biologia molecular eduardo rabelo parte 1 correta · biologia molecular . eduardo rabelo . parte 1...

13
1 BIOLOGIA MOLECULAR EDUARDO RABELO PARTE 1 1. Apesar das diferenças na estrutura das células eucariotas e procariotas, o processo descrito a seguir é semelhante em ambas. Em eucariotos, a etapa que ocorre principalmente no núcleo está representada pelo número a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. 2. Considere que a base nitrogenada púrica do terceiro códon do RNAm descrito abaixo tenha sido substituída por uma guanina: RNAm AUG UCU AUC GGG UUG = O quadro a seguir mostra alguns códons do RNA mensageiro e os aminoácidos codificados por cada um deles. Códon do RNAm Aminoácido AGG arginina AGC serina AUC isoleucina AUG metionina GUC valina GGC glicina O novo aminoácido codificado a partir dessa alteração é a) arginina b) metionina c) valina d) serina e) glicina 3. Observe a figura a seguir: Sobre os desenhos no quadro, assinale a alternativa CORRETA. a) O desenho 1 corresponde ao ácido desoxirribonucleico, constituído de duas cadeias de nucleotídeos, unidas uma à outra por meio de pontes de hidrogênio. b) O desenho 1 corresponde ao ácido ribonucleico, no qual as bolinhas correspondem aos fosfatos, e as linhas internas correspondem às pentoses com suas bases. c) O desenho 2 representa a cromatina eucariótica, formada pelo DNA empacotado pelo RNA; esse conjunto de filamentos possui a mesma morfologia para cada elemento. d) O desenho 3 mostra uma pentose do tipo desoxirribose, por ter um átomo de hidrogênio a menos em relação à ribose. e) O desenho 3 mostra uma base nitrogenada do tipo pirimídica, visto apresentar dois anéis, e irá se ligar à pentose, para formar um nucleotídeo. 4. Observe o desenho abaixo e assinale a opção INCORRETA: a) Os reguladores são sequências de DNA não codificantes, que exercem função reguladora da síntese de proteínas, interagindo com os genes ou entre si. b) Se o tamanho médio de um gene humano é de 3 mil pares de bases nitrogenadas, o tamanho médio de suas proteínas será de 1 mil aminoácidos. c) Os genes A e B são conhecidos como DNA codificantes, pois são responsáveis pela codificação das proteínas de um indivíduo. d) O número de tipos de proteínas do corpo de uma pessoa é muito superior ao número de genes que ela possui. 5. Nos eucariontes, o RNA transcrito a partir de um gene normalmente é chamado de pré-RNAm, pois ele ainda não está pronto para ser traduzido em proteína. O pré-RNAm seria, assim, uma versão ainda não acabada do RNA mensageiro, que precisa ser primeiramente processado no (I) para, em seguida, migrar ao (II). Os íntrons são retirados do pré-RNA por meio de enzimas especiais e, em seguida, os éxons são unidos uns aos outros. O RNAm formado apenas por éxons recém-unidos está pronto para sair do núcleo e ser traduzido pelos (III), resultando na formação de uma proteína. SILVA, Jr, Cesar da & SASSON, Sezar. Biologia: volume 3, 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 58 e 59. Considere a sequência de códons a seguir e selecione a alternativa que preenche corretamente (I), (II) e (III) e que

Upload: others

Post on 16-Feb-2020

25 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

BIOLOGIA MOLECULAR

EDUARDO RABELO

PARTE 1

1. Apesar das diferenças na estrutura das células eucariotas e procariotas, o processo descrito a seguir é semelhante em ambas.

Em eucariotos, a etapa que ocorre principalmente no núcleo está representada pelo número a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. 2. Considere que a base nitrogenada púrica do terceiro códon do RNAm descrito abaixo tenha sido substituída por uma guanina: RNAm AUG UCU AUC GGG UUG= O quadro a seguir mostra alguns códons do RNA mensageiro e os aminoácidos codificados por cada um deles.

Códon do RNAm Aminoácido AGG arginina

AGC serina

AUC isoleucina

AUG metionina

GUC valina

GGC glicina O novo aminoácido codificado a partir dessa alteração é a) arginina b) metionina c) valina d) serina e) glicina

3. Observe a figura a seguir:

Sobre os desenhos no quadro, assinale a alternativa CORRETA. a) O desenho 1 corresponde ao ácido desoxirribonucleico,

constituído de duas cadeias de nucleotídeos, unidas uma à outra por meio de pontes de hidrogênio.

b) O desenho 1 corresponde ao ácido ribonucleico, no qual as bolinhas correspondem aos fosfatos, e as linhas internas correspondem às pentoses com suas bases.

c) O desenho 2 representa a cromatina eucariótica, formada pelo DNA empacotado pelo RNA; esse conjunto de filamentos possui a mesma morfologia para cada elemento.

d) O desenho 3 mostra uma pentose do tipo desoxirribose, por ter um átomo de hidrogênio a menos em relação à ribose.

e) O desenho 3 mostra uma base nitrogenada do tipo pirimídica, visto apresentar dois anéis, e irá se ligar à pentose, para formar um nucleotídeo.

4. Observe o desenho abaixo e assinale a opção INCORRETA:

a) Os reguladores são sequências de DNA não codificantes,

que exercem função reguladora da síntese de proteínas, interagindo com os genes ou entre si.

b) Se o tamanho médio de um gene humano é de 3 mil pares de bases nitrogenadas, o tamanho médio de suas proteínas será de 1 mil aminoácidos.

c) Os genes A e B são conhecidos como DNA codificantes, pois são responsáveis pela codificação das proteínas de um indivíduo.

d) O número de tipos de proteínas do corpo de uma pessoa é muito superior ao número de genes que ela possui.

5. Nos eucariontes, o RNA transcrito a partir de um gene normalmente é chamado de pré-RNAm, pois ele ainda não está pronto para ser traduzido em proteína. O pré-RNAm seria, assim, uma versão ainda não acabada do RNA mensageiro, que precisa ser primeiramente processado no (I) para, em seguida, migrar ao (II). Os íntrons são retirados do pré-RNA por meio de enzimas especiais e, em seguida, os éxons são unidos uns aos outros. O RNAm formado apenas por éxons recém-unidos está pronto para sair do núcleo e ser traduzido pelos (III), resultando na formação de uma proteína.

SILVA, Jr, Cesar da & SASSON, Sezar. Biologia: volume 3, 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 58 e 59.

Considere a sequência de códons a seguir e selecione a alternativa que preenche corretamente (I), (II) e (III) e que

2

apresenta o número de aminoácidos incorporados à cadeia polipeptídica. CCGAUCUACAUGCGGUCUUCAUCAAAUCGGCCGUAGGUAAAUUCCGUA a) (I) núcleo; (II) citoplasma; (III) polissomos; 13. b) (I) membrana; (II) citoplasma; (III) ribossomos; 16. c) (I) núcleo; (II) citoplasma; (III) retículos endoplasmáticos

rugosos; 09. d) (I) núcleo; (II) citoplasma; (III) ribossomos; 08. e) (I) citoplasma; (II) núcleo; (III) retículo endoplasmático; 04. 6. Em certa espécie animal a proporção de nucleotídeos Timina na molécula de DNA é igual a t 0.> Então, a proporção de nucleotídeos Citosina nesse mesmo DNA é igual a a) 1 t.− b) t 2. c) 1 t 2.− d) 1 2 t.− 7. Observe a figura abaixo, que ilustra os diferentes modelos propostos para a replicação do DNA.

O experimento de Meselson e Stahl, realizado em 1957, comprovou que o modelo correto para a replicação do DNA é o a) I, porque a dupla-hélice original não contribui com a nova

dupla-hélice. b) I, porque, na replicação dispersiva, a densidade do novo

DNA é a metade da densidade do DNA original. c) II, porque a dupla-hélice original é preservada, e uma

nova molécula é gerada. d) III, porque cada nova molécula de DNA contém uma fita

nova e uma antiga completas. e) III, porque, na replicação semiconservativa, uma das fitas

do DNA original é degradada. 8. “Nasce 1º bebê do mundo com DNA de 3 pais” “Cientistas americanos anunciaram o nascimento do primeiro bebê do mundo por meio de uma técnica de reprodução assistida que usa o DNA de três pessoas: do pai, da mãe e de um terceiro doador. De acordo com um artigo publicado na revista científica New Scientist, a polêmica técnica permite progenitores com mutações genéticas raras a conceberem filhos sãos. Usada para prevenir doenças mitocondriais provocadas por defeitos genéticos transmitidos pela mãe.”

(Adaptado de Veja, Ciência e Saúde: http://veja.abril.com.br/saude/nasce-1o-bebe-do-mundo-

com-dna-de-3-pais/) A chamada da notícia acima se refere ao DNA de três pessoas porque: a) Houve recombinação entre o DNA das três pessoas. b) A doadora tinha DNA compatível com a mãe receptora. c) Não há presença de DNA na mitocôndria da doadora,

apenas no núcleo do ovócito.

d) Houve fecundação do Ovócito da mãe e depois aproveitamento do RNA.

e) Há presença de DNA na mitocôndria da doadora. 9. A reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla em inglês) é uma técnica de biologia molecular que permite replicação in vitro do DNA de forma rápida. Essa técnica surgiu na década de 1980 e permitiu avanços científicos em todas as áreas de investigação genômica. A dupla hélice é estabilizada por ligações de hidrogênio, duas entre as bases adenina (A) e timina (T) e três entre as bases guanina (G) e citosina (C). Inicialmente, para que o DNA possa ser replicado, a dupla hélice precisa ser totalmente desnaturada (desenrolada) pelo aumento da temperatura, quando são desfeitas as ligações de hidrogênio entre as diferentes bases nitrogenadas. Qual dos segmentos de DNA será o primeiro a desnaturar totalmente durante o aumento da temperatura na reação de PCR?

a)

b)

c)

d)

e) 10. Nas células ocorrem reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas necessárias à própria célula e ao organismo. A figura mostra a reação química de formação de uma estrutura molecular maior a partir da união de três outras moléculas menores.

3

Esta reação química ocorre no interior da célula durante a a) formação dos nucleotídeos. b) tradução do RNA mensageiro. c) formação dos triglicerídeos. d) transcrição do DNA. e) síntese dos polissacarídeos. 11. Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A+G) e o total de pirimidinas (C+T) eram iguais. Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas. Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor? a) Adenina: 20; Timina: 25; Guanina: 25; Citosina: 30. b) Adenina: 25; Timina: 20; Guanina: 45; Citosina: 45. c) Adenina: 45; Timina: 45; Guanina: 55; Citosina: 55. d) Adenina: 50; Timina: 50; Guanina: 50; Citosina: 50. e) Adenina: 55; Timina: 55; Guanina: 45; Citosina: 45. 12. O ácido desoxirribonucleico (DNA) possui o código da hereditariedade e apresenta a informação para a produção de proteínas. Se um filamento de DNA apresenta a sequência de bases nitrogenadas ATACGCGAT, qual é a sequência do filamento complementar? a) TATGCGCTA b) ATACGCGAT c) UAUGCGCUA d) TUTGCGCTU e) TATGGGCTA 13. O DNA é uma molécula com potencial replicativo semiconservativo e, diante dessa informação, 50 moléculas desse ácido nucleico foram marcadas com timina radioativa e posteriormente transferidas para um meio sem esse isótopo e com condições necessárias para a sua replicação. Após três duplicações consecutivas, o número de DNAs que ainda apresentarão esse marcador radioativo é a) 50 b) 100 c) 150 d) 400 e) nenhum 14. Um trecho de uma das cadeias da molécula de DNA tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas:

ACATAGCCAAAA Abaixo, temos os códons correspondentes a quatro aminoácidos:

Aminoácido Códons Cisteína UGU, UGC Fenilalanina UUU, UUC Glicina GGU, GGC, CGA, GGG Isoleucina AUU, AUC

Suponha que, em um caso de mutação, a terceira base daquele trecho de DNA, que se encontra sublinhada (A), seja substituída pela base Guanina. Essa nova situação a) acarretaria modificação em parte da sequência de

aminoácidos da proteína a ser sintetizada. b) acarretaria modificação em todos os códons

subsequentes no trecho do RNA mensageiro correspondente.

c) não acarretaria modificação na sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro correspondente.

d) não acarretaria modificação na sequência de aminoácidos da proteína a ser sintetizada.

15. A decodificação realizada pelos ribossomos durante a síntese de proteínas, tendo por base as informações genéticas contidas na molécula de RNAm, consiste no encadeamento de a) 20 tipos de aminoácidos, a partir dos 61 códons com

sentido no RNAm. b) 20 tipos de aminoácidos, a partir dos 20 códons possíveis

no RNAm. c) 64 tipos de aminoácidos, a partir dos 64 códons possíveis

no RNAm. d) 20 tipos de anticódons do RNAt, a partir dos 61 códons

com sentido no RNAm. e) 64 tipos de anticódons do RNAt, a partir dos 64 códons

possíveis no RNAm. Gabarito: Resposta da questão 1: [A] Resposta da questão 2: [C] Resposta da questão 3: [A] Resposta da questão 4: [B] Resposta da questão 5: [D] Resposta da questão 6: [D] Resposta da questão 7: [D] Resposta da questão 8: [E]

4

Resposta da questão 9: [C] Resposta da questão 10: [B] Resposta da questão 11: [C] Fazendo o pareamento: as 20 adeninas vão parear com 20 timinas; as 25 timinas vão parear com 25 adeninas; as 30 guaninas vão parear com 30 citosinas; e as 25 citosinas vão parear com 25 guaninas. Somando-se: 20 25 45+ = adeninas; 20 25 45+ = timinas; 30 25 55+ = guaninas; e 30 25 55+ = citosinas. Resposta da questão 12: [A] Resposta da questão 13: [B] Resposta da questão 14: [D] Resposta da questão 15: [A]

PARTE 2

01. (UNICENTRO)

A partir da figura em destaque e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar:

a) Os nucleotídeos de um mesmo ácido nucleico são distintos, quando se observam seus glicídios.

b) Diante de seu caráter ácido, o núcleo de uma célula eucariótica apresenta-se acidófilo.

c) No DNA e no RNA, riboses e desoxirriboses se alternam ao longo da mesma molécula.

d) Células de paramécios, leveduras, briófitas e lulas apresentam seu DNA linear.

e) O DNA participa diretamente da tradução.

02. (Unitau) A anemia falciforme é resultado da troca de apenas um aminoácido, dentre os mais de 500 que compõem a molécula de hemoglobina, o que resulta na alteração da conformação das células sanguíneas, dando a elas a aparência falciforme. Em relação a esse tipo de anemia, é correto afirmar que:

a) se deve à alteração, em um códon, no gene responsável pelo código da hemoglobina.

b) se deve a não ativação do gene responsável pelo código da hemoglobina.

c) é gerada pela não ativação do DNA responsável pelo código da hemoglobina.

d) é gerada pela inibição do gene responsável pelo código da hemoglobina.

e) ocorre pela ativação do DNA responsável pelo código da hemoglobina.

03. (UFAM) Em 2003, após 13 anos de pesquisas, o projeto Genoma Humano foi concluído. Desde a descoberta de sua estrutura por Watson e Crick no início da década de 50 aprendemos muito sobre a molécula de DNA. Analise as alternativas a seguir sobre a estrutura e propriedades dessa molécula e assinale a correta:

a) Na molécula de DNA a informação hereditária é carregada nas ligações açúcar-fosfato.

b) Nos seres vivos a quantidade de adenina iguala a quantidade de timina e a quantidade de guanina iguala a quantidade de citosina.

c) A dupla hélice do DNA é o resultado da replicação semiconservativa e somente está presente após o período S da interfase.

d) Em uma amostra de DNA, a guanina representa 14%, logo a quantidade de adenina é 32%

04. (UPE) Leia o texto a seguir:

“… certos microrganismos continuam a causar preocupação. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é atualmente um fenômeno global. De acordo com o relato, várias espécies, incluindo Escherichia coli, que causa diarreias, Streptococcus pneumonia e Neisseria gonorrhea, adquiriram resistência a antibióticos.”

5

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/06/16/aliancas-com-os-microbios/ Acesso em: julho 2015.

Assinale a alternativa que apresenta a correta proposição sobre as bactérias e o aumento da variabilidade genética, possibilitando a resistência aos antibióticos.

a) Bactérias doadoras podem transferir DNA para uma receptora por meio de conjugação, na qual ocorre contato celular.

b) Bactérias que possuem a capacidade de captar e incorporar DNA disperso no meio sofrem transdução.

c) Bactérias têm grande poder de reprodução, pois, em poucas horas, sob condições adequadas, uma única célula pode gerar milhares de clones por mitose.

d) Fagos contendo fragmento de DNA bacteriano e resultantes da lise de uma célula podem infectar outra bactéria por transformação, e esta passa a ter nova constituição genética.

e) Plasmídeos ou cromossomos são transferidos livremente, entre bactérias, em um ambiente com nutrientes e antibióticos.

05. (UPE)

A angiogênese é um mecanismo bem regulado em nosso organismo, sendo fundamental durante o desenvolvimento embrionário. Na fase adulta, no entanto, esses vasos sanguíneos, que, às vezes, brotam fora de hora e de lugar, podem estar relacionados a problemas graves, como o câncer. Nesse caso, o tumor só consegue se desenvolver, se houver suprimento sanguíneo, que o alimenta e o ajuda a crescer e a se espalhar por outros tecidos. Há muito se sabe que os genes HIF1A e VEGFA são os principais responsáveis pela regulação da formação da angiogênese. O que os ativava ou desativava, no entanto, permanecia sendo um mistério.

Os microRNAs são moléculas, que controlam a expressão de um tipo específico de RNA mensageiro e inibem a expressão das moléculas às quais se ligam. Segundo Diana Nunes, “Quando um microRNA se liga a um RNA mensageiro, como no caso do VEGFA, ele o regula negativamente, impedindo sua tradução em proteína.”

Fonte:http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/03/23/freios-moleculares/(Adaptado)Acesso em: julho 2015.

Sobre isso, analise os itens a seguir:

I. O RNAm descrito no texto transmite as instruções contidas nos genes, levando à produção de proteínas, que iniciam o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos.

II. Na regulação descrita, microRNAs específicos se ligavam aos RNAs mensageiros de HIF1A e VEGFA, impedindo que eles fossem traduzidos em proteínas e, com isso, se iniciasse o surgimento de novos vasos sanguíneos.

III. Se a expressão dos microRNAs for aumentada, os RNAs mensageiros de VEGFA e HIF1A ficarão livres para produzir proteínas e iniciar a angiogênese.

IV. A regulação desses genes ocorre durante a replicação e começa quando a RNA polimerase se encaixa no promotor, iniciando a síntese do RNAm.

Estão corretos:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

06. (IFRS) As características morfológicas e fisiológicas de um ser vivo dependem dos tipos de proteínas do seu organismo. A síntese dessas proteínas, por sua vez, depende do DNA em interação com o RNA, de determinadas enzimas, de ribossomos e de outras estruturas celulares. Sobre a síntese de proteínas, marque a alternativa correta.

a) Um gene pode ser definido como um segmento de RNA que atua como molde para a produção de uma molécula de DNA.

b) No processo de produção de RNA mensageiro, denominado de transcrição gênica, as duas cadeias de DNA se separam e, via de regra, uma delas serve de molde ao RNA.

c) Um códon é uma sequência de três nucleotídeos no RNA transportador.

d) Nos procariontes, o processo de tradução gênica é realizado no citoplasma das células, enquanto que o de transcrição gênica é realizado no interior do núcleo.

e) Na transcrição gênica, a trinca de bases nitrogenadas ACT produz o códon TGA no RNA mensageiro.

07. (UCS) Alguns anos atrás, o Brasil foi notificado por exportar alimentos processados que não continham no rótulo a informação do tipo de carne componente do alimento. A análise realizada foi obtida por testes de DNA que identificaram os diferentes tipos de amostras.

Com base nas informações da Tabela 1, pode-se afirmar que:

a) Todas as amostras são provenientes de diferentes espécies.

b) A amostra 3 possui o mais alto conteúdo de pares A e T.

c) A amostra 2 apresenta DNA de fita simples.

d) As amostras 2 e 3 apresentam alta homologia entre seus DNAs.

e) A amostra 4 apresenta diferenças em suas bases, pois há presença de Uracil (U).

08. (UCS) O invento do microscópio possibilitou o grande avanço da ciência, principalmente a citogenética. Segundo a

6

charge abaixo, pode-se inferir, através de análises citogenéticas, a procedência das células.

Assinale a alternativa que está de acordo com a análise feita pelo cientista na charge acima.

a) É possível confirmar a procedência de qualquer célula independente de sua origem.

b) Como todas as células provêm de uma divisão meiótica, sua carga genética é idêntica à do progenitor.

c) A espermatogônia, na gametogênese masculina, é a célula final do processo responsável pela doação da carga genética.

d) Toda a célula contém o material genético de células preexistentes, devido ao modelo de duplicação semiconservativa do DNA.

e) A recombinação genética das células gaméticas dos parentais evita a identificação da origem.

09. (ACEFE) O Projeto Genoma Humano (PGH) teve por objetivo o mapeamento do genoma humano e a identificação de todos os nucleotídeos que o compõem. Após a iniciativa do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos, centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas sequencias de DNA, que não são genes. Laboratórios de países em desenvolvimento também participaram do empreendimento com o objetivo de formar mão-de-obra qualificada em genômica.

Fonte: Sobiologia, 16/05/2015 Disponível em: http://www.sobiologia.com.br

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A transcrição ocorre no citoplasma das células e consiste na síntese de uma molécula de mRNA a partir da leitura da informação contida numa molécula de DNA.

( ) Éxon é um segmento de bases nitrogenadas de um determinado gene eucarioto que consiste em DNA que codifica uma sequência de nucleotídeos no RNA mensageiro.

( ) Os íntrons são segmentos de DNA que não codificam qualquer parte da proteína codificada pelo gene.

( ) O íntron é inicialmente transcrito na molécula de pre-RNAm (transcrito primário), mas depois é eliminado durante o processamento ou splicing do RNA, antes de sair do núcleo celular.

( ) A replicação é um processo no qual cada cadeia de DNA origina duas cadeias filhas idênticas a ela através de um

processo semiconservativo. Este processo ocorre durante a subfase G1 da interfase.

A sequência correta, de cima para baixo, e:

a) V – F – V – F – V.

b) F – V – V – V – F.

c) V – V – F – F – V.

d) F – F – F – V – V.

10. (UNITAU) Assinale a alternativa que apresenta a justificativa para o fato de o código genético ser considerado degenerado.

a) Trincas diferentes de nucleotídeos podem codificar um mesmo aminoácido no momento da tradução.

b) A cada trinca de nucleotídeos, é codificado somente um aminoácido durante o processo de tradução.

c) Existem trincas que estabelecem o início (trinca AUG) e o término (trincas UAA, UAG e UGA) da tradução.

d) Cada trinca de nucleotídeos do RNAm equivale a uma trinca de nucleotídeos do RNAt, no momento da tradução.

e) Na trinca de nucleotídeos do RNAm podem ocorrer falhas, trocas de bases, que impedem a tradução.

11. (CEFET-MG) Pesquisadores revelaram que não são apenas os genes que transmitem atributos, como a cor dos olhos, entre pais e filhos. Proteínas chamadas histonas também são responsáveis por “transmitir” características hereditárias, apesar de sua função primordial ser a manutenção do DNA na forma de cromatina e cromossomos. Algumas dessas proteínas são capazes de silenciar genes quando impedem que o DNA seja desenrolado. Modificando-as, os cientistas conseguiram criar características que foram transferidas para novas gerações sem alteração nos genes.

Marton, F. Disponível em: <http://super.abril.com.br&gt; Super interessante, 06 abr.2015. (Adaptado).

Pelo exposto, a função dessas proteínas nas alterações das características dos organismos ocorre devido à(ao):

a) Habilidade de provocar mutação deletéria.

b) Bloqueio da transcrição dos genes a serem expressos.

c) Falta de partes do material genético herdado pelos filhos.

d) Encurtamento dos cromossomos transferidos aos descendentes.

e) Migração para o citosol alterando a mensagem enviada pelo núcleo.

12. (UEM) “O recente acidente nuclear no Japão reacendeu a polêmica em torno desse tipo de geração de energia e está causando preocupação entre as populações que vivem próximas as a usinas. Mesmo em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, onde não existe risco de tsunamis ou terremotos, parte da população está ainda mais aflita com um possível vazamento radioativo nas usinas Angra 1 e 2, criadas na década de 70. Uma possível falha humana ou no reator seria o suficiente para uma tragédia na região, que possui cerca de 200 mil habitantes”. (Texto extraído de < http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/tragedia-

7

no-japao-deixa-angra-dos-reis-na-costaverde-do-rjem-alerta&gt;. Acesso em 13/6/2011).

Com relação à radiação e seus efeitos no organismo humano, assinale o que for correto.

01. Radiação ionizante é um agente físico que aumenta as taxas de mutação. Entretanto, essas alterações no genoma somente serão transmitidas aos seus descendentes, se ocorrerem nas células germinativas.

02. Em comparação à radiação alfa e beta, a radiação gama tem maior poder de penetração no corpo humano. Por isso, é o tipo de radiação ionizante com maior potencial de provocar mutações no genoma.

04. As mutações desencadeadas pela radiação ocorrem sempre no RNA mensageiro e não no DNA, já que o DNA está protegido deste tipo de mutação por moléculas que reparam as bases nitrogenadas alteradas.

08. As radiações solares UVA e UVB têm baixo poder de penetração em nossa pele e podem causar câncer de pele.

16. Mutações desfavoráveis (ou deletérias) podem ter sua frequência reduzida na população, por meio da seleção natural, enquanto mutações favoráveis (benéficas ou vantajosas) podem se acumular, resultando em mudanças adaptativas.

Soma das alternativas corretas:

13. (CESPE) De que lugar do planeta vieram seus antepassados? Essa pergunta até recentemente só poderia ser respondida com base na memória dos familiares, que, muitas vezes, não tinham ideia de onde seus antepassados vieram. Isso é especialmente verdade para pessoas cuja família está há muitas gerações no país para onde seus antepassados vieram e nos casos de adoção. Atualmente, porém, é possível responder esse questionamento a partir da análise de material genético, mesmo na ausência de qualquer parente. Considere que ao tomar conhecimento desse assunto, um homem resolveu buscar suas origens pelo perfil genético. Analisando seu material genético, pesquisadores descobriram que a sua linhagem materna era da África, enquanto que a sua linhagem paterna era da Europa. Nessa situação, é correto inferir que a descoberta dos pesquisadores decorreu da análise:

a) Dos cromossomos autossomos da família.

b) Do heredograma da família.

c) Do DNA mitocondrial e do cromossomo Y do homem.

d) Das hemácias e dos linfócitos do homem.

14. (UNESP)

“Homem de gelo” era intolerante à lactose e pouco saudável.

Ötzi, o “homem de gelo” que viveu na Idade do Bronze e cujo corpo foi encontrado nos Alpes italianos em 1991, tinha olhos e cabelos castanhos e era intolerante à lactose […]. Essas características surgiram da análise do DNA da múmia […]. Mutações do gene MCM6 indicam que ele não conseguia digerir a proteína da lactose encontrada no leite.

(www.folha.uol.com.br, 28.02.2012.)

Considere as afirmações:

I. O texto apresenta uma incorreção biológica, pois a lactose não é uma proteína.

II. A mutação a qual o texto se refere deve impedir que o indivíduo intolerante à lactose produza uma enzima funcional que a quebre em unidades menores, passíveis de serem absorvidas pelo intestino.

III. A mutação que torna o indivíduo intolerante à lactose é provocada pela presença de leite na dieta, o que indica que Ötzi era membro de uma tribo que tinha por hábito o consumo de leite na idade adulta.

Assinale a alternativa correta.

a) As três afirmações estão erradas.

b) As três afirmações estão corretas.

c) Apenas a afirmação I está errada.

d) Apenas a afirmação II está errada.

e) Apenas a afirmação III está errada.

15. (UDESC) A Figura 3 representa, esquematicamente, um nucleotídeo. Esta molécula é de extrema importância para todos os seres vivos em razão dos diferentes papéis que desempenha no interior das células. Um dos papéis está relacionado à sua capacidade de formar diferentes polímeros no interior das células.

Analise as proposições em relação ao nucleotídeo.

I. Esta estrutura molecular é encontrada nas células de todos os seres vivos.

II. Existem cinco tipos de bases nitrogenadas que podem se ligar ao açúcar.

III. O açúcar, que se une ao fosfato e à base nitrogenada, tem em sua estrutura 5 carbonos.

IV. Os nucleotídeos são as unidades que formam os ácidos nucleicos.

V. Nucleotídeos se ligam por meio de suas bases nitrogenadas, e também estabelecem ligações entre o açúcar de um e com o fosfato do outro.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

8

16. (UNICID) As mutações gênicas são importantes para a evolução das espécies. Sobre essas mutações, é correto afirmar que:

a) As que ocorrem nas células somáticas são transmitidas aos descendentes.

b) Geram consequências desfavoráveis, independentemente do meio ambiente em que a espécie esteja.

c) Ocorrem de forma direcionada pelo meio ambiente e nunca de forma casual.

d) Alteram o DNA, entretanto, não é certo que as proteínas formadas serão alteradas.

e) Podem ser induzidas pelo ambiente, sendo possível determinar o tipo de proteína que será formada.

17. (UECE) Sobre os ácidos nucleicos (DNA e RNA) é correto afirmar que:

a) DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato, sendo suas quatro bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.

b) O RNA é formado por segmentos denominados genes, responsáveis pela produção de proteínas nos seres vivos.

c) O processo de produção de uma molécula de RNA a partir de uma molécula de DNA é chamado de tradução.

d) Dentre as bases nitrogenadas, a timina e exclusiva do RNA.

18. (UFV) A sequência de nucleotídeos 5′ …… UACCUAAUC …… 3′ de um mRNA irá codificar para qual peptídio?

a) –Tir–Leu–Ile–.

b) –Leu–Ile–His–.

c) –Cis–Leu–Ile–.

d) –Cis–Ile–His—.

19. (FACTO) Um investigador analisou uma amostra de DNA bacteriano e descobriu em seus resultados que 24% dos nucleotídeos eram compostos por timina. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que corresponde ao percentual de citosina presente na amostra de DNA analisada.

a) 24%.

b) 48%.

c) 52%.

d) 26%.

e) 12%.

20. (UNIOESTE) Em uma das fitas de DNA de uma espécie de vírus encontram-se 90 Adeninas e 130 Citosinas. Sabendo-se ainda que nessa fita ocorre um total de 200 bases púricas e 200 bases pirimidinas, assinale a alternativa correta.

a) Na dupla fita de DNA ocorrem 180 Adeninas.

b) Na dupla fita de DNA ocorrem 140 Guaninas.

c) Na fita complementar ocorrem 300 bases púricas e 100 bases pirimidinas.

d) Na fita complementar ocorrem 70 Adeninas e 110 Citosinas.

e) Não é possível determinar a composição de bases nitrogenadas da fita complementar.

PARTE 3

01. (UNICISAL) A síntese de proteínas inicia com a transcrição ou síntese de uma molécula de RNA que possui uma sequência de bases complementares a um gene específico. O RNA transcrito é processado para tornar-se um RNA mensageiro, o qual se move do núcleo da célula para o citoplasma pelo poro nuclear. No citoplasma, o RNA mensageiro liga-se aos ribossomos para iniciar a tradução, sintetizando uma proteína a partir de aminoácidos específicos. Sobre a localização da informação genética na célula e a transcrição, é correto afirmar que o:

a) DNA é confinado quase que exclusivamente no núcleo de células procarióticas, e a transcrição é catalisada por DNA-polimerases, complexos de múltiplas subunidades.

b) DNA é confinado quase que exclusivamente no núcleo de células procarióticas, e a transcrição é catalisada por RNA-polimerases, complexos de múltiplas subunidades.

c) DNA é confinado quase que exclusivamente no núcleo de células eucarióticas, e a transcrição é catalisada por RNA-polimerases, complexos de múltiplas subunidades.

d) DNA é confinado exclusivamente no núcleo de células eucarióticas, e a transcrição é catalisada por RNA-polimerases, complexos de múltiplas subunidades.

e) DNA é confinado quase que exclusivamente no núcleo de células eucarióticas, e a transcrição é catalisada por RNA-polimerases, complexos que contêm uma única subunidade.

02. (UNICENTRO) Segundo Francis Crick, a dupla hélice é realmente uma molécula notável. O ser humano moderno tem, talvez, 50 mil anos de existência […] mas o DNA e o RNA já existem há, pelo menos, vários bilhões de anos […]. No entanto, somos as primeiras criaturas da Terra a perceber a

9

sua existência. A respeito da afirmativa e com os conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:

a) As moléculas de DNA e RNA já tinham sido observadas antes mesmo da formação dos coacervados.

b) O surgimento da molécula de DNA viabilizou o aparecimento do RNA.

c) A descoberta dos ácidos nucleicos precedeu à elucidação da molécula de DNA por Francis Crick e James Watson.

d) A estabilidade do DNA, por conta das histonas, é notada em toda a forma de vida.

03. (ACAFE)

Mutação genética aumenta chances de câncer e outras doenças.

Pessoas com antepassados vegetarianos podem ter uma mutação genética que aumenta as chances de surgimento de cânceres e complicações cardíacas. A descoberta foi feita por cientistas dos Estados Unidos após análise genética de populações com histórico de alimentação com e sem carne. Os investigadores detectaram, no segundo grupo, uma alteração que leva à produção do omega-6 em grande quantidade. Em excesso, esse ácido graxo, essencial ao organismo, pode causar inflamações no corpo, aumentando, principalmente, a suscetibilidade a tumores no cólon e outras doenças.

Fonte: Correio Braziliense, 30/03/2016.Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br

Acerca das informações contidas no texto e dos conhecimentos relacionados ao tema, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) Mutações que afetem o funcionamento de genes controladores do ciclo celular estão relacionadas ao surgimento de um câncer. Existem duas classes de genes que estão mais diretamente relacionados à regulação do ciclo celular: os protooncogenes e os genes de supressão tumoral.

b) Mutação são alterações no material genético de um indivíduo, proporcionando o aparecimento de novas formas de um gene e, consequentemente, a produção de um novo produto gênico e de uma nova proteína. Pode ser causada por erro no processo de replicação ou por agentes mutagênicos de origem biológica, química ou física.

c) Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir de ácidos graxos e álcool, que desempenham importantes funções no organismo dos seres vivos. Os lipídios podem ser representados pelas gorduras, óleos, ceras, pigmentos vegetais e hormônios.

d) O Ácido Desoxirribonucleico (ADN ou DNA) é o material genético da maioria dos seres vivos. Ele contém a informação necessária para controlar, durante a interfase, a sua replicação e a síntese de proteínas. A replicação do DNA ocorre na subfase S da interfase, enquanto a síntese de proteínas, nas subfases G1 e G2.

04. (Unitau) O esquema abaixo representa o “dogma central” da Biologia molecular e sintetiza como ocorre o fluxo de informações genéticas.

Observando o esquema, assinale a alternativa que responde, respectivamente e corretamente, as seguintes questões:

I. Qual processo está indicado na etapa 1?

II. Qual a principal enzima envolvida na etapa 2?

III. Qual o processo indicado na etapa 3?

a) I-Transcrição; II-RNA polimerase; III-Tradução de RNA.

b) I-Tradução; II-RNA polimerase; III-Transcrição de RNA.

c) I-Transcrição; II-Transcriptase reversa; III-Replicação de RNA.

d) I-Tradução; II-Transcriptase reversa; III-Transcrição de RNA.

e) I-Transcrição; II-DNA polimerase; III-Tradução de RNA.

05. (UPE) Garfield é criação do cartunista Jim Davis. No filme Garfield 2, seu dono John, Garfield e Odie viajam a Londres. Lá encontram um sósia, Prince, um gato aristocrata, que herdou um fabuloso castelo. O gato americano e o inglês trocam de lugar.

Sobre a possibilidade de se identificarem dois animais da mesma raça com características fenotípicas morfológicas idênticas, é correto afirmar que:

a) indivíduos procedentes de uma mesma população devem compartilhar alelos com maior probabilidade que os de diferentes populações, pois a interrupção de fluxo gênico das diferentes populações pode levar ao acúmulo de diferenças genéticas, permitindo a identificação dos gatos.

b) não é possível identificar os dois animais, pois ocorreu adaptação evolutiva na qual ambas as populações se ajustaram ao tipo de ambiente, ao longo de sucessivas gerações, ocasionando o mesmo tipo de fenótipo e consequentemente de genótipo.

c) por serem de populações diferentes, os gatos possuem número de cromossomos diferentes. Assim, as mutações cromossômicas numéricas se refletem nos indivíduos, permitindo a separação entre o gato aneuploide e o euploide.

d) é possível identificar os dois animais pela extração do DNA total de amostras de sangue, usando os cromossomos X e Y como marcadores, permitindo a visualização de bandas eletroforéticas. Assim, o Y do gato inglês apresentará um

10

menor tamanho de fragmento, deslocando-se mais lentamente no gel, por ser o ancestral.

e) por serem idênticos, é impossível caracterizar suas moléculas de RNA, pois a clonagem molecular de fragmentos gerados pela digestão, com diferentes exonucleases de restrição para cada amostra, apresenta resultados iguais.

06. (PUC-RIO) A sequência GAAGAGCTTCATGAT corresponde a um trecho da fita-molde de uma molécula de DNA. Quando esse segmento for transcrito, a sequência correspondente à molécula de RNA gerada será a seguinte:

a) GAAGAGCUUCAUGAU.

b) CUUCUCGAAGUACUA.

c) CTTCTCGAAGTACTA.

d) GAAGAGCTTCATGAT.

e) GUUGUGCAACUTGUA.

07. (UFAM) Considerando que na molécula de DNA humana há 30% de timinas [T]. Qual a porcentagem das outras bases nitrogenadas, adenina [A], citosina [C] e guanina [G] nessa molécula?

a) [A]=30%; [C]=20%; [G]=20%.

b) [A]=20%; [C]=30%; [G]=20%.

c) [A]=30%; [C]=30%; [G]=30%.

d) [A]=20%; [C]=30%; [G]=20%.

e) [A]=10%; [C]=20%; [G]=40%.

08. (UEA) Ao sequenciar um segmento de DNA que codifica determinada proteína, um pesquisador obteve a seguinte sequência: CGACGCGAAAGGTCTCGTCCG. Para determinar a sequência de aminoácidos da proteína codificada pelo segmento de DNA, o pesquisador utilizou a Tabela do Código Genético.

Considerando a transcrição da fita de DNA da esquerda para a direita e tendo por referência a Tabela do Código Genético, é correto afirmar que na proteína codificada por esse segmento de DNA predomina o aminoácido:

a) alanina.

b) arginina.

c) glicina.

d) leucina.

e) fenilalanina.

09. (FPS) Os portadores da Síndrome cri-du-chat possuem choro que se assemelha ao miado dos gatos. Já a Síndrome de Klinefelter provoca esterilidade masculina, dentre outros sintomas. Considerando que ambas as doenças são produzidas devido a aberrações cromossômicas, analise as figuras abaixo.

As figuras 1 e 2, representam, respectivamente:

a) uma deleção e uma triploidia.

b) uma translocação e uma nulissomia.

c) uma deleção e uma trissomia.

d) uma translocação e uma nulissomia.

e) uma inversão e uma triploidia.

10. (IFMT) O câncer é causado por alterações (mutações) no interior das células. O DNA dentro de uma célula contém um conjunto de instruções que dizem à célula como crescer e se dividir. Erros nas instruções podem permitir que uma célula se torne cancerosa.

(Diponível em <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer&gt;. Acessado em abr. 2016).

A mutação do gene pode induzir uma célula saudável a:

a) sofrer divisões meióticas sucessivas formando os tumores.

b) cometer erros que podem provocar repetidas divisões mitóticas.

c) multiplicar sucessivamente até atingir a sua perfeição.

d) trocar todo o seu material genético e suas organelas.

e) diminuir o seu metabolismo energético, para não dividir.

11. (UCPel) O esquema apresentado reúne o fluxo de informação genética que pode ocorrer nos mais diferentes seres vivos. Quais das etapas apresentadas estão presentes nos seres eucarióticos?

11

a) 1, 3 e 5.

b) 1, 4 e 5.

c) 1, 2 e 3.

d) 3, 4 e 5.

e) 2, 3 e 5.

12. (PUC-PR) Entre os diferentes seres vivos existe uma diferença entre a quantidade de pares de bases de DNA por célula. De um modo geral, existe um incremento de DNA à medida que se progride na escala evolutiva. A discrepância da quantidade de DNA entre os organismos vivos é denominada de paradoxo do valor C. O paradoxo do valor C é uma consequência direta da comprovação de que a quantidade de DNA nas células dos vertebrados está acima do teor mínimo da comprovação necessário para armazenar a informação genética da espécie. O gráfico a seguir mostra a relação de conteúdo de DNA encontrado em diferentes organismos.

De acordo com o texto, conclui-se que o paradoxo do valor C diz respeito ao fato de que:

a) A maior parte do genoma de uma célula eucariota não é funcional ou apresenta outras funções que não a codificação de proteínas.

b) Organismos procariontes apresentam um menor número de pares de bases que organismos eucariontes.

c) Peixes apresentam um maior número de pares de bases que os répteis.

d) A proporção de pares de bases com atividade de biossíntese de proteínas, quando o animal se tratar de um mamífero, é de aproximadamente 100%.

e) No decorrer das mudanças evolutivas, na escala filogenética, houve um aumento na quantidade de DNA transcrito.

13. (PUC-RIO) O termo “código genético” refere-se:

a) Ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas; cada trinca correspondendo a um determinado aminoácido.

b) Ao conjunto de todos os genes de um organismo, capazes de sintetizar diferentes proteínas.

c) Ao conjunto de proteínas sintetizadas a partir de uma sequência específica de RNA.

d) A todo o genoma de um organismo, incluindo regiões expressas e não expressas.

e) À síntese de RNA a partir de um dos filamentos de DNA.

14. (PUC-SP) Um trecho de uma das cadeias da molécula de DNA tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas:

Abaixo, temos os códons correspondentes a quatro aminoácidos:

Suponha que, em um caso de mutação, a terceira base daquele trecho de DNA, que se encontra sublinhada (A), seja substituída pela base Guanina. Essa nova situação:

a) Acarretaria modificação em parte da sequência de aminoácidos da proteína a ser sintetizada.

b) Acarretaria modificação em todos os códons subsequentes no trecho do RNA mensageiro correspondente.

c) Não acarretaria modificação na sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro correspondente.

d) Não acarretaria modificação na sequência de aminoácidos da proteína a ser sintetizada.

15. (UNITAU) O processo biológico de produção de proteínas, denominado tradução, possibilita a união de aminoácidos, de modo ordenado, seguindo a sequência de ribonucleotídeos de um RNA mensageiro. Para tal, o ribossomo associa-se ao RNAm, possibilitando a formação da nova proteína. Assinale a alternativa que apresenta uma informação incorreta sobre o processo de tradução.

a) Mais de um ribossomo pode traduzir simultaneamente um mesmo RNAm, sendo denominados, em conjunto, polirribossomos.

b) Ribossomos apresentam, em sua constituição, os sítios A e P, que atuam na ligação do RNA transportador e na produção das ligações peptídicas.

c) Na subunidade maior do ribossomo, localiza-se a enzima peptidiltransferase, que age catalisando as ligações peptídicas entre os aminoácidos.

12

d) O aminoácido na tradução é carregado pelo RNA transportador, que apresenta uma trinca de bases, o códon, referente ao aminoácido transportado.

e) Os ribossomos são constituídos por duas subunidades que diferem em tamanho. A de menor tamanho é a que se associa ao RNAm.

16. (FUVEST) A estrutura do DNA é formada por duas cadeias contendo açúcares e fosfatos, as quais se ligam por meio das chamadas bases nitrogenadas, formando a dupla hélice. As bases timina, adenina, citosina e guanina, que formam o DNA, interagem por ligações de hidrogênio, duas a duas em uma ordem determinada. Assim, a timina, de uma das cadeias, interage com a adenina, presente na outra cadeia, e a citosina, de uma cadeia, interage com a guanina da outra cadeia. Considere as seguintes bases nitrogenadas:

As interações por ligação de hidrogênio entre adenina e timina e entre guanina e citosina, que existem no DNA, estão representadas corretamente em:

17. (UEA) Ao compararmos os materiais genéticos de uma célula do fígado aos de uma célula epidérmica, de um mesmo indivíduo, encontraremos diferenças entre os:

a) DNAs genômicos.

b) DNAs mitocondriais.

c) RNAs ribossômicos.

d) RNAs transportadores.

e) RNAs mensageiros.

18. (FAMERP) A figura mostra um cromossomo duplicado com dois pequenos segmentos de DNA, em que suas respectivas sequências de bases nitrogenadas estão apontadas.

Considerando que não houve permutação e nem mutação, é correto afirmar que:

a) No segmento 1, a sequência de bases é CCAC e sua sequência complementar é GGTG.

b) No segmento 1, a sequência de bases é TATG e sua sequência complementar é ATAC.

c) No segmento 2, a sequência de bases é CCAC e sua sequência complementar é GGUG.

d) No segmento 2, a sequência de bases é AUAC e sua sequência complementar é UAUG.

e) No segmento 2, a sequência de bases é TATG e sua sequência complementar é GGTG.

19. (UPE) Cynthia é mãe e bióloga; liberou alguns doces de festas de aniversário para apresentar às crianças, de uma forma bem simples, o conceito de molécula. Vejamos: fosfato. No meio, as jujubas retratam as bases nitrogenadas. O pareamento entre adenina-timina e citosina-guanina foi feito sempre com as mesmas cores. O palito de dente foi utilizado para as pontes de hidrogênio. Claro que as representações foram rudimentares, porque elas vão aprender na escola, quando for o momento.

Disponível em: http://www.falamae.com/2015/03/moleculas-com-doces.html

O que deve ser feito para adequar melhor o pareamento?

a) Colocar dois pedaços de palito de dente para representar a ligação de pontes de hidrogênio entre guanina e citosina.

13

b) Colocar três pedaços de palito de dente para representar a ligação de pontes de hidrogênio entre adenina e timina.

c) Juntar duas jujubas laranjas para representar uma timina com dois anéis e uma vermelha para representar uma adenina com um anel.

d) Juntar duas jujubas verdes para representar uma guanina com dois anéis e uma amarela para representar uma citosina com um anel.

e) Usar, respectivamente, uma e duas jujubas de cores iguais para representar as bases púricas e pirimídicas e seus anéis.

20. (UNIFOR) No início de outubro, o Nobel de Química 2015 premiou três pesquisadores que mapearam os mecanismos biomoleculares naturais pelos quais as células reparam erros no DNA e preservam sua informação genética. O sueco Tomas Lindahl, o americano Paul Modrich e o turco Aziz Sancar descobriram estruturas que existem em quase todos os seres vivos e funcionam como uma “caixa de ferramentas” natural para “consertar defeitos” que surgem, espontaneamente, na cadeia genética e, portanto, receberam o reconhecimento por suas contribuições para o conhecimento do funcionamento das células vivas, que é usado, atualmente, para o desenvolvimento de novos tratamentos de câncer.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nobel-de-quimica-2015-premia-trio-que-descobriu-mecanismos-para-reparo-do-dna/. Com modificações. Acesso em 10 out. 2015.

Acerca dos diferentes sistemas de reparo observados em uma célula, julgue as afirmativas que se seguem.

I. Se durante a replicação do DNA, uma base nitrogenada incorreta for adicionada na cadeia em crescimento, as proteínas do complexo de replicação podem remover a mesma e a DNA polimerase adiciona a base nitrogenada correta.

II. O funcionamento do sistema de reparo do DNA é facilitado pelo reconhecimento de sequências metiladas próximas ao erro, que indicam a fita recém-sintetizada, enquanto que ausência de metilação nestas sequências caracteriza a fita parental.

III. O reparo por excisão de bases ocorre quando a remoção da base nitrogenada defeituosa é feita pela clivagem da ligação base nitrogenada – desoxirribose, seguida pelo preenchimento da região com a base correta por ação da RNA-polimerase.

IV. Reparo por excisão de nucleotídeos ocorre quando a remoção da base defeituosa é feita pela incisão endonucleotídica nos dois lados da lesão, com liberação de vários nucleotídeos, seguida pelo preenchimento da região por ação da DNA-polimerase.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.