biblioteca phillips exeter

10
Philips Exeter Academy Library Projeto de pesquisa Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitetura

Upload: jose-pedro-sobral-reis

Post on 20-Oct-2015

60 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biblioteca Phillips Exeter

Philips Exeter Academy Library Projeto de pesquisa

Universidade de Lisboa

Faculdade de Arquitetura

Page 2: Biblioteca Phillips Exeter

Ano Lectivo 2013/2014

Trabalho Realizado no âmbito da disciplina:

Cultura da Arquitetura e da Cidade

Docente:

Professor Michael Toussaint

Trabalho elaborado por:

Matilde Esteves Calado nº20130088 Patrícia Santos nº20130077 José Pedro Reis nº20130323

Page 3: Biblioteca Phillips Exeter

Índice

1. Introdução 42. Historia da Biblioteca de Phillips 5 3. Localização 74. Louis kahn 8 5. Desenvolvimento da obra 10

Page 4: Biblioteca Phillips Exeter

Introdução

Foi nos Proposto a elaboração de um estudo/pesquisa sobre uma obra no âmbito da disciplina Cultura da Arquitetura e da Cidade , como tal optamos pela histórica e emblemática biblioteca Phillips Exester, pela sua arquitectura diferente, intrigante e a nosso ver, bastante funcional.

Com este trabalho pretende então dar-se a conhecer uma das obras do arquitecto Louis I.Kahn

Louis I.Kahn nasceu em 1901 na Estónia, e revolucionou a arquitectura moderna através da sua linguagem teórica e formal muito própria. As suas obras mais conhecidas localizam-se nós Estados Unidos da América e na Índia.

A análise desta obra começa com a sua implantação/localização, e de seguida, falar-se-á sobre a sua forma, estrutura e espaço. Referindo também a importância do edifício na carreira do seu autor.

Corte do edificio (Desenho original do Arquitecto)

Page 5: Biblioteca Phillips Exeter

História da Biblioteca Phillips Exeter

Inicialmente, a Academia planeava colocar um acréscimo na Biblioteca Davis original, desenhada por Ralph Adams Cram, mas mais tarde ficou decidido fazer um edifício à parte, onde ficara mais tarde a biblioteca Phillips Exeter.

O projeto para a construção da nova biblioteca começou em 1950, e em meados de 1960, o escritório O’Connor&Kilham tinha sido escolhido para desenhar a nova biblioteca, tendo elaborado os planos com uma arquitetura tradicional, mas entretanto, o diretor da academia mudou, chegando ao cargo de novo diretor, Richard Day. Este não gostou dos projetos do escritório O’Connos&Kilham, então, resolveu despedi-los dizendo que queria “ o melhor arquiteto

contemporâneo no mundo para projetar a nossa biblioteca”.

Figura 1 – Maquete da biblioteca de Phillips

Page 6: Biblioteca Phillips Exeter

Foi em Novembro de 1965, Louis I.Kahn foi nomeado para projectar a biblioteca. A biblioteca devia acomodar 250 mil volumes e 400 lugares de trabalho para os alunos. O edifício deveria ser moderno, a pedido do Reitor, para contrariar um carácter histórico de outros edifícios do Campus, contribuindo para a paisagem arquitectónica do mesmo.

A construção começou em Abril de 1969 e a sua conclusão foi em Novembro de 1971.

Localização da obra

A biblioteca Phillips Exeter, instalada em Hampshire, Estados Unidos da América, na pequena cidade de Exeter, foi concebida para o Campus da Universidade local.

Page 7: Biblioteca Phillips Exeter

Louis Kahn

Louis I. Kahn nasceu em 1901 na ilha de Osel na Estónia. Imigrou com a sua família para os Estados Unidos em 1905, viveu na pobreza extrema na Filadélfia e estudou em escolas públicas. 

Kahn ganhou o primeiro prêmio durante vários anos nos concursos de desenho e pintura promovido pela Academia de Belas Artes da Pensilvânia. Ganhou uma bolsa para a Universidade da Pensilvânia, onde se graduou em arquitetura em 1924. 

Em 1964 foi eleito membro do Instituto Nacional de Artes e Letras. Recebeu dois diplomas honorários, uma (Doctor of Architecture) do Instituto Politécnico de Milão, em Itália, o outro (Doutor em Ciências Humanas) da Carolina do Norte Escola de Design da Universidade da Carolina do Norte. 

Figura 2 – Louis l.Kahn

Page 8: Biblioteca Phillips Exeter

Em 1965, o Sr. Kahn recebeu um doutorado honorário de Belas Artes da Universidade de Yale.

Apesar de ter lutado por várias décadas para definir seu estilo arquitetónico e obter comissões, Kahn começou a ter sucesso depois de uma viagem ao Egito, Grécia e Roma, com a ideia de incutir edifícios modernos com a majestade monumental e força espiritual encontrada em ruínas antigas.

Uma das principais obras de Louis I. Kahn é a Biblioteca de Phillips Exeter Academy.

Desenvolvimento da Obra

Como disse o famoso arquitecto suíço, Hannes Meyer, director do projecto Bauhaus :

“ Construir es un trabajo conjunto de artesanos e inventores. Unicamente el que sabe dominar los processos vitales trabajando en colaboracíon com los demás puede consederarse realmente un buen constructor”

Figura 3- Hannes Meyer

Figura 2 – Louis l.Kahn a trabalhar

Page 9: Biblioteca Phillips Exeter

O desenvolvimento do projeto da Biblioteca da Academia de Phillips foi, realmente uma construção em conjunto, cheia de dedicação e esperança dos seus “artesanos e inventores” para conseguirem encontrar um projeto funcional. Foi então escolhido, em 1965, o arquiteto Louis I. Kahn para projetar a nova biblioteca da Academia de Phillips. O desenvolvimento do projeto durou 6 anos, estando pronto em 1971.

Em 2006 a biblioteca já tinha uma equipa construída de bibliotecários, todos eles com pós-graduação em biblioteconomia. Na chefia desta pequena equipa encontrava-se Jacquelyn Thomas, o primeiro bibliotecário com estatuto de professor completo. Durante o seu mandado, a coleção e a programação da biblioteca foi aumentando.

Atualmente, a Biblioteca permite o acesso a 260.000 e os volumes de impressão electrónicos. Os volumes de impressão estão alojados em nove níveis, com uma capacidade útil de 250 mil volumes, tornando-se assim, a maior biblioteca, de secundário, do mundo. Para além de livros a biblioteca contém trabalho dos alunos assim como, arquivos da Academia.