belo horizonte . ano vi . n.º 42 . agosto de 2014 .... 42 - agosto.pdf · atividades práticas o...

20
JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIA Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 Projeto Futebologia Pág. 14 Projeto Museu Vivo Projeto Festa Junina Pág. 18 Pág. 2 No mundo dos livros Pág. 12 Além dos Muros da Escola Pág. 8 Esta edição do Jornal do Colégio Santa Maria traz entre as matérias de destaque, informações sobre os Projetos Futebologia e Festa Junina, que envolveram as nove Unidades. Os cerca de 12 mil alunos do Colégio Santa Maria se dedicaram à realização dos projetos e, através de pesquisa, muita dedicação e criatividade, apresentaram trabalhos que encantaram toda a comunidade escolar. Encante-se também. Boa leitura. EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA

Upload: truongphuc

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

JORNAL DO

COLÉGIO SANTA MARIA

Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014

ProjetoFutebologiaPág. 14

Projeto

Museu VivoProjeto

Festa JuninaPág. 18Pág. 2

No mundo

dos livros

Pág. 12

Além dos Muros da EscolaPág. 8

Esta edição do Jornal do Colégio Santa Maria traz entre as matérias de destaque, informações sobre os Projetos Futebologia e Festa Junina, que envolveram as nove Unidades.

Os cerca de 12 mil alunos do Colégio Santa Maria se dedicaram à realização dos projetos e, através de pesquisa, muita dedicação e criatividade, apresentaram trabalhos que encantaram toda a comunidade escolar.

Encante-se também.Boa leitura.

Educação, EsportE E cultura

Page 2: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

2

EXPEDIENTE DO JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIACoordenação do Jornal do Colégio Santa Maria: secretaria de comunicação e Marketing do colégio santa Mariasupervisão: padre Edecildo José antônio prado da silvaJornalista responsável: adriana duarte (MG-05239Jp) | projeto Gráfico e diagramação: daniela santos | colaboração: reginaldo MesquitaEstagiários: ana luiza lima, ana luiza Gonçalves penido, ana luiza perdigão, carolina andrade, Fernanda lavalle, Jeniffer passos, Jéssica de Freiras dias, Júlia alves costa, patrícia carvalho, Welder Marques revisão ortográfica: Márcia luzia da silvaImpressão: FuMarc (31) 3249-7400 / tiragem: 13.000 exemplares

A apresentação do Projeto Festa Junina, na manhã do dia 26 de julho, contagiou os alunos, os familiares, os professores e os funcionários das nove Unidades do Colégio Santa Maria. Além das tradicionais quadrilhas, os alunos também realizaram mostras artísticas, gastronô-micas, religiosas, referentes à cultura regional do Brasil.

As tradições juninas de cada região brasileira foram abordadas com muita criatividade e empenho. Os alunos estudaram sobre as peculiaridades nacionais e apresen-taram seus trabalhos, das mais variadas formas, como palestras, oficinas, brincadeiras e comidas típicas.

Em algumas Unidades, o projeto foi apresentado não apenas no dia 26 de julho, mas também ao longo da se-mana que antecedeu a data. Foram exposições e mos-tra de trabalhos, que puderam ser vistas também pelos pais e responsáveis dos alunos. O Projeto Festa Junina envolveu toda a comunidade escolar, que teve a oportu-nidade de conhecer um pouco mais sobre cada região brasileira.

Manhã de conhecimento e

diversão no Colégio Santa Maria

Page 3: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

3

Page 4: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

4CONTEÚDO COLOCADO EM PRÁTICA...

Nos dias 13 e 20 de maio foi realizada, no laboratório de Cartografia do curso de Gestão Ambiental da PUC Minas Betim, uma aula prática de estudos de mapas com os alunos do 1.º Ano/EM, da Unidade Betim, sob a orientação dos professores Pedro Pereira, de Geografia, e Wellinson Brito Ferreira, de Biologia.

A partir de mapas com diferentes escalas, os alunos calcula-ram as distâncias a serem percorridas entre duas localidades e o melhor trajeto a ser seguido. Para ajudar nessa tarefa diferen-ciada, foram utilizados equipamentos, como GPS e maquetes.

O objetivo dessa atividade foi o desenvolvimento da capaci-dade dos alunos de se orientarem através de sistemas de refe-rência e de outras convenções mundialmente aceitas. O aluno Francisco Pires, do 1.º Ano/EM, turma TA, destacou a impor-tância do trabalho. “Foi de grande aprendizado praticar o que aprendemos em sala de aula e ter a experiência de ver como a cartografia é aplicada na graduação.”

Os alunos do 6.º Ano/EF do Colégio Espanhol Santa Ma-ria Cidade Nova, sob a orientação das professoras Cristiana Malta, de Geografia e História da Espanha, Adna Turró, de Língua e Literatura Espanhola, e Carla Reis, de Educação Artística, fizeram um trabalho integrado sobre La Cuerva de Altamira, região localizada na cidade de Cantábria, no norte da Espanha.

Durante as atividades, os estudantes conheceram me-lhor a região, que pode ser considerada um tesouro da hu-manidade por abrigar pinturas rupestres raríssimas. Para a realização do trabalho, os alunos fizeram uma visita virtual

ao local, orientados pela professora de Geografia e História da Espanha, Cristiana Malta. A partir dessa visita, os estu-dantes aprofundaram os seus conhecimentos nos períodos paleolítico e neolítico. Após a pesquisa, os alunos fizeram anotações, em espanhol, para a disciplina de Língua e Lite-ratura Espanhola.

Finalizando o trabalho, os estudantes realizaram uma atividade artística sob a orientação da professora de Arte, Carla Reis. Para reproduzir as pinturas rupestres da região, os alunos utilizaram pigmentos naturais, como açafrão, café, urucum, corante, terra, areia e carvão mineral.

Aula prática de cartografia na PUC Minas Betim

Trabalho integrado de Espanhol, Geografia, História e Arte

Dia do Meio Ambiente é comemorado com atividades práticas

O Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, foi comemorado pe-los alunos do Colégio Santa Maria Medianeira com práticas educativas. As turmas do 1.º Ano/EF, turmas PL e PA, plan-taram sementes de girassol em copinhos de plástico, sob a supervisão das professoras Alessandra Bonis e Fabiana Cristina de Oliveira. As crianças aprenderam a importância de que práticas diárias ajudam na preservação do meio am-biente, como o plantio de árvores.

Já os alunos do 2.º Período da Educação Infantil, tur-ma NNA, confeccionaram, com a ajuda da professora Aline Carla de Figueiredo, um cartaz em comemoração à data. As crianças utilizaram materiais que podem ser reciclados, como garrafas PET e rolos de papel higiênico, além de tintas de diversas cores.

Page 5: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

5Na Unidade Nova Suíça, as professoras do 1.º e 2.º Períodos da Educação Infantil

apresentaram aos alunos dois artistas, cujas obras fazem parte do projeto artístico do Colégio Santa Maria. Trata-se do cantor e compositor Marco Aur e da artista plástica Yara Tupynambá.

Os alunos trabalharam a música “Oh, mamãe”, de Marco Aur, que foi o tema da homenagem às mães, realizada no dia 24 de maio, pelas turmas da Educação Infan-til. Já o quadro São João, da artista plástica Yara Tupynambá, foi recriado por cada criança, com o uso de recortes de papel, formas geométricas e pinturas, relembrando a tradicional Festa Junina. Os trabalhos foram expostos em sala de aula.

Massinha de modelar, bolinhas de isopor, conhecimento e muita criati-vidade. Na Unidade Betim, a mistura rendeu a realização de um trabalho de Química, orientado pela professora Adriana Rodrigues e produzido pelos alunos do 1.º Ano/EM, turma TA. O tra-balho teve como tema ligações quími-cas e geometria molecular.

Os alunos confeccionaram repre-sentações tridimensionais de molécu-las de aminoácidos. A criatividade de muitos superou as expectativas. A alu-na Laura da Fonseca Lelis, por exem-plo, fez o projeto com massa de biscuit, enquanto Johanna Gabrieli Klosowski inovou usando bala de goma.

Educação Infantil recria obras artísticas Criatividade nas aulas de Química

Os alunos do 1.º Ano/EM, da Unidade Floresta, realizaram trabalhos sobre a in-teração entre as linguagens. Sob a forma de campanhas publicitárias, os trabalhos abordaram temas, como bullying, abuso sexual, gravidez na adolescência, dentre outros.

Para a Coordenadora do Ensino Mé-dio, Josilene Guerra Pimentel, o trabalho é importante para a realização de debates sobre temas com viés social. Os cartazes foram expostos nos corredores da escola.

Interação e aprendizado

Jornal de Verão

Na Unidade Nova Suíça, os alunos do 2.º Período, turma NAX, com o apoio da professora Ana Paula Alpino, produziram um pequeno informativo, o Jornal de Verão. Na produção foram explorados temas relacionados à mais quente estação do ano, o verão.

Nas notícias são tratadas informações sobre alimentação, roupas e doenças típicas da estação, como a dengue. As crianças também fizeram um especial sobre as férias escolares. A publicação foi ilustrada pelos próprios alunos.

Page 6: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

6

Os alunos do 7.º Ano/EF, turmas BA, BE e BM, do Liceu Santa Maria Imaculada, tiveram uma aula especial com a professora de Lín-gua Portuguesa, Elaine Wyatt, no dia 19 de maio. Foi proposta uma atividade em que os estudantes formaram grupos para descrever um mito da Antiguidade que se relacionasse com temas atuais. Cada mito deveria explicar algum fato atual, divulgado na mídia.

Cada grupo elaborou um texto, que foi corrigido e discutido em sala de aula. Os alunos receberam um retalho de linho branco para que pudessem escrever e ilustrar sobre seus mitos. Depois de pron-tos, todos os pedaços foram costurados e os trabalhos formaram uma colcha de retalhos.

Depois de pronta, a colcha foi exposta em um mural da escola. Assim, todos puderam ler e apreciar as interessantes histórias criadas pela imaginação dos alunos.

Colcha de retalhos de mitos e modernidade

No mundo dos pássaros

“Alegria de voar”, “Voa, passarinho”, “Passarinhando”, “Voo da pa-lavra” e “O mundo dos pássaros” são algumas das publicações produ-zidas pelos alunos do 6.º Ano/EF, da Unidade Nova Suíça. São álbuns de fotos, textos informativos e poéticos que fazem parte de um tra-balho desenvolvido nas disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, orientado pelas professoras Ana Marília, Dusnelda e Maria Cecília.

A realização do projeto teve como motivação a leitura do livro Voa, palavra, de Libério Neves. Um dos objetivos do trabalho foi aguçar o olhar e a sensibilidade dos alunos para a natureza à sua volta. Dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de observar aves em geral, fotografá-las e escrever sobre elas. O resultado? Belíssimos álbuns de fotos e textos capazes de surpreender até mesmo Libério Neves, o poeta que gosta de passarinhos.

No dia 21 de maio, os alunos do 5.º Ano/EF, turma LM, da Uni-dade Medianeira, colocaram em prática o conteúdo que aprenderam na disciplina de Ciências, fabricando uma caixa de decomposição de materiais orgânicos, com a ajuda da professora Andréa Mara.

Os alunos levaram para a sala de aula materiais para utilizar na decomposição, como folhas secas, cascas de frutas, papéis e madeiras, que foram colocados em uma caixa com terra. A caixa foi observada ao longo de um mês e os alunos puderam analisar a decomposição de cada material.

É possível produzir tintas usando diversos materiais. Foi com essa afirmação que a professora Marta Ignácio propôs aos alunos do 5.° Ano/EF, do Colégio Santa Maria Pampulha, a produção de tintas. As ativida-des foram realizadas no dia 10 de abril, no laboratório de Química.

Os alunos levaram para o Colégio diversos materiais naturais e in-dustrializados, como urucum, serragem, folhas de espinafre, chá-mate, pétalas de rosa, beterraba, jabuticaba, diferentes tons de terra e pó de café. Todos esses materiais ficaram submersos no álcool para que che-gassem à textura e cor ideais. Cada turma criou uma série de desenhos e pinturas, utilizando as tintas que foram produzidas.

Produzindo tintas artesanais

Alunos preparam caixa de decomposição

Page 7: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

7

Colcha de retalhos de mitos e modernidade

Vida acadêmica em pauta nas Unidades

O Colégio Santa Maria recebe, tradicionalmente, em suas Uni-dades, ex-alunos para compartilhar suas experiências estudantis e falar sobre a vida acadêmica com aqueles que ainda não concluí-ram o Ensino Médio. Em abril, as Unidades Pampulha, Nova Suíça e Cidade Nova promoveram o encontro.

Os ex-alunos também tiveram a oportunidade de rever colegas, funcionários e professores. Contaram sobre a experiência adquiri-da com a realização do Vestibular e o Enem, além de falarem sobre a escolha da profissão e a responsabilidade acadêmica.

Alunos da Unidade Floresta seinscrevem no CPF

Os alunos da Unidade Floresta tiveram a oportunidade de se inscreverem no Cadastro de Pessoa Física (CPF), da Receita Federal. Aqueles que não tinham o CPF e queriam se inscrever entregaram o documento com a solicitação

a um funcionário dos Correios, que esteve na Unidade, no início de junho, para realizar o processo.

No dia 9 de junho, os alunos receberam o comprovante da inscri-ção e o número do do-cumento para imprimir o CPF, através do site da Receita Federal.

Cerca de três mil formulários foram entregues aos alunos, que puderam se inscrever sem qualquer custo.

O CPF é um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), que armazena informa-ções cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição ou de cidadãos que se inscrevem voluntariamente.

CPF – O registro do cidadão

O Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido como CPF, não é um só mais um documento que você tem que ter. Ele tem uma importância fundamental, é o re-gistro de um cidadão na Receita Federal brasileira no qual devem estar todos os contribuintes (pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras com negócios no Brasil). O CPF armazena informações fornecidas pelo próprio con-tribuinte e por outros sistemas da Receita Federal.

Cada contribuinte possui um documento, o cartão CPF, que garante esse cadastro. É um dos principais documentos para cidadãos brasileiros. Ao ser emitido, o CPF gera um número de onze algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores para evitar erros de digita-ção. Esse número é único para cada contribuinte e não muda, mesmo no caso de perda do cartão.

Sua posse não é obrigatória, mas é necessária para a maior parte das operações financeiras (como abertura de contas em bancos, por exemplo). Há diversos casos em que o CPF pode ser cancelado (quando o contri-buinte não faz o recadastramento anual obrigatório ou a declaração de Imposto de Renda por dois anos conse-cutivos, mas não quando o contribuinte emite cheques sem fundos).

O porte do cartão também não é obrigatório, embo-ra sua apresentação seja exigida em diversas ocasiões, como instrumento auxiliar na autenticação da identidade do indivíduo. Nesses casos, também podem ser apre-sentados outros documentos oficiais em que o CPF é mencionado, como o RG ou a carteira de motorista.

Recentemente, o governo lançou o e-CPF, documen-to eletrônico em forma de certificado digital, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre as pessoas físicas e a Secretaria da Receita Federal (SRF). Funciona exatamente como uma versão digital do CPF, sendo vinculado a ele. O e-CPF serve, entre outras apli-cações, para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos com aposição de assinatura di-gital. Além disso, está sendo difundido seu uso na assi-natura digital de contratos de câmbio e, futuramente, em outros contratos bancários.

Lembre-se: qualquer documento é pessoal e intrans-ferível.

Fonte: http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservi-dor/jornal/jornal87/utilidade_cpf.aspx

Page 8: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

8

Conhecer um pouco mais sobre o mundo subaquático e descobrir as formas de vida de animais e plantas que vivem nas águas. Esse foi o aprendizado adquirido pelos alunos do 2.º Ano/EF, turmas SI, SR, SS e SV, do Colégio Santa Maria Pampulha, que visitaram o Mundo das Águas.

Localizado no bairro Sion, região sul de Belo Horizonte, o Mundo das Águas, inaugurado em 2004, é um espaço que possui 41 ambientes com exposições, sendo 14 aquários de água doce e 22 de água marinha, um lago de carpas, 2 aquaterrários com cágados, peças de naufrágio, esque-letos de corais, conchas e uma loja temática.

Com a visita, os alunos puderam conhecer e ver de perto a vida de mais de 150 espécies de animais aquáticos. Monitores do local acompa-nharam os alunos, transmitindo informações e contando diversas curiosi-dades.

O trabalho de campo aconteceu nos dias 29 e 30 de abril e foi acom-panhado pelas professoras Andreia, Mari Rose, Mitchelen, Delbi, Márcia, Cida Ferreira, Conceição e Janete.

Fonte: http://www.nomundodasaguas.com.br

Os alunos do 4.º Ano/EF, da Unidade Coração Eucarístico, visitaram, no dia 29 de maio, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, onde tiveram a oportunidade de conhecer várias exposições permanentes, dentre elas “A Grande Extinção - 11 mil anos”. Na exposição, esqueletos completos de fósseis de animais, como preguiça-gigante, masto-donte, tigre-dentes-de-sabre, entre muitos outros.

Também visitaram a exposição “O Cerrado”, considerada mais realista, com animais empalha-dos, e “A Era dos Répteis”, com réplicas de dinos-sauros. Os alunos ainda tiveram a chance de co-nhecer o CTO (Centro Técnico Operacional) e as atividades desenvolvidas pelo setor responsável pela produção das réplicas dos fósseis expostos e montagem dos animais. Aprenderam também sobre o processo da taxidermia (empalhe) dos ani-mais.

Mundo das Águas é visitado pela Unidade Pampulha

Museu de Ciências Naturais da PUC Minas recebe o Colégio Santa Maria

Visita ao Mercado CentralO Mercado Central, um dos pontos turís-ticos de Belo Horizonte, essência da cultura mineira, recebeu a visita dos alunos da Uni-dade Pampulha. Nos dias 23 e 28 de Abril, os alunos do 3.º Ano/EF, turmas IL, IM, IR e IS, conheceram o mercado, no Centro de Belo Horizonte.

Acompanhados por professores, os alunos conheceram a história do Mercado Central e da cidade de Belo Horizonte, se in-formando sobre as mudanças físicas e admi-nistrativas da capital. Também conheceram os diversos tipos de aromas e sabores dos produtos ali comercializados, apreciaram a beleza do artesanato mineiro, além observar um pouco da rotina do comércio.

Page 9: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

9Os alunos do 2.º Período da Educação

Infantil, turmas NR e NP, do Liceu Santa Ma-ria Imaculada, de Nova Lima, aprenderam o quanto é importante a música na vida do ser humano. No dia 9 de maio, as professoras Joana Wardi Monteiro e Fabiana Martins Fer-reira levaram seus alunos à Casa de Música de Nova Lima, para uma atividade além dos muros da escola.

Com o intuito de incentivar ainda mais a imersão dos alunos no projeto musical de-senvolvido no Colégio Santa Maria, que abor-da o trabalho do cantor e compositor Marco Aur, eles tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos tocados pelo músico. Tam-bém puderam tocar instrumentos que ainda não conheciam.

No dia 13 de maio, os alunos do 1.º Ano/EM, turmas TA, TD e TG, do Colégio Santa Maria Pampulha, visitaram São Sebastião das Águas Claras, também conhecido como Macacos.

Localizado a 27 km de Belo Horizonte, Macacos, distrito de Nova Lima, é um dos pontos turísticos mais procurados em Minas Gerais. Os atrativos da região, como sua riqueza natural e a gastronomia, fazem de Macacos um excelente lugar para o turismo. Os alunos puderam conhecer um pouco da essência da região, fazer trilhas e usufruir de um ambiente de belas paisagens e clima agra-dável.

Nos dias 29 e 30 de abril, os alunos do 7.º Ano/EF, turmas BM, BR, BA e BE, da Unidade Pampulha, visitaram a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a variedade de animais e plantas preservados no Zoológico, além da rotina dos cuidados com os animais.

Fundada em 1959, a Fundação Zoo-Botânica é composta pelo Jardim Zoológico e pelo Parque Ecológico da Pampulha. O Zoológico, assim denominado pelos visitantes, é um importante espaço de lazer e aprendizagem da capital mineira. Possui uma grande diversidade da flora e fauna: são cerca de 3.370 animais de mais de 270 espécies, entre répteis, aves, anfíbios e mamí-feros, representantes dos cinco continentes.

A Fundação Zoo-Botânica ainda possui em suas dependências o Jardim Japonês, que ocupa cerca de 5.000 m², e o Aquário Bacia do Rio São Francisco repleto de peixes nativos e exóticos das águas do São Francisco, em 22 tanques personalizados para exposição.

Fonte: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativos-turisticos/zoologico

Crianças da Educação Infantil visitam Casa de Música

Alunos fazem trabalho de campo em Macacos

Alunos visitam zoológico de Belo Horizonte

Page 10: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

10INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO,UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO!

@

O bom filho à casa torna

Ex-alunos do Colégio Santa Maria retornam à instituição para estagiar nos laboratórios de Informática das Unidades

Ao possibilitar ao estudante de tecnologia a compreenção da realidade e dos processos tecnológicos, identificar problemas e ge-rar soluções ao relacionar o conteúdo teórico com as atividades do dia a dia no trabalho ou no relacionamento humano, os estagiários contratados para atuarem nos laboratórios do Colégio Santa Maria reforçam a importância da disciplina de Informática na formação acadêmica e profissional.

Fernanda Andrade, ex-estagiária e formada pela PUC São Gabriel em Sistemas de Informação, relata que, ao aprender a programar quando ainda estava no Ensino Fundamental na Uni-dade Floresta, a permitiu avançar nas disciplinas que envolviam lógica: “Tive muita facilidade em utilizar linguagens mais avançadas. Isso ajudou muito a desenvolver siste-mas.” A estagiária da Unida-de Nova Suíça, Ana Paula de Moura Severo completa: “No primeiro ano do curso técnico, os meus colegas me perguntavam como eu já sabia o que está sendo apresentado.”

Em 2005, Steve Jobs fez um discurso aos formandos da Uni-versidade de Stanford. “Você não pode ligar os pontos olhando para frente. Só podemos ligá-los quando olhamos para o passado. Você deve confiar que os pontos vão, de algum jeito, se conectar no futuro.”

Ana Flávia ColenCoord.de Área de Informática do Colégio Santa Maria

Espaço Tecnológico

O professor de Introdução à Informática da Unidade Betim, Felipe Marçal, criou um espaço para expor os trabalhos dos alunos, desenvolvidos no Laboratório de Informática. Intitulado “Espaço Tecnológico”, trata-se de um mural que resgata os temas discutidos nas aulas da disciplina, como Eti-queta no uso do Celular e Navegação Segura na Internet. Uma vez que esse espaço se encontra no pátio do Colégio, todos os alunos, professores e funcionários têm acesso à leitura.

Alunos criam Museu Virtual

Explorando a potencialidade educacio-nal do futebol, uma das maiores expressões culturais brasileiras, os alunos do 7.º Ano/EF, da Unidade Nova Suíça, criaram um Mu-seu Virtual do Futebol, utilizando o editor de projetos MicroMundos.

A atividade interdisciplinar possibilitou ao aluno aprender mais sobre o futebol, como construção do conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise, interpreta-ção e posicionamento crítico, levando em consideração a relevância do Brasil em se-diar a Copa do Mundo 2014.

Page 11: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

11O mês de maio foi marcado por muitas comemorações e homena-

gens às mães, em todas as Unidades do Colégio Santa Maria. O Dia das Mães foi lembrado com celebrações eucarísticas e apresentações artísticas, além da coroação de Nossa Senhora.

Durante as comemorações, os alunos demostraram todo o amor e gratidão que sentem por suas mães e responsáveis, que foram presente-adas com muitos gestos de carinho, além de trabalhos feitos em sala de aula, cartões e o presente institucional do Colégio Santa Maria.

Comemorações do

Dia das Mães

Crianças aprendem sobre as frutasNo dia 26 de maio, as turmas do Maternal e do 1.º

Período da Educação Infantil, da Unidade Medianeira, participaram de uma atividade didática, realizada pela estagiária da àrea de nutrição, Márcia Maria da Silva Fonseca. Cada uma das salas foi visitada pela profes-sora, que levou 28 plaquinhas, sendo 14 de desenhos de frutas em preto e branco e 14 com as respectivas frutas coloridas.

Inicialmente, as plaquinhas em preto e branco fo-ram apresentadas às crianças, que, somente após res-ponderem corretamente qual a cor da fruta em ques-tão, podiam ver o desenho colorido. Dessa forma, as crianças aprenderam os nomes e as cores das frutas.

O sim e o não da alimentaçãoOs alunos da Unidade Medianeira aprenderam, de ma-

neira lúdica, quais os alimentos saudáveis, que devem ser ingeridos diariamente, e aqueles que só podem ser con-sumidos esporadicamente. A responsável pela atividade, a estagiária de Nutrição, Márcia Maria da Silva Fonseca, aplicou a atividade para as turmas do 1.º ao 5.º Ano/EF, no dia 3 de junho.

A estagiária apresentou, em sala de aula, réplicas de ali-mentos e distribuiu para cada aluno um par de plaquinhas, sendo uma verde e outra amarela. À medida que Márcia Maria exibia os alimentos para os alunos, eles deveriam informar se poderiam comê-lo diariamente ou esporadica-mente, levantando a plaquinha verde para o primeiro caso, ou a amarela para o segundo. De maneira divertida e lúdica, as crianças aprenderam sobre saúde e alimentação.

NU

TRIÇ

ÃO

Page 12: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

12No mundo dos livros...

Na Unidade Medianeira, após lerem o livro O Catador de Pensamentos, de Monika Feth, os alunos do 5.º Ano/EF, tur-ma LM, montaram um mural com a ajuda da professora Andréa Mara. O livro conta a história de um velhinho chamado Senhor Rabuja, que, todas as manhãs, percorre as ruas recolhendo todo o tipo de pensamento para depois plantá-los. Esses pensamen-tos, então, se transformam em flores e saem voando, colorindo o céu.

Durante a leitura, as crianças aprenderam mais sobre o que é o pensamento. Elas escreveram um relato de um pensamento marcante ou emocionante e todos os textos foram decorados e dispostos em um mural, com um resumo do livro.

Cada aluno também produziu um boneco, representando o Senhor Rabuja. Os bonecos foram feitos com materiais, como cartolina, rolo de papel higiênico, caixas e tecido. As crianças ainda brincaram com bolhas de sabão, em alusão às bolhas do livro, que espalham os pensamentos bons e ruins.

Uma ideia inovadora e fascinante foi iniciada no mês de maio, na Unidade Coração Eucarístico: a Biblioteca Itinerante. O projeto busca complementar os estudos desenvolvidos em sala de aula, através de uma abordagem diferenciada sobre o conteúdo ensinado. Os alunos escolhem os temas, com a cola-boração da bibliotecária, Regina Célia Machado Alves de Sou-za, que serão tratados em parceria com a professora regente.

A primeira atividade do projeto, realizada com os alunos do 4.º Ano/EF, aproveitando o tema “Copa do Mundo”, foi a apre-sentação das características geográficas e culturais, além das curiosidades, dos países que participaram do evento, como Bél-gica, Rússia, Austrália, Grécia e Gana.

Entre os dias 24 a 27 de março, os alunos do 3.º ao 5.º Ano/EF, do Liceu Santa Maria Imaculada, de Nova Lima, aprenderam ainda mais sobre o uso correto do dicionário. Com o auxílio dos professores e da bibliotecária, durante o horário de leitura diário, foi realizado o Projeto dos Di-cionários, em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o diferencial do livro.

Foram preparadas aulas e atividades para que os alu-nos redescobrissem o dicionário, aprendendo a usá-lo, entendendo o porquê de sua necessidade e conhecendo novos significados das diversas palavras da língua portu-guesa. Durante aulas lúdicas, os estudantes participaram de dinâmicas propostas pelos professores.

Biblioteca Itinerante aborda a Copa do Mundo

A importância do dicionário

Alunos do 5º Ano/EF realizam projeto após leitura de livro

Page 13: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

13

Os alunos do 1.º Ano/EF, da Unidade Floresta, no dia três de junho, in-gressaram na fase final do Projeto Interseção. No projeto, as turmas de 1.º Ano/EF de uma das Unidades do Colégio Santa Maria recebem o livro indi-cado pelos alunos do mesmo ano, de outra Unidade, junto com uma carta coletiva e o trabalho de Arte desenvolvido pelas crianças.

A turma do 1. º Ano/EF, turma PL, da Unidade Floresta, recebeu a ati-vidade desenvolvida pelos alunos do 1.º Ano/EF, turma PA, do Liceu Santa Maria Imaculada, de Nova Lima. O livro indicado foi E o dente ainda doía, da autora Ana Terra.

O 1.º Ano/EF, turma PA, da Unidade Contagem, desenvolveu, a partir da lei-tura do livro Mundo de Coisas, de Marcelo Xavier, uma atividade para ilustrar o conteúdo da história. O livro, que narra a importância dos objetos na nossa vida e na construção de nossa personalidade, inspirou os alunos, que trouxeram de casa objetos pessoais que marcaram sua história, como forma de mostrar a im-portância dos objetos que os cercam.

Com o auxílio da professora Aline Maria Lima Moreira, os objetos, dentre eles, roupas de bebê, brinquedos e itens de higiene pessoal, foram expostos e os alu-nos recontaram suas histórias.

FLAVIA DE LUCE E O TEATRO DAS

MARIONETES Alan Bradley

Flavia Sabina de Luce não era uma garota chegada a bonecas e a uma vida pacata, mas uma apaixonada por elementos químicos e ou-tras poções venenosas, com as quais estava sem-pre ocupada em seu laboratório particular que herdou do Tio Tarquin de Luce

Um dia chega à cidade a Companhia de Marionetes Porson, cujos proprietários Rupert Porson e sua ajudante Nialla planejam um show. Flavia de Luce fica muito entusiasmada. Mas, apesar de tudo parecer absolutamente normal, ela, que era uma detetive nata, suspeita de algo no ar: Rupert escondia um segredo, a cidade es-condia um segredo...

Fonte: Projeto On-line Reencontro Infantil Maria angela Mourão Mesquitacoordenação de Bibliotecas do colégio santa Maria

Dica deLeitura

Leia na Biblioteca

As bibliotecas do Colégio Santa Maria possuem, em seu acervo, várias livros de histórias fantásticas e divertidas. Não perca tempo!

Faça uma visita à biblioteca da Unidade em que você estuda e escolha a obra que mais lhe agrada.

Os objetos e a construção da história

Fase final do Projeto Interseção

Page 14: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

14

Os alunos de todas as Unidades do Colégio Santa Maria se prepararam, de uma maneira diferente, para os jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014, que foi realizada entre os meses de junho e julho, no Brasil. Com o objetivo de explorar o torneio do ponto de vista educativo, através do projeto interdisciplinar (que envolveu todas as disciplinas aplicadas), alunos conheceram um pouco mais a história do futebol e as principais curiosidades sobre os torneios já disputados, através de atividades realizadas entre os meses de abril a junho.

Pesquisas, trabalhos individuais e em grupo, apresentações artísticas e gastronômicas, atividades esportivas e culturais, além de mostras de caricaturas, torneios de futebol, júris simulados para discutir pontos negativos e positivos da realização da Copa do Mundo no Brasil foram realizados ao longo do período. O mascote do torneio, Fuleco, também visitou algumas Unidades, conquistando a simpatia dos alunos, professores e funcionários.

Ainda dentro do projeto Futebologia, que apresentou progra-mação específica para cada ano/série, como explicou o profes-sor Haroldo Queiroz Costa, Coordenador de Área de Educação Física, foram realizados debates, gincanas, palestras, visitas cul-turais, como ao Mineirão e ao Cinefoot (Festival de Cinema de Futebol). Assim como especialistas do setor, radialistas e o ex--jogador da Seleção Brasileira, Luiz Carlos Ferreira, o Luizinho, foram recebidos pelos alunos.

Em algumas Unidades, os pais e responsáveis puderam ver os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Mostras também foram realizadas no hall da PUC MInas Betim, com os trabalhos expos-tos para toda a comunidade acadêmica.

Projeto interdisciplinar reflete sobre a Copa do Mundo

Page 15: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

15

Page 16: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

16FORMAÇÃO

PERMANENTE Os alunos da Unidade Nova Suíça aprimoraram seus conhecimentos em Planejamento Financeiro, através da participação no curso Planejamento Financeiro e Organi-zação do Orçamento Familiar, ministrado por professores da PUC Minas. 20 alunos do 2.º Ano do Ensino Médio participaram do curso, que teve duração de 12 horas, distribuídas em três módulos (riqueza, moeda e crédito; educação financeira e ciclo da vida), ao longo dos meses de abril e maio.

As aulas fazem parte do projeto de extensão do cur-so de Economia da PUC Minas e é supervisionado pelo coordenador Ario Maro de Andrade, com a presença do professor Flávio Constantino e do estudante de Econo-mia da PUC Minas, Caio César, atualmente cursando o 5.º período.

A receptividade e o retorno dos alunos em relação ao curso são positivos. Tanto que os palestrantes acreditam que ele deverá ser estendido aos alunos das demais Uni-dades do Colégio Santa Maria.

O projeto ganhou mais repercussão, após a divulga-ção de matéria sobre o tema na TV Horizonte, que desta-cou a importância da aplicabilidade do curso no cotidiano dos jovens. A emissora ainda entrevistou os alunos Ga-briel Victor e Sara Santos, ambos da turma MC, e Thiago Lins, da turma MS, que mostraram como estão adminis-trando seus gastos e o interesse e compromisso que te-rão ao planejar o futuro.

No dia 20 de maio, os alunos do 3.º Ano/EM, do Liceu Santa Maria Imaculada, de Nova Lima, receberam a visita do mestre em Economia e professor da PUC Minas, Flávio Constantino, para uma palestra sobre Inovação, Globalização e Educação. A palestra tratou sobre a educação e sua influência na economia e no crescimento de um país.

Flávio Constantino abordou temas de grande importância, como o futuro profissional. "É de extrema importância levar o conhecimen-to das Universidades até as escolas, afinal uma instituição é a ponte para a outra", disse.

Na palestra, o economista apresentou dados sobre o Brasil e o mundo, no que se refere à educação e a produtividade. "Essas dis-cussões são uma forma de ir além da educação formal, ajudam na criação do pensamento crítico", completou.

O projeto “PUC Minas com você” foi apresentado no Colégio Santa Maria Betim pelos professores daquela instituição de ensino. Trata-se de uma série de palestras que visam aproximar o estu-dante do Ensino Médio e o ambiente universitário.

Na manhã do dia 30 de maio, os alunos do 2.º Ano/EM, da Uni-dade Betim, assistiram a palestras ministradas pelos professores da PUC Minas Betim, Alysson Lamounier, de Medicina Veterinária, Bruno Garzon, de Ciências Biológicas, e Henrique Leonardo Guer-ra, de Medicina.

Os professores orientaram os alunos sobre a estrutura dos cur-sos, o mercado de trabalho e o campo de atuação dos profissionais de cada área. Essa foi mais ação prática que reforça a parceria estabelecida entre a PUC Minas e o Colégio Santa Maria.

No dia 30 de maio, os alunos do 3.º Ano/EM, da Unida-de Coração Eucarístico, foram convidados a participar de um debate, no Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista), sobre "Pensamento e Solidão: ética e política em um mundo de in-certezas". O debate fez parte da XX Semana Filosófica, reali-zada entre os dias 27 e 30 de maio, e desenvolvida pelo Ista, centro de estudos filosóficos e teológicos para religiosos.

Entre os expositores presentes estavam a historiadora e cientista política da UFMG e do Ista, professora Lilian Go-mes; o representante do Departamento de Relações Inter-nacionais da PUC Minas, professor Onofre dos Santos; e a psicóloga, militante social e membro do movimento Fé e Po-lítica, Andreia Therezinha Lima Reis.

Para o aluno do 3.º Ano/EM, turma JC, Rodolfo Moura de Rezende, o debate foi proveitoso. Destacou que a parcialida-de dos palestrantes em vários momentos, especialmente no que se refere à política nacional, serviu para aguçar o senso crítico dos estudantes.

Foram debatidas questões, como as manifestações de rua e o Estado Democrático de Direito. Os grandes aconteci-mentos políticos do século XX, o problema das relações hu-manas e o sistema político brasileiro na atualidade também fizeram parte da pauta de debates da Semana Filosófica.

Orçamento familiar e planejamento financeiro são temas de curso

Palestras aproximam estudantes e a universidade

A economia nas escolas

Alunos participam da Semana Filosófica

Page 17: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

17INICIATIVAS DE SOLIDARIEDADE E AÇÕES DA PASTORAL

No dia 13 de maio, os alunos do 1.° Ano/ EM, da Uni-dade Coração Eucarístico, visitaram a Creche Ação Social da Paróquia Bom Pastor, no bairro Dom Cabral, que atende cerca de 80 famílias. Os jovens voluntários se dispuseram a brincar e levar alegria às crianças atendidas pela institui-ção. Eles desenharam, brincaram de casinha, de bolinha de sabão e jogaram futebol com as crianças atendidas pela creche.

A aluna Júlia Figueiredo, 1.° Ano/ EM, turma TD, afir-mou que viveu mo-mentos dos quais nunca se esquece-rá. Com a visita, a estudante aprendeu que um pequeno grupo pode fazer a diferença quando o objetivo é levar alegria àqueles que necessitam. Para Isadora Aguiar, do 1.° Ano/EM, turma TA, a expectativa de tentar melhorar o dia das crianças e fazê-las rir foi su-perada. “Foram as crianças que nos transmitiram lições de vida”.

Campanha do Leite na Unidade Nova Suíça

A Campanha do Leite de 2014 foi um sucesso na Uni-dade Nova Suíça. Contando com a participação de todos os alunos e apoio de coordenadores e professores, foram arrecadados cerca de 1000 litros de leite, que serão doa-dos para o Projeto Providência. A ação solidária envolve todas as Unidades do Colégio Santa Maria, obedecendo a um calendário específico.

O Projeto Providência, criado em 1988 pelo padre Má-rio Pozzoli, possui três unidades na capital e atende cerca de três mil crianças, adolescentes e jovens. São oferecidas duas refeições diárias, atendimento odontológico, reforço escolar, biblioteca, recreação, canto, teatro, esporte e, ain-da, formação humana, espiritual e profissional.

O exemplo de cidadania e amor ao próximo transmitido pela aluna do Colégio Santa Maria Coração Eucarístico, Julia Fernan-des, que troca lacres de latinhas de alumínio por cadeiras de rodas, doadas a instituições carentes, não passou despercebido pelos alunos de outras Unidades.

Henrique de Oliveira Rettore Cury e Maryna Lúcia, alunos do 4.º Ano/EF, turma DM, da Unidade Nova Suíça, estão arrecadan-do lacres de latinhas, em apoio à causa defendida pela colega. As turmas do Maternal também estão contribuindo, tanto que já insta-laram na porta da sala de aula uma garrafa PET para colocação do lacre, que aos poucos está sendo preenchida.

Os alunos do 4.º Ano/EF, turma DS, da Unidade Contagem, se mobilizaram e também defenderam a causa. A iniciativa surgiu du-rante as aulas de Informática, sobre redes sociais, como explicou o professor Michael Souza.

As crianças, em acordo com a professora Nayara Dias, levaram para a sala de aula os lacres, alcançando a quantia de seis garra-fas PETs, que serão enviadas à Julia Fernandes, juntamente com uma carta coletiva assinada pela turma. A atividade demostra que bons exemplos, aliados à força das redes sociais, podem mobilizar e transformar toda a comunidade.

Colégio Santa Maria apoia campanha dos lacres Creche Bom Pastor recebe visita de alunos

Page 18: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

18

Minas Gerais e toda sua grandiosidade cultural e religiosa, suas belezas naturais e urbanas, seus aromas e sabores, além de seu povo, foram retratados no projeto Museu Vivo – Veredas de Minas, pelos alunos do 2.º e 3.º Ano do Ensino Médio da Unidade Coração Eucarístico. Em sua quarta edição, o evento foi realizado no sábado, dia 26 de julho, das 14h às 18h30.

O frio e a chuva não desanimaram os visitantes, que se encantaram com as produções desenvolvidas pelos alunos. Orientado pela professora de Literatura, Patrícia Vanessa da Silva Valle, o objetivo do trabalho foi a promoção da cultura fora do padrão midiático.

“O fato dos trabalhos serem realizados por grupos que mes-clavam alunos do 2.º e 3.º Ano/EM possibilitou a descoberta de novos colegas e até de amigos. A partilha e a consciência de que o trabalho era de todos permitiram a prática de uma educação que promova os valores cristãos. De fato, houve co-munhão, partilha e alegria.”

Outro ponto destacado pela professora foi o envolvimento e a participação familiar no projeto. Um exemplo, informou, foi o Espaço “Sabores de Minas”. Nele, reproduziu-se uma cozinha tipicamente mineira, onde o visitante podia degustar pratos va-riados da culinária mineira.

“Todos os alimentos ofertados vieram de doação da comu-nidade escolar. Os visitantes saborearam ‘o pão de queijo da vovó’, ‘o queijo que veio da cidade da família do aluno fulano de tal’. Não eram apenas pratos a serem degustados, mas pra-tos feitos por uma família ou adquiridos por ela, calorosamente doados.”

O aluno Renato Augusto Paim, do 3.º Ano/EM, turma JC, membro da Comissão Organizadora da Área de Comunicação do Museu Vivo, destacou o evento como uma oportunidade de expressão artística dos estudantes. “Falamos de Minas Gerais sob a nossa perspectiva. Pudemos extrapolar nossa visão. Além disso, trabalhamos muito a coletividade, o espírito de co-munhão, pois todos se ajudaram em busca da excelência.”

Rodolfo Moura de Rezende, do 3.º Ano/EM, turma JC, tam-bém membro da Comissão Organizadora, ressaltou ainda a participação de ex-alunos no evento. “O Museu Vivo reúne tam-bém a comunidade do entorno da Unidade. Muitos ex-alunos doaram suas horas de lazer para ensaiar o musical ‘Caçador de Mim’, onde mostraram seus talentos para a música, por exem-plo.”

Victor Hugo Martins Machado, que é ex-aluno do Colégio Santa Maria Coração Eucarístico, apoiou a iniciativa dos cole-gas, tanto que expôs animais da fauna brasileira. Ele levou para o evento uma jiboia arco-íris do cerrado e uma arara macau.

Museu Vivo retrata as veredas de Minas

Page 19: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

19Lembranças mineirasQuem visitou o Museu Vivo pode relembrar lugares, histórias

e momentos marcantes do cenário mineiro, com destaque para a boemia, culinária, arquitetura, riquezas minerais, literatura, música regional e religiosidade. Um dos espaços mais visitados foi a Sala das Lendas, onde histórias de suspense e terror – tradicionais em Minas e na própria Unidade - foram recontadas.

O Santuário Nossa Senhora da Piedade, o extinto Cine Pathé, a Feira Hippie e o Clube da Esquina não foram esquecidos. Os ar-tistas de rua, as mulheres mineiras, os representantes da música, literatura, política e personalidades também foram apresentados.

EncantamentoOs visitantes ficaram encantados com a qualidade da produção e

dedicação dos alunos. Terezinha Moreira Araújo, avó do aluno Nícolas Braga Araújo, do 2.º Ano/EM, turma ML, se emocionou ao ver o neto tocando violino, durante o musical “Caçador de Mim”. “Adorei partici-par do projeto Museu Vivo. O musical envolveu todo o público presen-te. Valeu a pena tanta dedicação”, destacou Nícolas Braga.

Fátima Coelho Silva, mãe de André Coelho e Alice Coelho, alunos do 5.º Ano/EF e do Maternal II, da Educação Infantil, respectivamente, também se encantou com o trabalho dos alunos. “Quanta sensibili-dade! Fiquei emocionada com o trabalho de todos os envolvidos no evento. Quero ver meus filhos também no projeto, que se formem no Colégio Santa Maria Coração Eucarístico”.

Ao final do evento, foi sorteada uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, abençoada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. A escultura foi uma doação da mãe da aluna Bárbara Corlaiti, Fernanda Aparecida Corlaiti Cunha.

Page 20: Belo Horizonte . Ano VI . n.º 42 . Agosto de 2014 .... 42 - Agosto.pdf · atividades práticas O Dia do Meio Ambiente, ... colcha de retalhos. ... A realização do projeto teve

20Os alunos do Colégio Santa Maria se reuniram en-

tre os dias 24 e 31 de maio, no Complexo Esportivo da PUC Minas, para a realização do tradicional Cam-peonato Esportivo. Participaram jovens do 6.º Ano/EF ao 3.º Ano/EM, das Unidades do Colégio Santa Ma-ria, além de representantes do Colégio São Paulo da Cruz, unidade coirmã.

Ao longo da semana, cerca de mil atletas, divididos em três categorias, Mirim, Juvenil e Júnior, disputaram os torneios. Na categoria Mirim foram disputadas as modalidades de queimada e handebol. Já na categoria Juvenil, o basquete e a peteca. O futsal e o vôlei foram disputados na categoria Júnior.