:3:3:1.

d) Há uma relação de codominância entre os alelos de cada par de genes.

e) Plantas heterozigotas produzem dois tipos de gametas.

Page 7: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

7

19. Unifor-CE Em determinado animal, pelagem escura é condicionada por um alelo domi-nante e a clara, pelo recessivo. Cauda longa é determinada por um alelo dominante e acurta, pelo alelo recessivo. Cruzando-se indivíduos duplo-heterozigóticos com indivíduoscom características recessivas, obtiveram-se:

25% pelagem escura e cauda longa

25% pelagem escura e cauda curta

25% pelagem clara e cauda longa

25% pelagem clara e cauda curta

Esses resultados sugerem tratar-se de um caso de

a) herança quantitativa.

b) interação gênica.

c) segregação independente.

d) genes em ligação completa.

e) genes em ligação incompleta.

20. UERJ As reações enzimáticas abaixo indicam a passagem metabólica que sintetiza pig-mentos em uma planta.

Considere as seguintes condições:

— para as enzimas A e B, os alelos A e B produzem enzimas funcionais, enquanto osalelos a e b produzem enzimas inativas;

— uma única cópia funcional da enzima A ou da enzima B é suficiente para catalisarnormalmente a sua respectiva reação.

Determine a proporção esperada entre as cores das plantas descendentes na primeira gera-ção do cruzamento AaBb x AABb.

21. PUC-RS Assinale a alternativa que indica os genótipos dos pais que têm ou poderão terfilhos nas seguintes proporções ou percentuais:

— 25% de filhos canhotos, podendo ter olhos castanhos ou azuis.

— 75% de filhos destros, poderão ter olhos castanhos ou azuis.

— 25% de filhos com olhos azuis, podendo ser destros ou canhotos.

— 75% de filhos com olhos castanhos, podendo ser destros ou canhotos.

Dados: gen para olhos castanhos – C

gen para olhos azuis – c

gen para mão destra – D

gen para mão canhota – d

a) CCDD e CDD

b) ccdd e ccdd

c) CCdd e ccDD

d) CcDd e CcDd

e) CdDd e ccdd

22. Unifor-CE Três indivíduos da mesma espécie apresentam os seguintes genótipos:

I. PPQQRR

II. ppQQrr

III. PPqqRR

Cruzamentos que poderão resultar em indivíduos heterozigóticos para os três pares dealelos são os que ocorrem SOMENTE entre

a) I e II d) I e II e entre I e III

b) I e III e) I e III e entre II e III

c) II e III

COMPOSTO 1ENZIMA A

PIGMENTO 2ENZIMA B

PIGMENTO 3(incolor) (vermelho) (púrpura)

Page 8: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

8

23. Unifor-CE Considere a frase abaixo.

“Os fatores para dois caracteres não se fundem no heterozigoto, distribuindo-se indepen-dentemente para os gametas, recombinando-se ao acaso.”

Ela refere-se à

a) permutação genética.

b) dominância dos fatores.

c) herança intermediária.

d) primeira lei de Mendel.

e) segunda lei de Mendel.

24. PUC-RJ Em genética, o fenômeno da interação gênica consiste no fato de:

a) uma característica provocada pelo ambiente, como surdez por infecção, imitar umacaracterística genética, como a surdez hereditária.

b) vários pares de genes não alelos influenciarem na determinação de uma mesma carac-terística.

c) um único gene ter efeito simultâneo sobre várias características do organismo.

d) dois pares de genes estarem no mesmo par de cromossomos homólogos.

e) dois cromossomos se unirem para formar um gameta.

25. U.F. Uberlândia-MG Assinale a alternativa correta.

Em experimentos envolvendo três características independentes (triibridismo), se for rea-lizado um cruzamento entre indivíduos AaBbCc, a freqüência de descendentes AABbccserá igual a

a) 8/64

b) 1/16

c) 3/64

d) 1/4

e) 1/32

26. UFRS A cor preta da pelagem dos cães da raça Cocker Spaniel é governada por um alelodominante V e a cor vermelha, pelo seu recessivo v. O padrão uniforme é governado peloalelo dominante que segrega independentemente no locus M e o padrão malhado, por seualelo recessivo m. Um macho preto foi cruzado com fêmeas genotipicamente iguais entresi e fenotipicamente iguais a ele. Entre as várias ninhadas foram vendidos apenas os filho-tes malhados de vermelho, que eram em número de cinco. Quantos filhotes do total nasci-do das várias ninhadas, se espera que sejam fenotipicamente idênticos ao pai, quanto àscaracterísticas consideradas?

a) 9

b) 16

c) 30

d) 45

e) 80

27. UFRS Indivíduos com os genótipos AaBb, AaBB, AaBbCc, AaBBcc, AaBbcc podemformar, respectivamente, quantos tipos de gametas diferentes?

a) 4 – 4 – 8 – 8 – 8

b) 4 – 2 – 8 – 4 – 4

c) 2 – 4 – 16 – 8 – 8

d) 4 – 2 – 8 – 2 – 4

e) 2 – 4 – 16 – 4 – 8

Page 9: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

9

28. MACKENZIE-SP Uma mulher albina e destra casa-se com um homem com pigmenta-ção normal e destro, cujo pai era albino. O casal tem uma filha canhota. A esse respeito,assinale a alternativa correta.

a) Tanto o albinismo como o uso da mão direita são devidos a genes recessivos.

b) A chance desse casal ter uma criança albina é de 25%.

c) Esse casal não pode ter um filho destro.

d) A chance de nascer uma criança de sexo masculino, albina e canhota é de 6,25%.

e) Como esse casal já tem uma filha canhota, não há possibilidade desse fenótipo se repe-tir em outra criança.

29. FATEC-SP A surdez pode ser uma doença hereditária ou adquirida. Quando hereditária,depende da homozigose de apenas um dos dois genes recessivos, d ou e. A audição normaldepende da presença de pelo menos dois genes dominantes diferentes D e E, simultanea-mente. Um homem surdo casou-se com uma surda. Tiveram 9 filhos, todos de audiçãonormal.

Assim, podemos concluir que o genótipo dos filhos é:

a) ddEE.

b) DdEe.

c) Ddee.

d) Ddee.

e) DDEE.

30. MACKENZIE-SP Um homem fenilcetonúrico e destro, filho de pai destro e normal parafenilcetonúria e mãe também normal para fenilcetonúria e canhota, casa-se com uma mu-lher normal para fenilcetonúria e destra, filha de pai normal e destro heterozigoto e mãefenilcetonúrica e destra heterozigota. A probabilidade desse casal ter uma criança de sexofeminino, canhota e fenilcetonúrica, é de:

a) 1/8

b) 1/24

c) 1/6

d) 3/16

e) 1/12

31. F.I. de Anápolis-GO Em seres humanos, o albinismo é condicionado por um gene autos-sômico recessivo (a) e a polidactilia é condicionada por um gene autossômico dominante(N). Um homem que apresenta genótipo Aann, casa-se com uma mulher de genótipo aaNn.A probabilidade desse casal ter uma criança normal para as duas características é de:

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

Page 10: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

10

32. UFMS Com base no esquema representado abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) A freqüência com que ocorre a permuta genética entre genes ligados está diretamenterelacionada com a distância entre eles.

(02) A existência de segregação independente entre dois locos gênicos constitui prova deque eles estão em cromossomos distintos.

(04) Se não há segregação independente, podemos concluir pela existência de ligaçãogênica.

(08) O linkage (em termos de proximidade entre os loci de dois pares de genes num mes-mo cromossomo) pode ser considerado um fator limitante da recombinação gênica.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

33. F.I. de Anápolis-GO Em ratos, as pelagens preta e cinzenta são condicionadas pelos ge-nes a e A, respectivamente. Entretanto, esses genes só se manifestam na presença de umgene C; se o par cc estiver presente, os animais terão pelagem branca. Um macho cinzentodiíbrido é cruzado com uma fêmea branca cujos pais eram pretos. A porcentagem de des-cendentes brancos desse cruzamento será de:

a) 100%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 0%

34. U. F. Viçosa-MG Abaixo está representado um par de cromossomos homólogos comdois locos marcadores. A seta indica a posição do quiasma, resultante de um evento depermutação após o paquíteno da espermatogênese normal de um mamífero. Assinale aalternativa que contém os gametas, com todas as combinações genotípicas resultantesdesta meiose:

a) Ab AB ab aB

b) AABB aaBB AAbb aabb

c) AB AB ab ab

d) Ab Ab aB aB

e) A a B b

F F F

R R

R

r r

rf f f

A A a a

b B b B

Page 11: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

11

35. UESC-BA A tabela apresenta dados relativos a experimentos de Mendel, realizados comvariedades da ervilha Pisum sativum, em que ele analisou a transmissão hereditária de setecaracterísticas que ocorriam sob duas formas alternativas.

A análise desses dados permite concluir:

a) O cruzamento entre duas variedades puras produz sempre uma descendência uniforme.

b) A proporção genotípica 3 : 1 é constante na F2 de monoíbridos.

c) A polinização cruzada favorece a preservação de linhagens puras.

d) A relação genotípica na F1 é diferente da fenotípica.

e) A presença de um fator garante a expressão do caráter recessivo.

36. Unicap-PE Julgue as afirmativas:

a) ( ) Do cruzamento entre dois indivíduos de genótipos AaBb e Aabb, a probabilidadede nascer um descendente de genótipo aaBb é de 12,5%.

b) ( ) As drosófilas (moscas-das-frutas) apresentam o mesmo tipo de determinação cro-mossômica para o sexo que a encontrada na espécie humana.

c) ( ) Na espécie humana, a freqüência do daltonismo é de, aproximadamente, 0,25%,nos homens, enquanto que, nas mulheres, é de cerca de 5%.

d) ( ) A translocação consiste na troca de pedaços entre cromossomos homólogos.

e) ( ) Nos casos em que a gene epistático é recessivo, no seu par de alelos a epistasia édenominada recessiva.

37. Unifor-CE Nos porcos, o alelo dominante F determina cascos não-fendidos e o recessivof, cascos fendidos; o alelo dominante P condiciona pelagem branca e o recessivo p, pela-gem preta.

Sabendo-se que esses genes são autossômicos e segregam-se independentemente, o cruza-mento que poderia originar uma descendência com proporção fenotípica de 1 : 1 : 1 : 1 é

a) FFPP x FfPp d) FfPp x FfPp

b) FFPP x ffpp e) Ffpp x Ffpp

c) FfPp x ffpp

Plantas F2

5.474 lisas1.850 rugosas7.324 (total analisado)6.022 amarelas2.001 verdes8.023 (total analisado)705 cinza224 brancas929 (total analisado)

882 infladas299 comprimidas

1.181 (total analisado)

428 verdes152 amarelas

580 (total analisado)

651 axilares207 terminais

858 (total analisado)

787 longos277 curtos

1.064 (total analisado)

Característicasdas plantas F1

Sementes lisas

Sementesamarelas

Sementes decasca cinza

Vagens infladas

Vagens verdes

Flores axilares

Caule longo

Tipos decruzamento

entre indivíduospuros

1. Forma dasemente – lisax rugosa

2. Cor da semente– amarela xverde

3. Cor da casca dasemente –cinza x branca

4. Forma davagem –inflada xcomprimida

5. Cor da vagemmadura – verdex amarela

6. Disposição daflor no caule –axilar xterminal

7. Comprimentodo caule –longo x curto

(AMABIS e MARTHO, p. 18)

Page 12: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

12

38. UFR-RJ Numa certa espécie de milho, o grão colorido é condicionado por um gene domi-nante B e o grão liso por um gene dominante R. Os alelos recessivos b e r condicionam,respectivamente, grãos brancos e rugosos. No cruzamento entre um indivíduo coloridoliso com um branco rugoso, surgiu uma F

1 com os seguintes descendentes:

150 indivíduos que produziam sementes coloridas e lisas.

150 indivíduos que produziam sementes brancas e rugosas.

250 indivíduos que produziam sementes coloridas e rugosas e

250 indivíduos que produziam sementes brancas e lisas.

A partir desses resultados, podemos concluir que o genótipo do indivíduo parental colori-do liso e a distância entre os genes B e R são

a) BR/br; 62,5 U.R.

b) BR/br, 37,5 U.R.

c) Br/bR, 62,5 U.R.

d) Br/bR, 37,5 U.R.

e) BR/br, 18,75 U.R.

39. U. E. Maringá-PR Assinale o que for correto:

01) Na espécie humana, quem determina o sexo da prole é a mãe.

02) O daltonismo é uma característica de herança recessiva ligada ao X. Assim, 100% dosfilhos de homem afetado serão daltônicos.

04) Em um determinada espécie animal, há uma série de 4 alelos múltiplos que determi-nam a cor da pelagem. O número de genótipos possíveis para a cor da pelagem nessaespécie é 10.

08) A cor da pelagem em coelhos é determinada por uma série de três alelos múltiplos. Oalelo Pp condiciona a pelagem preta, o alelo Pm condiciona a pelagem marrom e oalelo Pb condiciona a pelagem branca. Dentro dessa série, o alelo Pp é dominantesobre o alelo Pm, que é dominante sobre Pb. Do cruzamento de um coelho macho comuma fêmea branca, nasceram 50% de coelhos pretos e 50% de coelhos brancos. Por-tanto, pode-se afirmar que o genótipo do coelho macho da geração parental é PpPb.

16) Os gêmeos monozigóticos são sempre do mesmo sexo e originam-se de um mesmoóvulo fertilizado por dois espermatozóides diferentes.

32) Um homem normal, filho da mãe com surdez de herança autossômica recessiva, ao secasar com uma mulher com o mesmo tipo de surdez de sua mãe, possui 100% dechance de que todos os seus filhos e filhas sejam surdos.

64) Tecnologia transgênica é a introdução de genes de uma espécie no material genéticode outra.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

40. UFPE Na espécie humana há um gene que exerce ação simultaneamente sobre a fragilida-de óssea, a surdez congênita e a esclerótica azulada. Assinale a alternativa que define ocaso.

a) Ligação genética

b) Penetrância completa

c) Pleiotropia

d) Herança quantitativa

e) Polialelia

41. U.F.R-RJ O gene A é responsável pela forma esférica da abóbora. Um outro gene nãoalelo (B) também acarreta a forma esférica. Porém, quando os dois genes estão presentesno mesmo indivíduo, eles interagem formando abóboras discóides (abóbora moranga).Quando ambos estão ausentes (aabb) a abóbora é alongada.

Cruzando-se abóbora discóide heterozigota com abóbora alongada, qual a proporção es-perada de abóboras esféricas?

Page 13: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

IMPR

IMIR

Voltar

GABA

RITO

Avançar

13

42. VUNESP Em um concurso de cães, duas características são condicionadas por genesdominantes (A e B). O homozigoto dominante para estas duas características recebe maispontos que os heterozigotos e estes, mais pontos que os recessivos, que ganham nota zero.Um criador, desejando participar do concurso, cruzou um macho e uma fêmea, ambosheterozigotos para os dois genes, obtendo uma descendência com todos os genótipos pos-síveis.

a) Qual a probabilidade do criador obter um animal com a pontuação máxima? Qual aprobabilidade de obter um animal homozigoto recessivo para os dois genes?

b) Considerando que todos os descendentes do referido cruzamento participaram do con-curso, e que cada gene dominante contribui com 5 pontos na premiação, quantos pontosdevem ter obtido os vice-campeões e os cães classificados em penúltimo lugar?

43. MACKENZIE-SP Em morganídeos, a análise de um cromossomo resultou nos seguintesvalores de distâncias entre os genes: A–B - 15; B–C - 30; B–D - 85. Espera-se que a maiore a menor taxa de recombinação ocorram, respectivamente, entre os genes:

a) A e D; A e B.

b) B e D; B e C.

c) B e C; A e B.

d) A e D; B e D.

e) B e D; A e B.

44. MACKENZIE-SP Em galinhas, a cor da plumagem é determinada por 2 pares de genes.O gene C condiciona plumagem colorida, enquanto seu alelo c determina plumagem bran-ca. O gene I impede a expressão do gene C, enquanto seu alelo i não interfere nessaexpressão. Com esses dados, conclui-se que se trata de um caso de:

a) epistasia recessiva.

b) herança quantitativa.

c) pleiotropia.

d) codominância.

e) epistasia dominante.

Page 14: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

IMPR

IMIR

Voltar Avançar

1

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

H E R A NÇ A D E D O ISO U M A IS PA RE S D E

A L E LOS1. 01 + 04 + 16 = 21

2. 01 + 04 + 08 + 64 = 77

3. 01 + 02 + 16 = 19

4. a) 1) cães pretos X cães pretos

AaBb X AaBb

AB Ab aB ab

AB AABB AABb AaBB AaBb

Ab AABb AAbb AaBb Aabb

aB AaBB AaBb aaBB aaBb

ab AaBb Aabb aaBb aabb

1/16 de probabilidade de nascer um filhote de pelagem branca ou:

Aa X Aa e Bb X Bb

1/4 aa e 1/4 bb 1/4 X 1/4 = 1/16 (pelagem branca)

2) cães pretos X cães chocolate

AaBb X AabbAa X Aa Bb X bb

1/4 aa 2/4 (1/2) bb 1/4 X 2/4 = 2/16 (pelagem branca)

3) cães chocolate X cães chocolate

Aabb X AabbAa X Aa bb X bb

1/4 aa 1 ou 4/4 1/4 X 4/4 = 4/16 (pelagem branca).

b) Utilizando o terceiro cruzamento, a probabilidade de obtenção de um indivíduo de pelagem bran-ca é 1/4. Em cada ninhada de oito filhotes, serão obtidos dois cães de pelagem branca. Assim, paraque 10 animais de pelagem branca sejam obtidos deve-se realizar cinco cruzamentos.

5. 02+04+64=70

6. B

7. D

8. B

9. 08+16=24

B IOLOGIAG

AB

AR

ITO

Page 15: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

IMPR

IMIR

Voltar Avançar

2

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

10. Dados: pêlo preto: D; pêlo marrom: d

padrão uniforme: M; padrão malhado: m

a) Genótipo dos pais: DdMm x ddMm

b) Portanto, 25% dos descendentes deverão ser iguais ao pai.

11. E

12. 16 + 32 = 48

13. D

14. A

15. 02 + 16 = 18

16. C

17. D

18. B

19. C

20. A proporção deverá ser de 3 de cor púrpura para 1 de cor vermelha.

21. D

22. C

23. E

24. B

25. C

26. D

27. D

28. D

29. B

30. B

31. B

32. 01 + 04 + 08 = 13

33. C

34. D

35. A

36. V-V-F-F-V

37. C

38. D

39. 04 + 08 + 64 = 76

40. C

GA

BA

RIT

O

Page 16: Biologia - Pré-Vestibular Dom Bosco - Herança de dois ou mais Pares de Alelos

IMPR

IMIR

Voltar Avançar

3

BIOLOGIA - Herança de dois ou mais pares de alelos

41. A proporção de abóboras esféricas é de 50% ou 1/2 ou 8/16.

42. a) O cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos (AaBb x AaBb) implica 16 encon-tros gaméticos igualmente possíveis. Desses, apenas um produz indivíduos AABB, com apontuação máxima, e somente um produz descendentes aabb, com a pontuação mínima.Assim, a probabilidade, para ambos os casos, é de 1/16.

b) Quanto ao número de genes dominantes, o cruzamento acima produz indivíduos:

Número de genes dominantes Pontuação no concurso

4 (AABB) 20 (campeão)

3 (AABb e AaBB) 15 (vice-campeão)

2 (Aabb, aaBB e AaBb) 10 (intermediário)

1 (Aabb e aaBb) 5 (penúltimo lugar)

0 (aabb) 0 (último lugar)

Dessa forma, os vice-campeões obtiveram 15 pontos, enquanto os cães classificados empenúltimo lugar obtiveram 5 pontos.

43. E

44. E

GA

BA

RIT

O