biografia de grandes mestres da arte

16

Upload: eliana-graca

Post on 14-Nov-2014

7.278 views

Category:

Travel


1 download

DESCRIPTION

Cândido Portinari

TRANSCRIPT

Page 1: Biografia de Grandes Mestres da Arte
Page 2: Biografia de Grandes Mestres da Arte

COMO TUDO COMEÇOU.....O vigário da cidade de Brodósqui, em São Paulo, estava com

problemas. Queria uma porteira, mas não conseguia explicar à pessoa que a faria como ela deveria ser. Até que um menino chegou e desenhou a porteira, do jeito que o padre queria!

O religioso ficou olhando para o garoto. Seu nome era Candido Portinari, mas todos o chamavam de Candinho.

Quando ajudou o vigário, Portinari tinha nove anos. Mas sua pouca idade não impediu que o padre o convidasse para algo importante: participar da restauração da igreja, que seria feita por artistas, com quem Candinho poderia aprender. Convite aceito, lá foi o menino, que pintou as estrelas do forro da paróquia.

Claro que o vigário não poderia imaginar, mas, no futuro, dizer que a sua igreja tinha algo pintado por Candido Portinari seria uma honra! Afinal, Candinho, anos depois, se tornaria um dos maiores pintores do Brasil! Tudo porque retratou as pessoas, as festas, os problemas, as injustiças do nosso país. Enfim, pintou o Brasil!

Page 3: Biografia de Grandes Mestres da Arte

SUA INFÂNCIA

Nasci numa fazenda de café, a Fazenda Santa Rosa, no interior de São Paulo. Meus pais italianos, trabalhavam na terra. Vivíamos a maior parte do tempo no campo.Cresci vendo os trabalhadores das plantações de café.

Em 1935, com seus pinceis e tintas, os colocou no quadro Café.

Page 4: Biografia de Grandes Mestres da Arte

Gostava de brincar de soltar pipa, ioiô, bolinha de gude, pião, barra-manteiga e futebol, o fato de ter uma perda mais curta que a outra não impediu de ser bom no futebol, jogava com bolas de meia, recheadas de papel de embrulho amassado.

“MENINOS PULANDO

CARNIÇA” 1957

BRINCADEIRAS

“MENINOS SOLTANDO

PIPAS”

1647

Page 5: Biografia de Grandes Mestres da Arte

• Agosto era o mês do vento, o mês de soltar papagaio e balão. A linha de costura desaparecia no céu.

PÁSSAROS DE PAPEL

“MENINOS SOLTANDO PAPAGAIOS” 1947

Page 6: Biografia de Grandes Mestres da Arte

“MENINOS PULANDO CARNIÇA”1957

Page 7: Biografia de Grandes Mestres da Arte

À noite, podíamos brincar de pique ou de pular cela. Brinquedo não era algo comprado, mas, sim, fabricado na hora, pelas próprias mãos

MAIS UMA BRINCADEIRA

“MOLEQUES PULANDO CELAS” 1958

Page 8: Biografia de Grandes Mestres da Arte

Sabe por que é que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos.

BRINCANDO NO CÉU

Page 9: Biografia de Grandes Mestres da Arte

O que mais incomodava Portinari era a pobreza que via em sua cidade. Seu sonho era ter uma caixa de lápis de cor, mas custava muito caro.

Para conseguir o dinheiro, ele trabalhou vendendo moringas que ele mesmo pintava.

O menino era de família muito humilde, então fazia vários desenhos e os trocava por merendas na escola. Ele desenhava tão bem que passou a fazer todas as capas das provas que seriam exibidas numa exposição no final do ano.A família Portinari em Brodósqui (SP), em 1908. Seu Baptista, pai

de Portinari, é o último adulto em pé, da esq. para a dir.: Dominga, mãe do pintor, a mulher com uma criança no colo; e Portinari, o menino em pé.

Page 10: Biografia de Grandes Mestres da Arte

A tristeza também volta e meia aparecia. Especialmente quando retirantes passavam por Brodósqui. Essas pessoas fugiam da seca no Nordeste e chegavam à cidade de Portinari cansadas, magras, com fome. Algumas até morriam.

Vendo isso, Candinho se emocionava. O garoto, que era pensativo, sempre mostrou que tinha jeito para pintura. Ele vivia desenhando. Mas não havia futuro para o seu talento numa cidade como Brodósqui. Candinho precisava estudar no Rio de Janeiro!

Portinari retratou numa série de quadros chamadaRetirantes o drama das pessoas que fugiam da seca.

Page 11: Biografia de Grandes Mestres da Arte
Page 12: Biografia de Grandes Mestres da Arte

•A chance surgiu quando o garoto tinha 15 anos: uma família de Brodósqui, dona de pensão no Rio de Janeiro, decidiu vir para cidade natal por causa da gripe espanhola, doença que se alastrava na época.• Então, o pai de Portinari perguntou se o filho não poderia trabalhar na pensão da família. A idéia foi aceita e Candinho passou noites sem dormir, com pena de deixar seus pais e irmãos. •"Quanto mais próxima a partida, mais aflito ficava. Olhava o chão, as plantas, os animais, as aves e aquela luz... Parecia que nunca mais iria ver tudo aquilo era parte de mim mesmo", contou ele, anos depois.

Page 13: Biografia de Grandes Mestres da Arte

A PARTIDA

No dia da partida, toda família de Candinho estava de cama, com gripe espanhola. Era quase hora do embarque e o menino disse que não iria.

"Vai, bobo. Aqui não há possibilidade", incentivou uma irmã.

Então, o garoto correu para pegar o trem. Do vagão, avistou seu pai.

"Ele levantara-se para se despedir, ainda posso vê-lo: de capote escuro, atravessando o largo da estação", explicaria Portinari, no futuro.

Mas o menino não pôde dizer adeus ao papa, como se fala "pai" em italiano. O trem já estava em movimento.

Page 14: Biografia de Grandes Mestres da Arte

SUA TRAJETÓRIA

Aos 20 anos já participou de diversas exposições,ganhando elogios em artigos de vários jornais.Mesmo com toda essa badalação,começa a despertar no artista o interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo.

Em 1928 viaja para a Europa. Os dois anos que passou vivendo em Paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Em 1951 a I Bienal de São Paulo expõe obras de Portinari com destaque em uma sala particular.

Page 15: Biografia de Grandes Mestres da Arte

Ele, que se comparava a um operário porque adorava suas ferramentas de trabalho, faleceu intoxicado pelo chumbo que havia nas tintas que usava. Sua obra, porém, permanece. Afinal, como disse Carlos Drummond de Andrade, o que Portinari criou é sua vida maior e sem fim: a verdadeira.

Em 1954 Portinari apresentou uma grave intoxicação pelo chumbo presente nas tintas que usava. Esse artista, que tinha muito orgulho do seu trabalho e pintava de terno branco sem se sujar, morreu no dia 6 de fevereiro de 1962.

Page 16: Biografia de Grandes Mestres da Arte

BIBLIOGRAFIA

Ciência Hoje das Crianças 140, outubro 2003Mara Figueira,Ciência Hoje/RJ,

www.portinari.org.br/