beiras 20131228

48
ESCOLAS UNIDAS EXIGEM DEMISSÃO DE NUNO CRATO Reunidas em Coimbra, as Escolas Superiores de Educação não prescindem do pedido de desculpas de Nuno Crato >Pág 6 Dois acidentes no IC2 provocam quatro feridos O tempo chuvoso terá contribuído para a ocorrência de dois acidentes na zona de Coimbra – um em Cernache e outro na zona de Trouxemil –, que provocaram quatro feridos, um deles em estado grave >Última Media Jornalista José Manuel Portugal é o novo diretor de informação da RTP >Última Académica Aprovado Relatório e Contas com redução de um milhão de euros no passivo >Última Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico Cantanhede Câmara insiste na reabertura do desativado ramal da Pampilhosa >Pág 8 Figueira da Foz Estacionamento do hospital vai ser gratuito à noite >Pág 7 Coimbra Ladrões fazem buraco no teto para assaltar restaurante >Pág 3 SÁBADO | DOMINGO 28 | 29.dez.2013 edição n.º 6137 0,70 (iva incluído) diretor: Agostinho Franklin subdiretora: Eduarda Macário Anuário O DIÁRIO AS BEIRAS publica hoje um balanço de 2013, ano marcado pela crise e desesperança, mas também por vitórias, como a classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade DB-Carlos Jorge Monteiro

Upload: eduardo-alves

Post on 23-Oct-2015

188 views

Category:

Documents


36 download

TRANSCRIPT

ESCOLAS UNIDAS EXIGEM DEMISSÃO DE NUNO CRATOReunidas em Coimbra, as Escolas Superiores de Educação não prescindem do pedido de desculpas de Nuno Crato >Pág 6

Dois acidentes no IC2 provocam quatro feridos

O tempo chuvoso terá contribuído para a ocorrência de dois acidentes na zona de Coimbra – um em Cernache e outro na zona de Trouxemil –, que provocaram quatro feridos, um deles em estado grave >Última

Media Jornalista José Manuel Portugal é o novo diretor de informação da RTP >Última

Académica AprovadoRelatório e Contas com redução de um milhão de euros no passivo >Última

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

Cantanhede Câmara insiste na reabertura do desativado ramal da Pampilhosa >Pág 8

Figueira da Foz Estacionamento do hospital vai ser gratuito à noite >Pág 7

Coimbra Ladrões fazem buraco no teto para assaltar restaurante >Pág 3

SÁBADO | DOMINGO28 | 29.dez.2013

edição n.º 6137

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin subdiretora: Eduarda Macário

AnuárioO DIÁRIO AS BEIRAS publica hoje um balanço de 2013, ano marcado pela crise e desesperança, mas também por vitórias, como a classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade

DB-Carlos Jorge Monteiro

e encialss hoje e amanhã diário as beiras | 28-12-2013

Visitas à Galeria de Zoologia terminam hoje

111 Tem até hoje para descobrir ou revisitar o es-paço da Galeria de Zoolo-gia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Entre aves e borboletas e esqueletos de diferentes animais, a mostra é varia-da. As visitas decorrem sempre ao sábado (sendo este o último), às 16H30.

Concerto com o Coro Vozes de Montemor na Igreja da Pedrulha

111 Realiza-se amanhã, com início marcado para as 16H30, um concerto coral organizado pela Co-missão de Festas de Nos-sa Senhora da Piedade. O evento, aberto à popula-ção, decorre na Igreja da Pedrulha e contará com a atuação do Coro Vozes de Montemor.

“Histórias para os dias frios”na Biblioteca Municipal

111 Tem hoje lugar, com início marcado para as 17H00, a sessão de contos de Natal intitula-da “Histórias para os dias frios”, dirigida a crianças de três anos de idade, acompanhadas por um adulto. As atividades de-correm na Biblioteca In-fantil/Ludoteca Municipal de Coimbra.

6 A Corrida de S. Silvestre tem hoje lugar, entre as 17H00 e as 20H30. Devido à realização da prova, e aos condicionamen-tos que se venham a verificar, os SMTUC po-derão ter necessidade de proceder a altera-ções nos percursos dos transportes urbanos.

6 O Teatrão apresenta hoje, pelas 17H00, a última sessão do espetáculo “Viagem a casa dos meus avós”, dirigido a toda a família – pais, filhos e avós. Neste espetáculo, que quase dispensa a palavra, os avós ocupam um lugar central.

6 Bombeiros Voluntários de Coimbra. Realiza-se amanhã, às 17H45, a tomada de posse dos novos corpos so-ciais da Associação Humanitária dos Bom-beiros Voluntários de Coimbra, que soma 124 anos de serviço.

111 A catedral da Sé Velha acolhe hoje, às 21H30, os cân-ticos ao Menino, dos Reis e das Janeiras. A iniciativa vai contar com a participação dos grupos Etnográfico da Região de Coim-bra, Etnográfico Rusga de Joane - Vila Nova de Famalicão e Rusga de S. Vicente de Braga - Grupo Etnonográfico do Baixo Minho. O espetáculo conta, ainda, com um presépio vivo.

Góis Inauguração da unidade residencial Sagrada Família

111 Tem hoje lugar, pe-las 10H30, a inauguração da unidade residencial Sagrada Família, levada a cabo pela Cá-ritas Diocesana de Coimbra, na Cabreira. Refira-se que a unida-de residencial tem capacidade para 54 idosos e que acolheu os seus primeiros utentes em maio do presente ano.

Lousã Cineteatro recebe “Lousã em Cena”

111 A companhia de teatro “Barraca Preta” da Associação Cultural Efeitardósia levará amanhã a palco a peça “Lousã em Cena”. O espetáculo decor-re pelas 16H30, no cineteatro. A entrada terá fins sociais, com os produtos recolhidos a re-verter para a Associação Vida Abundante.

Penacova Encontro de cantares de Natal

111 O XVI Encontro de Cantares do Ciclo Natalício, promovido pelo Grupo Etno-gráfico de Lorvão, tem amanhã lugar, pelas 16H00, na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, com a atuação de vá-rios grupos.

Arganil “Assim te cantamos Arganil” hoje à noite

111 O evento cultural de-nominado “Assim te cantamos Arganil” realiza-se hoje, às 21H30, com música dos com-positores Eduardo Gonçalves e Miguel Neves, e uma decla-mação poética do arganilense João Bilha. A iniciativa decorre no salão nobre da Câmara Mu-nicipal de Arganil.

Serão revive os cânticos do Natal na Sé Velha

111 Os palhaços d’Opital estão hoje na Praça 8 de Maio para participar na realização de um peditório, que irá apoiar uma população escolar de 137 crianças. Esta é uma iniciativa da Mães do Mundo Associação, em parceria com a Câmara Mu-nicipal de Coimbra. Na Baixa de Coimbra haverá, entre as 14H30 e as 17H30, vários tipos

de animação e todas as crian-ças, que aparecerem na Praça 8 de Maio serão presenteadas com uma oferta. Refira-se que a Mães do Mundo tem um proje-to de construção de uma escola numa aldeia na Guiné, chama-da Encherte, perto de Bissorã. O peditório está a decorrer em Coimbra desde o dia 21 e ter-minará no dia 31.

Palhaços d’Opital e Mães do Mundo unem-se para apoiar 137 crianças da Guiné

111 O ciclo de cantares na-talícios, associado à exposição do presépio de Cabral Antunes, patente no Museu Municipal – Edif ício Chiado, tem contado com a participação de vários grupos corais, folclóricos e et-nográficos. Hoje é a vez do Coro D. Pedro de Cristo, cuja atuação acontecerá pelas 17H30.

Coro D. Pedro de Cristo vai atuar no Ciclo de Cantares Natalícios

Coimbra10H00

“Ao Sabor” Mercado de Produtos Locais Largo da Camâra Municipal de Tondela

10H30“Momentos divertidos” Portugal dos Pequenitos

11H00Ateliê infantil “O frio bateu à porta” Espaço Traquinas, Dolce Vita Coimbra

12H00Exposição “O inverno passado foi o nosso esquecimento” Restaurante Na-cional, Coimbra

14H30Comboio de Natal Piso 0 do Dolce Vita Coimbra

15H00“Uma luz na escuridão” Ludoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra

17H00Belugga no gelo Praça da República, Condeixa

23H00Concerto da Banda Rock N Riders Casa do Povo de Maiorca

10H00

destaques região

28-12-2013 | diário as beiras | essencial | 3 piquete

Mais 89 acidentes mas menos um morto na Operação Natal

111 A GNR registou este ano na Operação Natal mais 89 acidentes do que em igual período do ano passado, dos quais resulta-ram 11 mortos, menos um do que em 2012, segundo nota ontem divulgada.

Entre as 00H00 de 20 e as 24H00 de 26 de dezembro, a GNR registou 1.603 aci-dentes, 11 mortos, 32 feri-dos graves e 492 ligeiros. Em relação a igual período do ano passado ocorreram menos 89 acidentes, menos

um morto, igual número de feridos graves e mais 35 feridos ligeiros.

Só a 26 de dezembro, a GNR registou 221 acidentes com um morto, quatro fe-ridos graves e 57 feridos li-geiros. Os números da GNR não incluem os acidentes e vítimas das áreas patrulha-das pela PSP nem os mortos a 30 dias. A segunda fase da Operação Natal e Ano Novo começa às 00H00 de terça-feira e termina às 24H00 de quarta-feira.

Segunda fase da operação começa na próxima terça-feira

Ladrões acrobatas em restaurante111 Ladrões abriram,

durante a madrugada de hoje, um buraco no teto de um restaurante da baixa de Coimbra para conseguirem entrar e executar o roubo. A ousadia do assalto impres-siona, não só pela preme-ditação que revela, como também pelo esforço físico que terá sido necessário exe-cutar.

A coberto da noite, um ou mais indivíduos aproveita-ram uma entrada lateral, do tamanho de uma porta, num prédio degradado e devoluto da rua dos Olei-ros e acederam ao primeiro de três andares do edifício, onde o restaurante Tacho de Barro da Avó ocupa o rés/chão.

Embora o espaço de res-tauração esteja completa-mente remodelado, o teto de madeira revestido a “pladur” facilitou o arrom-bamento porque foi por aí que os ladrões entraram. Depois tiveram que saltar

de uma altura de cerca de 2,5 metros para o chão.

O prejuízo do assalto de-verá rondar os 800 euros, estima o gerente do restau-rante, Daniel Simões, conta-bilizando os resultados do vandalismo e o dinheiro que levaram de uma máquina

de distribuição de chocola-tes que foi arrombada, bem como um telemóvel. Este já foi o segundo assalto num mês. No passado dia 10 os gatunos também tentaram entrar no espaço comercial, mas não conseguiram, ori-ginando apenas estragos. O

gerente lamenta que este-ja por entaipar – por parte da senhoria – a abertura do prédio contíguo que existe ao nível do piso térreo, com acesso através de um beco escuro. Por outro lado, recla-ma por mais policiamento noturno. | António Rosado

O buraco aberto no teto do restaurante revela a ousadia do assalto

DB-Luís Carregã

Arquivo

4038

3

diário as beiras | 28-12-2013 4 | essencial | Coimbra

Grandes Opções do Plano em Assembleia Municipal

Escolas de Educação negam falta de qualidade

111 É na próxima quinta-feira, 2 de janeiro de 2014, que vai ter lugar uma das mais decisivas as-sembleias municipais (AM do ano: debate sobre as Grandes Opções do Plano e Orçamento.

A reunião, sendo – de acordo com a convocatória assinada pelo presidente da AM, Luís Marinho, “a 5.ª sessão ordinária de 2013” – chegou a ser marcada para um dos últimos dias de 2013, mas foi encontrada “nova data” devido “ao pe-ríodo das festas natalícias e Ano Novo”.

Da ordem de trabalhos agendada também faz par-te a delegação de compe-

tências da câmara munici-pal nas juntas de freguesia e a autorização prévia, no âmbito da Lei dos Com-promissos, de pagamentos em atraso. Será discutida a autorização para contratar

um empréstimo de curto prazo e discutido o mapa de pessoal do Município de Coimbra. Os deputados mu-nicipais vão ainda pronun-ciar-se sobre a aprovação de documentos previsionais

dos Serviços de Transpor-tes Urbanos de Coimbra (SMTUC), apoios e incenti-vos às ações de reabilitação urbana e Taxa Municipal de Direitos de Passagem para 2014. A.R.

111 O braço de ferro en-tre as escolas superiores de educação (ESE) intensificou-se a partir de ontem, quando representantes de 12 destas 13 escolas públicas existen-tes no país se reuniram em Coimbra, onde decidiram subscrever a Carta Aberta do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Poli-técnicos (CCISP) enviada ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a pedir a de-missão de Nuno Crato.

Todavia, por mote próprio, “não fazemos finca-pé quan-to à demissão do ministro” ressalvou o porta-voz do grupo, Rui Matos, presidente da Associação de Reflexão e Intervenção na Política Edu-cativa das Escolas Superiores de Educação (Aripese).

Todavia, não prescindem de exigir que o ministro Nuno Crato “apresente um pedido público de descul-pas” pelas afirmações que fez sobre a qualidade profissio-nal dos docentes formados nestes estabelecimentos de ensino.

Isto porque o governante, em entrevista à RTP, a 18 de dezembro último, dia da prova de avaliação de conhecimentos e capacida-des (PACC) dos professores, disse ter dúvidas quanto aos licenciados nas ESE.

Escolas recusam críticasA Aripese responde que “os

dados existentes não susten-tam as afirmações proferi-das” pelo ministro da Edu-cação e Ciência, Nuno Crato.

Na reunião de ontem em Coimbra, onde também par-ticiparam os presidentes de dez institutos politécnicos (estabelecimentos nos quais estão integradas as ESE), Rui Matos, realçou, sobre a qua-lificação de habilitações, que a Aripese ficou esclarecida com “a informação prestada pela A3ES [Agência de Ava-liação e Acreditação do En-sino Superior] sobre a quali-dade dos cursos de formação de educadores e professores

nos dois subsistemas do en-sino superior”, politécnico e universitário.

Os resultados da avaliação, publicados na página oficial da Agência, “contrariam a distinção que o ministro faz entre as universidades e as ESE”, sublinhou

“Não se conformando” com as afirmações do mi-nistro, a Aripese vai “realizar várias ações construtivas de reflexão, discussão e clarifi-cação, a primeira das quais já em janeiro, em todas as ESE do país, no mesmo dia e à mesma hora”, anunciou Rui Matos, esperando que até essa data o ministro se retrate. | António Rosado

Rui Matos, presidente da Aripese, é porta-voz do descontentamento

A última Assembleia Municipal de Coimbra decorreu a 21 de novembro

Praça Velha acolhe Feiradas Velharias

111 A Feira de Velharias volta a realizar-se hoje, sá-bado, entre as 09H00 e as 19H00, na Praça do Comér-cio (Velha). Os interessados neste tipo de produtos po-dem encontrar uma grande variedade de antiguidades, desde peças de cerâmica, jo-alharia, ourivesaria, latoaria ou utensílios domésticos. Os livros ocupam um lugar de destaque, a avaliar pela quantidade de alfarrabistas participantes.

Alerta em tempo de saldos

111 Atendendo a que hoje abre oficialmente a épo-ca de saldos, a Associação de Consumidores de Portugal (ACOP) recorda que “os con-sumidores podem sempre optar, caso lhes seja vendido um determinado bem não conforme, por qualquer das soluções que lhes são facul-tadas por lei”: reparação do bem, substituição, redução de preço ou extinção do con-trato e devolução do preço pago. Todavia, nada impede que, nesta altura, sejam ven-didos produtos com defeito, “desde que, claro está, seja prestada ao consumidor a informação adequada”, para uma compra em consciên-cia.

Nos quiosques Loja Beiras pode também fazer a sua assinatura do jornal (entrega de prémios até 48 horas após cobrança) e colocar a publicidade da sua empresa ou instituição.

loja

loja lojas aderenteslojalojalojaR coimbra R Tabacaria Alvorada

Centro Comercial Dolce Vita // Coimbra tel 239723 034

R Quiosque SousaLargo da Portagem // Coimbra tel 239 820 995

R A Tabacaria do Fórum CoimbraTelef. 239 810 600

fi gueira da foz R Quiosque Eco

Cais da Alfândega //Figueira da Foz tel 233 422 710

R Rotunda Papelaria LdaBuarcos // Telef.233 044 608

montemor-o-velho R Papelaria Bento

Rua Dr. José Galvão, 222 - tel 239 680 251

lousã R Quiosque Lousã

Av.ª S. Silvestre - Lousã Telef. 239 991 569

cantanhede R Livraria, papelaria,

tabacaria TocaRua Padre Américo Nº 6 Tel./Fax-231423843

* Campanhas atuais válidas e limitadas ao stock existente, salvaguardando qualquer erro tipográfi co

Todas estas promoções estão disponíveis na sede do nosso jornal, com a apresentação de jornais do dia carimbados pelo ponto de venda, em dia úteis das 09h00 às 18h00 ou nos Quiosques Loja Diário As Beiras.

Ganhe estas promoçõescom o nosso jornal !

Assinaturas: os interessados devem dirigir-se à sede do jornal, na rua Abel Dias Urbano, n.º 4-2.º, de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 18H00, ou contactar o serviço de assinaturas, através do Telef. 239 980 289 ou ainda por email: [email protected] ou nos Quios-ques Loja Diário as Beiras.

3966

2

R Visita à Quinta da Paiva - Parque Biológico de Miranda do Corvo 3 DB = 1 Convite Adulto2 DB = 1 Convite Criança

R Presépio Penela 2013 1DB= 1 Convite (válido até 5 Janeiro de 2ª a 6ª feira excepto feriados)

4026

2

R Pack Família Jardim ZoológicoUma assinatura » 5 Bilhetes

R Passeio Basófias – Rio Mondego3 DB = 1 Convite

R Vila Natal 2013 em Óbidos 3DB= 1 Convite (Guest list com nome no jornal e no dia da visita levantar convites no Posto de Turismo de Óbidos). EncerradoDias 25/12 e 01/01

R Pack família ao Oceanário de LisboaUma assinatura = 6 Bilhetes

Arquivo-Carlos Jorge Monteiro

DB-Luís Carregã

Coimbra | essencial | 528-12-2013 | diário as beiras

Aluno venceu concurso para almoçar a sós com o reitor111 Foi um aluno do 5.º

ano de Engenharia Infor-mática, João Claro – aliás, presidente do Núcleo de Estudantes de Informática da Universidade de Coim-bra – que ganhou o direito a almoçar com o reitor, João Gabriel Silva. A oportuni-dade surgiu de uma candi-datura que fez ao projeto “3C – Comer, conversar, co-nectar”, promovido por um grupo de estudantes, que irá promover outros almoços e jantares do mesmo tipo envolvendo seis personali-

dades públicas, seja da área da música, dos negócios ou da ciência, e outros tantos alunos selecionados pelo “3C”. O encontro decorreu ontem no restaurante Sol do Mondego, na Quinta da Portela. João Gabriel Silva justificou a sua disponibili-dade pela oportunidade de “não perder o contacto com a realidade”, enquanto João Claro mostrou interesse “em conhecer o trabalho acadé-mico e a carreira profissio-nal do reitor”. | António Rosado

O reitor João Gabriel Silva conheceu e almoçou com o aluno João Claro

Estudantes trocam companhiaa idosos por alojamento grátis111 Atendendo ao cus-

to que representa estudar na Universidade de Coim-bra, um programa que até agora era pouco procura-do por alunos passou a ter uma adesão que supera as expetativas iniciais. O pro-jeto “Lado a Lado”, criado em 2009, propõe colocar estudantes a viver em casas de idosos sozinhos, acom-panhando o seu dia-a-dia e recebendo em troca, alo-jamento grátis.

O projeto resultou de uma parceria entre a Associa-ção Académica de Coim-bra (AAC) e o Centro de Acolhimento João Paulo II, envolvendo 11 estudantes, mais um do que a dezena de idosos inscritos. Tudo é feito com base numa avalia-ção socioeconómica e psi-cológica dos participantes de ambas as classes etárias.

Alice Almeida, de 85 anos,

conta com a companhia das estudantes Catarina e Yvette.

Estudantes no lugardos filhos

As filhas não a queriam ver sozinha, os médicos

também não e, por isso, decidiu aderir à iniciativa.

“Elas já são minhas ami-gas; respeitam-me e aju-dam-me quando preciso”, recordando outros tempos, quando tinha os sete filhos em casa.

“É um ambiente de amiza-de. Eu tenho descontração para me meter com a Alice e com a Yvette e estamos sempre a brincar”, acres-centa Catarina Peixoto, de 19 anos, que está naquela casa desde novembro.

DR

Alice Almeida, de 85 anos, acompanhada por Yvette (dos Camarões) e a portuguesa Catarina

COOPERATIVA AGRÍCOLADE COIMBRA C. R. L.

Av. Fernão de Magalhães, 87 - 3000-175 COIMBRA Telefone 239 823 805 | Fax 239 824 012

Distribuidor exclusivo dos Adubos BASF

4038

4

DB-Luís Carregã

6 | essencial | Coimbra diário as beiras | 28-12-2013

Alargar o (bom) exemplo do Quebra Costas a todo o centro histórico da cidade

Visita partiu do bar que tem o nome da rua e que há mais tempo contribui para a dinamização do Quebra Costas

111 Gente nova, boas ideias, projetos inovadores. O Quebra Costas soube, está a saber, dar a volta à mal-fadada estagnação de que sofre a Baixa vizinha. É esse (bom) exemplo da artéria que é uma espécie de cor-redor privilegiado entre a Sé Velha e a Almedina que o Movimento Cidadãos por Coimbra que ver alargado a todo o centro histórico da cidade. Ontem, numa visita a comerciantes e projetos lo-cais, um grupo de cidadãos deu conta da “nova face” do Quebra Costas.

Em declarações ao DIÁ-RIO AS BEIRAS, José Augus-to Ferreira da Silva, verea-dor municipal eleito pelo Movimento Cidadãos por Coimbra, voltou a defender a criação de uma Agência Municipal de Arrendamen-to e chamou a atenção para a necessidade de definir os objetivos e as competências da Sociedade de Reabilita-ção Urbana (SRU) de Coim-bra, que, no seu entender, “poderia e deveria” intervir de forma decisiva em todo este projeto estratégico para a cidade.

Referindo-se ao Quebra Costas, Ferreira da Silva dis-se que este “é já um exem-plo do que se pode fazer de diferente, com a adaptação aos novos tempos, que possa dar vida a uma zona que, de contrário, não a tem”. Mes-

mo porque, objetivamen-te, “são necessárias pessoas para dinamizar o comércio e é necessário comércio para trazer pessoas”. Ora para o vereador pelo movimento de cidadãos, “é nesta pon-deração das duas coisas que podemos encontrar uma sa-ída para o grande problema que é o declínio manifesto da Baixa”.

“Trazer pessoas é decisivo”Decisivo é “trazer pessoas,

sobretudo casais jovens, a vi-

ver na Baixa”. Mas, para isso, sublinhou Ferreira da Silva, é preciso que haja habitação a preços controlados, “que não sejam especulativos, nem para a habitação, nem para o comércio”. E é nessa área que o Movimento Ci-dadãos por Coimbra volta a insistir na necessidade de criar uma Agência Munici-pal de Arrendamento, “que pudesse contribuir para a requalificação e, simultane-amente, para a ocupação da Baixa”.

Exatamente nessa linha, Ferreira da Silva entende ser de uma importância de-cisiva que se “defina o que se quer da SRU, porque até agora não tem sido rigoro-samente nada”.

O centro histórico da cida-de “precisa de gente a viver, que dinamize o comércio. E precisa de comércio e oferta cultural que obrigue a que o turista fique, saia do hotel e tenha motivos para conti-nuar”, defendeu o vereador, que acredita numa solução para a qual desafia a Câma-ra Municipal de Coimbra. Mas essa solução, ainda de acordo com Ferreira da Silva, tem de ser encontrada em conjunto entre as diversas entidades envolvidas e, fun-damentalmente, enquadra-da no âmbito mais alarga-do do Património Mundial reconhecido pela Unesco. | Lídia Pereira

Duarte Nuno Vieira falasobre “torturas”

111 “Torturas e violação dos Direitos Humanos: a importância das perícias psiquiátricas e médico-legais” é o nome da sessão inaugural das “Conferên-cias Elysio de Moura” que o Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Univer-sitário de Coimbra (CHUC) vai voltar a promover. Estes encontros que já se reali-zaram periodicamente há uma década, regressam agora com uma periodici-dade trimestral, a decorrer no Centro de Congressos dos HUC-CHUC.

A primeira conferência será proferida por Duarte Nuno Vieira e tem lugar no próximo dia 9 de janeiro, pelas 09H30.

As conferências, “dirigi-das aos saberes e compe-tências que interessam à Psiquiatria”, refere a orga-nização, serão proferidas por personalidades de re-conhecido mérito nacional e/ou internacional e aber-tas a todos os públicos.

Exposição e venda de presépios artesanais

111 Com o propósi-to de assinalar a quadra natalícia, associando-a à promoção do trabalho desenvolvido pelas mãos de artesãos portugueses, no que respeita a uma das mais antigas formas de re-presentação do Natal – o presépio – a Câmara Mu-nicipal de Coimbra está a promover, até 6 de janeiro, uma exposição/venda de presépios artesanais, no antigo Posto Municipal de Turismo do Mercado Mu-nicipal D. Pedro V.

Movimento Cidadãos por Coimbra acredita na mobilização da cidade em redor de um projeto destinado a reabilitar o centro histórico

1 É necessário melhorar iluminação, policiamento de proximidade e a limpeza na zona

2 Agência Municipal de Arrendamento e Sociedade de Reabilitação Urbana podem desempenhar papel fundamental

jCoimbra

J OAQ U I M J O R -GE VIEIRA, de 93 anos, faleceu. Ca-sado com Gualdi-na Almeida Silva Vieira, era natural

de Ceira e residia em Vendas de Ceira, Coimbra. O funeral realiza-se hoje, às 11H00, da Capela Mortuária de Ceira para o cemitério local. Trata a agência Funerária de Coim-bra.

jFigueira da Foz

ASCENÇÃO CA-Ç Ã O L O U R E N -ÇO, de 75 a nos, faleceu. Natural e re s i d e n t e e m Quiaios, o funeral

realiza-se hoje, às 16H00, da Capela de Nossa Senhora da Graça (Quiaios) para o ce-mitério local. Trata a agência funerária A.F. Oliveira.

JOSÉ NUNES DA SILVA, de 79 anos, faleceu. Viúvo, era natural de Tava-rede e residente

em Vila Verde. O funeral realiza-se amanhã, 29 de dezembro, às 15H30, da Ca-pela Mortuária de Tavarede, para o cemitério local. Trata funerária Oliveira – Figueira da Foz | Buarcos.

MARIA ALEXAN-DRINA PEREIRA R O C H A , d e 8 4 anos, faleceu. Vi-úva, era nat u ra l

de Alhadas e residente em Carvalhal. O funeral realiza-se hoje, às 16H00, da Capela Mortuária das Alhadas, para o cemitério local. Trata fu-nerária Oliveira – Figueira da Foz | Buarcos.

MARIA DAS DO-R E S T E I X E I R A M O U R A , d e 7 8 anos, faleceu. Ca-sada com Teotónio da Costa Ferreira,

era natural de Cabeceiras de Baixo e residia em Buarcos. O funeral realiza-se hoje, às 15H00, da Capela da Miseri-córdia de Buarcos, para a ce-mitério local Trata Servilusa - agência funerária Faria.

jMiranda do Corvo

ROGÉRIO MARTINS, de 88 anos, faleceu. Era natural de Miranda do Corvo e residente na rua Arménio Costa Simões, na mesma vila. O funeral re-aliza-se hoje, às 12H00, da Capela Mortuária da Nossa senhora da Boa Morte para o Cemitério de miranda do Cor-vo. Trata a agência funerária João José Caetano.

jSoure

ANTÓNIO AIRES COELHO, de 82 anos, faleceu. Casa-do com Maria Lopes Pinto, era natural e residente em Alfa-

relos, Soure. O funeral realiza-se hoje, às 16H00, da Capela Mortuária de Alfarelos, para o cemitério local. Trata Servilusa – agência funerária Faria.

jVila Nova de Poiares

ALFREDO MARTINS LOURENÇO, de 82 anos, faleceu. Viúvo, era natural de Vila Nova de Poiares e residia em Póvoa da

Abraveia. O funeral realiza-se hoje, às 11H00, do Salão de Tes-temunhas de Jeová para o ce-mitério de Santo André, Poiares. Trata a agência funerária Nélito.

memória

DB-Carlos Jorge Monteiro

Festas e cabazes de Natal pelo Centro João Paulo II

111 O Centro de Acolhi-mento João Paulo II – Coim-bra faz agora o balanço das iniciativas de solidariedade que organizou na quadra natalícia, onde se inclui uma festa para161 crian-ças e outra, em colaboração

com a Paróquia de São José, uma Ceia de Natal onde es-tiveram presentes cerca de 150 sem-abrigo. Atribuiu ainda 200 Cabazes de Natal a famílias carenciadas com-postos por produtos azeite, bacalhau e bolos.

28-12-2013 | diário as beiras | essencial | 7 Figueira da Foz

111 O Clube de Auto-móveis Antigos da Figueira da Foz realiza este fim de semana mais uma edição do Rally Fim de Ano - Ho-tel Mercure, com a parti-cipação de 47 viaturas. “O número é satisfatório. Está dentro do que esperáva-mos, tendo em conta que estimávamos a participa-ção de 50 veículos”, refere Abílio Gonçalves, da or-ganização, ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Este ano, a edição do rali apresenta uma novidade, como noticiou recentemen-te o jornal. Trata-se do facto de as provas serem contro-ladas por satélite. “São 200 quilómetros de percurso, dos quais 120 quilómetros são provas de regularida-de e temos 110 postos de controlo. No fundo temos quase um controlador em cada quilómetro”, explica Abílio Gonçalves.

A nova aposta é “dispen-diosa”. Contudo, o respon-sável destaca que o “siste-ma é rigoroso”. Permite que “os resultados sejam ime-diatos e evita reclamações”, afirma Abílio Gonçalves. Os participantes têm, aliás, a possibilidade de aceder à classificação, através da in-ternet.

Ontem, junto ao Hotel Mercure, decorreram as

primeiras verificações téc-nicas. A saída do primeiro concorrente para a prova de estrada realiza-se hoje, pelas 10H00, na avenida 25 de Abril.

A chegada deverá acon-tecer no final da tarde, seguindo-se um jantar de convívio. Entretanto, ama-nhã, pelas 14H30, inicia-se a prova de perícia, no parque das Gaivotas. Pelas 18H30, decorrerá um novo convívio, no Hotel Mercure, e a entrega dos prémios aos participantes.

O Rally Fim de Ano integra a programação da Passa-gem de Ano na Figueira da Foz, levada a cabo pela au-tarquia figueirense, tendo como parceira a Publicas-telo e o apoio de diversas associações e instituições. C.T.

111 A partir do próxi-mo dia 1 de janeiro, o es-tacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) deixa de ser tarifa-do, no período compreen-dido entre as 22H00 e as 07H00. A medida é avança-da pelo gabinete de comu-nicação do HDFF, através de nota de imprensa.

Por sua vez, “será aumen-tado para uma hora o pe-ríodo de não tarifação de estacionamento, à seme-lhança do que vinha ocor-rendo com o período de 15 minutos, sem prejuízo do pagamento desse primeira hora nos casos de estacio-namento mais prolonga-do”, destaca o hospital. Re-lativamente aos “períodos de permanência inferiores a uma hora, os utentes dei-xarão de ter a obrigação de validar o título nas máqui-nas existentes no interior, passando essa validação a fazer-se automaticamente na barreira de saída”, acres-centa a nota de imprensa. O conselho de administra-ção do HDFF e a conselho

de administração da em-presa municipal Figueira Parques (FP) têm vindo a acompanhar o processo que resultou da requalifi-cação e ordenamento do estacionamento no espaço do HDFF e sua tarifação.

"A intervenção de requa-

lificação, que resultou num investimento de cerca de 80 mil euros, conduziu à instituição de um tarifário, acordado entre as partes, que visava tão só ressarcir, durante o período da con-cessão, a FP dos dispêndios incorridos", refere o HDFF. Desta forma, "nunca se tratou, portanto, da parte das entidades envolvidas, da obtenção de vantagens económicas da operação", lê-se no documento.

Segundo o HDFF a “pre-ocupação em que se fun-damentou a reorganização levada a cabo” resultou “do uso indevido da via de aces-so ao hospital bem como da utilização da zona de es-tacionamento hospitalar por não utentes, designa-damente por utilizadores das praias próximas”.

Não obstante, o hospi-tal refere que “gestão do parqueamento continu-ará a merecer a atenção e a avaliação que lhe são devidas, numa ótica de permanente melhoria”. | Cláudia Trindade

João Vaz, consultor de ambiente e sustentabilidade

Anónimos do Ano 2013

Há uma enfermeira anónima na pediatria do Hospital (HDFF)

que merece um louvor. Durante a noite, quando as crianças da enfermaria estavam a dormir, dirigiu-se aos pacientes de lanterna na mão evitando acordar toda a gente e ministrando a me-dicação a quem precisa. Os “outros enfermeiros” ligam as luzes, fazem barulho e interrompem o sono com prejuízo para os convales-centes.

O sr. Cardoso limpa ano-nimamente as ruas todos os dias. Recebe pouco pelo que faz, mas não se queixa dos inúmeros cidadãos que deixam restos de alimentos na via pública, alimentando ratos e pombos.

Na sua oficina o sr. J. Luís repara os eletrodomés-ticos, prolongando-lhes a vida útil, combatendo o desperdício de recursos e a “obsolescência programa-da”. Expressão que significa “crescimento económico” para os fabricantes de apa-relhos elétricos que assim os tornam quasi irreparáveis.

O sr. Luciano repara casas, desde avarias na canaliza-ção até telhados. Apesar das dores nas costas, e depois de 40 anos de trabalho, não se queixa da vida. Tal como a cozinheira do “nosso restau-rante”, a massada de cação é uma anónima iguaria de luxo.

Louvor para “as Dulces” da nossa terra que aturam dia-riamente os nossos filhos, plantando sementes de criatividade e boa educação. Despertam o melhor que há nas nossas crianças, desde a pintura à música.

Existe um país anónimo de excelência e boa vontade que é desvalorizado. Seria bom que em 2014 houves-ses menos “queixumes” e mais apreço pelo que temos de bom.

Votos de um Bom Ano 2014.

opinião

111 O run@figueira rea-liza amanhã, pelas 21H00, a corrida de S. Silvestre Pirata. O grupo pretende aliar a boa disposição na prática do exer-cício f ísico à solidariedade

social, promovendo a causa "Vamos ajudar a Margarida!". O evento terá partida e chega-da junto ao Edifício Portugal, na Figueira da Foz. Recorde-se que recentemente o run@

figueira realizou uma corrida de Natal, de seis quilómetros. A iniciativa envolveu dezenas de participantes que integra-ram no seu equipamento um gorro de Natal. C.T.

Rally Fim de Ano este fim de semana

útil

Farmácia de serviçoSOTTO MAYOR (TEL. 233 422 183 )

MAIORCA23H00, hojeConcerto pela Banda Rock N Riders na Casa do Povo de Maiorca.

CASINO23H30, amanhãEm jogo com… Luís Costa (caricaturista). Amanhã, pelas 17H00, sobem ao palco do casino os Infantes das Coletividades. Ambas as iniciativas têm entra-da livre.

Aniversário da União de Buarcos

111 A União Football de Buarcos assinala hoje o 92.º aniversário. Neste sentido, pelas 16H00, rea-liza-se uma sessão solene no Teatro Trindade, em Buarcos.

Corrida noturna

111 Os Escuteiros de Tavarede realizam hoje, pelas 21H30, uma corrida solidária noturna, com con-centração dos participantes junto à Torre do Relógio, na Figueira da Foz. Os in-teressados devem levar um alimento que será entregue posteriormente aos caren-ciados da freguesia de Ta-varede.

Run@figueira solidário com a Margarida

Rali é controlado por satélite

Estacionamento do hospital passa a ser gratuito durante a noite

Alterações começam no primeiro dia do ano 2014

O Hospital e a Figueira Parques esperam ir ao encontro das dificuldades reportadas pelos utentes

1 Preocupações com a qualidade do serviço prestado serão acauteladas

2 Tarifário foi acordado entre as partes

Arquivo-J. A.

Arquivo-Pedro Agostinho Cruz

diário as beiras | 28-12-2013 8 | essencial | região

Cantanhede

Câmara não abdica da reabertura do ramal da Pampilhosa 111 O presidente da Câ-

mara de Cantanhede disse ontem que aquela autarquia não abdica da reabertura do ramal ferroviário da Pam-pilhosa, esperando que a requalificação da linha pos-sa ser uma realidade com verbas do próximo quadro comunitário de apoio. “Con-tinuaremos sempre a defen-der a linha”, disse ontem João Moura, autarca eleito pelo PSD, durante o período antes da ordem do dia da reunião da Assembleia Municipal de Cantanhede.

O ramal da Pampilhosa faz a ligação entre aquela estação, na linha do Nor-te, e a Figueira da Foz, e foi desativado, por razões de segurança, a 5 de janeiro de 2009, na altura para a reali-zação de obras de moderni-zação que nunca se realiza-ram. Em 2011, o processo de reabertura foi suspenso e os carris encontram-se a ser retirados, depois de vários furtos.

João Moura frisou que no último ano decorreram reu-niões entre a comunidade intermunicipal do Baixo Mondego (hoje integrada na Região de Coimbra) e a Refer, para discutir a viabilidade de uma eventual ligação ferro-viária de mercadorias entre o porto da Figueira da Foz e

Espanha – via ramal da Pam-pilhosa e linha da Beira Alta – tendo sido elaborado um estudo prévio nesse sentido.

“O estudo vai ser aprofun-dado. E, no futuro, espero que seja possível candidatar [a requalificação] a fundos europeus”, frisou o autarca.

A esse propósito, referiu que uma primeira estimativa de custos de requalificação apontava para 30 milhões de euros, mas que esse valor desceu para os 12 milhões, “um valor muito razoável a dividir pelos municípios e pela Refer”, argumentou João Moura.

O presidente da Câmara

minimizou a retirada dos carris, sublinhando que esta ocorreu devido aos assaltos verificados. “O que importa é que aquele canal se mante-nha e possa ser recuperado”, adiantou.

A esse propósito, João Moura sustentou que o ra-mal da Pampilhosa está no plano estratégico da comu-nidade intermunicipal, “tal como o Metro Mondego”, e que os municípios de Can-tanhede, Mealhada, Mon-temor-o-Velho e Figueira da Foz não abdicam da sua requalificação “até pela for-ça que está a ter o porto da Figueira”, disse.

João Moura pretende que a requalificação seja candidatada a fundos comunitários

A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pelo PS que defende a manutenção do hospital local no Serviço Nacional de Saúde (SNS)

1 Moção recusa intenção da tutela em transferir a gestão do hospital para qualquer entidade privada

4039

4

Nesta quadra festiva, a União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, bem como a Assem-bleia de Freguesias, apresentam a todos os naturais e habitantes da União de Freguesias, aqui residentes ou emigrados, os votos de Boas Festas, com Paz, Saúde e Felicidades.Desejam que 2014 seja para todos um ano de boas e felizes recordações.

Óscar Ventura(Presidente JF)

Francisco SaraivaFrancisco Fonte

UNIÃO DE FREGUESIASTAMENGOS, AGUIM E ÓIS DO BAIRRO

Miranda do Corvo

Jantar de Natal da Fundação ADFP111 Com um salão de

festas lotado para o jantar natalício da Fundação ADFP de Miranda do Corvo, o pre-sidente do conselho de ad-ministração, Jaime Ramos, deu as boas vindas aos cerca de 400 convivas, falando de “uma ideia cristã da frater-nidade”, que tem norteado os 26 anos da ADFP a investir em pessoas.

Na presença do atual presi-dente da autarquia, Miguel Baptista, e da anterior, Fáti-ma Ramos, Jaime Ramos elo-giou a contribuição de todos, funcionários, técnicos, diri-

gentes e colaboradores neste trabalho de cuidar do outro, que “exige competência téc-nica e científica, na resolução de problemas aliados a cari-nho e bondade”, inspirado no humanismo cristão.

Jaime Ramos caraterizou a instituição de uma forma geral, focando alguns aspe-tos em especial. Como, por exemplo, o papel da forma-ção profissional “na qualifi-cação das pessoas especiais com vista a uma melhoria das suas condições de vida, através da integração social e laboral”.

111 O Clube de Caçadores da Carapinheira comemo-rou o 12.º aniversário com um jantar convívio que juntou cerca de 100 pessoas.

região fotográfica

Aniversário do Clube de Caçadores

111 José Cid e amigos proporcionaram um concerto para mais de 1500 pessoas. O concerto solidário de anga-riação de fundos para o Lar de N.ª Sr.ª das Dores foi pro-movido pelo Centro Social e Paroquial da Carapinheira,

José Cid e amigos solidários

111 A Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares procedeu ao sorteio de cabazes de Natal, que foram en-tregues aos vencedores, e outros tantos a famílias caren-ciadas do concelho.

Confraria sorteou cabazes

DR

DR

DR

DR

Madalena Ramos, Jaime Ramos e Victor Baptista

DR

28-12-2013 | diário as beiras região | essencial | 9

Penela

Smart Rural Idea Challengepremiou seis ideias inovadoras111 Os promotores do

Smart Rural Living Lab, a IPN Incubadora e o Município de Penela, lançaram no final de junho passado um concurso de ideias de negócio focado na resolução dos problemas do mundo rural. O concurso Smart Rural Idea Challenge tinha como objetivo a pro-moção de uma cultura de empreendedorismo com en-foque no espaço rural que permita desmistificar os pre-conceitos associados ao em-preendedorismo e motivar a cidadania e a criatividade. Foram submetidas 37 candi-daturas à avaliação do júri, e o anúncio dos resultados e entrega de prémios decor-reu dia 23 no salão nobre da Câmara de Penela.

Paulo Santos, diretor da IPN Incubadora, destacou que “todos os projetos foram criteriosamente avaliados pelo júri e, apesar de nem todos ganharem prémios, a sua ideia poderá ser vence-dora no mercado”.

Luís Matias, presidente da Câmara de Penela, referiu que “apesar do contexto adverso que assola as áreas rurais e interior de Portugal, Penela tem sabido respon-der, dando forma a uma es-tratégia inovadora e susten-tável de desenvolvimento”, manifestando desta forma a importância do concurso de ideias Smart Rural Idea Challenge.

O edil de Penela garantiu ainda, na cerimónia, que irá, “em 2014, garantir a segun-da edição do concurso de ideias de negócio”.

As candidaturas a concurso dividiram-se em duas cate-gorias: inovação tecnológi-ca e inovação social. Ambas com prémios de 4.000€, 1.500€ e 750€ para o pri-meiro, segundo e terceiro prémio, respetivamente.

Projetos premiadosNa Inovação Social, o pri-

meiro prémio foi atribuído ao projeto EES Rural. O EES Rural tem como missão re-povoar o meio rural com pessoas empreendedoras e realizadas, através de um programa de acompanha-mento personalizado, que apoia a mudança pessoal e profissional das famílias da cidade para o campo. Fo-ram ainda premiados nesta categoria o projeto Medro-Jelly4Diet, com o 2.º prémio, uma ideia que pretende pro-duzir e comercializar doces de medronho para consu-midores diabéticos e/ou com problemas de excesso de peso, e o projeto Casta-

nea Natur (3.º prémio), que pretende produzir e fabricar sabonetes e cremes feitos ar-tesanalmente e com produ-tos locais, para clientes que procuram um produto na-tural que beneficia a saúde e protege o ambiente.

Na outra categoria, a Ino-vação Tecnológica, o primei-ro prémio foi atribuído ao projecto InovPlant, que se propõe-se produzir plantas melhoradas em larga escala, isto é, com elevado potencial no que se refere à produção, qualidade de fruto e resis-tência a doenças, nomeada-mente o medronheiro e sua micorrização, castanheiro, oliveira galega e romãzeira.

Na inovação tecnológica, o projeto MAP 4 Cheese arre-cadou o segundo prémio. A ideia de negócio passa pelo desenvolvimento de um produto de origem natural, a partir de ervas aromáticas (exemplo tomilho bela-luz) direcionado para as quei-jarias que pretendam pro-duzir queijos sem adição de conservantes artificiais (natamicina), como para aquelas que já se dedicam à produção de queijos certi-ficados (DOP), uma vez que não contém antibióticos nem antifúngicos preju-diciais à saúde. O terceiro prémio foi para o projeto Smart Idea, que comercia-liza plantas micorrizadas, potenciando novas formas de explorar o meio rural e com múltiplas e diferentes colheitas (pinheiro manso micorrizado: pinhas, cogu-melos e madeira).

Luís Matias destacou a estratégia de desenvolvimento sustentado

Prémios do concurso de ideias Smart Rural Idea Challengem

1 Na Inovação Social, o 1.º prémio foi atribuído ao projeto EES Rural, o 2.º a MedroJelly4Diet e o 3.º ao projeto Castanea Natur

2 Na Inovação Tecnológica o 1.º prémio foi atribuído ao projecto InovPlant, o 2.º prémio ao MAP 4 Cheese e o 3.º prémio ao Smart Ideia

4026

1

111 A fixação dos jovens e o combate à desertificação vão continuar a ser, em 2014, os principais desafios do mu-nicípio de Góis, que registou este ano pelo menos 18 nas-cimentos.

Dezoito famílias benefi-ciaram, em 2013, de um in-centivo de 500 euros que a Câmara Municipal atribui por cada novo filho de pais residentes no concelho, disse ontem à agência Lusa a pre-sidente da autarquia, Lurdes Castanheira.

Evitando estabelecer uma relação direta com este apoio excecional, criado em 2007 com o valor de 250 eu-ros e agora no montante de 500 euros, a autarca socia-lista realçou que o concelho alcançou em 2013 “a melhor taxa de natalidade” dos últi-mos anos.

Pela primeira vez, 18 nasci-mentos permitiram aos pais receber aquele benef ício, que a Câmara Municipal de Góis concede apenas aos pais residentes no concelho.

“Ainda é uma taxa de nata-lidade baixa, mas é a melhor dos últimos anos”, frisou Lurdes Castanheira.

Nos últimos seis anos, no âmbito do programa de in-

centivo à natalidade, a câma-ra registou 16 nascimentos (2008), 11 (2009), 15 (2010), oito (2011), 12 (2012) e 18 (2013).

O orçamento municipal para 2014 ascende a 8,8 mi-lhões de euros, sendo “mais de 30% absorvido pelos recursos humanos” da au-tarquia, que emprega 170 trabalhadores.

O concelho de Góis era habitado por 4.260 pesso-as em 2011, segundo dados oficiais, menos ainda do que os 4.894 habitantes que con-tava em 1801.

Realizar cadastro florestal“Uma parte significativa

do orçamento dirige-se às pessoas, à manutenção do emprego e à criação de opor-tunidades de trabalho”, disse a presidente da câmara.

A autarquia criou uma equipa que, em colaboração com as Finanças, vão realizar o cadastro da propriedade florestal, exemplificou, in-dicando que esta iniciativa assegura emprego a cinco pessoas, além de contribuir para o ordenamento e a pro-teção contra incêndios “do principal recurso endógeno” de Góis.

GóisAposta na fixação de jovens e no combate à desertificação

Este ano nasceram mais bebés ( 18 ) em Góis, refere Lurdes Castanheira

DR

Arquivo-Carlos Jorge Monteiro

diário as beiras | 28-12-2013 10 | essencial | desporto

CNS Sourense testa “boa forma” do Tourizense111 Este domingo, pelas

15H00, disputa-se a 15.ª jor-nada da Série E do Campe-onato Nacional de Seniores (CNS). Sendo a última jorna-da do ano civil, as equipas da região Centro esperam despedir-se da melhor ma-neira do ano de 2013.

O Sourense, nono classi-ficado, procura dar segui-mento ao bom resultado alcançado na ronda ante-rior, com uma vitória (4-2) na Pampilhosa, e nesta jor-nada defronta, em Soure, o Tourizense que se encontra no 3.º lugar com 23 pontos.

A equipa de Touriz, me-lhor defesa do campeonato, apresenta-se nesta partida com uns índices de confian-ça em alta depois de que-brar a invencibilidade do líder Castelo Branco. Além disso o conjunto orientado por José Soeiro vem de qua-tro jogos seguidos a vencer.

Afigura-se portanto um bom espetáculo de futebol entre as duas formações, apesar da diferença pontual que os separa (11 pontos).

Para os pupilos de António Cortesão e Pedro Ilharco, que na jornada anterior jo-garam entre si terminando a partida com um nulo, a ta-refa advinha-se complicada.

O Carapinheirense, há quatro jogos consecutivos

sem vencer, desloca-se ao terreno do comandante da Série E, Benfica Castelo Branco. Apesar de não ser o encontro ideal para vol-tar a vencer, a turma da Ca-rapinheira tentará causar a surpresa neste desafio e com isso afastar os resulta-dos negativos dos últimos encontros. A equipa está no sétimo lugar da tabela com 16 pontos.

Por seu turno, o Noguei-rense recebe diante dos seus adeptos o segundo classifi-

cado da tabela o Sertanense. A turma de Nogueira do Cra-vo procura, assim, regressar ao trilho das vitórias, duas jornadas depois, frente a um adversário dif ícil que atravessa um momento de forma sublime com sete vi-tórias consecutivas, e vem de uma série de 12 partidas sem perder. O Nogueirense ocupa a 6.ª posição do cam-peonato com 17 pontos.

Finalmente o Pampilho-sa, quarto classificado com 22 pontos, vai a Oleiros

jogar frente à equipa lo-cal, o Águias de Moradal. A formação de Fernando Niza tenta reencontrar o caminho do sucesso para pôr fim ao momento me-nos positivo, soma quatro partidas sem saber o sabor das vitórias, por que passa a equipa.

O encontro entre Naval e Associação Desportiva de Manteigas foi adiado (ver texto em baixo).| Rogério Ferrão (em estágio)

José Soeiro, treinador do Tourizense, procura quinta vitória consecutiva

111 Após as mini férias de Natal, o plantel orien-tado por Sérgio Conceição regressou aos treinos esta sexta-feira à tarde, num apronto que decorreu à porta fechada na Academia Dolce Vita XXI.

A Académica inicia, assim, a preparação para o embate dos oitavos de final da Taça de Portugal frente ao Beira-Mar, no Estádio Municipal de Aveiro, marcado para domingo, 5 de janeiro, pe-las 15H00. Um jogo no qual a equipa de Coimbra pro-cura vencer e, com isso, ali-mentar novamente o sonho de voltar a estar presente na

final do Jamor.Com o mercado de janei-

ro a chegar é provável que existam alguns reajusta-mentos no plantel.

Depois da saída do avan-çado Buval, que rescindiu o seu contrato e entretan-to assinou pelo Paços de Ferreira, o seu substituto pode chegar nas próximas semanas, para colmatar uma posição que se encon-tra carenciada na equipa.

Face aos poucos recursos financeiros da equipa é provável que esse jogador venha por empréstimo ou na condição de jogador li-vre. R.F.

Patinagem Torneio de Natal

111 Realiza-se hoje a primeira edição do Tor-neio de Natal de hóquei em patins, organizado pela Secção de Patinagem da Associação Académica de Coimbra (AAC).

A prova é dedicada ao escalão de sub-20 e conta, para além da formação da Académica de Coimbra, com a presença das forma-ções da Académica de Es-pinho, do Gulpilhares e do Juventude Ouriense.

O evento decorre durante todo o dia no Pavilhão 1 do Estádio Universitário. R. F.

Futebol Académica volta ao trabalho

Arquivo-Luís Carregã

111 Foi anulado o jogo entre a Naval e a Associação Desportiva de Manteigas.

O encontro estava agen-dado para amanhã, 29 de dezembro, e contava para a jornada 15 da Série E do Campeonato Nacional de Seniores.

Em causa está um pedi-do do clube da Figueira da Foz, que alega não dispor de atletas suficientes para concretizar o desafio.

Em termos oficiais, se-gundo foi possível apurar, a Naval invoca a existência de lesões entre os atletas, o que terá levado o depar-

tamento médico do clube a considerar que não há condições para entrarem em campo. Registe-se que a agremiação verde-bran-ca ainda tentou, junto dos adversários, um entendi-mento para o adiamento do jogo, mas os responsá-veis da turma serrana não aceitaram.

Neste contexto, a solução foi mesmo a da anulação do jogo, o que acarreta a derrota automática à equi-pa figueirense. A equipa figueirense ocupa o sétimo lugar da classificação com 16 pontos. | Paulo Marques

CNS Naval anula jogo com o Manteigas

Mancha Negra organiza jantar solidário para dezenas de pessoas sem-abrigo 111 A claque da Acadé-

mica, Mancha Negra, vol-tou a realizar ontem um jantar solidário, na sede da claque, no Pavilhão Jorge Anjinho.

À mesa com os elementos da claque juntaram-se cer-ca quatro dezenas de sem-abrigo, tal como adiantara o presidente da Mancha, João Paulo Fernandes.

Para além de organizar o jantar, a claque está ainda a recolher dádivas de café, leite e açúcar, que serão entregues à associação Acreditar, para que possa apoiar estas pes-soas nas ruas.

DB-Carlos Jorge Monteiro

Escola do Casaense apresentou mascote no almoço de Natal

111 A Escola de Futebol da Associação Recreativa Ca-saense juntou os seus jovens atletas com treinadores, diri-gentes e staff técnico num almoço de Natal, que decorreu no passado domingo, na Quinta da Malhadinha. Para além do convívio, próprio da quadra natalícia, a ocasião foi aprovei-tada para apresentar a mascote da escola, de nome Luisinho.

DR

Rui Carlos e Luís Gaspar com a mascote “Luisinho”

anuário2013 há de ser lembrado como o ano da desesperança. Fartos da crise e da incompetência, os portugueses voltam as costas a Portugal e a quem o (des)governa. Uns emigram. A maioria apenas desespera.

DB-Luís Carregã

diário as beiras | 28-12-2013 2 | especial | balanço 2013

111 Em 2013, a Alta de Coimbra, a Universidade e a Rua da Sofia são inscritos na lista de monumentos e sítios classificados pela UNESCO como Património da Humanidade. Num ano marcado por mais crise, o reconheci-mento à cidade surge como momento de natural júbilo mas também de gran-de responsabilidade.

A felicidade de Coimbra não teve, no país, acompanhamento à altura. Verga-dos a mais um ano de austeridade, de desemprego e de desesperança militan-te, os portugueses tiveram ainda que aturar uma sucessão de disparates po-líticos difícil de explicar: um ministro (Victor Gaspar) que se demite porque reconhece que foi incompetente na receita para as Finanças; outro ministro (Paulo Portas) que diz que se demite enquanto já procura um palácio para o lugar de poder que vai ganhar; um Presidente da República (Cavaco Silva) que se cala quando deve falar; um líder da oposição (António José Seguro) que vive ensombrado pela omnipresença de dois antigos (?) líderes da oposição...

Enquanto isto, algumas das mais sig-nificativas medidas negociadas com a troika avançam, a conta-gotas e sob protestos. É o caso da reforma do siste-ma judicial e judiciário, que implica o fecho de dezenas de tribunais, a grande maioria no interior do país; é o caso da redução de funcionários nas Autar-quias Locais e da racionalização do teci-do empresarial local; é o caso do fecho de dezenas de repartições de Finanças, a grande maioria no interior do país; é o caso da reforma administrativa, que se traduziu numa autêntica revolução no mapa das freguesias, com a agregação e/ou extinção de mais de um milhar de autarquias em todo o país.

Em 2013, as primeiras eleições pós-troika traduziram um óbvio e espera-do castigo aos partidos do poder. Um resultado severo para PSD e CDS/PP mas também um sismo político que acabou por propagar-se à própria es-sência da democracia representantiva – por um lado, com a emergência de dezenas de candidaturas pseudoin-dependentes que apenas procuram contornar limitações legais e que acaba por ensombrar os verdadeiros movi-mentos políticos não submetidos a lógicas partidárias; por outro lado, com o alarmante incremento da abstenção.

Mas, porque se trata de eleições autár-quicas, em que a dimensão local (ain-da) tem considerável peso, o resultado acabou por revelar algumas surpresas – como aconteceu nos municípios de Mira, de Mortágua e da Guarda, por exemplo.

Em Coimbra, porém, o regresso do Partido Socialista ao poder autárquico não pode considerar-se surpresa. Desde logo pelo fator cíclico, já que sucede a mais de uma década de dominação centro-direita. Depois, porque no pla-no interno o PS foi capaz de vencer divi-sões e indecisões para o (re)lançamento de uma candidatura ganhadora. Final-mente, porque os próprios partidos da coligação camarária se encarregaram de se dividir e guerrear entre si.

No plano cultural, 2013 fica como uma espécie de ano em suspenso. Por um lado, Coimbra aposta muito numa infraestrutura há muito esperada: O Centro Cultural e de Congressos, em construção no antigo Convento de São Francisco. Por outro lado, as fortes res-trições estatais, e também municipais,

ao financiamento de projetos e ativi-dades culturais criam, nas organiza-ções de criadores e produtores sérios problemas de sobrevivência. Salvou-se, por isso, a dimensão patrimonial, quer pela já referida distinção da UNESCO quer pelo investimento na requalifica-ção e recuperação de alguns espaços monumentais.

Cabe dizer que este investimento na área da cultura foi, em grande parte, sustentado em verbas comunitárias. 2013 foi, aliás, um ano importante nes-te aspeto, já que foi o último de mais um quadro comunitário de apoio – o quarto, iniciado já em 2007 e que se traduziu, na região Centro, numa in-jeção financeira de 1.700 milhões de euros, ou seja, cerca de 730 euros por cada habitante. Este ano serviu, tam-bém, para o lançamento do novo qua-dro comunitário de apoio, 2014-2020, que a CCDRC já anunciou contemplar um acréscimo de verbas da ordem dos 25 por cento.

Em termos desportivos, o ano da região ficou marcado por mais uma época sofrível para a Académica de Coimbra, que acabou por redundar no despedimento do treinador que, em maio de 2012, conquistou a Taça de Portugal para a Briosa. Mais “negro” é o panorama da segunda equipa de futebol mais representativa do distrito, a Naval 1.º de Maio da Figueira da Foz, hoje por hoje a viver sérias dificuldades de sobrevivência. Nas restantes mo-dalidades, destaque para os feitos de uma jovem nadadora de Cantanhede, Florbela Machado, e para a pujança e consistência do judo e do karate, em Coimbra. Negativo, também, foi a

Em 2013, as primeiras eleições pós-troika traduziram um sismo político que acabou por propagar-se à própria essência da democracia. A boa notícia, para Coimbra, foi o reconhecimento da UNESCO ao valor patrimonial da Alta, Universidade e Rua da Sofia

editorial

Agostinho Franklin, diretor

Coordenação/ Paulo Marques //Janeiro |Rute Melo /Fevereiro |Patrícia Almeida /Março |Lídia Pereira/Abril |Dora Loureiro/Maio |José Armando Torres/Junho |Bruno Gonçalves/Julho |António Rosado/Agosto |Eduarda Macário/Setembro |António Alves/Outubro/Novembro /Dezembro |Paulo Marques Fotografia |Carlos Jorge | Luís Carregãanuário

4039

2

O ano de todas as desesperançasPromover desenvolvimento, promover a nossa região

Oanuário que hoje apresen-tamos aos nossos leitores é um documento para

guardar e demonstrativo da mar-ca Diário As Beiras, no panorama informativo de qualidade.Um ano que se caracterizou por momentos de grandes perturba-ções naturais mas, com a ‘ajuda’ da troika, por uma transição difícil para a ultrapassagem da crise eco-nómica que a todos nos envolveu e para a qual temos dar o nosso contributo, queiramos ou não. Aproveitamos para dese jar a todos os que nos acompanham, leito-res e anunciantes, um bom 2014, na expectiva de que este ano que agora lhe oferecemos em síntese seja definitavamente esquecido e ultrapassado. 2014 será um ano para novos projetos e propostas que preten-demos ser de interesse de quem nos lê e acompanha diariamente: propostas que certamente serão úteis na compreensão do mundo - perturbado - que nos rodeia e serão uma boa ajuda para o entendimen-to do nosso quotidiano.Propostas que contribuirão, espe-ramos, para a melhoria e valori-zação da região em que vivemos e que queremos se afirme no pa-norama regional e nacional como componente dinâmico e progres-sivo, produzindo riqueza, criando conhecimento, sendo polo provo-cador de desenvolvimento.Bom ano de 2014!

28-12-2013 | diário as beiras balanço 2013 | especial | 3

Coordenação/ Paulo Marques //Janeiro |Rute Melo /Fevereiro |Patrícia Almeida /Março |Lídia Pereira/Abril |Dora Loureiro/Maio |José Armando Torres/Junho |Bruno Gonçalves/Julho |António Rosado/Agosto |Eduarda Macário/Setembro |António Alves/Outubro/Novembro /Dezembro |Paulo Marques Fotografia |Carlos Jorge | Luís Carregã

4039

1

Quinta Relva Lote 7 Loja B3045-241 São Martinho do Bispo

Telf: 239 444 389 | Telem: 966 594 392

Davicati - Saúde e Bem estarServiços:

Acupunctura – Dr. Catarina RebeloNaturopatia – Dr. Ricardo Matos

Rádio frequência e Cavitação – Andreia CatarinaTatuagens – Leonel Palas e Andreia Catarina

Psicologia – Dr. Catarina CaladoHipnose – Dr. Vanda Martins

Massagens de relaxamento – Jorge LemosDepilação a lazer – Tec. Margarida

Micropigmentação – Fátima OliveiraNutrição – Dr. Paula Valente

Dispomos de rastreios gratuitos na Naturopatia e Consultas de nutrição. Avaliações gratuitas na Rádio frequência/ cavitação

e Depilação a lazer. Neste momento dispomos de uma promoção na depilação a laser para primeiros clientes.

O ano de todas as desesperanças

ocorrência próxima de mais uma tragédia em pleno jogo de futebol, com a morte em campo de um jovem jogador do Tourizense

Em suma, no dealbar da-

quele que será o último ano sob o programa imposto pela troika – mas, ao que tudo indica, apenas servirá para antecipar mais um período de intromissão estrangeira,

com o já anunciado progra-ma cautelar -, os já estafados cortes, as falências, a recessão e o desemprego parecem ter, no horizonte, novos e mais animadores vocábulos subs-

titutos. Assim se confirmem os indicadores que já se co-nhecem e que apontam para o princípio do fim da crise. | Paulo Marques

diário as beiras | 28-12-2013 4 | especial | balanço 2013

jane

iro2 3 3 7timeline

• O novo ano não trouxe vítimas mortais à região de Coimbra, em termos rodoviários.

• O índice de quali-dade de vida coloca Coimbra em 5.º lugar, ficando atrás de Lis-boa, Porto, Albufeira e Funchal.

• Câmara de Coimbra começou a abater as palmei-ras “históricas” do Parque da Cidade, afetadas pelo escara-velho vermelho.

• Um camião carregado de pedra vira-se no IC2, pero de Coimbra.

• Coimbra é o segundo distrito em que desemprego mais sobe.

• As escolas primá-rias de Vila Nova e de Outil, ambas desativadas, são cedidas à junta de freguesia, no conce-lho de Cantanhede.

• Em Cantanhede foi criado o Banco de leite para crianças carenciadas. O proje-to criado pelo Lions Clube de Cantanhe-de e da autarquia pretende garantir o acesso ao alimento básico às crianças mais carenciadas do concelho.

111 Centenas de ár-vores– algumas de grande porte e a atingirem auto-móveis e habitações – caídas por toda a região e muitas zonas sem energia elétrica mais de 34 horas. A 19 de janeiro o “mundo” desabou na região.

O balanço possível do pior temporal dos últimos anos na região de Coimbra não pode fazer-se sem jun-tar a estas situações a falta de abastecimento de água a algumas zonas, sobretu-do as que são servidas por estações elevatórias, que fi-caram sem energia elétrica e sem geradores. Há muito que a região não conhecia um cenário de devastação tão grande.

Mau tempo Madrugada de temporal deixa rasto de destruição na região a 19 de janeiro

111 Secretário de Estado da Administração Local pediu demissão após um processo do DIAP, relacionado com a con-tratação de um familiar para a Câmara de Penela. A demissão foi apresentada a 25 de janeiro e o governante disse, na altura, que a acusação “não tem funda-mento”. O pedido efetuado foi aceite pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

Política Paulo Júlio pede a demissão do Governo

António Inácio ( 57 anos )

Faleceu a 7 de janeiro o antigo presidente do Grupo de Instrução e Sport de Buarcos e tam-bém fundador da Asso-ciação de Coletividades do Concelho da Figueira da Foz.

Hildebrando Mota ( 86 anos )

O antigo comandante dos Bombeiros Voluntá-rios da Figueira da Foz faleceu.

Mário Gonzalez ( 62 anos )

O médico ortopedista Mário Alberto Gonzalez faleceu. Trabalhava há vários anos no Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Ano de todas as mudanças. E que mudanças...Desde logo, pelo fim do “consulado” Sócrates e pela emergência de um líder jovem no maior partido da direita portuguesa, Pedro Passos Coelho, eleito primeiro-ministro a 5 de junho. Mas,

obituário20

13um

ano

em re

vista

Diretor Agostinho Franklin SubDiretora Eduarda Macário Diretor ComerCial Cortez Magalhães CoorDenaDora ComerCial Ana Paula Ramos CoorDenaDora Dep. GráfiCo Carla Fonseca ContaCtoS: Tel. 239 980 280, 239 980 290, Telem: 962 107 682 fax 239 980 288, [email protected] reDação Tel. 239 980 280, Fax 239 983 574, [email protected] publiCiDaDe tel. 239 980 287, fax 239 980 281, [email protected] ClaSSifiCaDoS tel. 239 980 290, fax 239 980 281, [email protected] aSSinaturaS tel. 239 980 289, [email protected]

o meu jornal, a minha região

PROPRIEDADESojormedia Beiras SA

0,13cêntimos

era o preço do pão “bico”

aceite pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

1,421€é o preço por cada litro

de gasóleo nos principais revendedores

1,582é o preço do litro

de gasolina nos principais revendedores

DB-Carlos Jorge Monteiro

DB-Luís Carregã

balanço 2013 | especial | 528-12-2013 | diário as beiras

8 8 11 16 20 27 28 30• Ex-presidente da Associação de Es-tudantes da ESEC, Laurindo Filho, foi condenado, pelo tribunal a pagar multa de 560 euros.

• Uma burla na internet envolve arrendamentode habitações emCoimbra.

• CHUC é o primei-ro hospital acre-ditado pelo INEM para dar formação em emergência. respiratória.

• Um carro despis-ta-se e entra dentro da montra do edifício do super-mercado Supercor, em Coimbra

• A Polícia Judici-ária de Coimbra apreendeu 56 qui-los de cocaína em caixas de banana destinadas a duas superfícies comer-ciais da Figueira da Foz. A droga estava dissimulada no meio das bananas oriundas da Co-lômbia.

• Um cabo de aço matou um pes-cador a bordo de um arrastão de Aveiro. O pescador encontrava-se a manusear um dos cabos de aço que sustenta uma porta de arrasto, que lhe bateu na cabeça, acabando por fale-cer dos ferimentos.

• Um grupo de pais de Montemor-o-Velho, exigiu o re-gresso do catequis-ta suspenso pelo padre de Liceia. O afastamento foi provocado pelo fac-to do catequista ter concebido um filho fora do casamento. A criança nasceu e a polémica “cresceu”.

• Fogo destruiu casa em Oliveira do Hospital. Foco de incêndio iniciou-se na cozinha, mas propagou-se às restantes divisões.

• Um homem de 32 anos foi detido por abuso sexual de uma menina em Arganil.

• O despiste de autocarro, na Sertã, no IC8, provocou 11 mortos e 32 feridos, alguns deles em estado grave, e que foram encaminha-dos para os centros hospitalares de Coimbra e CasteloBranco e para o Hospital Pediátrico de Coimbra.

• O Governo deci-diu não dar tole-rância de ponto no Carnaval. Algumas câmaras da região, onde o Carnaval é uma festa procu-rada – Mealhada, Figueira da Foz, Ovar, Estarreja, Car-regal do Sal e Nelas – deram tolerância de ponto.

a foto

Acidente Choque de comboios em Alfarelos

111 Um choque traseiro entre dois comboios na es-tação de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, a 21 de janeiro, fez temer o pior. Catorze passa-geiros ficaram feridos. O aci-dente envolveu um comboio regional que fazia a ligação Coimbra-Figueira da Foz e o Intercidades que circulava entre Lisboa e Porto. As pri-meiras imagens do local fi-zeram temer o pior, levando as autoridades de segurança a mobilizarem vários meios de socorro.

Incêndio Chamas matam mulher em casa

111 Cristina Costa, de 45 anos, perdeu a vida a 13 de janeiro num incêndio que deflagrou no interior da casa onde vivia com a família. A mulher não conseguiu esca-par às chamas e acabou por morrer carbonizada perante vizinhos e família que se jun-taram na rua, em Fala. Foram várias horas de chuva e ventos fortes que deixaram um rasto de destruição na região Centro. Na praia de Mira a areia chegou às casas

DB-Carlos Jorge Monteiro

FutebolAcadémica despede-se da Taça de Portugal

111 Uma goleada do Benfica, em Coimbra, aca-bou com repetição do sonho do Jamor. A 17 de janeiro, e depois da conquista da Taça de Portugal no ano anterior, a equipa comandada por Pedro Emanuel entrou pra-ticamente a perder no encon-tro e foi incapaz de reagir às dificuldades causadas pelo Benfica. O sonho acabou por virar pesadelo, com o resul-tado final a fixar-se em 0-4.

NascimentoVasco nasceu na A14

111 Um bebé nasceu numa ambulância da Cruz Vermelha de Carvalhais de Lavos na A14. A 11 de janei-ro, o pequeno Vasco não deu tempo à mãe, Ivone Santana, de chegar à maternidade a Coimbra. A ambulância foi o primeiro local que o petiz conheceu.

11 16 A Polícia Judici • Um cabo

28 30destruiu O Governo deci

16 20 Um cabo de aço

4,20€é o preço do maço de

tabaco (Marlboro)

0,344é o valor da taxa

Euribor a seis meses

7.248nascimentos registados

neste mês, apesar do decréscimo

Foram várias horas de chuva e ventos fortes que deixaram um rasto de destruição na região Centro. Na praia de Mira a areia chegou às casas Foram várias horas de chuva e ventos fortes que deixaram um rasto de destruição na região Centro. Na praia de Mira a areia chegou às casas Foram várias horas de chuva e ventos fortes que deixaram um rasto de destruição na região Centro. Na praia de Mira a areia chegou às casas Foram várias horas de chuva e ventos fortes que deixaram um rasto de destruição na região Centro. Na praia de Mira a areia chegou às casas Foram várias horas de chuva e ventos fortes que deixaram um rasto de destruição na região Centro. Na praia de Mira a areia chegou às casas Foram várias horas de chuva e ventos fortes que deixaram um rasto de destruição na região Centro. Na praia de Mira a areia chegou às casas

6 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

4 5 8 9timeline

• Os órgãos sociais do Centro Social N.ª Sr.ª de Lurdes são afastados pelo bispo de Coimbra.

• O Tribunal da Relação de Coimbra mantém uma indemnizaçãoà mulher de um homem que ficou impotente devido a um acidente de viação.

• A unidade industrial Unitefi abre falência e 130 trabalhadores ficam desempregados na Figueira da Foz.

• Em Coimbra, o caféAtenas é assaltadodurante a madrugada. Ladrões levam o sistema informático e o apare-lho de televisão.

• Conselho Regionaldo Centro aprovaum mapa com oito NUT III.

• Nove idosos são reti-rados de um lar ilegal. O espaço, encerrado pela Segurança Social, funcionava em Anadia e a proprietária era reincidente

• Coimbra é a escolhida para realizar a reunião mais importante entre congressos - a Comis-são Nacional do PS.

• A 11 de fevereiro, a freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra, cancela o corso carnavalesco devido a mau tempo.

111 A 23 de Fevereiro, a Uni-versidade de Coimbra dá início às comemorações dos 500 anos da Biblioteca Geral. Herdeira da Casa da Livraria, mencionada numa ata de 12 de fevereiro de 1513, quando a universidade portuguesa funcio-nava em Lisboa, a Biblioteca Geral promove um programa comemo-rativo que terminará em janeiro de 2014 com um congresso inter-nacional.

Com um acervo de 1,5 milhões de livros, disponíveis em 28 qui-lómetros de estantes, a Biblioteca Geral quer aproveitar as comemo-rações para reforçar as afinidades históricas, linguísticas e culturais dos oito países lusófonos: Portu-gal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Património Universidade de Coimbra dá início às comemorações dos 500 anos da Biblioteca Geral

111 A seis anos de completar o centenário, o União de Coimbra é declarado insolvente, culminan-do um processo que se iniciou em 2010 e que se prende, sobretudo, com dívidas do clube a jogado-res. A notícia entristece todos os unionistas, mas já era há muito aguardada.

Desporto Dívidas ditam insolvência do União de Coimbra

Joaquim Correia( 92 anos )

Escultor

Madalena Fragoso( 73 anos )

A funda-dora da revista Máxima

Stéphane Hessel( 95 anos )

Intelectu-al francês autor do ‘best-seller’ “Indignai-vos”

Duarte Vieira( 61 anos )

Era presidente da Co-missão de Coordenação e Desenvolvimento Regio-nal do Norte (CCDR-N)

obituáriofe

vere

iro unidade industrial Conselho Regional

1.851edifícios concluídos

na região Centro no primeiro trimestre deste ano

193.518dormidas nos estabelecimentos

hoteleiros no Centro em fevereiro em 2013

65.326 pessoas que se abstiveram na

eleição para a Câmara Municipal de Coimbra

DB-Luís Carregã

DB-Luís Carregã

balanço 2013 | especial | 728-12-2013 | diário as beiras

12 13 14 15 18 19 22 27• Citemor pode de-saparecer, devido à não aprovação da candidatura do CITEC aos apoios da Direção Geral das Artes.

• Cantinas sociais preveem servir mais de 70 mil refeições/dia no distrito de Coimbra

• Carnaval saiu à rua e aqueceu a re-gião. Nem a chuva nem o frio afas-taram o calor dos corsos na Mealhada e Figueira da Foz.

• Cerca de três mil peças de vestuário são apreendidas pela GNR de Coim-bra.

• O Estádio Universitário de Coimbra dá início às comemorações dos 50 anos.

• Invocando a ne-cessidade de fazer novas avaliaçõesrelacionadas com o IMI, falsos funcio-nários assaltam casas.

• Em protesto contra medidas da administração, que eliminou as viagens gratuitas, cerca de 300 ferroviários bloqueiam a saída de um Alfa Pen-dular e cortam a circulação de com-boios durante duas horas, na estação de Coimbra-B.

• Crise financeira dos Voluntários de Montemor-o-Velho pode acabar emdespedimentos.

• Em Cantanhe-de, 19 juntas de freguesia unidas avançam com pro-vidência cautelar contra extinção das freguesias.

• O Ministério da Defesa não dá luz verde à renovação de contratos comos médicos do Hospital Militar Re-gional de Coimbra, o que leva à suspen-são de consultas de várias especialida-des e de parte das cirurgias.

• Tribunal de Coim-bra dá como prova-do que um jardinei-ro, em cujo cacifo foram encontrados 53.300 euros, trafi-cou droga durante dois anos

• Região Centro marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa.

• Prémios Salgado Zenha, entregues pela Associação Académica, desta-cam o Judo

• CHUC comunica a morte de uma mulher ali inter-nada, com diag-nóstico de gripe A e co-morbilidades associadas.

a fotoRegiãoConcluída a A13 entre Condeixa e Penela

111 A A13 entre Condei-xa e Penela - troço da A13 Alvaiázere abre à circulação automóvel a 1 de fevereiro. A construção desta nova acessi-bilidade permite reduzir os tempos de percurso e com-bater o isolamento de vários concelhos da região Centro, promovendo a fixação das populações.

Figueira da FozDificuldades anunciam fecho da Cimpor

111 A crise na construção civil está na origem do prová-vel encerramento da fábrica do concelho da Figueira da Foz. A notícia – veiculada em primeira mão pelo Diário As Beiras – viria a ser confirma-da um mês depois, a 15 de março.

DR/Daniel Rodrigues

AcidenteEstudante do ISEC morre em despiste

111 Um jovem, estudante do curso de Eletromecânica no Instituto Superior de En-genharia de Coimbra, morre após um despiste contra um muro de uma residência, na Tocha. A vítima mortal era o condutor do veículo ligeiro comercial e único ocupan-te. Tinha 23 anos e era filho único.

IgrejaPapa Bento XVI renuncia

111 A renúncia do papa Bento XVI foi anunciada na manhã do dia 11 de feve-reiro de 2013. No discurso, Bento XVI disse estar “certo de que as (suas) forças, de-vido à idade avançada, não são mais capazes de exercer de forma adequada o mi-nistério de Papa e bispo de Roma”.

13 14 Carnaval saiu à • O

15 18protesto • Crise

22 27 Tribunal de Coim • Prémios Salgado

65.250 pessoas que se abstiveram nas

eleições para as assembleias de freguesia em Coimbra

36,2 Percentagem de escolarização

no ensino superior na região Centro em 2013

36,2 Percentagem de escolarização

36,2 Percentagem de escolarização

36,2 no ensino superior

na região Centro em 2013

31,4Idade média do homem ao

primeiro casamento no primeiro trimestre de 2013

O fotógrafo Daniel Rodrigues, natural de Condeixa, vence o primeiro prémio na categoria de “Daily Life” do World Press Photo 2013

8 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

3 4 8 11timeline

• Confederação Na-cional da Agricultura (CNA) assinala 35 anos com “muitas razões para continuar a lutar”.

• Coimbra levou à Feira Internacional de Turismo de Turismo - BTL 2013 a sua “me-lhor” participação de sempre.

• O Movimento Ci-dadãos por Coimbra apresentou-se à cidade com a intenção, con-firmada depois, de se apresentar a escrutínio nas eleições autárquicas de outubro. Apresenta-ram-se e elegeram um vereador, contribuindo para “devolver” ao PS o executivo municipal.

• No Dia Internacional da Mulher, destaque para a primeira aluna – Domitilla Hormizinda Miranda de Carvalho – a formar-se na Universi-dade de Coimbra há 129 anos. Mas, hoje, as mu-lheres estão em maioria absoluta, com 20.504 alunas para 16.655 alunos em 2012.

•Emílio Rui Vilar foi eleito presidente do Conselho Geral da Uni-versidade de Coimbra. Ao ex-presidente do Conselho de Administra-ção da Fundação Calous-te Gulbenkian juntam-se outras personalidades externas como Maria de Belém Roseira e António Hespanha.

111 Ainda o ano de 2013 não ti-nha três meses e já se afigurava não haver “espaço para mais reduções” de financiamento no ensino superior. Quem o disse foi João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra na cerimónia que assinalou, a 4 de março, os 723 anos da instituição. A procis-são mal tinha saído do adro... Mas o dia foi de festa: entregou-se o Prémio Universidade de Coimbra a João de Deus Ramos, diplomata e orientalista eminente – numa altura em que a in-cursão da Universidade na grande Chi-na parece ser uma das saídas possíveis para as muitas crises, nomeadamente a demográfica –, e deu-se início à pro-gramação da XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, sob o tema genérico “Ser de água”. Até 1 de maio e apesar das muitas restrições, um mun-do de eventos tomou conta da cidade.

Educação Universidade de Coimbra assinala723 anos com “nota negativa” ao Governo de Passos Coelho

111 Lucidez e fino humor. As duas características de Maria de Melo Castelão Teixeira que mais depressa chegam a todos. Essas e uma vida centenária durante a qual promo-veu a arte antiga das Queijadas de Pereira que aprendeu com a senhora sua mãe. Que, por sua vez, já tinha herdado a receita, também por via materna, diretamente da aprendiza-gem tida no Convento das Ursulinas. Hoje, Maria de Melo é a mais velha e genuína cuidadora da arte de bem fazer as Queijadas de Pereira.

Sociedade Celebrou um século de vida a mais velhae mais genuína cuidadora da arte de fazer Queijadas de Pereira

Hugo Chavéz( 58 anos )

Hugo Chavéz, Presi-dente venezuelano e fi-gura da política mundial, morreu a 5 de março, aos 58 anos, depois de uma longa luta contra o can-cro.

JoséHenrique Dias( 78 anos )

Nome maior do fado de Coimbra, historiador, José Henrique Dias fale-ceu a 16 de março, aos 78 anos.

JoséFernando Lambelho( 55 anos )

Mais conhecido como padre “motard”, José Fernando morreu a 24 de março, na unidade de cuidados paliativos do Fundão, aos 55 anos.

João Rocha( 82 anos )

João Ro-cha, antigo presidente e figura carismática do Sporting Clube de Portu-gal, morreu a 8 de março, aos 82 anos.

obituáriom

arço

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

terça | 05.mar.2013edição n.º 5883

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: eduarda Macário

Académica perdeem Guimarães

e somaquatro derrotas

consecutivas

A Briosa perdeu ontem ( 2-0 ) frente ao Guimarães,

mas mantém o 12.º lugar na tabela. O golo marcado pelos

vimaranenses aos 4 minutos de jogo dificultou a vida

à Académica >Pág 13

Figueira da Foz

Aquamondego quer

rentabilizar arrozais

com produção de enguias >Pág 8

Tribunal Doente

processa médicos por

recusa de auxílio >Pág 3

Montemor-o-Velho

PS preocupado com

conclusão das obras

do regadio do Baixo

Mondego >Pág 9

Coimbra Estudo define

limites para o som

no Mosteiro de Santa

Clara-a-Velha >Pág 5

Coimbra Barbosa

de Melo preside

ao conselho de administração dos SMTUC >Pág 4

Movimento Cidadãos por

Coimbra quer ser alternativa

nas eleições autárquicas

Apresentado ontem, Movimento Cidadãos por Coimbra dá agora início aos procedimentos

necessários para que possa candidatar-se nas eleições autárquicas de outubro >Pág 6

Arquivo-Jot’Alves

Lusa-Hugo Delgado

DB-Luís Carregã

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

tERÇA | 12.mar.2013edição n.º 5889

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Ex-presidente da Gulbenkian lidera conselho geral da UC

Académica volta a fechar portas do

estádio a atletas do judo e atletismo

Escavaçõesregressam aocanal do metro

O canal do Metro, na Baixa de Coimbra, está a

ser alvo de novas escavações arqueológicas. A

intervenção teve início no dia 28 de fevereiro e irá

durar até ao final do mês de maio >Pág. 6

Figueira da Foz Obras

do novo quartel dos

Bombeiros Municipais

arrancam em abril >Pág 8

Mealhada Governo

“proíbe” apoios à

fundação e prejudica

a Mata do Buçaco >Pág 9

Coimbra Mais um

assalto com uma

carrinha contra a

montra de um café >Pág 3

Lousã Semana da

Juventude envolve

jovens em mais de

50 atividades >Pág 11

Jovem estudante recusa dar esmola

e acaba roubada pelo pedinte

Uma jovem estudante

recusou dar esmola

à entrada do terminal

rodoviário, em Coimbra,

e foi vítima de roubo por

esticão, ficando sem

uma mala que continha

um computador portátil

>Pág 3

geral da UC

Figueira da Foz

do novBombeiros Munarrancam em abril

Coimbra assalto com uma

carrmontra de um caf

Lousã Juventude envjovens em mais de

50 atividades

DB-Carlos Jorge Monteiro

Emílio Rui Vilar, que sucede a Artur Santos Silva, é

licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de

Coimbra >Pág 5

Clube justifica decisão com

utilização “pouco responsável”

da estrutura e existência de

dívidas. Serviços da câmara

garantiram ainda ontem o

acesso dos atletas >Pág 4

Natação Jovem de

Cantanhede vai ao

mundial no Dubai >Pág 13

DR

14.000foram os bebés nascidos até

março, menos 972 que em igual período de 2012

1,597€foi o preço médio

da gasolina 95 durante o mês de março

0,328foi a percentagem média

da taxa Euribor no crédito à habitação no mês de março.

DB-Luís Carregã

DB-Luís Carregã

balanço 2013 | especial | 928-12-2013 | diário as beiras

12 14 15 19 22 23 25 28• O DIÁRIO AS BEIRAS anuncia o “regresso” da Irmã Lúcia ao Carmelo, em Coimbra, onde será perpetuada em estátua. Conjunto escultórico acabou por ser instalado na rua de Santa Teresa, numa iniciativa da Junta de Freguesia da Sé Nova.

• Fábrica da Cimpor fechou portas no Cabo Mondego, Figueira da Foz, pondo fim a décadas de exploração das pedreiras e aos pro-testos dos ambien-talistas que não se cansaram de chamar a atenção para os afloramentos jurás-sicos do sítio.

• O DIÁRIO AS BEI-RAS celebra 19 anos de edição com um suplemento onde dá voz e espaço às pessoas e aos sítios que guardam me-mórias que ajudam a contar a história do distrito de Coim-bra. Empresas que marcaram a vida da região.

• A ESEC TV – projeto nascido pela mão de Francisco Amaral na Escola Superior de Educação de Coim-bra – assinalou 10 anos de atividade. Dá a conhecer Coimbra cultural ao país atra-vés do programa que mantém na RTP2, apostando em dife-rentes plataformas.

• Manuel Antunes é um médico com o mérito de saber eleger desafios, reunir equipas e conseguir promover o melhor dos que o rodeiam. Nos 25 anos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica de Coimbra, foi distin-guido com a Medalha de Ouro da Saúde.

• O pretexto foi a inauguração da bancada coberta do Estádio Municipal de Condeixa. Mas o verdadeiro motivo para o Benfica e a Académica [0-1] se terem desafiado em campo, foi a soli-dariedade com as crianças apoiadas pela Acreditar.

• As vítimas mor-tais de acidentes de viação aumentaram na região Centro. Desde o início do ano e até aos últi-mos dias de março, já tinham morrido 104 pessoas nas estradas dos seis distritos. Apenas Coimbra registou menos dois mortos.

• Florbela Macha-do, nadadora da Sociedade Colum-bófila, de Cantanhe-de, bate recorde no Campeonato Nacio-nal de Natação, no Complexo Olím-pico, em Coimbra, retirando mais de quatro segundos à anterior marca nos 800 metros livres.

a fotoAmbienteDesassoreamentolançado em março ainda não arrancou

111 A obra de desasso-reamento do rio Mondego, em Coimbra, reivindicada há muito, foi lançada numa visita de Assunção Cristas, a ministra do Ambiente, a Coimbra. O facto é que a em-preitada, já com um “atraso” de 30 anos e que deveria ter avançado no verão, ainda não saiu do papel.

ReligiãoCardeal argentino é eleito Papa e escolhe Francisco

111 O Papa Francisco nasceu em Buenos Aires, tem 76 anos e logo apelou à “fraternidade”, ao “amor” e à “evangelização”. Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa do continente americano e o primeiro jesuíta a chegar ao cargo máximo da Igreja Católica.

DB-Luís Carregã

SáudeInternacionalizaçãodo CHUC segue para o Reino Unido

111 Depois da Alema-nha, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou contactos em Londres para estabelecer parcerias com seguradoras e farmacêuticas britânicas, num processo de internacio-nalização do setor da saúde em Coimbra que é estratégi-co para a cidade e o país.

UniversidadeFundações extintas apesar do “sim” do Governo

111 Apesar do Governo de Passos Coelho ter decidi-do, a 8 de março, suspender a extinção de 13 fundações de universidades, já em de-zembro, ficou a conhecer-se o destino “fatal” das duas fundações da Universidade de Coimbra: Cultural e do Museu da Ciência.

19

ww

w.a

sbei

ras.

pt

SEXTA | 15.mar.2013edição n.º 5892

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

A comemorar 19 anos, o DIÁRIO AS BEIRAS foi à procura de pessoas

e de espaços que guardam memórias e ajudam a contar a história do distrito

de Coimbra. Empresas que marcam a vida económica de concelhos como

Arganil, Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz e Góis e que o tempo marcou de

forma implacável. >pág 14 a 54

Empresas e gentes que fazem

a história da nossa terra

Centro Investimento no

turismo rural passa pelo

povoamento do interior >Pág 6Saúde Diretores dos

agrupamentos assinam

cartas de missão >Pág 4

Académica Pedro Emanuel

com mais três opções para

o jogo frente ao Estoril >Pág 10

GNR apReeNde 12400 peças de

Roupa avaliadas em meio milhão

Calças, camisolas, camisas,

sapatos e botas, avaliados

em mais de meio milhão de

euros, foram apreendidas

pelo Destacamento de Ação

Fiscal de Coimbra no âmbito

da operação “Falsa Costura”,

que decorreu no Centro e

Norte do país >Pág 3

Cantanhede Câmara e Adega

lançam vinho para assinalar

500 anos do foral >Pág 9

19º19º19º19º19º19ºS19ºS19ºS19ºSEXTA19ºEXTA19ºEXTA19ºEXTA | 15.mar.201319º | 15.mar.201319º | 15.mar.201319º | 15.mar.2013

aniversárioaniversárioaniversárioaniversárioaniversárioaniversário

Mikoslab

28-12-2013 | diário as beiras

12 14

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Quarta | 13.mar.2013edição n.º 5890

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Dois carros foram furtados no Instituto Nacional de Medicina Legal do Porto, com recurso ao rebentamento do cadeado do portão da instituição. Na madrugada

de ontem uma das viaturas foi recuperada em Miranda do Corvo, por uma equipa da GNr local >Pág 3

GNR de Miranda do Corvo recupera carro furtado

no Instituto de Medicina Legal do Porto

Irmã Lúcia “regressa”ao Carmelo

A irmã Lúcia vai ser perpetuada com uma estátua. O trabalho artístico

está na fase final e a instalação do conjunto escultórico já tem localização

definida: o passeio junto à entrada do Carmelo, na rua de Santa Teresa.

A iniciativa pertence à junta de freguesia da Sé Nova >Pág. 6

Coimbra Exército

vende quartel general

e recupera casas para

oficiais >Pág 7

Anadia Tribunal julga

dois homens suspeitos

de abusarem de três

crianças irmãs >Última

Coimbra Cavaco Silva

apoia candidatura aos

europeus universitários

de 2016 >Pág 4

Desporto Atletismo

treina às escuras

no Estádio Cidade

de Coimbra>Pág 8

Figueira da Foz Câmara

garante que serviços

de turismo não têm

sustentabilidade >Pág 10

Festa das Latas mais barataOrçamentos e contas

à parte, a Direção

Geral da associação

académica prometeu

ontem, em assembleia

magna, uma Festa das

Latas mais barata para

atrair mais estudantes

>Pág 9

DB-Carlos Jorge MonteiroDB-Carlos Jorge Monteiro

DB-Carlos Jorge Monteiro

Arquivo-Luís Carregã

15

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Empresas e gentes que fazem

Saúde Diretores dos

agrupamentos assinam

cartas de missão >P

GNR apRRoupa avaliadas em meio milhão

9 770873 77621029850

Rua A

bel Dias U

rbano, n.º 4

- 2.º - 300

0-0

01 C

oimbra

Telefs:

RED

ÃO

239 9

80

280

FAX

239 9

83

574

SER

VIÇ

OS

CO

MER

CIA

IS

239 9

80

287

FAX

239 9

80

281

AS

SIN

ATUR

AS

239 9

80

289

ww

w.asbeiras.pt

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Tempo

Máxima 15o

Mínima 3o

HojeMáxima 12o

Mínima 7o

Sábado

Fonte: www.hidrográfico.pt

Períodos de céu muito

nublado

Figueira da Foz

Preia-Mar -04H51/17H07

Baixa-Mar - 10H49/23H08

Marés

3854

5

22 23

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Sexta | 22.mar.2013edição n.º 5898

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: eduarda Macário

O diferendo parece estar resolvido e o novo regulamento de utilização do espaço vai ser agora ser redigido >Pág 16

Câmara, Académica e associações

chegam a acordo sobre utilização do estádio

“Modelo de gestão da Cirurgia Cardiotorácica é a solução”

Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro

Hospitalar e Universitário de Coimbra celebra

hoje 25 anos, com 35 mil cirurgias e 230

transplantes de coração realizados >Págs 8 e 9

Figueira Dois menores

envolvidos no roubo

a distribuidor de pizas >Pág 3

Coimbra Instituto

Politécnico acolhe

cada vez mais alunos

estrangeiros >Pág 12

Coimbra Câmara

celebra protocolo

para avaliar árvores

da cidade >Pág 10

Efeméride Em Coimbra

há água da torneira tão

boa como a engarrafada

>Págs 4 a 6

Mealhada Portucel

Soporcel colabora na

reflorestação da Mata

do Buçaco >Última

Tribunal de ConTas Chumba Compra

de 6,5 milhões de gasóleo para smTuCCâmara de Coimbra recorreu da decisão do tribunal de Contas e o recurso tem efeito suspensivo>Pág 12

DB-Luís CarregãDR

25 28

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Sexta | 29.mar.2013edição n.º 5904

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: eduarda Macário

Nem a Páscoaajuda o comérciona Baixa de Coimbra

A Páscoa já não é o que era para o comércio

da Baixa de Coimbra. “O tempo do

movimento da Páscoa já lá vai, o costume

desapareceu”, lamentam os comerciantes

que vão reconhecendo que esta é das

maiores crises de sempre >Pág. 4

Crime GNR alerta para

burlas com a nova nota

de cinco euros >Pág 3

Arganil Câmara

assina acordos com

Cepos e Teixeira para

concretizar obras >Pág 10

Figueira da Foz

Jornadas divulgam

teatro amador do

concelho até maio >Pág 9

Coimbra Aldeias do

Xisto e Fado ao Centro

promovem tradição

na Alta >Pág 6

Nadadora de caNtaNhede bate recorde NacioNalFlorbela Machado retira, no campeonato em Coimbra, mais de quatro segundos à anterior marca nos 800 metros livres >Pág 16

quatro segundos à anterior marca nos 800 metros livres

amanhã, sábado, adiante

uma hora no seu relógio

Pág 9| essencial | 25

Coimbra

29-03-2013 | diário as beiras

Dia de festa

em CondeixaJogo solidário entre Académica e Benfica

inaugura bancada do estádio >pág. 27

Concerto solidário dos

Antigos Orfeonistas da UC > pág. 26

Antigos residentes na

João Jacinto em convívio >pág. 26

“Santa Clara das Águas”

de Inês Massano

no Museu da Água >pág. 28pessoas inauguraçõesexposições

Poesia de

Ribeiro Ferreira

no Casino

>pág. 28

ca

DB-Luís Carregã

DB-Luís Carregã

DB-Luís Carregã

DB-Carlos Jorge Monteiro

títulos legendas “bocas” fotos datas/dirs títulos pagelas fotos nº de pág

Prémios, homenagens efestas no Gente>Págs 25 a 28

O DIÁRIO AS BEIRAS

não se publica amanhã.

A todos os nossos leitores,

anunciantes e amigos

fazemos votos de

uma Páscoa feliz

s,

s e amigos votos de

a feliz

DB-Luís Carregã

DB-Luís Carregã

2,8%foi o aumento registado na energia elétrica no mês de

março

0,55cêntimos foi o preço médio

por metro cúbico de água, em Coimbra, em março

0,068€foi o preço médio

por metro cúbico de gás natural em março

0,55cêntimos foi o preço médio

0,55cêntimos foi o preço médio

0,55por metro cúbico de água,

em Coimbra, em março

0,55cêntimos foi o preço médio

0,55cêntimos foi o preço médio

0,55por metro cúbico de água,

em Coimbra, em março

€foi o preço médio

por metro cúbico de gás natural em março

DB-Luís Carregã

diário as beiras | 28-12-2013

1 3 5 4timeline

• Uma colisão frontal entre duas viaturas, no IC3, em Ansião, provoca a morte de um casal da Lousã, António Viegas, de 74 anos, e Laurinda Simões, de 69.

• Carteiros fazem greve contra mudança do tratamento do correio normal para Lisboa.

• Em Penacova, apare-cem fendas nas paredes e no chão de algumas casas, provocadas pelas chuvas intensas. Dois casais são alojados em casa de familiares.

• APRe! avança com ação em tribunal contra cortes nos subsídios e pensões.

• Nos 19 anos do DIÁ-RIO AS BEIRAS realiza-se no Casino Figueira uma gala comemorativa, durante a qual são atri-buídos os troféus a 17 personalidades, empre-sas e instituições que se distinguiram, nos vários setores de atividade durante o ano de 2012, na região Centro.

• Ministro Miguel Relvas e pede a demissão.

• Poiares Maduro, ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regio-nal, e Emídio Guerreiro, secretário de Estado da Juventude e Desporto, são os dois novos mem-bros do Governo com ligações a Coimbra.

111 Pela primeira vez em Portu-gal, uma equipa de 32 profissionais do Centro Hospitalar e Universi-tário de Coimbra (CHUC), lidera-da por Alfredo Mota, realizou um transplante cruzado de rins com dadores vivos.

Na origem do duplo transplante cruzado esteve o facto de os dois dadores vivos que pretendiam doar um rim – marido e mulher e irmão e irmã – serem incompatíveis com os recetores. Mas existia compati-bilidade caso se cruzassem os dois dadores e recetores. Nestes casos, os dadores foram homens e os receto-res mulheres e as duas intervenções foram realizadas em simultâneo.

O transplante renal cruzado com dador vivo abre a porta à realização de um maior número de transplan-tes, sublinhou, na ocasião, Alfredo Mota, diretor do serviço de Urologia e Transplantação Renal do CHUC.

Saúde Duplo transplante de rins pioneiro em Portugal

111 A Académica prescinde dos serviços do treinador Pedro Emanuel, no final do jogo com o Gil Vicente, após uma série de maus resultados. O despedi-mento do treinador, que con-quistara a Taça de Portugal na época anterior, é concretizado ainda em Barcelos, a 7 de abril. No dia seguinte o presidente José Eduardo Simões anuncia o novo treinador, o conimbricense Sér-gio Conceição, que estivera no Olhanense. No primeiro treino, Conceição teve direito a uma das maiores enchentes.

Académica Sérgio Conceição sucede a Pedro Emanuel

João Moura Pereira( 63 anos )

O médico, diretor do Serviço de Cirurgia do I n s t i t u t o P o r t u g u ê s de Oncologia (IPO) de Coimbra, faleceu, vítima de um acidente vascular cerebral.

Luís Andrade( 77 anos)

Luís Andrade, antigo diretor de programas da RTP, faleceu, no dia 6.

Margaret Thatcher( 87 anos )

Antiga primeira-ministra britâ-nica que esteve no poder entre 1979 e 1990, morre na sequência de um aci-dente vascular cerebral. Faleceu a 8 de abril.

Adriano Martins( 41 anos )

Agen-te da Polícia Marítima, morreu quando a lancha onde estava se virou, ao socorrer um veleiro que naufragou na Praia do Cabedelo (Figueira da Foz).

obituário

abril

DR

DB-Carlos Jorge Monteiro

timelinetimeline

Uma colisão frontal

5Nos 19 anos do DIÁ

6.543 é o número total de

crianças nascidas no mês de abril em Portugal

1,4€No sobe e desce dos combustíveis,

o gasóleo fica abaixo de 1,4 euros, valores próximos de 2011

1.243edifícios novos concluídos,

no segundo trimestre, na região Centro

10 | especial | balanço 2013

balanço 2013 | especial | 1128-12-2013 | diário as beiras

13 16 19 20 22 23 25 30• António José Seguro é reeleito secretário-geral do PS com 96,53% dos votos.

• Coimbra recebe a 5.ª edição da Taça da Liga, que põe frente a frente a frente o FC Porto e o Sporting de Braga. Ganhou o Braga.

• O presidente da CIM Baixo Mon-dego e autarcas da Figueira da Foz, Cantanhe-de, Mealhada e Montemor-o-Velho reuniram-se com a Refer e acordaram preparar um en-contro para avaliar a sustentabilidade da linha férrea.

• Nas comemora-ções dos 40 anos do PS, em Coimbra, os socialistas unem-se em torno da candi-datura de Manuel Machado à câmara.

• Marcelo Nuno, presidente da Águas de Coimbra, afirma-se contra a fusão dos sistemas de água.

• A Polícia Judici-ária apanhou na Guarda o “Solitá-rio”, um homem de 28 anos que, sempre sozinho, assaltou 21 dependências bancárias, por todo o país. O último assalto fora na vés-pera, na Carapinhei-ra, a uma filial do Crédito Agrícola.

• O presidente da Câmara de Coimbra afirma-se preocupa-do com o “aniquila-mento” do Hospital dos Covões, quando se fala no fecho de urgências ao fim de semana.

• Macaco Otelo desapareceu do zoo-lógico de Montemor.

• SMTUC transpor-taram menos 1,5 milhões de utentes em 2012, segundo um relatório apre-sentado na reu-nião da autarquia conimbricense.

• A PSP de Coimbra consegue evitar um assalto a uma ouri-vesaria da Baixa.

• No 25 de Abril, em Coimbra, milhares protestam contra a política do Governo.

• Em Pereira, uma mulher morre debai-xo do comboio, pou-cos meses depois de o filho ter morrido, nas mesmas circuns-tâncias, próximo do local.

• Petição subscrita por meia cente-na de câmaras, a solicitar a recusa de promulgação do decreto-lei para o setor da água, é entregue ao PR.

• É anunciado o concerto de Gal Costa, em julho, em Coimbra.

a foto

DesportoCarapinheirense é campeão

111 O Carapinheirense venceu o Febres e garantiu a conquista do campeona-to distrital e a subida aos “nacionais”, a 28 de abril. No final, a festa invadiu o relvado.

CoimbraCunha-Vaz vence Prémio Bial de Medicina Clínica

111 O Prémio Bial de Me-dicina Clínica, no valor de 100 mil euros, é atribuído ao investigador de Coimbra José Cunha-Vaz, presidente da AIBILI, pelo trabalho “Re-tinopatia Diabética: novas perspetivas para um trata-mento personalizado”.

DB-Pedro Agostinho Cruz

EconomiaOs 20 anos do CEC

111 O Conselho Empre-sarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC-CCIC) assina-lou, a 24 de abril, 20 anos de trabalho para a afirmação das mais de 40 mil empresas e empresários que defende.

RegiãoInundações afligem o Centro

111 Com as chuvas dos últimos dias de março, abril começa com inundações um pouco por toda a região. Parte do Parque Verde do Mondego e das esplanadas dos cafés, em Coimbra, ficam debaixo de água. As cheias isolam também vivendas em Vila Nova de Anços e no cen-tro de Soure.

16 19O presidente da • Nas comemora

20 22 A Polícia Judici- • O presidente da

balanço 2013

25 30 No 25 de Abril, em • Petição subscrita

156.000mil litros de leite de vaca

foram produzidos, em abril, em Portugal

1.725 casamentos registados

em Portugal, no mês de abril

714pequenos fogos e incêndios

ocorreram, em abril, em Portugal

A 10 de abril, dois naufrágios, na praia do Cabedelo (Figueira da Foz), provocam dois mortos e oito feridos. Um veleiro naufraga e a lancha da Polícia Marítima, que ajudava no socorro, também acaba por se virar. Morre um médico inglês, tripulante do veleiro, e um polícia marítimo

000mil litros de leite de vaca

foram produzidos, em abril, em Portugal

000mil litros de leite de vaca

foram produzidos, em abril, em Portugal

A 10 de abril, dois naufrágios, na praia do Cabedelo (Figueira da Foz), provocam dois mortos e oito feridos. Um veleiro naufraga e a lancha A 10 de abril, dois naufrágios, na praia do Cabedelo (Figueira da Foz), provocam dois mortos e oito feridos. Um veleiro naufraga e a lancha da Polícia Marítima, que ajudava no socorro, também acaba por se virar. Morre um médico inglês, tripulante do veleiro, e um polícia marítimo da Polícia Marítima, que ajudava no socorro, também acaba por se virar. Morre um médico inglês, tripulante do veleiro, e um polícia marítimo A 10 de abril, dois naufrágios, na praia do Cabedelo (Figueira da Foz), provocam dois mortos e oito feridos. Um veleiro naufraga e a lancha da Polícia Marítima, que ajudava no socorro, também acaba por se virar. Morre um médico inglês, tripulante do veleiro, e um polícia marítimo da Polícia Marítima, que ajudava no socorro, também acaba por se virar. Morre um médico inglês, tripulante do veleiro, e um polícia marítimo

12 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

1 5 6 10timeline

• Os festejos dos 72 anos do Ançã juntaram a “família do clube”, num dia em que foram pre-miados os que, durante o ano, mais se distin-guiram na sua ligação à coletividade. Momento de muita emoção e para “mostrar gratidão”, disse José Santos, presidente do clube

• Mais de 12 mil pessoas participaram em Coim-bra na Colour Run. As ruas encheram-se de cor e de atletas de todas as idades, com animação constante ao longo de um percurso de cinco quilómetros, que obri-gou a fortes condicio-namentos no trânsito durante todo o dia.

• O vereador socialista Carlos Cidade alertou, na reunião da Câmara Municipal de Coimbra, para a intenção dos CTT-Correios de Portu-gal de deixarem apenas três estações a funcio-nar na cidade.

• Greve e protestos dos trabalhadores dos CTT marcados por inciden-tes. O condutor de um pesado dos CTT quase “atropelou” dois cole-gas, junto ao Centro de Produção e Logística do Centro, mas não “man-chou” a adesão à greve, nem a manif junto à Câmara de Coimbra.

111 Chamados a decidir, os sócios da Académica escolheram, no dia 25, o novo modelo de gestão a adotar no clube. Contrariamente ao proposto pela direção liderada por José Edu-ardo Simões – a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) –, a votação deu a vitória aos proponentes da Socieda-de Desportiva Unipessoal por Quo-tas (SDUQ). Semanas antes (dia 11), a Briosa garantia a continuidade entre os “grandes” do futebol nacional. Com o campeonato a entrar na reta final, os estudantes – já orientados por Sér-gio Conceição – receberam o Paços de Ferreira, naquele que foi o último jogo da temporada no Estádio Cidade de Coimbra. No final, o empate registado (1-1) assegurou a permanência na Liga Portuguesa de Futebol e os adeptos lá puderam finalmente respirar de alívio e fazer a festa.

Desporto Sócios da Académica escolhem SDUQcomo modelo de gestão e festejam manutenção na Liga

111 No dia 27, o Conselho Geral da Universidade de Coimbra decidiu manter a regra de atualização auto-mática do valor da propina, com base na taxa de inflação. O órgão, presidido por Rui Vilar, defraudava assim as expectativas dos estudantes, que, nas últimas semanas, se tinham empenha-do na sensibilização dos conselheiros para a necessidade de congelamento do valor cobrado anualmente por ma-trícula. Antes da derradeira reunião, os estudantes ainda fizeram uma úl-tima pressão, que de nada valeu.

Educação Conselho Geral da Universidade de Coimbraignora pedido de congelamento da propina

José Reis Godinho( 53 anos )

Era presidente da Jun-ta de Freguesia de Vila Nova, em Miranda do Corvo.

Manuel Costa Lobo( 83 anos )

Urbanista em Coimbra durante 20 anos, foi pio-neiro em Portugal. Em 1974, elaborou um plano de urbanização para a ci-dade de Coimbra.

José Cabeças( 60 anos )

Médico e antigo presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, dei-xa o seu nome ligado a um conjunto de institui-ções que contribuíram para melhorar a vida das populações de Góis e da região da Beira Serra.

obituáriom

aio

DB-António Alves

6O vereador socialista

703.205desempregados inscritos

nos centros de emprego

tima pressão, que de nada valeu.tima pressão, que de nada valeu.

2.611novas

empresasregistadas

3.954dormidas registadas

nos estabelecimentoshoteleiros

10 Greve e protestos dos

DB-Luís Carregã

AntónioSantos Póvoa( 82 anos )

Foi o primeiro presi-dente da Junta de Fre-guesia de Cernache.

balanço 2013 | especial | 1328-12-2013 | diário as beiras

11 13 18 19 22 22 28 30• A cerca de um mês da abertura da época balnear, fonte do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território indicou que a costa da zona Centro é que tem uma “elevada taxa de erosão”.

• Momentos de pâ-nico vividos durante um assalto violento e à mão armada no armazém retalhis-ta Coimbra Cash. Dois homens com pistolas entraram no estabelecimento, agrediram um fun-cionário e fugiram, levando um saco com dinheiro.

• A equipa sénior feminina de judo da Académica re-validou o título de campeã nacional. Maria Rodrigues, Ana Sousa, Eunice Santos, Caroli-na Ramos, Ana Marques e Cécile Delwail venceram todos os combates disputados.

• A vitória (2-0) frente ao Touring permitiu ao Eirense a conquista da Taça da Associação de Futebol de Coim-bra. Um jogo muito disputado e com uma assinalável presença de adep-tos nas bancadas do Estádio Sérgio Con-ceição, em Taveiro.

• Perto de centena e meia de auto-carros dos SMTUC apresentam avarias constantes devido ao calor. Aparen-temente, o sistema de climatização foi preparado para o clima nórdico, mas ninguém deu conta disso quando foram comprados.

• A Câmara de Coimbra vai conces-sionar a privados limpeza e recolha de lixo urbanos. Uma proposta com custos estimados de 10 milhões de euros e justificada pelo “graves problemas de recursos huma-nos”

• O Tribunal Cons-titucional declarou inconstitucionais as normas referidas no pedido de fisca-lização preventiva do Presidente da República a res-peito do estatuto e transferência de competências para as Comunidades Intermunicipais.

• A Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego vai realizar um estudo de viabilidade eco-nómica do ramal ferroviário entre a Figueira da Foz e a Pampilhosa, encer-rado em 2009.

a foto

EducaçãoColégiode São Teotónio celebra 50 anos

111 A 2 de maio, o Colé-gio de São Teotónio celebrou 50 anos de existência. Cinco décadas de orgulho na his-tória e no projeto educati-vo, comemorados com um espetáculo de que levou ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente perto de três centenas de alunos de todos os graus de ensino.

Condeixa-a-NovaOrçamento participativo alargado

111 É lançada, no dia 9, a 2.ª edição do Orçamento Par-ticipativo de Condeixa 2013. Este ano, a autarquia alargou o programa à população em geral, permitindo a pessoas com mais de 35 anos candi-datarem-se ao programa que considerem benéfico para a sua freguesia e concelho. Mês de peregrinação a Fátima. Preciosa a ajuda dada aos muitos peregrinos que percorrem as nossas estradas

DB-Luís Carregã

DesportoNaval garante manutenção mas fica sem treinador

111 A 8 de maio, o em-pate com o Freamunde per-mitiu à Naval a permanência na Liga de Honra. No final do encontro, Álvaro Magalhães, o técnico responsável por este objetivo, anunciou a sua saída do cargo, justificando: “É im-possível continuar a trabalhar com as condições que tive-mos esta temporada”.

PenacovaNovo tribunal garantidodurante o verão

111 Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Pe-nacova, garantia, no dia 10, que as novas instalações do tribunal estariam concluídas durante o verão. O autarca lembrou ainda que a inter-venção seria assegurada pelo município, já que o Governo não as quis fazer.

19 22 A vitória (2-0) • Perto de centena

30

1,401€preço do litro

de gasóleo noúltimo dia do mês

11.541número

de automóveisvendidos

5.367edifícios concluídos

em território nacional

367367

14 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

2 3 4 6timeline

• União Alhadense conquista a Taça da As-sociação de Futebol de Coimbra, na modalida-de de futsal. Os homens de Alhadas (Figueira da Foz), venceram, na fi-nal, o GD Miro, por 4-2, depois de um espetácu-lo muito entretido.

• Homem de 42 anos detido pela Polícia Judiciária por suspei-tas de vários crimes de abuso sexual sobre uma menina, agora com 14 anos, filha da sua atual companheira.

• Credores do insolven-te U. Coimbra, reunidos em assembleia, deter-minam o registo do pa-vilhão do clube. Venda do pavilhão, segundo os credores, seria suficien-te para pagar todas as dívidas do clube e ainda ajudar a um novo come-ço do União.

• Gigante sueco IKEA entrega estudo de im-pacte ambiental para o projeto que tem para Coimbra.

• Naval impedida de inscrever jogadores nos campeonatos da Liga Portuguesa de Futebol.

111 Coimbra inscreveu o seu nome na extensa lista de locais reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como património da hu-manidade.

A eleição decorreu no Camboja, a 22 de junho, com a Universidade de Coimbra, Alta e rua da Sofia a serem considerados, de forma unânime, como locais de indesmentível interesse para a humanidade.

Com esta distinção, a Universidade de Coimbra tornou-se no 16.º local em Portugal classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humani-dade, juntando-se a locais como os cen-tros históricos de Angra do Heroísmo, Évora, Porto e Guimarães, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, bem como o Convento de Cristo, em Tomar.

Coimbra Alta universitária e rua da Sofia reconhecidas como Património Mundial

111 A 3 de junho, em conferência de imprensa, Associação Académica de Coimbra, Federação Académica do Desporto Universitário, autarquia e universidade juntaram-se para ana-lisar a derrota, no dia 1, na intenção de acolher em Coimbra os Jogos Eu-ropeus Universitários. A vice-reitora Helena Freitas e o presidente da câ-mara, João Paulo Barbosa de Melo, ad-mitiram, no entanto, que, mesmo sem “Europeus” Universitários, as obras no Estádio Universitário de Coimbra são para avançar.

Universidade Obras do Estádio Universitáriopara avançar mesmo sem os EUSA Games’2016

Mário Nunes( 75 anos)

Presidente da Previdên-cia Portuguesa e antigo vereador da Cultura de Coimbra, Mário Nunes morreu inesperadamente, a 29 de Junho.

Filomena Santos( 55 anos )

Presidente da Junta de Freguesia de Eiras fale-ceu na sequência de uma paragem cardiorrespira-tória, após cirurgia.

James Gandolfini( 51 anos )

Estreou-se no grande ecrã em 1992 no filme “A stran-ger among us” [um estra-nho entre nós]. Partiu 21 anos depois, como tudo menos um estranho, principalmente graças ao seu papel na série “The Sopranos”, encarnando Tony Soprano.

D. JoãoAlves( 87 anos )

Bispo emérito de Coim-bra e antigo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, faleceu a 28 de junho.

obituárioju

nho

DB-Carlos Jorge Monteiro

DB-Luís Carregã

2timelinetimeline

Credores do insolven

3.152casamentos civis

realizados durante o mêsde junho

1,61€ Era o preço da gasolina

sem chumbo 95a 28 de junho

6.197 crianças nasceram

em Portugal duranteo mês de junho

balanço 2013 | especial | 1528-12-2013 | diário as beiras

9 10 14 16 17 20 24 25• Gândara cam-peão da 1.ª Divisão da AF Coimbra.

• Académica vence Taça Nacional sub-18 de basquetebol.

• Maior cupcake do mundo confecio-nado em Coim-bra para ajudar Olhar21.

• Em dia de Portu-gal, sucederam-se as inaugurações e homenagens na região.

• Na Figueira da Foz, mais de um milhar de pessoas correram a 8.ª Meia Maratona.

• Avançado francês Buval reforça a Académica e assina contrato válido por duas temporadas. Foi a primeira contratação a ser oficializada para atacar a edição 2013/2014 da Liga.

• Baixa de Coimbra ganha 5,9 milhões de euros para se requalificar e mo-dernizar• Prata para o K4 de Fernando Pimen-ta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes na Taça do Mundo de Canoagem em Montemor-o-Velho.

• Tribunal de Con-tas obriga Câmara a transferir mais de um milhão de euros para SMTUC na sequência da obrigação destes serviços munici-palizados também serem obrigados a cumprir a Lei dos Compromissos.

• Académica anun-cia a contratação de dois reforços. Marcelo Goiano chega para a lateral direita da defesa, enquanto Ivanildo regressa a uma casa que bem conhece. O extremo, ex-Olha-nense, reencontra o treinador Sérgio Conceição.

• Autarquia da Fi-gueira da Foz inau-gura o renovado mercado municipal, em dia de S. João, feriado municipal.

• Na Lousã, o feriado municipal é escolhido para distinguir individu-alidades, entidades e projetos.

• Seis pescadores resgatados de um barco que naufra-gou junto ao molhe sul da barra da Figueira da Foz.

• José Pedro Paiva escolhido como o novo diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

a fotoDesportoAcadémica vende médio Flávioao Málaga

111 Aos 21 anos, Flávio Ferreira “deu o salto” para o campeonato espanhol. O defesa/médio foi apresenta-do no Málaga no dia 12 de junho, após cumprir os habi-tuais exames médicos. A Aca-démica, que tinha mais três anos de contrato com o joga-dor, recebeu cerca de meio milhão de euros em troca.

CoimbraIncêndio consome supermercado Pingo Doce

111 Na madrugada do dia 8 de junho, um incêndio defla-grou no supermercado Pingo Doce na baixa de Coimbra. O grau de destruição provoca-do pelas chamas e pelas altas temperaturas geradas no inte-rior das instalações deixaram o supermercado completa-mente inoperacional. Fernando Reis soma títulos na europa e no mundo e é, aos 73 anos, o mais velho praticante europeu de cultura física

DB-Luís Carregã

CoimbraPrometidonovo quartel para os Voluntários

111 Câmara assinou, no dia 10 de junho, com a As-sociação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, um protocolo que prevê a atribuição, por parte do município, de um subsí-dio de 30 mil euros para a elaboração de estudo prévio e projeto de arquitetura do novo quartel.

CoimbraAbsolvições e penas suspensas no “caso CTT”

111 Apenas cinco dos 11 arguidos do caso CTT foram condenados, a 11 de junho, pelo Tribunal de Coimbra no famoso “caso CTT”. O mais pe-nalizado foi Luís Vilar, ex-ve-reador socialista, que recebeu uma pena suspensa de quatro anos de prisão e criticou o tra-balho do ministério público.

10 14Em dia de Portu- • Avançado francês

17 20 Tribunal de Con- • Académica anun

24 25 Autarquia da Fi- • Seis pescadores

14.024 automóveis ligeiros

de passageiros e comerciais vendidos neste mês

37,10€preço médio de uma dormida

em unidades hoteleirasde Portugal

2.611número de empresas

constituídas em Portugal neste mês

16 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

3 4 9 11timeline

• O arrendamento fraudulento, através da net, de casas de férias no Algarve chegou ao Tribunal de Coimbra com 260 queixosos

• Uma casal com 30 anos foi detido sob sus-peita de fornecer droga a uma funcionária da Cadeia de Coimbra.

• Assinalou-se o Dia da Cidade de Coimbra com a distinção de 15 individualidades e insti-tuições, que receberam medalhas de mérito nas áreas empresarial, cultural, desportiva e de solidariedade. Luís de Matos, César Pegado e Beatriz Gomes foram alguns dos distinguidos.

• Um rapaz de 21 anos foi detido pela PJ, sus-peito de ter ateado dois fogos, dois dias antes, em Oliveira do Hospital. Arderam 12 hectares.

• Forte concentração de ozono em Coimbra leva a CCDRC a lançar um alerta para reduzir o desporto ao ar livre.

• Foi no Tribunal de Cantanhede que decorreu, no segundo semestre do ano, um dos mais mediáticos julgamentos realizados na região. Uma mulher foi condenada (a 13 de dezembro último) por ter contratado cinco romenos para matarem o ex-marido.

111 Com a demissão a 1 de ju-lho do ministro da Economia, Vitor Gaspar, Portugal passa a viver uma sequência de factos em catadupa, com a ameaça de demissão do ministro Paulo Portas, que o próprio chegou a dizer que era “irrevogável”.

Acabou por voltar atrás, assumindo as funções de vice-primeiro-ministro com coordenação económica, relações com a troika e reforma do Estado.

Cavaco Silva decide pela continuação do Governo, apelando a um acordo de salvação nacional com o PS. Os socia-listas recusam mas, mesmo assim, o processo estabiliza. No Parlamento, perante uma manifestação de cem pessoas nas galerias, a presidente, Assunção Esteves, citou Simone de Beauvoir, numa declaração polémica: “Não podemos permitir que os nossos carrascos nos criem maus costumes.”

Política Demissão de Victor Gaspar abre crise no Governoque Cavaco Silva tenta resolver com um acordo de salvação nacional

111 A meio do mês surgem os primeiros indicadores, reconhecidos pelo Governo, de que Portugal re-gressou ao “crescimento económico” após 10 trimestres de recessão. O mi-nistro Adjunto e do Desenvolvimen-to Regional, Poiares Maduro, adian-tou que a economia “dá sinais, pela primeira vez desde o início da crise, de melhorias”. Também o comissário europeu da Energia defendeu que Portugal é “atrativo para investir no setor energético”, especialmente na produção renovável.

Economia Poiares Maduro anuncia que, após dez trimestres de recessão, começam a surgir indicadores de recuperação económica

Fernando Martins( 96 anos )

Um dos mais emblemá-ticos presidentes do Ben-fica, Fernando Martins, faleceu. Cumpriu man-datos entre 1981 e 1987, quando concluiu o 3.º anel do Estádio da Luz.

Albano Paes de Sousa( 87 anos )

A população de Canta-nhede recebeu com tris-teza a notícia daquele que foi presidente da câmara durante duas décadas consecutivas. Era advo-gado e pai de seis filhos.

Mariana Dulce Diniz( 84 anos )

A p r i -meira bas-tonária da Ordem dos Enfermeiros, entre 1999 e 2003. Foi aluna de pós-graduação da Fac. Medi-cina de Coimbra e líder incontestável de todo o processo negocial que deu azo à publicação do Decreto-lei que instituiu este organismo.

CarlosLaranjeira( 73 anos )

Figura de proa da orizicultura do Baixo Mondego, morreu no último dia de julho, em Espanha, onde se encon-trava de férias. Personali-dade forte e controversa, foi líder associativo.

obituárioju

lho

DR

DR

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Sexta | 05.jul.2013edição n.º 5987

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: eduarda Macário

Calendários dos campeonatos profissionais foram ontem sorteados >Pág 15

Académica estreia-se em Barcelos e

recebe Sporting em casa na 2ª jornada

Mulher que Mandou Matar Marido está a ser julgada

No banco dos réus,

no tribunal de

Cantanhede, estão

ainda cinco arguidos

de nacionalidade

romena, suspeitos de

assassinarem João

Caetano, a mando

da mulher >Pág 3

Dia da Cidade com festa e duras críticas ao Governo

Nas comemorações do feriado municipal, o presidente da Câmara de

Coimbra, Barbosa de Melo, manifestou-se otimista sobre o futuro da

cidade, património mundial, mas teceu fortes críticas sobre a atual crise

política >Págs 4 e 5

Coimbra Claustro gótico da Sé Velha inaugurado após recuperação >Pág 7

Coimbra Torre de Vilela analisa trabalhos no rio dos Fornos >Pág 6

Justiça Juiz natural de

Pampilhosa da Serra preside ao Supremo Tribunal >Última

Saúde Equipa de Joaquim Murta realiza

cirurgia de cataratas pioneira >Pág 8

Coimbra Artesanato e gastronomia animam São João do Campo >Págs 12 e 13

Arquivo-António Alves

DB-Carlos Jorge Monteiro

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Terça | 09.jul.2013edição n.º 5990

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: eduarda Macário

Festival das Artes aposta na qualidade

e no envolvimento de toda a cidade

PJ detém Jovem susPeito de atear dois incêndios

rapaz de 21 anos é suspeito

de ter ateado dois fogos,

no espaço de duas horas,

no último domingo,em

Oliveira do Hospital.

arderam 12 hectares de

mancha florestal. aguarda

julgamento em prisão

preventiva >Pág 3

Académica já corre para vencer desafios da próxima época

A equipa de Coimbra começou ontem a preparar a nova época que se

avizinha. Ainda com o plantel incompleto, Sérgio Conceição espera

mais reforços para se juntarem aos que já estão contratados

e reconheceu que a época “não será fácil” >Págs 18 e 19

Coimbra Câmara não quer fechar oito escolas primárias>Pág 6

Coimbra Casa da Lusofonia abre portas

à mobilidade >Pág 8

Naval Nova equipa técnica quer subir já esta época ao futebol

profissional >Pág 18

Crime Jovens tinham droga no carro e foram

detidos pela GNR >Pág 3

diário da freguesia

BrasfemesLuz verde para o lar de idosos >Pág 10

DB-Carlos Jorge Monteiro

Festival das Artes aposta na qualidade

José Miguel Júdice, presidente do festival, fala sobre o evento, que marca o calendário cultural, e os apoios à cultura na região Centro

>Pág 4 e 5

6.488bebés nascidos

em julho/2013, mais 68 rapazes do que raparigas

9.015óbitos, mais 314 mulheres

que homens, num mês com um saldo natural de -2.518

3.634casamentos no mês, acumu-

lando 15.181 no semestre, me-nos 14% que no ano passado

balanço 2013 | especial | 1728-12-2013 | diário as beiras

13 16 19 23 25 26 27 29• Quase 25 mil pessoas estiveram no areal da Figueira da Foz durante dois dias numa festa da RFM.

• Parlamento apro-va resolução para que seja concluída a obra Hidroa-grícola do Baixo Mondego.

• O advogado da família de Alcino Lebre – idoso desa-parecido na Figuei-ra da Foz a 27 de ju-nho – requereu ao Ministério Público uma investigação apurada sobre os factos, “por haver indícios de crime”. Alcino Lebre conti-nua desaparecido.

• No reatamento da época futebolís-tica, a Académica voltou a escolher a Praia de Quiaios para fazer o seu estágio de pré-temporada. Sob os comandos de Sérgio Conceição, o plantel esteve no Centro de Estágio Rosa Naútica.

• Três mil doses de heroína, com valor de 20 mil euros, foram encontrados numa casa de Coim-bra, de um casal de cabo-verdianos.

• UGT/Coimbra e ADFP (Miranda do Corvo) assinaram protocolo contra o desemprego.

• A proposta gover-namental sobre a autonomia finan-ceira do Ensino Superior merece críticas do reitor da Universidade de Coimbra. João Ga-briel Silva critica a regra que determi-na o congelamento de verbas por gastar em cada ano civil.

• O secretário de Estado do Ensino Superior, João Quei-ró, deixou as suas funções no Governo e voltou à Universi-dade de Coimbra.

• Turistas mostram-se confusos sobre local onde se com-pram bilhetes para a Biblioteca Joanina.

• Os 121 mil portu-gueses que emigra-ram de Portugal em 2012 merecem referência especial numa época em que outros milhares regressavam ao país para gozo de mere-cidas férias. A crise vivida em Portugal retirou oportunida-des de emprego.

• Cinco espaços de diversão noturna de Coimbra receberam a visita de agentes da Polícia Munici-pal. Questões de falta de licenças, ruído excessivo, pu-blicidade irregular e ocupação de es-paço público foram alvo de fiscalização policial.

a foto

SinistralidadeCinco mortosem acidentesna região Centro

111 Uma morte em aci-dente de trator em Condei-xa, outras duas – de marido e mulher casados há quatro dias – em Tábua e um pesca-dor afogado em Carregal do Sal marcaram tragicamente o mês de julho na região Cen-tro. Acrescente-se um des-piste fatal para um condutor na freguesia de Almalaguês.

JustiçaFaria Costa eleito Provedor de Justiça

111 150 dos 207 deputa-dos da Assembleia da Repú-blica votaram a 24 de julho a favor da eleição do profes-sor de Direito de Coimbra, Faria Costa, para o cargo de Provedor de Justiça. O pre-enchimento do cargo exigia maioria qualificada, o que foi alcançado neste escrutínio, onde 16 deputados ainda votaram contra. Aproveitando o calor do verão, a PSP de Coimbra anunciou o patrulhamento das ruas em bicicleta

DB-Luís Carregã

TurismoPatrimónio Mundial origina rota com cinco monumentos

111 A Turismo do Centro anunciou uma rota destina-da a visitantes nacionais e estrangeiros, aproveitando o reconhecimento da Alta de Coimbra e rua da Sofia como património da Unesco. São também integrados os mos-teiros de Alcobaça e Batalha, bem como o Convento de Cristo e o Geopark Naturtejo.

SaúdeCovões devolveaudição a centenas

111 A Unidade de Im-plantes Cocleares do CHUC (a funcionar nos Covões) anunciou ter atingido o nú-mero de 400 implantes em crianças, permitindo-lhes o acesso ao mundo do som e a possibilidade de desenvol-ver linguagem áudio-oral.

O coordenador, Carlos Ribeiro, alertou para a ne-cessidade de diagnóstico precoce.

16 19

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Terça | 16.jul.2013edição n.º 5996

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: eduarda Macário

Família quer judiciária a investigar

desaparecimento de idosoO advogado da família de alcino Lebre requereu ao Ministério Público que solicitasse à Polícia Judiciária a investigação do

desaparecimento do idoso, na Figueira da Foz, “por poder haver indícios de crime” >Pág 9

PSP vai patrulhar ruas de Coimbra em bicicleta

A cidade de Coimbra vai ter seis ciclopatrulhas a percorrer as ruas

da Baixa, da Alta e do Parque Verde, ampliando “a resposta ope-

racional no patrulhamento das zonas agora consideradas como

património mundial da UNESCO, bem como do Parque Verde e

zonas baixas da freguesia de Santa Clara” >Pág 5

Coimbra Assaltos em

Santa Clara põem em

risco cemitério >Pág 3

Penacova Festas promovem o melhor do concelho >Pág 12

Cantanhede Aoki sobe

ao palco da Expofacic

a 30 de julho >Pág 11

Assista a um dos Concertos* do 5º Festival das Artes com o Diário As Beiras ß Para os espectáculos de 10€: 4 DB do dia ß Para os espectáculos de 15€ : 6 DB do dia

Os jornais devem ser carimbados pelo posto de venda caso não sejam adquiridos na sede do jornal. Contate-nos 962107687

3942

8 *só para espectáculos no Anfi teatro da Colina de Camões

diário da freguesia

antanholdivisão de turmas mantém escolas >Pág 7

DB-Luís Carregã

25 26A proposta gover O secretário de

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

QUINTA | 25.jul.2013edição n.º 6004

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Feira apresenta-se com meio milhar de expositores e um cartaz musical que a organização classifica como o melhor de sempre. Hoje o ministro Poiares Maduro

preside à sessão solene do feriado municipal e inaugura o certame >Pág 17 a 24

Cantanhede em festa 11 dias com a Expofacic

ReitoR cRitica falta de autonomia financeiRaRegulamento não permite planear investimentos ou poupar recursos, diz João Gabriel Silva >Última

Visitas à Biblioteca Joanina

vão ter marcação antecipada

Devido à enorme “saturação” de turistas, a Universidade de

Coimbra vai impor, no próximo ano, restrições às visitas à

Biblioteca Joanina, obrigando a uma marcação prévia >Pág 12

Condeixa Distinções marcam Dia do Município >Pág 4

Tocha Mil euros de carapau ilegal apreendido >Pág 3

Briosa Assembleia Geral debate alterações provocadas

pela SDUQ >Pág 28

dinâmica associativa com pouca expressão >Pág 10

diário da freguesialamarosa

DB-Luís Carregã

DR

DB-Luís Carregã

27 29 Os 121 mil portu • Cinco espaços de

O DiáriO As BeirAs publica hoje uma

edição especial, que acompanha uma ação

de acolhimento dos emigrantes em Vilar

Formoso. A intenção é homenagear a sua

saga e contar as suas histórias de vida,

numa altura em que a emigração volta

a aumentar: em 2012 emigraram mais

de 121 mil portugueses

edição de acolhimento aos emigrantes’2013

Coimbra Retábulo está

em risco de

cair na igreja

da Rainha Santa >Pág 10

SaúdeCirurgia pioneira

em Portugal

resolve situações

de paralisia facial>Pág 14

AcadémicaVitória sobre

Marítimo no

fim do estágio

em Quiaios>Pág 31

ww

w.a

sbei

ras.

pt

sáBADO | DOmingO

27 | 28.jul.2013edição n.º 6006

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: eduarda macário

Bem-vindoBienvenuWelcomeWillkommen

Aproveitando o calor do verão, a PSP de Coimbra anunciou o patrulhamento das ruas em bicicletaAproveitando o calor do verão, a PSP de Coimbra anunciou o patrulhamento das ruas em bicicletaAproveitando o calor do verão, a PSP de Coimbra anunciou o patrulhamento das ruas em bicicletaAproveitando o calor do verão, a PSP de Coimbra anunciou o patrulhamento das ruas em bicicletaAproveitando o calor do verão, a PSP de Coimbra anunciou o patrulhamento das ruas em bicicletaAproveitando o calor do verão, a PSP de Coimbra anunciou o patrulhamento das ruas em bicicletaAproveitando o calor do verão, a PSP de Coimbra anunciou o patrulhamento das ruas em bicicleta

1.470edifícios licenciados, 527 dos

quais no Centro, que repre-sentou valor mais alto do ano

20.034toneladas de pesca

descarregadas em julho,recorde do ano em Portugal

40.329foi o total de toneladas resul-

tantes do abate de gado em julho, principalmente suínos

034toneladas de pesca

descarregadas em julho,recorde do ano em Portugal

18 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

4 6 8 11timeline

• A Expofacic – feira de Cantanhede – chega ao fim representando um dos maiores sucessos de sempre.

• Columbófila Can-tanhedense sagra-se campeã nacional em natação, em Monte-mor-o-Velho.

• Condutor mata pere-grina, no IC1, Cernache, e foge. Suspeito, de Coimbra, foi identifica-do no dia seguinte pela polícia.

• Vaticano analisa dois possíveis milagres da Irmã Lúcia com vista à sua beatificação.

• Casal assalta ourive-saria à mão armada em Pussos, Alvaiázere.

• Polémica dos “swap” obriga secretário de Estado do Tesouro a demitir-se.

• Turismo Centro de Portugal marca eleições para 23 de agosto.

• Fogo em Penacova destrói viaturas e fere quatro bombeiros.

• Emigrante, do Seixo de Gatões, morre na praia fluvial de Pereira.

•Aluno de Coimbra ganha bronze nas Olímpiadas de Mate-mática.

111 O mês de Agosto fica marcado, fundamentalmente, pelas mortes de vários bombeiros: Pedro Rodrigues, de 40 anos, da Covilhã; Bernardo Fi-gueiredo, de 23 anos; Ana Rita Pereira, de 24 anos, de Alcabideche (Cascais) e Cátia Pereira Dias, de 21 anos, do Carregal do Sal. Estes três últimos bombeiros, morreram no combate ao incêndio que lavrou durante vários dias na Serra do Caramulo (Tondela), e que ainda fez oito feridos, alguns com gravidade. Incêndios que destruíram vários hectares de florestas, que ame-açaram casas e populações e que leva-ram o CHUC a ativar, a 29 de agosto, o plano de contingência para receber os vários bombeiros queimados no com-bate às chamas. A grande maioria dos fogos têm origem suspeita. E a prova está nos vários suspeitos detidos pela Judiciária ao longo do mês.

Tragédia Incêndios florestais matam três bombeiros e deixam rasto de destruição nas florestas da região Centro

111 A reorganização das regiões de Turismo “devolve” ao Centro de Portugal a Serra da Estrela e Leiria/Fátima. Criticada por uns e aplaudida por outros, esta reestruturação, que exigiu a realização de eleições para os novos órgãos sociais, permitiu “unir o território da região Centro e reforçar a sua afirmação” ao integrar uma cen-tena de municípios dos seis distritos. A (nova) TCP, que corresponde à NUT II Centro, mantém sede em Aveiro, e Pedro Machado na presidência da direção.

Turismo Reorganização das regiões de Turismo reforça a marca “Centro de Portugal”

Urbano Tavares Rodrigues( 89 anos )

Escritor galardoado morre em Lisboa.

Jorge Espírito Santo( 76 anos )

Jorge Espírito Santo, empresário, morre, ví-tima de doença prolon-gada.

Johan Friso( 44 anos )

Príncipe Johan Friso de Orange-Nassau, irmão do rei Guilherme Ale-xandre da Holanda que estava em coma desde fevereiro de 2012 na se-quência de um acidente na Áustria.

António Borges( 63 anos )

António Borges, eco-nomista e consultor do Governo para as privati-zações, morre em Lisboa.

obituárioag

osto

DB-Luís Carregã

Condutor mata pere

8

40.000mil visitas diárias

registadas na Expofacic, em Cantanhede

525€é quanto as famílias gastam

em média na compra dos livros escolares

100.000ێ quanto Coimbra

precisa para infraestruturas desportivas no Choupal

balanço 2013 | especial | 1928-12-2013 | diário as beiras

13 14 16 18 19 21 23 28• Homem atira sobre a mulher, em Alhadas (Figueira da Foz), que acaba por morrer nos HUC. Indivíduo suicida-se.

• Pescanova Portu-gal garante viabili-dade da unidade de Mira.

• Universidade de Coimbra inscreve seis áreas no Mapa Mundial da Exce-lência Científica.

• Chamas ame-açam casas em Miranda do Corvo.

• Aumenta vaga de roubos por esticão no Baixo Mondego.

• Incêndios florestais fazem a primeira vítima do mês, na Covilhã: um bombeiro de 40 anos.

• Casal de Coim-bra, a residir em Loulé, morre em acidente brutal no IC1, Ourique.

• Indivíduo mata companheiro de ex-companheira, em Lagoa (Mira) e tenta suicidar-se.

• Ingote (Coimbra) tem luz verde para construir igreja

• Dois jovens criam cerveja artesanal na Bairrada.

•Um pescador, de 28 anos, cai da embarcação Jesus dos Navegantes, e desapareceu no mar da Figueira da Foz.

•Incêndio destrói um dos mais conhe-cidos restaurantes de Coimbra: o Casino da Urca.

• João Pedro Antu-nes, 21 anos, morre quando reparava linha de alta tensão, em Góis.

• Autarca de Montemor-o-Velho presta homenagem a Carlos Laranjeira exigindo conclusão da obra do Baixo Mondego.

• Dirigentes da Turismo do Centro de Portugal tomam posse em Ílhavo, ouvindo críticas... à esquerda e à direita.

• Ministro da Eco-nomia preside ao lançamento de pro-jetos superiores a 14 milhões de euros na Vista Alegre.

• O Estabeleci-mento Prisional Regional de Coim-bra é assaltada de madrugada.

• Apanhado preso que regressava à cadeia com droga. Desde início do ano foram apanhadas perto de duas deze-nas de pessoas.

a fotoMedicinaEstudo promoveenvelhecimento sudável

111 A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra está a recru-tar três centenas de idosos para desenvolver o estudo Do-Health. Um trabalho de investigação que pretende contribuir para o envelhe-cimento saudável. Coimbra representa, assim, Portugal, neste estudo europeu.

SolidariedadeA doença continua a ser um motivo para ser solidário

111 Que os portugue-ses são solidários, não há dúvidas. E quando o motivo é a doença, então os gestos solidários sucedem-se. Seja por crianças, por adultos ou por famílias. Mas não só. As campanhas de recolha de alimentos sucedem-se para ajudar quem mais precisa. Chamas matam bombeiros e destroem riqueza da região

DB-Luís Carregã

EmigrantesAgosto é mês de férias e de regresso a casa

111 Os emigrantes man-tém a tradição de regressar a casa, durante todo o mês de agosto. A região Centro, não é exceção e por isso se con-tinua a organizar as festas e romarias para juntar as famí-lias. Tradição que o DIÁRIO AS BEIRAS ajuda a manter com a sua presença na fron-teira de Vilar Formoso.

Carlos LaranjeiraHomenagem ao “senhor arroz Carolino”

111 Carlos Laranjeira morreu no último dia do mês de julho, mas foi sepultado e homenageado na Câmara de Montemor-o-Velho no mês de Agosto. O seu nome fica ligado, goste-se ou não, à defesa do Baixo Mondego. Seja, pela obra hidroagrícola, ou em nome do arroz.

14 16Universidade de • Incêndios

19 21pescador, • João

23 28 Dirigentes da • O Estabeleci

1,5milhões de euros é quanto

a Brisa prevê investir no sublanço de Coimbra, da A1

140torneiras roubadas durante

um fim de semana nos cam-pos do Baixo Mondego

700incêndios foram registados

em apenas três dias - 16, 17 e 18 - de agosto

140torneiras roubadas durante

-pos do Baixo Mondego

ajudar quem mais precisa.ajudar quem mais precisa.

20 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

1 4 9 12timeline

• Mário Jorge, de 42 anos, teve direito a um primeiro contacto com o mar. O apoio da Surfaddict foi funda-mental para propor-cionar a este cidadão conimbricense com deficiência a prática de surf adaptado na praia da Cova Gala, Figueira da Foz.

• O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde admitiu a cons-trução de um edifício de raiz para o Centro de Saúde da Fernão de Magalhães. O terreno já está escolhido: o atual parque de estaciona-mento da Segurança So-cial, a meio da avenida Fernão de Magalhães.

• A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ditou que, em Coimbra, ficassem 364 vagas por preencher nos cursos da Universidade e 694 no Politécnico. En-genharia Civil foi o cur-so que ficou com mais vagas por preencher nas duas escolas.

• As aldeias do Pesse-gueiro e Esquio, em Penela, vão renascer do abandono, através da construção naquele local do empreendi-mento turístico Esquio Mountain Reserve. Um investimento privado de 24 milhões de euros e que criará 61 postos de trabalho.

111 O socialista Manuel Macha-do reconquistou a 29 de setembro a câmara de Coimbra para o PS. Apesar da vitória, Manuel Machado não con-seguiu obter a maioria absoluta dos votos. Na Figueira da Foz, João Ataíde reconquistou a autarquia para os socia-listas, desta vez com maioria absoluta. Ricardo Alves (Arganil), João Moura (Cantanhede), Nuno Moita (Condeixa-a-Nova), Lurdes Castanheira (Góis), Luís Antunes (Lousã), Raul Almeida (Mira), Miguel Baptista (Miranda do Corvo), Emílio Torrão (Montemor-o-Velho), José Carlos Alexandrino (Oliveira do Hospital), José Brito (Pampilhosa da Serra), Humberto Oliveira (Penacova), Luís Matias (Penela), Mário Jorge Nu-nes (Soure), Mário Loureiro (Tábua) e João Miguel Henriques (Vila Nova de Poiares) foram os vencedores da noite eleitoral autárquica de 2013.

Eleições Autárquicas Manuel Machado reconquista a Câmara de Coimbra e PS vence em 12 das 17 câmaras do distrito

111 O primeiro debate das au-tárquicas, relativo ao município de Coimbra, teve lugar dia 5 no Instituto Superior de Contabilidade e Adminis-tração de Coimbra (ISCAC). O auditó-rio encheu por completo para ouvir as sete candidaturas. No dia 13, foi a vez da Figueira da Foz. O debate realizou-se no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) e, em palco, estiveram os cinco candidatos ao município figueirense. Para culminar o trabalho, o jornal publicou no dia 24 um suplemento com todas as candidaturas no distrito.

Coimbra e Figueira da Foz Diário as Beiras promove debates com todas as candidaturas e publica suplemento

Paulo Canha( 52 anos )

O vogal da adminis-t r a ç ã o d a Á g u a s d o Mondego faleceu no dia 2. Licenciado em Enge-nharia Civil, foi também presidente da Águas de Coimbra e da ACIC.

Kiyoshi Kobayashi( 88 anos )

O mestre japonês, con-siderado o “pai do judo português”, faleceu no dia 12. O judoca tem uma taça com o seu nome, or-ganizada pela AAC.

Anselmo Carvalhas( 87 anos )

O profes-sor jubilado da FMUC, antigo presidente da Associação dos Antigos Estudantes e pai do jor-nalista Pedro Carvalhas, faleceu dia 18.

Carlos Dias( 81 anos )

O pai do empresário Carlos Dias faleceu no dia 4. Empresá-rio de sucesso, fez carreira na área de motocicletas, onde foi diretor-geral da fábrica Famel-Zundapp.

obituáriose

tem

bro

DB-Luís Carregã

DB-Carlos Jorge Monteiro

O secretário de Estado

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

QUARTA | 04.set.2013edição n.º 6039

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

A morte de Bernardo Cardoso, de 18 anos, voluntário da corporação de Carregal do Sal, eleva para seis o número de bombeiros

que morreram este ano no combate aos incêndios >Última

Morreu mais um jovem bombeiro

vítima do incêndio do Caramulo

IncendIárIo suspeIto de atear maIs de 25 fogos

Homem de 41 anos tinha sido

detido pela PJ, mas estava

sujeito a apresentações

bissemanais. Ontem

voltou a ser detido por

estar associado a mais

dois incêndios em Arganil

e, agora, ficou em prisão

preventiva >Pág 3

Novo Centro de Saúde Fernão

de Magalhães pode nascer

no terreno do estacionamento

Em Coimbra, onde inaugurou a Extensão de Saúde de Ceira e a

Unidade de Saúde Familiar (USF) Topázio, no Centro de Saúde

de Eiras, o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde,

Leal da Costa, admitiu, em sintonia com o presidente da Câmara

de Coimbra, a construção de um edifício de raiz para o Centro de

Saúde Fernão de Magalhães >Pág 6

Arganil FICABEIRA reúne 170 expositores

e é inaugurada amanhã >Pág 11

Figueira da Foz IPSS podem perder serviços de refeições

escolares >Pág 10

Desporto Naval regulariza situaçãoe consegue empate frente ao Sourense >Pág 13

Centro Social de Quimbres >Págs 15 a 18

Coimbra Hoteleiros impressionados com grandiosidade do centro

de congressos >Pág 8

DB-Luís Carregã

>Pág 13

Centro Social de Quimbres >Págs 15 a 18

| essencial | 15

Coimbra

Quimbresresres

espe

cial

Centro Social

Culturale Recreativo

de Quimbres

No ano em que a instituição assinalou o XXIII aniversário, será concluída a empreitada do novo

lar de idosos. Ao mesmo tempo, a forte aposta no convívio intergeracional, com valências

de creche e pré-escolar, confere ao Centro Social, Cultural e Recreativo de Quimbres

um ambiente de afetos, onde se multiplicam sorrisos

| essencial | 15

Coimbrarar

39658

Coimbra • Adémia • Almalaguês • Antanhol • Miranda do Corvo • Nogueiras • S. Silvestre • Taveiro • Souselas

39663

Juntos somos mais

Felicitamos o Centro Social Cultural

e Recreativo de Quimbres

A primeira fase do

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Segunda | 09.set.2013edição n.º 6043

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: eduarda Macário

Finda a 1.ª fase do Concurso nacional de acesso ao ensino Superior, restam 364 vagas por preencher nos cursos da universidade de Coimbra

e 694 no Instituto Politécnico de Coimbra. em engenharia Civil foram colocados 11 alunos na FCTuC e nenhum no ISeC >Pág 6

Engenharia Civil é o curso que ficou

com mais vagas por preencher em Coimbra

DB-J.A.

Jovem de 23 anos morreem despiste contra muroacidente ocorreu em Vila nova de Poiares e o jovem foi transportado com vida para o hospital,

em Coimbra, mas acabaria por falecer, devido à gravidade dos ferimentos >Última

Montemor com aposta no turismo desportivo

No Dia do Município, o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho,

Luís Leal, que não se recandidata, afirma que deixa a autarquia com

“o sentimento do dever cumprido” >Pág 11

Coimbra Sintético do Ribeirense é o 13.º a ser inaugurado

no concelho >Pág 8

Futebol Nogueirense

vence Sourense e Pampilhosa empata com a Naval

3614

5

Juntos somos mais

Coimbra • Adémia

Almalaguês • Antanhol

Miranda do Corvo

Nogueiras • S. Silvestre

Taveiro • Souselas

Novos confrades na defesa da chanfanaem paralelo com a

Poiartes 2013, decorreu

mais um Capítulo da

Confraria da Chanfana.

Foram entronizados 28

novos confrades >Pág 13

DB-Luís Carregã

DR

DB-Luís Carregã

beirassport

482edifícios licenciados

na região Centro, segundo o INE

37.739espetadores nos cinemas

portugueses no terceiro trimestre do ano

4.810pessoas dormiram nos

estabelecimentos hoteleiros da região Centro

balanço 2013 | especial | 2128-12-2013 | diário as beiras

14 21 23 24 25 26 28 30• O Bispo de Coim-bra, D. Virgílio Antunes, disse que o processo de bea-tificação da irmã Lúcia “teve grandes desenvolvimentos” nos últimos tem-pos. Informação prestada na inau-guração da estátua junto ao Carmelo de Santa Teresa.

• Um veículo ligei-ro ardeu durante a madrugada na zona da Solum. O carro de 2004 per-tencia a uma jovem estudante de Direi-to. A “brincadeira” de mau gosto, segundo a pro-prietária, motivou a investigação da Polícia Judiciária.

• Ançã passou a dispor de um mo-derno parque des-portivo. A obra era um sonho antigo do clube “ferryaço” e concretizou-se alguns (cinco) anos depois do prometi-do. O investimento total previsto foi superior a 1,8 mi-lhões de euros.

• Uma mulher de 61 anos perdeu a vida ao ser atropela-da na rua Bernardo de Albuquerque, em Coimbra, num local entre duas pla-cas que sinalizam uma passadeira que foi apagada pelo recente alcatroa-mento da estrada municipal.

• A candidatura da Câmara de Coim-bra para o projeto “Reabilitar Coimbra XXI” foi aprovada. A decisão garante ao município 2,9 milhões de euros para 13 interven-ções estratégicas de reabilitação no centro histórico da cidade.

• O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, desafiou o Governo ao anunciar na ceri-mónia de abertura solene das aulas que iria apresentar uma proposta de orçamento “contra as orientações” do Poder Central.

• A assaltante “soli-tária” foi condena-da a uma pena efeti-va de seis anos e meio de prisão pelo Tribunal de Coim-bra. A arguida foi a autora de assaltos à mão armada a duas lojas de venda de ouro e a um banco, onde foi detida em flagrante.

• Um tiroteio na noite de Coimbra, após uma violenta discussão, acabou com o disparo de vários tiros e ferimentos em duas pessoas. A questão envolveu elemen-tos de dois grupos rivais e começou junto ao Jardim da Sereia.

a fotoLousãAgente da PSP de Coimbra detido a assaltar casa

111 Um agente da PSP foi detido em flagrante, no dia 15, pela prática de um crime de roubo com arma de fogo a uma residência na Lousã. Depois de ser presente ao juiz, foi-lhe decretada a pena de prisão preventiva. O arguido estava de baixa há dois meses e estava a ser alvo de “um processo disciplinar”.

CoimbraIC3 em Ceira abre apenas em abril do próximo ano

111 Só em abril de 2014 é que irá abrir ao trânsito o troço do IC3 entre Almala-guês e Ceira. A complexida-de das diversas empreitadas levou ao prolongamento da intervenção e adiamento da sua abertura ao trânsito no segundo trimestre do pró-ximo ano. Firma norte-americana investe um milhão na expansão da unidade de Coimbra

DB-Luís Carregã

CoimbraAssaltante morde funcionária de loja de roupas

111 As funcionárias da loja “Kid to Kid”, na rua Padre Estevão Cabral, viram uma mulher assaltar o estabe-lecimento comercial. Para o fazer, mordeu uma das empregadas. Mas o objeti-vo acabou por não ser con-cretizado, pois com a ajuda de populares, conseguiram reaver a verba furtada.

Mealhada“Caminhos da Batalha do Bussaco”

111 O Convento de Santa Cruz acolheu a apresenta-ção do projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco”. A ini-ciativa turística de aprovei-tamento da batalha junta a Fundação Mata do Bussaco e município de Penacova, mas quer cativar os municípios da Mealhada e Mortágua.

23 Um veículo ligei- • Ançã passou a

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

A recuperação da Igreja do Carmo, na rua da Sofia, é uma das prioridades da requalificação de património de Coimbra, como está patente nas

Jornadas Europeias do Património que decorrem na sede da Ordem Terceira da Penitência de São Francisco >Pág 6

Ordem Terceira quer recuperar Igreja

do Carmo que integra património da Unesco

DB-Luís Carregã

Estação Nova dE Coimbra é EdifíCio ClassifiCado

O Governo classificou a

Estação Nova, em Coimbra,

como monumento de

interesse público, segundo

uma portaria do secretário

de Estado da Cultura

publicada ontem no Diário

da República, que fixa

também uma zona especial

de proteção >Pág 8

Fogo posto destruiucarro de estudante na Solum

O carro, de 2004, vai para a sucata. O incêndio, que foi acompanhado pela PSP e

está a ser investigado pela Polícia Judiciária, deixou a jovem estudante de Direito,

natural de Alvaiázere, e os moradores da rua António Feliciano de Castilho em

estado de choque. Bombeiros evitaram o pior >Pág 3

Inovação Europa distingue projetos em três escolas de Coimbra >Pág 9

Sustentabilidade Cantanhede e Águeda

são exemplos a seguir

>Págs 13 e 16

Desporto Académica quer prolongar ciclo positivo na Madeira >Pág 17

Figueira da Foz Um programa recheado para assinalar Dia do Turismo >Pág 11

SÁbADO | DOmINGO

21 | 22.set.2013edição n.º 6054

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda macário

Município de

Penela premeia

melhores alunos> pág. 29

“55 poemas de idade”

de Carlos Carranca

no Casino Figueira

>pág. 29

Distinções “abrem”

São Mateus e Fatacis

em Soure>pág. 27

Académica presta

homenagem

a Augusto

Camacho Vieira >pág. 28

pessoas homenagens

Última aula

de Fernando

Rebelo >pág. 27

Lousã Moda’2013

repete sucesso >pág. 30

DB-Carlos Jorge Monteiro

DR

DR

DB-Carlos Jorge Monteiro

DB-Carlos Jorge Monteiro

Moda, homenagens e gestos solidários no Gente >Págs 25 a 30

Universidade Coimbra

Sebastião Formosinho

despede-se com casa

cheia >Pág 7

25 26 A candidatura da • O reitor da

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

qUARTA | 25.set.2013edição n.º 6057

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Vasco Marques Correia, candidato a bastonário dos Advogados, propõe que seja feita uma verdadeira reconquista dos

territórios que foram perdidos ao longo de vários anos, desde matérias relativas ao divórcio, ao despejo, à ação executiva,

questões relativas às transações imobiliárias, feitas através da casa pronta e da imobiliária, por exemplo >Pág 6

“Os advogados têm que recuperar territórios de onde foram escorraçados”

Governo dá 2,9 milhões a Coimbra

para obras de reabilitação

que rondam os 5,9 milhões

A candidatura do projeto Reabilitar Coimbra XXI foi aprovada. A

decisão garante 2,9 milhões à câmara permitindo avançar com

13 intervenções estratégicas de reabilitação. O investimento,

de cerca de seis milhões de euros, irá arrancar ainda em 2013

devendo estar concluído em junho 2016 >Última

Basquetebol Ex-internacional Rui Mota reforça a Académica >Pág 18

Coimbra Pais do Bairro Azul, em S. Silvestre, denunciam

falta de professor >Pág 7

Condeixa-a-Nova Bombeiros ajudam a nascer menina na Lameira >Última

Coimbra A qualidade é relevante para creditação dos cursos,

defende o reitor>Pág 9

Coimbra Equipa do ISEC conquista 2.º lugar no concurso Poliemprende >Pág 8

A INOVA foi contemplada

com o “selo de qualidade

exemplar da água para

consumo humano”. O

concelho de Cantanhede é

abastecido por uma única

nascente com origem nos

Olhos da Fervença >Pág 12

Água de Cantanhede recebe selo de qualidade

Arquivo-Luís Carregã

Arquivo-Luís Carregã

28 30 A assaltante “soli- • Um tiroteio na

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

sÁbado | domingo

28 | 29.set.2013edição n.º 6060

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda macário

Espectáculo agendado para 18 de outubro, às 21H30, vai reverter a favor da associação de Paralisia Cerebral de Coimbra >Pág 6

PSP junta Banda Sinfónica e Antigos Orfeonistas

em concerto solidário no Casino Figueira

Turismo caTiva minisTro para projeTos do cenTro

balanço de 2013, expectativas

e preocupações para 2014 e os

48 projetos mais importantes

para o Centro foram assuntos

apontados por Pedro machado,

em reunião com ministro

da Economia, secretário de

Estado e presidentes das

regiões > Última

Seis anos de prisão para“solitária” de Coimbra

A jovem comerciante, autora de assaltos à mão armada a duas lojas de

venda de ouro e a um banco, foi ontem condenada a uma pena efetiva

de seis anos e meio de prisão >Pág 5

Centro 12 autarquias da região mostram como se deve ajudar as famílias >Pág 12

AcadémicaSérgio Conceição quer fazer de Coimbra uma fortaleza >Pág 16

Figueira da Foz Falta de sardinha no mar faz

disparar preços no mercado >Pág 9

Coimbra Obra na estrada entre Feira dos 23 e Casais arranca segunda >Pág 4

| essencial | 25

Coimbra

28-09-2013 | diário as beiras

Abertura solene do novo ano

na Universidade de Coimbra

Ordem dos

Farmacêuticos

inaugura sala dos

presidentes > pág. 29

CIM Baixo

Mondego

entrega prémios

>pág. 30Caminhos da Batalha

do Bussaco com projeto

inovador >pág. 28pessoas cartazcultural

ISCAC assinalou

início de ano

letivo >pág. 29

DB-Carlos Jorge Monteiro

DB-Luís Carregã

DRCerimónia decorreu na Sala dos Capelos >pág. 27

DB-Luís Carregã

títulos legendas “bocas” fotos datas/dirs títulos pagelas fotos nº de pág

Propostas, homenagens e prémios no Gente >Págs 25 a 30

O acompanhamento das

autárquicas obriga a fechar

mais tarde a edição de segunda

o que terá efeito na distribuição

dos correios. Pelo facto

apresentamos, desde já, um

pedido de desculpas

Festas de S. Miguel são rainhas em Penela

As festas do concelho de

Penela começaram ontem e

terminam amanhã. Animação

variada, Feira das Nozes

(amanhã) e a Feira Agrícola,

Comercial e Industrial

mostram e promovem as

potencialidades do concelho e

da região >Pág 11

DB-Carlos Jorge Monteiro

DB-Carlos Jorge Monteiro

2.441empresas constituídas

este mês, segundo o Ministério da Justiça

8.653veículos ligeiros vendidos

em território nacional, segundo a ACAP

7.557nascimentos em território

nacional, segundo as Con-servatórias do Registo Civil

22 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

1 7 9 11timeline

• Pedro Vaz Serra foi condenado a cinco anos, com pena suspen-sa, por crimes de burla.

• Comissão instaladora do NERC, nova asso-ciação empresarial de Coimbra, toma posse.

• Baixa da Figueira da Foz inundada.

• Oliveira do Hospital assinala feriado munici-pal com homenagens ao mérito.

• Os sócios da Académi-ca recusam-se a votar o orçamento da direção.

• Regina Pimentel, dire-tora no Centro, é nova diretora do INEM.

• DG-AAC reclama ao OAF “dezenas de milha-res de euros” de dívidas do bingo.

• Adriano Rodrigues sai da administração do Hospital da Figueira.

• Biblioteca Joanina integra lista mundial de monumentos em risco.

• Museu Machado de Castro cumpre 100 anos de “vida”.

• O CHUC cria o pri-meiro centro portu-guês de tratamento de tumores oculares.

• João Moura é empos-sado presidente da Câ-mara de Cantanhede.

111 Um relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde de-nuncia um vasto conjunto de falhas nas obras do novo Hospital Pediátrico de Coimbra. A reparação das mais ur-gentes está estimada em cinco milhões de euros. A situação está mesmo a ser investigada pelo Ministério Público, por suspeita de fraude ao Estado. Em causa está a idoneidade das empresas que integram o consórcio construtor, a conimbricense Bascol (entretanto de-clarada insolvente) e a Somague. Esta, curiosamente, é beneficiária única de uma indemnização, a pagar pela ARS do Centro, por alegados trabalhos a mais e decidida por um tribunal arbi-tral sem recurso dos perdedores. Para já, o Ministério da Saúde limitou-se a reafirmar que o Estado vai exigir ao construtor que pague as despesas e reponha, bem, o que fez mal feito.

Saúde Escândalo com as obras do novo Hospital Pediátrico podem custar vários milhões de euros a mais ao Estado

111 Em todo o país, 121 das 343 repartições existentes estão “con-denadas” a fechar. No distrito de Coimbra, o cutelo ameaça oito ser-viços concelhios e ainda duas repar-tições (na Figueira e em Coimbra). Autarcas, funcionários e políticos mobilizam-se para contestarem a vontade governamental mas a única coisa que conseguiram, até agora, foi adiar o anúncio da localização exa-ta das estruturas que vão encerrar. Entretanto, o Governo fala em criar lojas de atendimento locais...

Política Governo ameaça fechar metade das repartições de Finanças do país até ao verão de 2014

D. António Marcelino( 83 anos )

Bispo emérito de Avei-ro, tinha renunciado ao cargo em 2006, depois de 18 anos. Era natural do concelho de Castelo Branco.

José Freire dos Reis( 82 anos )

Comandante honorário dos Bombeiros Voluntá-rios de Penela, de que foi responsável operacional entre 1982 e 1993.

Francisca Athayde( 54 anos )

Profes-sora de alemão e de lin-guística na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e especialista em lexicologia.

Lou Reed( 71 anos )

Músico, compositor e guitarrista norte-americano, funda-dor da banda Velvet Un-derground. Era casado com a também música Lairie Anderson.

obituárioou

tubr

oDR

Oliveira do Hospital

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

segunda | 07.out.2013edição n.º 6067

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: eduarda Macário

Mais de uma centena de artesãos marcaram ontem presença no Parque Dr. Manuel Braga,

em Coimbra, onde participaram na última iniciativa do ciclo “Domingos de Festa em Coimbra

– Feiras de Artesanato Urbano 2013”. Uma iniciativa da autarquia de Coimbra >Pág 4

nove pessoas ficaram feridas ontem, na sequência de uma colisão frontal que envolveu dois veículos ligeiros de passageiros, no IC8, no nó do avelar (ansião).

Três das vítimas sofreram ferimentos graves e foram transportados para os Hospitais da universidade de Coimbra (HuC-CHuC) >Pág 3

Colisão entre duas viaturas faz nove feridos

no IC8, três deles com ferimentos graves

Judocas de coimbra ganharam prata e ouro

duas medalhas - uma

em ouro para Jorge

Fernandes e outra

em prata para Hugo

Ângelo – marcam

o Campeonato da

europa universitário

de Judo que ontem

terminou >

120 artesãos dão vida ao parque da cidade de Coimbra

Coimbra Almalaguês inaugura nova casa mortuária em espaço

multiusos >Pág 8

Coimbra Prancha de surf “adapta” Mondego a cidadãos de baixa-visão >Pág 5

Coimbra Corte da luz e dos apoios não trava

TEUC que hoje estreia

peça às escuras >Pág 6

Figueira da Foz Casino

serve gastronomia regional >Pág 10

3614

5

Juntos somos mais

Coimbra • Adémia

Almalaguês • Antanhol

Miranda do Corvo

Nogueiras • S. Silvestre

Taveiro • Souselas

DB-Luís Carregã

beirassport

9DG-AAC reclama ao

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

quarta | 09.out.2013edição n.º6069

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Câmara de Condeixa está a pagar a menos de 18 dias

a Câmara de Condeixa é das

menos endividadas do país.

Os números, que confirmam

esta afirmação, mostram a

preocupação dos executivos

liderados por Jorge Bento

em garantir investimento

sem hipotecar o presente e

o futuro >Pág 15

Furto de combustível obriga

pescadores da Figueira da Figueira ficar em terra

Os pescadores da embarcação “Novo Dia” foram

impedidos de ir pescar devido ao furto de combustível.

Mas não foram os únicos lesados, outras três

embarcações (de recreio) foram igualmente assaltadas

durante a madrugada, no Portinho da Gala >Pág 12

Coimbra ACIC insolvente e sem gestão de massa falida >Pág 7

Académica Futsal pode voltar em 2014 e estádio terá novo museu >Pág 17

Municípios Novos rostos para comunidade Intermunicipal >Pág 10

CoimbraTribunal vai julgar burla em compra de automóveis >Pág 3

Cultura Coimbra promove o reencontro

com António Fragoso

>Pág 28

Pampilhosa da Serra Jaime Silva comemora

102 anos com saúde e

boa disposição >Pág 14

Saiba mais na página 23

3984

2

Alunos do Rainha Santa entregam donativos à CáritasOs alunos do colégio rainha

Santa Isabel recolheram

alimentos para a Cáritas de

Coimbra. Em menos de uma

semana juntaram muitos

litros e quilos de comida que

vão fazer a diferença a muitas

famílias >Pág 4

DB-Carlos Jorge Monteiro

DB-Cláudia Trindade

8serviços concelhios de

Finanças vão encerrar no distrito de Coimbra

lojas de atendimento locais...lojas de atendimento locais...

18dias é o prazo máximo a que

a Câmara de Condeixa está a pagar aos fornecedores

25.000pensionistas vão ser

afetados pelos cortes nas pensões de sobrevivência

balanço 2013 | especial | 2328-12-2013 | diário as beiras

15 17 19 21 23 25 28 30• Supremo Tribu-nal Administrativo “legaliza” reinício das obras nos “Jar-dins do Mondego”.

• Seleção vence, em Coimbra, o Luxem-burgo e vai ao play-off do Mundial.

• Assalto com arma a banco em Celas.

• Protesto de estu-dantes não demove reitor de atualizar propinas na UC.

• Fundação Bissaya Barreto atribui bol-sas a alunos com dificuldades.

• Assaltantes a carro de líder do PS são de Penacova.

• Três pessoas mor-rem em despiste de automóvel na A1, em Condeixa.

• Sábado com chuva prenuncia prejuízo na Latada.

• João Ataíde é em-possado presidente da Câmara da Figueira da Foz.

• AAC/OAF diz que DG aceitou receber direitos do futsal.

• Quatro indivíduos sequestram e rou-bam jovem de 23 anos em Tábua.

• Manuel Machado é empossado presi-dente da Câmara de Coimbra.

• Instituto Politéc-nico de Coimbra assinala abertura solene das aulas com aposta na captação de alunos estrangeiros.

• Sanfil Medicina adquire e divulga robô cirúrgico mais avançado do mundo.

• Académica vence em Braga... 46 anos depois.

• DIÁRIO AS BEIRAS promove encontro internacional “Os media e o futuro dos media”.

• Reabre na Baixa de Coimbra loja Pingo Doce ardida.

• Crise no basquete da AAC com anga-riação de verbas à revelia da secção.

• Câmara de Coim-bra atribui 305 mil euros de emergên-cia aos SMTUC.

• Prisão preventiva para jovem que vio-lou irmã Coimbra.

•Carapinheirense ganha Taça AFC de-pois de golear (5-0) o Eirense.

• Capotamento de trator mata idoso em Lavos.

• Câmara da Figuei-ra lidera ranking da transparência municipal.

a fotoInformáticaNova sede da AIRC arranca no Coimbra iParque

111 2,65 milhões de eu-ros é quanto vai custar a nova sede da Associação de Infor-mática da Região Centro (AIRC), cuja primeira pedra foi lançada no parque tec-nológico Coimbra Inovação Parque. As obras deverão de-morar cerca de oito meses. A AIRC foi fundada em 1982 e emprega cerca de 80 pessoas.

SegurançaMais um agente da PSP de Coimbra detido por assalto

111 Em cerca de um mês, a corporação policial volta a ser abalada por um escân-dalo, com a detenção de um agente, igualmente residente na Lousã, que, segundo foi veiculado, terá participado em mais de uma dezena de assaltos, naquele concelho e nos vizinhos. Ana Alcoforado, diretora do centenário Museu Nacional de Machado de Castro

DB-Carlos Jorge Monteiro

Figueira da FozNaufrágio de barco pesqueiro causa quatro mortos

111 Uma embarcação de pesca matriculada na Pó-voa de Varzim afundou-se junto ao molhe sul do porto figueirense, no Cabedelo. O acidente voltou a chamar a atenção para as condições de risco que os barcos pesquei-ros mais pequenos encon-tram, nas ações de entrada e saída da barra.

MagiaLuís de Matos distinguido por clube britânico

111 O “The Magic Circle”, um dos mais prestigiados clubes de magia e de mágicos de todo o planeta, entrega o “Devant Award” a Luís de Matos, que se torna o mais jo-vem mágico a receber aquele que é o mais relevante dos troféus que o clube atribuiu anualmente.

17 19Protesto de estu • Três pessoas mor

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

QUINTA | 17.out.2013edição n.º6076

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

InstItuIções de coImbra sem mãos

a medIr para tantos pedIdos de apoIoDiversas instituições de solidariedade social alertaram para a escassez de recursos para dar resposta a quem necessita >Pág 14

Festas das Latas está na rua

contra degradação do ensino

Praxes e noitadas à parte, a Latada não escapa à politização.

Estudantes entregam hoje um congelador à Reitoria da Universidade

de Coimbra, para protestar contra o aumento das propinas >Pág 8

Figueira da Foz Naval

espera que o Génova pague o meio milhão por Diego >Pág 15

Desporto Coimbra recebe jogo da Supertaça de hóquei em patins >Pág 20

Coimbra Chineses visitam cidade e manifestam interesse em investir

no iParque >Pág 11

Coimbra Dia da ESEC afirma trunfos e dificuldades >Pág 12

Metade das 343 repartições de Finanças do país deverão encerrar. Diretor Distrital de Finanças de Coimbra

adianta que está previsto que fique um posto de atendimento aos munícipes nos locais onde encerrarem

as repartições. Mas garante que ainda não está decidido quais fecham >Págs 4 a 7

Metade das repartições de Finanças

fecha as portas até ao verão de 2014

Arquivo-Luís Carregã

DB-Luís Carregã

23 25 Instituto Politéc Académica vence

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

QUARTA | 23.out.2013edição n.º 6081

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

CRIANÇAS “A SALVO” DAS NOTÍCIAS SOBRE PEDIÁTRICOA garantia foi, ontem, transmitida aos deputados da Comissão Parlamentar da Saúde, no

âmbito de uma visita de trabalho ao CHUC >Pág 10

Cortejo com mais festa do que crítica

A academia de Coimbra viveu ontem mais uma Festa das

Latas com um cortejo onde a crise se fez sentir a (quase)

todos os níveis. Poucos estudantes, ainda menos público e

quase nenhumas latas. Quanto à prometida politização...

o Governo foi o principal alvo >Pág 8

Coimbra Joanina entre as bibliotecas mais espetaculares do mundo >Pág 9

Figueira da Foz Aumento do movimento do porto exige reforço dos recursos humanos da

capitania >Pág 12

Lousã Festival promove sabores gastronómicos de outono >Última

Criar emprego para fixar população

É preciso centrar

a estratégia e ação

do executivo no

desenvolvimento

económico e

empresarial>Pág 16

POSSE DE NOVOS PRESIDENTES DE CÂMARA

Castelo Branco

“Há um novo ciclo político”

Autarca garante

juntas de freguesia

como parceiros

privilegiados e

envolvidas na

elaboração do

orçamento >Pág 5

Mira

Concelho inicia mudança tranquila

Gestão municipal,

ação social,competitividade e

desenvolvimento

turístico são áreas

estratégicas >Pág 4Vila Nova de Poiares

Voz liderante na região e influente no país

Legado de Ruas

inspira executivo

para pôr Viseu na

liderança >Pág 6

Viseu

DB-Carlos Jorge Monteiro

25 28 Académica vence Crise no basquete

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

sábado | domingo

26 | 27.out.2013edição n.º 6084

0,70 € (iva incluído)

diretor: agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda macário

PSP de Coimbra e segurança presos em casaAgente da PSP e segurança

foram detidos na quarta-feira

de manhã e ontem ouvidos no

Tribunal de Instrução Criminal

de Coimbra. São suspeitos

de assaltos a residências na

zona da Lousã. Vão aguardar

julgamento em prisão

domiciliária com pulseira

eletrónica >Pág3

Três desaparecidos em naufrágio

na Figueira da Foz

o pesqueiro “Jesus dos navegantes” afundou-se

ontem junto ao molhe sul, no Cabedelo, com oito

tripulantes a bordo, cinco foram resgatados com vida e

três continuam desaparecidos. as operações de busca

são retomadas hoje. o ferido grave foi transferido para

os HUC com prognóstico reservado >Última

Condeixa-a-Nova Desavenças entre vizinhos acabam em tentativa de homicídio

>Pág 15

Coimbra “Estamos com a corda na garganta”, alerta reitor da universidade

>Pág 10

Figueira da Foz Dois alunos “apanhados” com droga e armas brancas >Última

vitória sofrida da briosa em bragao golo madrugador de Fernando alexandre garantiu à académica a conquista dos três pontos no terreno de um dos

“grandes” do futebol português. Com este resultado, o clube subiu provisoriamente ao 10º lugar da Liga >Págs 20 e 21

Campanha

da Boa-Vai-Ela

no The Rock

Planet Coimbra> pág. 27

“Crónicas d’As Beiras”

de António Jorge

Pedrosa > pág. 28

Cena Lusófona

apresenta novo

espetáculo > pág. 30

Festa do Cinema

Francês de volta

a Coimbra > pág. 30

pessoas cartazcultural

Exposição de

Fernando Dôres

na Casa Museu

Bissaya Barreto

>pág. 29

Pacheco Pereira

na abertura

do novo ano letivo

do IPC> pág. 29

Camda Boano ThPlan> pág. 27

de António Jorge

Pedrosa > pág. 28

apresen

espetácu

pesese soasasacacac rtarta artart zazacucuc lulultl ul ulltl ultl ruru arar l

zl

zala

-Ela

a

a Coimbra > pág. 30

DB-Cláudia Trindade DB-Carlos Jorge Monteiro

DB-Carlos Jorge Monteiro

DB-Carlos Jorge Monteiro

títulos legendas “bocas” fotos datas/dirs títulos pagelas fotos nº de pág

As novas tendências do desenho gráfico e as muitas dúvidas

e oportunidades criadas pela internet estiveram ontem em

destaque no auditório da ESEC >Págs 6 e 7

Encontro questionapresente e futuro dos media

PresidenteMachado no seu dia-a-dia

exclusivo Diário

As Beiras

DB-Luís Carregã

DB-Luís Carregã

Festas, inaugurações e homenagens

no Gente >Págs 33 a 38

Pedro Agostinho Cruz

>Pág 4 e 5

28 30 Crise no basquete •Carapinheirense

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

SEGUNDA | 28.out.2013edição n.º 6085

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Dezenas de jovens estudantes do ensino superior de Coimbra

participaram na missa de bênção aos caloiros, na Sé Nova, em Coimbra, e

levaram tijolos e telhas para cimentar uma comunidade solidária >Pág 8

Pescador internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra faleceu, elevando para dois o número de mortos.

Buscas para encontrar os dois homens desaparecidos serão retomadas hoje ao nascer do sol >Pág 3

Destroços do barco naufragado dão à costa

e dois pescadores continuam desaparecidos

CONVITES À OPOSIÇÃO NA REUNIÃO

DA CÂMARA DE COIMBRA Novo presidente da autarquia deverá

propor a formação de uma equipa de sete

vereadores a tempo inteiro >Pag 7

Diocese envolve jovens caloiros

numa comunidade mais solidária Distrito Góis e Oliveira

do Hospital têm a maior área florestal ardida este ano >Pág 11

Desporto Futsal da Académica vence em Cascais

3614

5

Juntos somos mais

Coimbra • Adémia

Almalaguês • Antanhol

Miranda do Corvo

Nogueiras • S. Silvestre

Taveiro • Souselas

DB-Carlos Jorge Monteiro

beirassport

Iniciativa Diário AsBeiras Encontro procura caminhos para o futuro dos media >Págs 4 e 5

7.640são os beneficiários do Ren-

dimento Social de Inserção no distrito de Coimbra

80%das vítimas de AVC não

conseguem chegar a tempo ao CHUC

Ana Alcoforado, diretora do centenário Museu Nacional de Machado de CastroAna Alcoforado, diretora do centenário Museu Nacional de Machado de Castro

5milhões de euros é quanto

custa reparar obra mal feita no Hospital Pediátrico

24 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

6 8 10 14timeline

• DIÁRIO AS BEIRAS torna públicas demis-sões de vogal executivo e enfermeiro-diretor no Hospital Rovisco Pais, da Tocha.

• Assaltante de casas que roubou mais de 100 mil euros é detido pela PSP de Coimbra e fica em preventiva.

• Colégio Rainha Santa (9.º) e Secundária D. Maria (22.º) são as esco-las de Coimbra melhor colocadas no ranking.

• Presidentes de câmara da Comunidade Inter-municipal da Região de Coimbra escolhem Manuel Machado para suceder a Jorge Bento.

• Assalto ao Grupo Ca-ras Direitas, na Figueira da Foz, rende dinheiro e deixa cenário de des-truição.

• Armindo Rebelo, médico intensivista dos HUC e ex-membro dos Antigos Orfeonistas da UC, é alvo de homena-gem a título póstumo.

• Biocant, AD ELO e Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira entregam Prémio Inovação e Empreende-dorismo.

• Suspeitos de homi-cídio e sequestro, em Coimbra, presos pela PJ, ficam em prisão preventiva.

111 Primeiro foi o fecho das ur-gências no período noturno. Agora, é o encerramento, com caráter definitivo, do serviço durante os fins de semana. Em seu lugar é criada uma “consulta hospitalar para a doença aguda não urgente”, cuja designação e explica-ção geraram enormes dúvidas entre utentes e não só. A verdade é que, após a integração no Centro Hospitalar e Universitário, o Hospital Geral, co-nhecido por Covões, tem vindo a per-der importância, valências e quadros, não obstante as sucessivas medidas de investimento e de criação de novos serviços e reforço de outros que têm vindo a ser anunciadas pelo conselho de administração do CHUC, entre as quais as recentes do novo Centro de Ensaios Clínicos e da requalificação e ampliação do Serviço de Medicina Interna B.

Saúde Serviço de urgência do Hospital dos Covõesencerra definitivamente aos fins de semana

111 Os presidentes das Câma-ras Municipais de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo, respetivamente Manuel Machado, Luís Antunes e Miguel Batista, foram a Lisboa para ouvirem o secretário de Estado dos Transportes reafirmar a garantia de que o novo quadro comunitário vai contemplar verbas para a conclusão do projeto do Metro Mondego. Resta saber se a obra vai integrar as Infraes-truturas de Elevado Valor Acrescen-tado, que o Governo vai definir neste final de ano...

Transportes Nova promessa de verbas para a conclusão do metropolitano de superfície em Coimbra, Miranda e Lousã

Irene Silveira( 69 anos )

Professora da Faculda-de de Farmácia da UC, antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuti-cos e primeira mulher a desempenhar estas fun-ções.

Artur Braz( 93 anos )

Ex-au-t a r c a d e Almedina e fundador do Ateneu de Coimbra, popular coletividade da Alta, passou uma vida ao balcão da farmácia, ao Arco de Almedina.

Joaquim Cardozo Duarte( 72 anos )

Padre, natural de Con-deixa, era doutor em Filosofia e professor da Universidade Católica. Foi largos anos colabora-dor do DIÁRIO AS BEIRAS

Alcino Soutinho( 83 anos )

Arquiteto, um dos íco-nes da “Escola do Porto”, com obra particularmen-te relevante no norte do país, destacando-se o edi-f ício da Câmara Munici-pal de Matosinhos

obituáriono

vem

bro

DB-Luís Carregã

DB-Carlos Jorge Monteiro

Colégio Rainha S

O Colégio Rainha Santa Isabel (em 9.º lugar) e a Escola Secundária D. Maria ( 22.º lugar)

foram as escolas do concelho melhor colocadas no ranking da Agência Lusa >Pág 6

Escolas de Coimbra com boa colocação no ranking

Machado substitui bento na Região de coiMbRa

O autarca conimbricense,

Manuel Machado, foi eleito

presidente da comunidade

intermunicipal. O elenco

diretivo inclui José Carlos

Alexandrino (Oliveira do

Hospital) e Ricardo Pereira

Alves (Arganil), nas vice-

presidências >Última

Covões fecha definitivamente as urgências ao fim de semana

A medida já era esperada e foi anunciada

ontem pela administração do CHUC. As

Urgências do Hospital dos Covões vão encerrar

ao fim de semana. Os doentes urgentes

passarão, a partir do dia 16 deste mês, a

ser atendidos no Serviço de Urgência dos

Hospitais da Universidade de Coimbra. Esta foi

uma de oito medidas anunciadas >Pág 24

Homenagem Conselho distrital entrega medalhas a 85 advogados >Pág 8

Taça Académica já esqueceu derrota com

Benfica e quer vencer

Ac. Viseu >Pág 16

Lousã Município promove o mel e a castanha em feira até amanhã >Última

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

SÁBADO | DOMINGO

09 | 10.nov.2013edição n.º 6096

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Distribuído com o Expresso. Venda interdita

ISCAC promove

jantar e concerto solidários >pág.27

AAC festeja 126 anos > pág. 28

Municípios de Coimbra,

Cantanhede, Lousã

e Miranda do Corvo

distinguidos > pág. 28

Novos dirigentes

tomam posse no ISEC e na FCTUC > pág. 29pessoas cartazcultural

Dia do Porto

da Figueira

da Foz >pág. 30

DR

DR

DR

DB-Luís Carregã

títulos legendas “bocas” fotos

datas/dirs títulos pagelas fotos nº de pág

Festas, tomadas de posse, e homenagens no Gente >Págs 25 a 30

diário dos presidentes Câmara de Alvaiázere >pág 4/5

“A minha opção é sempre

pelo diálogo na resolução

dos problemas”

Arquivo-Luís Carregã

Arquivo-Luís Carregã

DB-Carlos Jorge Monteiro

Biocant, AD ELO e

O distrito de Coimbra (através do conjunto das suas diferentes escolas e colégios) ganhou este ano o ranking das médias

mais altas dos exames do 6.º, 9.º e 12º ano. Esta é uma análise que resulta dos dados disponibilizados à comunicação

social, há cerca de uma semana, pelo Ministério de Educação e Ciência. Se este valor é pacífico, já o mesmo não se pode

dizer da classificação das melhores escolas pública (Infanta D. Maria) e privada (colégio Rainha Santa) de Coimbra, res-

petivamente. Ranking e opiniões para ler no dossiê que o DIÁRIO AS BEIRAS hoje publica >Págs 4 a 10

Coimbra Bloco de Esquerda quer saber se o Governo vai fechar os Covões >Pág 14

Coimbra AAC volta a exigir congelamento da propina e maior investimento no ensino >Pág 12

Coimbra Comemorações do Dia Paralímpico transformam a cidade

>Pág 11

Académica Jogadores

confiantes numa vitória frente ao Penafiel na Taça da Liga >Pág 21

Basquetebol Antigos

dirigentes vão ser homenageados >Pág 20

Diretores de escolas e de colégios

recusam comparações em Coimbra

JUDICIÁRIA PRENDE SUSPEITOS DE HOMICÍDIO E SEQUESTROEM COIMbRAA Polícia Judiciária, que prossegue as

investigações, não exclui a possibilidade

de existirem mais envolvidos no caso.

Os crimes parecem estar relacionados

com ajuste de contas e envolvem

negócios com droga >Pág 3

Biocant é a prova de quePortugal tem condições para a excelência

O Biocant Park, em Cantanhede, acolheu ontem a cerimónia

de entrega do Prémio Inovação e Empreendedorismo.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na cerimónia

e realçou a importância do equipamento e destacou a

importância da inovação e da excelência em Portugal >Última

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

SEXTA | 15.nov.2013edição n.º 6101

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

4000

4

DB-Carlos Jorge Monteiro

30.100é o número total de

desempregados no distrito de Coimbra segundo a CGTP

tado, que o Governo vai definir neste tado, que o Governo vai definir neste

252transplantes realizados,

em 10 anos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos HUC

4,5milhões poupam os hospitais

do Centro pela compra conjunta de medicamentos

balanço 2013 | especial | 2528-12-2013 | diário as beiras

16 18 19 20 22 25 26 28• Académica de Coimbra empa-ta (0-0) em casa com o Penafiel e é afastada da Taça da Liga.

• Álvaro Amaro é eleito presiden-te dos Autarcas Social-Democratas, em reunião realiza-da em Cantanhede.

• Câmara de Coimbra aprova nomeação de Pedro Coimbra como pre-sidente das Águas de Coimbra.

• Duarte Nuno Vieira deixa presidência do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

• Funeral de Alex, do Tourizense, foi manifestação de dor e emoção.

• Aprígio Santos recusa clube novo na Figueira da Foz.

• Universidades anunciam corte de relações com Governo.

• Misericórdia de Arganil receia fim de projetos apoia-dos pelo Estado.

• Câmara da Figueira mantém refeições escolares entregues a IPSS.

• Miranda do Corvo reconhece mérito escolar em festa.

• Diretor do Jardim Botânico de Coim-bra anuncia obras de requalificação.

• Vistoria da AFC autoriza União de Coimbra a voltar a utilizar o campo da Arregaça, após as obras adiantadas pela Câmara de Coimbra.

• Assembleia Mu-nicipal de Coimbra aprova taxa de 0,38% para o IMI em 2014.

• Câmara de Vila Nova de Poiares assume situação económica dramá-tica, com uma dívi-da estimada em 30 milhões de euros.

• Fundação Bissaya Barreto queixa-se da degradação do património e pede ajuda à cidade.

• Todos os 13 hospitais e centros hospitalares da área da ARS do Centro protocolam a com-pra agregada de medicamentos.

• Câmaras de Coimbra, Lousã e Miranda recebem promessa do Gover-no de garantir ver-bas para concluir obras do Metro.

• IEFP e CEC dispo-nibilizam 2,4 mi-lhões para formar 1500 desemprega-dos no distrito.

a foto

A acumulação de dívidas força a secção de basquetebol da Associação Académica de Coimbra a anunciar a desistência da Liga Profissional

DB-Luís Carregã

MontemorAuditoria revela dívida da câmara de 61 milhões

111 Já se sabia que Mon-temor-o-Velho era uma das autarquias mais endividadas, mas só agora, na sequência de uma auditoria interna, foi divulgado o valor real do “buraco” que está a condicio-nar e vai, certamente, asfixiar o trabalho da equipa lide-rada pelo socialista Emílio Torrão.

AutarquiasManuel Machado preside à direçãoda ANMP

111 Regressado à Câ-mara de Coimbra, 12 anos depois, o socialista Manuel Machado impõe a sua expe-riência e é escolhido como o candidato único à suces-são de Fernando Ruas. A sua equipa de vice-presidentes inclui os autarcas de Aveiro e de Viseu, ambos do PSD.

FutebolJovem atleta do Tourizense morre em campo

111 Alex Marques, jo-gador de apenas 20 anos, a atuar no Tourizense, caiu ina-nimado em campo, vítima de paragem cardiorrespiratória que se revelou fatal. O jovem era natural de Esposende, onde decorreu, sob enorme emoção, o funeral do antigo atleta das camadas jovens do FC Porto.

AcadémicaRicardo Nunes volta a ser heróinos penáltis

111 É o atleta mais cate-gorizado do plantel da Aca-démica. Em novembro, vol-tou a mostrar (primeiro, no jogo da Taça frente ao Aca-démico de Viseu e, depois, na épica vitória contra o FC Porto) que ninguém defende penáltis decisivos como ele. Só Paulo Bento não vê...

18 19âmara de • Funeral de Alex,

Ordem dos Advogados deve ser

parceiro credível nas reformas da justiça

DB-António Alves

Jovem Alex vAi hoJe A enterrAr em esposende

Poucas horas depois do

trágico falecimento de Alex

Marques, ontem o sentimento

era da mais profunda tristeza

e grande consternação no

Parque Desportivo Visconde

do Vinhal. O funeral do jovem

realiza-se hoje, pelas 16H00,

em Esposende >Pág 13

Atrelado de camião galga separador do IC2 e espalha carga sem fazer vítimas

O acidente ocorreu ao final da manhã de

ontem e não provocou feridos. Trânsito esteve

condicionado durante várias horas, sendo

desviado no nó da Adémia/Pedrulha >Pág 3

Óbito Morreu Artur Braz, sócio n.º 1do Ateneu de Coimbra >Pág 8

Coimbra Universidade adjudica cinco mil “canudos” a empresa >Pág 5

Ensino AAC desafia universidade a definir

estratégias para promover o emprego

>Pág 6

Figueira da Foz Comerciantes da baixa reclamam obras para evitar inundações>Última

Montemor-o-Velho Dívida está apurada e não descansa novo executivo >Pág 11

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

TERÇA | 19.nov.2013edição n.º 6104

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Iniciar o debate participativo da advocacia para uma reforma do Estatuto; promover alterações ao regime legal de forma dignificante

para a profissão, são algumas prioridades de Guilherme Figueiredo, candidato a bastonário da Ordem dos Advogados >Pág 4

25 26 Assembleia Mu • Fundação Bissaya

Protocolos para a compra conjunta de medicamentos são assinados hoje por todos os hospitais da região Centro >Última

Hospitais da região querem poupar

4,5 milhões de euros em medicamentos

Taxa de imi em coimbrafica fixada em 0,38Promessa de alargamento de verbas para as freguesias fez mudar sentido de voto de dois

presidentes de junta do PSD na votação na Assembleia Municipal de Coimbra >Pág 8

Académicavence emOlhão e sobe cincolugaresna tabela

Frente ao Olhanense, a Briosa foi eficaz no

ataque e conseguiu vencer, com um golo de

Magique. Com a vitória deixou o último lugar da

tabela do campeonato da I Liga >Págs 12 e 13

Coimbra Autoridades

procuram no rio faca utilizada em tentativa

de homicídio >Pág 3

Saúde Serviço de Psiquiatria do CHUC lança campanha contra a violência >Pág 4

Coimbra Professores

manifestam-se e acampam contra prova de avaliação>Pág 7

Coimbra Cozinha Económica precisa de mais apoios para continuar a servir 500

refeições diárias >Pág 6

Vila Nova de Poiares Câmara em situação difícil com dívida de cerca de 30 milhões >Pág 10

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

TERÇA | 26.nov.2013edição n.º 6110

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Protocolos para a compra conjunta de medicament

Hospitais da região querem poupar

4,5 milhões de euros em medicamentos

DB-Luís Carregã

DB-Luís Carregã

Lusa-Luís Forra

19 20 Funeral de Alex, • Misericórdia de

DB-Jot’Alves

Coimbra Município pode ganhar alvará do Miguel Torga e o aeródromo >Pág 7

Coimbra AIP coloca Angola no sucesso das exportações portuguesas >Pág 6

CEC desafia câmaras a serem parceiros na aplicação das verbas comunitárias >Pág 8

Naval Presidente recusa criação deum novo clube na Figueira da Foz >Pág 17

Vila Nova de Poiares Premiada excelência dos alunos do concelho >Pág 15

adeus a alex marcado pela dor e emoçãoCentenas de pessoas marcaram ontem presença em Belinho, freguesia de Esposende,

para se despedir de Alex Marques, jogador do Tourizense, que este domingo faleceu em

campo, vítima de morte súbita, aos sete minutos do jogo com o Carapinheirenses >Pág 4 e 5

Explosão de gás faz um ferido grave na Figueira da Foz

Maria da Graça Oliveira Ferreira, 59 anos, ficou

ontem gravemente ferida, com queimaduras

de 2.º e 3.º graus em várias partes do corpo,

na sequência de uma explosão de gás, em

Ribas, Moinhos da Gândara, (Figueira da Foz).

O acidente aconteceu cerca das 08H30, numa

cozinha, anexa à habitação >Pág 3

ww

w.a

sbei

ras.

pt

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

QUARTA | 20.nov.2013edição n.º 6105

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

4000

4

diário dos presidentesna edição de amanhã

Dia-a-dia com Lurdes Castanheira

Câmara de Góis

Notícias de Esposende-Fernando Ferreira

DB-Carlos Jorge Monteiro

16pessoas no desemprego

com a extinção da Fundação Cultural da UC

47milhões de euros é quanto o

IKEA se propõe investir na futura loja de Coimbra

47milhões de euros é quanto o

28%foi o aumento da área flores-

tal ardida, em 2013, face ao ano de 2012

22 25Diretor do Jardim • Assembleia Mu

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

SÁBADO | DOMINGO

23 | 24.nov.2013edição n.º 6108

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

AutArcAs de coimbrA, Aveiro e viseu

nA linhA dA frente dA AnmPOs autarcas de Coimbra, Aveiro e Viseu assumem hoje, em Santarém, lugar no conselho diretivo da ANMP. Manuel Machado,

presidente da Câmara de Coimbra, assume a presidência da direção; Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro é o

primeiro vice-presidente, e Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, que assume outra vice-presidência >Última

Incêndio pôs a nu uma vida de miséria

Um incêndio numa habitação em Casal Comba, concelho

da Mealhada, revelou as condições precárias em que Garcia

Marques vive desde 2004. É numa casa herdada dos pais,

sem água e sem luz, que o homem vive. Os cerca de 20 gatos

que tem atualmente são a sua única companhia. >Pág 13

Taça de Portugal Académica joga com Beira-Mar ou Feirense >Pág 16

Crime GNR apanha em Almeirim fruto dos assaltos a casasde Coimbra >Pág 3

Desporto U. Coimbra está de regresso à Arregaça >Pág 8

Coimbra vai ter um jardim botânico “para viver”Em entrevista ao DIÁRIO

AS BEIRAS, Paulo Trincão,

diretor do Jardim Botânico,

faz um percurso pelo projeto

de reorganização e aponta

os projetos que vão permitir

dotar o jardim das condições

ideais para a investigação, a

educação, o turismo>Págs 4-5

ABC em

jantar de

homenagem

>pág. 26

pessoas cartazculturalfestas

Millennium bcp

promove

encontro com

empresários

>pág. 30

História das

Águas do

Mondego

em livro >pág. 29

Feira do

Mel adoçou

Penacova

>pág. 26

A apresentadora Cristina Ferreira esteve, no passado fim

de semana, na tão aguardada chegada do Pai Natal no Forum

Coimbra. A ela juntou-se uma multidão para assistir

ao regresso do velhinho das barbas brancas >pág. 30

DB-Luís Carregã

Natal já chegou ao Forum Coimbra

títulos legendas “bocas” fotos datas/dirs títulos pagelas fotos nº de pág

Festas, inaugurações e homenagens no Gente >Págs 25 a 30

Coimbra “Uma universidade de âmbito global”, diz Luísa Morgado >Pág 6

primeiro vice-presidente, e Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, que assume outra vice-presidência >Última

primeiro vice-presidente, e Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, que assume outra vice-presidência >Última

primeiro vice-presidente, e Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, que assume outra vice-presidência >Última

DB-Luís Carregã

DB-Carlos Jorge Monteiro

26 28 Fundação Bissaya • Câmaras de

Ponte de Ceira abre ao trânsito em janeiroFutura ponte de ligação da estrada de

Canas (Miranda do Corvo) à Estrada

da Beira, em Ceira, deverá abrir ao

trânsito em janeiro >Pág 8

Coimbra Trabalhadores

dos SMTUC queixam-se

das avarias dos autocarros

>Última

Montemor-o-Velho Torneio de futsal solidário

vai ajudar Lino e Tiago >Pág 13

CoimbraConcerto com Laurent Filipe amanhã no Conservatório >Pág 4

ANMP Manuel Machado diz

que decisão sobre 40 horas

deve “ser acatada” >Última

BASQUETEBOL DA ACADÉMICA PODE ACABARViabilidade da equipa sénior

de basquetebol da Secção de

Basquetebol da Académica

continua a ser discutida. Dirigentes

e jogadores pretendem superar as

adversidades, para que o projeto

se mantenha, mas, por agora, não

há certezas >Pág 16

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

QUARTA | 27.nov.2013edição n.º 6111

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

4000

4

Fundação BissayaBarreto apreensiva com degradaçãodo património

Na inauguração da exposição sobre Bissaya Barreto,

Patrícia Viegas de Nascimento, presidente da fundação,

questionou o que Coimbra está a fazer para preservar o

património do homem que foi responsável pela criação

de uma imensa obra social na região >Pág 7

DB-Luís Carregã

DB-António Alves

Desporto Briosa já prepara

jogo com o FC Porto >Pág 19

CoimbraConcerto com Laurent Filipe amanhã no Conservatório

DB-António Rosado

DB-Carlos Jorge Monteiro

26 | especial | balanço 2013 diário as beiras | 28-12-2013

3 6 11 12timeline

• Manuel Machado, presidente da ANMP, recusa intromissão do Governo na fixação do preço da água.

• Administração do CHUC suporta-se nos seus serviços de exce-lência para apostar na internacionalização da oferta.

• CCDRC entrega prémios de reconheci-mento Mais Centro 2013 e anuncia ter investido 600 mil euros por dia em toda a região, nos últimos sete anos.

• Município de Penela inaugura o tradicional presépio animado de Natal.

• Repetição do jogo Tourizense-Carapinhei-rense é pretexto para sentida homenagem ao malogrado jogador do clube de Touriz, Alex.

• Paulo Barradas, líder da Bluepharma, é dis-tinguido com o prémio “Empreendedor do ano”.

• Carlos Cortes vence a eleição para a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

• Câmara de Coimbra anuncia a realização de uma festa de fim de ano em que a contagem de-crescente vai acontecer ao som das badaladas da Torre da UC.

111 A empresa municipal Águas de Coimbra foi a grande vencedo-ra dos Prémios Tubos de Ouro 2013, entregues na cidade no âmbito do Encontro Nacional de Entidades Ges-toras de Água e Saneamento. A con-quista deste relevante galardão foi garantida em todas as três categorias a que concorreu: “Melhor ação de ino-vação/internacionalização”, “Melhor informação institucional e empre-sarial” e “Melhor ação de responsa-bilidade social”. Os prémios foram recebidos pelos atual e anterior presi-dentes do conselho de administração da Águas de Coimbra, respetivamente Pedro Coimbra e Marcelo Nuno. Na mesma ocasião, também a empresa multimunicipal Águas do Monde-go foi distinguida com uma menção honrosa, na categoria “Melhor infor-mação institucional e empresarial”.

Ambiente Empresa municipal Águas de Coimbra vence prémio nacional “Tubos de Ouro”

111 Neste final do ano, dois museus da cidade são alvo de im-portantes distinções. Desde logo, o Museu Nacional Machado de Castro, que acaba de completar 100 anos e ganha, ex-aequo com o Museu de Ar (Sintra) o troféu Museu do Ano. Depois, o Museu da Ciência da UC que foi eleito, pelo site “The Best Col-leges”, como um dos 30 melhores museus universitários do mundo e ainda obteve uma menção honrosa da Associação Portuguesa de Muse-ologia (APOM).

Cultura Distinções de prestígio para Museu da Ciência da UC e para o Museu Nacional Machado de Castro

Nelson Mandela( 95 anos )

Uma das personalida-des políticas e figuras humanas mais marcan-tes de todo o século, foi preso político e o homem que venceu o Apartheid.

Arlindo Gonçalves( 83 anos )

Médico de saúde públi-ca. Enquanto estudante, integrou o Orfeon Aca-démico e, mais tarde, fundou os Antigos Orfe-onistas de Coimbra.

Lopo de Sousa Freitas( 86 anos )

Empresário vitiviníco-la da região de Anadia, esteve ligado a muitas iniciativas culturais e as-sociativas da região da Bairrada.

Albertino de Sousa( 73 anos )

Empresário, ex-autarca no Município de Coim-bra e antigo presidente do conselho de adminis-tração dos SMTUC e do Metro Mondego.

obituáriode

zem

bro

DR

DB-Luís Carregã

6CCDRC entre

ikea de coimbra em risco por culpa do abate de sobreirosO abate ilegal de sobreiros em 2011, na zona onde se pretende construir a loja IKEA em Santa Clara, pode inviabilizar a

construção da grande superfície. De acordo com o responsável pelo Grupo das Florestas da Quercus, Domingos Patacho,

os sobreiros foram arrancados em 2011, tendo o caso sido investigado pela GNR >Pág 7

Centro investiu “Mais” de 600 mil euros por dia

Durante os últimos sete anos, a região Centro viu ser investidos diariamente mais de

600 mil euros através do Mais Centro. A verba em questão levou a que fossem criados

mais de um milhar de postos de trabalho diretos e alguns milhares indiretos >Pág. 6

Futebol Académica com moral para a terceira vitória consecutiva >Pág 14

Mealhada Fundação Luso e Quercus criam

parceria inovadora no Buçaco >Pág 13

Natal Penela inaugura

presépio e Miranda do

Corvo retrata época natalícia ao vivo >Pág 12

Soure Brisa garante a

abertura ao tráfego do

nó da A1 no início do novo ano >Pág 11

Festas, homenagens e entrega de prémiosno Gente >Págs 23 a 30

homenagens e

Homenagem

à dedicação

de Jorge Paiva

>pág. 25

pessoas festashomenagens

Paulo Almeida

apresenta livro

>pág. 24

Lançamento

do projeto

Coimbra TV

>pág. 27

Dia da Faculdade

de Direito da

Universidade de

Coimbra >pág. 28

Crédito Agrícola

de Cantanhede e Mira

entrega prémios

nagem

caçãoge Paiva

Lançado proCoimbra>pág. 27

Os melhores 10 alunos dos concelhos de Cantanhede e Mira e o empenho

das (suas) escolas foram, de novo, premiados pelo Crédito Agrícola >pág. 26

DB-Carlos Jorge Monteiro

títulos legendas “bocas” fotos datas/dirs títulos pagelas fotos nº de pág

Uma mulher, moradora na Baixa de Coimbra, caiu quarta-feira, nas escadas e só conseguiu ser

ajudada dois dias depois. À idosa valeu um comerciante vizinho que ouviu os seus gritos de

desespero e chamou o INEM >Pág. 3

Idosa caiu em casa e

esperou dois dias por ajudadiário dos presidentes“Deixaram morrer

projeto da incubadora porque não

acreditaram nele”

Câmara de Mira >pág 4/5

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

SÁBADO | DOMINGO

07 | 08.dez.2013edição n.º 6120

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

DB-Carlos Jorge Monteiro

Repetição do jogo

Ana Paula Pais, diretora da EHTC, reconhece que os desafios passam por ajudar os alunos a serem empreendedores, investindo em projetos próprios >Pág 4-5

Escola de Hotelaria e Turismo tem

capacidade para ajudar o Centro a crescer

DB-Luís Carregã

MAIS DE DOIS MIL EUROS DE TABACO

FURTADOS DE PASTELARIA EM COIMBRA Proprietária do estabelecimento comercial de S. Martinho do Bispo tinha recarregado totalmente a máquina de tabaco>Pág 3

Homenagem emocionada a Alex

antes da repetição do jogo

Tourizense e Carapinheirense entregaram lembranças aos pais e

irmã de Alex Marques, que faleceu a 17 de novembro, vítima de morte

súbita, aos 7 minutos de jogo. Homenagem foi prestada ontem. A

repetição do encontro ditou a vitória ( 3-1 ) dos de Touriz >Pág 18

Coimbra Prémio Empreendedor do Ano para PauloBarradas >Última

Desporto Associação Coimbra Basquete exige que câmara cumpra promessa do novo pavilhão>Pág 20

Coimbra aJigsaw festejam 14 anos de música com dois concertos >Pág 28

Coimbra Samuel Vilela impugna eleições na AAC >Última

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

QUINTA | 12.dez.2013edição n.º 6124

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

Empreendedor do Ano para

63,8milhões de compras, via

Multibanco, fizeram os por-tugueses na época de Natal

2.669milhões de euros foi o

montante total das compras feitas no Multibanco

0é o número de golos de

avançados da Académica desde o início da época

balanço 2013 | especial | 2728-12-2013 | diário as beiras

13 15 17 18 20 22 23 24• É constituída, em Coimbra, a Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos.

• Associação Saúde em Português inicia projetos na área de saúde nas Filipinas.

• Empresário da Figueira da Foz desaparece.

• Fundação Mata do Bussaco vence Prémio Manuel António da Mota.

• Henrique Fernan-des lidera Bombei-ros Voluntários de Coimbra.

• Protesto de uten-tes na Adémia leva ARS a garantir que Extensão de Saúde não vai encerrar.

• Comerciantes dos mercados da Figueira da Foz e de Buarcos protestam contra novas taxas e licenças da câma-ra municipal.

• Prova para profes-sores contratados origina conflitos, e até confrontos, em todo o país.

• Autoridade Marítima Nacional entrega medalhas de ouro a elementos do salva-vidas do Instituto de Socoros a Náufragos

• Coimbra aprova orçamento restriti-vo de 110 milhões de euros para o ano de 2014.

• Cerca de uma centena de pessoas sai à rua, em Soure, em protesto contra a decisão de fechar o tribunal judicial da comarca.

• Homem que tinha levado a cabo pelo menos quatro assal-tos à mão armada, na Figueira da Foz, é detido pela PSP e deixado em prisão preventiva.

• Câmara de Poiares anuncia pedido de apoio financeiro ao Estado.

• Câmara de Coimbra “reinau-gura” elevador do Mercado e anuncia elétrico, à beira-rio, e um funicular en-tre o Parque Verde e a Universidade.

• ARS anuncia novo centro de Saúde na Pampilhosa da Serra.

• Vento forte e chu-va intensa provo-cam danos em todo o Centro /Norte do país.

• Confraria das Couves de Castelo Viegas oferece, em Coimbra, mais de 700 couves para a consoada da noite de Natal.

a fotoNavegaçãoPorto da Figueira ultrapassa “marca”de dois milhões

111 O Porto da Figueira da Foz assinalou no dia 11 de dezembro, a ultrapassagem de dois milhões de toneladas movimentadas num só ano. A administração da APFF, li-derada por José Luís Cacho, decidiu celebrar esta marca histórica com a colocação de uma placa assinalando o facto.

TurismoAna Paula Pais lidera escolas de hotelaria europeias

111 A Associação Euro-peia de Escolas de Hotelaria e Turismo tem, pela primeira vez, uma mulher como presi-dente: Ana Paula Pais, direto-ra da EHT de Coimbra. A or-ganização envolve 14 países e cerca de quatro centenas de estabelecimentos de ensino, com sede no Luxemburgo. Em época de Natal, atletas da Académica visitam crianças internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra

DB-Bruno Gonçalves

CoimbraObras paradas no Convento de São Francisco

111 Desentendimento entre a Câmara de Coimbra e a empresa construtora le-vam à interrupção dos tra-balhos no Convento de São Francisco, futuro Centro de Congressos e Convenções. O diferendo está em tribunal e autarquia e MRG fazem de-pender retoma das obras de uma reunião entre ambas.

AcademiaBruno Matias vence eleições polémicas na AAC

111 A vitória do estudan-te de Direito foi tão inespe-rada como polémica, o que faz com que a tomada de posse da nova direção-geral da Associação Académica de Coimbra fique suspensa do pedido de impugnação das eleições, interposto pelo der-rotado Samuel Vilela.

15 17Empresário da • Protesto de uten

Homem armado assalta minimercado e foge a pé

Um minimercado, da

Figueira da Foz, foi

assaltado, ontem. O

assaltante, com o rosto

tapado, apontou uma arma

de fogo à proprietária, levou

cerca de 200 euros da

caixa, e fugiu, a pé >Pág 3

Mais de 200 ciclistas levam o Natal a crianças

de quatro instituições

A iniciativa, da responsabilidade dos Craques da Roda Pedaleira – Associação

de Ciclistas do Centro, já conta com oito edições. O evento tem como principal

objetivo distribuir presentes e arrancar sorrisos a crianças institucionalizadas.

Este ano ficaram a Casa de Infância Dr. Elísio de Moura, Centro de

Acolhimento do Loreto, a ADAV e o Colégio dos Órfãos São Caetano >Pág 7

José Manuel Fonseca Neves, 47 anos, casado, natural de Fornos de Algodres, residente na Figueira, encontra-se desaparecido desde

a manhã de sábado. Familiares temem que José Neves tenha sido vítima de carjacking, pois a viatura também desapareceu >Pág 3

Judiciária investiga desaparecimento

de empresário da Figueira da Foz

Coimbra Henrique Fernandes lidera Bombeiros Voluntários >Pág 9

PS Rui Duarte ganha Concelhia de Coimbra e João Portugal vence na Figueira >Pág 5 e 11

Mealhada Fundação Mata do Buçaco vence prémio >Última

Futebol Eirense vence no terreno do líder O. Hospital

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

SEGUNDA | 16.dez.2013edição n.º 6127

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

4000

4

DB-Luís Carregã

> beirassport 20 22

diário dos presidentes Câmara da Figueira da Foz >pág 4/5

Gestão do município

está muito condicionada

ao serviço da dívidaO DIÁRIO AS BEIRAS junta, hoje, em Coimbra, perto de mil convidados

especiais para um almoço de Natal. A decorrer nas cantinhas do Polo II da

Universidade de Coimbra, o almoço é oferecido aos cidadãos carenciados

do distrito. No final, serão distribuídos cabazes de Natal

Coimbra “Corta” 30 milhões no orçamento

Câmara Municipal de

Coimbra aprovou o

orçamento para 2014, num

valor de 110 milhões de

euros. Menos 30 milhões

que o aprovado em 2013,

ainda que a taxa de execução

tenha ficado nos 100

milhões de euros >Pág 7

Soure saiu à rua para travar fecho do tribunal

A conversão do tribunal judicial da Comarca de Soure

numa Secção de Proximidade “é um eufemismo

para o encerramento”, considerou Alves Carvalho,

presidente da delegação de Soure da Ordem dos

Advogados. Cerca de uma centena de pessoas saíram

à rua em protesto junto ao edifício. >Última

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

ww

w.a

sbei

ras.

pt

SÁBADO | DOMINGO

21|22.dez.2013edição n.º 6132

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

DB-Carlos Jorge Monteiro

Coimbra Incêndio destrói cozinha e faz quatro feridos >Pág 3

Figueira da Foz Mais uma farmácia assaltada à mão armada >Pág 3

Académica Sérgio Conceição quer acabar o ano a ganhar>Pág 13

Festas, inaugurações e homenagens no Gente >Págs 23 a 30

O DIÁRIO AS BEIRAS junta, hoje, em Coimbra, perto de mil convidadosO DIÁRIO AS BEIRAS junta, hoje, em Coimbra, perto

almoço solidárioalmoço almoço solidáriosolidárioalmoço almoço solidáriosolidário

DB-Luís Carregã

inaugurações

DB-Luís Carregã

23 24

Iniciativa do DIÁRIO AS BEIRAS dirigida a famílias carenciadas do distrito de Coimbra >Págs 4 a 6

Almoço solidário reúne

um milhar de pessoas

DR

NINHO DOS PEQUENITOS COM FUTURO INCERTO

O processo de fusão das

duas maternidades de

Coimbra e a indefinição que

ainda rodeia este processo

leva a Associação Sorriso a

temer pelo futuro do Ninho

dos Pequenitos, instituição

que acolhe crianças dos 0

aos 6 anos >Pág 9

Coimbra aposta na criação

de um funicular entre a Alta e a Baixa

Na reinauguração do Elevador do Mercado, que já está a funcionar, o presidente da

Câmara de Coimbra anunciou a criação de uma linha de elétrico turístico à beira-rio e

retomou o projeto de construção de um funicular para facilitar a mobilidade, e diminuir

o tráfego, entre a Alta e a Baixa >Pág 7

Pampilhosa da Serra Novo centro de saúde vai custar um milhão de euros >Última

Região Mais Centro apoiou 213 projetos com 112 milhões em sete anos>Pág 12

Mealhada Detido homem de 25 anos suspeito de assassinar padeiro

>Pág 3

Figueira da Foz Assaltante fica em prisão preventiva até ao julgamento >Última

Natação Coimbra conquista 21 medalhas no Nacional de Piscina Curta >Pág 15

Diário As Beiras adotou o novo acordo ortográfico

TERÇA | 24.dez.2013edição n.º 6134

0,70 € (iva incluído)

diretor: Agostinho Franklin

subdiretora: Eduarda Macário

O Diário as Beiras não se publica amanhã.

Voltamos quinta-feira, dia 26.

A todos desejamos um Feliz Natal.

DB-Carlos Jorge Monteiro

O Diário as O Diário as BeBeiiras não se ras não se

Voltamos qVoltamos quinta-feira,uinta-feira, dia dia

>Pág>Págs 4 a 6

O Diário as O Diário as BeBeiiras não se ras não se ras não se ras não se bblicalicaras não se ras não se BeBeiiras não se ras não se

DB-Carlos Jorge Monteiro

30milhões de euros é o “corte”

orçamental da Câmara de Coimbra para 2014

700ocorrências foram registadas pelo CDOS de Coimbra, entre

24 e 25 de dezembro

13%dos emigrantes

portugueses não pensam regressar mais a Portugal

Feliz Ano Novo

4039

040

382

foto

zoom

diário as beiras | 28-12-2013 28 | especial | anuário 2013

DB-Fotos de Luís Carregã e Carlos Jorge Monteiro

28-12-2013 | diário as beiras | pensar | 11 opinião

Será possível vê-las renascer, atrair negócios , comércio, serviços, pessoas, movimento, animação?

Por vários anos, a culpa da decadência das baixas das cidades foi sendo passada deste para aquele, normalmente para o Estado ou para as câmaras. Que não tinham assegurado estacionamento de automóveis, que tinham permitido a abertura de demasiados centros comerciais, que não tinham instalado mais serviços públicos, entre outros argumentos semelhantes.

Mas na verdade, mesmo que tudo isso pudesse ser verdade, e não o era em todas as cidades onde as baixas perderam movimento, nada disso seria por si determinante da deca-dência que elas atingiram.

A âncora das baixas é o setor privado, em especial o comércio, cafés e restaurantes. O comércio não é uma atividade cultural. Na sua essência é uma atividade económica que tem de ser rentável. Exige por isso ter clientes, vender os bens que os consumidores procuram em horários e outras condições convenientes. Ora a procura mudou muito nas últimas décadas. Deixou de ser estável, pas-sou a variar ao ritmo de modas que passam mais depressa do que as estações do ano. Deixou de se adaptar ao que lhe é oferecido para passar a escolher o que deseja comprar. Deixou de procurar apenas bens, para procurar espaços que sejam também de divertimento e lazer.

Durante muito tempo isso não foi percebido pelo comércio das baixas. Confortado com uma lei das rendas que não estimulava a sua renovação, manteve-se a vender o que não tinha procura e de um modo pouco conve-niente. Reclamou contra a concorrência sem procurar responder-lhe, diferenciando-se dela. Com isso as baixas perderam movi-mento e os estabelecimentos isolados que mudaram de estratégia foram deglutidos pela maioria dos que permaneceram incólumes.

A comparação com outras cidades eu-ropeias mostrava, no entanto, que este movimento não era irreversível. Que não era apenas o facto de ser um espaço aberto que

fazia os consumidores trocarem as zonas de comércio tradicional pelos centros comerciais fechados. Que muitas baixas por essa Europa fora se mantinham vivas e atraentes, mesmo na gelada cidade de Oslo ou em Lille e Barce-lona com centros comerciais à sua beira.

A prova também chegou a Portugal. Este ano fui à baixa de Lisboa num sábado à tarde no princípio de dezembro. Não se conseguia circular em algumas ruas do Chiado devido ao número de pessoas que nela se movimenta-vam. O que mudou? Essencialmente o que lá se vendia. Ao lado de algumas lojas tradicio-nais, abriram novos conceitos , novos serviços, que tornaram a baixa lisboeta um local mui-tíssimo mais atraente do que qualquer centro comercial existente na cidade. Nunca mais será a única área comercial como acontecia antigamente, mas poderá manter-se como uma área tão competitiva do as que con-correm com ela. Além do que lá se compra, tem complementos exclusivos: a história , o património, a dimensão.

Poderá este caso repetir-se em outras cida-des? Vai com certeza demorar a acontecer, mas não é impossível. Coimbra, por exemplo, tem uma baixa que é um espaço público privi-legiado, ligado à alta patrimonial e encostado às margens do rio Mondego. Equilibrado e cheio de monumentalidade no meio e à sua volta. Perderam-se é certo algumas oportuni-dades de dar um impulso à renovação do seu comércio, como a falhada obra do mercado que deveria ter sido uma poderosa âncora para esse efeito. Uma obra apressada, sem visão, nem estudo de suporte, quando havia já informação comparada para decidir de um modo totalmente diferente. Mas não vale a pena chorar sobre leite derramado. Agora é olhar para o futuro, de uma forma integrada e com medidas concretas que possam ser sementes para uma renovação da baixa da cidade. Sem esperar milagres. Sem esquecer que essa renovação exige tempo, comporta riscos e depende muito mais do setor privado do que do setor público. Sem dinâmica priva-da, o investimento público, de pouco valerá.

A Baixa

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE (CHUC) foi criado a 2 de março de 2011, sendo constituído pela

fusão dos Hospitais da Universidade de Coim-bra, EPE, do Centro Hospitalar de Coimbra, EPE, e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra e possui uma grande diferenciação técnica, sendo um dos hospitais mais diferenciados do país. No âmbito do seu funcionamento, um dos problemas actuais do CHUC é a urgência hospi-talar, concentrada no Pólo dos HUC no período das 20.00h às 9.00h nos dias de semana e aos fins-de-semana 24 horas por dia. É reconheci-da a necessidade de reestruturar os Hospitais em geral e a rede de Urgências; no entanto, apesar da premência de tal reestruturação, as medidas a tomar não poderão nunca ser de carácter avulso e repentista, devendo, sim, ser enquadradas numa política global, que evite a degradação e a fragmentação do SNS.

A concentração das Urgências implicou um aumento da respectiva área de influência e, portanto, de habitantes servidos. Para além disso, verifica-se uma pressão excessiva no funcionamento da urgência motivada por um aumento demasiado, e tendencialmente crescente, de doentes idosos, dependentes, ou com doença crónica agudizada. Esta situação altera dramaticamente o fluxo de doentes para o internamento e retorno para outros hospitais. A área de influência dos HUC em geral era em 2006 de 27.472 Km2 ( 30,9% do território con-tinental), correspondendo a 2.416.270 habitan-tes ( 22,9% da população total do continente). Com a assimilação da zona tradicionalmente afecta ao Pólo Hospital Geral (HG), de grande densidade populacional, facilmente se entende o enorme aumento do número das urgências. O Serviço de Urgências (SU) é, de uma maneira geral, a principal fonte de admissão de doentes, com a consequente inversão da referenciação para o Hospital. Em resultado disso, torna-se necessário perspectivar as condições físicas das Urgências e o número de profissionais a desempenhar funções nesse âmbito. O envolvimento dos doentes e da comunidade no desenvolvimento e na acção do Hospital, as-

sim como a monotorização da sua actividade, devem originar informação sobre a opinião dos doentes e seus familiares e cuidadores. Essa informação deve ser constantemente levada em conta pelo Hospital, pois só uma organi-zação que faz depender os seus objectivos de critérios de funcionalidade e desenvolvimento sustentado, orientados para as necessidades reais das populações que serve, terá a capaci-dade de ser útil.

Contudo, a grande maioria dos hospitais apre-senta um modelo de organização e de gestão substancialmente igual ao modelo que surgiu em meados do século XX, com a preocupação centrada nos objectivos de produção e nos mecanismos de financiamento, nem sempre os mais ajustados. Ignoravam-se totalmente os mecanismos de controlo de qualidade. Este tipo de pensamento organizativo tinha como teoria de base que o planeamento das tarefas, os métodos de produção e o controlo do processo produtivo competia exclusivamente às administrações. Estava assim destinada aos trabalhadores a execução exclusiva das tarefas operativas. Presentemente, há necessidade de se definir a missão institucional para se estabe-lecer políticas e estratégias, como, por exemplo, a concentração de recursos, para que a função seja desempenhada de uma forma mais parti-cipativa e eficaz por todos os envolvidos.

O problema do CHUC é muito vasto e tem implicações muito importantes para o desen-volvimento harmonioso e sustentado do SNS, a qualidade da saúde praticada, o desenvolvi-mento sócio-económico e ambiental da cidade e a qualidade de vida dos seus cidadãos. Não nos é permitido, sob pena de hipotecarmos um valioso património de saber e de boas práticas médicas, assim como o futuro económico, dei-xar estes problemas por discutir e analisar. Essa análise e essa discussão caberão a um vasto número de participantes, desde o cidadão individual e seus grupos formais ou informais, às autarquias, grupos sindicais e ordens profis-sionais da área da saúde, economistas ligados à mesma área, sociólogos, etc. Só assim se defenderá adequadamente a saúde e a cidade.

A cidade e o CHUC ou a bela e o monstro (III)

REGISTADO NO ICS SOB O N.º 109712

Membro da Aind e da APIR

ASSEMBLEIA GERALAntónio Madeira Teixeira (presidente); José Carlos Madeira de Jesus (secretário)

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOPedro Miguel da Silva Teixeira (presidente); Rosinda da Silva Teixeira (vice-presidente); Patrícia Sofia Batista Pereira Forte (vogal)

COMISSÃO EXECUTIVAIvo Magalhães (presidente)

DIREÇÃODIRETOR

Agostinho Franklin- CP-TE-n.º [email protected]

Eduarda Macário - CP n.º [email protected]

REDAÇÃOCHEFE DE REDAÇÃO

Dora Loureiro - CP n.º [email protected] Marques (repórter Coordenador) - CP n.º 2442, [email protected]ónio Alves - CP n.º 4485, [email protected]ónio Rosado - CP n.º 7751, [email protected] Gonçalves- CP n.º 9424, [email protected] Jorge Monteiro (repórter fotográfico), José Armando Torres CP n.º 5508, [email protected]’Alves (Figueira da Foz)- CP n.º 7763, [email protected]ídia Pereira- CP n.º 2685, [email protected]

Luís Carregã (repórter fotográfico)- CP n.º 2241, [email protected]ícia Cruz Almeida - CP n.º 6427, [email protected] Melo- CP n.º [email protected]

DEPARTAMENTO GRÁFICOCOORDENADORA

Carla Fonseca [email protected] José, Ana Vendeiro, Rui Semedo e Victor Rodrigues

PROJETO GRÁFICO

A. Franklin/ P.Costa

DIREÇÃO COMERCIAL E ADMINISTRATIVADIRETOR

Cortez Magalhães

Ana Paula Ramos(Coordenadora comercial)Adelaide Gaspar, Ana Nunes (assist. marketing), Cidália Santos, Cristina Mota, Margarida Fernandes, Rosa Pereira, e Rui Francisco

DIREÇÃO FINANCEIRADIRETOR

Carlos Fernandes

COORDENAÇÃO INFORMÁTICA

Samuel Costa

CONTACTOSSEDE: Rua Abel Dias Urbano, n.º 4 - 2.º 3000-001 Coimbra, tel. 239 980 280, 239 980 290, Telem: 962 107 682 fax 239 980 288, [email protected]

REDAÇÃO Tel. 239 980 280, Fax 239 983 [email protected] tel. 239 980 287,fax 239 980 281, [email protected]

CLASSIFICADOS tel. 239 980 290, fax 239 980 281, [email protected]

ASSINATURAS tel. 239 980 289, [email protected]

Figueira da Foz (delegação)[email protected], Loja N.º 47, Edifício FozCenter – Centro Comercial Figueira Shopping, Rua da República, N.º 202, S. Julião, 3080-036 Figueira da Foz, telm. 962108037 e 962109037 fax 233 422 927

Contribuinte nº 508535115

Sede, Redacão e Administração: Rua

Abel Dias Urbano, n.º 4 - 2.º 3000-001

Coimbra

CRC Coimbra sobre o nº508535115

Capital social: 100.000 euros

Detentores de mais de 10% do capital:

G.W.I. – Investments SA -100 %

PROPRIEDADESojormedia Beiras SA

TIRAGEM MÉDIA DE NOVEMBRO: 12.000

Depósito Legal n.º 228/82IMPRESSÃO - Unipress, Centro Gráfico, Lda.DISTRIBUIÇÃO VASP, CTT,VASP Premium e Expresso

Rui Manuel Freitas DiasMédico, sindicalista

Maria Manuel Leitão MarquesProfessora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

agir negócios diário as beiras | 28-12-2013

111 A Celulose Beira In-dustrial (Celbi), da Figuei-ra da Foz, promoveu uma recolha de bens, junto dos trabalhadores para entre-gar a famílias carenciadas. A empresa conseguiu, assim, “garantir a entrega de mais de uma dezena de cabazes, na Praia da Leirosa”. Em nota de imprensa, a Celbi desta-ca que a “entrega dos bens ocorreu nas instalações do Centro da Nossa Senhora da Boa Viagem, na Leirosa, re-centemente.

Entretanto, a festa de Natal da empresa ficou “marcada pela homenagem aos seus trabalhadores que perfize-ram 15, 25 e 35 anos de an-tiguidade”. A administração da Celbi reforçou “a solidarie-dade dos seus trabalhadores, com a entrega de um cheque no valor de uma tonelada de pasta à Caritas”, representada por Marta Amaral.

Por sua vez, a empresa “en-cetou esforços no sentido de

dar uma nova resposta social na área da infância”, precisa-mente uma creche para crian-ças dos 3 aos 36 meses. Já em 2009 “foi necessário dotar o equipamento, de melhores condições de segurança e es-tabilidade e, neste sentido, a empresa apoiou a aquisição de painéis, que permitiram a

instalação em todo o períme-tro da área do equipamento de uma vedação com cerca de 300 metros lineares”, segun-do refere a nota de imprensa.

Nos últ imos dois anos, destaque-se, a Celbi também apoiou “financeira e logisti-camente a aquisição de mate-rial para atividades de ateliê

das crianças da creche”.A empresa da Figueira da

Foz, através de donativos e do apoio logístico, “procura identificar projetos e ativida-des com mérito e com impac-to significativo na sociedade e na qualidade de vida das populações”, destaca a infor-mação divulgada.

Celbi promove recolha de bens para famílias carenciadasEmpresa entregou de mais de uma dezena de cabazes a famílias, na Praia da Leirosa

press release

6 O Banco Santander Totta foi distinguido, em Londres, pela revista “The Banker”, como o Banco do Ano em Portugal. A publicação destaca o facto de o Santander ter sido o banco mais rentável em Portugal em 2012.

Marta Amaral, da Cáritas, com os administradores da Celbi, Carlos Vanzeller e Nogueira Santos

111 O Quiaios Hotel prepa-rou as melhores opções para este réveillon. Assim, quem qui-ser divertir-se na passagem de ano, à beira mar, pode escolher entre dois programas.

O Hollywood Fever propõe um jantar servido no restauran-te Rosa Náutica, com a atuação de um conjunto musical, por 85 euros por pessoa. Não fal-tará animação e surpresas pela

noite dentro. A outra opção é a Fiesta Ma-

riachi, que inclui um jantar servido no restaurante Leme, seguido de animação com DJ no bar Farol. Por 59 euros por pessoa, este programa para o réveillon contempla ainda vá-rias surpresas durante a noite.

Informações adicionais e re-servas através do email [email protected].

Loja de roupa vintage no Tropical 111 Vint-H (lê-se vintage) é

uma loja de roupa vintage e se-gunda mão que abriu este mês no Centro Comercial Tropical, loja 49 (ao lado da Arcádia), na avenida Calouste Gulbenkian, em Coimbra. A loja está aberta entre as 09H00 e as 20H00 e pode aproveitar para comprar ou vender peças de roupa ou calçado que estão em bom estado, mas que já não usa.

CP com desconto de 25% para jovens 111 A CP - Comboios de Por-

tugal lançou um novo desconto de 25% para jovens até aos 25 anos, nos comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregio-nal e Regional, em todas as clas-ses e dias da semana. Os jovens beneficiam do desconto mediante apresentação de documento de identificação comprovativo da ida-de. A venda de bilhetes efetua-se nas bilheteiras da CP, netTICKET, Multibanco e Agências de Viagens, ou em trânsito. Informações em cp.pt ou call center 707 210 220.

DR

Hotel Quiaios propõe Hollywood Fever e Fiesta Mariachi no réveillon

DB-J. A.

Classificadosanúncios &

habitação

Vendas

ApArtAmentos

O COnsTRUTOR, venda de andares T1 e T2 na Rua António Jardim em Coimbra. Contactos: 965 102 530 // 926 661 488 // 239 104 225 - [email protected]

O COnsTRUTOR, vende/arrenda em Vila Nova de Poiares T1-T2-T3-Lojas. Contactos: 965 102 530 // 926 661 488 // 239 104 225 - [email protected]

anUn CI aR aQUI É FÁ CIL!, No va ge ra ção de anún cios clas si fi ca dos do DB. Li gue 239 980 290 ou mail pa ra clas si fi ca-dos@as bei ras.pt

aRRendamenTOs

ApArtAmentos

a FeRReIRa & sILVa Lda, arrenda T3 e T4 - Rua do Brasil / Rua Carlos Seixas / Solum / Stª Clara / Monte Formoso / Av. Emídio Navarro. Bons Preços. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

ApArtAmento t1

a FeRReIRa & sILVa Lda, arrenda T1 na Qtª. D. João / Elísio de Moura / Celas / Urb. Panorama / S. Miguel / Gorgulão / Loreto. Bons preços, a partir de €250. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

a FeRReIRa & sILVa Lda, arrenda T1 novos c/ garagem em zona nobre da cidade com sala, cozinha equipada e ampla varanda. Construção moderna. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

ApArtAmento t2

a FeRReIRa & sILVa Lda, arrenda T2 em vários locais da cidade - Vale das Flores / R. Brasil / Celas / Urb. Panorama / Loreto / St. Clara. Bons preços, a partir de €330. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

ApArtAmento t3

914 048 617 - T3, arrenda-se em S. Frutuoso com boas áreas, boas condições e com transportes à porta. Bom preço 300€ negociáveis.

a FeRReIRa & sILVa Lda, arrenda T3+G junto à zona do estádio, sala ampla c/ lareira, cozinha equipada e varanda c/ boa exposição solar. Constru-ção moderna. Telef: 239 780 875 // 932 227 701

morAdiA t2

aRRenda-se Casa (T2), em Vila Pouca de Cernache. Telef: 239 827 079 // 919 242 035

outro

a FeRReIRa & sILVa Lda, arrenda em Coimbra/ Bons Preços - Escritórios - Lojas - Armazéns - Garagens - Telef: 239 780 875 // 932 227 701

aRRendam-se GaRaGens, Rua Manutenção Militar, zona Mercado Municipal e Galerias Avenida. Telem: 965 740 063

escritórios

O COnsTRUTOR, arrenda escritórios na Rua dos Oleiros em Coimbra. Contactos: 965 102 530 // 926 661 488 // 239 104 225 - [email protected]

emprego

COImbRaOFeRTaemprego

OPORTUnIdade de neGÓCIO HeRbaLIFe, procuro 5 colaboradores: Inicio em Part-time ou Full-time, rendi-mentos activos até 50% vendas, rendimentos passivos até (25% comissões, 15% royalties, 8% bônus). Possibili-dade de ganhar férias pagas. Marque entrevista: 918 244 772

diversos

anTIGUIdades

a aLFaRRabIsTa LIVRaRIa COmPRa, Bibliotecas e Livros Antigos. Alto preço. Vai a casa, qualquer ponto do país. Máximo sigilo. Somos livreiros especiali-zados há 20 anos. Telef: 239 826 014 // 968 079 282

a anTIQUes OCasIÃO aLFaRRabIsTa, Antiguidades compra, Sigilo e preço justo. Recheios, bibliotecas, móveis, discos, grafonolas, potes, pias, relógios, tudo antigo. Avalia-ções/mudanças. Vamos a casa, resposta rápida por e-mail: [email protected]. Coimbra + de 30 anos no mercado. Telem: 926 607 295

anTIGUIdades maYFLO-WeR - PROmOÇÃO de 20%, para todos os artigos, incluindo as pratas. C. C. Mayflower - Alameda Calouste Gulbenkian - 3000 Coimbra - Telem: 934 199 357

asTROLOGIa

mÉdIUm VIdenTe, Espiritual Curandeiro, atende diariamen-te de 2ª a Domingo. Se tens problemas que julgas não ter solução, vem que eu resolvo, seja ele qual for. Marcações diárias das 10:30h às 23:30h. Atendimento Ribeira de Frades. Cada um dá o que quer. Telem: 916 493 069(TMN) // 919 525 903

emPRÉsTImOs

CRÉdITO ImedIaTO, a partir 300€, garantias de cheques pré-datados ou penhora de ouro. Telem: 936 162 993

ensInO

CenTRO de eXPLICaÇÕes IndIVIdUaIs, do 5.º ao 12.º e ensino superior, a todas as disciplinas, c/ professores experientes e c/ consultas de terapeuta da fala, dislexia e psicologia. Pequenos Gestos. Telef: 239 703 010 // 917 640 021 www.maia-ferreira.com

PRePaRaÇÃO eXames, Matemática Físico-química, Alga, Estatística, Métodos Quantitativos, Numérica, Computacional, Complexa, Previsão. Econometria. Méts. Investigação. Anál. Dados, etc. Contactos: 964 157 116 // 910 460 545 // 239 711 544, [email protected]

OUTROs

CaRPInTeIRO, faz assenta-mentos de carpintarias, cozinhas, roupeiros, escadas, flutuantes, rodapés, tectos em forro, pequenas e grandes afinações. Peça orçamento, também posso fornecer o material. Telem: 934 486 971 // [email protected]

IMOBILIÁRIA PATROCÍNIO TAVARES, S.A.CONSTRUÇÃO CIVIL

Com pra, ven da e tro ca de pré dios, mo ra dias, an da res, es cri tó rios, lo jas e ter re nos.

Rua da So fi a, 175 C Telf.: 239 854730 - COIM BRA33

337

PARQUES DE ESTACIONAMENTO na Avenida Fernão Magalhães (Coimbra)

Centro Comercial D. Dinis (em frente Bombeiros Voluntários)e no Parque Mondego (ao lado da Rodoviária)34

863

Padaria - PastelariaO Rouxinol

239 961 039 | 963 829 115/14

4036

0

Fazemos todo o tipo de trabalhos na área da

construção civil.Consulte-nos!

4039

3

www.asbeiras.ptINOVÁMOS ONLINE!

Agora é mais fácil encontrar o que procura!Mais informação no dia-a-dia, todos os dias... e a toda a hora!

Porque há informação que tem de saber na hora, o DIÁRIO AS BEIRAS actualiza regularmente o site www.asbeiras.pt com as notícias

que marcam o seu dia-a-dia.

14 | agir | anúncios & classificados diário as beiras | 28-12-2013

38630

RECICLAGEM DE METAISCENTRO DE ABATE AUTOMÓVEL (V.F.V)

VENDA DE PEÇAS USADASVALORIZAMOS

VEÍCULOS PARA ABATE / SALVADOS

Espinheira - Penacova - Telemóvel: 917 955 970

3612

8

Vendas

Vende O ReI das COnCeR-TInas, Concertina marca Paulo Sobrano, há quinta Voz, c/ 11 mudanças na escala e 3 nos baixos. Como nova. 2.500,00€. Informa: 916 297 095

motores

TT

nIssan PICK UP, cabine dupla. Ano 1995. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

Ligeiros

aUdI

aUdI a4 1.9 TdI, nacional, 130CV. Ano 2003. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

aUdI a6 2.5 TdI, 180CV, 4X4. Ano 2001. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

HOnda

HOnda CIVIC 1.5., GPL. Ano

1996. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

nIssan

nIssan QasHQaI 5+2, 105CV. Ano 2009. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

PeUgeOT

PeUgeOT 206 1.4 HdI, AC. Ano 2004. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

TOyOTa

TOyOTa HILUX X-CaB, 4 lugares. Ano 1996. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

ComerCiais

CITROën

CITROen BeRLIngO 1.9, cinza. Ano 2000. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

RenaULT

RenaULT KangO 1.9, 5 lugares. Ano 2001. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

seaT

seaT IBIZa 1.9 TdI, comercial, 130CV. 6.500€. Ano 2003. Telef: 236 912 400 // 962 610 316

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt/ utilizando referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego. Alerta-se para a possibilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego publicada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilização ao “Diário As Beiras” e a sua publicação.

3506

2

esTOFadOR - Refª 588120907 – MIRa - estofador obrigatoriamente com experiencia-Tempo

Completo

FResadOR MeCÂnICO - Refª 588123529 - FIgUeIRa da FOZ- fresador mecânico, com experiencia mínimo de 3 anos em moldes

-Tempo Completo

engenHeIRO agRO-IndUsTRIaL – Refª 588132131 – FIgUeIRa da FOZ - para gestão

de linhas de produção – Tempo completo

engenHeIRO eLeCTROTÉCnICO – Refª 588132156 – FIgUeIRa da FOZ– para área de

manutenção industrial - Tempo completo

LUBRIFICadOR de MÁQUInas – Refª 588134008 – FIgUeIRa da FOZ– com expe-

riencia na área da lubrificação Tempo completo

OUTROs TRaBaLHadORes nÃO QUaLIFICadOs – Refª 588137683– Figueira da Foz– com ou sem experiencia - Tempo completo

CaBeLeIReIRO – Refª 588142906- FIgUeIRa da FOZ – com experiencia – Tempo

completo

engOMadOR ManUaL – Refeª – 588146626 – FIgUeIRa da FOZ – Para

lavandaria preferencialmente com conhecimentos de costura (arranjos) – Tempo completo

IMPRessOR de OFFseT - Refª 588160727- MOnTeMOR-O-VeLHO – com

experiencia na área –Tempo Completo

BaTe-CHaPas de VeÍCULOs aUTOMÓ-VeIs - Refª – 588160918 - Paião – com

experiencia na área –Tempo Completo

esCRITURÁRIO,eM geRaL – Refª 588170176 – MOnTeMOR-O-VeLHO- com experiência, requisito obrigatório falar alemão -

Tempo Completo

OUTROs CaRPInTeIROs - Refª 588170453 - FIgUeIRa da FOZ – experiencia em

carpintaria e preferencialmente em canalizações e electricidade -Tempo Completo

VIdRaCeIRO – COLOCadOR - Refª

588171053 - FIgUeIRa da FOZ – colaborador para montar e reparar vidros em automóveis

-Tempo Completo

MeCÂnICO de aUTOMÓVeIs - Refª 588184078- FIgUeIRa da FOZ – com

experiencia em reparação de automóveis ligeiros e de máquinas agrícolas – tempo completo

engenHeIRO CIVIL – Refª 588187535 – FIgUeIRa da FOZ - com experiencia para tra-balhar no Luxemburgo e que saiba falar e escrever

fluentemente o francês – tempo completo

TÉCnICO de ManUTenÇÃO- Refª 588220014 - FIgUeIRa da FOZ –com

experiência para manutenção elétrica, mecânica e civil–Tempo Completo

CHURRasQUeIRO – Refª 588227647- MOnTeMOR-O-VeLHO – obrigatoriamente com experiencia em grelhador rotativo – Tempo

completo

eLeCTRICIsTa aUTO - Refª 588229024 – FIgUeIRa da FOZ – com experiencia ou

formação – Tempo completo

MeCÂnICO de aUTOMÓVeIs – Refª 588229032 – FIgUeIRa da FOZ - com experiencia ou formação – Tempo completo

TaXIsTa - Refª 588238058 – FIgUeIRa da FOZ – com CAP – Tempo completo

MaRInHeIRO de TRÁFegO LOCaL – Refª 588247639– Figueira da Foz - marinheiro de recreio ou patrão local para trabalhar em embarca-

ção marítimo/turística - Tempo parcial

MOTO-seRRIsTa - Refª 588248260 – sOURe - com experiencia – Tempo Completo

COndUTORes de MÁQUInas

agRÍCOLas e FLOResTaIs - Refª 588248358 - operador de máquinas de com

experiencia – Tempo completo

eMPRegada dOMÉsTICa – Casa PaRTICULaR - Refª 588251537 – com

experiencia – Tempo parcial

Centro de Emprego e Formação Prof. do Pinhal Interior Norte

Serviço de Emprego e Formação Profi ssional de Arganil

Av. das Forças Armadas - Edifício Argogest

3300-011 Arganil - PORTUGAL Tel: +351 235 205 984/5

OPeRadOR de MÁQUIna de COsTURa - Ref. 588157333 - Tempo completo – TÁBUa

NÃO EXIGE EXPERÊNCIA NA PROFISSÃO

dIReCTOR de PROdUÇÃO-IndUsT TRansF,eXCeP IndUsTRIa aLIMenTaR – Ref.

588182296 - Tempo completo – TÁBUaCOM EXPERIÊNCIA NA PROFISSÃO

saLsICHeIRO – Ref. 588225779 - Tempo completo – OLIVeIRa dO HOsPITaL

COM EXPERIÊNCIA NA PROFISSÃO

OUTROs TRaBaLHadORes nÃO QUaLIFICadOs da Ind TRansFORMadORa -

Ref. 588237017 – Tempo completo - ArganilNÃO EXIGE EXPERÊNCIA NA PROFISSÃO

seRVenTe FLOResTaL – Ref. 588240821 - Tempo completo – TÁBUa

NÃO EXIGE EXPERÊNCIA NA PROFISSÃO

CaRPInTeIRO de LIMPOs – Ref. 588253097 - Tempo completo – OLIVeIRa dO HOsPITaLNÃO EXIGE EXPERÊNCIA NA PROFISSÃO

POLIdOR (enVeRnIZadOR) – MADEIRA – Ref. 588253117 - Tempo completo – OLIVeIRa dO HOsPITaL

NÃO EXIGE EXPERÊNCIA NA PROFISSÃO

enCaR de aRMaZÉM – Ref. 588255987 - Tempo completo – TÁBUa

NÃO EXIGE EXPERÊNCIA NA PROFISSÃO

seRRaLHeIRO MeCÂnICORefª 588227482 - Tempo Completo – COIMBRa

COZInHeIRORefª 588244997 - Tempo Completo – COIMBRa

TÉCnICO de VendasRefª 588245798 - Tempo Parcial – COIMBRa

TÉCnICO de VendasRefª 588248237 - Tempo Completo – COIMBRa

eLeCTRICIsTa aUTORefª 588248497 - Tempo Completo – CanTanHede

(CadIMa)

CaBeLeIReIRORefª 588249719 - Tempo Completo – COIMBRa

Motorista Veículos Pesados - MercadoriasRefª 588251937 - Tempo Completo – CanTanHede

PedReIRORefª 588258163 - Tempo Completo – PenaCOVa

(TRaVanCa dO MOndegO)

IndIFeRenCIadORefª 588258379 - Tempo Completo – MeaLHada

IndIFeRenCIadORefª 588261039 - Tempo Completo – CanTanHede

VendedOR aO dOMICÍLIORefª 588261699 - Tempo Parcial – COIMBRa

aUXILIaR de LIMPeZaRefª 588267137 - Tempo Completo – COIMBRa

Gran de ci en tis ta, es pi ri tua lis ta e cu ran dei ro; des cen den te de uma an ti ga fa mí lia com co nhe ci men tos e po de res ab so lu tos de Ma gi as Ne gra e Bran ca e fei ti ços dos Im pé ri os de Ma li, Se ne gal e Ga bu. É tam bém pro fes sor dos as tró lo gos em Se ne gal, Gâm bia, Gui né-Ko na cri e Ma li. Co nhe ce dor de ca sos de ses pe ra dos, aju da a re sol vê-los mes mo de lon go tem po, gran de ou gra ve e de di fí cil so lu ção co mo por exem plo do en ças fí si cas e es pi ri tua is, ne gó ci os, im po tên cia se xu al, jus ti ça, in ve jas, pren der ou des vi ar, afas tar e apro xi mar pes so as ama das. Lê sor-te, dá pre vi são da vi da e fu tu ro. Faz tra ba lho à dis tân cia pe lo bom es pí ri to e for te ta lis mã. O su ces so no fu tu ro de pen de da sua de ci são, pois é pos sí vel do mi nar qual quer si tu a ção com fei ti ço e po der. Po nha fim a tu do o que o pre o cu pa. Não dei xe agra var os seus pro ble mas. Te nha tran qui li da de e cer te za na sua vi da ma-te ri al, pro fis si o nal e sen ti men tal. Con tac te o Prof. Sei di, pois se rá o seu in dis pen-sá vel. Pois é pes soa do ta da de gran des po de res e fei ti ços ir re sis tí veis.

Consultas: De Segunda a Sábado, das 9 às 21 horasMarcação: pessoalmente ou por carta

Rua Figueira da Foz, n.º 39 - 3.º Esq.º - 3000-184 Coimbra

PROFESSOR SEIDITlf 239 827 891 Tlm 966 658 785 / 918 371 443FACILIDADES DE PAGAMENTO - RESULTADOSTRABALHO GARANTIDO NUM MÁXIMO DE 9 DIAS

4020

5

VIDENTEMEDIUM INTERNACIONAL

ASTRÓLOGO GRANDE MESTRERua Nova nº 8, 3000-297 CoimbraTelef: 239 841 212

Mijacão3000-297 Coimbra

239 841 212

4030

7

Avenida Nova Loja n.º 42 S. Martinho do Bispo 3040-232 CoimbraTel. 239 095 243 . [email protected]ário: Segunda a Sábado das 8h às 19h (sem interrupção para hora de almoço)

3874

6

4033

3

Telef: 239 716 289T. 962 640 297

R E S T A U R A N T EVia Rápida

4038

0

Deseja u m Bom

Natal e ano

nov o a todos

os cl ientes

e amig os

Paúl - Cernache - 3040 CoimbraTel. 239 942 512 - Bombas Repsol

anúncios & classificados | agir | 1528 -12-2013 | diário as beiras

relax

Coimbra

1 abriGo mUiTo DiSCrE-To!!, Vem conhecer... Uma jovem portuguesa muito bonita, espera por ti... Corpo fascinan-te. Simpática. Meiga. Vais gostar!! Máxima higiene. Bom estacionamento. Telem: 969 255 858

1 aDorÁVEL PorTUGUESa, Isabel, 50A, meiga e desinibi-da. Está em apartamento privado e confortável. O. natural. Telem: 919 064 175

1 DoCE DE mULHEr, meiga, carinhosa, safada e fogosa. Máxima higiene. Venha conferir! Até altas horas. Telem: 914 939 656 // 964 222 237

1 Hora DE maSSaGEm, com ousadia e sensualidade, relax, antistress, reflexologia podal e

Quirómassagem. Telem: 910 435 279

1 morENiNHa 30ToNa, meiga e carinhosa, corpo gostoso, sensual, atende nas calmas, em local discreto. Com massagens. Telem: 966 139 533

1ª VEZ abSoLUTa morENa EXÓTiCa 25a, com traços orientais, meiguinha, sensual, adora chupar ao nat. greludi-nha, toques delirantes, brinquedos. Telem: 920 199 438

1ª VEZ boNiTa E JoVEm PorTUGUESa, massagista profissional, procuro bons apreciadores de massagem. Massg. de relaxamento sensual c/ óleos neutros aquecidos. Quer passar um momento agradável? Venha comprovar!! Telem: 910 814 559 Só nºs Ident.

1ª VEZ UCraNiaNa QUa-rENToNa, bonita, simpática, meiga. Atende sem pressa. Telem: 915 275 155

1ª VEZ ViúVa mEiGUiNHa, atende em local discreto e oferece-lhe momentos felizes. Telem: 916 637 627 Só nºs ident.

2 amiGaS QUENTES E boaS, portuguesa + brasileira, 30tonas, peitos 40/46, O. nat., massagem, descompressão manual. Atend. em lingerie. Telem: 911 711 064 a partir 9H da manhã.

aS DEUSaS PorTUGUE-SaS!!!, jovens, meigas, simpáticas e muito doces. Vem aquecer connosco, à escolha! (c/ proteção/higiene) Só nºs ident. Telem: 961 387 455

ENFErmEira DESEmPrE-GaDa, linda, meiga, corpo escultural. Atendimento meia liga e salto. Massagens. Telem: 918 891 277

LiNDa mENiNa! TENTaÇÃo., Portuguesa, atrevida, adora senti-lo todo dentro. Corpo de sonho, O. guloso, peito 42. Inesquecível. Telem: 924 164 049

maSSaGEm CorPo a CorPo, feita por massagista sensual em SPA de Luxo. Telem: 913 557 389

mULHEr maraViLHa, 23 anos, peito XXL, bem constituída, O. delirante, atendimento com acessórios de cinto e massagem. Telem: 926 683 625

NoViDaDE ESPaNHoLiTa, charmosa, doce, completíssi-ma, peito XXL, corpo sedutor, O. guloso, todas as posições. Tudo nas Calminhas. Vale tudo!! Telem: 918 129 762

NoViDaDE maSSaGENS, relaxantes e sensuais c/ mãos de fada na marquesa! Vem suspirar de prazer! C/ convívio e duche. Tb Sab. e domingos. Para senhores de bom gosto. Telem: 912 888 396

rUa Do braSiL, novidade portuguesa, 40A, recém divorciada, atende nas calmas em lingerie e saltos altos. Liga-me! Telem: 915 010 138

SENHora ELEGaNTE E DiSTiNTa, convive com prazer. Faz deslocações ao domicílio e hotéis. Telem: 915 632 938. Só nºs ident.

CaNTaNHEDE aS bEbÉS Do Pai NaTaL, loira + ruiva, elegantes, meigas, atendemos juntas ou separadas. Massa-gem e acessórias. Telem: 919 198 873

FiGUEira Da FoZ

1 bELa PorTUGUESa, ótima formação, alta, bonita, corpo escultural, simpática, com charme, discreta, sedutora e muito elegante. Apartamento próprio. Ambiente calmo e discreto. Speak english. Telem: 964 689 284

1ª VEZ 21 aNiNHoS, meigui-nha, sensual, atende em lingerie, privado, sem pressas. Telem: 919 844 379

1ª VEZ PoLaCa, jeitosa, simpatia, meiguinha, massa-gem, relaxamento total. Telem: 967 043 005 // 916 295 347 Até às 20H.

1ª VEZ PorTUGUESa, 19A, iniciante, doce, meiga, peitão, elegante, o. natural. Menina do papá. Vem-me ensinar! Telem: 924 132 287

1ª VEZ TraVESTi Loira, matulona, bem dotada, act./Pass., beijo na boca. Telem: 963 169 817 // 910 754 040

FErNaNDa mEiGUiNHa, seios lindos, O. natural, molhadinho e picante. Toda boa, sem pressas. Confira! Telem: 965 542 720

LoiriNHa LiNDÍSSima, bem constituída, massagem. Prazer de ires ao céu. C/ acessórios. Confira! Telem: 965 542 767

NoV. morENa EXÓTiCa, 26 A, charmosa e meiga. Atende em apart. privado. O. 100% natural. Completa. Telem: 924 153 207

NoViDaDE 1ª VEZ FiG. FoZ, casada, marido ausente, com muita fome de sexo, de homens, toda tua!! Vem ter comigo e nunca te vais esquecer… Telem: 910 891 339

NoViDaDE 1ª VEZ FiG. FoZ, viúva carente, meiga, sensual, toda boa, seios fartos, corpo delicioso. Completa, tudo com prazer e nas calmas. Telem: 927 359 272

NoViDaDE CaroL, deliciosa, morena 25 anos meiga, peito XXL, espanholada, O. natural até ao fim, 24h. Telem: 961 059 310

NoViDaDE PorTUGa, “quarentona”, recém-separada, carente, loirinha e meiguinha, o. natural. Telem: 925 105 347

PombaL

PombaL mEiriNHaS, novidade portuguesa + amigas de várias nacionalidades. Visita-nos. Telem: 969 777 749 // 919 815 328

Nov. Rua do Brasil Morena do Pecado O. nat. Bumbum guloso Acessórios e lingerie Atende 24H. Vem deliciar-te!!

915 294 0324026

4

anunciar noé fácil

Como ColoCar anúnCios no DIÁRIO AS BEIRAS

RECEPÇÃO DE ANÚNCIOS DE 2.ª A 6.ª ATÉ ÀS 11H00

COIMBRA Rua Abel Dias Urbano, n.º 4-2.º 3000-001 Coimbra TELEFONE: 239 980 290 FAX: 239 980 281E-mail: [email protected]

FIGUEIRA DA FOZ Edifício Foz Center - R. da República, n.º 202 Tel/fax 233 425 368

POR CUPÃO (VIA CTT) Escreva o seu anúncio,EM LETRA DE IMPRENSA ,deixando um espaço entre cada palavra.Pagamento por vale postal, cheque ou transferência bancária. Enviar para: Rua Abel Dias Urbano, n.º 4-2.º 3000-001 Coimbra

PREENChER, EM LETRA DE IMPRENSA com 120 carateres, deixando um espaço entre cada palavra , 6 dias = 12,50€

PREENChER, EM LETRA DE IMPRENSA com 160 carateres, deixando um espaço entre cada palavra, 6 dias = 17,50€

[Assinatura]

Identificação & Formas de Pagamento Nome:

Morada:

Freguesia: cód. postal: Contacto: n.º de cont.

Data de publicação: Total [€]:

Junto cheque n.º à ordem de Sojormedia Beiras, S.A. sobre o Banco

Junto Vale Postal n.º ordem de Sojormedia Beiras, S.A.

Transferência bancária

Imobiliário Compra Venda Arrendamento Tresp asse COIMBRA FIg. dA FOz

Motores Compra Venda Stands

Ligeiros Comerciais Todo-o-terreno Motas Outros Acessórios

Diversos Emprego Procura Oferta

Contactos e Alma Gémea: 120 carateres 15€

160 carateres 22,5€

Texto com sombra: duplica o preço /dia Resposta com carta ao jornal: + 3 €Todos os preços com IVA incluído

Diário As Beiras

4028

9

Loirinha Safadinha

Meiga, SexyO. Natural

Adora por trás

915 554 413

Provocante Isabella, 37A, mamas XXXL, peluda, bumbum grande,

acess. man. e cintura. Convívio massagem na marquesa e duche.Completa.

910 429 741

4031

7

NOVIDADE 1ª VEZ FIGUEIRAPeito XXL, Rijos, CompletaSem pressa. Experimenta!!

912 167 295

4035

7

24 horas

Morena sensual

SIMULAÇÃO MASCULINACOM ACESSÓRIOSDE CINTURAO. PROFUNDOTUDO NAS CALMINHAS

912 224 802

3989

1

913 465 832

NovidadeMel, Carente, meiga, adoro sexo e adoro por trás. Vem-me comer

não te arrependes!! Telefona-me!!

Foto Real

4038

7

1.ª vezFigueira da Foz

1ª Vez Portuguesa 30AA qualidade

que procura!

* Foto Real

924 017 229Só nºs ident.

3953

3

viver culturas diário as beiras | 28-12-2013

Blasted Mechanism em digressão

111 O grupo por-tuguês Blasted Mecha-nism está em digressão pelo país para financiar a edição do próximo ál-bum, a editar em mar-ço, numa altura em que se prepara para cum-prir 20 anos de carrei-ra. Em Coimbra – Salão Brazil – passam a 3 de janeiro.

A banda rock, que ao vivo se apresenta sempre com máscaras e indumentária espe-cial, explica em comu-nicado que recorreu ao “crowdfunding” para angariar oito mil eu-ros, com o objetivo de financiar a edição do próximo álbum e criar novo material cénico e fatos para os concertos.

Além da angariação de fundos pela inter-net, os Blasted Mecha-nism agendaram cinco concerto, até 4 de janei-ro, para reunir verbas para o novo álbum.

Com início no Cen-tro de Artes e Espetá-culos de Guimarães, a digressão prossegue hoje no Plano B (Porto), amanhã no Musicbox (Lisboa). A 3 de janei-ro apresentam-se no Salão Brazil (Coimbra) e no dia 4 no Bafo de Baco (Loulé).

Os bilhetes para os concertos da digressão têm um valor mínimo de cinco euros, com as apresentações a terem a particularidade de os Blasted Mechanism se apresentarem sem máscaras e sem os fatos que os caracterizam.

6 “Viagem da gota de água” é o título da oficina que hoje, entre as 15H00 e as 16H30, encerra a pro-gramação de dezembro para os mais novos (dos três aos cinco anos) no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Necessário fazer inscrição.

6 Uma prenda no sapatinho do Cine-Clube de Avanca, a construir há longos anos a sua sede no centro da freguesia de Estarreja, foi a oferta que a Dow Portugal lhe fez e que permitirá concluir o isolamento do edif ício de quatro pisos em cons-trução, que deverá apoiar o festival.

“Filhos do tédio” em edição especial 111 Está já disponível uma

edição especial de dvd+cd dedi-cada aos Tédio Boys, banda de Coimbra nascida no final dos anos 1980. Disponível fica, portanto, a mistura rica e eclética de experi-ências da banda, numa edição da Lux Records e com distribuição da Sony Music Portugal, que inclui o documentário “Filhos do Tédio” – de Rita Alcaire e Rodrigo Fernan-des –, mas também vídeos das digressões nos Estados Unidos da América, excertos de entre-vistas e episódios que não foram incluídos na montagem final do filme, dezenas de fotografias de vários momentos da carreira dos Tédio Boys, informação biográfica e discográfica sobre a banda e um CD áudio com remisturas de singles que já não se encontram no mercado.

Tédio Boys é uma banda de Coimbra, com uma história ím-par em Portugal. Apesar de não terem tido grande mediatismo, a sua influência na música portu-guesa é enorme, por ter gerado vários outros projetos como d3Ö, Wraygunn, The Parkinsons,Blood Safari e Bunnyranch. Nasceram como lado B da banda É Mas Foi-ce. Começaram por tocar nas ruas da cidade de Coimbra, tendo sido expulsos pela polícia. Mais tarde tocaram no palco da Queima das Fitas. O nome da banda vem, se-gundo o vocalista Toni Fortuna, “do tédio” que se vivia em Coim-bra. O grande sucesso da banda aconteceu nos EUA, onde os Tédio Boys fizeram várias digressões.

111 A “viagem” que O Teatrão fez com crianças, pais e avós e netos à nostalgia que representa para todos a casa dos avós chega hoje mesmo ao fim. Encerrando uma temporada que esgotou ses-sões de novembro a dezembro, ultrapassando os 4.500 espeta-dores, o grupo de teatro de Coim-bra leva hoje, às 17H00, à cena na Oficina Municipal do Teatro de Coimbra, a derradeira apre-sentação de “Viagem a casa dos meus avós”.

E este, explica uma nota de en-cenação, é um espetáculo que “ex-plora o imaginário das relações que existem entre avós e netos e que procura compreender, a par-tir dessas relações, que memória guardamos do que já vivemos e do que estamos a viver agora”.

Ao longo de um espetáculo cujas cenas se sucedem ao rit-mo próprio das brincadeiras de criança, os públicos de todas as idades vão reconhecer, promete quem o construiu, “momentos por si vividos e compreenderão que no teatro, como na vida, há relações que se constroem de-vagarinho, mas que ficam para

sempre: relações de cumplicida-de, ternura, segurança e, enfim, de felicidade”.

No ano que agora termina, de acordo com uma nota chegada às redações, O Teatrão programou mais de 80 atividades, realizadas

em várias localidades do país, e recebeu quase 20 mil espetado-res, fazendo da Oficina Municipal do Teatro um ponto de encontro para artistas e públicos de todas as idades e diferentes gostos e interesses. Feito o balanço e ter-minada a temporada deste espe-táculo, o Teatrão tem já finalizada a programação para os primeiros meses de 2014: espetáculos de música e de teatro, um reforço da relação com a comunidade e com as companhias de teatro da região, uma nova etapa do Pro-jeto Pedagógico apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e a celebração de um momento especial: os 20 anos d’O Teatrão. Razões mais do que suficientes para o público nos acompanhar no último espetáculo de 2013 e entrar, com entusiasmo, em 2014.

“Viagem a casa dos meus avós” tem a derradeira sessão marcada para as 17H00 de hoje, na Oficina do Teatro de Coimbra, e está aber-ta a um público maior de quatro anos. Existem preços especiais para famílias (pais, filhos e avós). | Lídia Pereira

Derradeira sessão da peça acontece hoje, às 17H00, na Oficina Municipal do Teatro de Coimbra

Carlos Gomes

Nostalgia da casa dos avós sobe ao palco com O Teatrão

“Viagem a casa dos meus avós” chega hoje ao fim na Oficina do Teatro de Coimbra

1 Proposta é para toda a família, que tem preços especiais para assistir ao espetáculo d’O Teatrão

2 Temporada de 2014 ficará marcada pela comemoração dos 20 anos de atividade do grupo

28-12-2013 | diário as beiras | viver | 17 social

IdealTower ofereceu concerto de Natal com o coro Alma de Coimbra no TAGV111 O coro e grupo de guitarras Alma

de Coimbra, constituído por antigos uni-versitários, apresentou, na segunda-feira, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, o novo álbum “Alma 2”, um “tributo à lusofonia”. Apresentação dos Alma de Coimbra foi, em simultâneo, o concerto de Natal e Ano Novo do grupo IdealTower, que recebeu no TAGV convida-dos e amigos. O novo trabalho discográfico da formação de Coimbra integra várias

canções de países como Brasil, Angola e Cabo Verde, com novos arranjos, assim como temas portugueses dos repertórios de Amália Rodrigues e José Afonso. O CD é constituído por 17 temas, dois deles instru-mentais – “Variações em lá menor”, de João Bagão, e “Valsa para um tempo que passou”, de António Portugal, – e novos arranjos musicais para temas de Frederico de Freitas, Alain Oulman, José Luís Tinoco, José Afonso, Raul Indipwo e António Fragoso.

DB-Luís Carregã

Concerto do coro Alma de Coimbra encheu o Teatro Académico de Gil Vicente

Pedro Cunha, José Eduardo Simões, Paula Cruz, José Alexandre Cunha e João Cunha

José Dias, Custódio Dias e Mónica Dias

Jorge Couceiro, João Rolim, José Rolim e Carlos Martins LopesConceição Romeiro, Polybio Serra e Silva e Aurora Serra e Silva Patricia Matos, Beatriz Moreira e Isa Oliveira

João Cunha, Paula e Lina Simõescom jovens do Centro de Acolhimento do Loreto

Irmã Goretti Domingues e João Cunha Fernando Zeferino, Júlia Teixeira, Arménia Coimbra, Elsa Correia e Ulisses Correia

Alberto Ferreira, Olga Ferreira, Maria Freitas e José Alexandre Cunha

diário as beiras | 28-12-2013 18 | viver | saúde e bem estar

111 O fim do Programa de Tratamento Cirúrgico de Obesidade, criado há qua-tro anos e extinto em 2012, levou à redução de um terço destas cirurgias, existindo doentes que esperam mais de um ano por uma consul-ta, denunciam os doentes.

Anunciado há quatro anos, o programa começou em 2010 e previa a realiza-ção de 2.500 cirurgias de tratamento da obesidade por ano nos 19 hospitais

públicos e nos centros pri-vados autorizados.

O programa ficou aquém dos objetivos, cumprindo cerca de 70 por cento das cirurgias previstas, mas ain-da assim contribuiu para a diminuição das listas de espera que na altura exis-tiam, segundo o presidente da Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Por-tugal (Adexo).

O programa foi interrom-pido em 2012, uma mudan-

ça que se tem traduzido na diminuição do número de cirurgias, disse Carlos Oli-veira.

Menos cirurgias com o fim do programa

Em declarações à agência Lusa, Carlos Oliveira disse que a suspensão deste pro-grama levou à diminuição de um terço das cirurgias e que são cada vez mais os doentes que aguardam pela primeira consulta, sem a qual não podem ser ope-rados.

“Sabemos de casos em que os doentes esperam há ano e meio por uma primeira con-sulta num hospital público, da qual dependem para fi-car em lista de espera para o tratamento cirúrgico da obesidade”, disse.

Carlos Oliveira lamenta ainda que os doentes que aguardam há demasiado tempo por uma cirurgia não estejam a ser operados no setor privado – a custas do

SNS – o que se deve ao preço que o Estado paga a estes centros, que não é atrativo para as instituições.

Para o presidente da Ade-xo, o fim do programa só pode ter um objetivo: “Pou-par”. Mas Carlos Oliveira considera que esta é uma leitura errada da doença que, segundo estudos na posse da associação, custa-va, em 2004, 400 milhões de euros por ano no tratamen-to de doenças associadas aos doentes obesos. Esses valores devem situar-se atu-almente nos 600 milhões de euros, adiantou. “Vai sair muito mais caro. Já está a sair caro, mas eles [os deci-sores políticos] é que não querem ver”, declarou.

Silva Nunes, da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e um dos responsáveis do programa, reconheceu à Lusa que a ra-zão que levou ao fim desta iniciativa foi “de origem pu-ramente financeira”.

O médico no Hospital Cur-ry Cabral, em Lisboa, disse que as razões clínicas que levaram à criação de um programa especial para o tratamento desta doença mantêm-se. Segundo Silva Nunes, em 2011 foram re-alizadas 2.000 cirurgias no âmbito do Programa de Tra-tamento Cirúrgico de Obe-sidade e 931 no primeiro semestre de 2012. Compa-rando o primeiro semestre de 2011 com o de 2012, re-gistou-se uma diminuição de 13 por cento, disse.

Menos cirurgias levam obesos a esperar mais de um ano por consulta

Palavras cruzadas

Sudoku

Passatempos

PALAVRAS CRUZADAS SCRABBLE

DIFÍCILFÁCIL

SUDOKU 9X9 SUDOKU FUTEBOL

KEN&KEN

1 -Complete jogocomoumSudoku clássico, comosalgarismosde1 a6, umabolaedois cartõesdepenalidade.2-Seconseguir ligarseiscasascontendoosalgarismosde1a6dabolaatéàbaliza,marcagolo. Sósepodedeslocarhorizontalmenteeou verticalmenteenãopodeentrarmaisdoqueumaveznasseiscasasparachegaraogolo. Sedescobrircaminhosdiferentesdabolaàbaliza, umamesmabolapodemarcarváriosgolosparaasduasequipas. AequipaAmarcaosgolosnabalizadaesquerdaeaequipaBnadadireita.

51413121110198765431 2

B

A

C

D

E

F

G

H

I

J

K

M

N

L

O

1A 1A

1A

1A

1A

1A

1A1A

2C 1E

2C

2C

2D

2D2D

2D

2D

1E

1E

4F

4G

1I

1E 4H

2L

2L1M

7J

1O

1O

1O

1A

1A

8Ç 2P

2P

1R1A

1A

1A

1R

1R1R

1S

1T

HORIZONTAIS: 1 - Pedaçogrande. Senão. 2 - Cultorcuriosodequalquerarte.Tipode roupãoqueseusaporcimadovestuário paraoproteger. 3 - Silenciar.Fosso ou escavaçãoqueconduzáguas. 4 - Caminhar. Que revelasatisfação.5 - Classede tropa (Mil.). O Inferno. 6 - Normasocial. Gracejar. 7 - Análogo.Embarcaçãode recreio, demotorou develas. 8 - Desejarardentemente. Sobre(prep.). 9 - Coima. Instrumentomusical decordase teclado cujapercussãoéfeitapor intermédio de teclas. 10 - Cordeiro. Quesoa. 11 - Horadoofício divino.Picarcomo ferrão.

VERTICAIS: 1 - Relativo à face. Magnetenatural. 2 - Acorrentei. Indivisível.3 - Um certo. Pequenino fragmento. 4 - Armabranca, de lâminacurtae larga,com dois gumes. Gorduradeporcoporderreter, queenvolveos intestinos.5 - Grupodepessoasquecantam juntamente. Edifício parahabitação.6 - Oespaçoaéreo. Indivíduodopovo.Medida itineráriachinesa. Asi mesmo.7 - Enrubesce. Acrescentar. 8 - Apoio. Irisar. 9 - Evoluçãocomqualquer tipo deveículo. Espaçode12meses. 10 - Fruto daateira. Oito dezenas. 11 -Qualquercompartimento deumacasa. Repisar.

HORIZONTAIS:1-Fatacaz,Mas.2-Amador,Bata.3-Calar,Canal.4-Ir,Gozoso.5-Arma,Érebo.6-Lei,Rir.7-Igual,Iate.8-Ansiar,Em.9-Multa,Piano.10-Anho,Soante.11-Noa,Ferroar.

VERTICAIS:1-Facial,Íman.2-Amarrei,Uno.3-Tal,Migalha.4-Adaga,Unto.5-Coro,Casa.6-Ar,Zé,Li,Se.7-Cora,Apor.8-Base,Iriar.9-Manobra,Ano.10-Ata,Oitenta.11-Sala,Remoer.

INSTRUÇÕES Utilize as letras para criar uma palavra. O objectivo é conseguir omaior número de pontos, utilizando as casas que dão mais pontos (multiplicar letrapor 2 ou 3, multiplicar palavra por 2 ou 3). Utilize as letras que já estão no tabuleiropara os maximizar. Não são permitidos nomes próprios nem estrangeirismos. Maisde 24 pontos: Experiente; entre 15 e 24, Avançado; menos de 15, Promessa

INSTRUÇÕES1 O objectivo é preencher os quadrados utilizandonúmeros que completem as operações matemáticas.

2 Em módulo com cercadura, o mesmo número só podeser utilizado uma vez.

3 Na categoria “fácil”, cada linha vertical ou horizontaldeve ter os números de 1 a 4.

4 Na categoria “difícil”, em cada linha devem constaros números de 1 a 6, sem repetições.

GRAU DE DIFICULDADE �����

SOLUÇÕES: SUDOKU 9X9; SUDOKU FUTEBOL; PALAVRASCRUZADAS

SOLU

ÇÕES:KEN

&KEN

soluções

palavras cruzadas

Passatempos

PALAVRAS CRUZADAS SCRABBLE

DIFÍCILFÁCIL

SUDOKU 9X9 SUDOKU FUTEBOL

KEN&KEN

1 -Complete jogocomoumSudoku clássico, comosalgarismosde1 a6, umabolaedois cartõesdepenalidade.2-Seconseguir ligarseiscasascontendoosalgarismosde1a6dabolaatéàbaliza,marcagolo. Sósepodedeslocarhorizontalmenteeou verticalmenteenãopodeentrarmaisdoqueumaveznasseiscasasparachegaraogolo. Sedescobrircaminhosdiferentesdabolaàbaliza, umamesmabolapodemarcarváriosgolosparaasduasequipas. AequipaAmarcaosgolosnabalizadaesquerdaeaequipaBnadadireita.

51413121110198765431 2

B

A

C

D

E

F

G

H

I

J

K

M

N

L

O

1A 1A

1A

1A

1A

1A

1A1A

2C 1E

2C

2C

2D

2D2D

2D

2D

1E

1E

4F

4G

1I

1E 4H

2L

2L1M

7J

1O

1O

1O

1A

1A

8Ç 2P

2P

1R1A

1A

1A

1R

1R1R

1S

1T

HORIZONTAIS: 1 - Pedaçogrande. Senão. 2 - Cultorcuriosodequalquerarte.Tipo de roupãoqueseusaporcimadovestuário paraoproteger. 3 - Silenciar.Fosso ou escavaçãoqueconduzáguas. 4 - Caminhar. Que revelasatisfação.5 - Classede tropa (Mil.). O Inferno. 6 - Normasocial. Gracejar. 7 - Análogo.Embarcaçãode recreio, demotorou develas. 8 - Desejarardentemente. Sobre(prep.). 9 - Coima. Instrumentomusical decordase tecladocujapercussãoéfeitapor intermédio de teclas. 10 - Cordeiro. Quesoa. 11 - Horadoofício divino.Picarcomo ferrão.

VERTICAIS: 1 - Relativo à face. Magnetenatural. 2 - Acorrentei. Indivisível.3 - Um certo. Pequenino fragmento. 4 - Armabranca, de lâminacurtae larga,com dois gumes. Gorduradeporcoporderreter, queenvolveos intestinos.5 - Grupodepessoasquecantam juntamente. Edifício parahabitação.6 - Oespaçoaéreo. Indivíduodopovo.Medida itineráriachinesa. Asi mesmo.7 - Enrubesce. Acrescentar. 8 - Apoio. Irisar. 9 - Evoluçãocomqualquer tipo deveículo. Espaçode12meses. 10 - Fruto daateira. Oito dezenas. 11 -Qualquercompartimento deumacasa. Repisar.

HORIZONTAIS:1-Fatacaz,Mas.2-Amador,Bata.3-Calar,Canal.4-Ir,Gozoso.5-Arma,Érebo.6-Lei,Rir.7-Igual,Iate.8-Ansiar,Em.9-Multa,Piano.10-Anho,Soante.11-Noa,Ferroar.

VERTICAIS:1-Facial,Íman.2-Amarrei,Uno.3-Tal,Migalha.4-Adaga,Unto.5-Coro,Casa.6-Ar,Zé,Li,Se.7-Cora,Apor.8-Base,Iriar.9-Manobra,Ano.10-Ata,Oitenta.11-Sala,Remoer.

INSTRUÇÕES Utilize as letras para criar uma palavra. O objectivo é conseguir omaior número de pontos, utilizando as casas que dão mais pontos (multiplicar letrapor 2 ou 3, multiplicar palavra por 2 ou 3). Utilize as letras que já estão no tabuleiropara os maximizar. Não são permitidos nomes próprios nem estrangeirismos. Maisde 24 pontos: Experiente; entre 15 e 24, Avançado; menos de 15, Promessa

INSTRUÇÕES1 O objectivo é preencher os quadrados utilizandonúmeros que completem as operações matemáticas.

2 Em módulo com cercadura, o mesmo número só podeser utilizado uma vez.

3 Na categoria “fácil”, cada linha vertical ou horizontaldeve ter os números de 1 a 4.

4 Na categoria “difícil”, em cada linha devem constaros números de 1 a 6, sem repetições.

GRAU DE DIFICULDADE �����

SOLUÇÕES: SUDOKU 9X9; SUDOKU FUTEBOL; PALAVRASCRUZADAS

SOLU

ÇÕES

:KEN

&KEN

Passatempos

PALAVRAS CRUZADAS SCRABBLE

DIFÍCILFÁCIL

SUDOKU 9X9 SUDOKU FUTEBOL

KEN&KEN

1 -Complete jogocomoumSudoku clássico, comosalgarismosde1 a6, umabolaedois cartõesdepenalidade.2-Seconseguir ligarseiscasascontendoosalgarismosde1a6dabolaatéàbaliza,marcagolo. Sósepodedeslocarhorizontalmenteeou verticalmenteenãopodeentrarmaisdoqueumaveznasseiscasasparachegaraogolo. Sedescobrircaminhosdiferentesdabolaàbaliza, umamesmabolapodemarcarváriosgolosparaasduasequipas. AequipaAmarcaosgolosnabalizadaesquerdaeaequipaBnadadireita.

51413121110198765431 2

B

A

C

D

E

F

G

H

I

J

K

M

N

L

O

1A 1A

1A

1A

1A

1A

1A1A

2C 1E

2C

2C

2D

2D2D

2D

2D

1E

1E

4F

4G

1I

1E 4H

2L

2L1M

7J

1O

1O

1O

1A

1A

8Ç 2P

2P

1R1A

1A

1A

1R

1R1R

1S

1T

HORIZONTAIS: 1 - Pedaçogrande. Senão. 2 - Cultorcuriosodequalquerarte.Tipo de roupãoqueseusaporcimadovestuário paraoproteger. 3 - Silenciar.Fosso ou escavaçãoqueconduzáguas. 4 - Caminhar. Que revelasatisfação.5 - Classede tropa (Mil.). O Inferno. 6 - Normasocial. Gracejar. 7 - Análogo.Embarcaçãode recreio, demotorou develas. 8 - Desejarardentemente. Sobre(prep.). 9 - Coima. Instrumentomusical decordase tecladocujapercussãoéfeitapor intermédio de teclas. 10 - Cordeiro. Quesoa. 11 - Horadoofício divino.Picarcomo ferrão.

VERTICAIS: 1 - Relativo à face. Magnetenatural. 2 - Acorrentei. Indivisível.3 - Um certo. Pequenino fragmento. 4 - Armabranca, de lâminacurtae larga,com dois gumes. Gorduradeporcoporderreter, queenvolveos intestinos.5 - Grupodepessoasquecantam juntamente. Edifício parahabitação.6 - Oespaçoaéreo. Indivíduodopovo.Medida itineráriachinesa. Asi mesmo.7 - Enrubesce. Acrescentar. 8 - Apoio. Irisar. 9 - Evoluçãocomqualquer tipo deveículo. Espaçode12meses. 10 - Fruto daateira. Oito dezenas. 11 -Qualquercompartimento deumacasa. Repisar.

HORIZONTAIS:1-Fatacaz,Mas.2-Amador,Bata.3-Calar,Canal.4-Ir,Gozoso.5-Arma,Érebo.6-Lei,Rir.7-Igual,Iate.8-Ansiar,Em.9-Multa,Piano.10-Anho,Soante.11-Noa,Ferroar.

VERTICAIS:1-Facial,Íman.2-Amarrei,Uno.3-Tal,Migalha.4-Adaga,Unto.5-Coro,Casa.6-Ar,Zé,Li,Se.7-Cora,Apor.8-Base,Iriar.9-Manobra,Ano.10-Ata,Oitenta.11-Sala,Remoer.

INSTRUÇÕES Utilize as letras para criar uma palavra. O objectivo é conseguir omaior número de pontos, utilizando as casas que dão mais pontos (multiplicar letrapor 2 ou 3, multiplicar palavra por 2 ou 3). Utilize as letras que já estão no tabuleiropara os maximizar. Não são permitidos nomes próprios nem estrangeirismos. Maisde 24 pontos: Experiente; entre 15 e 24, Avançado; menos de 15, Promessa

INSTRUÇÕES1 O objectivo é preencher os quadrados utilizandonúmeros que completem as operações matemáticas.

2 Em módulo com cercadura, o mesmo número só podeser utilizado uma vez.

3 Na categoria “fácil”, cada linha vertical ou horizontaldeve ter os números de 1 a 4.

4 Na categoria “difícil”, em cada linha devem constaros números de 1 a 6, sem repetições.

GRAU DE DIFICULDADE �����

SOLUÇÕES: SUDOKU 9X9; SUDOKU FUTEBOL; PALAVRASCRUZADAS

SOLU

ÇÕES:KEN

&KEN

Passatempos

PALAVRAS CRUZADAS SCRABBLE

DIFÍCILFÁCIL

SUDOKU 9X9 SUDOKU FUTEBOL

KEN&KEN

1 -Complete jogocomoumSudoku clássico, comosalgarismosde1 a6, umabolaedois cartõesdepenalidade.2-Seconseguir ligarseiscasascontendoosalgarismosde1a6dabolaatéàbaliza,marcagolo. Sósepodedeslocarhorizontalmenteeou verticalmenteenãopodeentrarmaisdoqueumaveznasseiscasasparachegaraogolo. Sedescobrircaminhosdiferentesdabolaàbaliza, umamesmabolapodemarcarváriosgolosparaasduasequipas. AequipaAmarcaosgolosnabalizadaesquerdaeaequipaBnadadireita.

51413121110198765431 2

B

A

C

D

E

F

G

H

I

J

K

M

N

L

O

1A 1A

1A

1A

1A

1A

1A1A

2C 1E

2C

2C

2D

2D2D

2D

2D

1E

1E

4F

4G

1I

1E 4H

2L

2L1M

7J

1O

1O

1O

1A

1A

8Ç 2P

2P

1R1A

1A

1A

1R

1R1R

1S

1T

HORIZONTAIS: 1 - Pedaçogrande. Senão. 2 - Cultorcuriosodequalquerarte.Tipo de roupãoqueseusaporcimadovestuário paraoproteger. 3 - Silenciar.Fosso ou escavaçãoqueconduzáguas. 4 - Caminhar. Que revelasatisfação.5 - Classede tropa (Mil.). O Inferno. 6 - Normasocial. Gracejar. 7 - Análogo.Embarcaçãode recreio, demotorou develas. 8 - Desejarardentemente. Sobre(prep.). 9 - Coima. Instrumentomusical decordase teclado cujapercussãoéfeitapor intermédio de teclas. 10 - Cordeiro. Quesoa. 11 - Horadoofício divino.Picarcomo ferrão.

VERTICAIS: 1 - Relativo à face. Magnetenatural. 2 - Acorrentei. Indivisível.3 - Um certo. Pequenino fragmento. 4 - Armabranca, de lâminacurtae larga,com dois gumes. Gorduradeporcoporderreter, queenvolveos intestinos.5 - Grupodepessoasquecantam juntamente. Edifício parahabitação.6 - Oespaçoaéreo. Indivíduodopovo.Medida itineráriachinesa. Asi mesmo.7 - Enrubesce. Acrescentar. 8 - Apoio. Irisar. 9 - Evoluçãocomqualquer tipo deveículo. Espaçode12meses. 10 - Fruto daateira. Oito dezenas. 11 -Qualquercompartimento deumacasa. Repisar.

HORIZONTAIS:1-Fatacaz,Mas.2-Amador,Bata.3-Calar,Canal.4-Ir,Gozoso.5-Arma,Érebo.6-Lei,Rir.7-Igual,Iate.8-Ansiar,Em.9-Multa,Piano.10-Anho,Soante.11-Noa,Ferroar.

VERTICAIS:1-Facial,Íman.2-Amarrei,Uno.3-Tal,Migalha.4-Adaga,Unto.5-Coro,Casa.6-Ar,Zé,Li,Se.7-Cora,Apor.8-Base,Iriar.9-Manobra,Ano.10-Ata,Oitenta.11-Sala,Remoer.

INSTRUÇÕES Utilize as letras para criar uma palavra. O objectivo é conseguir omaior número de pontos, utilizando as casas que dão mais pontos (multiplicar letrapor 2 ou 3, multiplicar palavra por 2 ou 3). Utilize as letras que já estão no tabuleiropara os maximizar. Não são permitidos nomes próprios nem estrangeirismos. Maisde 24 pontos: Experiente; entre 15 e 24, Avançado; menos de 15, Promessa

INSTRUÇÕES1 O objectivo é preencher os quadrados utilizandonúmeros que completem as operações matemáticas.

2 Em módulo com cercadura, o mesmo número só podeser utilizado uma vez.

3 Na categoria “fácil”, cada linha vertical ou horizontaldeve ter os números de 1 a 4.

4 Na categoria “difícil”, em cada linha devem constaros números de 1 a 6, sem repetições.

GRAU DE DIFICULDADE �����

SOLUÇÕES: SUDOKU 9X9; SUDOKU FUTEBOL; PALAVRASCRUZADAS

SOLU

ÇÕES:KEN

&KEN

sudoku

Passatempos

PALAVRAS CRUZADAS SCRABBLE

DIFÍCILFÁCIL

SUDOKU 9X9 SUDOKU FUTEBOL

KEN&KEN

1 -Complete jogocomoumSudoku clássico, comosalgarismosde1 a6, umabolaedois cartõesdepenalidade.2-Seconseguir ligarseiscasascontendoosalgarismosde1a6dabolaatéàbaliza,marcagolo. Sósepodedeslocarhorizontalmenteeou verticalmenteenãopodeentrarmaisdoqueumaveznasseiscasasparachegaraogolo. Sedescobrircaminhosdiferentesdabolaàbaliza, umamesmabolapodemarcarváriosgolosparaasduasequipas. AequipaAmarcaosgolosnabalizadaesquerdaeaequipaBnadadireita.

51413121110198765431 2

B

A

C

D

E

F

G

H

I

J

K

M

N

L

O

1A 1A

1A

1A

1A

1A

1A1A

2C 1E

2C

2C

2D

2D2D

2D

2D

1E

1E

4F

4G

1I

1E 4H

2L

2L1M

7J

1O

1O

1O

1A

1A

8Ç 2P

2P

1R1A

1A

1A

1R

1R1R

1S

1T

HORIZONTAIS: 1 - Pedaçogrande. Senão. 2 - Cultorcuriosodequalquerarte.Tipo de roupãoqueseusaporcimadovestuário paraoproteger. 3 - Silenciar.Fosso ou escavaçãoqueconduzáguas. 4 - Caminhar. Que revelasatisfação.5 - Classede tropa (Mil.). O Inferno. 6 - Normasocial. Gracejar. 7 - Análogo.Embarcaçãode recreio, demotorou develas. 8 - Desejarardentemente. Sobre(prep.). 9 - Coima. Instrumentomusical decordase tecladocujapercussãoéfeitapor intermédio de teclas. 10 - Cordeiro. Quesoa. 11 - Horadoofício divino.Picarcomo ferrão.

VERTICAIS: 1 - Relativo à face. Magnetenatural. 2 - Acorrentei. Indivisível.3 - Um certo. Pequenino fragmento. 4 - Armabranca, de lâminacurtae larga,com dois gumes. Gorduradeporcoporderreter, queenvolveos intestinos.5 - Grupodepessoasquecantam juntamente. Edifício parahabitação.6 - Oespaçoaéreo. Indivíduodopovo.Medida itineráriachinesa. Asi mesmo.7 - Enrubesce. Acrescentar. 8 - Apoio. Irisar. 9 - Evoluçãocomqualquer tipo deveículo. Espaçode12meses. 10 - Fruto daateira. Oito dezenas. 11 -Qualquercompartimento deumacasa. Repisar.

HORIZONTAIS:1-Fatacaz,Mas.2-Amador,Bata.3-Calar,Canal.4-Ir,Gozoso.5-Arma,Érebo.6-Lei,Rir.7-Igual,Iate.8-Ansiar,Em.9-Multa,Piano.10-Anho,Soante.11-Noa,Ferroar.

VERTICAIS:1-Facial,Íman.2-Amarrei,Uno.3-Tal,Migalha.4-Adaga,Unto.5-Coro,Casa.6-Ar,Zé,Li,Se.7-Cora,Apor.8-Base,Iriar.9-Manobra,Ano.10-Ata,Oitenta.11-Sala,Remoer.

INSTRUÇÕES Utilize as letras para criar uma palavra. O objectivo é conseguir omaior número de pontos, utilizando as casas que dão mais pontos (multiplicar letrapor 2 ou 3, multiplicar palavra por 2 ou 3). Utilize as letras que já estão no tabuleiropara os maximizar. Não são permitidos nomes próprios nem estrangeirismos. Maisde 24 pontos: Experiente; entre 15 e 24, Avançado; menos de 15, Promessa

INSTRUÇÕES1 O objectivo é preencher os quadrados utilizandonúmeros que completem as operações matemáticas.

2 Em módulo com cercadura, o mesmo número só podeser utilizado uma vez.

3 Na categoria “fácil”, cada linha vertical ou horizontaldeve ter os números de 1 a 4.

4 Na categoria “difícil”, em cada linha devem constaros números de 1 a 6, sem repetições.

GRAU DE DIFICULDADE �����

SOLUÇÕES: SUDOKU 9X9; SUDOKU FUTEBOL; PALAVRASCRUZADAS

SOLU

ÇÕES

:KEN

&KEN

O programa começou em 2010 e previa a realização de 2.500 cirurgias de tratamento da obesidade por ano

1 Ficou aquém dos objetivos, cumprindo cerca de 70 por cento das cirurgias previstas

2 Fim da iniciativa foi de origem “puramente financeira”

DR

3920

1

3891

8

CarneiroCarta do Dia: 5 de Copas, que significa Derrota.Amor: Com inteligência conseguirá dar a volta a uma desavença com o seu par. Saúde: Fortaleça o sistema imunitário. Coma alho e cebola.Dinheiro: Atenção aos gastos exagerados. Chegou a hora de amealhar de novo.

TouroCarta do Dia: Ás de Espadas, que significa Sucesso.Amor: Anda um pouco distante de tudo e de todos. Volte à terra!Saúde: Faça exames de rotina. Mantenha a sua saúde sempre vigiada.Dinheiro: Conhecerá o sucesso profissional. Poderá ser promovido.

GémeosCarta do Dia: 8 de Ouros, que significa Esforço Pessoal.Amor: Faça um esforço para estar mais em casa. O trabalho não deve sobrepor-se ao restante.Saúde: Como mais sopa. Rica em vitaminas e minerais, ajudam a manter-se saudável.Dinheiro: Procure formas de rentabilizar as suas finanças. Dinheiro parado não cresce.

CaranguejoCarta do Dia: O Louco, que significa Excentricidade.Amor: Abra o seu coração. Diga à pessoa que tem ao lado o quanto é importante para si.Saúde: Pode sofrer de dores de cabeça. Diminua a quantidade de café que bebe por dia.Dinheiro: Tendência para novas ideias. Isole-se e planeie um novo projeto.

LeãoCarta do Dia: O Imperador, que significa Concretização. Amor: Fase positiva no campo amoroso. Faça planos a dois.Saúde: Organize melhor o seu tempo livre. Conseguirá descansar melhor. Dinheiro: Pode resolver assuntos pendentes. Seja justo com que o rodeia.

VirgemCarta do Dia: 2 de Paus, que significa Perda de Oportunidades.Amor: Se errou, peça desculpa ao seu par. Não perca a oportunidade de ser feliz.Saúde: Está mais sensível. Poder sofrer de tensões musculares. Tome um banho bem quente para descontrair. Dinheiro: Previna-se contra acontecimentos inesperados. Mantenha-se alerta.

BalançaCarta do Dia: 4 de Espadas, que significa Inquietação, agitação.Amor: Andará mais agitado do que o habitual. Peça ao seu par para ser mais compreensivo consigo.Saúde: Para aliviar as dores nos pés mergulhe-os em água bem quente com um pouco de sal. Aguarde 20 minutos.Dinheiro: Mantenha-se sempre otimista. Uma nova oportunidade de trabalho não tardará.

EscorpiãoCarta do Dia: 2 de Copas, que significa Amor.Amor: No amor está em alta! Aproveite para fazer uma bonita declaração.Saúde: Se tem tendência para sofrer de cãibras aumente a ingestão de amendoins e bananas. Dinheiro: Provável promoção na carreira e aumento de estatuto.

SagitárioCarta do Dia: O Papa, que significa Sabedoria. Amor: Dedique o seu tempo livre às pessoas que mais ama. Deve gerir a sua vida com sabedoria.Saúde: Se sofre de digestões difíceis, tome chá de Lúcia-lima. O alívio será imediato.Dinheiro: Evite fazer compras por impulso. Quem não tem dinheiro não tem vícios.

CapricórnioCarta do Dia: A Lua, que significa Falsas Ilusões. Amor: Antes de atirar-se de cabeça numa relação tente perceber se é correspondido. Saúde: Cuidado com possíveis problemas de olhos. Coma mais cenouras.Dinheiro: As suas finanças estão de boa saúde.

AquárioCarta do Dia: 6 de Paus, que significa Ganho.Amor: Alimente a sua relação com manifestações de amor e de carinho.Saúde: Se lhe doerem muito os joelhos verifique se não tem peso a mais.Dinheiro: Aproveite bem as oportunidades que lhe surjam. Siga a sua intuição.

PeixesCarta do Dia: Cavaleiro de Copas, que significa Proposta Vantajosa.Amor: Pode receber uma proposta inesperada do seu par. Seja feliz.Saúde: Se anda rouca há muito tempo tome chá de casca de cebola.Dinheiro: Evite gastos supérfluos.

28-12-2013 | diário as beiras guias & passatempos | viver | 19

telefones úteisGuia astrológico CinemasCoimbraBombeiros de Brasfemes 239 910 000Bombeiros Sapadores 239 792 800Bombeiros Voluntários 239 822 323Brigada de Trânsito 239 794 400EDP (avarias) 800 506 506Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra:Unidade de Sobral Cid 239 796 400Unidade de Arnes 239 640 461CP 239 828 406/239 835 242/239 837 691Emerg. Criança Maltratada 239 702 233Emergência Social 239 822 139GNR (comando) 239 794 300H. da Universidade 239 400 400/500/600Hospital Pediátrico 239 488 700/239 480 300Hospital dos Covões 239 443 020/239 800 100Linha de Saúde Pública 808 211 311Maternidade Bissaya Barreto 239 480 400Maternidade Dr. Daniel de Matos 239 403 060GNR 239 794 300Policia Judiciária 239 863 000PSP 239 797 640AC, Águas de Coimbra, E.M. (avarias) 239 096 000AC, Águas de Coimbra, E.M. (Linha Verde) 800 202 354Lusitania Gás-Gás Natural 800 200 157SOS Adolescente 800 202 484SOS Mulher 239 832 073SOS Amigo 239 721 010SOS Estudante 808 200 204ArganilBombeiros 235 202 122GNR 235 205 437Centro de Saúde 235 205 728CantanhedeBombeiros 231 422 122GNR 231 422 446Hospital 231 419 210CondeixaBombeiros 239 941 503GNR 239 941 155Centro de Saúde 239 941 346Figueira da FozDiário As Beiras 233 422 927Bombeiros Municipais 233 402 800Bombeiros Voluntários 233 402 260EDP (avarias) 800 506 506GNR (Maiorca) 233 930 177GNR (Paião) 233 940 519GNR (Quiaios) 233 919 107Guarda Fiscal 233 422 914Hospital (Urgências) 233 402 097PSP 233 407 560GóisBombeiros 235 771 122GNR 235 770 160Centro de Saúde 235 772 322LousãBombeiros 239 990 530GNR 239 990 060CP 239 993 9 52Centro de Saúde 239 995 138Bombeiros de Serpins 239 970 000MealhadaBombeiros 231 202 122GNR 231 202 351Bombeiros Pampilhosa 231 949 122CP Pampilhosa 808 208 208Centro de Saúde 231 202 023MiraBombeiros 231 480 670GNR 231 489 500Centro de Saúde 231 489 580 Miranda do CorvoBombeiros 239 532 194GNR 239 532 147Centro de Saúde 239 532 420Montemor-o-VelhoBombeiros 239 689 214GNR 239 687 140Centro de Saúde 239 689 128MortáguaBombeiros 231 920 122GNR 231 927 360Centro de Saúde 231 922 152CP 808 208 208Oliveira do HospitalBombeiros 238 604 370GNR 238 604 444Centro de Saúde 238 600 250Pampilhosa da SerraBombeiros 235 594 122GNR 235 590 100Centro de Saúde 235 590 200PenacovaBombeiros 239 477 469GNR 239 470 160Centro de Saúde 239 477 134PenelaBombeiros 239 560 100GNR 239 569 135Centro de Saúde 239 569 160PoiaresBombeiros 239 429 010GNR 239 421 119Centro de Saúde 239 421 288PombalBombeiros Voluntários 236 212 122Brigada de Trânsito 236 212 063EDP (avarias) 800 506 506CP 808 208 208GNR 236 212 011Hospital 236 212 130PSP 236 218 122Rodoviária - Beira Litoral 236 212 058/236 212 060SoureBombeiros 239 506 300GNR 239 502 228Centro de Saúde 239 509 810TábuaBombeiros 235 412 122GNR 235 410 430Centro de Saúde 235 410 410Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha 238 604 887

962 377 373TochaGNR 231 440 100Bombeiros 231 443 710

COIMBRA (permanente)Politáxis 239 499 090Táxis de Coimbra S. José 239 822 287Praça da República 239 822 287Estação Nova 239 826 622

FIGUEIRA DA FOZTáxis, Central Táxis (serviço permanente)233 420 880/965 255 030/916 481 072Praça de Táxis, Praça 8 de Maio233 423 788/233 423 500

CoiMbRaDolce Vita CoimbraSala 1 – Hobbit : A Desolação de Smaug 2D(M12 ) 13h50(Exc 4ªs), 17h30(*), 21h00(*), 00h20(*)Sala 2 – Tal Pai, Tal Filho(CB) 14h30,(Exc 4ªs) 17h20(*), 21h20(*), 00h05(*)Sala 3 – Frozen 2D(M6 ) Dobrado 11h10(**), 14h00(Exc 4ªs), 16h30, 19h00(*)Sala 3 – O Conselheiro(M16 ) 22h20(*)Sala 4 – Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade(M12 ) 13h35,(Exc 4ªs) 17h10(*), 20h50(*), 23h50(*)Sala 5 – 47 Ronin 2D(CB) 13h30,(Exc 4ªs) 16h10, 18h50(*)Sala 5 – 47 Ronin 3D(CB) 21h30,(*) 00h10(*)Sala 6 – 7 Pecados Rurais(M12 ) 14h20(Exc 4ªs) , 17h05, 19h30(*), 22h00(*), 00h15(*)Sala 7 – Khumba 2D(M6 ) Dobrado 11h30 (**), 13h40(Exc 4ªs), 16h20, 18h30(*)Sala 7 – HomeFront – A Última Defesa(M16 ) 22h30(*)Sala 8 – A Vida Secreta de Walter Mitty(M12 ) 13h45,(Exc 4ªs) 16h25,19h05(*), 21h50(*), 00h30(*)Sala 9 – O Tempo dos Dinossauros 2D(M6 ) Dob 11h20(**,14h40,(Exc 4ªs) 17h00Sala 9 – Hunger Games: Em Chamas(M12 ) 21h10(*), 00h25(*)Sala 10 – A Revolta dos Perus(M4 ) Dobrado 11h40(**), 14h10(Exc 4ªs) , 16h50, 19h10(*)Sala 10 – A Propósito de Llewyn Davies(M12 ) 21h40(*), 00h35(*)

Forum CoimbraSala 1 – A Vida Secreta de Walter Mitty(M12 ) 13h30 (Exc 4ªs),16h10, 18h50(*), 21h30 (*), 00h10 (*) Sala 2 – Chovem Almondegas 2 – 2D VP(M6 ) Dob 14h00(Exc 4ªs), 16h40Sala 2 – 7 Pecados Rurais(M12 ) 19h00(*), 21h40(*), 00h00(*)Sala 3 – 47 Ronin 2D(CB) 13h40 (Exc 4ªs), 16h30, 19h10 (*), 21h50 (*), 00h35(*)Sala 4 –O Hobbit: A Desolução de Smaug 3D(M12 ) 14h10 (Exc 4ªs) , 17h40(*), 21h10(*), 00h30(*)Sala 5 – Justin Bieber´s Believe(CB) 13h20 (Exc 4ªs), 16h20, 18h00 (Só dia 25 ), 19h20 (Exc 4ª e 3ª)Sala 5 –The Hunger Games 2: Em Chamas(M12 ) 21h35(*), 00h40(*)Sala 5 – Frozen – No Reino do Gelo 2D(M6 ) Dob 14h00 (Exc 4ªs), 16h50, 19h30(Exc 3º)Sala 6 – Pai Por Acaso(M12 ) 22h00(*), 00h20(*)

FiguEiRa Da FozFoz PlazaSala 1 – A Vida Secreta de Walter Mitty(M12 ) 12h40 (**), 15h40, 18h20 (****), 21h20 (****), 23h50 (***)Sala 2 – 47 RoninCB 12h50 (**), 15h20, 18h10 (****), 21h30 (****), 00h00 (***)Sala 3 – Frozen (M6 ) (Dob.) 11h00 (**), 13h15 (**), 15h30 (****), 18h00(****)Sala 3 – The Hunger Games: Em chamas(M12 ) 21h10 (****), 00h10 (***)Sala 4 – Chovem AlmondegasM6 Dob.11h00 (**), 13h00 (Só dom.), 15h00, 17h50 (****) Sala 4 – Hobbit: A Desolação de Smaug(M12 ) 21h00 (****), 00h15 (***)Sala 5 – A Revolta dos PerúsM6 (Dob.)11h00 (**), 13h10 (**), 15h10, 18h30 (****)Sala 5 – 7 Pecados RuraisM1221h40 (****), 23h40 (***)

(*) - (Exc 3ª) ; (**) - (Só domingo) ; (***) - (Só 6ª e Sáb.); (****) - Exceto 31/12

E-mail: [email protected]: 21 318 25 99

TV Hoje

O DIÁRIO AS BEIRAS não se responsabiliza por eventuais alterações que os canais façam à programação diária agendada.

RTP106:01 - Biosfera06:30 - Príncipes Do Nada07:00 - Fórum áfrica 201308:00 - Bom Dia Portugal Fim De

Semana11:00 - Cuidado Co...11:15 - Circo Massimo13:00 - Jornal Da Tarde14:15 - Aqui Portugal20:00 - Telejornal21:00 - Quem Quer Ser Milionário22:15 - Chefs Academy00:00 - J. Edgar02:30 - A Vida E Tudo O Mais04:15 - Janela Indiscreta RTP207:00 - Zig Zag14:30 - Conversas No Cabeleireiro15:00 - Summer Night Concert 201316:45 - Hino Da Alegria18:00 - Bollywood Boulevard19:01 - Janela Indiscreta19:30 - A Teoria do Big Bang20:00 - Zig Zag21:00 - Surrender22:00 - Bairro Alto23:00 - Margens Do Paraíso00:00 - 24 Horas01:00 - PalcosSIC06:00 - Etnias06:45 - Lol!08:00 - Disney Kids09:30 - Dragões: O Esquadrão de B...10:00 - H2O: A Ilha de Mako 10:30 - 101 Dálmatas12:00 - SOS Animal13:00 - Primeiro Jornal14:00 - Alta Definição14:45 - Fama Show15:15 - E-Especial15:45 - Cinema20:00 - Jornal da Noite21:45 - Gosto Disto! 23:30 - Os Segredos da Magia00:15 - Blacklist01:15 - Rotas do Vinho01:45 - Cinema03:45 - Cenas do Casamento TVI06:30 - Sitting Du...06:45 - New Woody07:30 - Kid Kanal - Dora, a

exploradora08:15 - Kid Kanal - Winx09:00 - Kid Kanal - Fun Boy & Chu...09:30 - Glee III10:30 - Inspector Max13:00 - Jornal da Uma14:00 - Havai: Força Especial III16:00 - O Professor Chanfrado II18:00 - Não Há Bela Sem João20:00 - Jornal das 821:45 - Casa dos Segredos 4 - Diário

de Sábado23:00 - Doida por Ti00:15 - Casa dos Segredos 4 - Fim-de-

semana01:45 - Ficheiros Secretos : Quero

Acreditar03:30 - Uma Família muito Moderna II04:15 - O Último BeijoSportv118:30 - Bundesliga - Resumo 201319:00 - Liga Espanhola - Especial19:30 - Segunda Liga - Trofense X Fc

Porto B (Direto)21:30 - Revista Desportiva Do Ano-

Futebol Nacional 201322:30 - Revista Desportiva Do Ano-

Futebol Internacional 201323:30 - Nba - Boston X Cleveland01:30 - Ultimate Fighting

Championship02:00 - Ultimate Fighting

Championship - Countdown - Ppv 168

03:00 - Ultimate Fighting Championship - Ppv - Ppv 168 - Weidman X Silva 2 (Direto)

aVEiRo

anadia ÓSCAR ALVIM (TEL. 231 512 607 );aveiro MOURA (TEL. 234 422 014 );Mealhada BRANDÃO (TEL. 231 202 038 );

CoiMbRa

arganil GALVÃO (TEL. 235 205 211 );Cantanhede CENTRAL (TEL. 231 422 256 );Coimbra LUCIANO E MATOS, RUA DA SOFIA, 7/11 (TEL. 239 822 147 ); MIRANDA, PR. DO CO-MÉRCIO, 41 (TEL. 239 823 261 );FARMÁCIA CHC (TEL. 239 442 616 )/24 horas;Condeixa-a-Nova FERREIRA (TEL. 239 945 938 );Figueira da Foz SOTTO MAYOR (TEL. 233 422 183 );góis COROA (TEL. 235 778 021 );Lousã TORRES PADILHA (TEL. 239 971 106 );Mira MATILDE SOARES (TEL. 231 451 255 );Miranda do Corvo ANTUNES (TEL. 239 532 136 );Montemor-o-Velho ABEL BRANDÃO (TEL. 239 689 203 );oliveira do Hospital FIGUEIRA DINIZ (TEL. 238 604 435 );Pampilhosa da Serra CENTRAL (TEL. 235 594 127 );Penacova PENACOVA (TEL. 239 477 145 );Penela PENELA (TEL. 239 569 137 );Soure YGEIA (TEL. 236 502 210 );Tábua SIMÕES FERREIRA (TEL. 235 418 222 );Vila Nova de Poiares SANTO ANDRÉ (TEL. 239 421 155 );

LEiRia

Castanheira de Pêra DINIZ CARVALHO (TEL. 236 432 313 );Figueiró dos Vinhos SERRA (TEL. 236 552 339 )Leiria OLIVEIRA (TEL. 244 822 757 );Pedrógão grande BAETA REBELO (TEL. 236 486 133 );Pombal BARROS (TEL. 236 212 037 );

ViSEu

Mortágua GONÇALVES (TEL. 231 922 233 );Santa Comba Dão VASCO DA GAMA (TEL. 232 890 402 );Viseu MODERNA (TEL. 232 972 982 );

farmácias

Rua Abel Dias Urbano, n.º 4 - 2.º - 3000-001 Coimbra Telefs: REDAÇÃO 962107855239 980 280 FAX 239 983 574 SERVIÇOS COMERCIAIS 239 980 287 FAX 239 980 281 ASSINATURAS 239 980 289 www.asbeiras.pt [email protected]@[email protected]

9 770873 776210 73160

Acidentes em tarde de chuva111 Tempo de chuva costuma,

infelizmente, ser sinónimo de sinistralidade. Ontem, na zona de Coimbra, durante a tarde, acon-teceram dois despistes de que resultaram quatro feridos, um dos quais em estado mais greve. O mau tempo foi ainda responsável pelas diversas chamadas aos cor-pos de bombeiros, para acudirem a inundações e cortes de árvores.

De acordo com Abílio Lucas, chefe da equipa dos Bombeiros Sapadores que efetuou o socor-ro aos dois acidentes na zona de Coimbra – um em Cernache e ou-tro na zona de Trouxemil, IC2 –, a primeira chamada aconteceu cerca das 15H30, para o despiste de um automóvel ligeiro de pas-sageiros a circular entre Condei-xa-a-Velha e Coimbra, numa zona de forte sinistralidade. Apesar do aparato, do acidente resultou uma vítima com ferimentos ligei-ros que, ainda assim, foi condu-zida ao hospital, com o socorro prestado também pelos Voluntá-rios de Condeixa-a-Nova.

Já na saída para o quartel, a mesma equipa dos Bombeiros Sapadores de Coimbra – com oito elementos e duas viaturas – aca-bou por se deslocar a um segundo acidente, ocorrido por volta das 16H00, este no IC2, zona de Trou-xemil (entre a curva do “ratinho” e a saída para a auto-estrada), no sentido sul/norte, com três fe-ridos, um dos quais em estado mais grave.

A vítima com maior gravidade, uma mulher, acabou por ficar encarcerada quando o automóvel capotou lateralmente, tendo sido

necessárias “manobras muito de-licadas e morosas” para conseguir libertá-la, de acordo com Abílio Lucas. Assistidos no local pelas equipas médicas do INEM, com o apoio dos Voluntários e Cruz Vermelha de Coimbra, os três si-nistrados foram transportados ao serviço de urgências dos Hos-pitais da Universidade (HUC), do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Ainda durante a manhã, na A13, zona de Almalaguês, um outro despiste já tinha provocado três feridos ligeiros. | Lídia Pereira

José Manuel Portugal assume a direção de informação da RTP

111 José Manuel Portugal, atual-mente diretor-adjunto dos serviços internacionais da RTP, será o novo diretor de informação, convidado pelo conselho de administração da estação de televisão na sequência da demissão de Paulo Ferreira.

O nome de José Manuel Portu-gal foi ainda ontem aprovado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social, entidade à qual compete, nesta matéria, um parecer não vinculativo.

O jornalista José Manuel Portu-gal desempenhava agora o cargo de diretor-adjunto para a área internacional de televisão e de rádio. Esteve anteriormente nas funções de diretor do Centro Re-gional de Coimbra da RTP e da RDP, de subdiretor para a infor-mação não-diária e de diretor da delegação da RTP-Porto. Quadro vindo da RDP, foi também jor-nalista da SIC na região Centro durante vários anos.

Com 50 anos, José Manuel Por-tugal tem estado, nos últimos anos, totalmente ligado ao jor-nalismo. Em paralelo foi também professor universitário, na licen-ciatura em Jornalismo da Facul-dade de Letras da Universidade de Coimbra.

O conselho de administração da RTP revelou ontem, em comuni-cado, que convidou Paulo Ferreira para assumir o cargo de gestor de inovação na área de informação, uma vez que pretende “implemen-tar, a partir de janeiro de 2014, um Núcleo de Inovação e Criatividade (NIC), que atuará como dinami-zador e catalisador, interna e ex-ternamente, de uma abordagem distintiva do que a RTP pretende promover nas suas antenas e ca-nais”, pelo que decidiu fazer alte-rações na sua estrutura.| Dora Loureiro

Tempo

Máxima 11o

Mínima 7o

Hoje

Máxima 11o

Mínima 2o

Segunda

Máxima 11o

Mínima 2o

Domingo

Fonte: www.hidrográfico.pt

Céu pouco nublado

Figueira da FozPreia-Mar -11H06/23H40Baixa-Mar - 04H44/17H20

Marés

Fonte: www.meteo.pt

Despiste de um ligeiro na zona de Trouxemil, Coimbra, provocou um ferido grave

DB-Carlos Jorge Monteiro

111 A Assembleia Geral (AG) da Académica aprovou ontem o Relatório e Contas que contem-pla um resultado líquido posi-tivo no exercício da temporada 2012/2013 de um milhão 894 mil euros e uma redução do passivo de cerca de um milhão.

Uma redução que muito se ficou a dever à participação na Liga Europa. “Tenho a certeza absoluta que se trata do melhor resultado dos últimos 20 anos e uma profunda convicção de que se trata do melhor resultado da nossa história”, afirmou mesmo Salvador Manuel Arnaut, vice-presidente da Académica para as finanças.

Sem votos contra, mas com 34 abstenções e 51 a favor, o docu-mento foi aprovado sem grande discussão, ao cabo de pouco mais de meia hora após o início da AG.

Já no ponto 2, de informações, o presidente da Académica deixou algumas preocupações, nomea-damente sobre a gestão da sala do bingo, deixando a indicação de que se deverá “ponderar se a sala não deve ser encerrada”, já que “tal como está é um peso morto”.

O dirigente deixou, aliás, um de-

safio aos sócios: “Se alguém qui-ser desenvolver aquela atividade, a Académica poderá conceder a sala do Bingo descontando o valor da renda”.

O presidente da Académica reconhece que esperaria que a equipa de futebol profissional “estivesse melhor”. “Os resulta-dos frente ao Sp. Braga e FC Porto disfarçam outros menos positi-vos que não deveriam ter acon-

tecido”, afirmou José Eduardo Simões.

Simões lamentou ainda que a Briosa seja “um dos oito clubes que menos recebe em direitos televisivos”, apesar de estar “em 6.º lugar nas assistências e no nú-mero de sócios”. “Isso tem de ser reconhecido na atribuição dos direitos televisivos”, asseverou José Eduardo Simões.| Bruno Gonçalves

Académica aprova redução do passivo em um milhão

Assembleia Geral de ontem aprovou o Relatório e Contas

Arquivo

DB-Carlos Jorge Monteiro