binacional acordo de cooperaÇÃo para ... - crea … · denominado crea-pr,neste ato representado...

6
.' " •• ""'ITAIPU BINACIONAL ACORDO DE COOPERAÇÃO JD.JE/0006/14 ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA REGULAMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS PARA O REGISTRO DE TRABALHOS, CARGOS E FUNÇÕES TÉCNICAS. ITAIPU, entidade binacional constituída nos termos do Artigo 111 do Tratado firmado entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai em 26 de abril de 1973, com sedes em Brasília - DF, Brasil, no Centro Empresarial Brasil 21, SHS, Quadra 06, Conjunto A, Bloco A, Sala 103, com escritório na Cidade de Curitiba - Paraná, na Rua Comendador Araújo n° 551; e, em Assunção Paraguai, na rua De la Residenta n° 1075, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda do Brasil sob o nO00.395.988/0001- 35, neste ato representada pelo seu Diretor-Geral Brasileiro, JORGE MIGUEL SAMEK, e e por seu Diretor-Geral Paraguaio, JAMES SPALDING HELLMERS; e, na qualidade de INSTITUiÇÃO PARCEIRA, o CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DO PARANÁ, autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, nos termos da Lei n° 5.194, de 24 de dezembro de 1966, com sede em Curitiba - Paraná, na Rua Dr. 2amenhof n° 35, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda do Brasil sob o n° 76.639.384/0001-59, doravante denominado CREA-PR, neste ato representado por seu Presidente, JOEL KRÜGER; resolvem celebrar o presente ACORDO DE COOPERAÇÃO, obrigando-se, nos termos das cláusulas a seguir que, mutuamente, outorgam e aceitam. CAPíTULO I DO OBJETO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO cLÁUSULA PRIMEIRA - O presente ACORDO tem por objeto estabelecer a cooperação entre os partícipes para a regulamentação dos procedimentos para o registro de trabalhos, cargos e funções técnicas realizadas a partir de 01.01.2014 . Parágrafo único - A regulamentação acima visará, entre outros aspectos: I - tutelar os procedimentos para a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de acordo com as atribuições específicas de cada unidade organizacional estabelecidas nas Normas Gerais de Organização do MANUAL DE ORGANIZAÇÃO DA ITAIPU; 11 - propiciar aos Engenheiros e Agrõnomos, empregados brasileiros de ITAIPU, o registro no CREA- PR, durante a vigência dos contratos, em razão do desempenho de cargo ou função técnica. CAPíTULO 11 DA GESTÃO DO ACORDO cLÁUSULA SEGUNDA - Os partícipes designarão os gestores do presente AC correspondência formal enviada em até cinco dias após a celebração ~ Florence S. A. Pagan 1- JOC.JO

Upload: lyminh

Post on 10-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

.'

"

••""'ITAIPUBINACIONAL

ACORDO DE COOPERAÇÃO JD.JE/0006/14

ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA REGULAMENTAÇÃO DOSPROCEDIMENTOS PARA O REGISTRO DE TRABALHOS,CARGOS E FUNÇÕES TÉCNICAS.

ITAIPU, entidade binacional constituída nos termos doArtigo 111 do Tratado firmado entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai em26 de abril de 1973, com sedes em Brasília - DF, Brasil, no Centro Empresarial Brasil 21, SHS,Quadra 06, Conjunto A, Bloco A, Sala 103, com escritório na Cidade de Curitiba - Paraná, na RuaComendador Araújo n° 551; e, em Assunção Paraguai, na rua De la Residenta n° 1075, inscrita noCadastro Nacional da Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda do Brasil sob o nO00.395.988/0001-35, neste ato representada pelo seu Diretor-Geral Brasileiro, JORGE MIGUEL SAMEK, e e por seuDiretor-Geral Paraguaio, JAMES SPALDING HELLMERS;

e, na qualidade de INSTITUiÇÃO PARCEIRA, o CONSELHOREGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DO PARANÁ, autarquia dotada depersonalidade jurídica de direito público, nos termos da Lei n° 5.194, de 24 de dezembro de 1966,com sede em Curitiba - Paraná, na Rua Dr. 2amenhof n° 35, inscrita no Cadastro Nacional daPessoa Jurídica do Ministério da Fazenda do Brasil sob o n° 76.639.384/0001-59, doravantedenominado CREA-PR, neste ato representado por seu Presidente, JOEL KRÜGER;

resolvem celebrar o presente ACORDO DE COOPERAÇÃO,obrigando-se, nos termos das cláusulas a seguir que, mutuamente, outorgam e aceitam.

CAPíTULO IDO OBJETO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO

cLÁUSULA PRIMEIRA - O presente ACORDO tem por objeto estabelecer a cooperação entre ospartícipes para a regulamentação dos procedimentos para o registro de trabalhos, cargos efunções técnicas realizadas a partir de 01.01.2014 .

Parágrafo único - A regulamentação acima visará, entre outros aspectos:

I - tutelar os procedimentos para a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de acordo com asatribuições específicas de cada unidade organizacional estabelecidas nas Normas Gerais deOrganização do MANUAL DE ORGANIZAÇÃODA ITAIPU;

11 - propiciar aos Engenheiros e Agrõnomos, empregados brasileiros de ITAIPU, o registro no CREA-PR, durante a vigência dos contratos, em razão do desempenho de cargo ou função técnica.

CAPíTULO 11DA GESTÃO DO ACORDO

cLÁUSULA SEGUNDA - Os partícipes designarão os gestores do presente ACcorrespondência formal enviada em até cinco dias após a celebração

~Florence S. A. Pagan 1- JOC.JO

"

••I'-.ITAIPUBINACIONAL

ACORDO DE COOPERAÇÃO JD.JE/0006/14

Parágrafo único - O gestor indicado por ITAIPU cumulará o encargo de coordenação da Comissãode Profissionais Seniores, cujas atribuições estão dispostas na Cláusula Sexta.

cLÁUSULA TERCEIRA - Todas as comunicações entre os partícipes deverão ser feitas por escritoaos gestores designados e protocoladas no ato do recebimento.

Quando dirigidas à ITAIPU, deverão ser encaminhadas à:

•ITAIPU - Central de Protocolo da ITAIPUAlC: Superintendência de ManutençãoAv. Sílvio Américo Sasdelli, 800 - Vila "A"CEP85866-900Foz do Iguaçu - PR

Quando dirigidas CREA-PR, deverão ser encaminhadas à:

CREA-PR - Regional Cascavel do CREA.PRAlC: GerênciaEng. Geraldo CanciRua Presidente Bernardes, 2069 - CentroCEP85.801-180. Cascavel - PR

CAPITULO 111DAS ATRIBUiÇÕES

cLÁUSULA QUARTA - São obrigações dos participes:

•1- ITAIPU:

a) Constituir uma Comissão de Profissionais Seniores encarregada de aferir a exatidão dospedidos de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), de disciplinar os procedimentos dedecisão, bem como de realizar, por meio de seu Coordenador/Gestor instituído, ascomunicações e gestões operacionais cabíveis junto ao CREA-PR e aos profissionaisinteressados nos efeitos deste ACORDO.

11- ITAIPU e CREA-PR, em conjunto:

b) constituir comissão de estudo específica para: (i) estabelecer um cronograma de trabalho paraa definição das regras a serem estabelecidas para a emissão da Anotação de ResponsabilidadeTécnica das atividades técnicas executadas por cada área de projeto bem como (H

a) regulamentar os procedimentos a serem executados entre os partícipes, tais como tutelar osprocedimentos para a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de acordo com asatribuições específicas de cada unidade organizacional estabelecidas nas Normas Gerais deOrganização do MANUAL DE ORGANIZAÇÃO DA ITAIPU, propiciar aos Engenheiros e Agrônomos,empregados brasileiros de ITAIPU, o registro no CREA-PR, durante a vigência dos contratos, dodesempenho de cargo ou função técnica, para fins de acervo técnico profissional;

.'

••I "'ITAIPUSINACIONAL

ACORDO DE COOPERAÇÃO JD.JE/0006/14

apresentar em 120 (cento e vinte) dias o projeto de cada unidade organizacional estabelecidanas Normas Gerais de Organização do MANUAL DE ORGANIZAÇÃO DA ITAIPU.

cLÁUSULA QUINTA - Os partícipes serão, cada qual, responsáveis pela alocação e administraçãodas atividades laborais de seus profissionais que venham a participar de projetos desenvolvidosem decorrência do presente ACORDO.

Parágrafo único - O presente instrumento não estabelece qualquer vínculo empregatício ou dequalquer outra natureza entre os profissionais da ITAIPU com o CREA.PR ou do CREA.PR com aITAIPU, ficando as entidades isentas de qualquer obrigação de natureza trabalhista ouprevidenciária em relação aos referidos profissionais .

CAPITULO IVDA COMISSÃO DE PROFISSIONAIS SENIORES

cLÁUSULA SEXTA - A ITAIPU constituirá uma Comissão composta por profissionais seniores,integrantes de seu quadro de empregados brasileiros, sob a coordenação de um deles, a qual terá,entre outras atribuições correlatas, a responsabilidade de aferir a exatidão dos pedidos deAnotação de Responsabilidade Técnica (ART), de disciplinar os procedimentos de decisão, bemcomo de realizar, por meio de seu Coordenador/Gestor instituído, as comunicações e gestõesoperacionais cabíveis junto ao CREA-PRe aos profissionais interessados nos efeitos deste ACORDO.

Parágrafo primeiro - O Coordenador instituído cumulará a atribuição de Gestor do presenteAcordo de Cooperação, nos termos dispostos na Cláusula Segunda.

Parágrafo segundo - A Comissão não poderá alterar as condições deste ACORDO DE COOPERAÇÃO,seja por ato ou omissão, gerar obrigações para a ITAIPU, tendo função meramente executiva doora pactuado.

• Parágrafo terceiro - A ITAIPU comunicará ao CREA-PRa constituição e composição da Comissão.

Parágrafo quarto. A Comissão observará o caráter condominial brasileiro e paraguaio, bem comoas questões atinentes a confidencialidade do patrimônio documental da ITAIPU, podendo,respeitadas essas premissas, atestar o conteúdo técnico que for relevante aos fins pretendidosperante o CREA-PR, que poderá solicitar informações e esclarecimentos complementares que sefizerem necessários.

CAPITULO VDA REGULAMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

cLÁUSULA SÉTIMA - Toda vez que houver a necessidade de registro ou mudança de cargo e/oufunção, ITAIPU será responsável por promover as emissões das Anotações de ResponsabilidadeTécnica (ARTs) individuais, arcando exclusivamente pelo recolhimento das taxas correspondentes,conforme a tabela disponibilizada na Resolução do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia -CONFEA vigente na data do registro das ARTs correlatas.

~Rorence . A. Pag ini - JOC.JD

"

••I ".ITAIPUBINACIONAL

ACORDODE COOPERAÇÃOJD.JE/0006/14

Parágrafo primeiro - Para cada contrato de trabalho na área de Engenharia, firmado entre oprofissional e a ITAIPU,deve existir a respectiva ARTde cargo ou função.

Parágrafo segundo - A Anotação de ResponsabilidadeTécnica (ART)deve abranger a descrição detodos os serviços na área de Engenharia prestados à ITAIPU, dentro do escopo do contrato detrabalho.

cLÁUSULA OITAVA - A ITAIPU promoverá a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dostrabalhos técnicos executados para todos os profissionais, empregados brasileiros da ITAIPU, emacordo ao estabelecido nas Normas Gerais de Organização do MANUAL DE ORGANIZAÇÃODAITAIPU,a partir de 01.01.2014.

Parágrafo único - Os trabalhos técnicos referidos nesta Cláusula são aqueles relativos a:

a) análise e pareceres sobre projetos, obras ou serviços técnicos;b) fiscalização de execução de obras ou serviços técnicos;c) fiscalização de execução de projetos ou serviços técnicos;d) fiscalização de execução de projetos relacionados ao meio ambiente;e) execução da manutenção ou serviços técnicos;f) execução da operação ou serviços técnicos;g) execução de projetos ou serviços técnicos;h) laudos iniciais de vistoria;i) elaboração e desenvolvimento de estudos;j) outras atividades de pequeno porte.

CLAÚSULA NONA - O CREA-PRemitirá Certificados de Acervos Técnicos (CAT) relativos atrabalhos executados pelos profissionais empregados da ITAIPUno exercício de função ou cargotécnico mediante solicitação e pagamento das taxas pelos profissionais interessados.

CLAÚSULADÉCIMA- Ressalvadasas suas particularidades, mencionadas nas Cláusulas anteriores,a ITAIPU solicitará às pessoas fisicas e jurídicas, domiciliadas ou estabelecidas no Brasil, que,eventualmente, lhe prestem serviços técnicos de Engenharia e Agronomia, para que providenciemjunto ao CREA.PRas ARTscabiveis.

CAPiTULOVIDOSRECURSOSFINANCEIROS

cLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - O presente ACORDOnão obriga a transferência de recursosfinanceiros entre os participes, não gerando qualquer encargo entre as mesmas, inclusive o deindenizar, caso as ações previstas não sejam realizadas, arcando cada qual com as eventuaisdespesasrealizadas.

4

Parágrafo único - Para a execução das atividades pactuadas no presente instrumento queenvolvam transferência de recursos financeiros, os participes deverão observar suas respectivasnormas próprias.

:::»

"

.'

••I~ITAIPUBINACIONAL

CAPITULOVIIDA VIGÊNCIADOACORDO

ACORDODE COOPERAÇÃOJD.JE/0006/14

cLÁUSULA DÉCIMASEGUNDA- O presente ACORDOterá vigência por 5 (cinco) anos, a partir desua assinatura, podendo ser denunciado por qualquer dos partícipes mediante comunicação porescrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

CAPITULOVIIIDASDISPOSiÇÕESGERAIS

cLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - Para efeitos de Prestação de Contas, os gestores deverãoapresentar um relatório específico sobre as atividades executadas e os resultados atingidos,

cLÁUSULA DÉCIMAQUARTA. Este Acordo poderá ser alterado, a qualquer tempo, por acordo dospartícipes, mediante a celebração de aditamento, desde que não seja modificado seu objeto.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - Os partícipes comprometem-se a submeter, previamente àdivulgação, para o consentimento formal da outra parte, informações referentes à parceriaprevista neste ACORDO.

cLÁUSULA DÉCIMASEXTA - Eventual tecnologia desenvolvida na execução deste ACORDOserácompartilhada entre os partícipes, que poderão utilizá. las respeitando as condições a seremestabelecidas em instrumento jurídico específico.

cLÁUSULA DÉCIMASÉTIMA- Cada parte responsabilizar. se.á por prejuízos causados, por ele oupor seus prepostos, a pessoas ou coisas na execução deste ACORDOe resultantes de atos ouomissõesculposas, tais como negligência, imprudência ou imperícia.

cLÁUSULA DÉCIMAOITAVA - Os termos e condições deste ACORDOprevalecerão sobre quaisqueroutros entendimentos ou acordos anteriores entre as partes, verbais ou escritos, referentes àscondições nele estabelecidas.

cLÁUSULA DÉCIMANONA - A omissão ou tolerãncia das partes em exigir o fiel cumprimento dasdisposições ora pactuadas não constituirá novação ou renúncia, nem lhes afetará o direito deexigir, a qualquer tempo, o fiel cumprimento do avençado.

cLÁUSULA VIGÉSIMA- Os casos omissos e/ou situações contraditórias deste ACORDOdeverão serresolvidos mediante conciliação dos partícipes, à luz da legislação e dos regulamentos que regema matéria, com prévia comunicação por escrito da ocorrência, consignando prazo para respostaem até 30 (trinta) dias.

CAPiTULO IXDO FORO

~Ó-

Florence S. A. Pag ini - JDC.JO

, ... '..

••I~ITAIPUBINACIONAL

ACORDO DE COOPERAÇÃO JD.JE/0006/14

cLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA . Fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária deCuritiba, com renúncia expressa de qualquer outro por mais privilegiado que seja, para dirimireventuais dúvidas oriundas deste ACORDO.

E, por estarem assim, justas e conveniadas, firmam o presente instrumento em 2 (duas) vias deigual teor e forma, para um só fim, para que produza seus devidos e legais efeitos.

\~ ~" 1:JAMES'SPAlDlNG HELMERSDiretor.Geral Paraguaio

•ITAIPU:

Curitiba, ..t 9 c4

CREA.PR:

~~0'residente O

Florence 5. A. paganf - JDC.JD 6