bem-vindo(a) ao concurso vestibular! o...

20
Vestibular – Verão 2011 RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1 BEM-VINDO(A) AO CONCURSO VESTIBULAR! Prezado(a) candidato(a) O Concurso Vestibular do Centro Universitário Curitiba é caracterizado por um sistema de provas diferenciadas por curso. A intenção é potencializar ao máximo os conhecimentos que você adquiriu no Ensino Médio e estimulá-lo(a), intelectualmente, para a carreira escolhida. Nossas provas são elaboradas de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação para a avaliação do aproveitamento escolar. Nosso maior objetivo é valorizar sua inteligência e seu esforço como estudante. Sentimo-nos honrados por sua participação neste Concurso e desejamos-lhe sucesso. COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem, exclusivamente, da aplicação do nosso próprio esforço. (KANT)

Upload: phamtram

Post on 19-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1

BEM-VINDO(A) AO CONCURSO VESTIBULAR!

Prezado(a) candidato(a)

O Concurso Vestibular do Centro Universitário Curitiba é caracterizado por um sistema de

provas diferenciadas por curso. A intenção é potencializar ao máximo os conhecimentos que você

adquiriu no Ensino Médio e estimulá-lo(a), intelectualmente, para a carreira escolhida.

Nossas provas são elaboradas de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação para

a avaliação do aproveitamento escolar. Nosso maior objetivo é valorizar sua inteligência e seu

esforço como estudante.

Sentimo-nos honrados por sua participação neste Concurso e desejamos-lhe sucesso.

COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS

Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem, exclusivamente,

da aplicação do nosso próprio esforço. (KANT)

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 2

REDAÇÃO

Esta parte da prova constitui-se de duas questões de Redação, cujas propostas deverão ser desenvolvidas em parágrafos dissertativos, conforme a estrutura clássica do parágrafo – tópico específico e argumentação específica do tópico.

As propostas solicitam um determinado número de linhas e de parágrafos. Os textos deverão ser produzidos de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

O valor total (dos dois textos) da Redação é 50 (cinquenta) pontos. A proposta envolve resumo, compreensão, interpretação de texto ou discurso indireto, e perderá nota o

candidato que fizer colagens de frases inteiras ou de trechos do texto original, mesmo com troca de um ou outro vocábulo. Espera-se que você desenvolva seus textos com redação própria, dentro do tema proposto. Questão 1

CHINA MUDA A GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO

Com a queda na demanda provocada pela recessão global, a Arábia Saudita foi obrigada a desligar aproximadamente um quarto de sua estrutura de produção. Depois de aumentar sua capacidade para 12,5 milhões de barris diários, a Arábia Saudita extrai atualmente cerca de 8,5 milhões de barris por dia, o nível de produção mais baixo desde 1990. [...]

A recessão também precipitou um marco para a Arábia Saudita e o mercado global de energia. Enquanto as políticas econômicas da China prepararam o terreno para uma rápida recuperação, a crise dos últimos dois anos provocou uma desaceleração mais profunda nos Estados Unidos, reduzindo o consumo de petróleo em 10% em relação ao auge registrado entre 2005-7. Como resultado, a Arábia Saudita exportou no ano passado mais petróleo para a China do que para os EUA. [...]

Nos EUA, alguns especialistas acreditam que medidas para melhorar a eficiência energética, bem como o incentivo do governo ao uso de biocombustível, estão estabelecendo a perspectiva de um menor consumo de petróleo no longo prazo. Os comentários americanos sobre a independência energética inquietam os funcionários do governo saudita, que consideram a meta irreal e temem que ela prejudique os mercados energéticos ao enfraquecer os investimentos atuais, levando a preços mais altos no futuro. Usinas eólicas, solares, carros elétricos, pesquisas com hidrogênio e alternativas vêm-se configurando com rapidez pouco esperada. Falih disse que medidas para aumentar a eficiência energética são bem-vindas, mas insistiu que os combustíveis fósseis devem continuar predominando na demanda por energia durante as próximas décadas. [...]

No ano passado, as exportações sauditas aos EUA caíram para 989 mil barris diários, o nível mais baixo registrado nos últimos 22 anos [...] Enquanto isso, as vendas para a China superaram 1 milhão de barris diários em 2009, um aumento de quase 100% em relação ao ano anterior. Os sauditas agora respondem por um quarto das importações chinesas de petróleo. [...]

A Índia é outro país que tem disputado a atenção saudita. Depois que o primeiro-ministro indiano visitou Riad em março, a Arábia Saudita definiu como meta dobrar as exportações para a Índia. O país já possui uma fatia de 25% do mercado indiano [...] “O fluxo do petróleo está mudando do Ocidente para o Oriente, e o suprimento saudita que antes era destinado à Europa e aos EUA está agora sendo enviado para a Ásia”, disse Jean-Jaques Mosconi, vice-presidente sênior de estratégia da francesa Total. [...]

A demanda por petróleo na China deve crescer em 900 mil barris diários nos próximos dois anos.O consumo chinês de petróleo atingiu a marca de 8,5 milhões de barris diários no ano passado; em 2000 este consumo não passava dos 4,8 milhões de barris por dia. Este ano, o país responderá por um terço do crescimento total no consumo mundial. Apesar de a China ser o mercado de petróleo de crescimento mais rápido em todo o mundo, os EUA ainda são os maiores consumidores: os americanos consumiram 18,5 milhões de barris diários em 2009. Isso corresponde a 22 barris de petróleo por ano para cada americano, comparados aos 2,4 barris anuais para cada chinês.

(Adaptado de: MOUAWAD, Jad. O Estado de S. Paulo , 4 abr. 2010)

Proposta de Redação

Os norte-americanos ainda são os maiores consumidores de petróleo no mercado global, mas as projeções apontam para uma alteração nesse quadro.

Considere apenas as informações mais relevantes e redija um texto dissertativo (8 a 12 linhas; 2 parágrafos) resumindo as razões pelas quais “o fluxo do petróleo está mudando do Ocidente para o Oriente”.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 3

Questão 2

Os gráficos reproduzidos a seguir foram retirados da revista Veja (20/10/2010). Analise-os com atenção.

Proposta de Redação

O que os gráficos permitem concluir sobre o processo de privatizações realizado nos anos 90 no Brasil?

Desenvolva a resposta num texto dissertativo (8 a 15 linhas; 2 parágrafos). Para justificá-la, considere apenas os dados que lhe parecerem mais relevantes.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4

QUESTÕES DISCURSIVAS

Esta parte da prova é composta de 5 questões que deverão ser respondidas de acordo com o solicitado. Procure responder a todas as questões.

1 Preencha as lacunas com as preposições, conjunções e pronomes que foram retirados e faça a pontuação de todo o

texto. Quando houver ponto final, basta que o circule. Não há necessidade de rasurar a palavra seguinte para fazer a maiúscula de começo de período. O trecho foi retirado do artigo “A Teoria das Janelas Quebradas”, de Daniel Rubin.

Bratton passou então _____ uma profunda reestruturação do Departamento de Polícia de Nova York ____

tendo em mente a necessidade de coibir a desordem e reprimir os pequenos delitos aos poucos foi devolvendo as

ruas ao povo uma de suas primeiras iniciativas foi atacar a conduta daqueles desocupados _____ geralmente em

grupos extorquiam dinheiro de motoristas ______ terem lavado os pára-brisas dos carros sem terem sido

chamados a fazê-lo o que poderia parecer algo ______ que a polícia sequer deveria se preocupar estava sempre

incomodando os motoristas ______ se sentiam constantemente ameaçados era na verdade uma janela quebrada

_______ esta conduta constituía uma infração menor essas pessoas não podiam ser presas e disciplinadas

começou-se primeiro a intimar as pessoas para comparecer _____ juízo no início os intimados não compareciam e

______ autorizava que fossem presos _____ a certeza da punição aquilo que durante anos atormentara as pessoas

em Nova York teve fim em poucas semanas.

2 As frases a seguir apresentam desvios gramaticais em relação à norma culta. Reescreva cada uma das frases corrigindo esses erros.

a) TROCA O CHIP E GANHE ATÉ R$ 35,00 POR DIA (de um outdoor de empresa de telefonia)

b) O técnico pediu para que seus atletas mantessem a calma diante a violência dos adversários.

c) Ao longo da estrada, desdobram-se uma cadeia de montanhas que a gente perde o fôlego diante delas.

d) Você só está chegando agora, mas o gerente está lhe esperando em sua sala.

3 Faça o que se pede em cada um dos itens a seguir. a) Explique a ambiguidade da frase abaixo e reescreva-a de modo a eliminar o duplo sentido.

Técnico provoca jornalista da Globo, e emissora o critica no “Fantástico”. (Disponível em: <folha.com>. Acesso em: 21 jun. 2010)

Duplo sentido:

Versão:

b) Articule as orações abaixo num único período, utilizando para isso as devidas preposições, conjunções ou pronome

relativo. Mantenha a mesma ordem das orações e faça a devida pontuação da frase.

O juiz pode achar difícil / apenas uma janela quebrada seja tão importante (complemento da oração anterior) / permitir a ação da autoridade sobre alguém (complemento do último termo da anterior) / (alguém) possa quebrar mais janelas / o juiz vê apenas um flash da rua em determinado momento (adversativa em relação às anteriores) / o público vê todo um filme (temporal comparativa) / o desenrolar (do filme) é a lenta e inexorável decadência da rua e da comunidade.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 5

4 Em março de 1964 ocorreu a queda do Presidente João Goulart e teve início o ciclo

dos governos militares, com a posse de Castelo Branco. O Brasil se alinhou firmemente aos Estados Unidos na denominada guerra fria.

Imbuídos de um ideário salvacionista, os militares, auxiliados por uma equipe de prestigiados tecnocratas, lançaram-se à tarefa de empreender a recuperação econômica do País, numa perspectiva conservadora: controlar a inflação com a contenção do crédito e dos salários, amenizar as discrepâncias regionais, combater o déficit público e estimular as exportações. Pretendiam também atrair capitais oferecendo facilidades aos investidores estrangeiros.

(KUPPER, Agnaldo; CHENSO,Paulo André. Brasil : história crítica. São Paulo: FTD, 1998. p.)

Sobre a guerra fria e ciclo dos governos militares no Brasil, responda ao que se pede. a) Explique o que era a guerra fria e o posicionamento do Brasil nesse contexto, sob

João Goulart e sob os governos militares. b) Apresente as principais realizações dos governos militares no que se refere à construção ou ampliação da infraestrutura

brasileira (estradas, pontes, energia elétrica, bancos, etc.). 5 Observe atentamente o gráfico abaixo, que representa 50 anos de evolução do comércio internacional.

Com base no gráfico e em conhecimentos sobre o assunto, responda ao que se pede.

a) Explique a diferença existente no volume das exportações e na estrutura de comércio (tipo de produtos exportados) entre os países desenvolvidos (EUA, países da Europa Ocidental, etc.) e os subdesenvolvidos da África e da América Latina.

b) O que é possível verificar em relação à participação da Ásia no comércio mundial, desde o início dos anos 90? Como

se explica esse fato?

c) “O processo de globalização vem, progressivamente, reduzindo as desigualdades entre as nações do mundo”. Essa afirmativa está correta? Justifique sua resposta.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 6

QUESTÕES OBJETIVAS Esta parte da prova é constituída por 30 questões objetivas compostas de enunciado e 5 (cinco)

afirmativas que deverão ser avaliadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em caso de dúvida, você não é obrigado a marcar a resposta; assim o item não será considerado. Evite o “chute”, a fim de não ser prejudicado(a). Responda às questões de que você tiver certeza.

Língua Portuguesa (1 a 6)

A TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS

P1 Em 1982, o cientista político James Wilson e o psicólogo George Kelling, ambos norte-americanos, publicaram um estudo em que, pela primeira vez, se estabelecia uma relação de causalidade entre desordem e criminalidade. Os autores usaram a imagem de janelas quebradas para explicar como a desordem e a criminalidade poderiam, aos poucos, infiltrar-se numa comunidade, causando sua decadência e a consequente queda da qualidade de vida.

P2 Kelling e Wilson sustentavam que, se uma janela de fábrica ou de escritório quebrada não fosse imediatamente consertada, os passantes concluiriam que ninguém se importava e que, naquela localidade, não havia autoridade responsável pela manutenção da ordem. Em pouco tempo desordeiros começariam a atirar pedras para quebrar as demais janelas ainda intactas, começariam as pichações, e na sequência as pessoas concluiriam que ninguém seria responsável pelo prédio. Iniciava-se assim a decadência do edifício, da rua, da comunidade. Desocupados e marginais sentir-se-iam à vontade no ambiente degradado; o passo seguinte seria a migração das pessoas de bem, deixando o bairro à mercê dos bandos. Pequenas desordens levariam a grandes desordens e, mais tarde, ao crime generalizado. O estudo ficou conhecido como broken windows e veio a lançar os fundamentos da moderna política criminal norte-americana, conhecida como “tolerância zero” e iniciada com tremendo sucesso em Nova York: nos cinco anos subsequentes a 1993, os homicídios decresceram 68%, e os delitos em geral, 50%. As estatísticas só melhoraram desde então [...]

P3 Em 1990, Wesley Skogan, professor da Universidade Northwestern, publicou uma pesquisa que confirmava os postulados da broken windows theory. Os dados mostraram que a relação de causalidade entre desordem e criminalidade era mais forte do que entre criminalidade e outros problemas comunitários, como pobreza, desemprego ou presença de minorias raciais. Essa conclusão é fundamental, especialmente diante da afirmação, sempre repetida e jamais comprovada, de que a principal causa da criminalidade reside em desigualdade, injustiças sociais, falta de oportunidades, etc. [...]

P4 Durante três décadas a criminalidade só aumentou nos EUA. O modelo de segurança falhara por não reconhecer essa relação de causa e efeito. Kelling e Wilson demonstram como, ao longo do século XX, a polícia norte-americana foi, aos poucos, abandonando suas tarefas na manutenção da ordem pública para dedicar-se exclusivamente a combater o crime. Originalmente, o papel da polícia era preventivo. A prevenção era feita pela ação conjunta entre comunidade e autoridade policial, para evitar o surgimento de pequenos delitos que, mais tarde, poderiam levar a crimes mais graves. Mas isso exige uma comunidade organizada, que preze a ordem e o dever, e uma relação de confiança com a polícia, de modo que ambos se auxiliem mutuamente. Quando as pequenas janelas quebradas deixaram de ser reparadas, chegou-se a um ponto insustentável: a criminalidade aumentou de tal forma nos centros urbanos que muitos se deram conta do equívoco da estratégia adotada.

P5 No Brasil, já chegamos a esse ponto há muito tempo. A “estratégia das prioridades” , adotada tanto pela polícia como por juízes e promotores, consiste em enfatizar o combate ao crime violento, sob argumentos diversos, que vão desde a falta de recursos até a desnecessidade de reprimir comportamentos que configuram não mais do que um mero ato de desordem ou uma pequena contravenção, passando pela alegação de que o crime tem causas sociais. Sob essa estratégia, cria-se um círculo vicioso que retroalimenta a ação criminosa. Não se combate a desordem e os pequenos delitos porque se deve priorizar o combate à criminalidade violenta. No entanto, a criminalidade violenta é justamente resultado da falta de combate à desordem e aos pequenos delitos. Essa lógica perversa precisa, em algum momento, ser entendida e quebrada.

(Adaptado de: RUBIN, Daniel Sperb, promotor de Justiça em Porto Alegre. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3730>)

As questões de 1 a 5 referem-se ao texto acima.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 7

1 Avalie as afirmativas a seguir, sobre a temática e os conteúdos do texto. a. ( ) (F) A criminalidade decorre das distorções do sistema. b. ( ) (V) Grandes problemas resultam da desatenção a princípios básicos e a pormenores. c. ( ) (V) Ao concentrar-se no combate à criminalidade violenta, a policia passou a agir sobre os efeitos. d. ( ) (V) O homem determina a ordem, mas a ordem também determina o comportamento do homem. e. ( ) (V) Em vez de atribuir a criminalidade e a desordem às desigualdades e às injustiças sociais, a teoria das janelas

quebradas enfatiza os deveres, atos e responsabilidades de cada um quanto à manutenção dos valores da ordem e da segurança.

2 Avalie as afirmativas quanto à estrutura do texto e à organização dos conteúdos. a.( ) (V) P1 apresenta a premissa central sobre o tema. b.( ) (V) P2 ilustra a metonímia que dá nome à teoria de Kelling e Wilson. c.( ) (V) P3 apresenta uma confirmação da teoria e um posicionamento crítico de Daniel Rubin. d.( ) (F) P4 mostra como a ação repressiva sobre as pequenas desordens provocou a reação da comunidade e

deslocou a ação da polícia para os crimes de maior peso. e.( ) (F) P5 mostra como, no Brasil, os problemas sociais e a falta de recursos têm dificultado o trabalho da polícia no

combate ao crime violento, o que tem resultado na tolerância aos pequenos delitos. 3 Os itens a seguir apresentam sinônimos para os termos fornecidos, respectivamente. Lembre que o sentido de uma

palavra depende, em grande parte, do contexto em que ela esteja inserida. Por isso, sinônimo pertinente é aquele que pode substituir o termo original (no texto) com o menor desvio semântico possível.

Assinale (V) somente para os itens que contiverem todos os sinônimos pertinentes; assinale (F) para os itens que contiverem algum substituto não pertinente. (Observação : todos os vocábulos estão grifados e na sequência em que aparecem no texto.) a. ( ) (V) Para degradado e ao crime generalizado são sinônimos decadente e à proliferação do crime . b. ( ) (V) Para subsequentes e os postulados : seguintes e as teses . c. ( ) (F) Para preventivo e mutuamente : impeditivo e coletivamente . d. ( ) (V) Para enfatizar e argumentos : priorizar e alegações . e. ( ) (F) Para desnecessidade e retroalimenta : carência e reforça . 4 As frases abaixo foram retiradas do texto. Considere o sentido que possuem no contexto do artigo.

I - [...] se uma janela de fábrica ou de escritório quebrada não fosse imediatamente consertada, os passantes concluiriam que ninguém se importava e que, naquela localidade, não havia autoridade responsável pela manutenção da ordem.

II - Os dados mostraram que a relação de causalidade entre desordem e criminalidade era mais forte do que entre criminalidade e outros problemas comunitários, como pobreza, desemprego ou presença de minorias raciais.

III - Originalmente, o papel da polícia era preventivo. A prevenção era feita pela ação conjunta entre comunidade e autoridade policial, para evitar o surgimento de pequenos delitos que, mais tarde, poderiam levar a crimes mais graves.

IV - A “estratégia das prioridades”, adotada tanto pela polícia como por juízes e promotores, consiste em enfatizar o combate ao crime violento, sob argumentos diversos, que vão desde a falta de recursos até a desnecessidade de reprimir comportamentos que configuram não mais do que um mero ato de desordem ou uma pequena contravenção, passando pela alegação de que o crime tem causas sociais.

V - Não se combate a desordem e os pequenos delitos porque se deve priorizar o combate à criminalidade violenta. No entanto, a criminalidade violenta é justamente resultado da falta de combate à desordem e aos pequenos delitos.

Cada item a seguir está respectivamente relacionado a cada frase acima. Assinale verdadeiro (V) para os que

contiverem afirmativas com o mesmo sentido de sua frase respectiva (no contexto do artigo) e uma estrutura gramaticalmente correta; assinale falso (F) para os que não apresentarem essas condições. a. ( ) (V) (em I) Os passantes concluiriam que naquela localidade não havia autoridade responsável pela manutenção

da ordem porque ninguém se importava em consertar uma janela quebrada de fábrica ou de escritório. b. ( ) (V) (em II ) Os dados mostraram que a criminalidade decorria mais da desordem do que de outros problemas

comunitários, como pobreza, desemprego ou presença de minorias raciais. c. ( ) (V) (em III ) Originalmente, a polícia, interagindo com a comunidade, tinha a tarefa de prevenir o surgimento de

pequenos delitos para que, mais tarde, não ocorressem crimes mais graves. d. ( ) (F) (em IV ) A "estratégia das prioridades", não só adotada pela polícia como por juízes e promotores, objetiva

combater o crime violento com argumentos diversos, da carência de verbas à dispensa de reprimir comportamentos que constituem pequenas contravenções, passando pela dedução de que o crime tem causas sociais.

e. ( ) (F) (em V) Como se deve priorizar o combate à criminalidade violenta, não se combate a desordem e os pequenos delitos, embora a criminalidade violenta seja justamente causa da falta de combate à desordem e aos pequenos delitos.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 8

5 Considere os excertos abaixo e avalie as afirmativas a seguir sobre cada um deles.

I - Os autores usaram a imagem de janelas quebradas para explicar como a desordem e a criminalidade poderiam, aos poucos, infiltrar-se numa comunidade, causando sua decadência e a consequente queda da qualidade de vida.

II - Desocupados e marginais sentir-se-iam à vontade no ambiente degradado; o passo seguinte seria a migração das pessoas de bem, deixando o bairro à mercê dos bandos.

III - Mas isso exige uma comunidade organizada, que preze a ordem e o dever, e uma relação de confiança com a polícia, de modo que ambos se auxiliem mutuamente.

IV - Quando as pequenas janelas quebradas deixaram de ser reparadas, chegou-se a um ponto insustentável: a criminalidade aumentou de tal forma nos centros urbanos que muitos se deram conta do equívoco da estratégia adotada.

V - Sob essa estratégia cria-se um círculo vicioso que retroalimenta a ação criminosa. a. ( ) (F) “Para” tem sentido de direção; “como” denota causalidade; as duas preposições “de” possuem o mesmo sentido. b. ( ) (V) A mesóclise ocorre porque o verbo está em forma composta; o ponto e vírgula tem sentido aditivo; o gerúndio

introduz uma oração adjetiva explicativa. c. ( ) (F) “Com” tem sentido de companhia; “de modo que” tem sentido modal; “se” forma voz passiva. d. ( ) (V) Em voz ativa: “Quando se deixou de reparar as pequenas janelas quebradas...”; “se” indetermina o sujeito e

“que” tem sentido consecutivo. e. ( ) (F) “Sob” pode ser substituído por “segundo”; “se” tem sentido reflexivo. 6 Avalie as frases abaixo quanto à correta articulação gramatical.

a. ( ) (V) Nossa proposta é similar à que você nos enviou. b. ( ) (F) O único terno do rapaz fora roubado, de modo que não pôde ir ao casamento do parente. c. ( ) (V) A despeito das enormes diferenças culturais e econômicas, europeus e índios não deixaram de fazer negócios. d. ( ) (F) Pela última comunicação interna, recomendou-se aos chefes de setores da empresa economizar energia e

que elaborassem planos de redução de outras despesas. e. ( ) (V) Não fique triste, que sempre nos lembraremos do sol no oceano.

Literatura Brasileira (7 a 11)

7 Leia atentamente o texto a seguir e avalie as afirmativas.

O PENTEADO

1 Capitu deu-me as costas, voltando-se para o espelhinho. Peguei-lhe dos cabelos, colhi-os todos e entrei a alisá-los com o pente, desde a testa até as últimas pontas, que lhe desciam até a cintura. Em pé não dava jeito: não esquecestes que ela era um nadinha mais alta do que eu, mas ainda que fosse da mesma altura. Pedi-lhe que se sentasse. 2 – Senta aqui, é melhor. 3 Sentou-se. “Vamos ver o grande cabeleireiro”, disse-me rindo. Continuei a alisar os cabelos, com muito cuidado, e dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tato aqueles fios grossos, que eram parte dela. [...] Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis. [...] desejei penteá-los por todos os séculos dos séculos, tecer duas tranças que pudessem envolver o infinito por um número inominável de vezes. Se isto vos parecer enfático, desgraçado leitor, é que nunca penteastes uma pequena, nunca pusestes as mãos adolescentes na jovem cabeça de uma ninfa... Uma ninfa! Todo eu estou mitológico. Ainda há pouco, falando dos seus olhos de ressaca, cheguei a escrever Tétis; risquei Tétis, risquemos ninfa; digamos somente uma criatura amada, palavra que envolve todas as potências cristãs e pagãs. [...] 4 – Pronto 5 – Estará bom? 6 – Veja no espelho. 7 Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? [...] derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela, rosto a rosto, mas trocados, os olhos de um na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. [...] 8 – Levanta, Capitu! 9 Não quis, não levantou a cabeça, e ficamos assim a olhar um para o outro, até que ela abrochou os lábios, eu desci os meus, e... 10 Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros. Quando eles me clarearam, vi que Capitu tinha os seus no chão. Não me atrevi a dizer nada; ainda que quisesse, faltava-me língua. [...]

(MACHADO DE ASSIS. D. Casmurro. In: Obra completa . Rio de Janeiro: Aguillar, l962. p. 841-846. v. 1)

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 9

Recorde todas as características da obra de Machado de Assis para avaliar as afirmativas.

a. ( ) (F) Uma das marcas da ficção machadiana é o predomínio da narração em primeira pessoa. Ao descrever a

experiência sensual do penteado, o narrador Bentinho, ainda jovem, idealiza a beleza da amada, tomado pela emoção; é a influência do subjetivismo romântico na obra do autor.

b. ( ) (V) Em P3, quando recorda a intensa comoção de tocar os cabelos de Capitu, o narrador resvala para a metáfora romantizante (“uma ninfa”), mas logo se autoironiza numa reflexão metalinguística que corta o excesso emotivo para buscar a racionalidade: “digamos somente uma criatura amada”.

c. ( ) (V) No texto, há outra marca do folhetim bastante explorada por Machado: o diálogo com o leitor, que aparece como personagem integrante da narrativa; é para o leitor que o escritor escreve e com ele o narrador tece suas reflexões.

d. ( ) (F) Um aspecto comum entre Machado de Assis e os autores naturalistas é a exploração dos aspectos eróticos e fisiológicos. No texto, o penteado, as mãos roçando a nuca da moça e, finalmente, o beijo são traços dessa afinidade.

e. ( ) (V) Em Machado de Assis, o físico nunca aparece como objeto em si, a animalidade nunca para nos instintos elementares; importante é sondar os efeitos morais e emotivos dos atos físicos. No texto, essa perspectiva é bem evidente: a tensão emocional das personagens predomina sobre o toque físico.

8 O texto a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, integra o livro Sentimento do mundo, que reúne a produção do

autor nos últimos anos da década de 30. Leia-o com atenção e avalie as afirmativas.

A NOITE DISSOLVE OS HOMENS

A Cândido Portinari A noite desceu. Que noite! Já não enxergo meus irmãos E nem tampouco os rumores Que outrora me perturbavam. A noite desceu. Nas casas, Nas ruas onde se combate, Nos campos desfalecidos, A noite espalhou o medo E a total incompreensão. A noite caiu. Tremenda, Sem esperança... [...] Aurora, Entretanto eu te diviso, ainda tímida, Inexperiente das luzes que vais acender E dos bens que repartirás com todos os homens. Sob o úmido véu de raivas, queixas e humilhações, Adivinho-te que sobes, vapor róseo, expulsando a treva noturna. O triste mundo fascista se decompõe ao contato de teus dedos, Teus dedos frios, que ainda se não modelaram Mas que avançam na escuridão como um sinal verde e peremptório.

a. ( ) (F) A expressão “sentimento do mundo”, criada pelo autor para designar seu posicionamento intelectual, demonstra a influência do Romantismo em sua poesia.

b. ( ) (V) O texto exemplifica o engajamento ideológico do autor, cujo “eu lírico” se mobiliza contra os regimes de direita dos anos 30 e 40.

c. ( ) (F) “Noite” é metáfora para “o triste mundo fascista”, que afundava as nações na pobreza e na desigualdade; “aurora” e “dia” são metáforas para a esperança nos regimes socialistas, que trouxeram o progresso, “os bens repartidos com todos os homens.”

d. ( ) (V) A linguagem simples, crua, despojada, reduz a poesia a uma dimensão prosaica, própria para uma comunicação de sentido politizante, conforme a linha geral do realismo socialista, adotado por muitos escritores nesse período.

e. ( ) (V) Embora a linguagem e a reflexão apresentem um perfil realista, a expectativa de um futuro utópico de fraternidade social (das “luzes que vais acender”, do “vapor róseo”) constitui um aspecto de raiz romântica.

9 Transcrevemos abaixo um diálogo da peça “Anjo Negro”, escrita em 1946, por Nélson Rodrigues, mas só ensaiada em

1948, censurada que foi durante dois anos. O tema da obra é o relacionamento inter-racial e o problema da mestiçagem.

Ismael, negro, passa a ter um padrasto branco, quando sua mãe se junta com um italiano viúvo, que tinha um filho branco, Elias. Por ser mais velho, maltrata o menor Elias, vindo mais tarde a cegá-lo. Obcecado por subir na sociedade branca, Ismael consegue graduar-se em medicina e conquistar boa condição financeira, ao mesmo tempo em que vai renegando tudo que se relaciona com a cultura negra, inclusive a própria mãe. Frequenta a casa de uma mulher mãe de cinco filhas virgens e tia de Virgínia – moça órfã, muito sensual, que se torna pivô do fim do noivado da prima mais nova. Por vingança, a tia entrega Virgínia a Ismael, que a violenta, para depois casar-se com ela, mantendo-a isolada dentro de casa. A tragédia gira em torno dessa união, em que os filhos mulatos acabam sendo sacrificados.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 10

Leia o seguinte trecho da peça para avaliar as afirmativas.

ISMAEL – Que fizeste com os meus filhos? VIRGÍNIA – Nada... não fiz nada... ISMAEL – Mataste. Assassinaste. Não foi o destino: foste tu, foram tuas mãos, estas mãos... um por um. Este último, o de hoje, tu mesma o levaste, pela mão. Não lhe disseste uma palavra dura, não o assustaste; nunca foste tão doce. Junto do tanque, ainda o beijaste; depois, olhaste em torno. Não me viste, lá em cima, te espiando... Então, rápida e prática – já tinhas matado dois – tapaste a boca do meu filho, para que ele não gritasse... Só fugiste quando ele não se mexia mais no fundo do tanque... VIRGÍNIA – Então, por que não gritou? Por que não impediu? ISMAEL – Mas é verdade? VIRGÍNIA – É. ISMAEL – Aos outros dois você deu veneno... VIRGÍNIA – Sim. ISMAEL – Porque eram pretos. VIRGÍNIA – Porque eram pretos. Mas se sabias, por que não impedistes? ISMAEL – Não impedi porque teus crimes nos uniam ainda mais; e porque meu desejo é maior depois que te sei assassina – três vezes assassina. Ouviste? Assassina na carne dos meus filhos... VIRGÍNIA – Eu queria livrar minha casa de meninos pretos. Destruir, um por um, até o último. Não queria acariciar um filho preto... a. ( ) (F) O complexo de Ismael e o sacrifício dos filhos aparecem como consequência do preconceito da sociedade

branca. b. ( ) (F) Virgínia mata os filhos por ódio a Ismael, que a violentou sob consentimento da tia. c. ( ) (V) Por ser branca, Virgínia constitui um troféu para Ismael, mas a relação matrimonial, em vez de tornar-se um

meio de superação, nunca se configura completa e acentua mais ainda os complexos raciais. d. ( ) (V) Simbolicamente, a morte dos filhos remete aos arquétipos tribais e raciais; nessa perspectiva, a mestiçagem

entre grupos que se entendem como de valor e poder distintos surge como uma maldição. e. ( ) (V) Ismael não impediu a morte das crianças porque, no fundo, também não queria filhos que carregassem a cor

negra; nesse sentido, mesmo doutor, rico e casado com a mulher branca, ele continua escravo do complexo, e a união com Virgínia consolida-se como uma relação de mútua escravidão.

10 Ferreira Gullar (São Luís, MA, 1930) teve expressiva carreira poética a partir da década de 50. Participou brevemente do

movimento concretista e, nas décadas de 60 e 70, produziu algumas obras de destaque, como Poema sujo, A luta corporal, Dentro da noite veloz. O poema a seguir faz parte de Muitas vozes. Avalie as afirmativas a respeito.

Infinito Silêncio

Houve (há) um enorme silêncio anterior ao nascimento das estrelas antes da luz

a matéria da matéria

de onde tudo vem incessante e onde tudo se apaga eternamente

esse silêncio grita sob nossa vida e de ponta a ponta a atravessa estridente

a. ( ) (V) Ao imaginar um “enorme silêncio anterior” e um posterior nascimento das estrelas, o poeta evidencia uma

perspectiva materialista sobre a natureza do cosmo. b. ( ) (V) A eternidade não é concebida como a unidade absoluta do ser acima do tempo e do espaço, mas como a

sucessão da transitoriedade física. c. ( ) (F) Considerando o contexto da obra do poeta, esse silêncio que “grita sob nossa vida” pode ser entendido como

uma plenitude divina. d. ( ) (V) Pelo texto, depreende-se que o poeta adota uma perspectiva existencialista. e. ( ) (V) O texto permite deduzir que o poeta conceberá a realização do homem no plano temporal-material, reduzida

aos elementos do mundo sensível.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 11

11 Considere os textos anteriores e avalie as afirmativas que se seguem.

a. ( ) (V) Privilegiando a 3ª pessoa narrativa, o tempo cronológico, a análise de causa-efeito, o Naturalismo submeteu-se ao racionalismo científico, procurando dar respostas objetivas para os problemas do espírito. Daí se poder considerar a obra de Machado de Assis como uma crítica ao Naturalismo.

b. ( ) (V) Na literatura depois de 1930, reduz-se o experimentalismo revolucionário de 22. Na poesia, voltam as formas tradicionais, em destaque no movimento neossimbolista, e, na ficção, há uma retomada dos modelos narrativos do século XIX. É o que se observa no neo-realismo, mais vinculado às ideologias naturalistas, ao materialismo psicossocial. Graciliano Ramos, na prosa, e Drummond, na poesia, ilustram essa vertente.

c. ( ) (V) O teatro de Nélson Rodrigues, por sua vez, caracteriza-se por um realismo de feição trágica, concentrando-se nos traumas e obsessões psicológicas, na transgressão e na queda moral do homem no cenário contemporâneo. Nessa perspectiva, sua dramaturgia se opõe às vertentes engajadas do materialismo histórico-social, nada tendo em comum com as obras de Drummond, Graciliano Ramos, Dias Gomes ou Jorge Amado, por exemplo.

d. ( ) (F) Em linha oposta à de Drummond, está também a poesia de Ferreira Gullar, cujos posicionamentos ideológicos e políticos abandonam a influência do existencialismo e do materialismo para propor uma reflexão mais humanista e liberal. Daí as recentes críticas do poeta às ditaduras populistas que se vêm consolidando na América Latina.

e. ( ) (V) Na construção ideológica que se processou no Brasil a partir da Segunda Guerra Mundial e que culminou com as recentes eleições de Lula e Dilma Roussef, Drummond e Gullar teriam dado uma contribuição. As obras de Machado de Assis e de Nélson Rodrigues não correspondem ao atual estado ideológico e político.

A seguir estão as questões de Língua Estrangeira: Inglês e Espanhol. Resolva apenas as questões da Língua pela qual você optou no momento da inscrição.

Inglês (12 a 14)

Texto 1 Venezuela, more deadly than Iraq

(By SIMON ROMERO)

P1 CARACAS, Venezuela – Some here joke that they might be safer if they lived in Baghdad. In Iraq there were

4.644 civilian deaths from violence in 2009; in Venezuela, that year, the number of murders climbed above 16.000. P2 Rich and poor alike have resigned themselves to living with a murder rate that the opposition says remains

low on the list of the government’s priorities. Then a front-page photograph in a leading independent newspaper – and the government’s reaction – shocked the nation. The photo in the paper, El Nacional, shows a dozen homicide victims strewn about the city’s largest morgue.

P3 A court ordered the paper to stop publishing images of violence. “Forget the hundreds of children who die from stray bullets, or the kids who go through the horror of seeing their parents or older siblings killed before their eyes,” said Teodoro Petkoff. “Their problem is the photograph.”

(Adapted from: <www.nytimes.com>. Published: August 22, 2010) Glossary rate: taxa; razão; proporção stray bullet: bala perdida sibling: irmão, irmã strew, strewn: espalhar 12 Analyse the following sentences according to the text. a. ( ) (F) Simon Romero writes from Iraq. b. ( ) (V) The homicide rate in Venezuela is much higher than in Iraq. c. ( ) (F) The opposition says one of the government’s priorities is the murder rate. d. ( ) (F) A photo of a dozen homicide victims in the morgue was published in a pro-government newspaper. e. ( ) (V) The comment made by Teodoro Petkoff is ironic. 13 Analyse the following sentences considering grammar. a. ( ) (V) The use of the conditional is correct in the sentences “They would be safer if they lived in Baghdad” and “They

will be safer if they live in Baghdad”. b. ( ) (F) “A front-page photograph shocked the nation”. The passive voice of this sentence is: “The nation is shocking a

front-page photograph”. c. ( ) (V) “Forget the children who die from stray bullets”. The word who refers to the children . d. ( ) (V) “Forget the kids who see their parents or older siblings killed before their eyes”. We could also say: “Forget

the children that see their parents or older brothers murdered before their eyes”. e. ( ) (V) “Their problem is the photograph.” We could also say: “The photograph is their problem”.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 12

Texto 2

I NEVER TOLD YOU (COLBIE CAILLAT)

I miss those blue eyes how you kissed me at night […]

the taste of your smile I miss the way we breathe

but I never told you what I should have said no I never told you I just held it in and now I miss everything about you I can’t believe I still want you […]

I miss everything about you Glossary breathe: respirar mean: significar hold, held: manter, reter, conter stanza: estrofe 14 Analyse the following sentences according to the text. a. ( ) (F) “I miss those blue eyes”. It means the poet has got blue eyes. b. ( ) (V) In the first stanza, the poet misses her lover’s kisses and smile. c. ( ) (F) “But I never told you / what I should have said”. The poet’s lover never declared his love for her. d. ( ) (F) “No I never told you / I just held it in”. The poet did not say anything because she did not trust her lover. e. ( ) (F) “I can’t believe I still want you”. It means the poet has no faith in love.

Espanhol (12 a 14)

LAS ACTITUDES SON MÁS IMPORTANTES QUE LAS APTITUDES

La actitud es una prenda transparente muy valiosa, pero nuestras aptitudes nos permitirán llegar lejos,

siempre y cuando nuestras actitudes nos acompañen.

P1 Si decidimos vestirnos de derrotismo posiblemente no alcancemos nada de lo que nos propongamos. No significa disfrazarnos con un montón de prendas con las cuales no nos hallemos identificados, o escondan lo que realmente somos, pero sí con aquellas que nos hagan sentir bien con nosotros mismos y con los demás. Es preciso escoger colores acordes a nuestro temperamento, telas suaves que nos permitan sentir confortables. Una vez que escojamos las prendas adecuadas comenzaremos el día; pero partamos de la base que el entusiasmo, la energía y el positivismo no los podemos dejar olvidados, serán parte imprescindible para lucir radiantes e impecables.

P2 Una sonrisa es un gran componente en esta presentación pues iluminará nuestras palabras, y nos acompañará mejorando nuestro sentido del humor. El coraje ha de ser una prenda fundamental en el guardarropa, nos permitirá enfrentar diversas situaciones, aún el dolor y la desilusión. La fe, ha de ser primordial, pues en todos los actos que emprendemos está presente. Se requiere fe para criar a los hijos, para llevar adelante una tarea, para mantener nuestras convicciones, para lograr lo que nos propongamos, aún lo más difícil, sólo es cuestión de no perderla. Es así que cuando nos enfrentamos a los reveses y dificultades del diario vivir hacemos uso de nuestra fe y coraje.

P3 El permanecer activos ha de resultar fundamental en esa actitud para enfrentar la vida, si nos convertimos en seres pasivos, semidormidos, imperturbables, posiblemente nos paremos con actitud de indiferencia, totalmente improductiva. Si no nos abrimos a los demás, con cordialidad, en busca del diálogo, del intercambio, no habrá actitud que valga, pues como dice Gandhi “con el puño cerrado no se puede intercambiar un apretón de manos.”

P4 Finalmente, el sentido de nuestros actos no está en ellos mismos sino en la actitud con la cual nos dispongamos ante ellos, eso será parte fundamental del resultado de nuestro día a día, por eso es importarte no olvidar el refrán que dice que “alcanza quien no se cansa” y sólo quienes pueden ver lo invisible pueden hacer lo imposible.

(CALVETE, Andrea. Disponible en: <http://www.uypress.net/uc_9816_1.html>)

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 13

12 Evalúe las afirmativas sobre el mensaje del texto. a. ( ) (V) De nada vale saber mucho, sino que es transcendental también realizar. b. ( ) (F) Para triunfar en el armario de la vida basta ser estudioso y aplicado. c. ( ) (F) El que usa ropas buenas y caras seguramente alcanzará el éxito esperado. d. ( ) (V) La fe mencionada no es la religiosa, sino la motivacional. e. ( ) (F) Es muy importante tener tranquilidad y estar imperturbable a la hora de enfrentar la vida. 13 Siga evaluando las afirmativas del texto con atención a sus aspectos semánticos. a. ( ) (V) Cuando se dice “llegar lejos” se desea significar no quedarse por el camino. b. ( ) (F) La expresión “siempre y cuando” se puede reemplazar por “casi nunca“ sin cambiar el sentido. c. ( ) (F) El fragmento “una prenda fundamental” se refiere al papel de la mujer en la vida cotidiana. d. ( ) (V) En “ha de resultar fundamental” (P3) se quiere expresar obligatoriedad sobre lo dicho. e. ( ) (V) El proverbio expresado por Gandhi (P3) manifiesta que sin cordialidad no hay afectividad. 14 Siga evaluando las alternativas del texto con atención a sus aspectos gramaticales y de significado de vocablos y expresiones. a. ( ) (V) Si cambiamos el orden en “radiantes e impecables” (P1), es correcto decir “impecables y radiantes”. b. ( ) (F) En P2, la forma proclítica en la flexión “perderla” se aplica porque el verbo es regular. c. ( ) (V) En el párrafo P2, el posesivo “nuestra” no varía si se aplica en la forma pospuesta. d. ( ) (F) En P4, el demonstrativo “eso” llevado al plural será “eses”. e. ( ) (F) En “lo invisible y lo imposible” (P4), se aplica el artículo neutro por anteceder a un sustantivo masculino.

História (15 a 19)

15 Nos séculos transcorridos desde Maratona, Termópilas e Salamina, os nomes dessas três batalhas marcantes se tornaram sinônimos da incessante luta do homem pela liberdade. Lord Byron, escrevendo no princípio do século XIX numa Grécia então dominada por outra potência asiática, o Império Otomano, resumiu numa estrofe os sentimentos evocados, mais de dois milênios depois, por uma dessas batalhas:

“As montanhas olham para Maratona E Maratona olha para o mar; E ali meditando uma hora sozinho Sonhei que a Grécia poderia ainda ser

Livre; Porque ali de pé sobre o túmulo dos

Persas Não pude me julgar um escravo.”

(GRÉCIA CLÁSSICA. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1969, p. 86. Biblioteca de história universal Life) Sobre o assunto, avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) O poema recorda a Batalha de Maratona, quando os hóplitas atenienses desceram a montanha, rumo à

pequena planície, sem apoio de arqueiros ou cavalaria, atacando os flancos da formação persa, em brilhante tática de Milcíades.

b. ( ) (V) Observando o antigo campo do combate da Primeira Guerra Médica, o poeta observa que a vitória grega na luta pela liberdade contra a Pérsia poderia repetir-se novamente contra uma potência asiática.

c. ( ) (V) “Viajante, ide dizer aos lacedemônios que aqui morremos em obediência às suas leis”. Essa inscrição, em bloco de pedra, reflete a honra espartana e marca o local onde tombaram o Rei Leônidas e seus 300 soldados diante dos exércitos de Xerxes, na Segunda Guerra Médica.

d. ( ) (F) A derrota grega na Terceira Guerra Médica resultou no domínio persa do Mar Egeu e determinou o fim do “século de Péricles”, com imediato surgimento de uma arte que mostrava, na pintura e escultura, o sofrimento do homem, a velhice e a decrepitude física.

e. ( ) (V) No Estreito de Salamina, os navios atenienses esmagaram a frota persa, enfraquecendo decisivamente a ofensiva persa na Segunda Guerra Médica.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 14

16 A ordem eclesiástica não compõe senão um só corpo. Em troca, a sociedade está dividida em três ordens. Além da já

citada, a lei reconhece outras duas condições: a do nobre e a do servo, que são regidas pela mesma lei. Os nobres são guerreiros, os protetores das igrejas, defendem a todo o povo, aos grandes da mesma forma que aos pequenos [...] A outra classe é a dos servos, essa raça de desgraçados não possui nada sem sofrimento, fornecem provisões [...] a todos. Assim, pois, a cidade de Deus [...] na realidade é tripla. Alguns rezam, outros lutam e outros trabalham [...] e não podem ser separadas. Os serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos das outras duas e cada uma por sua vez presta apoio às demais. Enquanto essa lei esteve em vigor, o mundo ficou em paz, mas, agora, as leis se debilitam e toda a paz desaparece. Mudam os costumes dos homens e muda a divisão da sociedade.

(ADALBERON apud PINSKY, Jaime. Modo de produção feudal. In: MORAES, José Geraldo V. Caminho das civilizações . São Paulo: Atual, 1994, p. 121)

No que se refere ao feudalismo, em especial à sociedade feudal, avalie as assertivas. a. ( ) (F) A nobreza estava classificada hierarquicamente; nos extremos dessa ordem estavam os barões e os

cavaleiros. b. ( ) (V) Os servos de gleba (a “raça de desgraçados”) constituíam a mão-de-obra básica dos feudos – forneciam

provisões para todos e estavam sujeitos a tributos diversos, formando a mais populosa ordem social na época medieval.

c. ( ) (F) Em tempos de guerras externas ou internas, homens jovens e saudáveis que soubessem cavalgar eram armados cavaleiros, aumentando a força da cavalaria, sustentáculo do mundo feudal.

d. ( ) (V) A ordem eclesiástica apresentava-se dividida em alto e baixo clero. O alto clero era normalmente formado por nobres. As doações de terras feitas por reis e nobres fizeram crescer o poderio político-econômico da Igreja, transformando-a numa espécie de “grande senhor feudal”.

e. ( ) (F) O texto consagra a organização social baseada nas três ordens como normal e funcional; em função disso, apresenta uma expectativa de imutabilidade da ordem social então existente.

17 [...] o absolutismo tende a justificar-se ao utilizar a noção de conveniência dos próprios

súditos, cabendo ao príncipe traduzir essa conveniência em práticas concretas. Daí a importância que passa a ter a administração. Do ponto de vista do príncipe, configura-se uma obrigação de transparência de atitudes e de intenções, que se traduz na noção de dever – “O dever é meu deus supremo” (Frederico II).

É o dever que obriga o príncipe a ilustrar-se, pois somente o conhecimento e a reflexão racional garantem que seja capaz de bem administrar...

Compreende-se, portanto, que não é por acaso que a própria história do despotismo esclarecido tenha sido, o tempo todo, uma história de seus privilegiados agentes individuais: os príncipes esclarecidos [...]

(FALCON, Francisco José Calazans. Despotismo esclarecido . São Paulo: Ática, 1986. p. 20) Sobre o Iluminismo e o despotismo esclarecido, avalie as alternativas.

a. ( ) (V) A adoção de princípios filosóficos do Iluminismo por monarcas absolutistas traduziu-se em atos políticos e

administrativos que originaram um regime de governo típico do século XVIII: o despotismo esclarecido. b. ( ) (F) Inglaterra e França, países em que ocorreram, respectivamente, o surgimento e o desenvolvimento do

Iluminismo, tiveram os mais brilhantes déspotas esclarecidos à frente de seus governos. c. ( ) (V) Nos países católicos que adotaram o despotismo esclarecido, houve restrições à igreja. Expulsos de vários

países, os jesuítas, ou inacianos, foram bem recebidos e muitos se fixaram na Prússia, país luterano, onde Frederico II os considerava preparados e bons professores.

d. ( ) (V) O Marquês de Pombal, poderoso ministro do Rei Dom José I, de Portugal, perseguiu a alta nobreza e o clero, expulsou os jesuítas do território metropolitano e colonial, incluindo o Brasil, medidas tomadas como forma de aumentar o poderio real, mas com consequências problemáticas no campo da formação educacional.

e. ( ) (F) Os déspotas esclarecidos rejeitaram as práticas do mercantilismo; seus governos pouco intervinham na economia, e assim anteciparam-se à aplicação do liberalismo econômico, ensinado por Adam Smith.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 15

18 Leia os trechos a seguir.

Decreto nº 1, de 15 de novembro de 1889

Proclama provisoriamente e decreta como forma de Governo da Nação Brasileira a República Federativa [...]

Art. 7º O Governo Provisório não reconhece nem reconhecerá nenhum Governo local contrário à forma republicana, aguardando, como lhe cumpre, o pronunciamento definitivo do voto da nação, livremente expressado pelo sufrágio popular.

Constituição de 5/10/1988 – Disposições Constitucio nais Transitórias

Art. 2º No dia 7 de setembro de 1993, o eleitorado definirá, através de

plebiscito, a forma (república ou monarquia constitucional) e o sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) que devem vigorar no País.

Sobre o assunto, avalie as afirmativas. a. ( ) (V) No sistema de governo parlamentarista, o Poder Executivo é bipartido: O presidente e(ou) monarca é chefe

de Estado, enquanto o primeiro-ministro ou chanceler é chefe do governo. b. ( ) (V) O primeiro decreto da República estabeleceu que um plebiscito seria feito para transformar a república

provisória em definitiva. Estabelecido em 1889, somente se efetivou em 1993, depois de mais de um século, quando a memória da monarquia se enfraquecera.

c. ( ) (V) O plebiscito, votado em 21/4/1993, tratou da escolha da forma de governo – monarquia ou república – e também do sistema de governo – parlamentarista ou presidencialista.

d. ( ) (V) A alteração da data plebiscitária de 7/9 para 2l/4/1993, diminuindo o tempo de propaganda para restaurar a memória da monarquia, é exemplo de instabilidade política do Brasil e dos casuísmos que têm caracterizado a história republicana.

e. ( ) (F) As instituições republicanas estabelecidas a partir do governo provisório de Deodoro da Fonseca foram inspiradas pela Inglaterra e suas instituições.

19 Em 1893, depois de quase duas décadas de peregrinação e já

com 8.000 seguidores, Conselheiro encontrou seu porto seguro em uma fazenda abandonada, às margens do rio Vaza-Barris, norte da Bahia. Lá surgiria o arraial de Belo Monte, mais tarde batizado de Canudos [...] Em poucos meses [...] começou a materializar a utopia inverossímil de uma sociedade evangélica autossuficiente. Em Canudos não havia propriedade privada.

A revolta do Contestado foi a repetição, 15 anos mais tarde e em pleno Sul [...] do massacre ocorrido em Canudos. Os dois episódios se assemelham em tudo – no messianismo primitivo, no desespero dos “fanáticos”, na crueldade [...] dos soldados que os combateram, nos interesses exclusivistas das elites, nos delírios apocalípticos do “monge” João Maria, similares aos do Conselheiro. E, principalmente, se parecem pelo desfecho trágico e sangrento.

(BUENO, Eduardo. História do Brasil . São Paulo: Folha de S.Paulo, 1997. p. 172; 195) Sobre as revoltas de Canudos e do Contestado, avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) A área de domínio dos “rebeldes’’ na região de Canudos era maior que a do Contestado, o que ajuda a

explicar as dificuldades e derrotas iniciais das tropas da União e das polícias militares estaduais. b. ( ) (V) Nos ensinos de Antônio Conselheiro e do “monge” João Maria, estavam o sebastianismo e o milenarismo,

significando, respectivamente, a volta do rei luso Dom Sebastião e o Juízo Final, após o qual Cristo reapareceria na terra para reinar por mil anos.

c. ( ) (V) As elites mencionadas eram os fazendeiros da Bahia, que perdiam mão-de-obra semiescrava, pois milhares de trabalhadores abandonavam os latifúndios e se radicavam em Canudos; e, no Contestado, eram os "coronéis” que exploravam erva-mate e madeira, expulsando, para isso, os posseiros.

d. ( ) (F) Milhares de alemães e austríacos integravam as fileiras dos “rebeldes” do Contestado, o que levou o Congresso Nacional a aprovar leis restritivas à imigração germânica.

e. ( ) (F) Tendo conhecimento dos massacres efetuados pelas forças federais/estaduais contra os habitantes de Canudos e do Contestado, cujo número subiu a milhares, a Igreja Católica, solidária com os pobres e desvalidos, protestou formalmente, em enérgicas condenações dos papas Leão XIII e Bento XIV.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 16

Geografia (20 a 24) 20 Um turista brasileiro, interessado em conhecer diversos países e diferentes paisagens naturais da América do Sul,

parte para uma viagem, da cidade do Rio de Janeiro, no dia 1º de julho de 2010. O roteiro da viagem inclui, por ordem, os seguintes países: Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador. O turista retornará ao Brasil num voo partindo de Quito, após um mês de férias.

Com base nas informações, no mapa abaixo e em conhecimentos de Geografia Geral, avalie as afirmativas a seguir.

a. ( ) (V) Partindo do Rio de Janeiro para Montevidéu e, em seguida, para Buenos Aires, o turista se deslocaria, respectivamente, nas direções sudoeste e oeste. No caso de utilização de transporte aquático, a navegação entre Montevidéu e Buenos Aires passaria pelo Estuário do Prata.

b. ( ) (F) Voando de Buenos Aires a Santiago, o viajante avistaria, inicialmente, a Planície do Chaco e, a seguir, o Planalto da Patagônia e os Andes. Ao chegar a Santiago, seu relógio deveria ser atrasado em duas horas.

c. ( ) (V) Considerando a escala do mapa e sabendo-se que Santiago e La Paz estão separadas na representação por 3 cm, o voo entre essas duas cidades, em linha reta, cobriria uma extensão de 1.650 km.

d. ( ) (F) Ao alcançar a capital do Peru, partindo de La Paz, o turista teria de usar roupas mais pesadas, pois, além de viajar durante o solstício de inverno do Hemisfério Sul, estaria no altiplano peruano, a mais de 3.000 metros de altitude.

e. ( ) (V) Finalizando sua viagem em Quito, o viajante teria que deslocar-se num intervalo latitudinal superior a 30º. Supondo que o voo de retorno ao Rio de Janeiro partisse diretamente do Equador, a viagem seguiria o rumo sudeste, passando sobre a Amazônia e sobre o Planalto Central do Brasil.

21 Neste início de século XXI, a humanidade está cruzando um marco para o qual caminhou por milhares de anos,

desde o surgimento das primeiras cidades: no ano passado, a maioria dos 6,6 bilhões de seres humanos vivia em cidades, segundo o cálculo do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (UN Habitat). Isso ocorre pela primeira vez na história, e a população urbana não vai parar de aumentar. Ela cresce em todo o mundo a uma taxa quase duas vezes maior que a do crescimento da população em geral: 1,8% contra 1% ao ano.

(ATUALIDADES VESTIBULAR 2010, p. 34)

Com base no texto e em conhecimentos sobre Geografia Urbana, avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) O aspecto positivo do processo de urbanização atual é que nas cidades, em princípio, a população possui mais acesso a empregos, escolas, hospitais, cultura e lazer.

b. ( ) (V) Os países desenvolvidos já atingiram índices praticamente máximos de urbanização, constituindo megalópoles como as das regiões de Nova York, Los Angeles, Londres e Tóquio.

c. ( ) (V) O termo “conurbação” caracteriza a superposição de duas ou mais cidades próximas. Uma das consequências desse fenômeno é que as cidades vizinhas passam a partilhar problemas comuns, como a divisão de mananciais de água e o uso de aterros sanitários.

d. ( ) (F) No Brasil, principal país emergente da atualidade, a ampla reforma agrária iniciada pelo atual governo vem inibindo o êxodo rural, evitando, assim, que se avolumem os problemas das áreas urbanas.

e. ( ) (F) O aumento planejado da área concretada e asfaltada das metrópoles e a construção de edifícios ecologicamente corretos reduzem o consumo de energia e o efeito conhecido como “ilhas de calor”, típico das grandes cidades.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 17

22 Observe atentamente o mapa abaixo, que demonstra os domínios climáticos do Brasil, conforme a classificação de Arthur

Strahler. Depois, com base na representação e em conhecimentos sobre os climas brasileiros, avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) As chuvas abundantes que caracterizam o clima equatorial beneficiam a rede hidrográfica amazônica. Eventuais períodos anuais de secas, associados ao fenômeno La Niña, podem diminuir o volume dos rios, afetando o sistema de transportes regionais.

b. ( ) (V) A massa tropical atlântica ocasiona chuvas orográficas no domínio do clima litorâneo úmido, podendo provocar deslizamentos nas áreas de relevo mais fortemente inclinado.

c. ( ) (F) O clima subtropical úmido é o que apresenta as menores amplitudes térmicas anuais do País, além de ser o único tipo climático sujeito à ocorrência de geadas e queda de neve durante o inverno.

d. ( ) (F) O verão extremamente seco, típico dos planaltos do Brasil Central, costuma provocar doenças respiratórias e perdas agrícolas nessa região.

e. ( ) (V) O atual desmatamento da caatinga, vegetação característica do clima tropical semiárido, está levando o Sertão nordestino a um processo de desertificação.

23 Com base no mapa sobre a divisão política do Sudeste Asiático e em conhecimentos sobre os países dessa região,

avalie as afirmativas. a. ( ) (F) Os países situados na

Península Indochinesa (Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã) são candidatos a “novos tigres asiáticos”. Seu elevado crescimento industrial nas últimas décadas deve-se, sobretudo, aos maciços investimentos japoneses na região.

b. ( ) (F) A Indonésia é o país mais rico da região. Suas enormes reservas de ferro e petróleo apoiaram a industrialização, garantindo a esse país a existência de indicadores sociais e econômicos semelhantes aos de Taiwan e Coreia do Sul.

c. ( ) (F) O fato de nunca ter sido colônia européia e de ter posição geográfica privilegiada, fez das Filipinas o principal entreposto comercial da região.

d. ( ) (V) O surto industrial e de serviços estimulou o setor imobiliário da Malásia, exigindo a construção dos “edifícios inteligentes”, a exemplo das torres gêmeas (Petronas Towers), em Kuala Lumpur.

e. ( ) (V) A cidade-Estado de Cingapura é uma potência econômica regional. Graças às isenções fiscais, à extrema organização administrativa e à estabilidade política, as atividades comerciais, financeiras e industriais ganharam grande importância nesse país.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 18

24 Observe atentamente o mapa abaixo, que mostra a divisão do Estado do Paraná em regiões de extrativismo mineral.

Com base no mapa e em conhecimentos sobre a geologia e a economia paranaenses, avalie as afirmativas. a. ( ) (V) O Litoral e o Primeiro Planalto, assim como grande parte da Serra do Mar, constituem as principais áreas de

exploração de minerais metálicos no Estado, com destaque para as extrações de hematita, cobre e chumbo. b. ( ) (F) Em todo o Segundo Planalto e no norte do Terceiro Planalto, encontram-se as maiores reservas de carvão

mineral do Paraná. A alta qualidade do carvão permite seu uso para a geração de energia termelétrica e também nas indústrias, como é o caso da Klabin, de Telêmaco Borba.

c. ( ) (F) As reservas de xisto betuminoso, que fornecem grandes quantidades de óleo, gás e enxofre, localizam-se na “Formação Caiuá”, na região noroeste do estado.

d. ( ) (V) A região central do Terceiro Planalto contém o maior volume conhecido de lavas basálticas do Brasil, das quais se extrai muita brita para a construção civil.

e. ( ) (V) A areia e a argila são destaques na extração mineral de municípios como Pato Branco, Francisco Beltrão e São Miguel do Iguaçu, situados na região sul do Terceiro Planalto.

Matemática (25 a 27) 25 No quadrado abaixo, a soma dos números de cada linha, coluna ou diagonal (principal) é sempre a mesma.

20 x x 20

20 z y x

x z y 20

x 3x 5x x

Com base na análise dos dados, avalie as afirmativas. a. ( ) (F) É impossível determinar a soma dos números da diagonal do quadrado. b. ( ) (V) O valor de y é igual ao dobro de x. c. ( ) (V) A soma dos números de cada linha é igual a 50. d. ( ) (F) O valor de z é igual a 20. e. ( ) (V) x+y+z = 30.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 19

26 SELEÇÃO DE OURO

Em julho de 2010 a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquistou o eneacampeonato da Liga Mundial da FIVB, tornando-se a seleção nacional mais bem-sucedida da história do campeonato. Ainda em 2010, a seleção conquistou o tricampeonato mundial de forma consecutiva. A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino é considerada uma das seleções mais fortes do planeta, tendo já conquistado todos os principais campeonatos da modalidade.

A equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: 6 efetivos e 6

suplentes. O campo é retangular, com 18 x 9 metros e uma rede no meio. Considere os dados e avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) O número de possibilidades distintas que cada time pode utilizar para colocar em quadra seus jogadores é dado pela fórmula C12,6 .

b. ( ) (V) Cada equipe fica numa área de 81 m2. c. ( ) (F) 120 é o número de posições distintas que podem ocupar os seis jogadores efetivos. d. ( ) (F) O perímetro da quadra é de 27 metros. e. ( ) (V) A diagonal que divide a quadra é maior que 20 metros. 27 Certa faculdade, com o intuito de diminuir o número de questões em branco na prova de seu vestibular, que contém

50 questões, mudou as regras de pontuação. A cada questão corretamente respondida o candidato obterá 4 pontos, e a cada questão incorretamente respondida ou não respondida o candidato perderá 2 pontos.

Sobre as regras de pontuação desse concurso, avalie as afirmativas.

a. ( ) (F) Para o candidato atingir 70% da nota máxima deverá acertar 70% das questões. b. ( ) (V) A nota máxima possível da prova é 200 pontos. c. ( ) (V) O candidato que acertar 25 questões obterá 50 pontos. d. ( ) (V) A equação que relaciona a nota do candidato N com o número de questões corretas C, é N = 6C – 100. e. ( ) (V) Um candidato nunca conseguirá tirar uma nota nula. Biologia (28 a 30)

28 MEIO AMBIENTE EM PAUTA...

Com a intensificação do processo de globalização da economia mundial e o consequente aumento do fluxo de comércio internacional, as barreiras tarifárias deram lugar às barreiras não tarifárias (BNTs), ou barreiras verdes.

Essas barreiras têm como objetivo proteger bens jurídicos importantes para os Estados, como a segurança nacional, a proteção do meio ambiente e do consumidor, além da saúde de animais e plantas.

Entre os casos de problemas ambientais pode-se mencionar aqueles oriundos de processos e métodos de produção (PPMs), utilizados na fabricação de bens de consumo. Os PPMs, que são as formas pelas quais um produto é elaborado, levam em conta quais os ingredientes, aditivos, equipamentos e materiais que são utilizados em sua composição.

Com relação aos danos ambientais advindos de PPMs, avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) A emissão de determinadas substâncias em um país, como, por exemplo, o dióxido de enxofre (SO2), pode

provocar chuva ácida em outro. b. ( ) (V) Espécies migratórias e recursos vivos comuns podem vir a se tornar ameaçados de extinção, em razão de

PPMs agressivos ao meio ambiente, como, por exemplo, métodos de pesca inadequados. c. ( ) (V) As preocupações com o meio ambiente global aparecem quando os PPMs prejudicam recursos comuns a todos os

países, como os impactos negativos causados na camada de ozônio pelo uso de clorofluorcarbonetos (CFC). d. ( ) (V) As alterações climáticas também são provocadas pela derrubada de florestas tropicais nativas, consequência

da extração irracional de madeiras. e. ( ) (F) A biodiversidade existente ao longo das margens de rios binacionais não será afetada, se forem despejados

resíduos, oriundos da produção de bens, em um único trecho do rio.

Vestibular – Verão 2011

RELAÇÕES INTERNACIONAIS 20

29 SUSHI

Em um evento de culinária japonesa, os sushimen apresentaram uma variedade de modelos de sushi

utilizando-se de certas espécies de algas, como, por exemplo, a nori (Porphyra).

Com base em conhecimentos de Biologia, avalie as afirmativas que se seguem. a. ( ) (V) As algas, consideradas como produtores, retiram do ecossistema substâncias simples, pobres em energia, e

produzem matéria orgânica, que serve como alimento para elas próprias e para outros seres vivos. b. ( ) (F) Enquanto algumas espécies de algas são comestíveis, como o caso da alga nori, utilizada para o preparo do

sushi, outras, como os cogumelos, podem causar intoxicação. c. ( ) (F) A transferência de energia num ecossistema em equilíbrio é unidirecional. Ela começa com a captura de energia

pelos produtores e termina com os secundários ou terciários, dependendo do tamanho da cadeia alimentar. d. ( ) (V) Os produtores retêm parte da matéria orgânica que fabricam na fotossíntese. O restante é a parcela que

pode ser utilizada pelos consumidores. e. ( ) (F) Como a energia é transferida ao longo da cadeia, todos os níveis dessa cadeia assimilam a mesma

quantidade, independentemente de serem consumidores primários, secundários ou terciários. 30 E OS HAITIANOS?

A Cruz Vermelha declarou que todas as medidas possíveis devem ser adotadas para combater a epidemia de cólera no Haiti, a qual se propaga pelos campos de desabrigados em Porto Príncipe. Pelo menos 1,3 milhões de desabrigados pelo terremoto de 12 de janeiro sobrevivem em acampamentos adaptados. Desde o início de outubro, foram registradas nove mortes por cólera entre 724 contaminados. “Estamos fazendo o possível para evitar que a cólera se espalhe nos acampamentos; seria uma tragédia humanitária sem precedentes”, declarou o diretor-executivo da Cruz Vermelha no Haiti, Jean-Pierre Guiteau. [...]

“A situação está especialmente complicada após o terremoto de janeiro, que causou 300 mil mortes, e a passagem do furacão Tomas, que ocasionou inundações em comunidades já debilitadas pelo terremoto”, acrescentou.

(Adaptado do disponível em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias>. Acesso em: 12 nov. 2010)

Com base no texto e em conhecimentos em Saúde Pública, julgue as assertivas. a. ( ) (V) A estruturação de ações voltadas para abastecimento de água limpa e potável, atividades de saneamento e

higiene, serviços de saúde seriam medidas para se combater a disseminação da cólera no país. b. ( ) (F) O combate à cólera também se pode efetivar com o uso de repelentes e a colocação de telas em portas e

janelas, mesmo nas pessoas em acampamentos. c. ( ) (F) A drenagem de águas paradas é medida bem eficaz, por interromper o ciclo do mosquito transmissor da doença. d. ( ) (F) Os surtos de cólera decorrem do desequilíbrio ambiental causado pela destruição do hábitat desses parasitas. e. ( ) (F) O problema da cólera no Haiti poderia ser amenizado com a construção de casas de alvenaria e a obrigatoriedade

do uso de calçado.