bibliofilia

24

Upload: alanna-gianin

Post on 10-Jul-2015

237 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bibliofilia
Page 2: Bibliofilia

Entende-se a arte de colecionar livro

tendo em vista circunstâncias

especiais ligadas à publicação deles.

O que é bibliofilia?

Page 3: Bibliofilia

BibliofiliaBibliomania

Bibliomania consiste no simples ato decomprar livros, não necessariamentelendo-os.

O bibliófilo o pode o ser sem mesmopossuir nenhum livro assim como obibliomaníaco o pode sê-lo sem ler algum.

Page 4: Bibliofilia

Bibliofilia antiga

O comércio do livro antigo ou simplesmente usado sempre existiu,mas tornou-se comum sobretudo depois da invenção da imprensa

Já na antiguidade clássica, há textos que tratam de uma desseassunto. Luciano de Samosata, durante o reino de Marco Aurélio,escreveu ‘O colecionador de livros ignorante’, ironizando umcolecionador de livros sírio por tentar compensar sua ignorânciapela posse de diversas obras, cujo conteúdo ou importância ele nãopoderia avaliar.

Nos século XIV e XV o preço elevado resultava na quaseimpossibilidade de um indivíduo possuir mais de 200 livrosdurante sua vida, sendo esse número só ultrapassado no caso debibliófilos como Nicolas Baye e Ricardo Bury.

Page 5: Bibliofilia

Finalmente apareceuum mercado onde abibliofilia poderia defato se desenvolver,com a oferta e aprocura de livros.

Page 6: Bibliofilia

E no Brasil...

A imprensa no Brasil só se desenvolveu no início de século XIX, nas primeirasdécadas ainda com circulação bastante restrita. Durante o período colonial acirculação de livros era mínima, assim como o número de pessoas com produçãocultural significativa.

Page 7: Bibliofilia

E no Brasil...Segundo um estudo realizado constatou que àépoca o volume de livros trazidos ao Brasil foimaior do que o esperado. À época a leituraera um dos principais passatempos dosletrados, logo a escassez de livros demandavaa existência de um comércio de livros desegunda mão.

Page 8: Bibliofilia

São três as qualidades que caracterizam um colecionador: a atração (compulsão) pelacoisa, a busca por conhecimento (pesquisa) e o interesse especulativo (investimento).Todo colecionador se importa, em maior ou menor medida, com esses três aspectos.Quem se preocupa apenas com o aspecto monetário, é comerciante ou investidor.Quem se preocupa apenas com a pesquisa, com o conhecimento, é estudioso. Quem étomado apenas pela compulsão, pelo impulso, pela busca desenfreada, é maníaco.

Características de um bibliófilo

Page 9: Bibliofilia

O impacto da internet

Assim que a internet começou a sepopularizar, no final da década de 90,alguns poucos sebos no país criaramsítios para colocar seu acervo online,aumentando sua exposição e vendas,sem que isso mudasse substancialmenteo mercado livreiro.

O Bibliófilo ganha acesso a um mundode livros – especialmente sepensarmos nos que não se encontramem grandes centros, próximos alivrarias. Este acesso, no entanto, érelativo, pois, quanto maior aquantidade de itens disponíveis, maisdifícil navegar por eles .

Page 10: Bibliofilia

Sebos e leilões

Sebos surgiram para amenizar o problema acerca do alto preçodos livros, no brasil o primeiro sebo surgiu no século XIX. Pordécadas as livrarias não apenas vendiam livros usados comotambém os alugavam.No século XX os sebos eram descritos como lugares muitodesorganizados atulhados por livros acumulados durante anos,onde algum bibliófilos vasculhavam por raridades.

Page 11: Bibliofilia

É uma das poucas formas de se conseguir raridades, as vezes os livros atingempreços altíssimos.

Há três tipos de leilões que oferecem livros: os leilões residenciais, quefrequentemente contam com alguma biblioteca; os leilões de colecionismo,que, além de livros, oferecem desde moedas a cartões-postais. E os leilões delivros per se.

Participam desses leilões curiosos, bibliófilos, colecionadores temáticos elivreiros, tanto como vendedores, quanto como compradores

Sebos e leilões

Page 12: Bibliofilia

Cuidado com os livros

Uma questão primordial para qualquer bibliófilo éa conservação dos livros. Não penas a limpeza,mas também o restauro, o acondicionamento emesmo a organização.A conservação dos livros é uma ciência recente emuitas das receitas clássicas em manuais datadospodem ser perigosas não apenas aos livros, mastambém ao bibliófilo.

Page 13: Bibliofilia

Ex LibrisEx libris é uma expressão latinaempregada para determinar apropriedade de um livro e quesignifica literalmente dos livros

Um dos primeiros ex libris brasileirosdata da virada do século XVIII epertenceu a Manoel de AbreuGuimarães, de Sabará, impresso porJosé Joaquim Viegas de Menezes, deMariana. As referências brasileirasmais antigas a ex libris, no entanto,foram encontradas nas cartas deAlfredo de Carvalho a Oliveira Lima.

Page 14: Bibliofilia

Biblioteca de

famosos

Page 15: Bibliofilia

Bibliotecas curiosas Que foram criadas por influência da bibliofilia

Page 16: Bibliofilia

Roubo de obras raras

http://www.youtube.com/watch?v=VHPg_CvEwKE

Page 17: Bibliofilia

O que torna um livro o objeto de desejo de um bibliófilo

• Limite histórico• Aspecto bibliógicos• Valor cultural• Pesquisa bibliográfica• Características do exemplar

Page 18: Bibliofilia

A capa muitas vezespode nos ensinar sobreas artes gráficas daépoca ou conterinformações que não seencontram emnenhuma outra partedo livro.

A capa

Page 19: Bibliofilia

A arte de encadernar é uma arte milenar e a partir da renascença

acompanhou a grosso modo os diversos

movimentos artísticos.

Encadernação

Page 20: Bibliofilia

Alguns livros defato sãoprocurados maispelos ilustradoresdo que pela obraem si.

Ilustradores

Page 21: Bibliofilia

Tipos de gravura

- Xilogravura

- Litogravura- Água-forte

Ilustradores

Page 22: Bibliofilia

• Fidedignidade do texto

• História do objeto

Page 23: Bibliofilia
Page 24: Bibliofilia

Rubens Borba de Moraes

Mario de Andrade

Oliveira Lima

Carlos Lacerda