biblioteca municipal | a aventura marítima na literatura | 7 março de 2013

2
BIBLIOTECA MUNICIPAL ORGANIZAÇÃO: 07 21H30 QUINTA MARÇO’13 | | | A AVENTURA MARÍTIMA NA LITERATURA EM PARCERIA COM A ESCOLA SECUNDÁRIA D. MANUEL I E A ESCOLA SECUNDÁRIA DIOGO GOUVEIA Poesia de clássicos e modernos: PESSANHA, PESSOA, TORGA NARRADOR, SOFIA, GRAÇA MOURA E NAVA pela Professora Drª Maria Alzira Seixo Colaboração do Drº António Carlos Trigo de Bettencourt

Upload: camara-municipal-de-beja

Post on 12-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

BIBLIOTECA MUNICIPALO

RG

AN

IZA

ÇÃ

O:

07 21H30QUINTA MARÇO’13| | |

A AVENTURA MARÍTIMA NA LITERATURA

EM PARCERIA COM A ESCOLA SECUNDÁRIA D. MANUEL I E A ESCOLA SECUNDÁRIA DIOGO GOUVEIA

Poesia de clássicos e modernos:PESSANHA, PESSOA, TORGA NARRADOR,

SOFIA, GRAÇA MOURA E NAVA

pela Professora Drª Maria Alzira Seixo

Colaboração do Drº António Carlos Trigo de Bettencourt

Maria Alzira Seixo , formou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Filologia Romanica. Frequentou a École Pratique des Hautes Études, em Paris, tendo-se doutorado em 1979 em Literatura Francesa. Dedica-se ao estudo da Li-teratura Portuguesa Moderna e Con-temporânea, da Literatura Francesa Clássica e Contemporânea e de ques-tões de pedagogia literária.

É autora de obras de investigação e ensaio sobre literatura portuguesa e de alguns livros de poesia. Criou e dirigiu e colabora com inú-meras revistas especializadas : Coló-quio/Letras e no Jornal de Letras, Artes e Ideias entre outras.

Fundou, em 1987, a Associação Por-tuguesa de Literatura Comparada, à qual presidiu. Foi também Presidente da Associação Internacional de

Literatura Comparada, eleita em Tó-quio, 1991, até 1994, Edmonton, e da Federação Internacional de Línguas e Literaturas Modernas.

Foi professora convidada nas Univer-sidades de Poitiers, da Califórnia em Santa Barbara, de Chicago, de Johns Hokins em Baltimore, e da Polinésia Francesa no Tahiti; leccionou nos Centros Universitários de Faro e do Funchal, e prestou colaboração nas Universidades de Évora e do Minho. Fez conferências e orientou seminá-rios em muitas universidades e ins-tituições culturais dos vários conti-nentes.

Tem sido membro de júris de prémios literários, entre os quais os da APE, PEN, Dom Dinis, Prémio de Literatura Europeia, Juan Rulfo, Universidade de Évora, Camões e Fernando Namora.