bem comum vc bem individual

1
E.T.P.Z.P. EFA – 3 – Técnico de Acção Educativa CP1 – Liberdade e responsabilidade democrática O bem comum busca a felicidade natural, sendo portanto, o valor político por excelência, sempre, porém, subordinado à moral. O bem comum distingue-se do bem individual e do bem público. Enquanto o bem público é um bem de todos por estarem unidos, o bem comum é dos indivíduos por serem membros de um Estado; trata-se de um valor comum que os indivíduos podem perseguir somente em conjunto, na concórdia. Além disso, com relação ao bem individual, o Bem Comum não é um simples somatório destes bens; não é tampouco a negação deles; ele coloca-se unicamente como sua própria verdade ou síntese harmoniosa, tendo como ponto de partida a distinção entre indivíduo, subordinado à comunidade, e a pessoa que permanece o verdadeiro e último fim. (1) (1) BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política. 2. ed. Brasília: UNB, 1986. Os valores da preeminência da pessoa, da liberdade individual, da igualdade fundamental entre os homens e da fraternidade, inspiram o conceito de bem comum, que se explicitaria como: um ideal de convivência que, transcendendo a busca do bem estar, construa uma sociedade de indivíduos conscientes de sua função social, coibindo abusos e atrevimentos, uma sociedade onde todos, absolutamente todos e cada um, tenham condições de plena realização de suas potencialidades e vocação como pessoa e, de conscientização e prática de valores éticos, morais e espirituais. Erasmo Figueira Chaves

Upload: maria-jose-abreu-nunes

Post on 27-Oct-2015

1.558 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bem Comum Vc Bem Individual

E.T.P.Z.P.

EFA – 3 – Técnico de Acção Educativa

CP1 – Liberdade e responsabilidade democrática

O bem comum busca a felicidade natural, sendo portanto, o valor político por excelência, sempre, porém, subordinado à moral. O bem comum distingue-se do bem individual e do bem público. Enquanto o bem público é um bem de todos por estarem unidos, o bem comum é dos indivíduos por serem membros de um Estado; trata-se de um valor comum que os indivíduos podem perseguir somente em conjunto, na concórdia. Além disso, com relação ao bem individual, o Bem Comum não é um simples somatório destes bens; não é tampouco a negação deles; ele coloca-se unicamente como sua própria verdade ou síntese harmoniosa, tendo como ponto de partida a distinção entre indivíduo, subordinado à comunidade, e a pessoa que permanece o verdadeiro e último fim. (1) 

(1) BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política. 2. ed. Brasília: UNB, 1986.

Os valores da preeminência  da pessoa, da liberdade individual, da igualdade fundamental entre os homens e da fraternidade, inspiram o conceito de bem comum, que se explicitaria como: um ideal de convivência que, transcendendo a busca do bem estar, construa uma sociedade de indivíduos conscientes  de sua função social, coibindo abusos e atrevimentos, uma sociedade onde todos, absolutamente todos e cada um, tenham condições de plena realização de suas potencialidades e vocação como pessoa e, de conscientização e prática de valores éticos, morais e espirituais.

Erasmo Figueira Chaves