bibliografia o romance policial no contexto da literatura de massa

3
MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA PIS — PROGRAMA DE INSERÇÃO SOCIAL Título do Curso: O romance policial no contexto da literatura de massa. Professora: MAIL MARQUES DE AZEVEDO Dia/Horário: 4ª feira/ de 8 a 11h30 Carga horária: 60 horas Categoria: Atividade de extensão gratuita Local: Campus Cidade Universitária DESCRIÇÃO A partir do conceito de literatura de massa, o curso concentra-se no estudo do romance policial, como subgênero do romance, com três objetivos: a) análise da narrativa; b) estudo diacrônico do conto detetivesco e do romance policial na literatura de língua inglesa, de Edgar Allan Poe a Arthur Conan Doyle; de Dashiell Hammett a Agatha Christie e aos contemporâneos, como Patricia Highsmith, bem como de sua criação – o detetive infalível; c) transposição do romance policial para o cinema. CRONOGRAMA Agosto 04 O que é literatura de massa. Fórmulas da narrativa popular. José Paulo Paes “A aventura literária”. 11 Desenvolvimento histórico das narrativas detetivescas. Os contos de raciocínio de Edgar Allan Poe. 18 Edgar Allan Poe: “A carta roubada”. 25 O detetive-padrão das histórias policiais: Sherlock Holmes e suas aventuras. Setembro 01 Transposição fílmica das aventuras de Sherlock Holmes 15 Fórmulas da ficção detetivesca. Poe e o raciocínio dedutivo. S.S. Van Dine: Vinte regras para escrever histórias policiais.

Upload: renata-manica

Post on 12-Sep-2015

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Romance policial

TRANSCRIPT

  • MESTRADO EM TEORIA LITERRIA

    PIS PROGRAMA DE INSERO SOCIAL Ttulo do Curso: O romance policial no contexto da literatura de massa. Professora: MAIL MARQUES DE AZEVEDO Dia/Horrio: 4 feira/ de 8 a 11h30 Carga horria: 60 horas Categoria: Atividade de extenso gratuita Local: Campus Cidade Universitria DESCRIO A partir do conceito de literatura de massa, o curso concentra-se no estudo do romance policial, como subgnero do romance, com trs objetivos: a) anlise da narrativa; b) estudo diacrnico do conto detetivesco e do romance policial na literatura de lngua inglesa, de Edgar Allan Poe a Arthur Conan Doyle; de Dashiell Hammett a Agatha Christie e aos contemporneos, como Patricia Highsmith, bem como de sua criao o detetive infalvel; c) transposio do romance policial para o cinema. CRONOGRAMA Agosto 04 O que literatura de massa. Frmulas da narrativa popular. Jos Paulo Paes A aventura literria. 11 Desenvolvimento histrico das narrativas detetivescas. Os contos de raciocnio de Edgar Allan Poe. 18 Edgar Allan Poe: A carta roubada. 25 O detetive-padro das histrias policiais: Sherlock Holmes e suas aventuras. Setembro 01 Transposio flmica das aventuras de Sherlock Holmes 15 Frmulas da fico detetivesca. Poe e o raciocnio dedutivo. S.S. Van Dine: Vinte regras para escrever histrias policiais.

  • Raymond Chandler: A simples arte de matar. 22 Sandra Reimo: O que romance policial? 29 A rainha do crime: Agatha Christie. O assassinato de Roger Ackroyd. Outubro 06 Detetives famosos. Agatha Christie: Hercule Poirot. Morte no Nilo. Filme. 13 Detetives famosos. Dashiell Hammett: Sam Spade. O falco malts. Filme. 20 Os descendentes do romance policial: o romance de espionagem; O criminoso na fico cientfica. 27 Patrcia Highsmith: O talentoso Ripley. . Novembro 03 O talentoso Ripley. Filme 10 O romance policial no Brasil. Patrcia Melo. O matador. 17 Patrcia Melo. O homem do ano. Filme. 24 Avaliao do curso. REFERNCIAS ALBUQUERQUE, Paulo de Medeiros e. O mundo emocionante do romance policial. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. COUTINHO, Sonia. Rainhas do crime: tica feminina no romance policial. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1994. KOTHE, Flvio Ren. A narrativa trivial. Braslia: Editora UnB, 1994. MANDEL, Ernest. Delcias do crime: histria social do romance policial. So Paulo: Editora Busca Vida, 1988. PAES, Jos Paulo. A aventura literria. So Paulo:Cia das Letras, 1990. REIMO, Sandra Lucia. O que romance policial. So Paulo, Brasiliense, 1983. ia das Letras, 1999. TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. So Paulo: Perspectiva, 1979. _______. Os gneros do discurso. So Paulo: Martins Fontes. ZILBERMAN, Regina (org.) Os preferidos do pblico: os gneros da literatura de massa. Petrpolis: LIVROS As aventuras de Sherlock Holmes.

  • Agatha Christie: O assassinato de Roger Ackroyd.Morte no Nilo. O caso dos dez negrinhos. Dashiell Hammett. O falco malts. Patrcia Highsmith. O talentoso Ripley. Patrcia Melo. O matador. Obs.: Os contos de Edgar Allan Poe podem ser baixados da Internet. H tambm edies de baixo preo. Os textos tericos sero apostilados.