beira da praia 307

16
www.beiradapraia.com.br ANO 8 - Nº 307 07 de novembro de 2015 2ª Feira do Livro movimenta este fim de semana em Balneário Piçarras, com objeti- vo de incentivar a leitura e prestigiar autores da região. Página 13 AQUILES É REELEI- TO PRESIDENTE DO PMDB DE PENHA PÁGINA 06 TCE ACATA DENÚN- CIA DA CASAN E VAI INVESTIGAR MUNICI- PALIZAÇÃO DA ÁGUA PÁGINA 11 PÁGINA 03 PREFEITURA ANUN- CIA CONSTRUÇÃO DE CRECHE NO GRAVATÁ PÁGINA 12 MUSEU OCEANOGRÁ- FICO DE BAL. PIÇAR- RAS SERÁ INAUGU- RADO EM DEZEMBRO SERVIDORES DE PE- NHA REIVINDICAM REPOSIÇÃO SALARIAL PÁGINA 06 INCENTIVO À LEITURA

Upload: adriano-desouza

Post on 03-Feb-2016

120 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição impressa nº 307 do jornal Beira da Praia de 07 de novembro de 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: Beira Da Praia 307

www.beiradapraia.com.br ANO 8 - Nº 307 07 de novembro de 2015

2ª Feira do Livro movimenta este fim de semana em Balneário Piçarras, com objeti-vo de incentivar a leitura e prestigiar autores da região. Página 13

AQUILES É REELEI-TO PRESIDENTE DO PMDB DE PENHA

PÁGINA 06

TCE ACATA DENÚN-CIA DA CASAN E VAI INVESTIGAR MUNICI-PALIZAÇÃO DA ÁGUA

PÁGINA 11

PÁGINA 03

PREFEITURA ANUN-CIA CONSTRUÇÃO DE CRECHE NO GRAVATÁ

PÁGINA 12

MUSEU OCEANOGRÁ-FICO DE BAL. PIÇAR-RAS SERÁ INAUGU-RADO EM DEZEMBRO

SERVIDORES DE PE-NHA REIVINDICAM

REPOSIÇÃO SALARIAL

PÁGINA 06

INCENTIVO à LEITURA

Page 2: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 201502 OPINIÃO

EXPEDIENTEO jornal Beira da Praia é uma publicação da editora Beira da Praia Ltda. Rua Arthur Silvino dos Reis, 84 - Centro, Penha/SC.Site: www.beiradapraia.com.br. Email: [email protected]: 09.317.656/0001-07.Editor-Chefe: Adriano de Souza, fone: 9220-1300.Jornalista Responsável: Rafael Sizino Sebastião - SC-01546-JP.Impresso na Press Alternativa. Tiragem: 2.000 exemplares.

Os textos assinados ou pagos não refletem as opiniões,nem são de responsabilidade deste jornal.

Sutileza e qualidade do escritor estão na mensagem de sua obra... Gentil Abí-lio Serpa Filho – o Tilinho – mostra em seu novo livro que as coisas simples podem se transformar em impor-tantes momentos de nossas vidas. Pescar, por exemplo, é o auge da realização depois de um longo planejamento e preparo para se fazer ao mar na busca dos desejados pei-xes.

Metáforas de um pacto surreal com o Gentileza - mistura o imaginário com o abstrato levando a uma rea-lidade que faz bem ao cor-po e ao espírito num alento agradável. As histórias que “um amigo me contou” são fatos do quotidiano vividos ou acompanhados, mas que se repetem ocasionalmente na vida de cada um.

Tilinho entrou para a lite-ratura quando, em parceria, editamos o livro PENHA A HISTÓRIA PARA TODOS, em 1995, pela Editora Para-lelo 27 com nova edição pro-gramada para breve. Logo depois, relatando sua expe-riência como taxista, ele lan-çou NO BANCO DE TRÁS – Sua Excelência o Passagei-ro. Ora então apresenta Me-táforas de um pacto surreal com o Gentileza – gentile-za que vem do seu próprio nome Gentil que na verdade

Cláudio Bersi de [email protected]

MEMÓRIAS E FATOSTILINHO EM METÁFORAS

é um brinde especial a todos que apreciam a boa leitura. O livro tem lançamento ofi-cial na Feira do Livro que ora se realiza no Ginásio Munici-pal de Esportes no centro de Piçarras. Tilinho marca pre-sença neste dia 07/11, à tar-de distribuindo autógrafos e cumprimentando amigos e visitantes que prestigiam esta segunda edição da feira que é um sucesso.

Gentil Abílio Serpa Filho é natural de Armação, muni-cípio de Penha, casado com Fátima Maria da Costa Ser-pa com quem tem as filhas Viviane Isabel Serpa Muller e Liliane Isabela Serpa Be-nitez – ambas formadas em grau superior – residentes em Curitiba e Rio de Janei-ro, respectivamente. Recen-temente, Tilinho e Fátima ganharam de cada uma das filhas as netinhas Isabela e Alice.

POLITICANDO

Bem nós já falamos aqui nesta coluna sobre, POLI-TICA, POLITICAGEM E TRABALHO. Agora nós va-mos ver a importância das politicas com responsabilida-de social, aquela politica que se faz pensando no coletivo e não no fisiologismo pessoal, como acontece nos dias atuais com quase todas as pessoas li-gadas indiretamente ou direta-mente a politica.

Vivemos em uma socie-dade onde somos dependen-te uma das outras, embora as vezes não entendemos ou não prestamos atenção neste comportamento social, mas é real, por isso o nome socieda-de, isto quer dizer que somos sócios.

Você poderia me perguntar sócio do que? E eu te respon-do por incrível que pareça nós somos sócios desta grande empresa chamada Brasil, de-pois de uma empresa menor Chamada Estado, e por fim de outra empresa menor ain-da chamada município. Todas essas empresas são comanda-das e administradas por pes-soas públicas, sejam elas em cargos eletivos, comissionados ou funcionários públicos, em-pregados que tem garantias de estabilidade de empregos.

A maior responsabilidade é

do Executivo e do legislativo, pois sem o consentimento do legislativo através de leis vo-tadas nas câmaras, nas assem-bleias e no congresso nacio-nal, os Executivos, prefeito, governador, presidente não conseguem “governar”, por isso vemos a grande preocu-pação dos executivos em for-mar nos legislativos a maioria a seu favor, e é aí que come-çam os problemas, o famoso toma lá da cá. Ora, este toma lá da cá só existe devido a fal-ta de compromisso dos repre-sentantes com seus represen-tados, isso é os políticos que escolhemos, não cumprem o que prometem e faltam com o compromisso politico com o povo.

Quando é pra se eleger al-guns políticos até apresentam propostas coletivas, propos-tas sociais, porém depois que se elegem, esquecem todos os compromissos sociais e passam somente a preocupar--se consigo só, esquecendo completamente de sua res-ponsabilidade social, ou seja, a responsabilidade com seus sócios, e para uma socieda-de ir bem, todos tem que ter responsabilidade social, por isso os eleitores também tem culpa quando escolhem mau seus candidatos.

Por isso se faz necessário que antes de escolher, analise, se for preciso pesquise, saiba que apesar de sermos uma so-

ciedade, porém é uma socie-dade desigual, onde existem os sócios riquíssimos que do-minam os sócios mais pobres através de seus poderes eco-nômicos, e, que na maioria das vezes estes agentes políti-cos que escolhemos para nos representar, poderão estarem defendendo os interesses mais dos sócios ricos do que os dos sócios pobres, aumen-tando ainda mais as desigual-dades sociais, criando a misé-ria e as exclusões sociais, isto é a exclusão dos sócios, en-quanto a renda é concentra-da nas mãos de poucos. Isso acontece porque geralmente quem banca as campanhas de nossos representantes, dos agentes políticos são os ricos. Também existem os políticos de famílias ricas, ou grandes empresários, ao qual sempre defendem seus interesses, em detrimento do empobreci-mento dos trabalhadores.

Por isso a necessidade de acabar com o financiamento privado de campanha. Por es-tas e outras que precisamos, mudar nossos conceitos, nos-sos pensamentos, precisamos rever nossos procedimentos e pensar, queremos um muni-cípio, um estado e um Brasil melhor...? Se a resposta for sim, então mudamos os nos-sos procedimentos, juntamo--nos a milhões que querem mais justiça social e isso co-meça por cada um de nós...

Nicélio Assi Veloso

Page 3: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 2015 03POLÍTICA

PMDB DE PENHA REELEGE AQUILES PRESIDENTE E NOVO DIRETóRIO

Neste último domingo, 25, o PMDB de Penha reali-zou sua convenção munici-pal. Com o salão da Câmara de vereadores lotado, o ex--vereador Aquiles da Costa foi reconduzido ao cargo de presidente peemedebista do município.

Lideranças estaduais, como o presidente Mauro Mariani e o deputado Carlos Chiodini marcaram presença e alinharam os discursos: o PMDB de Penha tem can-didato para a prefeitura em 2016. “A quantidade de lide-ranças e, principalmente, de amigos presente, demonstra a força e disposição do Aqui-les”, disse Mariani, sobre o futuro do diretório de Penha. Passaram pelo evento mais de 250 pessoas.

Para Aquiles, o sucesso

do evento, apesar de ter sido uma chapa de consenso, é a prova de que o PMDB, acre-dita num rumo diferente para Penha. “Temos a proposta de um novo formato de gestão, que vai fazer Penha avançar”, destacou.

O evento também elegeu a nova diretoria do Pmdb Mulher. A nova presiden-te Gertrudes acredita que a

unidade do partido fortalece ainda mais o projeto de 2016: “Estou feliz pela oportuni-dade, o vamos trabalhar em equipe para ajudar a pavi-mentar o caminho da vitória em 2016, a união faz a força”, comentou.

O novo diretório do PMDB se reúne no próximo dia 05 de novembro no Re-canto do Osmar.

ADRIANO de SOUZA

► O PP de Penha está de cara nova, e com possível pré-candi-dato a prefeito: o secretário de saúde Cleiby Darossi não só foi para a sigla, como é seu novo presidente. A vinda de Cleiby não só aumenta os boatos de que o partido pode vir em raia própria como brigar pelo menos pelo vice numa coligação prová-vel com o PSDB.

► No domingo passado, o vereador e ex-prefeito Clóvis Bergamaschi (DEM) confir-mou o apoio incondicional da ex-primeira dama e presidenta de honra da APAE de Penha, Henny Coelho, para seu genro, o empresário Júlio César Duar-te da Silva, do Júlio Lanches.

► Ainda filiada no PMDB, na própria convenção do parti-do, no entanto, Henny ressaltou que vai pedir votos para o genro que é “como um filho para ela”.

► Outro apoio dentro do PMDB é do deputado Peninha, que apesar da ida de Júlio para o DEM, ainda continua amigo da família, que foram seus prin-cipais cabos eleitorais na cidade na última eleição.

► Falando em dissidências, nem todos os PMDBistas rece-beram o ex-vereador Alessandro da Silva de braços abertos. Es-pecialmente os concorrentes elei-torais da mesma vizinhança...

► A decisão do TCE da aca-tar as denúncias da CASAN sobre a dívida do município com a estatal catarinense anda pre-ocupando alguns membros do governo municipal. Se a Casan

conseguir que os bens da prefei-tura de Penha fiquem retidos judicialmente, a prefeitura pode acabar não conseguindo pegar o empréstimo de 1,2 milhão de reais já autorizado pela câma-ra ao BADESC. Pior, com a certidão negativada, o município fica impedido de receber até ver-bas de convênios dos governos federal e estadual. Isso poderia cancelar diversas obras previstas para o ano de eleição.

► Mas mesmo o empréstimo do Badesc está longe de resolver todos os problemas políticos do governo. A quantia autorizada pelo banco é de 1,2 milhão, e a prefeitura pretendia muito mais. O dinheiro será usado para fazer pavimentações de al-gumas pequenas ruas, mas cer-tamente não será aplicada em obras mais caras, como seriam a pavimentão da estrada geral do São Nicolau ou da Rua Tijuas, na comunidade da Olaria.

► Por quase 60 dias, o sistema eletrônico da secretaria da fa-zenda esteve “fora do ar”. Uma tempestade teria queimado os dois HDs com informações fiscais da prefeitura, inclusive o back-up que estaria coinci-demente ligado na mesma rede. O chefe de gabinete, Reginaldo Waltrick, no entanto, garantiu que todos os dados teriam sido recuperados numa empresa es-pecializada, em São Paulo.

► Muitas empresas não pude-ram tirar nota fiscal nos últimos 60 dias, e acredita-se que o mu-nicípio possa ter deixado de ar-recadar cerca de 300 mil reais na brincadeira.

POLÍTICA peixera

VEREADOR CLóVIS CONSEGUE INCLUIR R$ 280 MIL PARA RIO IRIRI EM 2016 A partir da proposição do

vereador Clóvis Bergamas-chi, o Governo Municipal autorizou a inclusão de mais R$ 280 mil no exercício de 2016 para aplicar na limpeza do Rio Iriri e seu desassorea-mento. A confirmação ocor-reu na última quinta-feira de outubro (29), após uma reu-nião entre o parlamentar e o prefeito em exercício Mário Guaracy de Souza.

O parlamentar conseguiu ser contemplado após re-querimento 161/2015 que solicitava o estudo sobre as condições do rio e respecti-vo orçamento para estima-tivas de custo sobre a recu-peração do canal, ampliação e elevação da ponte Nilton Kucker, na avenida Nereu Ramos, com a abertura da foz e ampliação dos molhes.

A Secretaria de Planejamento realizou essa análise e levanta-mento das condições do rio.

O recurso não cobrirá todas as sugestões de obras, mas é o início para a recupe-ração do canal. A ideia futura, segundo Clóvis, seria ampliar o canal em cinco metros na margem direita da ponte para mar para construir os atraca-

douros.“É uma satisfação muito

grande, porque fui cobrado por pescadores. É um pro-blema que vem sendo dei-xado de lado. Nós ficaremos observando fiscalizando os movimentos do próximo ano para que não se esvazie o or-çamento e não se cumpra a meta”, declarou Clóvis.

Page 4: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 2015 07 de novembro de 201504 POLÍTICA

MAIS DE 150 PESSOAS PARTICIPAM DO EVENTO REALIZADO PELO PSDB

O PSDB Mulher de Pe-nha realizou na noite de ter-ça feira, dia 28 de outubro o charmoso evento OUTU-BRO ROSA com o tema: MULHER PENHENSE CONSCIENTE TODAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA. O evento contou com mais de 150 mulheres da sociedade PENHENSE que lotaram o auditório da Pousada Pedra da Ilha.

O Presidente do PSDB de Penha vereador Jefferson Custodio fez a abertura do evento falando da importân-cia da causa e que o evento foi extremamente social sem interesses políticos pois o PSDB como instituição tem como propostas de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e que é preciso discutir políticas públicas de promoção da saúde da mu-lher e ainda que não poderí-amos deixar passar esta data em branco quando todo o mundo se reúne em outubro para discutir o tema. Jeffer-son Custodio também agra-deceu todos os apoiadores do evento e pediu desculpas as mulheres que tiveram que ficar em pé por causa super lotação, “prometemos que o evento do ano que vem será melhor ainda com lugar para todas sentadas, peço perdão a vocês”, mais não sabíamos que seria um sucesso tão grande.

O evento contou com di-versas atrações como a du-pla de cantores Adriano e Adelaine, sorteio de vários brindes, entrega de alimentos ao INAPEC, doação de len-ços, coquetel e fechou com a emocionante palestra da renomada Blogueira Mariana Leone fundadora da ONG Câncer com Alegria.

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades municipais do PSDB como secretários, o Prefeito de Penha Evandro Eredes dos Navegantes e os vereadores tucanos.

A vereadora Marcia Pi-nheiro que também é técnica em enfermagem de profissão e uma grande incentivadora representou os vereadores e falou emocionada da impor-tância da prevenção e do to-que.

O evento foi organizado por uma comissão organi-zadora comandada Primeira Dama do Município Sileide dos Navegantes que também fez a entrega de vários lenços para o banco de lenços da ONG Câncer com Alegria.

Também foram arrecada-dos alimentos não perecíveis que foram doados para o INAPEC que foi um das ins-tituições parceiros do evento.

O vento foi realizado pelo PSDB Mulher de Penha e foi um grande sucesso onde vá-rias mulheres saíram emocio-nadas e motivadas a lutar pela causa.

O PSDB Mulher de Penha presente realizar o evento to-dos anos para contribuir de forma significante com a cau-sa tão nobre disse a Primeira Dama do município de Penha Sileide Dos Navegantes.

PROjETO APROVADO IRÁ DESTINAR ÁREA PARA

FEIRAS DE ARTESANATO Os parlamentares de Pe-

nha aprovaram na última ses-são ordinária, terça-feira (3), o Projeto de Lei 23/2015 de autoria da vereadora Áurea Márcia Pinheiro que trata so-bre a destinação de espaço público para realização de fei-ras de artesanato.

De acordo com o texto, o projeto tem a intenção de oficializar um local onde os artesãos do Município pos-sam se organizar, expor, e comercializar seus trabalhos. Durante a sessão, sugestões foram levantadas para que o espaço se configurasse nas praias centrais e na Praça da Igreja Matriz, além da capela São João Batista, no bairro

Armação.Para Márcia, a ideia surge

para tender esta necessidade que é apontada não só por artesãos locais como os inú-meros turistas que visitam o município e anseiam por le-var uma lembrança caracte-rística da nossa cidade.

“Com a aprovação deste projeto, estaremos valorizan-do o artesanato local que é rico em diversidade e de ex-celente qualidade. Além de contribuir para a riqueza na produção artesanal. Fortale-ceremos a economia local, contribuindo com surgimen-to de novas fontes de renda para as famílias penhenses, captando o fluxo turístico.

VEREADORA MÁRCIA QUER MAIS MÉDICOS NA

SAÚDE DE PENHAA vereadora Aurea Márcia

Pinheiro dos Santos (PSDB) alertou para a falta de médi-cos na rede pública de saúde de Penha. Na última sessão da câmara de vereadores, Márcia lembrou que só há um médico em cada unidade básica de saúde e no próprio Pronto-Atendimento, quan-do seriam necessários no mínimo dois médicos, e em tempo integral, ao contrário de atualmente onde há apenas um clínico em meio período. No ano passado foi feito con-curso público, e seis médicos

foram aprovados, no entanto ainda não foram chamados pela prefeitura.

Márcia questionou, através de requerimento, informa-ções sobre os programas de Estratégia Saúde da Familia (ESF) e Atenção Básica, que prevê a contratação de médi-cos. “Precisamos melhorar a qualidade e o conforto dos que buscam a saúde pública, e hoje a demanda é muito grande. Os profissionais que temos estão sobrecarregados, a contratação de mais médi-cos é urgente”, avisou.

Page 5: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 2015 05POLÍTICA

O município de Penha recebeu um aparelho mamó-grafo que atenderá à deman-da de exames de radiografia das mamas, exame importan-tíssimo para a prevenção e combate ao câncer de mama.

Ainda no mês de maio deste ano o Vereador Feli-pe Schmidt (PSD) articulou com o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Klei-nubing (PSD) a doação de um mamógrafo para Penha, formalizado posteriormente por ofício do Prefeito Evan-dro Eredes dos Navegantes (PSDB) confirmando o inte-resse em receber o aparelho.

Após diversas reuniões em Florianópolis, o apelo foi atendido pelo Governo do Estado e, nesta última quar-ta-feira (04), o transporte do aparelho providenciado, já se encontrando em posse da Prefeitura de Penha.

Felipe Schmidt comemo-ra esta que é uma importante conquista para a população

No começo do ano, em vi-sita ao município de Penha, o deputado Rogério “Peninha” Mendonça (PMDB), aten-dendo a pedido da presiden-ta de honra da APAE Henny Coelho, do empresário Júlio César Duarte da Silva e do ex--vereador Benjamim Duarte, teria se prontificado a buscar a liberação de recursos para mais uma creche em Penha, desta vez no centro. Também na visita, Henny e Júlio pedi-ram e conseguiram uma doa-ção de 50 mil reais do gover-no federal para a APAE, além de um carro para a entidade.

“Sabemos da necessidade da comunidade e pedimos ao deputado, que é nosso amigo, ajudasse o município a conse-guir esses recursos”, explica Júlio.

Peninha então apresentou emenda parlamentar, incluin-do Penha no programa fede-ral de construção de unidades de educação infantil. O proje-to, avaliado em 1,2 milhão de

de Penha. “Um aparelho de mamografias no município vai possibilitar maior eficiên-cia na promoção da saúde da mulher, reduzindo considera-velmente o tempo de espera por um exame que possibilita de forma precoce a identifica-ção de um câncer, reduzindo os índices de mortalidade e aumentando as chances de cura e de qualidade de vida de quem enfrenta, ou poderá en-frentar, essa doença” justifica. Felipe diz ainda que “o empe-nho continua, agora no sen-

reais, prevê uma parceria do governo federal com a prefei-tura, com repasse de 650 mil reais da união para a constru-ção.

No entanto, a construção da creche ainda não foi con-firmada pelo governo mu-nicipal. A previsão é de que ela seria construída em ter-reno no loteamento Recanto do Arvoredo, atendendo as crianças do centro do muni-cípio.

Na última terça-feira, a ve-

MAMóGRAFO ARTICULADO PELO VE-READOR FELIPE jÁ ESTÁ NA CIDADE

CRECHE ARTICULADA POR PENINHA ESPERA SINAL VERDE DA PREFEITURA

tido de garantir a instalação desse instrumento e a efetiva utilização dele pela comuni-dade o mais breve possível”.

Segundo a Secretaria Mu-nicipal da Saúde, o projeto da sala especial no Núcleo de Atenção à Mulher e à Crian-ça – NAM para instalação do equipamento já está sendo elaborado pelos engenheiros da AMFRI, devendo ser con-cluído nos próximos 15 dias. A partir da conclusão, ini-ciam-se as providências para execução da obra.

readora Maria Juraci (PMDB) entrou com requerimento na câmara, pedindo infor-mações à administração de como anda a tramitação da creche, buscando confirmar principalmente sua constru-ção. “É importante salientar que a creche inclua também berçário e maternal, porque faltam muitas vagas de 06 meses a 03 anos no municí-pio, e os pais que trabalham tem essa necessidade”, acres-centou Juraci.

LEGISLATIVO VAI àS ESCO-LAS SENSIBILIZAR A OR-

GANIZAÇÃO DAS ELEIÇõES DA CâMARA MIRIM 2016

A Câmara de Vereadores de Penha iniciou, semana pas-sada, a campanha de sensibili-zação nas escolas para a edi-ção 2016 do projeto Vereador Mirim. A ação que ocorreu em todas as turmas de 5º ao 8º ano das escolas do Muni-cípio até sexta-feira (6) conti-nua nesta semana até o dia 13 para mobilizar os alunos para as candidaturas e organização da comissão eleitoral que será independente em cada unida-de. As campanhas ocorrem entre os dias 9 e 29. A eleição será no dia 30 de novembro. Acesse o regulamento no site www.camaradepenha.com.br para acompanhar a movi-mentação dessa juventude.

A Câmara Mirim é um programa consolidado em diversas cidades brasileiras. Viabiliza um espaço para alu-nos da rede de ensino do mu-nicípio praticarem o exercício da cidadania e apresentarem suas ideias, formando, assim, cidadãos conscientes e capa-zes de desenvolver uma visão crítica sobre a política.

Penha aplicou o projeto em 2002 que acabou no es-quecimento e a retomada, após 13 anos, por iniciativa da Mesa Diretora da Câmara presidida por Felipe Schmidt, pretende ser um instrumento importante para os jovens, como um espaço de diálogo e aproximações para mais uma das representações a que a ju-ventude tem direito.

A rotina como vereador mirim permite que os estu-dantes entendam como os três poderes funcionam na prática, como o município se organiza, o que é ética, ci-dadania e responsabilidade e qual é a função da política.

“Temos a oportunidade de aprender na prática o que é legislar. E uma dessas expe-riências é saber que cada elei-tor quer alguém que repre-sente seus interesses. Alguns vêem nosso trabalho como pequeno ou até como figura-tivo, mas eu vejo como uma oportunidade de poder fazer a diferença. Apesar do mo-mento político que vivemos, com a população cansada de corrupção, cabe a nós mes-mos mudar isso”, declarou Neldi Aristides dos Santos Jr., aluno da Escola Estadual Manoel Henrique de Assis.

A vereadora mirim Hellen do Amaral, aluna da Esco-la Municipal João Batista da Cruz, acredita que o processo eletivo a fez perceber a im-portância da interação e da troca de ideias mais do que a quantidade de votos deposi-tados na urna. “A importân-cia está na transformação e na consciência de que somos agentes importantes dessa transformação, a transforma-ção social”, definiu a estudan-te que se mudou de Gaspar e já atuava como vereadora mi-rim na cidade.

Page 6: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 201506 COMUNIDADE

Durante essa semana, de quarta a sexta-feira, quem passou pela Avenida Nereu Ramos, em frente a sede da prefeitura municipal de Pe-nha, notou algo diferente: uma barraquinha, com fai-xas de exortação ao prefeito Evandro Eredes dos Nave-gantes (PSDB) reunia repre-sentantes do Sindicado dos Servidores Públicos Públicos Municipais de Itajaí e Região (SSPMFRI), junto a visitan-tes como demais servidores públicos de Penha, vereado-res, e outras pessoas da co-munidade que passaram pelo local.

Por três dias o sindicato montou a barraca, com in-tuito de conseguir uma au-diência com o prefeito, para tratar da reposição salarial da categoria, que há três anos não teve seu salário corrigi-do referente a inflação, e já acumula uma perda de 22%. “Há mais de um ano tenta-mos uma reunião com o pre-feito, que se recusa a nos re-ceber”, conta a presidente da SSPMFRI, Eliane Aparecida Côrrea. “Não estamos nem pedindo aumento, apenas a reposição salarial, porque as coisas naturalmente aumen-tam, mas o poder de compra do funcionário público, que tem que sustentar a si e sua família, não”, explicou.

A última vez que os fun-cionários tiveram seus salá-rios corrigidos foi em 2012,

ano de eleição. “Vale lembrar que até hoje a administração pública municipal não deu nenhum aumento, apenas corrigia os valores salariais diante da inflação”, lembrou Eliane. “E agora nem isso mais estão fazendo”, com-plementou. “Só há título de comparação, o prefeito au-mentou seu próprio salário em mais de 5 mil reais, cerca de 52,63%, ganhando hoje mais de 14 mil e 500 reais, enquanto muitos servidores ganham menos de 800”, ci-tou.

Com um dos mais baixos salários na região da Amfri, Penha possui muitos funcio-nários públicos que ainda re-cebem apenas um salário mí-nimo, e não apenas quando se trata de merendeiras, ser-ventes, e outros servidores braçais. As técnicas de enfer-magem por exemplo ganham o mesmo, 788 reais. Compa-rativamente, num município de mesmo tamanho e popu-

lação, Balneário Piçarras, lá o salário da mesma categoria é 1.200 reais.

O sindicato resolveu montar a barraca por deci-são com os próprios funcio-nários públicos de Penha, no mês passado. A preocu-pação da categoria é que na discussão do orçamento do ano que vem, avaliado em 72 milhões de reais, não há ne-nhuma garantia de reajuste salarial dos servidores, apesar do prefeito ter prometido, na audiência pública sobre o or-çamento, que faria a reposi-ção no ano que vem.

“Se o prefeito aceitar as-sinar um termo de compro-misso garantindo que irá fazer o reajuste no ano que vem, a categoria está dispos-ta a acreditar”, disse a presi-denta do Sindicato, Eliane. “Mas não podemos ficar só na promessa, porque há três anos é dito que será feita a reposição no ano que vem, e ela não acontece”, lembrou.

SERVIDORES REIVINDICAM REPOSI-ÇÃO SALARIAL 03 ANOS ATRASADA

O chefe de gabinete da prefeitura, Reginaldo Waltri-ck, disse que o governo mu-nicipal montou uma comis-são da qual ele faz parte e que estuda a questão do reajuste a ser dado no ano que vem: “Estamos avaliando o impac-to dentro do orçamento, por isso não podemos adiantar qual percentual de reajuste será dado”, disse Reginaldo. “É certo que não será o mes-mo para todas as categorias, vamos priorizar quem ganha menos, esses vão receber melhor reajuste”, adiantou. “Se for possível, o prefeito

poderá até mesmo mandar projeto de lei este ano para a câmara, concedendo o re-ajuste, a partir do ano que vem, uma vez que termine-mos essa avaliação do impac-to na folha de pagamento”, comentou.

Enquanto aguardam uma decisão do executivo, os ser-vidores públicos de Penha voltam a se reunir na Câmara de vereadores, no próximo dia 18, quarta-feira, a partir das 19 horas. A categoria dis-cute seriamente até a possibi-lidade de greve como forma de pressionar as autoridades

e sensibilizar a comunidade para o que está acontecen-do: “Em outras cidades, por muito menos, já houve pa-ralisação. Aqui todas as con-dições jurídicas para isso já existem”, avisa o advogado do sindicato, Nathan Ses-trem.

FUNCIONÁRIOS PODEM ENTRAR EM GREVE

TCE ACATA DENÚNCIA DE FRAUDE NA MUNICIPALI-

ZAÇÃO DA ÁGUA

CONCESSÃO DE 35 ANOS

O Tribunal de Contados do Estado (TCE) de Santa Catarina publicou na sema-na passada decisão sobre a representação formulada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Sa-neamento) para que fossem apuradas denúncias de pos-síveis irregularidades no pro-cesso de municipalização do serviço de distribuição de água, quando a prefeitura de-cidiu romper o convênio de prestação de serviços da es-tatal. A diretoria de controle de licitações e contratações (DLC) acatou a denúncia, su-gerindo o conhecimento da Representação aos acusados, e a requisição de informações e documentos, para a eluci-dação dos fatos apontados como irregulares.

O Ministério Público ga-rantiu legitimidade ao TCE para apurar o caso, cuja prin-cipal irregularidade, apontada pela Casan, seria o não paga-mento pelo fornecimento de água tratada ao governo mu-nicipal. A dívida já seria hoje mais de 10 milhões e 860 mil reais. A Casan também acusa a prefeitura de Penha a não ter feito o ressarcimento de toda a infra-estrutura para distribuição de água que a estatal fez no município, e cujo valor estaria avaliado em

Em decisão anterior, no mês passado, no entanto, o TCE também autorizou o município a assinar o contra-to de concessão de 35 anos para terceirização do serviço de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamen-to de esgoto. O edital estava também sendo questionado por apresentar discrepâncias em relação a legislação, mas o auditor do tribunal, Júlio Garcia, entendeu que não

mais de 9 milhões de reais. A dívida, no entanto, não é reconhecida pela prefeitura de Penha em nenhum das suas prestações de contas, o que pode ser apontado como uma possível irregularidade contábil, além de eventual descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por conta disso, o TCE determinou a auditoria, ins-peção e diligência na prefei-tura de Penha, visando apu-rar as denúncias feitas pela Casan, para que busquem documentos e informações relativos aos pagamentos que deveriam ter sido feitos à estatal catarinense. A Ca-san agora pretende juntar a decisão do TCE no pedido de bloqueios de bens da pre-feitura de Penha até que eles paguem a dívida.

A assessoria de comuni-cação da prefeitura de Penha preferiu ainda não comen-tar sobre o assunto, que está sendo estudado pela procu-radoria jurídica do município. O governo municipal discor-da dos valores estabelecidos pela Casan tanto em relação a água quanto no suposto ressarcimento das estruturas que foram deixadas na cida-de, por entender que estas já eram do município como re-sultado do convênio.

constituiriam dano ao muni-cípio, desde que no contrato fossem corrigidas as infra-ções observadas.

A prefeitura deve assinar ainda este mês contrato com o consórcio formado pelas empresas Serrana Engenha-ria (SC), Aegea Saneamento (SP) e Equipav Engenharia (SP), único concorrente a se apresentar na licitação aberta pela prefeitura no primeiro semestre deste ano.

Page 7: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 2015 07 de novembro de 2015 07COMUNIDADE

PROGRAMA REFIS É PROR-ROGADO ATÉ ANO QUE VEM O contribuinte que não

quitou sua dívida tributá-ria com o município ainda pode regularizar o débito. Foi prorrogado até 16 de janeiro de 2016 o programa Refis, por meio do qual os inadimplentes têm a chance de parcelar o montante com descontos de até 90% de ju-ros e multas.

O pagamento poderá ser feito à vista, no período de até 30 dias após a adesão ao programa. Quem optar por essa forma de negociação terá desconto de 90% dedu-zidos dos juros e multas.

Também é possível par-celar a dívida em seis vezes, com pagamento do primeiro vencimento no ato do parce-

lamento. O desconto, neste caso, é de 80%.

Há também as opções de parcelamento em 12 vezes, com desconto de 60%, e em 18 vezes, com desconto de juros e multa de 40%.

Os interessados deverão entrar em contato com o setor de cadastro da Prefei-tura, no período das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O telefone de contato é o 3347-4747.

Instituído pela lei número 477/2015, o Programa de Recuperação Fiscal do Mu-nicípio de Balneário Piçarras é voltado à renegociação de dívidas tributárias referentes ao período até 31 de dezem-bro de 2014.

O Conselho da Cidade de Penha (Concidade) apro-vou em audiência pública na noite de ontem, quarta-feira, 4, o Relatório de Impacto de Vizinhança (R.I.V) do Lotea-mento Aroeiras, da Empresa G.Laffitte, que será imple-mentado no bairro Gravatá. O documento agora segue para tramitação na Secretaria de Planejamento e na Funda-ção do Meio Ambiente (Fat-ma).

“Com a aprovação do R.I.V, a Prefeitura vai estudar as áreas públicas, enquanto a empresa se responsabiliza por pedir as autorizações jun-to à Fatma”, explica o presi-dente do Conselho e secre-tário de Governo, Reginaldo Waltrick. O loteamento, com pouco menos de 109 mil me-tros quadrados, será imple-mentado às margens da Ave-nida Timóteo Perfeito Flores.

Além de todas as exigên-cias legais para novos lotea-mentos (criação de rede e tra-tamento de esgoto coletivo, água, luz, dragagem pluvial e pavimentação), o Conselho

A escola Francisca Borba, no bairro Itacolomi, recebeu na noite de ontem a 1ª Con-ferência Extraordinária da Cidade, cujo objetivo prin-cipal foi eleger os delegados que irão representar a co-munidade na revisão do pla-no diretor. O público lotou as dependências da escola e compareceu em bom núme-ro às zonas de votação.

Ao todo, foram compu-tados 694 votos para candi-datos inscritos nos seguintes segmentos: “ trabalhadores”, “empresários”, “movimentos sociais”, “Ongs” e “entidades profissionais e acadêmicas”.

Dos 28 delegados eleitos, 17 são titulares e 11, suplen-tes. O candidato mais bem votado foi Eder Pereira, do

ainda determinou que a em-presa faça a calçada na Ave-nida que passa em frente ao loteamento. “A empresa terá que cumprir todas essas exi-gências para lotear e comer-cializar”, frisa Reginaldo.

Dentro os pouco menos de 109 mil metros quadra-dos, ainda serão retirados espaço para vias, utilização pública e equipamentos pú-blicos. Dentro deste espaço, a empresa espera comercia-lizar 205 lotes, número este que poderá ser reduzido em virtude da tramitação das licenças junto ao Governo Municipal e Fatma.

segmento “movimentos po-pulares”, que alcançou 46 votos.

Segundo a assessora de Projetos da Secretaria de Planejamento, Carolina Fer-reira, os delegados serão os

O R.I.V

O estudo de Impacto de Vizinhança é um documen-to técnico que é elaborado previamente à emissão das licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento de empre-endimentos privados ou públicos em área urbana. É fundamental para permitir a tomada de medidas preven-tivas e evitar o desequilíbrio no crescimento urbano, além de garantir condições míni-mas de ocupação dos espa-ços habitáveis.

porta-vozes dos segmentos os quais representam. “Eles irão participar das reuniões semanais do colegiado e levar as propostas do respectivo setor para dicussão”, explica Carolina.

CONCIDADE APROVA R.I.V PARA NOVO LOTEAMENTO NO BAIRRO GRAVATÁ

CONFERêNCIA ELEGE DELEGADOS PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR

AMBULANTES PODERÃO PEDIR ALVARÁ DE VERÃO

A PARTIR DO DIA 16 A Secretaria de Planeja-

mento de Penha comunica que entre os dias 16 e 27 de novembro estará recebendo solicitações de autorização para o comércio ambulan-te e eventual trabalharem nas praias do município para a Temporada de Verão 2015/2016. O edital com todas as normatizações será publicado na próxima sema-na. “Já queremos antecipar os trabalhadores deste se-tor para ficarem atentos ao prazo”, explica o chefe de setor responsável pelo ca-dastramento, Harley Gilson de Souza. Os editais com to-das as normatizações para os pedido serãos publicados na Secretaria de Planejamento, Mural da Prefeitura e no site oficial (www.penha.sc.gov.

br) “Em tese as característi-cas do edital são as mesmas dos anos anteriores”, ante-cipa Harley. Todos os pedi-dos, que possuem limitação por praia, passarão pela ava-liação de uma comissão for-mada por representantes das Secretarias de Planejamento, Fazenda, Turismo, Jurídico e Vigilância Sanitária.

O período oficial da tem-porada de verão, para os efeitos da autorização, se dá em 7 de dezembro de 2014, com término em 31 de mar-ço de 2016. No edital, que será publicado, ainda prevê a quantidade e o tipo de venda e atividade que poderá ser exercida nas Praias Alegre, Saudade, Quilombo, Arma-ção, Trapiche, Grande, Ver-melha e São Miguel.

Page 8: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 201508 SAÚDE

VIGILâNCIA FAZ CAPACITAÇÃOCOM AGENTES DE COMUNITÁRIAS

O alerta para o risco de endemia de dengue e chikun-gunya no Vale do Itajaí mo-bilizou a Vigilância em Saúde de Balneário Piçarras. O di-retor do departamento, Ri-cardo de Souza Paula, minis-trou nesta terça-feira,3, uma capacitação para as agentes comunitárias de Saúde do município.

O intuito da palestra foi abordar a importância da conscientização e buscar a integração da comunidade

nas ações de prevenção e eliminação de possíveis cria-douros de mosquitos nas residências. “Cada cidadão deve saber o que fazer para evitar o acúmulo de água em sua residência”, salienta Ri-cardo. Na ocasião, a estagi-ária Márcia Costa, estudante de Engenharia Sanitária, fa-lou sobre assuntos técnicos, como o ciclo de vida dos mosquitos, seu habitat e for-mas de contaminação.

O programa de treinamen-

to das agentes comunitárias de saúde iniciou em 2013, com palestras em todas as es-colas do município. Segundo Ricardo, o trabalho resultou em uma ação conjunta de agentes endêmicos, agen-tes comunitárias e a comu-nidade. “Só com a ajuda da comunidade é que continu-aremos mantendo nosso mu-nicípio sob controle e longe do risco de proliferação dos mosquitos”, observa o dire-tor de Vigilância em Saúde.

DONOS DE BARES E RESTAURANTES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

Os donos de bares, res-taurantes e similares de Bal-neário Piçarras estão convo-cados a participarem de uma capacitação voltada à mani-pulação e manutenção de ali-mentos. O curso, que é uma exigência do Ministério Pú-blico, ocorrerá no próximo dia 9 de novembro, às 15h, no salão do júri do fórum da comarca.

O coordenador da Vigi-lância em Saúde do municí-pio, Ricardo de Souza Paula, explica que a capacitação é um ajuste de conduta com o MP. “Os proprietários destes estabelecimentos devem se adequar às exigências relacio-nadas à manipulação e con-servação de alimentos, caso contrário estarão sujeitos a corretivos”, avisa Ricardo.

O intuito da capacitação é orientar os comerciantes so-

bre as adequações necessá-rias no ambiente de trabalho, como o uso de coifas e cozi-nhas com paredes imperme-áveis. Na ocasião também se-rão abordados tópicos como os alvarás de funcionamento e da Vigilância em Saúde; exigências do curso de ma-nipulação e boas práticas e da carteira de saúde dos ma-

nipuladores; e a procedência dos alimentos.

Os proprietários que não comparecerem à reunião estarão sujeitos às mesmas penas. “Quem não for não terá informações sobre a pa-dronização exigida para o seu estabelecimento comercial”, concluiu o coordenador da Visa.

LUANA GIRARDINIFarmacêutica Industrial

Pós graduada em Atenção Farmacêutica

Avenida Eugênio Krause, 538 Centro, Penha/SC

Fone (47) 33458327 farmaciagirardini@ hotmail.

com

Já ouviu falar em uma bala que anuncia ser a solução para quem quer enrijecer os músculos e perder medidas de um jeitin-ho leve e doce? Criada para uso estético, a bala de colágeno pode ser elaborada com vários princípios ativos que proporcionam o emagrecimento.

O principal ingrediente dessa maravilha é o colágeno hidroli-sado. Usado para dar base ao doce (no formato de bala), tem cerca de 20 aminoácidos – mais do que na gelatina que a gente come de sobremesa e numa concentração bem maior. Portanto, os efeitos não se comparam. No estômago, o colágeno hidroli-sado vira um gel que se expande e ocupa espaço, reduzindo o apetite. Como tem digestão lenta, ainda faz com que a fome demore para voltar.

Além de ajudar no emagrecimento, o colágeno previne a fla-cidez. Ao chegar ao intestino, libera aminoácidos que favorecem o próprio organismo a produzir mais colágeno. Substância im-portante para formar músculos e firmar a pele.

O colágeno é de difícil absorção no trato digestivo, resistindo até mesmo às substâncias químicas. Portanto, o uso do colágeno fragmentado fornece ao organismo proteínas precursoras às fi-bras elásticas, com absorção de aminoácidos adequados para a sua formação. E é esse colágeno hidrolisado presente nas balin-has que estão virando febre. Os resultados na pele não demoram muito para aparecer. Há melhora de até 10% na elasticidade e 5,5% na firmeza. É claro que isso depende da dose usada e do envelhecimento cutâneo de cada pessoa.

Estudos científicos demonstram que a ingestão de colágeno hidrolisado 20 minutos antes das principais refeições, aumen-tam a secreção do peptídeo YY (PYY), promovendo sensação de saciedade, reduzindo a quantidade de alimento nessa refeição. Fonte: GELITA – An Element Of Our Life.

As Balas de colágeno Snella possuem um alto poder saciativo (redução do apetite) e de absorção protéica (auxiliando no com-bate a flacidez, rugas e fragilidade óssea; fortalecendo a pele, cabelos e unhas; previnindo o aparecimento de estrias; combat-endo a celulite; melhorando a elasticidade e a resistência da pele, dos músculos e dos ligamentos; melhorando os processos de cicatrização).

GOMAS DE COLÁGENO QUE EMAGRECEM

Page 9: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 2015 09GERAL

ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA MOVIMENTAM PENHA

O Instituto de Apoio às Pessoas com Câncer de Pe-nha realizou diversas ativida-des neste mês de outubro, in-centivando as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama que, quando desco-berto no inicio tem chances de 100% de cura. A idéia foi possibilitar encontros como palestras informativas, mos-trar opções de tratamento e enfrentamento da doença para as mulheres vítimas des-te câncer.

O Instituto conseguiu jun-to com apoiadores realizar aulão de zumba, caminhada, diversas paradas rosa e uma ação social com atendimen-to de profissionais de saúde. Em todos os eventos reali-zados pacientes com câncer atendidos pela ONG estive-ram presente, todos mostra-ram como é importante estas ações para informar a popu-lação e seus exemplos de en-frentamento contra o câncer mostrou como é possível tra-tar esta doença.

Ainda sobre as ações cria-das durante o Mês de Ou-tubro Rosa, o Instituto de Apoio às Pessoas com Cân-cer, inaugurou o primeiro Banco de Lenços de Penha e o primeiro banco de re-colhimento de cabelos para fabricar perucas da cidade. Toda comunidade pode par-ticipar das ações do Instituto que está localizado na Ave-nida Eugênio Krause 667,

sala 01, centro de Penha. O atendimento social aconte-ce de segunda à sexta-feira, das 13h30min até às 18h. A ONG esta na internet pelo facebook inapc penha.

O Instituto atualmente conta com profissionais vo-luntários na área da psico-logia, nutrição, odontologia, fisioterapia e outros profis-

sionais estão chegando para agregar ao trabalho da insti-tuição. Os pacientes cadas-trados com câncer recebem auxílios mensais e sempre que necessário é realizado vi-sitas na casa dos pacientes. A ONG procura voluntários de todas as áreas para prestarem seus serviços aos pacientes cadastrados.

Page 10: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 201510 EDUCAÇÃO

Os alunos das escolas Monteiro Lobato, Felicida-de Pinto Figueiredo, Fran-cisca Borba, São Bras e Cief participaram nesta segunda--feira,26, do primeiro dia das oficinas de teatro. O projeto faz parte do cronograma da

5ª Mostra de Teatro Escolar de Balneário Piçarras, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de novembro.

A oficina foi ministra-da pela atriz circense Potyra Najara, que é proprietária da Nova Cia. de Teatro e está

em cartaz com as peças Ar-rox cum ovu” (adulto - comé-dia), “Circo di duas” (infantil –teatro e circo), “Monteiro de Histórias” (infantil), “Fedra, Mulher” (adulto – tragédia grega) e “Posso te contar?” (contação de histórias).

ALUNOS PARTICIPAM DE OFICINADE TEATRO NO CENTRO CULTURAL

A Prefeitura de Penha fi-nalizou o processo licitatório para contratação de empresa que irá construir o Centro Educacional Infantil (CEI) do Gravatá. A empresa Na-tasha Mantau EPP ofertou R$ 787.978,48 e venceu a concorrência do processo, que iniciou ao preço de R$ 1.077.119,88. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira, 5.

“O processo contou com a participação de dez em-presas, resultando na econo-mia de R$ 289.141,40”, cita a responsável pelo setor de Licitação, Gabriela Strielow. Toda a documentação alusiva ao processo de licitação está disponível no site da Prefeitu-ra (www.penha.sc.gov.br), no link de “Licitações”. Nenhu-ma das empresas participan-tes apresentou recurso.

O documento já está na mesa do prefeito Evan-dro Eredes dos Navegantes (PSDB), que irá promover a assinatura da ordem de servi-

ço dentro dos próximos dias. “A obra será mais uma refe-rência no setor da Educação em Penha. A exemplo das demais unidades infantis que já construímos em nossa ges-tão, vai se equipar a qualquer sistema educativo particular”, pontua Evandro.

Com 675 metros qua-drados e toda estrutura que cerca uma unidade infantil, a unidade será erguida na Rua Antônio João Caldeira. Se-gundo o secretário de Edu-

cação, Adriano de Souza, o Tibeco, a nova unidade vai gerar cerca de cem vagas no sistema de ensino inicial.

“Possuímos um com-promisso de incrementar o número de vagas no setor e estamos trabalhando para cumprir essa meta”, detalha Tibeco, citando ainda recen-tes aberturas de unidades na Praia Alegre e Armação. A obra será desenvolvida com recursos próprios da Prefei-tura.

PREFEITURA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE CRECHE EM GRAVATÁ

Aconteceu na manhã de ontem (4), mais uma sessão ordinária da Câmara de Ve-readores Mirim de Balneário Piçarras. Destaque para a so-licitação do vereador Mirim, Bruno Firakowski, que pediu para que seja feita a reposição de placas “PARE” no bairro Nossa Senhora da Paz, nas proximidades da empresa Natubrás Pescados.

A Apae de Balneário Pi-çarras está se preparando para a realização do seu 2º Carreteiro Solidário. O jantar beneficente acontecerá neste sábado, dia 07 de novembro, a partir das 20 horas, no Sa-lão Comunitário da Capela Sagrado Coração de Jesus, no bairro Nossa Senhora da Paz. Os convites individuais es-tão sendo vendidos ao valor de R$ 25,00. O objetivo do

Ele argumenta que as placas que foram colocadas a algum tempo, caíram e até mesmo os moradores retira-ram para poderem transitar com seus veículos sem parar no local. O vereador suge-re a recolocação das placas com objetivo de dar mais segurança aos pedestres e moradores da região.

jantar é arrecadar recursos para a manutenção da esco-la especial, que atende mais de 100 alunos no municí-pio. O Carreteiro da APAE conta com o apoio das em-presas CILL Construtora, Baltt, Contabilidade Poleza, Robson Imóveis, Constru-tora Silva, Tavares Locação de Equipamentos, Takata, Marpex, Fidelis Construtor e JL Negrão.

VEREADOR MIRIMBRUNO FIRAkOwSkI

PEDE PLACAS DE SINALI-ZAÇÃO NO BAIRRO NOS-

SA SENHORA DA PAZ

APAE DE BALNEÁRIOPIÇARRAS PREPARA

2º CARRETEIRO

Page 11: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 2015 11EDUCAÇÃO

Um dos fatos históricos mais importes de Santa Cata-rina, a Guerra do Contestado está fazendo 100 anos. Por conta disso, o assunto tem sido tema de debate, exposi-ções, livros e seminários em diversas escolas catarinenses, e em Penha não foi diferente.

Os professores de His-tória, Geografia, Sociologia, Filosofia e até Inglês, em con-junto com a direção da escola Estadual Manoel Henrique de Assis resolveram realizar, agora no começo do mês, a “Semana do Contestado”, que envolveu principalmen-te os alunos do 2º ano mé-dio, onde já estava previsto a abordagem do assunto nas aulas de História como pro-gramado no currículo escolar, mas se ampliou para toda a comunidade da escola, atra-vés da exposição de cartazes, ilustrações, e fotos.

O evento começou com a exibição do filme “Restos Mortais”, documentário que trata da Guerra do Contes-tado, e com a distribuição de um livro sobre o conflito para os estudantes. Com base nes-sas informações, os alunos fizeram cartazes que foram

Aconteceu nesta semana a 7ª edição da feira de ciências da escola estadual Manoel Henrique de Assis. Envolven-do estudantes do primeiro e segundo grau, 30 trabalhos foram selecionados entre as dezenas apresentados em sala de aula para a exposição, que aconteceu na quadra da esco-la, no último dia 05.

Experimentos, simulações e explicações teóricas de ge-ografia, química, física, mate-mática e biologia disputaram a atenção dos visitantes, en-quanto os estudantes explica-vam para quem perguntasse o trabalho feito.

Além de certificados de mérito para todos os 30 se-lecionados, os professores também fizeram a escolha

espalhados pela escola, falan-do do que foi a guerra, e suas consequências para o Brasil e Santa Catarina.

Uma vez que a empresa ferroviária que esteve por trás da guerra era inglesa, isso motivou a professora de inglês, Maria Branco, a tam-bém participar do projeto, e até elaborar uma peça de teatro, que foi encenada por sua turma, para o restante da escola. Fechando a semana, nesta sexta-feira, 06, ocorreu uma palestra com o profes-sor Nilson César Fraga, um dos maiores especialistas na

dos melhores trabalhos que ganharam medalhas, além de um curso profissionalizante oferecido ao primeiro lugar pela Yesbras, patrocinadora do evento.

“É uma forma não só do estudante expor a aplicação prática da ciência, mas tam-

Guerra do Contestado no Brasil, que já escreveu alguns livros sobre o tema.

“Acreditamos que ao en-volvermos os alunos para que também exponham e fa-lem do tema, aumentamos a eficácia do conteúdo repassa-do em sala de aula”, explica o professor de História Clau-demir Cercal. “Desta forma o conteúdo não só passa a ter mais realidade para o aluno, mas também ajuda-o a enten-der a importância de determi-nados fatos históricos na sua vida e na formação da nossa sociedade”, disse.

bém mostrar isso para outros alunos. Desta forma todo mundo aprende como a ci-ência explica o funcionamen-to da natureza, e como esse conhecimento pode ser útil para nossas vidas”, explica o professor Max Lucas, coor-denador da Feira.

MANOEL HENRIQUE REALIZA SEMANA SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO

ESCOLA MANOEL HENRIQUE DE ASSIS REALIZA 7ª FEIRA DE CIêNCIAS

Na última semana o vere-ador e presidente da Câmara, Antônio Luiz Beduschi (PT), o Nico, apresentou o Projeto de Lei 30/2015, que dispõe a fixação de placas informati-vas nos estabelecimentos co-merciais, da cidade, conten-do o número telefônico de atendimento do PROCON. O Projeto foi aprovado por unanimidade.

Segundo o Projeto, as placas adesivas, deverão ser fixadas adequadamente, de modo a garantir ao consumi-dor clareza com legibilidade da informação apresentada,

Os vereadores Antônio Luiz Beduschi (PT), o Nico e Leandro Rech (PSDB), apresentaram o Projeto de Lei 31/2015, que ordena a fixação de mensagens de advertência e imagens em cadernos e livros escolares retratando as consequências da droga no organismo hu-mano. O Projeto foi aprova-do por unanimidade.

contendo: o número telefôni-co de atendimento do Procon Municipal : (47) 3345- 1034; endereço: Av. Nereu Ramos, 299 – Centro (Câmara de Vereadores); E-mail: procon-balpiç[email protected] e o horário de atendimento que é de segunda à sexta das 13:00 às 18:00h.

Os estabelecimentos co-merciais que não se adequa-rem às normas estabelecidas pela Lei estarão sujeitos à penalidade de 10 UFM´s, de acordo com seu potencial econômico, aplicada em do-bro nos casos de reincidência.

Segundo o Projeto, fica instituída, necessariamente, a inclusão de mensagens anti-drogas em materiais escolares fornecidos pela Rede Munici-pal de Ensino e o município terá que desenvolver um pro-grama de orientação visando instituir meios que permitam a inclusão de mensagens an-tidrogas nos materiais escola-res que fornece.

NICO APRESENTA PRO-jETO DE LEI PARA FI-xAÇÃO DE PLACAS DO PROCON NO COMÉRCIO

VEREADORES QUEREM MENSAGENS CONTRA CONSUMO DE DROGAS NO MATERIAL ESCOLAR

Page 12: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 201512 VARIEDADES

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) oficiali-zou a data de abertura de seu Museu Oceanográfico, em Balneário Piçarras. Diante de uma coleção que vai enqua-drar o Museu como o maior da América Latina e o segun-do maior do mundo, as por-tas do fundo do mar serão abertas às 19h30 do dia 14 de dezembro, data em o municí-pio comemora 52 anos.

“A data foi definida: 14 de dezembro. Já mandamos, inclusive, produzir os con-vites. Agora é trabalhar para que todos os detalhes estejam prontos”, confirmou o pro-fessor e curador do Museu, Jules Soto. A cerimônia, en-tretanto, não será aberta a co-munidade, que poderá visitar a estrutura nos dias seguintes.

Na reta final, a equipe da universidade canaliza suas atenções para os aquários – que estão sendo produzidos e montados. “Inclusive cuidan-do da importação de algumas espécies que estão vindo da Indonésia”, acrescenta Ju-les, complementando com o trajeto internacional que os peixes percorrer até ficarem a mira dos olhos em Balneário Piçarras.

Segundo Jules, a inaugura-ção do Museu será com todos os itens que a universidade possui e que, gradativamen-te, o local ganhará elementos tecnológicos de interação. “Vamos inaugurar com todos os itens e algo já no setor de tecnologia. Mas quando se lança uma estrutura turística como essa é preciso ir acres-centando e melhorando a cada dia”, detalha.

A intenção da universida-de é de, em um segundo mo-

mento, ampliar a estrutura e transformar o Museu em um Complexo Marinho. Na área externa, um gigantesco tubarão-baleia será exposto e um aquário deverá ladear o acesso ao museu. “Nesse aquário queremos reproduzir o fundo da nossa costa, com as espécies que vivem aqui”, vislumbra Jules.

Para iniciar o projeto ex-terno, a Universidade espera contar com o aporte finan-ceiro de R$ 200 mil. A Pre-feitura antecipou que não po-derá arcar com tais despesas, mas vem auxiliando na busca do recurso junto ao Governo do Estado. Na terça-feira, 27, Jules e o prefeito Leonel José Martins (PSDB) iniciaram um diálogo com o secretário estadual de Desenvolvimen-to Econômico, Carlos Chio-dini.

A temática do local do Museu abrangerá a formação dos oceanos, a evolução dos seres vivos, a história da oce-anografia, os recursos vivos e minerais dos oceanos, a pre-servação do meio-ambiente marinho e uma ampla ex-posição sobre os seres vivos marinhos. Jules afirma que a estrutura vai abrigar apro-ximadamente 250 mil peças, colocando o Museu em des-taque no cenário mundial. Haverá cobrança de ingresso para visitar o local, com valo-res ainda indefinidos.

O professor categoriza que em termos oceanográfi-cos, o Museu da Univali fica-rá atrás somente do Aquário Museu Oceanográfico de Mônaco, que hoje é conside-rado o maior do mundo. “Na América Latina seremos o maior”, ressalta.

MUSEU OCEANOGRÁFICO DA UNIVALI SERÁ INAUGU-

RADO NO DIA 14

Quarenta e dois animais foram adotados com a reali-zação da 2ª Feira de Adoção de cães e gatos, realizada no último domingo, 1º de no-vembro - em parceria do Pet Shop Bicho Capricho e Secretaria de Pesca e Agri-cultura de Penha. “Todos os animais foram cadastrados e serão acompanhados clinica-mente”, completa o secretá-rio, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão.

O evento foi considerado um sucesso por seus organi-zadores. O foco do trabalho foi estimular a adoção, além de diminuir o número da po-pulação de animais de ruas. “É um trabalho focado não somente na adoção dos ani-mais, mas na conscientização da sociedade para essa ques-tão e toda a problemática que envolve o abandono”, analisa o secretário.

Segundo o coordenador do projeto, Cedenir Dome-

Os Lions Clubes de Jara-guá do Sul, aprovaram junto a Fundação de Lions Clu-bes Internacional –LCIF-, um importante projeto para compra de equipamentos cirúrgicos ao Hospital e Ma-ternidade São José no valor de R$ 305.000,00, (trezen-tos e cinco mil reais) e mais uma contrapartida de R$ 105.000,00, perfazendo o projeto R$ 410.000,00 Trata--se de uma expressiva doa-ção dos LEÕES do mundo, num gesto de solidariedade, de doação, em benefício de uma Instituição modelo nos cuidados com a saúde, o HMSJ de Jaraguá do Sul. Os equipamentos estão sendo adquiridos e serão entregues brevemente em solenidade especial.

O coordenador do pro-jeto, Osmar José Vailatti diz que esta doação enaltece a história dos Lions Clubes de Jaraguá do Sul, que ao longo dos mais de 53 anos de exis-

ciano, com a segunda edição da feira já foram retirados das mais 90 cães e gatos. “Além disso, semanalmente recebe-mos animais e articulamos novos lares para eles. É um trabalho constante, mas pedi-mos a ajuda da comunidade para frear essa estatística”, solicita.

A Secretaria de Agricul-tura e Pesca de Penha recen-temente concluiu o processo de renovação de seu trabalho

tência tem contribuído so-bremaneira para o desenvol-vimento e a busca incessante de melhor qualidade de vida para a sua gente. Entre os grandes feitos realizados pe-los Lions Clubes de Jaraguá do Sul estão a fundação do Corpo de Bombeiros Volun-tários, a Fundação da APAE, da Rede Feminina de Comba-te ao Cancer, campanhas de acuidade visual, campanhas de auxilio a saúde e tantas outras. São os associados. vo-luntários do bem, que colo-

42 ANIMAIS SÃO ADOTADOS NA 2ª FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS

LIONS CLUB FAZ DOAÇÃO DE MAISDE 400 MIL REAIS PARA HOSPITAL

de castração gratuita de cães e gatos. Com investimentos na ordem de R$ 26.499,00 o trabalho será desempenhado através de convênio vencido por processo licitatório pela Clínica Veterinária Saracura.

“Esse é um trabalho de suma importância para o controle da população de animais de ruas, que além disso, beneficia famílias ca-rentes que precisem castrar seus animais domésticos”.

cam o seu tempo e serviços a favor da comunidade onde vivem.

Esta doação tem um sen-tido especial, pois beneficia o Hospital e Maternidade São José, instituição referencia nos cuidados com a saúde, que presta relevantes servi-ços as pessoas, e que tem seu campo de atuação além do município de Jaraguá do Sul, pois, outros municípios desta região são igualmente aten-didos e beneficiados pelo HMSJ.

Page 13: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 2015 13CULTURA

Há alguns poucos anos fui convidado pelo professor Clau-demir Cercal e o Adriano de Souza a escrever sobre cultura afro para o Jornal Beira da Praia. Meus primeiros textos foram sobre as dificuldades que o negro encontrava no dia a dia, em especial, as de cunho racista. Já prometi algumas vezes não escrever mais sobre racismo, em virtude da coluna parecer redundante demais. Acredito ter escrito umas 8 ou 9 colunas sobre racismo. Mas a questão é que o assunto não sai da pauta dos noticiários... E parece que não sairá nos próximos séculos...

Se analisarmos as últimas semanas poderemos comentar sobre o crime de ódio que terminou com o homicídio de uma imigrante haitiano; dos ataques sofridos pela modelo e frent-ista Tainara de Jesus Santos; das ofensas proferidas à atriz Taís Araújo; dos xingamentos destinados ao jogador do São Paulo, Michel Bastos... Poderíamos relatar inúmeros casos... Inúmeros casos de crimes de ódio! Ódio aprendido nas rodas de conversas, geralmente, também machistas! Ódio aprendido em casa quando o pai e mãe depreciam o cabelo e a cor da pele dos coleguinhas dos filhos! Ódio aprendido em algumas igrejas que literalmente dizem que o que vem da África é do diabo! Ódio aprendido nas escolas quando alguns educa-dores selecionam conteúdos a serem ensinados (quase sempre europeus) e descartam o que trata sobre o negro... Ódio ensi-nado pela mídia durante décadas... E essa doutrina de odiar o negro, ainda que de maneira dissimulada e cínica, vai pas-sando de geração a geração...

Tenho orientado alguns amigos e parentes negros a não “deixar quieto” quando o racismo atingir a alma... A cortar o racismo na raiz... Chega de nos posicionarmos como coita-dos sem esperanças! Existem leis que amparam as vítimas de racismo... Para termos a noção da gravidade, o crime de racismo é equiparado ao crime de tortura (lei 9.455/97). É inafiançável (não se paga fiança) e impresquitível (sem prazo de validade). Quando existe realmente a vontade de di-minuir nossa condição humana, usem o artigo 140 do Código Penal. Caso o criminoso aja pela internet, inclusive usando perfil fake, acesse o site http://new.safernet.org.br/denuncie e formalize denúncia. Importante também fazer um “Print Screen” e ir até a Delegacia mais próxima para os encamin-hamentos. Apesar da maioria das pessoas não serem racistas (quero acreditar), existe ainda uma turma grande que pode causar um estrago muito terrível à humanidade. Infelizmente!

CRIME DE ÓDIO

A segunda edição da Fei-ra do Livro de Balneário Pi-çarras está aberta ao público. A abertura oficial do evento aconteceu na manhã de hoje, no ginásio Aurélio Solano de Macedo, onde é possível en-contrar obras de todos os gê-neros e para todas as idades. Professores, estudantes e au-toridades municipais, entre elas o prefeito Leonel José Martins, marcaram presença.

A presidente da Funda-ção Catarinense de Cultura, Maria Terezinha Debatin, abriu o evento com uma pa-lestra voltada à importância da leitura na vida de crianças e jovens. “O livro deve ser o primeiro presente que uma criança deve pedir aos pais”, destacou Maria.

Joice Voltolini deu sequ-ência à programação com uma contação de histórias animada e que entreteve os jovens.

A secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa, lem-bra que essa é uma oportu-

nidade única de acesso ao universo da literatura, espe-cialmente para crianças e jo-vens. “É investindo na crian-ça que faremos uma cidade e um país melhor no futuro”, declarou Susan.

Para o prefeito Leonel Martins, mais do que um passatempo, a leitura contri-bui para a formação moral e intelectual do público infan-til. “Quando leem um livro, esses meninos e meninas ali-mentam o saber”, declarou.

A programação da Fei-ra se encerra neste sábado, que será marcado por um

ABERTURA DA 2ª FEIRA DO LIVRO REÚNE ESTUDANTES NO GINÁSIO

dia inteiro de atividades. Pela manhã, Gilberto Cardozo e Dani Garcia autógrafam seus livros, “Tia Bilica e ou-tras cousas” e “O Menino de Dedo Fino e ooutras histó-rias”, respectivamente.

A tarde, haverá dois lan-çamentos: “Metáfora de Um pacto surreal com a gentile-za”, de Gentil Abílio Serpa e “Escola, Cidadania e Termos Correlatos”, de Valdir No-gueira.

A noite, o sarau literário da Amark (Associação muni-cipal de artistas) encerra fes-tivamente a feira.

As imagens finalistas do concurso fotográfico “Re-vela Piçarras” já estão defi-nidas. Na tarde de ontem, três jurados selecionaram 20 entre 21 fotografias que fi-carão expostas para votação e apreciação no Centro Cul-tural Luiz Telles até o dia 27 de novembro. Os vencedores serão premiados no dia 9 de dezembro.

O corpo de jurados teve o fotógrafo Ronaldo Sil-va Júnior, a arte-educadora Aline Amaral, que trabalha no museu oceanográfico da Univali; e o diretor de Cultu-ra do município de São João do Itaperiú, Joel Rocha. “São três profissionais da área e altamente capacitados”, sa-lienta o diretor de Gestão da Fundação Municipal de Cul-tura de Balneário Piçarras, Vanderlei Lazzarotti.

Os critérios utilizados na seleção foram enquadramen-to, qualidade, valor estético e

relevância social para o muni-cípio.

Uma está disponível na ga-leria de artes para que os visi-tantes possam eleger um dos trabalhos. Os autores dos três melhores receberão premia-ção em dinheiro: R$ 1.000,00 para o campeão, R$ 700,00 para o vice e R$ 300,00 para o terceiro colocado.

A exemplo das anteriores, a terceira edição do concurso

OBRAS DO “REVELA PIÇARRAS” FICAM ExPOSTAS ATÉ O FIM DE NOVEMBRO

pretende estreitar a relação da população com os elemen-tos do cotidiano por meio da arte “de parar o tempo”. “Ou seja, das fotografias que registrem paisagens e que ne-las estejam animais, árvores, jardins, praças, flores, monu-mentos e outros elementos”, explica Lazzarotti.

A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Page 14: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 201514 ESPORTES

SILVA FICA COM O TíTULO DA COPA DA FAMíLIA DE FUTEBOL SOCIETy

CHUVAS FAZEM FME TRANSFERIR jO-GOS DA COPA DE SUíÇO PARA CAMPO

A Família Silva, de São Cristóvão, ficou com o tí-tulo do 1º Campeonato de Futebol Society da Família, organizado pela Associação Esportiva Quati e a Funda-ção Municipal de Esportes de Penha (FME). Na final, o time venceu os Cordeiros por 5 a 4.

O terceiro lugar ficou nas mãos dos Lourenço, após vi-tória de 7 a 2 sobre o Vica-ri. “O título foi conquistado de forma invicta”, salienta o superintende da FME, Luizi-nho Américo. O craque do campeonato foi Dirlei Silva, da equipe campeã. O golei-ro menos vazado foi Weslei Lourenço. Já os artilheiros foram Rodrigo e Artur, com

11 gols. A revelação foi Ede-nilson Borba.

No mesmo dia 31, a Are-na Quati também recebeu a final do 3º Torneio de Fute-bol Society Sub-11. O títu-lo ficou com o Tropical, da Armação, após vitória sobre o Salseiros. O terceiro lugar

ficou com o Quati.No domingo, 1º de no-

vembro, aconteceu a final do 2º Torneio de Futebol Socie-ty Livre. Com a participação de dez times, o Vila ficou com o título. O segundo lu-gar para a Borracharia Santa Tereza.

A diretoria do Sport Club Litoral realiza neste domingo, dia 08 de novembro, a partir das 11:00 horas na SAP – So-ciedade Amigos de Penha o PRIMEIRO CARRETEIRO DO SPORT CLUB LITO-RAL com o objetivo de apro-ximar o clube e os atletas dos

torcedores locais.O valor da entrada será

apenas R$: 25,00 (Vinte e Cinco Reais) e contara com os Shows do Cantor Diego Soares (Sertanejo Universi-tário) e dos Pagodeiros do Grupo Destak do Samba.

Em reunião com todas as equipes inscritas para a Copa Penha de Futebol Suí-ço, a Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) informou que a competição será disputada em quadras sintéticas. A competição co-meça no dia 14.

“Como a previsão aponta para um mês de muita chu-va, optamos por preservar os campos e adequar a competi-ção para o Society”, explicou o superintendente da FME, Luizinho Américo. As are-nas do Agnel Society, Arena e Quati vão receber os jogos, nas noites de sábado.

“Nós resolvemos adaptar, assim oferecendo ainda mais lazer e esporte para todos os envolvidos”, acrescen-tou Luizinho. Vinte e quatro equipes, somando cera de

300 atletas, disputarão a com-petição.

Acerb, Atlético Praiano, Arsenal, Espaço Jovem, Ag-nel Society, Mansão, RDL, S.C Armação, Pesque Pague, Eduardo Gás, Juventude, São Cristovão, Amigos do Paiva, Beira Mar Sub 20, Big Pizza, Gambazera, Barracão, Djo-nokonoko, Tam, Geração Rio, Imperial, Sul Real, Atlé-

tico Penhense e Arga Foz disputam a competição,

Eles estão divididos em seis grupos. Somente os dois melhores times de cada gru-po avançam à próxima fase. O campeão conquista R$ 1.200 o vice R$ 800 e o ter-ceiro R$ 400. Segundo Lui-zinho, na edição deste ano apenas equipes da cidade participam dos confrontos.

Os judocas do projeto social de Balneário Piçarras participaram no dia 31 de ou-tubro da 11ª edição da Copa SKD Judô. A competição foi disputada no ginásio Jucílio Fernandes, no bairro Cordei-ros, em Itajaí.

Na ocasião, além dos combates, os atletas intera-giram uns com os outros em atividades como pula-pula, escorregador, pintura no ros-to e sorteio de brindes.

O projeto social na moda-lidade de judô atende cerca de 30 crianças com idades a

partir de quatro anos. Minis-tradas pelo professor Mar-co Antônio Otávio, as aulas acontecem às terças e sextas--feiras, das 10 às 11h30 e das 13h30 às 15h, nas dependên-cias do hotel Candeias.

Durante o projeto serão monitoradas a presença do aluno na escola e o desem-penho escolar. “Além disso, vamos trabalhar simultanea-mente com as famílias des-sas crianças. Falar sobre os valores que devem transmitir aos filhos”, acrescenta o pro-fessor.

ALUNOS DO PROjETO SOCIAL DE jUDô PARTI-

CIPAM DA COPA SkD

SPORT CLUB LITORALREALIZA CARRETEIRO

NESTE DOMINGO

Page 15: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 2015 15ESPORTES

A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) realizou no último sábado, 24, o 2º Torneio Municipal de Dominó. Com a parti-cipação de vinte duplas, os campeões foram Beto Van-zuita e Vino. Eles ganharam o troféu Taça João José de Douza (in memoriam), Seu Dedé.

“Foi uma competição muito agradável, que come-çou às 19h e se prolongou até as primeiras horas de do-mingo (25)”, lembra o orga-nizador do torneio, Manoel Francisco. Na final, a dupla campeã enfrentou Doril e

Contra muitas expectati-vas, só o favoritismo não foi o bastante para o atual cam-peão, o Saideira, conseguir ir para a final do Campeonato Municipal de Dominó em Penha. O até então “azarão”, time do Bar Praia Grande, que havia se classificado em quarto lugar na fase de clas-sificação, novamente superou com tranquilidade o adversá-rio, vencendo a segunda par-tida das semi-finais por 4 a 2. Como já haviam ganhado por 6 a 3 a primeira partida, com o resultado já superior a mais de dez pontos, sendo impos-sível o Saideira se recuperar, o jogo foi encerrado declarando o Praia Grande como finalista

Elison.Os campeões conquista-

ram R$ 400, já os vice-cam-peões R$ 300. Na terceira posição ficaram Beto Pera e Nenê - conquistando R$ 200 - e em quarto a dupla André e Eraldo - levando como prêmio R$ 100.

Segundo Manoel, o va-lor da premiação foi arre-cado com base na taxa de inscrição, de R$ 50 por du-plas. “O grande intuito do torneio foi difundir a prá-tica deste esporte nas mais diversas idades”, finaliza o organizador.

da competição.Já o Beira-Mar confirmou

o favoritismo em cima do Calito, mas de forma bem mais apertada, por 5 a 4.

As finais da competição começam nesta quarta, dia 11, em jogo no Bar Praia Grande, a partir das 19h30, entre o time da casa e o Beira--Mar. A segunda partida será dia 18, no Bar do Beira-Mar.

“O time do Praia Grande cresceu nessa fase do mata--mata, dá pra dizer que não tem mais favorito ao título”, avisou o superintendente da FME, Luizinho Américo, que organiza a competição. “Deve ser uma final emocio-nante”, convidou.

FME REÚNE 20 DUPLAS EM TORNEIO DE DOMINó

TAÇA SEU DEDÉ

BEIRA-MAR E PRAIA GRANDE FAZEM FINAL DO MUNICIPAL DE DOMINó

Os dois times de Penha, Beira-Mar e São Nicolau, que participam do 64º Campeo-nato de Futebol Amador da Liga Itajaiense de Desportos (LID), a mais tradicional e maior competição da cate-goria na região da AMFRI, conseguiram se classificar, com uma rodada de antece-dência, para as semi-finais da competição. Já não há mais chances matemáticas do Rio do Ouro e Dom Bosco, os outros times do grupo A, conseguirem passar o núme-ro de pontos dos penhenses e irem para a próxima fase. O Trevo, também no grupo, abandonou esse sonho faz tempo, segurando a lanterna.

O São Nicolau garantiu a classificação em casa. Mesmo precisando só de um empa-te, foi com tudo pra cima do Dom Bosco, e motivado por sua torcida, goleou o time de Itajaí em 5 a 0.

Já o Beira-Mar teve que jogar fora de casa, em Itajaí, contra o Dom Bosco, a quem só a vitória interessava. Mas o time da Armação não se intimidou com a torcida ad-versário, e conseguiu vencer por 2 a 0.

Empatado em números de pontos, o critério de de-sempate é gols sofridos, o que coloca o Beira Mar li-

geiramente na frente, já que levou 04, enquanto o São Nicolau 06. Com apenas um jogo pela frente, contra equi-pes de Itajaí que já não tem mais nada a ganhar, os times de Penha agora apenas jo-gam pela posição de líder do grupo A, como forma de te-oricamente pegar o adversá-rio mais fraco do grupo B, o que ficaria em segundo lugar naquela chave.

O Ipiranga é líder do gru-po B, mas ainda precisa de um empate para estar com a vaga garantida. Ele ainda pode perder a liderança da chave para o Natalense, se escorregar. O Natalense no entanto antes de brigar pela liderança briga pela classifi-cação, principalmente direta-mente contra o Fiúza Lima. Já Lagoa e Bambuzal estão disputando a lanterna e não

tem mais chances de classi-ficação.

COPA VERÃO – O Beira-Mar também disputa a Copa Verão, divisão de aces-so à Copa Primavera, mas com seu time sub-20 que vem fazendo uma excelente campanha, com o melhor índice de aproveitamento da competição. Na primeira fase, dos quatro jogo que en-frentou, venceu 03 e empa-tou um. O goleiro Douglas “Bananinha” é o menos va-zado da competição, tendo sofrido apenas um até agora.

Neste domingo, o Beira--mar joga em casa contra o Nordeste, de Itajaí, a partir das 15 horas, pela primeira partida das quartas de final. Como teve a melhor cam-panha, o Beira joga por dois resultados iguais para se clas-sificar para as semi-finais.

BEIRA-MAR E SÃO NICOLAU SE CLAS-SIFICAM PARA SEMI-FINAIS DA LID

DEZESSEIS EQUIPES CONFIRMAMPRESENÇA NO MUNICIPAL DE SUíÇO

Estão definidas as 16 equipes que irão brigar pelo título do Campeonato Muni-cipal de Futebol Suíço 2015. As inscritas foram Borussia, Conceição, Dois Irmãos, Donel Transporte, Hango-ver, Big Pizza, Itacolomy, La-goa, Liara, Mevepi, Ousados, Real Charme, Secalitro, Sogi-ma, Varianthe e Vila FC.

Hoje, a partir das 19h, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que fica anexada à antiga prefeitura, na rua Alexandre Guilherme Figueiredo, 68, haverá o con-gresso técnico para definir a tabela e a fórmula de disputa.

Segundo o diretor de Es-portes da Semel, Rafael Batis-ta, a competição promete alto nível técnico e bom público. “Muitas equipes qualificadas confirmaram presença”, re-vela.

Os jogos serão disputa-dos sempre às terças e quar-tas-feiras, às 20h, no campo do Quinca Ludo, no bairro Nossa Senhora da Paz. Os melhores colocados recebe-rão premiação em dinheiro.

Page 16: Beira Da Praia 307

07 de novembro de 201516 SOCIAL