biografia adib jatene editado.doc

26
INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA ALBERT EINSTEIN ANDRÉA A. NETO CAROLINE ALVES FERREIRA ISABELLA FARIAS G. ARRUDA YGOR RODRIGUES S. ALVES BIOGRAFIA ADIB JATENE FUNDAÇÃO DANTE PAZZANESI FUNDAÇÃO ADIB JATENE DE BIOENGENHARIA

Upload: andrea-neto

Post on 11-Jan-2016

15 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA ALBERT EINSTEIN

ANDRÉA A. NETO

CAROLINE ALVES FERREIRA

ISABELLA FARIAS G. ARRUDA

YGOR RODRIGUES S. ALVES

BIOGRAFIA ADIB JATENE

FUNDAÇÃO DANTE PAZZANESI

FUNDAÇÃO ADIB JATENE DE BIOENGENHARIA

São Paulo2015

Page 2: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

II

ANDRÉA A. NETO

CAROLINE ALVES FERREIRA

ISABELLA FARIAS G. ARRUDA

YGOR RODRIGUES S. ALVES

BIOGRAFIA ADIB JATENE

FUNDAÇÃO DANTE PAZZANESI

FUNDAÇÃO ADIB JATENE DE BIOENGENHARIA

Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de avaliação da disciplina Iniciação à Metodologia da Pesquisa, do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, curso técnico de enfermagem.

Orientadora: Profª. Ms. Yara Silvia Marques de Melo Issa

São Paulo2015

Page 3: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

III

ANDRÉA A. NETO

CAROLINE ALVES FERREIRA

ISABELLA FARIAS G. ARRUDA

YGOR RODRIGUES S. ALVES

BIOGRAFIA ADIB JATENE

FUNDAÇÃO DANTE PAZZANESI

FUNDAÇÃO ADIB JATENE DE BIOENGENHARIA

Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de avaliação da disciplina Iniciação à Metodologia da Pesquisa, do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, curso técnico de enfermagem.

Aprovada em

_____________________________________________

Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Page 4: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

IV

Dedico esta pesquisa à mestra, orientadora Professora Doutora Ada de Freitas Maneti Dencker, incentivadora constante nos momentos mais significativos de minha vida acadêmica e que, freqüentemente, demonstrou acolhida, receptividade, dedicação, sabedoria e paciência no percurso do mestrado.

A toda comunidade de São Luís do Paraitinga, sem distinção, que prontamente e constantemente com carinho, presteza, humildade e hospitalidade me acolheu, recebeu e em muito contribuiu para o meu aprendizado, sempre de portas abertas, atendendo a minhas inúmeras e diversas solicitações.

AGRADECIMENTOS

Page 5: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

V

A pesquisa é sempre uma procura constante, um trabalho árduo,

cronometrado pelo tempo que abstrai de nossas vidas outros compromissos, outros

afazeres, requerendo dedicação contínua e completa. Nesses momentos de

abstenção, surgem pessoas que, mesmo não estando comprometidas com a

pesquisa, acabam se envolvendo e contribuindo de diversas formas para que o

percurso se torne menos tortuoso. A todos que me dispensaram palavras de

estímulo e apoio, atenção, dedicação, amizade, deixo o registro de minha gratidão.

Page 6: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

VI

““Eu sou contra essa história de dizer: -

Eu não faço por que não me dão

condições. Se você é capaz de fazer você

cria as condições”.

Adib Jatene

Page 7: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

VII

RESUMO

O presente documento contempla a biografia do ilustre médico, cientista e

apresentador Dr. Adib Jatene.

Fala a respeito de sua vida paticular, academica e cientifica, bem como sua

formação e tragetoria profissional.

Apresenta e relata as multiplas atividades desenvolvidas na Fundação Adib Jatene

que são compartilhadas com a comunidade academica e cientifica na area da

saude, bem como para a sociedade como um todo.

Palavras-chave: pesquisa, ciencia, Adib Jatene, Fundação

Page 8: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

VIII

BIOGRAFIA ADIB JATENE

Foto 1 - Adib Jatene 1929-2014

Fonte :http://www.academiamedicinasaopaulo.org.br

Adib Domingos Jatene, mais conhecido por Adib Jatene, nasceu em Xapuri, no estado do Acre. Gradou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1953. Fez toda sua pós-graduação no Brasil, no Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, sob a orientação do professor Euryclides de Jesus

Zerbini

2

, com quem começou a trabalhar em 1951, ainda na qualidade de estudante, permanecendo até 1955, e de 1958 a 1962, quando, então, iniciou seu próprio serviço.

Entre agosto de 1955 a dezembro de 1957 trabalhou em Uberaba (MG), tendo iniciado a cirurgia torácica na região, onde construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Foi professor de anatomia topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro.

Foto 2 - O coração artificial de Adib Jatene

Fonte: http://www.ricardoorlandini.net

2 Euryclides de Jesus Zerbini é o patrono da cadeira nº 29 da Academia de Medicina de São Paulo.

Page 9: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

IX

Retornou a São Paulo e atuou de 1958 a 1961 como cirurgião do HC e do Instituto

Dante Pazzanese3 de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde. Nesse período organizou um laboratório experimental e de pesquisa, onde desenvolveu e construiu o primeiro aparelho coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas, laboratório que evoluiu para um grande Departamento de Bioengenharia.

1961 deixou o Hospital das Clínicas, fixando-se exclusivamente no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde foi sucessivamente: chefe do Laboratório Experimental e de Pesquisa, chefe de Seção de Cirurgia, diretor médico e diretor-geral. Simultaneamente, organizou a Oficina de Bioengenharia, onde foram estudados, planejados e desenvolvidos vários instrumentos e aparelhos, alguns originais. Essa oficina resultou, desde 1982, no Centro Técnico de Pesquisas e Experimentos, em nível de serviço técnico.

Adib Jatene é, desde 1977, diretor-geral do Hospital do Coração da Associação do Sanatório Sírio.

Em 1983, com a aposentadoria do professor Euryclides de Jesus Zerbini, prestou concurso para sua vaga de professor titular de cirurgia torácica da FMUSP, ocupando-a até 4 de junho de 1999, bem como o cargo de diretor do Instituto do Coração.

Adib Jatene teve também importante atuação na vida pública. Foi secretário da Saúde do Estado de São Paulo de março de 1979 a maio de 1982. Até março de 1983 foi presidente da Comissão Especial para a Implantação do Sistema de Atendimento Básico na Área Metropolitana de São Paulo, cujo plano foi por ele elaborado e cuja execução teve início durante sua gestão na Secretaria de Estado da Saúde. Negociou recursos internos e externos para garantir a continuidade do projeto. Durante todo esse período suas atividades médicas não foram interrompidas.

Cardiovascular Surgery" pela Société de Chirurgie Thoracique et Cardiovasculaire de Langue Française (Paris – France, 2000); "Golden Hippocrates International Prize for Excellency in Medicine" do Horev Medical Center (Haifa – Israel, em Moscou, 2003); prêmio "Talal El Zein" da Mediterranean Association of Cardiology and Cardiac Surgery pela sua contribuição no campo da cardiologia, (Beirute – Líbano, 2003); prêmio "Fundação Conrado Wessel de Medicina 2005" da Fundação Conrado Wessel, (São Paulo, 2006); "Seven Wise Men of the World – in Cardiovascular Surgery”, pela contribuição no campo da cardiologia ( Atenas e Delphi, Grécia – maio, 2007); Medalha do Conhecimento.

Foi também membro do Conselho Nacional de Seguridade Social, do Conselho Federal de Educação e ministro de estado da Saúde por oito meses no Governo Fernando Collor de Mello, e por 22 meses no Governo Fernando Henrique Cardoso.

3 Dante Pazzanese é o patrono da cadeira nO

48 da Academia de Medicna de São Paulo.

Page 10: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

X

Introduziu críticas no Sistema de Processamento de Contas; implantou a Programação Integrada; criou o Piso de Atenção Básica (PAB); presidiu a 9ª e a 10ª Conferência Nacional de Saúde; elaborou a Norma Operacional Básica 1/96,

que consolidou o SUS4; e deu grande ênfase aos Programas de Saúde de Família e de Agentes Comunitários.

Lutou por vinculação de recursos e negociou, em tempo recorde, com o Banco

Mundial e o Banco Interarmericano de Desenvolvimento, o Programa ReforSus5, cujos recursos foram distribuídos aos vários estados conforme sua população.

Foi também membro da Comissão de Especialistas do Ensino Médico do Ministério da Educação (1986-1990); do Conselho Nacional de Saúde (1986-1992); e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (1988-1992).

Em maio de 1989 foi eleito membro titular da Academia Nacional de Medicina6 e, em outubro de 1990, diretor da FMUSP para um período de quatro anos. Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo em 17 de abril de 1991, ocupando nesse sodalício a cadeira nº 29, cujo patrono é Euryclides de Jesus Zerbini.

Adib Jatene foi presidente das seguintes entidades: Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (1977-1979, também sócio fundador e o primeiro presidente); Departamento de Cirurgia Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (1981-1985); Conselho Nacional de Secretários da Saúde – Conass (1980, membro fundador e primeiro presidente); Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (sócio fundador e primeiro presidente, 1984-1985); Sociedade Brasileira de Cardiologia (1985-1987); e International Society for Cardiovascular Surgery (1985-1987).

Adib Jatene pertence a 32 sociedades científicas de várias regiões do mundo. É membro honorário da American Association for Thoracic Surgery (1984); American Surgical Association (1998); American College of Surgeons (1998); e European Association for Cardio-Thoracic Surgery – Eacts (Mônaco, Monte Carlo, 2002).

Dentre as 178 homenagens, láureas, honrarias e prêmios recebidos destacam-se: Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz (1998); "Pionners in Thoracic and – Categoria Gestores/Pesquisadores – prêmio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC – Brasília, DF – setembro, 2008) e "Bakoulev Award for Cardiovascular Surgery” pela

contribuição no campo da cirurgia (Rússia – outubro, 2011)7.

4 SUS: Sistema Único de Saúde.

5 ReforSus: Projeto de Reforço à Reorganização do SUS.

6 Secção de Cirurgia – cadeira nº 40, cujo patrono é Jayme Poggi de Figueiredo.

7 Em 16 de outubro de 2009, Adib Jatene foi homanageado com o título de professor emérito, ocasião

em que recebeu o “Troféu Guerreiro da Educação” do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Page 11: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

XI

Dentre suas várias contribuições – originais na área da bioengenharia – incluem-se os oxigenadores de bolhas e de membrana, a válvula de disco basculante, dos quais possui a patente. Estão sendo produzidos industrialmente sob licença, e utilizados no País e no exterior.

Tem importantes contribuições no campo da cirurgia de revascularização do miocárdio e da cirurgia de cardiopatias congênitas. Descreveu a técnica de “Correção da Transposição dos Grandes Vasos da Base”, conhecida, hoje, como “Operação de Jatene”, que tem sido empregada com sucesso em todo o mundo.

As equipes de cirurgia que vêm liderando desde 1962, já realizaram mais de 100.000 operações. Vários serviços no País e na América do Sul são liderados por cirurgiões treinados sob sua orientação.

Adib Jatene é autor e coautor de cerca de 800 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional. São de sua lavra as seguintes obras: Medicina, Saúde e Sociedade (Editora Atheneu, 2005); Cartas a um Jovem Médico ( Editora Elsevier, Editora Campus, 2007) e 40 Anos de Medicina – O que Mudou? (Editora Saberes, 2011).

Em 14 de novembro de 2014 morreu após sofrer um infarto agudo do miocárdio. O corpo foi velado na manhã do dia 15 de novembro no anfiteatro do Hospital do Coração, em São Paulo e enterrado no mesmo dia no Cemitério do Araçá.

Page 12: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

XII

FUNDAÇÃO DANTE PAZZANESE

Foto 3 : Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Fonte: http://www.idpc.org.br

Page 13: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

XIII

O Instituto de Cardiologia - IC foi criado pela Lei n° 2552 de 13/01/54, na Secretaria da Saúde Pública e da Assistência Social, sendo a sua primeira sede na Av. Paulista n° 392.

Foram nomeados na época o Dr. Dante Pazzanese como Diretor Geral e o Dr. Leovegildo Mendonça de Barros como Diretor Técnico. A trajetória que o Instituto de Cardiologia cursou sob a orientação do Dr. Dante não foi apenas de assistência médica. Em 1958 o Instituto de Cardiologia foi transferido para o Ibirapuera, quando começou a funcionar o primeiro serviço de laboratório, ainda não dispondo de hospital próprio, mas utilizava, através de convênio, os leitos do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Em 1959 foi criada a residência médica no Instituto, sendo os primeiros médicos residentes os Doutores José Eduardo Moraes Rego Sousa, Valmir Fontes, Hélio Germianiani, João Bezerra Neto e Lincoln Fernando Mendes.

O principal organizador da residência médica do IC foi o Dr. Cantídio de Moura Campos Filho, membro do corpo docente da então Escola Paulista de Medicina, imprimindo um cunho científico e acadêmico as atividades do IC.

Em 1958 o Dr. Euryclides de Jesus Zerbini passou a fazer parte do quadro de cirurgiões cardíacos do Instituto de Cardiologia. Era membro do corpo docente da Faculdade de Medicina da USP. Também fazia parte do quadro de cirurgiões o Dr. Adib Domingos Jatene, que viria a dirigir o IC anos mais tarde. Com sua vinda foi dado impulso à cirurgia cardíaca e às oficinas do IC.

Em menos de uma década o IC já ultrapassava a função assistencial, objeto de sua criação, para se destacar nos campos de pesquisa clínica e experimental, de tecnologia no setor e de ensino de Pós Graduação.Em 1966 o Dr. José Eduardo defendeu a sua tese de doutoramento e a primeira tese desenvolvida no IC na Faculdade de Medicina da USP. Em 1970 foi inaugurado o prédio do Instituto, coincidindo com a aposentadoria do Dr. Dante Pazzanese. Em 1975 o Instituto de Cardiologia passou a denominar-se Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - IDPC, em homenagem ao seu fundador e primeiro Diretor, Doutor Dante Pazzanese.

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia tem por finalidade a prestação de assistência médico-hospitalar, em regime ambulatorial, de emergência e de internação na área cardiovascular, visando a promoção de saúde, a proteção contra doenças cardiovasculares e ao diagnóstico, tratamento e reabilitação da população portadora dessa patologia. Promove também a investigação e pesquisa na área cardiovascular, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos, procedimentos, práticas e drogas.

Page 14: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

XIV

Tem também como objetivo a promoção de ensino para todas as categorias que atuam na área de cardiologia e de interesse em saúde pública. Mantém desde o início dos anos noventa, vinculação à Universidade de São Paulo na qualidade de Entidade Associada, permitindo desenvolver atividades de pós-graduação agora sensu strictu, o que possibilitou a verticalização das inúmeras linhas de pesquisa clínica, intervencionista e cirúrgica e a capacitação de novos pesquisadores e cientistas no meio médico. O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia mantém programas formais de Residências em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular desde 1959, pioneiro no país e constituindo-se num forte núcleo de pós-graduação sensu latu. Paralelamente programas similares foram desenvolvidos nas outras áreas correlatas da Saúde Cardiovascular: Enfermagem, Assistência Social, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia, o que têm fornecido à comunidade vasta e competente contribuição multidisciplinar. Mais de 200 profissionais passam anualmente pelo IDPC para realizarem residência, aprimoramento e estágios.

Hoje o IDPC é reconhecido como uma das mais prestigiadas instituições especializada na área cardiovascular (clínica, cirúrgica e vascular periférica), tanto no país como exterior. Realiza também exames diagnósticos e terapêuticos, transplantes cardíacos e renais.

O IDPC destacou-se não só pela introdução de inúmeras técnicas diagnósticas e terapêuticas como pelas pesquisas pioneiras realizadas, resultando em técnicas importantes como a cirurgia para Correção Anatômica das Grandes Artérias (Cirurgia de Jatene) e Reconstrução Geométrica do Aneurisma de Ventrículo Esquerdo, desenvolvidas pelo Prof. Dr. Adib Domingos Jatene. Outra técnica desenvolvida na Instituição pelo Prof. Dr. José Eduardo M. R. Sousa foi a utilização de Stents Recobertos com Fármacos para prevenir reestenoses em artérias coronárias.

A qualificação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia é reconhecida tanto nacional como internacionalmente, como mostram as citações na imprensa leiga, nas publicações científicas e nas inúmeras participações e comunicações de seus profissionais a congressos nacionais e internacionais.

FUNDAÇÃO ADIB JATENE BIOENGENHARIA

Nascimento da Divisão de Bioengenharia

Em 1959, o então Instituto de Cardiologia do Estado, recebia o jovem cirurgião, Dr. Adib Domingos Jatene, que desde início procurou viabilizar o serviço de cirurgia do Instituto através de pesquisa e desenvolvimento de aparelhos, equipamentos,

Page 15: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

XV

instrumentais cirúrgicos e materiais de implantes, necessários a prática da cirurgia cardíaca.

Os projetos desenvolvidos são: máquina de circulação extracorpórea, oxigenadores de sangue artificial, desfibriladores, instrumentais cirúrgicos para procedimentos de circulação extracorpórea, marcapassos internos e externos e válvulas cardíacas tipo bola implantáveis.

De 1962 a 1977, a então Oficina Experimental criada pelo Dr. Adib Jatene no Instituto de Cardiologia do Estado, pesquisou, desenvolveu, fabricou para uso próprio e vendeu todos os produtos acima listados.

Em 1975, O Instituto de Cardiologia passou a ser denominada de Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), em homenagem ao seu fundador Dr. Dante Pazzanese.

Em 1977, por decisão do então Governador do Estado, o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia transferiu à iniciativa privada de forma pioneira no país a tecnologia destes produtos, que passaram a ser fabricados e comercializados no mercado nacional e exportado para mais de 30 países, gerando recursos à então formada Seção de Tecnologia Aplicada à Cardiologia, sucessora da Oficina Experimental. Recursos estes que foram reinvestidos em novos projetos e desenvolvimento tecnológico.

Em 1982, a Seção de Tecnologia Aplicada à Cardiologia passou em nível de diretoria, com a denominação de "Centro Técnico de Pesquisas e Experimentos", mediante decreto lei estadual.

Em 1984, um grupo de médicos e funcionários do IDPC, decidiram criar a Fundação Adib Jatene (FAJ), que através de um contrato com a Secretaria de Saúde e, dentro do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, passou a desenvolver novos projetos, produzir e comercializar os produtos com o objetivo de suportar novas pesquisas de tecnologia na área médica e investir os recursos na estrutura física funcional do IDPC.

O objetivo principal da Divisão de Bioengenharia da FAJ é fomentar pesquisa e desenvolvimento de equipamentos médicos, experimentos “in vitro” e “in vivo”, produção e comercialização de equipamentos e acessórios para a área de cardiologia, consultorias, orientação de alunos, convênios com universidades, além de projetos de financiamento com entidades filantrópicas de fomento à pesquisa.

A Divisão de Bioengenharia ainda mantém uma área de pesquisa, com desenvolvimento de novos produtos, tais como: Coração Auxiliar Artificial, Descartável “Spiral Pump”...

A Bioengenharia mantém a produção e comercialização dos produtos desenvolvidos, devidamente registrados e de acordo com as normas da Anvisa.

Valores

Page 16: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

XVI

Competência; Qualificação Profissional; Tradição; Confiabilidade; Ética;

MissãoA missão da Divisão de Bioengenharia da FAJ é promover a satisfação dos seus

clientes por meio da melhoria contínua dos processos produtivos, inovação tecnológica, agregando valor aos produtos para cardiologia oferecidos ao mercado e contribuindo com tecnologias utilizadas para manutenção da vida no âmbito da saúde.

Desenvolvimento SustentavelA Divisão de Bioengenharia da FAJ tem como principal objetivo de negócio buscar a

satisfação do cliente, criando relações éticas e transparentes com seus parceiros e produtos seguros e eficazes, que buscam o desenvolvimento social, ambiental e econômico, preservando métodos de sustentabilidade.

PesquisaA pesquisa da Bioengenharia tem por finalidade promover e realizar atividades de

pesquisa e desenvolvimento de equipamentos de suporte à vida e outros; Desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica em cardiologia; Promover a divulgação de conhecimento tecnológico e produzir publicações técnicas e científicas; Promover também a formação de recursos humanos em sua área de atuação.

Projetos de PesquisaCoração Artificial Auxiliar (CAA)Bomba Centrifuga para Circulção ExtracorpóreaBomba Centrifuga Implantavel

DOCUMENTOS ELETRONICOS

http://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/biografias/231/BIOGRAFIA-ADIB-DOMINGOS-JATENE.pdf (capturado em 23/08/2015)

http://www.idpc.org.br/?Fuseaction=Home (capturado em 23/08/2015)

Page 17: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

XVII

http://www.fajbio.com.br/historia.aspx (capturado em 23/08/2015)

SUMÁRIO

BIOGRAFIA ADIB JATENE................................................................................................08

Page 18: BIOGRAFIA ADIB JATENE EDITADO.doc

XVIII

FUNDAÇÃO DANTE PAZZANESE....................................................................................12

FUNDAÇÃO ADIB JATENE BIOENGENHARIA.............................................................14

DOCUMENTOS ELETRONICO.........................................................................................16