biologia - caderno de resoluções - apostila volume 1 - pré-universitário - biologia4 - aula04

2

Click here to load reader

Upload: biologia-caderno-de-resolucoes

Post on 06-Jun-2015

846 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biologia - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 1 - Pré-Universitário - Biologia4 - Aula04

3ª SÉRIE E EXTENSIVO | VOLUME 1 | BIOLOGIA 4 1

Biologia 4 aula 4 COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PARA SALA

1. a) A atividade da espécie I promove uma alteração no meio de cultura que favore-ce um maior crescimento da espécie II. Essa alteração poderia ser a liberação, pela espécie I, de algum metabólito es-sencial para o crescimento da espécie II.

b) O menor crescimento da espécie I pode ser conseqüência da competição, com a espécie II, por espaço ou por alimento. A espécie II pode, ainda, liberar subs-tância que inibe o crescimento da espé-cie I.

c) Inicialmente, existe uma relação de co-mensalismo. Após esse momento, a relação passa a ser de competição interespecífi-ca. No comensalismo (uma relação harmô-nica), a espécie II é beneficiada, mas não prejudica nem beneficia a espécie I. Na competição (uma relação desarmônica), as duas espécies disputam espaço e nu-trientes, pois estão ocupando o mesmo nicho ecológico. Pode haver, ainda, a-mensalismo ou antibiose (relação desar-mônica interespecífica) em que a espécie II produz substância tóxica que inibe o crescimento da espécie I).

2. a) Nesse período ocorre um crescimento ex-

ponencial da população em conseqüência da abundância de alimentos e da ausência de predadores.

b) Nesse período ocorre uma redução acentu-ada do tamanho da população em conse-qüência da degradação do ambiente causa-da pelo excesso de renas.

3. a) Curva nº 2. Nota-se que entre os primei-ros estágios do desenvolvimento (ovos postos por uma fêmea e primeiros alevi-nos) há uma acentuada queda referente à elevada redução do número total de pei-xes (de 3.200 ovos para 640 alevinos) nestes estágios.

A mesma curva também apresenta contínuo decréscimo de sobreviventes em relação às etapas finais do desenvolvimento.

b) Do total de 3.200 ovos postos por uma fêmea, apenas duas chegam à idade a-dulta reprodutiva, o que equivale a uma sobrevivência de 0,0625% dos indi-víduos ou uma porcentagem total de mor-talidade pré-reprodutiva de 99,93%.

Como a taxa de mortalidade é muito ele-vada, sua taxa reprodutiva deve ser alta para garantir a sobrevivência da espé-cie.

4. I. ( V ) Percebe-se pelo gráfico apenas pequenas oscilações nas populações do mosquito.

II. ( V ) Isso pode ser concluído pelo fato de a quantidade de mosquitos ter diminuído.

III. ( F ) Após as medidas utilizadas, apenas os mais aptos sobreviveram e entraram em equilíbrio com o meio. O

equilíbrio, obviamente, se estabele-ce de maneira diferente do inicial.

Resposta correta: B

5. a) Os caramujos planorbídeos do gênero Bi-omphalaria estão relacionados ao ciclo de vida do Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose. Esse caramujo serve de hospedeiro para que as larvas mirací-dios possam se reproduzir e originar cercárias. Estas são eliminadas na água e penetram na pele de seres humanos.

b) Essa proliferação provavelmente se deve ao fato de o caramujo não ter nenhum predador natural nessa área, aliada ao fato de ele ter se adaptado às condições ambientais locais.

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PROPOSTAS

1. A representa a carga biótica máxima, que é o máximo dessa população que o meio conse-gue suportar; B representa o potencial bi-ótico, que é o crescimento hipotético que uma população apresentaria que não sofres-se as resistências ambientais; C é a curva de crescimento real, levando em considera-ção todas as restrições do meio; D é a re-sistência do meio, os fatores que impedem que o potencial biótico seja alcançado.

Resposta correta: B 2. 1. ( F ) Não é possível obter crescimento

contínuo de uma população em um meio qualquer.

2. ( V ) Sem alimento, a população tende a decrescer.

3. ( V ) O excesso de indivíduos causa a produção de um excesso de excreções, o que pode levar a alterações quími-cas no meio.

Resposta correta: E 3. I. ( F ) Se isso fosse verdade, a popula-

ção de veados e do novo predador tenderiam a se estabilizar, mas o que ocorreu foi um decréscimo anor-mal na população dos primeiros.

II. ( F ) Sem predadores, a escassez ali-mentar passou a ser o pior problema enfrentado pelos veados, o que fez com que sua quantidade diminuísse muito.

III. ( V ) IV. ( V )

Resposta correta: E

4. a) A espécie X parece ser a mais adaptada

ao ambiente, já que atinge uma quantidade de indivíduos maior do que Y. O cresci-mento inicial acelerado deve-se ao fato de haver abundância de alimento e de es-paço, o que faz com que as populações possam crescer livremente.

Page 2: Biologia - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 1 - Pré-Universitário - Biologia4 - Aula04

3ª SÉRIE E EXTENSIVO | VOLUME 1 | BIOLOGIA 4 2

b) Provavelmente ocorreu competição entre as duas espécies pelo fato de ocuparem o mesmo nicho ecológico.

5. A descrição do enunciado refere-se a um

gráfico de curva inicialmente ascendente que se estabiliza posteriormente.

Resposta correta: B 6. A estabilização das quantidades de indiví-

duos de uma população em um ambiente é de-corrente do fato de a população ter atin-gido a carga biótica máxima do meio.

Resposta correta: D

7. a) No período de dezembro a janeiro, pois o período em que o crescimento populacio-nal é mais rápido. Neste período, a po-pulação está sofrendo um crescimento.

b) Vários fatores podem ter levado a esse problema: a ação de predadores, competi-ção por espaço e alimento, epidemias etc.

8. I. ( V ) Espécies introduzidas em ambien-

tes novos podem não encontrar preda-dores e se multiplicar exageradamen-te.

II.( F ) O crescimento populacional devi-do a mutações seria lento e gradati-vo e não repentino como descrito.

III.( V ) De acordo com o exposto.

Resposta correta: C 9. Presume-se que sem pagamento, as pessoas

não mais lhe trarão ratos mortos, ou seja, a caça a estes animais vai se reduzir. Co-mo o fazendeiro acabou com os predadores naturais de ratos, estes podem então se reproduzir livremente. Como roedores se alimentam especialmente de cereais, a plantação de milho será atacada por uma imensa população de ratos.

Resposta correta: B 10. A população humana apresentada tende ao

crescimento: mais nascimentos do que mor-tes indicam o crescimento, porque as taxas de migração são iguais; a população de in-setos tende a desaparecer: mais indivíduos emigram (saem) do que imigram (chegam) in-dicam decréscimo, pois as taxas de natali-dade e mortalidade são iguais; a população de roedores tende a crescer: mais nasci-mentos do que mortes, aliadas à falta de migração nos levam a essa conclusão.

Resposta correta: B

11. Populações de parasitas e parasitados

tendem a entrar em equilíbrio ao longo do tempo, ambas se adaptando à presença da outra. Isso faz com que as interações ne-gativas sejam reduzidas.

Resposta correta: E

12. Se a população brasileira cresceu ao longo do século XX, podemos supor que a soma das taxas que aumentam a população (imigra-ção e nascimentos) foi maior do que a soma das taxas que reduzem a população (emigração e mortes).

Resposta correta: B 13. As duas populações regulam uma à outra.

Se as quantidades de presas se elevam de-mais, a quantidade de predadores sobe, de-vido à fartura de alimento. Mais predado-res fazem com que mais presas sejam mor-tas, o que reduz sua população dos últi-mos. Sem alimento, a população de predado-res tende a diminuir. Com menos predado-res, mais presas podem sobreviver.

14. a) Produtores – curva Y.

Consumidores de 1a ordem – curva X. Haverá, inicialmente, um aumento dos

consumidores de 1a ordem, ocasionado pe-la extinção de seus predadores, que são os consumidores de 2ª ordem. Em conse-qüência, ao longo do tempo, ocorrerá um declínio da população de produtores. A falta de alimento levará, em seguida, a uma diminuição da população de consumi-dores primários.

b) Os organismos invasores, ganhando a com-petição por nichos ecológicos de espé-cies nativas, vão aumentar sua população de maneira desordenada, diminuindo a di-versidade biológica.

15. a) K indica a carga biótica máxima de ambos para que as diferentes populações alcan-cem certas quantidades, de acordo com a disponibilidade de diversos recursos.

b) Na primeira situação, em frascos separa-dos, as duas populações podem crescer independentemente até alcançar a carga biótica máxima do meio; na segunda, como eles ocupam o mesmo nicho ecológico, há competição entre as duas, o que leva ne-cessariamente à erradicação de uma das espécies (segundo o princípio da exclu-são competitiva).