belo horizonte gp36-int-torres

12
MBA – GERENCIAMENTO DE PROJETOS TURMA 36 Cidade: Belo Horizonte / MG Gestores: Alexandre L. Silva Heric Stefanelli Helquimedes Andrade Hamilton S. Portela Helenice Rabelo

Upload: marco-coghi

Post on 20-Jul-2015

852 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Belo horizonte gp36-int-torres

MBA – GERENCIAMENTO DE PROJETOSTURMA 36

Cidade: Belo Horizonte / MG

Gestores:Alexandre L. Silva

Heric StefanelliHelquimedes Andrade

Hamilton S. PortelaHelenice Rabelo

Page 2: Belo horizonte gp36-int-torres

MBA – GERENCIAMENTO DE PROJETOSTURMA 36

Construdo

Page 3: Belo horizonte gp36-int-torres

Apresentação da EmpresaA Construdo é uma empresa do ramo de construção civil cujo foco principal é a construção de edificações residenciais auto sustentáveis.Com 15 anos de atuação no mercado, há quatro anos a Construdo se tornou uma empresade capital aberto. Seu faturamento vem crescendo em torno de 10% a.a, com perspectiva de 20% para o próximo ano.

Construdo

Page 4: Belo horizonte gp36-int-torres

Apresentação do ProjetoAtualmente nosso principal empreendimento é a construção de um condomínio com 3 torres de 120 apartamentos cada, onde será utilizado o conceito de sustentabilidade:

- Fase de projeto: emprego de tecnologias para o aproveitamento da luz natural, economia de energia, economia e reaproveitamento de água, etc;

-Fase de construção: utilização de materiais recicláveis, busca contínua de desperdício zero e gerenciamento de resíduos;

- Fase de manutenção econômico-ecológica de todo complexo.

Projeto Viverde

Construdo

Page 5: Belo horizonte gp36-int-torres

Estrutura Analítica do Projeto

Projeto Viverde

Construdo

Page 6: Belo horizonte gp36-int-torres

Como Iniciamos nossos Projetos

Projeto Viverde

Construdo

Nossos projetos iniciam com o Desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto (TAP), que integra o Termo de Abertura do Projeto (TAP) e a Identificação dos Stakeholders.

O TAP inicia formalmente o projeto através da aplicação do ciclo PDCA sobre cada fase. Este documento apresenta ,de forma resumida ,os principais tópicos do projeto: Objetivo, Requisitos, Responsável, Orçamento, Riscos, etc.

Identificação dos Stakeholders: consiste em identificar e analisar o nível de poder, influência e interesse de cada um deles e estabelecer uma estratégia de abordagem, visando maximizar as influências positivas e mitigar os impactos negativos. É um documento que requer atualização ao longo do ciclo de vida do projeto.

Page 7: Belo horizonte gp36-int-torres

Projeto Viverde

Construdo

Como Iniciamos cada Fase ou PT Ao final da etapa DTAP iniciamos o primeiro ciclo da metodologia PDCA,

sobre cada fase e/ou pacote de trabalho do ciclo de vida do projeto.

Page 8: Belo horizonte gp36-int-torres

Projeto Viverde

Construdo

Como Planejamos cada Fase ou PT Iniciando o primeiro quadrante da metodologia PDCA , temos o Desenvolvimento do

Plano de Gerenciamento do Projeto (DPGP), que engloba os planos de gerenciamento das demais áreas de conhecimento (PGReq, PGE, PGCron, PGC,PGQ, PGRH, PGCo,PGR, PGA), docs do projeto, PGMud, PGConf , etc.

O conteúdo do PGP varia em função da área de aplicação e da complexidade do projeto e é progressivamente atualizado conforme são executados os ciclos PDCA aplicado fase a fase durante o ciclo de vida do projeto.

Page 9: Belo horizonte gp36-int-torres

Projeto Viverde

Construdo

Como Executamos cada Fase ou PT

A próxima fase do ciclo PDCA consiste em Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto (OGEP), que é a realização do trabalho proposto no PGP.

A fase OGEP é iniciada após a emissão do documento formal AT (Autorização de Trabalho) para cada PT (Pacote de Trabalho);

Esta fase considera os seguintes processos: Realizar a garantida da qualidade; Mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto; Distribuir as informações e gerenciar as expectativas dos Stakeholders; Conduzir as aquisições.

Page 10: Belo horizonte gp36-int-torres

Projeto Viverde

Construdo

Como Monitoramos cada Fase ou PT Este processo consiste na aplicação do 3° e 4° quadrante do ciclo PDCA e é aplicado a

cada fase ou PT. Compreende o acompanhamento, revisões e ajustes para atender o desempenho definido no PGP através das seguintes ações:

Coleta, medição e distribuição das informações de desempenho; Avalia as medições e tendencias para efetuar melhorias no processo; Ajudar na deteminação de ações corretivas ou preventivas; Compara o desempenho real ao PGP para determinar a necessidade de ações.

Executa os seguintes processos: Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto, Realizar o Controle Integrado de

Mudanças; Verificar e controlar o escopo; Controlar o cronograma; Controlar custos, Realizar controle de qualidade; Reportar desempenho; Monitorar e controlar riscos; Administrar aquisições.

Page 11: Belo horizonte gp36-int-torres

Projeto Viverde

Construdo

Como Encerramos cada Fase ou PT Para encerrar mos cada fase ou PT são executadas as seguintes ações: Revisação de todas as informações prévias dos encerramentos de fases anteriores; Revisão do PGP em comparação com o escopo executado; Atualização dos documentos resultantes das atividades do projeto, escopo, custo,

cronograma, registro de riscos, solicitações de mudança e outros; Atualização dos documentos formais de encerramento que indicam a conclusão do

projeto ou fase; Atualização das informações históricas e principalmente lições aprendidas.

Nesta fase são executados os seguintes processos: Encerrar projeto /fase; Encerrar aquisições.

Page 12: Belo horizonte gp36-int-torres

Projeto Viverde

Construdo

Como Encerramos o ProjetoO avanço físico de um projeto se inícia quando uma das atividades de qualquer pacote se inícia, ou seja, quando se aplica um processo a uma atividade, o mesma está sendo aplicado ao pacote e consequentemente ao projeto.

O conjunto de atividades que formam um pacote deve ser totalmente concluído para que o pacote seja encerrado. Após concluído todos os pacotes que compoem uma fase, a fase será concluída e após a conclusão de todas as fases o projeto será encerrado.