beira da praia 308

16
www.beiradapraia.com.br ANO 8 - Nº 308 21 de novembro de 2015 360 alunos da rede municipal de ensino estão conhecendo pontos históricos e tu- rísticos do município, podendo se tornar potenciais guias turísticos Página 9 AQUILES É INDICADO PELO GOVERNO PARA CHEFIAR SDR PÁGINA 11 SDR AUTORIZA RE- FORMA PARCIAL DA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO ROCHA PÁGINA 05 PÁGINA 05 BANCADA CATARI- NENSE PROMETE 1,45 MILHÃO P/ PENHA PÁGINA 10 GRAVATÁ VAI GANHAR CENTRO EDUCACIONAL POLIESPORTIVO SPORT LITORAL VAI PARA SÉRIE B DO CA- TARINENSE EM 2016 PÁGINA 15 CONHECENDO PENHA

Upload: adriano-desouza

Post on 01-Feb-2016

143 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição impressa nº 308 do jornal Beira da Praia, de 21 de novembro de 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: Beira Da Praia 308

www.beiradapraia.com.br ANO 8 - Nº 308 21 de novembro de 2015

360 alunos da rede municipal de ensino estão conhecendo pontos históricos e tu-rísticos do município, podendo se tornar potenciais guias turísticos Página 9

AQUILES É INDICADO PELO GOVERNO PARA

CHEFIAR SDR

PÁGINA 11

SDR AUTORIZA RE-FORMA PARCIAL DA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO ROCHA

PÁGINA 05

PÁGINA 05

BANCADA CATARI-NENSE PROMETE 1,45 MILHÃO P/ PENHA

PÁGINA 10

GRAVATÁ VAIGANHAR CENTRO

EDUCACIONALPOLIESPORTIVO

SPORT LITORAL VAI PARA SÉRIE B DO CA-TARINENSE EM 2016

PÁGINA 15

CONHECENDO PENHA

Page 2: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 201502 OPINIÃO

EXPEDIENTEO jornal Beira da Praia é uma publicação da editora Beira da Praia Ltda. Rua Arthur Silvino dos Reis, 84 - Centro, Penha/SC.Site: www.beiradapraia.com.br. Email: [email protected]: 09.317.656/0001-07.Editor-Chefe: Adriano de Souza, fone: 9220-1300.Jornalista Responsável: Rafael Sizino Sebastião - SC-01546-JP.Impresso na Press Alternativa. Tiragem: 2.000 exemplares.

Os textos assinados ou pagos não refletem as opiniões,nem são de responsabilidade deste jornal.

No próximo dia 30 de novembro faz 21 anos que padre Cláudio Cadorin partiu para o além. 21 anos que sua presença física nos deixou, mas sua lembrança perma-nece viva para todos aqueles que o conheceram e com ele conviveram. Não é possível esquecer aquela figura apa-rentemente frágil, porém de uma energia espiritual tão grande que seria capaz de remover montanhas, con-forme diz a bíblia, pela for-ça da fé. Para ele não havia o impossível. Sua convicção para combater o mal deixava as pessoas que o procuram abismadas. Simplesmente di-zia: - Isso não é nada... Já vai passar!

- Como não é nada – disse o marido da mulher em con-vulsão de choro – ela está as-sim há uma semana...

- Mas agora ela está me-lhor... É alguma coisa do seu próprio íntimo que abalou o emocional... Ela já está bem.

Cláudio Bersi de [email protected]

MEMÓRIAS E FATOSPadre Cláudio – 21 anos

E a mulher sorriu agrade-cida.

Assim era o Padre Cláu-dio Cadorin: humilde, aten-cioso, estava sempre pronto a servir. Gostava de cinema e tinha alguns projetores desses antigos... Admirava a capacidade do homem no campo da tecnologia. Não conviveu com a internet nem com a telefonia celular. Ima-gine o que diria a respeito. Era avançado em ciências e concordava que os carros do futuro dispensariam os mo-toristas e que eram equipa-dos com sensores para evitar batidas... Gostava de humor sadio. Devoto de São José, à quem recorria nos momen-tos difíceis, sempre teve a certeza de encontrar solu-ções.

Faz 21 anos que ele fale-ceu quando estava em mis-são religiosa pelo interior do Estado da Bahia. Para muitos foi um santo aqui na terra.

EDITORIALAté hoje, nos Estados Uni-

dos, muitos norte-americanos usam a expressão “república das bananas” para se referirem aos países da América Latina. Isso porque a tradição política desses países ao sul do México é a mais patética possível, com vários golpes políticos, gover-nos que não encerram seus mandatos, crises institucionais, ditaduras civis e militares, etc. Claro que isso aconteceu mui-to por conta da interferência externa dos próprios Estados Unidos, que volta e meia finan-cia e estimula esses golpes a fim de garantir o lucro de suas em-presas que por cá atuam.

Foi assim no Brasil com os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart. Quando ambos ameaçaram os interesses impe-rialistas norte-americanos, pim-ba, tentaram o golpe. Getúlio foi quem decidiu que a riqueza do subsolo brasileiro deveria ser pública, e não de algum sortudo que por acaso tivesse se assenta-do acima. Uma exploração pri-vada apenas beneficiaria potên-cias estrangeiras sem nenhum ganho para o país.

A guerra pelo petróleo é mundial, e não se limita ao oriente médio. Tanto lá como aqui, envolve não só interven-ções militares de fato, como no caso do Iraque e Afeganistão, mas a promoção de golpes, di-taduras, todos os expedientes necessários para garantir gaso-lina barata no carro dos norte--americanos.

Por isso todo recente es-cândalo envolvendo a Petro-brás, como apontam muitos analistas, é mais do que apenas a descoberta, repentina, de um esquema de corrupção que já dura 30 anos, e que apesar de já ter sido denunciado antes, nun-ca foi investigado. Ricardo Boe-chat, hoje apresentador da Ban-deirantes, ganhou um premio de jornalismo em 1989 numa reportagem sobre a corrupção da Petrobrás. Em 1996, o famo-so comentarista Paulo Francis foi processado ao dizer na TV que a “Petrobrás é um ninho de corruptos”, em pleno reinado de Fernando Henrique Cardo-

so. Apesar disso, nada foi feito, seja pela grande mídia, seja pela polícia, seja pelo judiciário.

Só agora o assunto mereceu atenção. Ainda que as investi-gações sejam necessárias, causa calafrios saber que o especula-dor George Soros, que já cau-sou a ruína de várias economias mundo afora, foi dos primeiros a comprar um grande lote de ações da Petrobrás quando elas comodamente caíram de preço, como se estivesse esperando isso. Soros é conhecido por manipular políticos e imprensa onde lhe interessa para criar o ambiente propício onde ele lu-cre.

Agora, investigações e afas-tamento dos corruptos pode-riam fazer bem a Petrobrás. Poderiam fortalecer a empresa, pois está sendo desmontado um esquema de décadas que passou por cinco governos sem nunca ter sido combatido. No entanto, nesta semana o pró-prio ministério público vem a tona dizer que é difícil “punir os políticos envolvidos”. Pou-co mais de alguns dias depois de aparecerem indícios de en-volvimentos de figurões do PSDB como Aécio Neves no esquema.

A verdade é que todo esse negócio de Petrobrás já deu o que a mídia queria que desse: desgaste da empresa para for-çar uma privatização a preço barato, e a manipulação de um monte de inocentes úteis que saíssem as ruas para exigir de-posição de um governo que teve a coragem de combater a corrupção que os outros não tivessem. Porque se esse go-verno continuar, é certo que a investigação vai continuar até onde eles não querem.

Também não é estranho sa-ber que a pressão da mídia se deu quando no ano passado o governo já tinha avisado que ia acabar com a farra do dinheiro público usado pra pagar publi-cidade nas grandes emissoras. A Rede Globo seria a principal afetada, e reagiu a altura, para dar um exemplo aos políticos que pensarem em mexer com ela.

O protesto popular é uma forma legítima de expressão, mas a própria lei deixa claro que processos como o impe-achment só podem acontecer com o envolvimento direto do mandatário com esquemas de corrupção e improbidade administrativo. O que não é o caso da presidenta Dilma, que afora acusações levianas distri-buídas por aloprados nas redes sociais, não é apontada por nenhum depoimento ou pro-va física como participante de quaisquer esquema na Petro-brás ou algo vinculado.

Não há como iniciar um processo no momento pedin-do para retirar a presidenta Dilma no poder. Mas não é isso o que interessa aos que incitam mobilizações golpistas atraentes a teimosia daqueles que não sabem aceitar a de-cisão da maioria nas urnas. O que lhes interessa é a instabi-lidade do país, um clima onde não seja permitido ao governo governar. O problema é que isso não prejudica Dilma ou o PT. Isso prejudica o Brasil. Se na cabeça da oposição um quadro de quatro anos de eco-nomia decadente promovida pelo enfraquecimento e ataque direto a principal estatal brasi-leira e propulsora do atual ciclo de desenvolvimento (e acredito que nem precisemos explicar minuciosamente essa questão para os centenas de empre-gados em Macaé oriundos da nossa região) é bom para as eleições de 2018, para quem precisa sustentar família e tem projetos de futuro é terrível.

É lícito criticar e protestar contra o governo. O que não é lícito é rasgar nossas leis e não respeitar a decisão da coletivi-dade, causando convulsão na sociedade e uma crise na lega-lidade que afetaria diretamente, e economicamente, todos nós. Se não aceitarmos as decisões democráticas da maioria, por mais que desgostemos delas, estaremos condenados a ser-mos uma daquelas “repúblicas das bananas”, que nunca sus-tentam democracias, como os gringos se referem a nós.

A síndrome da república das bananas

Page 3: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 2015 03POLÍTICA

SÉRGIO SUGERE PARCERIA PARA IDENTIFICAçÃO DAS RUAS

Na última sessão plená-ria da Câmara de Vereadores, 10 de novembro, Sérgio de Mello conseguiu a aprovação de seu requerimento no qual sugere alternativas para resol-ver o problema da identifica-ção das vias do Município de Penha. A ideia é que as placas saiam a custo zero para a Pre-feitura por meio de parcerias com comerciantes que adota-riam uma rua para instalar a placa e teriam destinado um espaço padronizado de divul-gação da marca.

Sobre o projeto sugeri-do, o parlamentar questiona se essa parceria foi cogitada pela atual administração, qual o resultado desta tentativa e, caso não tenha havido tenta-tiva, qual o motivo para não considerá-la.

Para Sérgio, a falta de pla-cas de denominação nas ruas do Município dificulta em

muito a correta identificação destas, principalmente para o comércio e visitantes. “É uma realidade e solicitação dos ve-readores há muito tempo e ainda não vi a implantação e nenhum incentivo. O correio, o comércio e os moradores não conseguem passar o en-dereço correto porque não tem placas nas ruas”, expli-cou.

Em resposta oficial em ju-lho de 2015 sobre o assunto, o Executivo afirmou que “ha-via licitado e contratado uma empresa para implantação das placas de denominação de ruas em todo o Municí-pio. Que os trabalhos foram iniciados, mas a empresa não vinha atendendo o pra-zo contratual estabelecido e, por não haver manifestação da mesma para solucionar o problema, foi necessário a rescisão contratual por parte

da Prefeitura. Um novo pro-cesso licitatório deverá ser elaborado para a conclusão dos trabalhos”.

De acordo com o texto da proposição, o vereador ques-tiona se já foi iniciado este novo processo licitatório cita-do na resposta da administra-ção, em que fase encontra-se este processo e, caso tenha sido concluído, qual foi a em-presa vencedora.

ADRIANO de SOUZA

► A novela da ameaça de cassação do prefeito Evandro e do vice Guaracy parece longe de terminar. O julgamento marca-do para a última terça-feira foi novamente adiado, em vista da defesa do prefeito ter conseguido que o pleno agora apreciasse o caso e não apenas avaliasse a decisão do TRE-SC.

► Estando agora em 21 de novembro, é correto dizer que a decisão só ficará para o ano que vem. Uma má notícia tal-vez para o presidente da câmara Felipe Rebello Schmidt (PSD) que poderia dar uma “vitami-nada” na sua candidatura se ficasse 90 dias na cadeira e con-tando com a ajuda do governo do estado pudesse sacar um bom número de ações que o colocas-sem em maior visibilidade.

► Se a cassação acontecer no ano que vem, quem deverá estar na cadeira de presidente da câ-mara é o vereador Clóvis Berga-mashi (DEM), que até onde se sabe não é candidato ao pleito.

► No entanto, a medida que se aproxima o término do manda-to do prefeito Evandro, mais di-minuem as chances de cassação, e isso inclusive será usado por sua defesa. Afinal em pleno ano eleitoral o município teria que passar por duas eleições, mesmo uma sendo na câmara por um “mandato tampão”.

► Resta saber também se alguém iria querer a bomba. Mesmo podendo teoricamente “usar a máquina” para buscar a reeleição - independente disso ser coibido por lei, todos fazem -

também há o desgaste de sair da posição de candidato que prome-te a candidato que pode fazer, e se não está fazendo, como é que vem prometer?

► Essa inclusive é uma das apostas que o PSDB anda co-mentando a respeito da indica-ção do ex-vereador Aquiles da Costa (PMDB) a cadeira de secretário regional da SDR de Itajaí. Dizem os tucanos que o peemedebista sofrerá um desgas-te porque agora também pode fazer parte da solução, ao invés de só cobrar.

► A estratégia dos vereadores do PSDB nos próximos me-ses é tentar colocar na conta de Aquiles cada recurso do governo do estado que for recusado, atra-sado ou cancelado. Lembrando que desde que o PSDB deixou de ser governo no estado, houve de fato uma redução nos investi-mentos para a cidade, o que tem gerado algumas alfinetadas entre PSDB e PSD no município.

► No entanto, a indicação his-tórica de um político penhense para um cargo de importância regional, geralmente ocupado por figurões de Itajaí e Balne-ário Piçarras, não deixa de ser um ponto em tanto para Aqui-les. Mostra prestígio do penhen-se junto as esferas do governo es-tadual, e o fato certamente será mencionado na campanha.

► Se a SDR vai ser uma ar-madilha ou um palanque para a vitória, em muito dependerá do apoio do governo do estado. Que ainda é comandado pelo PSD, é bom não esquecer.

POLÍTICA peixera

JURACI RECOMENDA INCENTIVO à LEI-TURA COM A ORGANIZAçÃO DE FEIRAS

Na última sessão ordiná-ria da Câmara de Vereadores de Penha, os parlamentares aprovaram o requerimento n. 220/2015 de autoria da vere-adora Maria Juraci sugerindo a criação de projeto para uma feira do livro no Município. De acordo com o texto da proposição, Juraci solicita ao Executivo cópia de projeto que pretenda a este objetivo, além de informações a res-peito de recursos adquiridos pelo Ministério da Cultura e pelo edital DLLLB 02/2015 relativo a Apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários.

Para ela, que esteve recen-temente em eventos culturais nas cidades da região, a feira do livro é uma ferramenta

poderosa e, se implantada, elevará o nível de cultura en-tre os cidadãos. “Esta propo-sição tem o objetivo de incen-tivar fortemente o hábito pela leitura e pela construção da literatura local, como formas de oportunidades de cresci-mento pessoal e profissional para os cidadãos penhenses”,

declarou.Juraci finalizou afirmando

que a certeza da significância desta proposição nos leva a entender que a união do Le-gislativo e do Executivo, em favor da leitura e literatura, tem o poder de revolucionar a área da educação com me-didas de incentivo efetivo.

Page 4: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 201521 de novembro de 201504 POLÍTICA

PROJETO DE LEI DO VEREADOR ISAC VIRA TEMA DE MONOGRAFIA

No último sábado, 14, o vereador Isac Hamilton da Costa acompanhou a apresen-tação dos projetos de exten-são da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no Cam-pus Kobrasol, em São José. Na oportunidade, a equipe de pesquisadores e acadêmi-cos da instituição apresentou, entre outros estudos do Pro-grama de Educação Superior para o Desenvolvimento Re-gional (Proesde), o Projeto Maré Limpa elaborado a par-tir do Projeto de Lei do par-lamentar.

A Lei 2.966 de 2014 que dispõe sobre o recolhimento, coleta e destinação de óleos lubrificantes provenientes de embarcações de pesca ar-tesanal vai sair do papel. Os pesquisadores propuseram o trabalho “Implantação de postos de coletas de óle-

os lubrificantes usados ou contaminados provenientes de embarcações marítimas como forma de prevenção do meio ambiente”. Nele são definidas as diretrizes com a resolução de problema para a instalação de tanques cole-tores nas praias de Armação, Alegre e de São Miguel, fo-cando a preservação do meio ambiente.

“Fico lisonjeado pelos alu-nos da Univali terem se inte-ressado pelo projeto e feito um estudo a partir dele, tra-zendo soluções para que os pescadores que não tinham local para depositar o óleo lu-brificante e antes despejavam na areia da praia ou no mar, agora possam contar com es-ses coletores”, afirmou o ve-reador.

MÁRCIA COBRA OBRAS DE TUBULAçÃO E

CONSERTO DAS RUASNa última semana, a verea-

dora Márcia Pinheiro (PSDB) apresentou requerimentos e indicações na câmara alertan-do para o estado das ruas de Penha, principalmente devido as consequências das chuvas no último mês.

Em visita ao Bairro Nossa Senhora de Fátima, na região do Quati, a vereadora conver-sou com os moradores e viu de perto as necessidades do bairro. No final da Rua Buri-tis, perto de onde fica o novo ginásio de esportes do SESC, e também o CREAS que está em construção, o esgoto cor-re a céu aberto, sem tubula-ção.

Os moradores também reclamaram da falta de segu-rança, e pediram a instalação de uma câmera em frente ao

ginásio, principalmente para coibir a ação de vândalos, mas também prevenindo assaltos e podendo dar flagrante no tráfico e consumo de drogas.

Em requerimento aprova-do pela câmara, Márcio per-gunta ao governo municipal se já existe um cronograma de serviços para a localidade, e em que data provável a pre-feitura os estaria atendendo.

A vereadora também pe-diu o patrolamento e maca-damização da Rua dos buritis, em indicação, e que a prefei-tura avaliasse a possibilidade de pavimenta-la. Em outras indicações, Márcia pediu o mesmo para s Ruas Felipe João Anacleto e da Rua Aro-eiras, que também precisa de tubulação, pois ali corre tam-bém esgoto a céu aberto.

LIxO NA RODOVIA BETO CARRERO O parlamentar Isac da

Costa trouxe para a última sessão plenária da Câmara de Vereadores de Penha a preo-cupação com o acúmulo de lixo nas margens da rodovia SC 414 II, conhecida como Transbeto. Em requerimen-to aprovado, ele solicita pro-vidências cabíveis junto aos órgãos competentes para que seja promovida a limpeza do local e sugeriu, ainda, a insta-lação de placas, informando a todos que ao colocar lixos e

entulhos em lugar indevido, a pessoa estará sujeita aos rigo-res da Lei.

Segundo Isac, estão sendo depositados lixos e entulhos, criando um pequeno lixão ge-rando poluição e aspecto de abandono próximo ao viadu-to, sentido a BR 101. O mes-mo relato foi feito ao Prefeito em agosto, solicitando-lhe o recolhimento dos entulhos e do lixo para eliminar a situa-ção e os transtornos decor-rentes. No entanto, a limpeza

não compete à Prefeitura.“Persistindo a denúncia

de muitas pessoas preocu-padas com esta situação, questiono sobre quais pro-vidências foram tomadas até o momento? Por qual motivo o lixo continua acu-mulado no referido trecho? Mesmo não sendo de com-petência da Prefeitura, ain-da assim poderá fazer esta limpeza? Há previsão para remoção destes lixos e en-tulhos?”, questionou.

Page 5: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 2015 05POLÍTICA

Em viagem a Brasília, o prefeito de Penha, Evan-dro Eredes dos Navegantes (PSDB), obteve a confirma-ção de repasses federais de quase R$ 1,5 milhão. Fruto de sua articulação junto a depu-tados e senadores, os setores beneficiados com os valores serão Educação, Saúde e In-fraestrutura.

“A viagem foi bastan-te positiva, pois recebemos importantes confirmações de recursos para Penha, que serão investidos em setores que precisam de constantes ações”, citou Evandro, após reunião com os senadores Paulo Bauer e Dalírio Beber - do PSDB - e os deputados federais Espiridião Amin (PP), Marco Tebaldi (PSDB) e Décio Lima (PT).

Com Marco Tebaldi, as li-berações totalizaram R$ 750 mil. Os valores serão R$ 450 mil para a Educação, no pro-jeto “Escola Digital”, e os outros R$ 300 mil para Saú-

O prefeito Leonel José Martins recebeu na manhã desta terça-feira, 10, a visita do deputado Federal Marco Tebaldi (PSDB). Acompa-nhado de assessores, o parla-mentar anunciou a aprovação de emenda orçamentária no valor de R$ 250 mil destinada à área da saúde de Balneário Piçarras.A visita do deputado contou com as presenças das secretárias de Saúde, Lucimir Uller Bittencourt; de Turis-mo e Cultura, Susan Corrêa; de Administração, Ana Lúcia Wilvert; a chefe de Gabinete, Heliete Martins; o secretário--executivo da Casan, João

de, na construção da Unida-de Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima. “Aplicações estratégicas em setor que tem crescido muito nos últimos anos”, comentou o prefeito.

O deputado federal, Décio Lima confirmou ao prefeito a destinação de R$ 250 mil para a obra de pavimentação da Rua Espírito Santo. A obra está orçada em R$ 351.362,00. Com isso, a Prefeitura ainda vai injetar R$ 105.512,00 dos cofres municipais para desen-

Bento de Moraes; e o verea-dor Ivo Álvaro Fleith (PSDB).

A emenda, indicada pelo próprio deputado Marco Te-baldi, destina recursos para a manutenção das unidades de saúde do município. “Pode-ria tê-la enviado por correio, mas fiz questão de trazer pes-soalmente ao prefeito Leonel

PREFEITO OBTÉM R$ 1,450 MILHÃO COM BANCADA CATARINENSE

DEPUTADO ANUNCIA EMENDA PARA MANUTENçÃO DE UNIDADES DE SAúDE

volver a obra.Com os senadores Bauer e

Beber, as liberações somaram R$ 450 mil e terão destinação para Educação. Dois ônibus escolares serão adquiridos, mantendo a frota municipal atualizada.

Já com Espiridião Amin, Evandro protocolou pedido para liberação emenda par-lamentar no valor de R$ 250 mil. Segundo Evandro, o re-curso pedido, se liberado, será aplicado em pavimentação de ruas.

Martins”, comentou Tebaldi.O prefeito Leonel José

Martins elogiou a iniciativa e agradeceu o apoio do de-putado federal. “É sempre uma honra poder receber o deputado Marco Tebaldi, so-bretudo quando nos traz uma notícia como essa na área da saúde”, disse Leonel.

GOVERNO DO ESTADO IN-DICA AQUILES DA COSTA COMO NOVO SECRETÁRIO DA REGIONAL DE ITAJAÍ Pela primeira vez na his-

tória política da região, a se-cretaria de desenvolvimento regional (SDR) de Itajaí será ocupada por um penhense. O governador em exercí-cio Eduardo Pinho Moreira (PMDB) indicou na semana passada o ex-vereador de Pe-nha, Aquiles José Schneider da Costa para o cargo, até en-tão ocupado por Eliane Re-bello.

A assessoria do governa-dor em exercício destacou que como o cargo da SDR local é do PMDB, a decisão de substituição de Eliane por Aquiles foi tomada pelo di-retório estadual da sigla, pre-sidida pelo deputado federal Mauro Mariani. Geralmente o cargo é ocupado por lide-ranças políticas de cidades maiores, como Itajaí e Balne-ário Piçarras.

Aquiles, que de 2009 a 2010 presidiu o ParlaAm fri, espécie de associação de ve-readores regional, confirmou que o convite veio de Mauro Mariani, e disse que essa é a chance de Penha ter visibi-

lidade regional. “Assumir a SDR é desafio, mas também representatividade para Pe-nha”, disse.

Atualmente atuando como servidor efetivo da prefeitura de Penha, no cargo de fiscal fazendário, Aquiles solicitou novo afastamento para poder chefiar a SDR.

O novo secretário regional apresentou as metas de traba-lho aos servidores públicos, no auditório da SDR, nesta quarta-feira, 18.

“Vamos trabalhar pela in-tegração regional, dentro de uma nova proposta que virá em breve, as agências de de-senvolvimento. E seremos muito próximos dos servido-res, para que o trabalho pres-tado à população seja cada vez melhor”, destacou.

Já para Penha, Aquiles citou algumas prioridades: garantir a iluminação da ro-dovia Transbeto, ampliar a escola de Santa Lídia e lutar pela reforma da Escola An-tônio Rocha de Andrade, do Gravatá, interditada devido a rachaduras.

Page 6: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 201506 COMUNIDADE

O vereador Jefferson Ademir Custódio (PSDB) cobrou, através de requeri-mento, a conclusão da Vila Gastrônomica, na Praia de Armação do Itapocorói, tam-bém conhecida como “Praia do trapiche”. Há três anos o governo municipal apresen-tou a idéia de atrair investi-mentos privados no local, incentivando a instalação de investimentos como bistrôs, restaurantes, e hospedagens.

Além do asfaltamento das vias de acesso e beira-mar, o projeto também incluía uma nova praça, e a retirada dos canos de esgoto que descem na orla da praia, responsáveis por Armação do Itapocorói ser conhecida como uma das praias mais poluídas do mu-nicípio de Penha em cada relatório da FATMA sobre balneabilidade divulgado. Uma das ruas que mais sofre é a Itajaí, que já conta com estabelecimentos comerciais e é alvo de grande visitação.

Nada de banheiro. So-bram flores velhas, lixo acu-mulado, cobra, insetos e até túmulo aberto e cheio de água. A cena foi flagrada por uma moradora de Penha ao visitar o cemitério Municipal do bairro Gravatá, na última segunda-feira. A prefeitura diz que vai dar um jeito no local em breve.

A moradora denunciou o descaso ao vereador Sérgio de Mello (PMDB). Ele conta que não é a primeira vez que alguém denuncia o abando-no dos cemitérios da cidade. O mais problemático é o do Gravatá, na rua Julia Costa Flores. “O cemitério não tem banheiro e nem capela mor-tuária”, diz o vereador. Um túmulo aberto pode atrair o mosquito da dengue.

O diretor administrativo, Silas Renato Antonietti, ex-plica que Penha tem três ce-mitérios municipais. O cen-tral, na rua Nilo Anastácio Vieira, o do bairro Armação,

No entanto, o mau cheiro anda prejudicando até a fre-quência nos restaurantes ali, apesar de sua renomada gas-tronomia.

No requerimento aprova-do pela Câmara de Vereado-res, Jefferson pediu também a conclusão da pavimenta-ção asfáltica da Rua Itajaí, e a abertura de uma ligação da rua dando acesso direto à praia do trapiche. Jeffer-son ressaltou na câmara que esses investimentos são fun-damentais para convencer in-

na capela São João Batista, e o do bairro Gravatá, que é o mais novo. Ele conta que a prefeitura fez um mutirão de limpeza antes e depois de Finados.

Silas informa que a ma-nutenção nos cemitérios do centro e de Armação já foi concluída e agora tá rolando a limpeza no Gravatá. “As flores e vasos deixados nos túmulos nós ensacamos e acumulamos para que a em-presa Recicle vá buscar ainda

vestidores que estão interes-sados no local a acreditarem na Armação.

Em outra indicação, o ve-reador governista também solicitou à prefeitura que procedesse a limpeza perma-nente das praias, melhoria e pintura das faixas de sinali-zação, reparos das praças e áreas de lazer, das avenidas principais e verificação dos chuveiros públicos instalados nas praias, como forma do município se preparar para a temporada de verão.

esta semana”, diz.O diretor diz que os ce-

mitérios têm dois coveiros contratados para cuidar dos locais e manter a limpeza. O cemitério do Gravatá está com apenas um funcionário, porque o outro faleceu e nin-guém quis ocupar a vaga.

Com relação ao túmulo que mais parece uma pisci-na, Silas disse que não estava sabendo mas iria lá pra con-ferir.

JEFFERSON COBRA TÉRMINO DO PROJETO DA VILA GASTRONÔMICA

MORADORA DE PENHA RECLAMA DE ACúMULO DE LIxO NO CEMITÉRIO

CLóVIS DENUNCIA FILAS PARA ATENDIMENTO MÉDI-

CO DURANTE A MADRUGADA

RUAS DO CENTRO TêM SISTEMA DE DRENAGEM

RECUPERADO

O vereador Clóvis Ber-gamaschi (DEM) chamou atenção da câmara municipal para as filas de espera de pes-soas que buscam atendimen-to médico na rede pública de saúde durante a madrugada. Ele conta que conversou com pacientes durante uma visita na unidade central de saúde no último dia 09, e ou-viu muitas reclamações quan-to a fila dos que ali estavam, que teria começado às quatro horas da manhã, para garan-tir o atendimento.

Pelo que o vereador apu-rou, todas as segundas-feiras repete-se esta situação, pois a demanda é maior que a ofer-ta. Como há mais pacientes do que médicos, só conse-gue atendimento quem chega mais cedo, pra ficar na frente da fila.

“Faz-se necessário a cria-

A Secretaria de Obras de Balneário Piçarras executou esta semana a recuperação das ruas 960 e 1000, no Cen-tro da cidade. As duas vias sofriam com o acúmulo de água da chuva devido à pre-cariedade do sistema de dre-nagem.

Foram colocados tubos de 60 centímetros para dar vazão à água acumulada. “Al-gumas casas da rua 1000 ti-nham o terreno invadido pela

ção de outro sistema ou pro-jeto que possibilite a todos o atendimento que procuram, sem que para isso, promova a formação dessas filas na ma-drugada”, acredita o verea-dor. “Visto que em sua gran-de maioria, as pessoas que dependem da rede municipal de saúde, já são pessoas ca-rentes, e o fato de deslocar-se na madrugada é uma grande dificuldade, sendo que não há banheiro ou abrigo exter-no para estas pessoas, fican-do sujeitos às intempéries”, acrescentou Clóvis.

No requerimento aprova-do pelos demais vereadores, Bergamaschi pergunta se o prefeito tem conhecimento dessas filas em busca de aten-dimento e se já está tomando providências para atender a demanda por consultas mé-dicas em Penha.

água. Esse problema já per-sistia por 12 anos”, revela o secretário de Obras, Osmar Fidélis.

Além da instalação de no-vos tubos, foi feita a limpe-za dos que já existiam. “No tubo que passava por baixo das casas encontramos mui-ta sujeira, que ajudava a di-ficultar a vazão”, acrescenta Fidelis.

Page 7: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 2015 21 de novembro de 2015 07COMUNIDADE

Os 52 delegados que irão participar do processo de re-visão do Plano Diretor Par-ticipativo de Balneário Piçar-ras - entre eles 28 eleitos pela comunidade e 24 indicados pelo poder público - foram empossados no início da tar-de da ontem. O ato ocorreu na Câmara de Vereadores.

Assumiram o cargo, no segmento “Movimentos So-ciais”, os seguintes represen-tantes: Eder Pereira, Renato Kfuri, Eva Friederich, Do-rival Teixeira, Maurren de Freitas e Paulo Manhas. Os suplentes são Sebastião Leite, Norimar Aguiar, Rosemari Grein, João Hinkelmann Jr., Aix Gomes Junior e Antônio Martins.

No segmento “Empre-sários” foram empossados Maicon Oliveira, Fábio Emi-tério da Silva, Jackson Vogel e Paulo Fernando Garcia.

Também receberam o certi-ficado os suplentes Jean Car-los Domingos e Victor Hugo Oliveira Silva.

Os quatro candidatos mais bem votados no seg-mento “Trabalhadores” tam-bém participaram do ato: James José Ramos, Marcos Roberto Metelski, Joelson de Souza e Paulo Roberto de Oliveira.

Leonardo Uller Martins

e Lucimar Alcides Uller, no segmento “Organizações Não-Governamentais – Ter-ceiro Setor” foram oficial-mente efetivados como dele-gados. Já André Luiz Serafin, Lara Maria de Mello - ambos titulares -, Shigueo Salai Wa-jima e Francisco José de Ari-mathea Gugik – suplentes – vão representar o segmento “Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa”.

DELEGADOS DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR SÃO EMPOSSADOS

INSCRIçÕES PARA COMÉRCIOAMBULANTE JÁ ESTÃO ABERTAS

TAC LISTA PROCEDIMEN-TOS A SER ADOTADOS POR COMERCIANTES

CONTRIBUINTES JÁ PO-DEM SOLICITAR ALVA-

RÁS PELO REVVISA

O Termo de Ajuste de Conduta entre o Ministério Público e os proprietários de bares, restaurantes e simi-lares de Balneário Piçarras, que ocorreu no dia 9 de no-vembro, definiu uma lista de procedimentos obrigatórios a serem adotados pelos co-merciantes. Entre as medidas estão a adequação do espaço físico, higienização de coifas e exaustores e local adequa-do para acondicionamento do lixo.

Segundo o diretor de Vi-gilância em Saúde do mu-nicípio, Ricardo de Souza Paula, cada estabelecimento deve entrar em contato com o departamento a Visa esta

O processo de solicitação e emissão de alvarás prome-te ser mais ágil, econômico e descomplicado em Balneário Piçarras. Por meio do sof-tware Revvisa, o contribuinte já pode entrar com o pedido online e, sem sair de casa, acompanhar o andamento do requerimento.

O principal benefício do Revvisa é a agilidade na libe-ração de alvarás. Em média, o processo convencional, que dura entre 25 e 30 dias, pode chegar a 48 horas. “Tivemos casos em Navegantes de co-merciantes que obtiveram a liberação em apenas um dia”, revela Adriano Bida, diretor da empresa.

semana para elaborar a lista de procedimentos, de acordo com a necessidade de cada uma.

“É importante que a pró-pria empresa avalie suas con-dições e traga sua proposta para ser avaliada pela Vigi-lância em Saúde”, explica Ri-cardo.

Mesmo as empresas que não participaram do TAC com o Ministério Público estão sujeitas a penalidades, caso estejam em desacordo com a legislação. “Por isso, solicitamos que todos en-trem em contato e procurem se adequar”, concluiu o dire-tor da Visa.

A desburocratização do processo traz outros benefí-cios que, segundo Bida, vão além da comodidade. Ele afirma que a nova ferramen-ta possibilita uma redução significativa de custos na área da Vigilância Sanitária. “Diminui o volume de fis-calizações e aumenta a arre-cadação. Percebemos uma redução de cerca de 70% do custo administrativo nas pre-feituras em que o Revvisa foi implantado”, revela Adriano.

Outra vantagem do sof-tware é o acesso à informa-ção. No ato da solicitação do alvará, o contribuinte tem à disposição um cheklist cor-respondente às adequações.

A Secretaria de Admi-nistração já publicou o edital que normatiza o comércio para ambulante e eventual trabalharem nas praias do município para a Temporada de Verão 2015/2016. Os in-teressados deverão ingressar com pedido de inscrição, no período de 16 de novembro a 27 de novembro, das 12h às 18h, protocolado na Secreta-ria do Planejamento, que fica na Avenida Antonio Joaquim Tavares, nº 169, Centro. O edital está em penha.sc.gov.br.

“Já queremos antecipar os trabalhadores deste setor para ficarem atentos ao pra-zo. O edital segue os moldes dos últimos anos, apenas com atualização das taxas”, explica o chefe de setor responsável pelo cadastramento, Harley Gilson de Souza. De acordo com os editais, podem fazer o pedido as seguintes catego-rias: comércio eventual com ponto semi-fixo, comércio ambulante e serviços eventu-ais.

Para cada atividade comer-

cial há um valor exigido. To-dos os pedidos passarão pela análise de uma comissão de funcionários públicos forma-da pela Secretaria de Planeja-mento, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Saúde/Vigilân-cia Sanitária, Secretaria de Turismo e Procuradoria Ge-ral do Município.

O período oficial da tem-porada de verão, para os efei-tos da autorização, se dá em 7 de dezembro de 2014, com término em 31 de março de 2016. No edital, que será pu-blicado, ainda prevê a quanti-dade e o tipo de venda e ativi-dade que poderá ser exercida

nas Praias Alegre, Saudade, Quilombo, Armação, Tra-piche, Grande, Vermelha e São Miguel.

Os editais também pre-veem em quais praias há disponibilidade das ativida-des e normatiza uma série de ações que tais comer-ciantes deverão cumprir para não ter o alvará cassa-do durante a temporada. A listagem dos classificados será divulgada no dia 1ª de dezembro de 2014, a partir das 8h, no Mural da Secre-taria de Planejamento. O telefone da Secretaria é o 3264.6041.

Page 8: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 201508 SAÚDE

APAE VAI OFERECER TRATAMENTO “PEDIASUIT” PARA ALUNOS

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excep-cionais) de Penha acabou de firmar um importante con-vênio que vai permitir que a instituição agora ofereça o método “pediasuit” de trata-mento em fisioterapia.

Trata-se de um tratamento intensivo, com duração de quatro semanas, com quatro horas diárias de exercícios as-sociado ao uso de um maca-cão terapêutico ortopédico, que irá promover um ajuste biomecânico no paciente.

O Pediasuit é uma vesti-menta ortopédica macia e dinâmica que consiste em chapéu, colete, calcão, joe-lheiras e calçados adaptados que são interligados por ban-das elásticas. Ele foi criado em 2006 por Leonardo de Oliveira, co-fundador da the-rapies4Kids.

Atualmente é considera-do o método mais avançado de Terapia de Reabilitação Neurológica, um mês de tra-tamento na gaiola equivale a 1.800 seções de fisioterapia convencional. São realizados exercícios com cama elástica,

bola suíça, esteira, treino de marcha no trilho, rolos entre outros exercícios. O trata-mento é indicado para todas as pessoas com necessidades Educacionais Especiais.

Os elementos chaves dessa terapia são a roupa e a gaiola.

A gaiola consiste em um espaço feito de metal onde o aluno fica preso por elás-ticos em toda roupa que é composta por: shorts, joe-lheira, colete e chapéu que mantém o corpo em uma posição neutra, facilitando que ele realize exercícios que antes eram impossíveis. O uso do macacão ortopédico, combinado com o protocolo de terapia intensiva forçam o desenvolvimento motor, o reforço muscular, resistên-cia, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

Até então, somente os alunos mais necessitados da Apae de Penha eram levados para a Apae de Balneário Camboriú para realizar esse “tratamento” devido aos

custos. Agora, com a aqui-sição, todos os alunos da Es-cola Especial serão beneficia-dos, já que no mês de julho do corrente, a Federação das APAEs de Santa Catarina, proporcionou capacitação do método PEDIASUIT para os Fisioterapeutas que atu-am nas APAEs do Estado, e somente os profissionais ca-pacitados poderão trabalhar com o método, onde a pro-fissional Fisioterapeuta Dra. Elaine Cristina da Costa, que realiza serviço profissional na Apae de Penha, dispo-nibilizada pela Secretaria de Saúde do Município, teve uma capacitação de quatro dias, estando apta a realizar o método PEDIASUIT.

VIGILâNCIA EM SAúDE ALERTA PARA ACúMULO DE VASOS EM CEMITÉRIO

O departamento de Vigi-lância em Saúde de Balneário Piçarras alerta os visitantes do cemitério municipal para o acúmulo de vasos com água parada em seu interior. Na sexta-feira, 7, durante visto-ria, agentes de Endemias lo-calizaram 56 recipientes com risco de proliferação da larva do mosquito da dengue.

A equipe liderada pelo gen-te André Ladwig perfurou os 56 vasos, para que a água fosse drenada. “A água da chuva fica acumulada dentro desses vasos e propicia um ambiente adequado para a reprodução da larva”, expli-ca Ladwig.

A medida adotada pela Vi-gilância em Saúde, segundo o agente, deveria ser adotada pelos próprios moradores.

“As pessoas devem furar o vaso, preferencialmente, em-baixo, ou usar areia”, sugere.

Outro problema verificado são os plásticos que envol-vem os vasos, que também devem ser retirados. “Esse plástico também guarda água da chuva, portanto oferece o mesmo risco”, acrescenta.

Ladwig lembra que Santa Catarina já se prepara para mais uma epidemia de den-gue, especialmente devido às chuvas e ao calor. “Se fi-zermos a nossa parte, pode-remos, juntos, impedir que a doença chegue ao municí-pio”, concluiu o agente.

LUANA GIRARDINIFarmacêutica Industrial

Pós graduada em Atenção Farmacêutica

Avenida Eugênio Krause, 538 Centro, Penha/SC

Fone (47) 33458327 farmaciagirardini@ hotmail.

com

QUER UMA FORMA MELHOR DE INGERIR GRANDES QUANTIDADES DE ATIVOS DO QUE NO MELHOR CHOCOLATE DIET E LIGHT QUE JÁ EXPER-IMENTOU?

SEM GOSTO RESIDUAL, ADOÇADO COM SUCRA-LOSE, OS CHOCOLATES ACTIVESLIM SÃO FUNCION-AIS, SEM GLÚTEN, SEM LACTOSE E COM NO MÍNIMO 50% DE CACAU.

ABAIXO LISTAMOS TODOS OS TIPOS DE CHOCO-LATES ACTIVESLIM QUE TRABALHAMOS:

• CACAU 50% - com 50% de cacau contribui para o con-trole da pressão arterial. Devido a grande quantidade de antioxi-dantes e substâncias relaxantes, causa sensação de bem estar.

• FITNESS – contém 1grama de óleo de cártamo em cada barrinha, aliado a pimenta vermelha e colágeno hidrolisado, auxilia na eliminação de gordurinhas indesejáveis.

• TPM – contém 500mg de óleo de prímula em sua fór-mula, aliado ao Lactium, que

• CALCIUM – É a soma perfeita de cálcio, vitamina D3 e magnésio. É um produto completo e eficiente para a reposição do cálcio no organismo.

• BEAUTY – Contém 1g de colágeno hidrolisado, aliado à vitamina C, contribui para o rejuvenescimento da pele.

• GOJI BERRY – A fruta da felicidade , como é conhe-cido o goji berry. Contem alto teor de antioxidantes e auxilia no emagrecimento.

• CACAU 70% - a alta concentração de cacau reduz a ansiedade e auxilia no combate à depressão, sendo um dos mel-hores alimentos para estimular o bom humor.

• LAX – é a melhor solução para o bom trânsito intes-tinal ao aliar em sua composição extrato de ameixa, psyllium e 50% de cacau.

• SUPER BERRIES RED – une enorme poder antioxi-dante do cacau ao cranberry, uva vermelha, óleo de romã e de morango.

CHOCOLATESFUNCIONAIS

Page 9: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 2015 09EDUCAÇÃO

SDR AUTORIZA REFORMA PARCIAL DA ESCOLA ESTADUAL DO GRAVATÁ

O secretário regional Aquiles da Costa assinou, nesta quinta-feira, 19, o con-trato que autoriza o início imediato da reforma parcial da Escola de Educação Bási-ca Antônio Rocha de Andra-de, de Penha. O investimento autorizado pelo governo do Estado será de R$ 347 mil e a obra compreende recupe-ração dos locais prejudicados por infiltrações, que atingi-ram o terceiro pavimento, nas salas de aulas e corredo-res. Conforme o engenheiro civil da SDR, Toni Roberto de Souza, a cobertura será refeita para que tenha maior inclinação e evite acúmulo de água. No contrato, assina-do com a empresa Conre, de Itajaí, está prevista pintura e impermeabilização parcial do prédio, onde houve danos

com as infiltrações e trincas, reparos no piso cerâmico e revisão das instalações hi-drossanitárias e elétricas. A obra tem prazo de 120 dias para ser executada.

Com os danos no tercei-ro pavimento, a unidade foi interditada parcialmente em junho, pela Defesa Civil. Na semana passada, a justiça de-

terminou a interdição integral e as aulas foram suspensas. Com laudos feitos por enge-nheiros, a SDR está pleitean-do a desinterdição integral, já que a análise atestou que o imóvel não apresenta riscos e as infiltrações causaram ape-nas danos estéticos ao patri-mônio. A escola atende 1200 alunos em três turnos.

“CONHECENDO PENHA” LEVA ALU-NOS PARA PONTOS TURÍSTICOS

O projeto educacional, “Conhecendo meu municí-pio por inteiro”, está em sua terceira e última fase. Até o final deste mês, os 360 alunos da rede municipal envolvidos com as lições estão conhecen-do pontos históricos do mu-nicípio, como Capela de São João Batista, praia da Arma-ção do Itapocoroy e a história da caça da baleia, e conhecer as praias, Grande e Poá.

“Nossa intenção nova-mente foi fazer com que o aluno conheça nossas belezas naturais”, analisa a professo-ra coordenadora do projeto, Elza Pinto. A ação é fruto de um trabalho que começou em sala de aula e evolui para a maior empresa de Penha, o Parque Beto Carrero World. “O foco é fazer os alunos, literalmente, conhecerem Pe-nha”, completou.

A primeira etapa do pro-jeto foi em sala. “Esta etapa consiste na parte teórica dos aspectos históricos, geográfi-cos, socioeconômicos e am-bientais do município de Pe-nha, passado para os alunos de terceiro ano do município da rede municipal”, explica

a professora. O projeto vai ao encontro da grade curri-cular municipal, que inclui Penha como tema de estu-do. A aula é em forma de slides e conversação; sobre as origens culturais e a rela-ção do passado com o pre-sente. “Encerra-se esta etapa com um vídeo mostrando as praias completando com ati-vidade sobre o tema visto”, frisa Elza, ressaltando que esteve em todas as escolas explicando a metodologia do trabalho.

Já a segunda, deu a vi-são aos alunos da logística de funcionamento do Beto Carrero. A visitação ocor-reu com um guia mostrando desde a entrada dos funcio-

nários até o funcionamento de cada setor. “Tendo assim o conhecimento de todos os profissionais envolvidos na organização de um grande empreendimento para que haja um resultado de fun-cionamento exemplar como o do Parque”, acrescenta a professa. Esse ano as crian-ças também ganharam o direito, após a visita, de des-frutarem dos brinquedos e shows do parque. Agora, em campo, os alunos de 17 turmas e 12 escolas visitam os atrativos turísticos do município, a terceira etapa. Por fim, após as visitas, os alunos deverão elaborar e até executar ações de me-lhoria em cada comunidade.

Page 10: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 201510 EDUCAÇÃO

Na última quinta-feira, dia 12, o secretário municipal de educação de Penha, Adriano Tibeco, esteve em reunião com membros da Associação de Moradores da Vila Olaria (AMVO), Associação de Pais e Professores (APP) e direção da escola João Antônio Pin-to, no prédio daquela unidade escolar.

O objetivo era apresentar o projeto de construção da primeira quadra poliesporti-va da escola, que há quase 20 anos atende aquela comuni-dade, mas até hoje nunca teve um espaço adequado para as crianças praticarem educação física. De fato, as aulas são da-das no espaço vago da escola coberto por areia, o que já gerou reclamação de pais por prováveis infestações de “bi-cho de pé” ou outras micoses, além de ser um tormento para as funcionárias da escola, pois as crianças sempre carregam um pouco de areia sujando o prédio, depois de brincarem no espaço.

A reivindicação parece que finalmente vai virar rea-lidade. Com orçamento pre-visto de 94 mil reais, a obra já entrou em processo de li-citação: “Pretendemos que seja construída no período das férias, para não atrapalhar as aulas, e no ano que vem os alunos e a comunidade já possam contar com a qua-dra”, explica o secretário de Educação, Adriano Tibeco.

O tamanho da quadra, de 358,75 metros causou algu-ma polêmica, mas todos os presentes concordaram que

era melhor do que a situação atual.

Tibeco achou relevantes as opiniões da comunidade e enfatizou que a prefeitura es-tava fazendo o que era possí-vel dentro do orçamento atu-al: “Até incorporar o terreno, conseguir a licença ambiental, fazer o aterro, fazer um novo projeto, um novo orçamen-to, lá se vão dois anos. Hoje temos uma situação que a es-cola João Antônio Pinto não tem quadra, e agora passará a ter, e já no início do ano leti-vo”, apontou.

SECRETÁRIO APRESENTA PROJETO DE QUADRA POLIESPORTIVA NA OLARIA

Educação infantil em pe-ríodo integral. Compromisso com a formação acadêmica e humana. Há duas décadas, o Centro Integrado de Ensino Fundamental (Cief) Professo-ra Mirian Geny Friedrichsen, no Centro, oferece opções de atividades que socializam e dão um futuro para crianças e jovens do município.

Durante todo o dia, a es-cola disponibiliza pelo me-nos nove projetos nas áreas de esporte, literatura, música, teatro e dança, além de ofici-nas de trabalhos manuais. “O Cief não para, literalmente”, resume a diretora da unidade, Terezinha Elizete Pinto.

Uma das atividades desen-volvidas na escola é a prática de marcenaria, durante a qual os pequenos elaboram tra-balhos coordenados por um professor. “Daqui saem tra-balhos muito bonitos e criati-vos”, elogia Terezinha.

A música é outra ferra-

menta de inclusão e promo-ção social que faz do Cief uma referência em educação complementar na região. Lá é possível participar, por exem-plo, da banda municipal e das oficinas de flauta.

Na área esportiva, as aulas de judô não apenas divertem, mas agregam disciplina ao ensino regular. Já o projeto “Basquete Baby” desenvolve a coordenação motora e, ao mesmo tempo, subsidia o tra-balho de base na modalidade

em Balneário Piçarras.Conhecer a disciplina sig-

nifica desvendá-la na teoria e também na prática. Esse é o propósito das aulas que apre-sentam ao aluno o microscó-pio. Perto dali, uma biblio-teca novinha e recheada de livros deixa os alunos à von-tade para consumir literatura. “Esse é o cantinho da leitura da escola, onde eles ficam à vontade para ler o que qui-serem”, destaca a diretora da escola.

ESCOLA CIEF OFERECE EDUCAçÃO PARA A VIDA O DIA TODO

A Prefeitura de Penha concluiu o processo licitató-rio para construção do Cen-tro Educacional Esportivo de Gravatá. Com um valor de R$ 403.499,79, a obra será construída na Rua Antônio João Caldeira beneficiando a comunidade com uma estru-tura esportiva de quase dois mil metros quadrados.

“É uma obra inédita no nosso município: será o pri-meiro o primeiro Centro que contará com uma quadra com grama sintética”, deta-lha o prefeito, Evandro Ere-des dos Navegantes (PSDB). Além da quadra, a estrutura contará ainda com vestiários e complexo para integração social. A obra será desenvol-

A Apae de Balneário Pi-çarras está se preparando para a realização do seu 2º Carreteiro Solidário. O jantar beneficente acontecerá neste sábado, dia 07 de novembro, a partir das 20 horas, no Sa-lão Comunitário da Capela Sagrado Coração de Jesus, no bairro Nossa Senhora da Paz. Os convites individuais es-tão sendo vendidos ao valor de R$ 25,00. O objetivo do

vida pela empresa Thomé Empreendimentos Imobili-ários.

“O processo licitatório resultou em uma economia pública de R$ 91.895,94 “, cita a responsável pelo se-tor de Licitação, Gabriela Garbini. Toda a documen-tação alusiva ao processo de licitação está disponível no site da Prefeitura (www.penha.sc.gov.br), no link de “Licitações”. Nenhuma das empresas participantes apresentou recurso.

O documento já está na mesa do prefeito Evandro, que irá promover a assinatu-ra da ordem de serviço den-tro dos próximos dias.

jantar é arrecadar recursos para a manutenção da esco-la especial, que atende mais de 100 alunos no municí-pio. O Carreteiro da APAE conta com o apoio das em-presas CILL Construtora, Baltt, Contabilidade Poleza, Robson Imóveis, Constru-tora Silva, Tavares Locação de Equipamentos, Takata, Marpex, Fidelis Construtor e JL Negrão.

CENTRO EDUCACIONAL ESPORTIVO SERÁ CONS-TRUÍDO NO BAIRRO DE

GRAVATÁ

APAE DE BALNEÁRIOPIçARRAS PREPARA

2º CARRETEIRO

Page 11: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 2015 11EDUCAÇÃO

Após vários anos, nova-mente está havendo eleição de diretores nas escolas da rede estadual de ensino. O decreto do governador Rai-mundo Colombo ainda de-termina os diretores como cargos de confiança do go-verno, mas agora permite que a comunidade escolar escolha ou ratifique o nome daqueles que serão nomeados.

Enquanto na maioria das escolas estaduais de Penha só há um candidato, que precisa de aprovação de 50% + 1 dos votos da comunidade escolar, com a difícil tarefa de mobi-lizar pais convencendo-os da importância do voto mes-mo não havendo disputa, no Manoel Henrique de Assis, o maior grupo escolar da rede estadual em Penha, três can-didatos disputam a direção da escola.

Todas as candidatas são mulheres: as professoras Neuza Maria dos Santos, Sandra Catarina Vieira Dias e Cristiane Mariane Manado disputam os mais de 1.200

A Secretaria de Educa-ção e a Fundação Muni-cipal de Esportes (FME) iniciam neste final de se-mana, 21 e 22, o Festival de Atividades do programa Penha+Educação+Esporte. Com a expectativa de reunir cerca de 800 crianças, as ativi-dades de encerramento anual do programa estarão canali-zadas no Ginásio Sebastião João de Souza.

“O objetivo desse Festival é reunir todos os alunos en-volvidos nos seis polos edu-cacionais”, explica o secre-tário de Educação, Adriano Tibeco. Neste sábado e do-mingo, as atividades serão de futsal e judo, direcionadas aos alunos dos polos de Gravatá, Santa Lídia, Cohab, Centro e Nossa Senhora de Fatma.

“Ao longo deste ano con-seguir ampliar o programa e descentralizá-lo, abrindo dois

votos entre pais, alunos e funcionários aptos a votar.

Em virtude das atividades dos pais, somente haverá um voto por casal de pais, poden-do eles escolherem qual dos dois irá comparecer as urnas, que abrem no próximo dia 26, quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã, com en-cerramento da votação às 20 horas. No entanto, esse voto valerá por dois na contagem.

Já o voto dos funcioná-rios, professores e alunos tem o peso normal de um voto. Estarão aptos a votarem os alunos a partir da 6ª série.

Todos os candidatos para se inscreverem tiveram que apresentar um plano de ges-tão, que foi analisado e apro-vado pela secretaria estadual de educação. O cumprimento desse plano durante o man-dato do novo diretor, que será de 4 anos, será acom-panhado pelo Conselho De-liberativo da escola, que po-derá até mesmo destituir o diretor se não cumprir o que está proposto no plano. Ou-

polos no bairro do Gravatá e Santa Lídia. Por isso também estamos atendendo um maior número de crianças”, avalia o coordenador do programa, Cley Anderson. O Festival se prolonga pelos dias 28 e 5 de dezembro, quando as ativida-des do ano se encerram.

Para o superintendente da FME, Luizinho Américo, o Festival deve promover ain-da a interação entre os jovens dos bairros de Penha. “Nos-sa faixa territorial é grande e geralmente o ciclo de amiza-

tra exigência para o cargo é ter pós-graduação em gestão escolar, ou pelo menos estar cursando.

Para poder votar, os elei-tores deverão trazer um do-cumento de identidade com foto. Somente poderão votar os que estiverem na lista de votação, que já foi impressa, vedando assim que pais e alu-nos que se transferiram para a escola agora em novembro possam participar do pleito.

de das crianças se restringe à sua localidade. Com o Festi-val, estaremos promovendo a amizade e o esporte”, pontua.

Apesar de o programa se encerrar este ano, a equipe do Governo já confirmou a rea-lização da Colônia de Férias, que dará aporte pedagógico e esporte às crianças durante o recesso escolar. “Aliado a isso estaremos garantido tranqui-lidade aos pais que precisam trabalham e precisam de um local seguro para os filhos”, conclui Tibeco.

COMUNIDADE ESCOLAR ESCOLHEDIRETORES NO PRóxIMO DIA 26

EDUCAçÃO E FME PROMOVEM FESTI-VAL PENHA+ESPORTE+EDUCAçÃO

Balneário Piçarras es-creveu mais um capítulo na história da educação no mu-nicípio. Ontem à noite, o prefeito Leonel José Martins, o vice, Flávio Tironi, e a se-cretária de Educação, Laureci Bernadete Schneider Pereira, prestigiaram a aula inaugural na nova sede do Sesi/Senai, localizada nas dependências da Arxo Industrial.

O novo prédio foi em-prestado pela empresa ao município por meio de co-modato. No espaço, que tem pouco mais de 500 metros de quadrados de área privati-va, serão ministrados cursos de ensino médio - oferecidos pelo Sesi - e também pro-fissionalizantes - ofertados pelo Senai.

O projeto Escola Básica e Profissional (Ebep) traz para Balneário Piçarras uma nova metodologia de ensino, baseada em práticas pedagó-gicas aplicadas na Finlândia, onde a parceria Sesi-Senai é considerada a mais exitosa do mundo. “Firmamos um convênio com uma universi-dade finlandesa, por meio do qual passamos uma semana absorvendo conhecimentos naquele país”, revela a co-ordenadora de Educação do Sesi, Sandra Margarete de Freitas.

Sandra lembra que Bal-neário Piçarras é o primeiro município de Santa Catarina a receber o novo conceito oriundo dos estudos no país europeu. “Essa é a primeira turma de Santa Catarina be-neficiada por essa articula-ção”, revela Sandra.

O diretor do Senai de Ita-jaí, Geferson Luiz dos San-tos, reconhece que Balneário Piçarras está entre os mais bem sucedidos do estado em termos de Ebep. “Balneário Piçarras tem, hoje, sem dúvi-da, o projeto mais exitoso no que diz respeito à parceria Se-si-Senai. Em nenhum outro lugar conseguimos implantá--lo de forma tão profícua”, destaca o diretor.

Emocionado, o prefeito Leonel José Martins lembrou que a implantação de uma escola técnica no município estava entre as propostas de governo durante a campanha de 2012. “É um dia de mui-ta alegria para nós. Tivemos a sorte de contar com duas pessoas empenhadas, que são a Silvana [Silvana Maria Re-bello, assessora pedagógica da Secretaria de Educação] e a Laureci [Laureci Bernaden-te Schneider Pereira, secretá-ria de Educação]”, destacou.

Leonel agradeceu à con-fiança dos empresários Gil-son Pereira e João Gualber-to, proprietários da Arxo. “A prefeitura tem imensa grati-dão pela figura empresarial destes dois cidadãos”, acres-centou o prefeito.

O vice-prefeito Flávio Ti-roni acredita que a nova es-trutura atrairá ainda mais in-vestimentos para o município nos próximos anos. “Muitas empresas vão querer se ins-talar no município devido à presença de mão-de-obra qualificada. Todos saem ga-nhando com isso”, finalizou Tironi.

NOVO PRÉDIO DO SESI/SENAI DE BAL PIçARRAS

RECEBE A 1ª AULA

Page 12: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 201512 VARIEDADES

Atrações turísticas, espor-tivas e culturais; promoção de saúde e bem-estar para todos. Balneário Piçarras completa 52 anos, e quem ganha o pre-sente é a comunidade. Entre os dias 20 de novembro e 14 de dezembro, data de eman-cipação político-administra-tiva do município, uma pro-gramação recheada promete incluir um ingrediente espe-cial à celebração: emoção.

O Dia Nacional da Cons-ciência Negra abre oficial-mente o calendário com uma noite dedicada à cultura afro-descendente. O evento ocor-rerá a partir das 19h, no Cen-tro Cultural Luiz Telles.

A consultora de Educa-ção da Amfri, Gilmar da Sil-va, abre a programação com

uma palestra sobre a inserção do negro na educação. Uma hora depois, os alunos da escola Francisca Borba, no bairro Itacolomi, fazem uma apresentação de dança do bambu.

Entre 20h45 e 21h45 está previsto um desfile de alunos e professores vestidos com trajes que lembram os costu-mes afro. “Durante o desfile falaremos sobre o histórico e a cultura negra”, explica o di-retor de Gestão da Fundação Municipal de Cultura, Van-derlei Lazzarotti.

Na ocasião, a cantora pi-çarrense Raquel Timéteo, vencedora do Festival da Canção Voz Estudantil de 2014, cantará para o público.

DIA DA CONSCIêNCIANEGRA ABRE PROGRAMA-çÃO DE ANIVERSÁRIO DE BALNEÁRIO PIçARRAS

O fiscal do Departa-mento de Transportes e Ter-minais do Estado de Santa Catarina (Deter), Vanderlei Piazza, 63 anos, garante ter fisgado o maior dourado já pescado na costa de Balneá-rio Piçarras. A façanha acon-teceu na quinta-feira passada, dia 12, quando ele e outros dois amigos, Marlon Borba e Jaime Bernardes, voltaram do alto mar com um peixão de nada menos que 28,8 qui-los.

Com 1,74m de compri-mento, o dourado-do-mar foi encontrado a uma profundi-dade de 39 metros. “Não sei exatamente a quantos metros da costa nós estávamos, mas o pegamos bem longe”, ga-rante Vanderlei, que sentiu a

O Beto Carrero World foi homenageado pela Associa-ção Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, em sessão solene na Assembleia Legislativa, realizada na noite de ontem, 17 de novembro. A condecoração ao Parque marca o reconhecimento da ABIH-SC a 30 personalida-des do setor e faz parte das comemorações dos 50 anos da entidade no Estado.

O Diretor-Presidente do Beto Carrero World, Rogé-rio Siqueira, destacou que o Parque recebeu com muita felicidade a homenagem. Ele ainda frisou a importância da ABIH-SC, que é uma das entidades do turismo mais antigas do país e tem papel fundamental para o setor. “Acredito que juntos, rede hoteleira, agentes de viagem, receptivo e nós como equi-pamento de turismo e lazer, temos a obrigação de entre-gar a melhor experiência a quem nos visita. Os 50 anos da ABIH em SC confirma que o cenário está cada vez melhor”.

A sessão foi presidida pelo Deputado Leonel Pavan e na ocasião, o legislador enalte-

fisgada perto do meio dia.Até ser puxado ao barco, o

dourado testou a paciência e a destreza dos três aventurei-ros. “Quando vi que era um dourado grande, não pensei em mais nada, a não ser pu-xar”, lembra Vanderlei

Pescador esportivo, o fis-

ceu o papel do Parque, que apenas no ano de 2015 deve bater a marca de 2 milhões de visitantes. “Antigamente, ouvíamos muito falar em tu-rismo e toda a hotelaria era fator fundamental, era quem trazia o turista. Hoje é dife-rente, os equipamentos tu-rísticos trazem os visitantes. O Beto Carrero é o pulmão do turismo de Santa Catari-na. Prova disso, é que antes falava-se que o Parque estava distante há tantos quilôme-tros de determinado destino. Hoje o Beto Carrero é o pon-to de referência”, concluiu.

PROMOÇÃO - O Parque lançou nesta terça-feira, 10 de novembro, a promoção “Aqui não tem tempo ruim”.

TRIO FISGA DOURADO DE 28 QUILOS NA COSTA DE BALNEÁRIO PIçARRAS

BETO CARRERO WORLD RECEBEHOMENAGEM DA ABIH-SC

cal garante que esse é o maior dourado-do-mar já captura-do no município. “Ninguém viu um deste tamanho por aqui antes”, afirma.

Durante a mesma pesca-ria, o trio fisgou outros dois dourados: um de oito e outro de quatro quilos.

O objetivo da campanha é oportunizar ao visitante o máximo de aproveitamento das mais de 100 atrações do Parque, mesmo que no dia da visita haja ocorrência de mau tempo.

O regulamento define que a retirada do ingresso retor-no deverá acontecer entre as 13 e 19 horas do dia de visita, em local específico no Cas-telo das Nações. O ingresso retorno é pessoal, intransfe-rível e com registro biomé-trico, devendo ser requerido antes da saída nas catracas do Parque.

A promoção tem validade até 30 de novembro e o in-gresso retorno pode ser uti-lizado até 20 de dezembro.

Acontece neste sábado, dia 21, a partir das 20 horas, mais um bingo beneficente com objetivo de arrecadar fundos para financiar a realização do Natal Solidário na comu-nidade da Olaria. O evento começa às 20 horas, no salão comunitário da Igreja São Ju-das Tadeu, e cada 6 cartelas custam 10 reais, com cartelas extras custando 5 reais a cada 7 cartelas.

Entre os prêmios sortea-dos estarão eletrodomésticos, ededrons, aparelho de ginásti-ca, e até uma bicicleta. Haverá

também música ao vivo com Felipe Ramos e sua banda, e serviço completo de bar e co-zinha.

Esse vai ser o terceiro ano que Hélio Ribeiro de Abreu, funcionário do parque Beto Carrero World, organiza o evento, agora em parceria com a Associação de Moradores da Vila Olaria (AMVO). Na fes-ta, brinquedos e doces serão distribuídos para as crianças da comunidade, numa tarde que ainda deverá contar com recreação e refeição para os participantes.

BINGO BUSCA ARRECA-DAR RECURSOS PARA NATAL COMUNITÁRIO

Page 13: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 2015 13CULTURA

Um amigo postou uma imagem fazendo-me refletir e relembrar a década de 80, época em que escrever um diário era bastante comum. Mas será mesmo que o uso da internet tem realmente paralelo ao uso dos diários? Quais as semel-hanças ou diferenças do que se escreve usando a internet (em especial, Facebook) e os diários?

O diário era um caderninho íntimo. Geralmente, os diári-os tinham uma chave e era muito popular entre os adoles-centes. Era uma época em que ser adolescente representava ter um bloqueio de conversa sobre alguns assuntos com os pais ou amigos. E quem era adolescente expressava seus sentimentos em sua agenda íntima. Era uma conversa consigo mesmo, com o próprio diário ou com um amigo imaginário. Na dé-cada de 90 o diário íntimo deixou de ter chave e passou a cir-cular nas mãos dos colegas para que esses escrevessem alguma coisa. Era a famosa agenda! Entretanto, secreto mesmo era o diário. O eventual leitor não podia escrever no diário. Se fosse amigo íntimo do dono poderia ler somente. Na agenda, caso o dono deixasse, era possível escrever o que quisesse, além de co-lar papéis de bala, ingressos de cinema, bilhetinhos, fotos etc.

Pelo caráter mais íntimo, mais tímido, o diário nada tem a ver com as redes sociais. Penso que a agenda é mais próx-ima do Facebook. O adolescente que tinha a agenda mais escrita por amigos demonstrava ser popular. Assim como no Facebook, os donos das agendas incentivavam os amigos a curtir o que era escrito (geralmente poesias e letras de músi-cas); pediam para escrever nas datas de seus aniversários; e colavam fotos dos momentos mais marcantes. Assim como no Facebook, era possível escrever qualquer bobagem e ganhar popularidade.

DIÁRIO / AGENDA / FACEBOOK

A seccional Balneário Pi-çarras da Academia de Letras do Brasil está oficialmente constituída. Os 15 membros foram consagrados em ato que ocorreu no sábado, 14 de novembro, no auditório do campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) do município.

Entre os “imortais” que ocuparam as 15 cadeiras es-tão professores, escritores, jornalistas e profissionais de outros segmentos diretamen-te envolvidos com a literatu-ra em Balneário Piçarras.

Para a presidente da sec-cional e secretária de Turis-mo de Balneário Piçarras, Susan Corrêa, a criação de um braço da Academia de Letras do Brasil no municí-pio representa uma conquis-ta na área cultural. “A missão da seccional é propor o que a Academia de Letras do Brasil vem fazendo em todo o país: incentivar as pessoas a ler e

escrever”, comenta Susan.Além da presidente da

entidade, que ocupa a cadei-ra número 1, foram consa-grados Luiz Ferreira da Silva (cadeira número 2), Clotilde Regina Dobri (cadeira núme-ro 3), Rosa Maria Tesser (ca-deira número 4), Sarah Silvia Pereira Andrade de Souza (cadeira número 5), Silvana Maria Rebello Pereira (cadei-ra número 6), Roberto João Duarte (cadeira número 7),

SECCIONAL DA ACADEMIA DE LE-TRAS CONSAGRA 15 “IMORTAIS”

Janete Teixeira Cardozo (ca-deira número 8), Gilberto José Cardozo (cadeira núme-ro 9), Blaise Keniel da Cruz Duarte (cadeira número 10), Danielle Heidenreich Garcia (cadeira número 11), Már-cia Cecília de Souza (cadeira número 12), Maria Mello de Borba (cadeira número 13), Maria de Fátima Tonin Lu-nardi (cadeira número 14) e Iliane Fleith (cadeira número 15).

A semana nacional da consciência negra não pas-sou em branco na escola es-tadual Manoel Henrique de Assis, em Penha. Nesta se-gunda-feira, dia 23, começa a exposição relativa a sema-na, que vai até terça-feira, dia 24. Cartazes e a exposição de máscaras produzidas pelos alunos são apenas uma das atividades elaboradas pelos professores da escola.

Além da discussão do tema em sala de aula, haverá a exposição de slides, e uma demonstração de capoeira, na terça-feira. Segundo o co-ordenador da semana, Antô-nio Beduschi Neto, a matéria será cobrada como parte do currículo dos alunos. “A co-lonização africana foi funda-mental para a construção da identidade brasileira, tanto nos aspectos culturais, so-ciais, políticos quanto históri-cos. Por isso a recomendação do MEC de fazer atividades a fim de ressaltar não só essa

importância, como também combater preconceitos e pro-mover o respeito a essa rica cultura”, explica.

Segundo Neto, a recep-tividade do tema está sendo ótima por parte dos alunos: “É o terceiro ano que essa atividade é organizada no Manoel Henrique de Assis, e felizmente aqui nunca foi objeto de polêmica nem de preconceito seja por alunos

ESCOLA MANOEL HENRIQUE REALIZA SEMANA DA CONSCIêNCIA NEGRA

ou professores”, conta o pro-fessor.

A atividade envolve os estudantes e professores das disciplinas de História, Ge-ografia, Filosofia, Sociologia e Artes. Entre os assuntos debatidos estão os povos ori-ginários da África, principal-mente os países “irmãos” de língua portuguesa do Brasil, e personalidades afrodescen-dentes na História Brasileira.

Page 14: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 201514 ESPORTES

BAR PRAIA GRANDE VENCE CAM-PEONATO MUNICIPAL DE DOMINó

ENQUETE PARA DEFINIR OS DESTA-QUES ATINGE QUASE 1.500 VOTOS

Desafiando as expecta-tivas, a equipe do Bar Praia Grande venceu o Beira-Mar, conseguindo assim seu se-gundo título do Campeo-nato Municipal de Dominó. A equipe venceu a primeira partida em casa por 6 a 3, indo com uma boa vantagem para a grande final, no Bar Meladinha. Apesar do equilí-brio, o Bar Praia Grande só precisava vencer quatro ro-dadas, e quanto conseguiu, empatando o placar em 4 a 4, foi o bastante para se sagrar campeão.

Apesar de ser uma força respeitada no dominó pe-nhense, a competição não começou fácil para o Bar Praia Grande, que se classi-

ficou em quarto na primeira fase, indo por pouco para as semi-finais. Desde então o time cresceu, derrotando favorito após favorito. “Foi uma competição emocionan-te, que animou bastante os participantes”, comentou o superintendente da Funda-

ção Municipal de Esportes (FME) Luizinho Américo, que agradeceu a participação dos bares na competição.

O Bar Saideira ficou em terceiro lugar, e foram pre-miados, assim como o cam-peão e vice, com troféu e medalhas.

O campo do Quinca Ludo, no bairro Nossa Se-nhora da Paz, começou a receber desde o dia 10, mais uma edição do Campeonato Municipal de Futebol Suíço.

A “Taça Balneário Piçar-ras 52 anos” terá 16 equipes e ocorrerá sempre durante as terças e quartas-feiras, a par-tir das 20h.

A grande final ocorrerá no dia 11 de dezembro.

O diretor de Esporte da Secretaria Municipal de Es-porte e Lazer, Rafael Batista, espera que a chuva não in-timide o público. “Será uma competição de alto nível técnico, por isso contamos com a presença da comuni-dade”, convida Rafael.

Uma semana após ser lançada, a enquete da Fun-dação Municipal de Esportes de Penha (FME) - para defi-nir os destaques esportivos de 2015 no município - atin-giu 1.482 votos. “Ficamos surpresos com a boa recep-tividade dos internautas com a pesquisa, que vem sendo destaque nas redes sociais”, avalia o superintendente da FME, Luizinho Américo.

Em quatro categorias, o Troféu Penha+Esporte irá condecorar uma atleta femi-nina, um atleta masculino, a revelação do ano e a aca-demia destaque. A votação estará aberta até o dia 11 de dezembro. A enquete está disponível para votação po-pular no Facebook da Pre-feitura (www.facebook.com/prefeituradepenha).

“É uma forma de incen-

tivar nossos atletas a se dedi-carem ainda mais no desen-volvimento do esporte em Penha”, detalhou o superin-tendente. Ao clicar no link, o internauta será direcionado à enquete. Após votar, é neces-sário clicar no botão “Submit Survey” para validar a vota-ção. A pesquisa registra ape-nas um voto por navegação. A escolha dos nomes que in-tegram a enquete foi definida pela equipe técnica esportiva do município.

Os vencedores receberão a condecoração em uma ceri-mônia pública, que ainda terá sua data marcada. “Além dos vencedores, iremos entregar outros troféus a grupos e ou-tras personalidades que vem atuando diretamente no cres-cimento do esporte de Pe-nha”, detalha Luizinho.

Na categoria Atleta Des-

taque Feminino, disputam Fátima Lopes (corredora), Danielle Anacleto Sturner (jogadora de voleibol) e Gi-sele Cardoso (jogadora de voleibol). Fátima tem ob-tido excelentes resultados em maratonas estaduais, en-quanto Danielle e Gisele se destacam nos eventos de vo-leibol regional.

Já o Atleta Destaque Masculino tem Mayckon dos Santos (triatleta), Cristia-no José (corredor) e Volnei Lima (jogador de futebol). Mayckon teve boa partici-pação no IronMan 70.3 e no Circuito Paranaense de Triátlon. Já Cristiano vem há anos se destacando em cor-ridas estaduais. Volnei, re-centemente, foi integrado ao time profissional do Sport Club Litoral.

A equipe de corrida da Fundação Municipal de Es-portes de Penha (FME) par-ticipou no último domingo, 15, da Corrida Rústica de Brusque. Os destaques foram Cristiano Alexandrina (18/29 anos), em primeiro, e Sebas-tião da Conceição (50/59 anos), em segundo.

Ainda participaram dos 10 quilômetros os corredores Paulo Oliveira (40/49 anos), em quinto lugar, Claudenir

Lourenço (40/49 anos), em oitavo lugar e Jovino de Si-queira Neto (40/49 anos), que terminou na décima oi-tava posição.

No percurso de 5 quilô-metros, Antonio Siqueira fi-cou em trigésimo novo, no geral. O time de Penha agora se prepara para a 2ª Volta da Lagoa de Barra Velha, que será realizada no dia 6 de de-zembro.

CORREDORESCONQUISTAM OURO E PRATA EM BRUSQUE

“TAçA BALNEÁRIOPIçARRAS 52 ANOS”

DE FUTEBOL SUÍçO

Page 15: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 2015 15ESPORTES

Na manhã do último sábado (7), a comunidade do Quati realizou o 4º Tor-neio de Futebol Society sub 10 e sub 12. A mobilização para o lazer e para a prática de esportes das crianças foi articulada entre a diretoria da Associação Esportiva do Quati e o vereador Antônio Cordeiro. O torneio foi re-alizado no bairro Nossa Se-nhora de Fátima, a Oeste da BR 101, em Penha.

Na categoria sub 10, o Gravatá sagrou-se campeão.

O Sport Club Litoral, novo clube de futebol profis-sional sediado em Penha esta-rá na série B do campeonato catarinense a partir do ano que vem. No último dia 18, quarta-feira, o time conquis-tou o vice-campeonato da sé-rie C do catarinense, batendo o Maga por 2 a 0, na casa do adversário, em Jaraguá do Sul.

O Campeão da competi-

Em segundo, ficou a equipe do Sertão e, em terceiro, a equipe do Quati. Na cate-goria sub 12, o time do Gra-vatá repetiu o desempenho e ficou com a taça de cam-peão. Em segundo, ficou a equipe do Quati, em tercei-ro o time do Sertão.

“É uma alegria poder ver o sorriso da garotada intera-gindo. Só assim para eles te-rem contato com o esporte, incentivados por esforços da comunidade”, afirmou o vereador Antônio.

ção, o Barra, já estava com o título confirmado desde a sexta rodada, de forma que a grande expectativa do cam-peonato era a disputa pelo vice. O time voltou pra casa em cima do caminhão do Corpo de bombeiros. A fes-ta do acesso será neste final de semana, no Real Society Clube, no bairro de Santa Lídia.

QUATI REALIZA 4ºTORNEIO DE FUTEBOL

SOCIETY

SPORT CLUB LITORALSE CLASSIFICA PARA SÉ-RIE B DO CATARINENSE

Os dois times de Penha que participam do Campeo-nato de Futebol Não-Profis-sional da LID (liga itajaiense de desportos), a maior com-petição da categoria na região da Amfri conseguiram se classificar para as semi-finais da competição.

O Beira-Mar foi quem teve a melhor campanha, mas devido ao critério de classificação ser o número de gols tomados. Com o goleiro Duca sendo o menos vazan-do, tendo sofrido apenas 04 gols contra os 06 levados pelo São Nicolau, terminaram a fase de classificação na ca-beça do grupo A. O São Ni-colau com o mesmo número de pontos do Beira-Mar teve, no entanto, um ataque muito mais ofensivo, totalizando 17 gols, contra os 11 do Beira--Mar. No confronto direto, ambas as equipes também sa-íram equiparadas, tendo dis-putado duas partidas entre si na fase de classificação, cada um ganhando a sua em casa.

Agora jogando contra ti-mes de Itajaí, Beira-Mar e São Nicolau tem a chance de fazer uma final inédita na LID, que seria de dois times de Penha disputando a taça

na grande final. Para isso, antes precisam derrotar seus competentes adversários, ambos de Itajaí, nos jogos que começam neste domin-go, dia 22, a partir das 15h30.

Em Penha, o São Nico-lau faz a primeira partida em casa, no estádio Antônio José Pinto, no bairro São Nicolau, contra o Natalense.

Já o Beira-Mar vai até Ita-jaí, jogar a primeira partida das semi-finais contra o Ipi-ranga, no estádio Antônio Rufino de Borba, no bairro Salseiros.

Por terem sido líderes de seus respectivos grupos, tanto Beira-Mar quanto Na-talense jogam por dois re-sultados iguais, no caso se empatarem nas duas vezes

estarão classificados. No en-tanto, se perderem uma das partidas, precisarão ter ven-cido a outra.

COPA VERÃO – Nes-te sábado, o time sub-20 do Beira-Mar também disputa a segunda e ultima partida das quartas de final da Copa Verão, divisão de acesso da Copa Primavera, competi-ções organizadas pela Con-federação de Clubes da Re-gião de Itajaí.

O time perdeu a primeira partida para o Nordeste, em Itajaí, por 2 a 1. Agora o time joga em casa, na Armação, a partir das 9 horas da manhã, precisando vencer para ir para as semi-finais, e conta com sua torcida. A entrada é gratuita.

SEMI-FINAIS DO CAMPEONATOAMADOR COMEçAM NESTE DOMINGO

COPA PENHA DE FUTEBOL SUÍçO 2015 COMEçA NO SINTÉTICO

A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) iniciou no último sábado, 14, os jogos da Copa Penha de Futebol Suíço 2015. Doze jogos marcaram a primeira rodada, que será disputada em três quadras: Campo do Quati, Campo do Agnel e Arena Society.. O superin-tendente da FME, Luizinho Américo, salienta que a com-petição acontecerá em cam-po sintético.

“Como a previsão aponta para um mês de muita chu-va, optamos por preservar os campos e adequar a compe-tição para o Society. Os jo-gos acontecerão com quatro jogadores de linha e um go-leiro””, explicou o superin-

tendente. Além disso, todos confrontos começam no iní-cio da noite dos sábados.

“Nós resolvemos adaptar, assim oferecendo ainda mais lazer e esporte para todos os envolvidos”, acrescen-tou Luizinho. Vinte e quatro equipes, somando cera de 300 atletas, disputarão a com-petição.

Acerb, Atlético Praiano, Arsenal, Espaço Jovem, Ag-nel Society, Mansão, RDL, S.C Armação, Pesque Pague, Eduardo Gás, Juventude, São Cristovão, Amigos do Paiva, Beira Mar Sub 20, Big Pizza, Gambazera, Barracão, Djo-nokonoko, Tam, Geração Rio, Imperial, Sul Real, Atlé-tico Penhense e Arga Foz

disputam a competição,Eles estão divididos em

seis grupos. Somente os dois melhores times de cada gru-po avançam à próxima fase. O campeão conquista R$ 1.200 o vice R$ 800 e o ter-ceiro R$ 400. Segundo Lui-zinho, na edição deste ano apenas equipes da cidade participam dos confrontos.

Page 16: Beira Da Praia 308

21 de novembro de 201516 DESTAQUE

Na próxima quarta-feira, 25, a Câmara de Vereadores promove a audiência públi-ca para debater a Lei 12.846, de 1º de agosto de 2013, co-nhecida como “Lei Anticor-rupção” ou “Lei da Empresa Limpa”. O objetivo é colo-car na agenda de discussões o tema “A aplicação prática e os desafios da lei anticor-rupção nas gestões públicas e privadas”. O encontro ocorre a partir das 19h, na sede da Câmara. Entre as autoridades confirmadas estão a jurista Anne Caroline Prudêncio e os promotores de justiça Luiz Felipe Czesnat e Viviane Gas-taldon Damiani Silveira Mira.

Para o presidente Felipe Schmidt, a Câmara de Verea-dores de Penha está com uma agenda intensa de debates so-bre assuntos importantes que envolvem a sociedade como foi o caso da audiência públi-ca no início do ano que reto-mou o trabalho do Conselho de Segurança do Município e que há oito anos não aconte-cia. Além disso, o Poder Le-gislativo provocou outra dis-cussão em audiência pública sobre o órgão ambiental que a Penha precisa debater, esta última gerando uma grande carta de recomendações.

“A nossa casa abre mais

uma vez as portas para discu-tir a lei anticorrupção brasi-leira que instituiu as delações premiadas, os acordos de le-niência e endureceu o jogo para as empresas corruptoras do nosso país e que apoiam campanhas políticas com o objetivo de ter os seus inte-resses cuidados e assegurados por aqueles que o poder che-ga através do dinheiro”, afir-mou Felipe.

De acordo com o presi-dente da Câmara que tam-bém exerce a profissão de advogado, a lei anticorrupção é uma ferramenta que se não for utilizada pelos cidadãos, pela promotoria pública, pela gestão pública e pela iniciati-va privada torna-se inútil.

“Insisto em dizer, são ini-ciativas privadas, muitas ve-zes, a grande parte das sone-gadoras de tributos do Brasil, grande parte aliciadora dos parlamentares. As maiores empresas envolvidas nos es-cândalos de corrupção desse País foram também as maio-res financiadoras das campa-nhas eleitorais e isso precisa ser combatido. Não temos medo de pautar assuntos de vanguarda como esse, pois não é com discurso que a gente faz, é na prática”, com-pletou.

CâMARA PROMOVE AU-DIêNCIA PúBLICA SOBRE A LEI ANTICORRUPçÃO A Secretaria de Agricul-

tura e Pesca de Penha, junto de representantes da maricul-tura local, estiverem em Flo-rianópolis na terça-feira, 10, para da Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca agili-dade no processo de demar-cação das novas áreas de cul-tivo no município. Segundo o secretário, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, se o pro-cesso não começar ainda este ano a demarcação será feita somente em 2017, em virtu-de do período de plantio dos mexilhões.

“Nosso intuito foi cons-cientizar o Governo do Es-tado de iniciar esse proces-so ainda este ano. Estamos quase nos aproximando do período de plantio e se isso ocorrer antes da demarcação, o trabalho será adiado em um ano, afinal, o maricultor não poder ser prejudicado”, resumiu Ferrão, citando ain-da que o Estado não se po-sicionou quanto ao começo dos trabalhos. “Mas nossa pressão não vai terminar”, acrescentou. O trabalho vai organizar e afastar a produ-ção, aumentando as tonela-das e melhorando a qualida-de do marisco de Penha.

A conversa foi diretamen-te com o secretário de Esta-do, Moacir Sopelsa, e o dire-

tor de Política da Agricultura Familiar e da Pesca, Hilário Gottselig. O discurso de Pe-nha ganhou força com Gil-berto Manzoni (professor da Univali e responsável técnico da unidade de beneficiamen-to de moluscos de Penha), Giovane Dias (presidente da associação de Maricultores) e João Cunha maricultor co-operado. O deputado estadu-al, Maurício Skudlark (PSD) também participou.

“Estamos preocupados com o futuro, pois se os par-ques do município não forem demarcados até o final do ano, somente será feito esse reordenamento dos produto-res no ano de 2017. Por isso pedimos atenção e respeito do Estado, principalmente porque somos o único mu-nicípio do Estado que pos-sui uma unidade com Selo de Inspeção Federal. Penha é exemplo no País e não pode-mos perder mais espaço por falta de atitudes mais contun-dentes”, fortaleceu seu dis-curso, Ferrão.

Com a demarcação atra-vés de boias na cor laranja e o afastamento das fazendas marinhas, a expectativa é de que a produção de Penha volta a casa das três mil tone-ladas anuais. “Nosso municí-pio teve uma queda de 60%

AUTORIDADES COBRAM AGILIDADE NA DEMARCAçÃO MARINHA

na produção em função do processo de reordenamento. Esse novo trabalho é crucial para nossa evolução”, fina-lizou o secretário. As boias fazem o papel do muro que separa uma propriedade da outra. Segundo a Epagri, em 2014, Penha produziu 1.132 tonelada, contra 1.750 tone-lada em 2013 e 2.930 tone-ladas em 2012, quando a ci-dade ficava atrás somente de Palhoça, que produzia 13.753 toneladas. Entre 2013 e 2014, a queda foi de 35%, índi-ce que se eleva para 61% se for comparado com 2012. A produção de Penha provém de 63 hectares distribuídos em onze áreas de sua costa.

Com o afastamento da produção de Penha - para mais distante da Costa - téc-nicos da área citam que have-rá considerável melhora na qualidade do produto. “Não teremos a maior produção do Estado, mas certamen-te nosso produto terá uma qualidade acima dos demais, por estaremos em um mar mais aberto e puro”, expli-ca o professor da Univali, Gilberto Manzoni. Com as fazendas marinhas regulari-zadas, os maricultores tam-bém terão mais facilidade em acessar políticas públicas e financiamentos bancários.