beira da praia 262

16
www.beiradapraia.com.br ANO 6 - Nº 262 31 de janeiro de 2014 Com um grande número variado de atividades que agradam os mais diferentes gos- tos, o projeto Esporte Verão vem agrandando os visitantes de Baln. Piçarras Pg 11 PLACAS DE TRÂNSITO SÃO ALVO DE VÂNDA- LOS EM PENHA PÁGINA 06 EVANDRO REÚNE SE- CRETÁRIOS E PEDE CRONOGRAMA DAS AÇÕES PARA 2014 PÁGINA 04 PÁGINA 10 PIÇARRAS RECEBE UM MILHÃO DO GOVERNO FEDERAL PÁGINA 16 PREFEITURA DE BAL. PIÇARRAS VAI DISPO- NIBILIZAR TRANSPORTE PARA UNIVERSITÁRIOS REUNIÃO DÁ LARGADA PARA 19ª FESTA NA- CIONAL DO MARISCO PÁGINA 09 AGITANDO NAS PRAIAS

Upload: adriano-desouza

Post on 22-Oct-2015

106 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

www.beiradapraia.com.br ANO 6 - Nº 262 31 de janeiro de 2014

Com um grande número variado de atividades que agradam os mais diferentes gos-tos, o projeto Esporte Verão vem agrandando os visitantes de Baln. Piçarras Pg 11

PLACAS DE TRÂNSITO SÃO ALVO DE VÂNDA-

LOS EM PENHA

PÁGINA 06

EVANDRO REÚNE SE-CRETÁRIOS E PEDE CRONOGRAMA DAS AÇÕES PARA 2014

PÁGINA 04

PÁGINA 10

PIÇARRAS RECEBE UM MILHÃO DO

GOVERNO FEDERAL

PÁGINA 16

PREFEITURA DE BAL. PIÇARRAS VAI DISPO-

NIBILIZAR TRANSPORTE PARA UNIVERSITÁRIOS

REUNIÃO DÁ LARGADA PARA 19ª FESTA NA-CIONAL DO MARISCO

PÁGINA 09

AGITANDO NAS PRAIAS

31 de janeiro de 201402 OPINIÃO

EXPEDIENTEO jornal Beira da Praia é uma publicação da editora Beira da Praia Ltda. Rua Arthur Silvino dos Reis, 84 - Centro, Penha/SC.Site: www.beiradapraia.com.br. Email: [email protected]: 09.317.656/0001-07.Editor-Chefe: Adriano de Souza, fone: 9220-1300.Jornalista Responsável: Rafael Sizino Sebastião - SC-01546-JP.Impresso na Press Alternativa. Tiragem: 2.000 exemplares.

Os textos assinados ou pagos não refletem as opiniões,nem são de responsabilidade deste jornal.

EDITORIALMais uma vez, assistimos

manifestações de pessoas con-tra o evento da Copa do Mundo de Futebol. Embora pesquisas de opinião apontem que 63% da população apóie o evento no Brasil, a minoria dos contrários é ruidosa e sabe chamar a aten-ção - como bem atestam o in-cêndio do carro de um cidadão que quase morreu incendiado com sua família, a depredação de pontos de ônibus, o ataque contra um teatro e três caixas eletrônicos que foram saquea-dos durante o “evento”.

Uma coisa é se manifestar, outra coisa é depredar o patri-mônio público e privado e ainda por cima atentar contra a vida das pessoas. Usar uma másca-ranão dá direito para ninguém violar a lei.

Estranho fanatismo esse, o da classe média anti-copa do mundo. Um fanatismo gerado e alimentado por uma mídia alta-mente parcial e politiqueira, ca-paz de partidarizar todas as si-tuações, até aquilo que até bem pouco tempo atrás era uma una-nimidade nacional, o amor pela seleção brasileira de futebol. Existe uma leitura, equivocada, por certos setores políticos e seus amigos da imprensa, que Brasil = governo, e torcer pelo Brasil seria torcer pelo atual governo. É uma idéia estúpida, que inclusive era defendida pelo pessoal da esquerda durante o regime militar, mas que a his-tória já tratou de enterrar com inúmeros exemplos.

Quando a seleção perdeu a Copa em 98, nem por isso o presidente Fernando Henrique Cardoso deixou de se reeleger, e no primeiro turno. Por outro lado, mesmo com o Brasil cam-peão em 2002, o candidato do governo, José Serra, perdeu as eleições para Luís Inácio Lula da Silva. O povo já aprendeu a separar há anos política de fu-tebol.

De fato, o que mais preocu-pa nessas manifestações não é serem contra a copa, o que é um direito de opinião de cada um. Mas um ódio ao país, manifes-tado em mascarados queiman-

do bandeiras do Brasil e portan-do suásticas nazistas. Essa gente parece que torce literalmente CONTRA o Brasil. Existe um grande complexo de vira-lata por parte dos elementos mais conservadores da nossa classe média que justamente odeia a Copa por conta disso: porque odeia nosso país, e não conse-gue vê-lo como promotor de nada de bom. A Copa do Mun-do é como se fosse uma ofensa a sua crença de que o Brasil é o “pior país do mundo”.

É fácil vomitar obviedades de que o país não pode ter copa do mundo enquanto não tiver mais educação e saúde, mas a primeira coisa que se pergutna é onde estava essa turma quando o Brasil era candidato ao even-to? O Brasil foi candidato du-rante os anos 90, às Copas de 1998 e de 2006. Assim como na campanha pela Copa de 2010 não houve nenhuma reper-cussão negativa. E agora que a maioria dos estádios está cons-truída, o que faremos?

Também se vê que muito do sentimento anti-copa é fruto da falta de informação. Pouca gen-te sabe de fato quanto realmente vai custar a copa. São 26 bilhões de reais, numa parceria público privada, ou seja, estamos falan-do de recursos privados, vindo de empresários, que também estão sendo investidos. Somen-te o orçamento da educação do Brasil é de 85 bilhões de reais por ano, o da saúde é 91 bilhões de reais. Não falta dinheiro pra saúde e educação, falta vergo-nha na cara dos nossos políticos para administrá-lo, mas daí são outros quinhentos.

Tampouco esses 26 bilhões foram para construir estádios, na verdade foram 8 bilhões, que se tratam de empréstimos do BNDS (Banco Nacional de De-senvolvimento) para os clubes, prefeituras e governos estaduais que se propuseram a fazer os estádios. Ou seja, eles terão que pagar o dinheiro, e com juros, como qualquer empresa que há mais de 40 anos toma dinheiro emprestado do BNDS.

Cerca de 70% dos gastos da

Copa não são em estádios, mas em infraestrutura, serviços e formação de mão de obra. Os gastos com mobilidade urbana praticamente empatam com o dos estádios. O gastos em ae-roportos (6,7 bi), somados ao que será investido pela inicia-tiva privada (2,8 bi até 2014) é maior que o gasto com estádios. O ministério que teve o maior crescimento do volume de re-cursos, de 2012 para 2013, não foi o dos Esportes (que cuida da Copa), mas sim a Secretaria da Aviação Civil (que cuida de aeroportos). Quase 2 bi serão gastos em segurança pública, formação de mão de obra e ou-tros serviços.

Em suma, são serviços que beneficiarão diretamente a po-pulação. Mas mesmo que não o fosse, o mundial deve injetar R$ 142 bilhões na economia bra-sileira de 2010 a 2014, segun-do o estudo Brasil Sustentável - impactos sócio-econômicos da Copa do Mundo de 2014, realizado pela consultoria Ernst & Young em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. A avalanche de recursos irá criar 3,63 milhões de empregos, além de adicionar R$ 63,48 bilhões à renda da população.

Se a Copa fosse um negócio tão ruim, não seriam dezenas de países que disputariam “a tapa” o privilégio de sediar o mun-dial de futebol. Países inclusive mais pobres do que o Brasil, com muitos mais problemas na saúde e na educação, como México, Coréia do Sul e África do Sul, que já foram sede. Com uma igual quota de problemas, a Rússia será a próxima sede em 2018. Mas justamente porque eles sabem que Copa do Mundo não é um problema a mais para suas nações: significa solução. Como bem sabem os milhões de trabalhadores que participam das obras dos estádios, dos ae-roportos, hotéis, e todo sistema de apoio ao evento mundial.

Em suma, só é contra a Copa quem não tem nada a ga-nhar com ela: os políticos e suas marionetes que torcem CON-TRA o Brasil.

Do que adianta não ter copa?

Avenida Eugênio Krause, 600 - Sala 02(em frente ao Posto Giroto) Centro, Penha

FONE: (47) 91554051E Produtos Diversos

O Dia Nacional do Aposentado é comemorado no dia 24 de janeiro, juntamente com o aniversário de 91 anos da Previdência Social Brasileira. Este dia foi instituído pela Lei nº 6.926, de 30 de Julho de 1981. A data foi escolhida em homenagem à aprovação da Lei Eloy Chaves, engenheiro e deputado paulista pelo Partido Replubicano Progressista – PRP, em 24 de janeiro de 1923. Esse dispositivo legal é considerado o marco histórico que oficializou a criação da Previdência Social Brasileira.

A primeira previsão de aposentadoria na legislação brasilei-ra ocorreu na Constituição de 1891, no entanto, como primeira norma que implementou no Brasil a Previdência Social, foi a Lei Eloy Chaves (Decreto nº 4.682/23), sendo que nesse momento foram criadas as Caixas de Aposentadorias e Pensões para os fer-roviários, de alcande nacional, justicando assim o aniversário de 90 anos da Previdência Social neste ano de 2013.

A Previdência paga hoje 16, 7 milhões de aposentadorias. Desse total, 8,7 milhões são aposentadorias por idade, 3,2 mi-lhões por invalidez e 4,8 milhões por tempo de contribuição. Da quantidade de aposentadorias, 10,4 milhões são de segurados do setor urbano e 6,2 milhões do setor rural. O valor investido pela Previdência Social para o pagamento desses benefícios é de 14,4 bilhões.

Os segurados da Previdência Social podem se aposentar por idade. No caso dos homens é necessário ter completado 65 anos. Já a idade mínima exigida para as mulheres é de 60 anos. Os tra-balhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cin-co anos a menos: os homens a partir dos 60 anos, e as mulheres quando completam 55 anos. Para ter direito à aposentadoria por idade, os trabalhadores urbanos devem ter realizado 180 contri-buições. Já os trabalhadores da zona rural devem comprovar, por meio de documentos, 180 meses de atividade no campo.

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, o tra-balhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de con-tribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. A finalidade da Pre-vidência Social é assegurar aos seus beneficiários (segurados ou dependentes) meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.

Nos últimos anos, tem ocorrido grandes discussões no Brasil acerca da eficiência do INSS e a questão demográfica, devido a significativas mudanças no perfil demográfico, social e econô-mico da população, associado a redução da taxa de fecundidade com a queda da mortalidade e o aumento da longevidade, alte-rando a composição etária da população brasileira.

No entanto, no Brasil, não podemos simplesmente aceitar que seja atribuído à situação de Previdência deficitária exclusivamen-te aos fatores do envelhecimento da população e da baixa taxa de fecundidade, uma vez que houve no nosso país um exemplo emblemático da má gestão dos recursos auferidos ao longo dos anos, bem com uma taxa de até 60% de informalidade do mer-cado de trabalho. Nesse contexto, as mudanças da Previdência Social que devem acontecer nos próximos anos devem primar sempre pela segurança jurídica e estabilidade, visando sempre im-pedir a miséria dos idosos.

PREVIDÊNCIAADRIANO NOGUEIRA

DIA NACIONALDO APOSENTADO

31 de janeiro de 2014 31 de janeiro de 2014 03POLÍTICA

VEREADORES DE PENHA REALIZAM PRIMEIRA SESSÃO DO ANO

Os vereadores de Penha se reuniram nessa sexta-feira, dia 24, em sessão extraordi-nária, a pedido do executivo municipal para a votação de um projeto de lei que regula-menta o tratamento jurídico diferenciado, simplificado que favorece às Microempresas, Microempreendedores Indi-viduais (MEI) e Empresas de Pequeno Pporte (MPE). O projeto também contempla a criação de um Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, em confor-midade com a Constituição Federal.

A urgência é em virtude da necessidade do município se adequar a constituição fe-deral e a lei complementar do governo federal 123/2006. Apesar de terem se passado sete anos desde então, o mu-nicípio ainda não regulamen-tou a legislação localmente, o que impede muitos empresá-rios de se beneficiar das novas regras tributárias do Simples.

No entanto, o projeto não foi votado nesta sexta-feira, com o vereador Clóvis Ber-gamaschi (DEM), pedindo vistas. Ele pediu mais tempo para estudar o projeto, que foi entregue aos vereadores ape-nas um dia antes, na quinta-feira. As bancadas do PMDB e DEM concordaram com o vereador.

Após a rejeição do projeto pela comissão de redação e justiça da câmara, a prefeitura o retirou da pauta. Ele agora deverá ser estudado e sofrer alterações, para se adequar as observações feitas pelos ve-readores. Não se sabe ainda quando irá a votação.

O projeto visa estabelecer regras especiais para o Mi-croempreendedor Individual com o intuito de simplificar, racionalizar e uniformizar o processo de registro, legali-zação e funcionamento de Empreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte instaladas no município de Penha, refe-rente ao Alvará de funciona-mento, inscrição, alterações, baixas e benefícios fiscais.

O presidente do legis-lativo, Jesuel Capela – Juju

(PSDB) explica que o execu-tivo pretende com esse proje-to regulamentar os diferentes tipos de empresários com a finalidade de ajudar os empre-sários e contadores da cidade na hora de abrir uma nova empresa ou regularizar as já existentes. “Alguns empresá-rios não estão conseguindo abrir suas empresas por falta desta regulamentação que irá favorecer e incentivar a aber-tura de novas empresas em Penha e com isso gerar mais emprego e renda para a po-pulação”, comenta Juju.

A partir da aprovação da lei, todos os empresários ins-critos como microempresas, microempreendedores indivi-duais e empresas de pequeno porte, terão tratamento dife-renciado e simplificado com parâmetros estabelecidos na Constituição Federal e lei fe-deral em vigência. Baseado no texto da lei os Microem-prendedores Individuais, os microempresários e empre-sários de Pequeno porte po-derão se regulamentar caso estejam instalados em áreas

desprovidas de regulação fundiária legal ou com regu-lamentação precária.

O município também poderá emitir alvará de fun-cionamento provisório para estes empresários a titulo de autorização, condicionada ao funcionamento e a instalação de atividades para que poste-riormente aconteça a regula-rização definitiva. A lei prevê que o os empresários inscri-tos no MEI que utilizar o en-dereço comercial na própria residência pagará o Imposto sobre propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com valores baseado em área residencial.

“Por se tratar de um pro-jeto de lei de extrema impor-tância que interfere de forma direta nos tributos municipais que são fixados no início de cada ano, eu entendi o pedido do executivo e convoquei os vereadores no período de re-cesso para que fosse votado e analisado antes do dia 15 de fevereiro, quando os vereado-res retornam as atividades”, explica Jesuel.

ADRIANO de SOUZA

► Ainda faltam três anos para as eleições municipais. Até lá “tem muita água pra correr debaixo da ponte”, como dizem por aí. Alguns políticos tem pedido meu palpite sobre as próximas eleições, e tudo que posso dizer é que fazer previsões com cenários ainda “nebulosos” é sempre complicado. Nada é certo no mundo da política, mas podemos fazer aqui alguns co-mentários sobre coisas que tenho ouvido e observado.

► Se hoje fosse feita uma pes-quisa de opinião sobre a atual administração, provavelmente ela alcançaria seus índices mais baixos em cinco anos. A chuva, a taxa do lixo, a poluição recor-de das praias, e um ano fraco em termos de obras (comparado aos anteriores), tudo isso fermentou numa grande rejeição que ouço por parte do povo.

► Se o prefeito Evandro quiser eleger seu sucessor, não bastarão somente obras mas uma mudan-ça na perspectiva como parte da população vem enxergando o governo municipal. No entanto, o PSDB ainda tem um gran-de trunfo que é a coligação que elegeu o prefeito. Algumas das lideranças políticas com mais votos do município ainda estão como o grupo, e seu apoio não pode ser minimizado.

► É justamente o isolamento político o fator que hoje mais prejudica o PMDB. Tendo per-dido a eleição por pouco mais de 600 votos, Aquiles José Schnei-der da Costa é franco favorito a corrida à prefeitura, mas deve cuidar com o salto alto que an-dam calçando muitos peemede-bistas.

► Empolgados com a votação de Aquiles e o aumento da re-jeição do atual governo, alguns acham a vitória tão inevitável que já falam de chapa pura do PMDB, quando no Brasil inteiro, nas eleições municipais, estaduais e federais, são as arti-

culações políticas das coligações que garantiram a vitória para os eleitos. Evandro ganhou por causa das coligações, da mesma forma que Leonel Martins, em Bal Piçarras, e Roberto Carlos em Navegantes. Exemplo não falta.

► Um partido que caiu da base de três vereadores para dois, não pode se dar a soberba de achar que ganha uma eleição sozinho. Se o partido alimen-tar o isolamento e perder até os poucos aliados que detém, fica-rá como aquele time que tem o melhor atacante, mas não leva o campeonato porque não tem conjunto.

► Entre os governistas, a maior preocupação inclusive é conseguir manter a coligação. O problema que se desenha no horizonte é que de todos os no-mes apontados, nenhum parece evocar “unanimidade” entre os aliados, como Evandro evocava. Seja quem for o candidato, ha-verá divergência. Se a articula-ção não for conduzida de bom tom, poderá haver racha e dis-sidências, decretando o fim da coligação que elegeu Evandro.

► Isso acontecendo, poderão haver dois cenários: no primeiro, se o PMDB conseguir atrair os dissidentes para si, a coligação poderá decretar sua vitória. Já num segundo cenário, mais ne-buloso, teríamos mais de dois candidatos à prefeitura. Quem ganharia? Difícil saber, embora seja lógico que mais de uma cha-pa de oposição sempre beneficia o governo, porque divide os votos dos descontentes.

► Pra terminar, sobre a ques-tão da tarifa de lixo, o recurso contra o aumento continua no tribunal de justiça de Santa Catarina, não tendo sido ainda julgado. Embora o desembar-gador já tenha julgado a favor da população anteriormente, há novos elementos agora em curso. Difícil saber o que virá.

POLÍTICA peixeraPREVIDÊNCIAADRIANO NOGUEIRA

O vereador Clóvis Bergamaschi (DEM) pediu vistas ao projeto

31 de janeiro de 2014

PREFEITO LEONEL ASSINA CONTRATO PARA RECEBIMENTO DE R$ 1 MILHÃO O Prefeito Municipal de

Balneário Piçarras, Leonel José Martins esteve em Bal-neário Barra do Sul, onde as-sinou o contrato para o rece-bimento de R$ 1.048.465,39 em recursos federais prove-nientes de emendas parla-mentares para investimento em infraestrutura turística.

No evento, estiveram pre-sentes, a Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, Deputado Estadual Kennedy Nunes, Deputado Estadu-al Darci de Matos, Deputa-do Federal Mauro Mariani, Deputado Estadual Carlos Chiodini, diversos Prefeitos e políticos da região.

Dos recursos oficializados, cerca de R$ 250mil será des-tinado à reforma da Praça da Igreja Matriz e os quase R$ 800mil restantes, na urbani-zação da Avenida José Temís-tocles de Macedo, popular Beira Mar. “As emendas par-lamentares foram pleiteadas com a finalidade específica de

possibilitar uma infraestrutu-ra turística ao nosso visitante e principalmente ao morador piçarrense” relata o Prefeito Leonel.

Em sua mensagem, o Pre-feito agradeceu a Ministra Ideli Salvatti, junto do Se-cretário de Articulação Na-cional, João Matos e espe-cialmente aos parlamentares, Deputado Marco Tebaldi e

Deputado Décio Lima que foram os autores das emen-das parlamentares.

Leonel frisou ainda a im-portância dos parlamentares que atendem aos pedidos de Balneário Piçarras “Chegou a hora de analisarmos quem está ajudando realmente o município, tanto na articula-ção, quanto na liberação de recursos”.

31 de janeiro de 201404 POLÍTICA

PREFEITURA INICIA TRA-MITAÇÃO DE PROJETOS

PARA DEFESA CIVILO vice-prefeito de Penha,

Mário Guaracy de Souza (DEM), e o gestor de convê-nios da prefeitura, Eduardo Francisco, estiveram na tar-de de ontem, 21, na Defesa Civil, em Florianópolis, para protocolarem os pedidos pelo apoio anunciado no valor de R$ 500 mil. Além do mon-tante, outras duas promessas feitas também tiveram oficia-lização: construção de uma ponte e de uma galeria.

“Estamos seguindo os trâ-mites normais para conquis-tar os recursos e as duas obras confirmadas pelo secretário estadual da Defesa Civil em sua visita à Penha”, descre-veu Guaracy, que represen-tou o prefeito, Evandro Ere-des dos Navegantes (PSDB), que estava em Brasília para tratar do mesmo tema. Com a oficialização dos pedidos, a Defesa Civil irá abrir o prazo para cadastro dos projetos e posterior liberação.

O montante de R$ 500 mil está dividido em duas partes. R$ 250 mil serão utilizados para dragar parte do Rio Iri-ri e ampliar o molhe da boca do rio. Os outros R$ 250 mil

para ações específicas de re-cuperação dos estragos cau-sados pelas fortes chuvas dos dias 11 e 12, principalmente dos buracos que se formaram na malha viária. “É um apoio significativo para o momento em que a cidade se encontra”, frisou o vice-prefeito.

Além dos recursos, o se-cretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus, confir-mou que Penha irá receber uma nova ponte - que irá substituir a que caiu na Rua São Paulo - e também uma galeria pluvial na região da Interbairros. “Foram pontos em que a água da chuva re-presou e causou a destruição. Por isso é preciso refazer e criar estruturas que melho-rem a vazão, em associação às obras no rio Iriri”, finali-zou Guaracy.

O assistente do secretá-rio Hobus, Alécio Leontino Pereira, foi quem atendeu Guaracy e Eduardo. Além de protocolar os pedidos, Alécio também deu dicas ao gover-no municipal para que a libe-ração de todos os recursos seja a mais rápida possível.

VEREADORES ARTICULAM SUBVEN-ÇÃO SOCIAL À ENTIDADE DE PENHA

O Deputado Estadual, Car-los Chiodini (PMDB), esteve no município de Penha onde repassou, na quinta-feira, 17, a subvenção social à Associa-ção dos Moradores da Arma-ção do Itapocorói (AMAI). O recurso da ordem de R$14,6 mil esta sendo usado para aquisição de móveis, ele-trodomésticos e melhorias na estrutura da entidade.

O ato foi realizado na Pou-sada Pedra da Ilha às 17h30 e contou com a presença da Vereadora Professora Jura-ci e do Vereador, Sérgio de Mello, a segunda vice-pre-sidente do PMDB Mulher, Roseane Nascimento e o su-plente de vereador, Italiano. Também estavam reunidos os representantes da entida-de beneficiada. A formaliza-ção da entrega foi aplaudida pelos integrantes da AMAI que contabilizam os investi-mentos.

Para a vereadora, Professo-ra Juraci (PMDB), a associa-

ção foi contemplada através de um pedido formalizado pela bancada do PMDB na Câmara. “Fiquei muito con-tente e satisfeita pelo recurso destinado, tendo em vista que a entidade presta um serviço de extrema importância e re-levância para a comunidade”, comenta a Vereadora.

Já o vereador, Sérgio de Mello enfatiza que o pedi-do acolhido pelo Deputado Estadual, Carlos Chiodini,

mostra que a bancada peme-debista não mede esforços para atender os anseios da população e principalmen-te de associações que muito contribuem para o desenvol-vimento social. “Percebemos a necessidade de melhorias na estrutura da associação além de atender o pedido de ajuda dos moradores. Fomos muito bem recebidos pelo deputado que atendeu o nos-so pedido”, diz Mello.

O Vice-prefeito Mário Guaracy e o gestor de convênios Edu-ardo Francisco com o secretário da defesa civil

Leonel assinou convênio em Barra do Sul, durante visita da Ministra das relações institucionais Ideli Salvatti

31 de janeiro de 2014 05POLÍTICA

PREFEITURA ARTICULA ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO PROVISÓRIO A prefeitura de Penha tra-

balha na criação de legislação que permita a retirada de al-vará de funcionamento pro-visório para regularização de empresas. Reunidos na secre-taria de Planejamento, a co-missão definiu os detalhes do documento que irá conceder prazo de até um ano para que os interessados regularizem a situação cadastral.

“Há um número muito grande de empresas que não estão regularizadas junto ao cadastro da prefeitura. O maior problema disso, além da evasão de receita munici-pal, é que as empresas ficam minadas ao crescimento, es-tando impedidas de serem negociadas ou mesmo am-pliadas”, explica o secretá-rio de Planejamento, Evaldo Eredes.

Com a emissão do “alvará de funcionamento provisó-rio”, o interessado terá um prazo inicial de 180 dias para regularizar a situação. “Pror-rogável para mais 180 dias,

caso fique notório que a pes-soa está buscando a regulari-zação”, salienta o secretário da Fazenda, George Alves. Todos os artigos da legisla-ção estão sendo definidos e devem ser lançados dentro

das próximas semanas.O vereador, Jefferson Cus-

tódio (PSDB), também parti-cipou da reunião, apresentan-do um modelo de legislação que vem sendo adequado à realidade de Penha. “Há

uma procura muito grande pela adequação, mas não há lei que permita a regulariza-ção com a manutenção das atividades”, comenta o par-lamentar. “A nova lei desbu-rocratiza e acelera o proces-

so de abertura e fechamento das empresas”, acrescenta o parlamentar, frisando ainda a importância dos empresários para o crescimento da cida-de.

Em setembro passado ex-pirou legislação que permitia a regulamentação e que vinha sendo aplicada há seis anos. “Já tínhamos prorrogado a legislação de 2010 para 2013 e agora a única forma de permitiras adequações será criando uma nova lei”, ex-plica o procurador jurídico, Wagner Borges Figueiredo.

De acordo com a secreta-ria de Planejamento, não há números oficiais de estabele-cimentos ou casas que este-jam em desacordo com a le-gislação. Entretanto, segundo Evaldo, nos últimos três anos o número de regularizações é crescente. “Muito se dá em virtude do crédito imobiliário e empresarial, cedido somen-te em casos de conformidade documental”, finaliza.

Comissão se reúne na Secretaria de Planejamento para criar nova legislação sobre álvaras

PREFEITURA INAUGURA NOVA CRECHE DA PRAIA DE ARMAÇÃOAconteceu nesta sex-

ta-feira, dia 31 de janeiro, a inauguração do novo Centro de Educação Infantil Munici-pal Pingo de Gente, na Praia da Armação. A solenidade começou às 20h e reuniu vá-rias autoridades municipais, como o prefeito e o secretá-rio de educação.

A Creche Pingo de Gente, nova unidade da rede muni-cipal de ensino, oferecerá 64 novas vagas, e já está com va-gas abertas desde o dia 20 de janeiro, para crianças entre 2 e 3 anos de idade. Segun-do o prefeito Evandro, estão praticamente finalizadas as obras de adaptação do novo prédio, locado para a unidade de ensino, na Avenida Eugê-nio Krause, em frente à Ole-gário Imóveis. O imóvel, que já sediou uma escola de artes marciais, oferecerá quatro sa-las de aula, que ocuparão área total de 280m².

O investimento é de R$ 65.259,57, com recursos pró-prios da Prefeitura, e terá ain-da refeitório, banheiros, cozi-nha e espaço de escovação, além de uma área externa

de 165m², onde a Secretaria de Educação e Cultura está instalando um futuro parqui-nho. O muro da unidade é alto, garantindo a segurança dos pequenos.

Evandro destaca que en-tre os imóveis sondados para locação a fim de sediar a nova unidade de ensino em Praia de Armação, esse foi o mais

adequado, até pela questão de zoneamento, que permi-tirá que crianças da região estudem mais próximos de seus lares. Misael Cordeiro contabiliza que esta é a quin-ta creche de Penha implan-tada no atual governo – em 2013, a Prefeitura inaugurou o Centro de Educação Infan-til Anjos do Itapocorói, em

Armação do Itapocorói.“Com estes investimen-

tos, estamos cumprindo a meta de entregar uma creche a cada ano de governo”, sa-lienta o prefeito Evandro, que está definindo detalhes da inauguração em conjunto com o vice-prefeito Mario Guaracy de Souza (DEM). As aulas na rede municipal de

ensino de Penha iniciam dia 12 de fevereiro.

De acordo com a coorde-nadora de Educação Infantil de Penha, Lucimeri Pinto, a nova diretora já está defini-da – será a professora Maria Aparecida Bento, e a unidade contará com quatro professo-ras e pelo menos cinco novos servidores, entre merendeiras e demais integrantes da equi-pe, em fase de definição.

Ainda há vagas para mães da região interessadas. Os documentos necessários (originais e cópias) são os pessoais dos pais ou respon-sável; declaração de trabalho dos pais ou responsável (ou comprovante); comprovan-te de residência; certidão de nascimento ou CPF e RG da criança; carteira de vacinação (fotocópia da frente e meio onde estão todas as vacinas) e uma foto 3 x 4 do aluno.

A matrícula vale para crianças que irão completar dois anos até 31 de março ou que irão completar três anos até 31 de dezembro desse ano. Para informações, os fones são 33454025 e 33981041.

Nova Creche vai atender 64 crianças entre 2 e 3 anos na Praia de Armação

31 de janeiro de 201406 POLÍTICA

O prefeito, Evandro Ere-des dos Navegantes (PSDB), reuniu na manhã desta quin-ta-feira, 30, todos os seus se-cretários no gabinete oficial. Entre os vários assuntos da pauta, o prefeito pediu que os responsáveis pela secretarias municipais apresentem seu plano prioritário de trabalho para o ano.

“Após um começo de ano bastante turbulento, em virtu-de das chuvas que colocaram Penha em estado de emergên-cia, pude reunir toda a equipe e traçar as metas de trabalho para este ano”, descreve o prefeito. Além dos projetos de infraestrutura que já estão sendo articulados para serem realizados este ano, Evandro quer um detalhamento maior das ações estratégicas de cada pasta.

O documento deve ser apresentando dentro dos próximos dias, quando o prefeito voltará a reunir toda a equipe. Além do pedido,

o prefeito voltou a solicitar maior comprometimento de toda sua equipe, principal-mente nas relações com os contribuintes, respostas de requerimentos parlamenta-res e jurídicos e fiscalização comercial e civil.

“A partir desse planeja-mento e dos demais pedidos, mensalmente irei cobrar a evolução dos trabalhos de cada secretaria, pautado pelo próprio cronograma e pe-los comentários populares”,

acrescentou o prefeito. A 19ª Festa Nacional do Marisco também esteve na pauta da conversa.

O evento, marcado para os dias 27 de fevereiro a 3 de março, começa ser orga-nizado. “Todas as secretarias devem se comprometer com a organização e por isso re-forcei tal necessidade para o sucesso da Festa”, finalizou. A programação oficial será publicada dentro dos próxi-mos dias.

PREFEITO EVANDRO REÚNE SECRETÁ-RIOS E PEDE CRONOGRAMA DE AÇÕES

PREFEITO SANCIONA LEI QUE AUMENTA CARGA TRIBUTÁRIA DE FEIRAS

COMERCIAISO prefeito, Evandro Ere-

des dos Navegantes (PSDB), sancionou na manhã desta quinta-feira, 30, projeto de lei complementar que trata dire-tamente sobre a realização de feiras comerciais na cidade e desconto no Imposto predial territorial urbano (IPTU) de grandes áreas com caracterís-ticas rurais.

De número 79/2013, a le-gislação aumenta a carga tri-butária para feiras comercais itinerantes. Antes, o Código Tributário previa o paga-mento de taxa única no va-lor aproximado de R$ 1.200. Agora, com a sanção do do-cumento, as feiras pagarão por metro quadrado. O me-tro quadrado vai custar meio UFM, R$ 56,55 (cada UFM vale R$ 113,11).

“Essa alteração vai ao en-contro de um pedido da clas-se comercial e empresarial do município após a realização da popular “Feira do Brás” na nossa cidade no ano passado, que gerou prejuízos à eco-nomia municipal”, definiu o prefeito, embasando seu de-poimento durante conversas com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Empresarial de Penha (Acipen). A intenção é criar critérios para comerciais semelhantes.

A outra alteração proposta pela legislação trata da possi-bilidade de conceder descon-to no IPTU em grandes pro-priedades com características rurais. De acordo com o pre-feito, existem casos em que o proprietário usufruiu apenas de uma pequena parte de suas terras, mas acaba pagan-do por sua totalidade.

“Existem casos de mora-dores de áreas com caracte-rísticas rurais que usam ape-nas 5% do lote e possuem o IPTU com um valor de R$ 30 mil. Com as comprovações necessárias, poderemos con-ceder desconto de até 90%”, afirma o secretário da Fazen-da George Alves, que partici-pou o ato de assinatura da lei complementar. Essas regiões são mais localizadas em San-ta Lídia, São Cristóvão e São Nicolau e seus proprietários já podem procurar a Secreta-ria da Fazenda.

O documento foi apro-vado pela Câmara Municipal de Vereadores no final do ano passado. Todos os vere-adores acataram os artigos do documento, que passou a ter validade oficial na manhã desta quinta-feira, 30. “As mudanças partiram de pedi-dos populares e, com aval ju-rídico e legislativo, pudemos promover tais benefícios”, finaliza Evandro.

A equipe da prefeitura de Penha protocola dentro dos próximos dias um plano de trabalho de reabilitação/re-cuperação do município jun-to a Defesa Civil Nacional e Ministério da Integração Na-cional, em Brasília. O docu-mento norteia o pedido para liberação de recursos através do cartão da defesa civil na-cional. Situação de emergên-cia já foi reconhecida.

“Estive em Brasília na terça e quarta (21 e 22) para reuniões no Ministério e na Defesa Civil na tentativa de buscar recursos para recu-perar a cidade. Somente para ações que deixem a cidade na situação em que estava antes da chuva”, explicou o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). O deputado federal, João Pi-zzolatti (PP), acompanhou o prefeito.

O plano de trabalho será decisivo para que o Governo

Federal autorize a liberação de recursos. Um vasto do-cumento já foi entregue em Brasília e agora a prefeitura conclui um plano de ações para explicar a utilização da possível liberação. “Com o reconhecimento do estado de emergência as obras pode-rão ser realizadas de maneira mais hábil”, acrescentou.

No começo da tarde de hoje, a Defesa Civil Nacio-

nal reconheceu o estado de emergência decretado pelo prefeito na tarde de sábado, 11, logo após a forte chuva daquela madruga. Através desse reconhecimento, o mu-nicípio também vai encami-nhar um relatório das regiões atingidas para que a Caixa Econômica Federal possa liberar o FGTS aos morado-res.

EVANDRO QUER LIBERAÇÃO DE CARTÃO DA DEFESA CIVIL P/ RECUPERAR CIDADE

O prefeito Evandro sancionou a nova lei, autorizando o secretário George Alves (esq) a colocá-la em prática

31 de janeiro de 2014 31 de janeiro de 2014 07COMUNIDADEO diretor Carlos Rodrigo com professores do EJA

A Secretaria de Desen-volvimento Econômico de Penha (Semde) realiza nesta segunda-feira, 3, uma seletiva para preenchimento de vagas de emprego na empresa Na-tubrás Pescados. Com sede em Balneário Piçarras, os in-teressados em atuar no ramo da pesca devem comparecer com seus documentos às 13h, na sede da Semde.

As vagas são para atua na produção (manipulação de pescados). Além do salário, há o pagamento de insalu-bridade e horas extras. Como benefícios, a Natubrás forne-ce cesta básica, café da ma-nhã, almoço, café da tarde e uniforme. No dia da seleção os candidatos deverão levar carteira de trabalho e uma foto 3x4.

Os interessados também devem confirmar sua pre-sença na seleção pelo telefo-ne 3348.9077 no horário das 13h às 19h. A sede da Semde fica na Rua Nilo Anastácio

Veira, nº 27, centro, ao lado da Igreja Matriz.

Na sexta-feira, 31, a Sem-de e a Havan também pro-movem um processo seletivo para preenchimento de vagas de trabalho na unidade de Barra Velha. De acordo com o setor de Relações Humanas (R.H) da empresa, as vagas são para o Centro de Distri-buição da Havan (CDH). A seleção e entrevista dos can-

didatos às vagas iniciam às 13h.

Os selecionados poderão trabalhar das 5h às 13h20 ou das 13h32 às 22h20. Como benefícios, além do salário mensal de R$ 984, há vale alimentação de R$ 267,80, também existe participação por setor e desempenho e programa de participação e resultados. A Havan também disponibiliza transporte.

SEMDE TERÁ SELETIVO PARA PREENCHER VAGAS DE EMPREGO NA NATUBRÁS

A Educação de Jovens e Adultos de Penha, situada à Rua Paraná, nº 39, Praia de Armação, iniciará suas ati-vidades de matrículas a par-tir do dia 03 de fevereiro, às 13h30min. Uma das novi-dades da EJA para 2014 é a criação de uma turma de Al-fabetização na própria unida-de escolar. Atualmente a EJA possui um Núcleo de Alfa-betização no Mariscal (ho-rário noturno na EBM João Batista da Cruz). A Direção e Coordenação da EJA de Pe-nha concentrarão seus esfor-ços visando ofertar o Ensino Fundamental (Séries Iniciais) à população através de núcle-os nos bairros.

Segundo dados do IBGE de 2010, Penha possui 7.582 pessoas com idade igual ou superior a 25 anos, sem con-clusão do Ensino Fundamen-tal. Destes, 4.310 são homens e 4.366 mulheres.

- Garantir o acesso dos adultos aos estudos é impor-tante, mas nossa maior pre-ocupação hoje é com a per-manência e o sucesso escolar destas pessoas, diz o Diretor

Escolar, Carlos Rodrigo Mar-tins Dias.

O acesso, permanência e sucesso dos possíveis estudan-tes do Ensino Médio também é meta de trabalho da equipe escolar da EJA, que trabalha em parceria com o Governo do Estado visando oferecer o antigo 2º Grau para maiores de 18 anos.

- “Atualmente são 1.386 homens e 1.482 mulheres sem conclusão de Ensino Médio em Penha”, ressalta a Secretá-ria Escolar e responsável pela parceria com o Estado, Mara Regina de Borba.

Os estudantes da EJA de Penha têm acesso diário à me-renda escolar, material didáti-co e passe escolar para quem depende de transporte público nas intermediações do municí-pio.

Para realizar matrícula é preciso apresentar foto 3X4, cópias do RG, CPF, compro-vante de residência e históri-co escolar, além de possuir 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos com-pletos para o Ensino Médio.

MATRÍCULAS JÁ ESTÃO ABERTAS NO EJA

DE PENHA

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Penha informa às comunidades atin-gidas pelas cheias dos dias 11 e 12 de janeiro que ainda há um bom estoque de peças de vestuário à disposição, para doação gratuita. As peças es-tão estocadas na Creche Casa da Amizade, na Rua Artur Silvino dos Reis, centro, que centralizou os repasses que vieram de todos os pontos de Santa Catarina ou mesmo de fora do Estado.

“Os moradores em geral devem procurar a creche, ou ligar para o fone 3345.1075”, orienta a secretária de Assis-tência Social, Oraci Maria de Souza, que deixa também à disposição o fone 3345.1122, diretamente com a assistente social Juliana da Silva.

A destruição causada pelas fortes chuvas da madruga-da de sábado e domingo, 11 e 12, foi a maior já causada por uma intempérie em Pe-nha. Segundo o presidente

do Conselho Municipal da Defesa Civil, Johnny Coe-lho, inicialmente 980 famílias foram afetadas com os ala-gamentos, totalizando 2.200 pessoas atingidas diretamen-te, as quais ficaram desaloja-das. Mas não há mais famílias desabrigadas. Indiretamente, 9.800 pessoas foram atingi-das com os 200 milímetros de chuva da madrugada de sábado.

Os números iniciais tam-bém apontaram para destrui-

ção de 135 ruas e outras 500 casas que tiveram problemas com raios, que atingiram a re-gião com grande frequência. O boletim atualizado apon-tou ainda seis pontes dani-ficadas. Desde então, a se-cretária Oraci mobilizou sua equipe na Assistência Social e também o Corpo de Bom-beiros Voluntários, liderados por Johnny Coelho na distri-buição das cestas básicas, kits de limpeza e colchões às pes-soas mais atingidas.

AINDA HÁ VESTUÁRIO PARA DOAÇÃO A ATINGIDOS PELAS CHEIAS EM PENHA

Empresa com sede de Balneário Piçarras está contratando

31 de janeiro de 2014 31 de janeiro de 201408 SAÚDE

PIÇARRAS TEM PROJETO APROVADO P/ IMPLANTAÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM

A Portaria nº 3.279 de 26/12/13 autorizou o repas-se no valor de R$ 40.000,00 para a implantação da Saúde do Homem no município de Balneário Piçarras. Foi en-caminhado o Projeto “Su-per-Homem Saudável”, que propõem garantir a atenção integral a saúde do homem através de ações de promo-ção, prevenção e diagnósti-co de agravos de relevância epidemiológica e ao mesmo tempo acolher e vincular essa população aos serviços de saúde.

Dentre as ações propostas estão: capacitar as equipes de Saúde da Família sobre a Política Nacional de Aten-ção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), desen-volver conscientização co-letiva da população mascu-lina, bem como de toda sua família na promoção do seu auto-cuidado; sensibilizar da importância da atividade física como promotora de qualidade de vida e inseri-los no Programa Academia da

Saúde na sua comunidade, além de ampliar e adequar o horário de atendimento das UBS preconizando o público masculino.

Segundo estudos divulga-dos pelo Instituto Nacional do Câncer, os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermida-des graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos que as mulheres aos serviços de atenção primária e pro-curam tratamento quando

os quadros já se agravaram. Por isso, o SUS considera necessário um atendimento especial, para encorajá-los a procurar mais os serviços de saúde.

A Coordenação da Aten-ção Básica estará se reunindo no dia 23 com as Equipes de Saúde da Família para rea-lizar o levantamento epide-miológico e definir o calen-dário das ações propostas no projeto, esclarece a Secretária Municipal de Saúde Lucimir Uller de Bittencourt.

LUANA GIRARDINIFarmacêutica Industrial

Pós graduada em Atenção Farmacêutica

Avenida Eugênio Krause, 538 Centro,

Penha/SCFone (47) 33458327

farmaciagirardini@ hotmail.com

A rigor, rinite é uma inflamação da mucosa do nariz e pode ter várias causas. Um resfriado, por exemplo, não deixa de ser uma rinite, do tipo infecciosa. Mas normalmente quando as pessoas falam em rinite estão se referindo a queixas mais du-radouras (ou pelo menos recorrentes) causadas, por exemplo, pela rinite alérgica. Os sintomas mais frequentes da rinite são a coriza (secreção clara que escorre do nariz), os espirros, a coceira no nariz e o nariz entupido.

A rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite. Portanto a associação em muitos casos é real.

Já a sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face (também chamados de cavidades paranasais). Os seios da face são espécies de câmaras de ar que ficam ao redor do nariz, forradas internamente por uma mucosa muito parecida com a do próprio nariz. Essa mucosa que reveste in-ternamente os seios da face produz muco, exatamente como a mucosa do nariz. Esse muco drena para dentro do nariz por pequenos orifícios que comunicam os seios da face com as fossas nasais.

Se por acaso esses orifícios ficam obstruídos (seja por secreção, pelo inchaço da própria mucosa ou por outra causa), o seio da face pode tornar-se uma cavidade sem comunicação com o nariz, totalmente selada, também sem aeração. Assim como acontece com as paredes de um quarto quando o deixa-mos totalmente trancado (sem ventilação) por muito tempo, a mucosa que reveste os seios da face vai ficando doente, infla-mada. O muco que ela produz também não tem para onde ir e acaba acumulando no seio da face e facilitando a proliferação de bactérias. Está formada a sinusite. A sinusite pode ser di-vidida em aguda e crônica. A aguda é aquela que se manifesta em crises, causando forte dor facial, abundante secreção puru-lenta no nariz, tosse e febre. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, mas mais frequentes. Ela pode se manife-star como uma tosse persistente ou uma secreção que drena do nariz para a garganta. Mas o que mais se associa à sinusite crônica é a dor de cabeça, em especial aquela entre os olhos. Aliás, quando a maior parte das pessoas afirma ter sinusite está se referindo justamente a esse sintoma: a dor de cabeça na testa ou entre os olhos.

Mas é claro que a confusão entre rinite e sinusite não é apenas falta de informação. Existe realmente uma área de in-terseção entre elas. Ambas, por exemplo, causam obstrução e secreção nasal. A rinite, muitas vezes, desencadeia uma si-nusite. Portanto a associação em muitos casos é real.

MENINO VÍTIMA DE QUEIMADURAS PRECISA DE AUXÍLIO DA COMUNIDADE

Depois de mais de mais de um mês internado, o menino Geovane Henrique Lima de Souza, de 11 anos, de Balneá-rio Piçarras, terá alta hospita-lar nos próximos dias. Geo-vane brincava na garagem de sua casa, no bairro Nossa Senhora da Paz, no início de dezembro, quando queimou 65% de seu corpo. Ele con-sertava uma bicicleta, e ao tentar queimar peças que so-braram e seriam jogadas fora, acabou se ferindo.

Geovane está ainda inter-nado no Hospital Joana de

Gusmão, em Florianópolis, segundo informa a amiga da família, Iana Jeferson, que tem coordenado uma cam-panha para auxiliar o menino e sua família. Segundo Iana-ra, a partir de agora, Geova-ne precisará de uma caminha nova, bons colchões, fraldas, remédios e pomadas.

Em casa, necessitará de acompanhamento médico e cuidados especiais por mais dois anos, sem jamais se ex-por ao sol. A mãe de Geo-vane, Letícia, de 29 anos, é auxiliar de serviços gerais, e

permanece com o menino no hospital, não podendo com-parecer ao serviço. Iago, o padrasto, de 21 anos, é gari, e teve de reduzir sua carga ho-rária, pois vai em dias alter-nados a Florianópolis. Eles moram em uma casa alugada e pagam R$ 400 de aluguel, e tem mais três filhos menores. A comunidade de Piçarras e região pode ajudar. Interes-sados devem procurar Ianara Jeferson, no Facebook, ou li-gar para 99293522. Geovane mora na Rua Alfredo Leo-nardo, nº 31.

Programa visa incentivar homens a fazer exames preventivos

31 de janeiro de 2014 09GERAL

REUNIÃO DÁ LARGADA PARA 19ªFESTA NACIONAL DO MARISCO

A Secretaria de Turismo de Penha (SecTur), em conjunto com as demais pastas da Ad-ministração Municipal, deu a largada à elaboração da pro-gramação da 19ª Festa Na-cional do Marisco, em reu-nião nesta terça-feira, 28, sob a coordenação do secretário de Turismo Valdir José Mafra Júnior e com a participação do prefeito Evandro Eredes dos navegantes (PSDB) e do vice-prefeito Mario Guaracy de Souza (DEM). A progra-mação oficial será divulgada dentro dos próximos dias.

Entre os destaques da pro-gramação deste ano, a festa, que terá quatro dias - de 27 de fevereiro até dia 2 de mar-ço - oferecerá quatro shows nacionais e ampla programa-ção local, com a promoção de carnavais infantis e da me-lhor idade, além da presença de bandas regionais, atrações culturais luso-açorianas e lançamento da quinta e nova edição do livro de receitas a base de mariscos, além da distribuição da “consertada”, cachaça típica artesanal de Penha aos visitantes. O local será novamente o espaço de eventos da antiga Pescados Krause, ao lado do Rio Iriri, no centro de Penha.

A reunião contou com a participação de secretarias como Assistência Social, Saú-de, Pesca e Agricultura, Edu-cação e Departamento de Cultura local, entre outros. O secretário Júnior mostrou os primeiros materiais promo-cionais da festa, e detalhou a estrutura inicial do evento – que terá novamente estandes culturais, espaços gastronô-micos e participações da Se-cretaria de Saúde, Conselho Tutelar, Bombeiros Volun-tários e Bombeiros Militares, além da Polícia Militar e dos maricultores locais.

O prefeito Evandro frisou que em mais um ano, a estru-tura da festa virá reforçada com grandes shows e excep-cional gastronomia, na expec-tativa de repetir ou superar o consumo de mariscos regis-trado em 2013, quando três toneladas do mexilhão foram consumidas pelos mais de 50

mil visitantes do evento.Todo o acesso à atração

terá entrada franca, com ex-ceção dos shows nacionais, que devem ser oficialmente anunciados nos próximos dias. A parte cultural da pro-gramação ficará a cargo da diretora Cida Correia, e o li-vro de receitas, da Secretaria de Pesca e Agricultura, sob a supervisão do secretário Fer-nando Vailatti, o Ferrão.

Na reunião, o prefeito Evandro solicitou especial atenção à estrutura da praça de gastronomia em 2014. A festa seguirá com seu tama-nho duplicado em relação aos anos anteriores a 2013, e con-tará com cerca de 2.200m² e 24 restaurantes atendendo ao público – estratégia aprovada pelos visitantes no ano pas-sado.

Também seguem abertas as inscrições de candidatas para o concurso que elegerá a Rai-nha da 19ª Festa Nacional do Marisco. A eleição acontece-rá durante a abertura da 19ª edição, no dia 27 de feverei-ro, quando três novas eleitas – a rainha e suas duas prince-sas – vão substituir a rainha Fabiola Elaine Francisco e as princesas de 2013, Sheila Pelozatti e Bruna Aparecida Miranda Paz, eleitas em 7 de

fevereiro do ano passado.Para participar do concur-

so, a candidata deverá preen-cher a ficha de inscrição dis-ponível na SecTur, com sede no Portal Turístico de Penha. As inscrições encerram dia 21 de fevereiro e as candida-tas devem ter mais de 16 anos de idade e residência em Pe-nha. As demais informações são prestadas pelo fone (47) 3345-3428, diretamente na SecTur.

ELEIÇÃO DA RAINHA

31 de janeiro de 201410 GERAL

A ação do vandalismo está se fazendo novamente visível em Penha. Pelo menos nove das novas placas do proje-to de sinalização do Depar-tamento de Trânsito local (Detranpen) foram quebra-das do início do ano até esta quarta-feira, 29 de janeiro. A informação é do diretor do Detranpen, Maurício Olívio Brockveld, que lista a destrui-ção de placas de sinalização de lombadas, sinalização de estacionamentos proibidos e de proibição de acesso de ve-ículos à restinga.

Segundo Maurício, até mes-mo um flagrante foi registra-do na segunda-feira, 27 de janeiro, na Avenida Eugênio Krause, onde duas placas que-bradas foram posteriormente encontradas. O flagrante foi feito pela Polícia Militar, na frente da loja Anjo Doura-do, e um suspeito foi detido. “O pior é que nos contaram que esse suspeito teria atuado como agente de trânsito em Itajaí”, observa Maurício.

Além do custo do vanda-lismo – o que é destruído do patrimônio acaba sendo pago por todos os contribuintes, a ação dos malfeitores atra-sou a instalação de novas placas previstas para outras praias ou pontos turísticos de Penha. Os agentes do De-tranpen estão soldando os canos das placas destruídas, e reinstalando-as. “Na Praia

Alegre, por exemplo, elas já foram recolocadas”, comenta Brockveld. O Departamen-to lamenta estes prejuízos e lembra que os responsáveis estão sujeito às penalidades da legislação em vigor.

NOVA SINALIZAÇÃO COMEÇOU EM

DEZEMBRO

O projeto de sinalização vi-ária do Detranpen iniciou em 9 dezembro do ano passado, com a restrição de estaciona-mento na margem direita da orla da Praia Alegre (sentido sul/norte), proibição de esta-cionamento sobre a restinga e proibição de som automo-

tivo, onde foram instaladas 10 placas.

A segunda etapa ocorreu também no final do ano pas-sado, no dia 11 de dezembro, abrangendo a orla da Prainha de São Miguel, que recebeu oito novas placas – quatro delas de proibição de circula-ção de veículos sobre a res-tinga e outras quatro também proibindo os abusos de som.

O projeto foi uma solicita-ção do prefeito Evandro Ere-des dos Navegantes (PSDB), visando disciplinar o tráfego durante a alta temporada. Também foram sinalizadas lombadas e há projeto de ins-talar novas placas na região da Praia do Trapiche, em Ar-mação do Itapocorói.

NOVAS PLACAS DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO SÃO ALVO DE VANDALISMO

PREFEITO RENOVA CON-VÊNIO COM CONSÓRCIO

DA SAÚDE DA AMFRIO prefeito, Evandro Ere-

des dos Navegantes (PSDB), assinou a renovação do con-vênio do Consórcio rico In-termunicipal de Saúde da Região da Foz do Itajaí Açu (Cis/Amfri). No valor total de R$ 126.663,29 - que será repassado através de divisões mensais ao longo de 2014 - a rubrica ajuda a garantir a ma-nutenção do grupo que facili-ta exames e ações estratégicas para o setor.

“Através desse aporte fi-nanceiro, exames de média e alta complexidade - que geralmente demoram meses para serem realizados atra-vés do SUS - são articulados com maior rapidez e com os mesmo valores praticados

pelo próprio SUS”, explica o prefeito. As prioridades de agilidade são definidas pelo corpo médico do município após consulta em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, ou mesmo no Pronto Atendimento 24h.

Além disso, mensalmen-te o grupo consorciado de dez municípios, que também repassam recursos mensais para formação do Consórcio, se reúne para discutir ações de associativismo. A ideia é melhorar a qualidade de vida dos moradores da Região da Amfri, não só agilizando exa-mes, mas atuando em união para criação de políticas es-tratégicas e criação de progra-mas específicos à saúde.

A moradora Dalva Cristia-ne dos Santos, de Balneário Piçarras, reclama do excesso de pó no bairro Morretes, in-terior do Município, e diz que o atendimento do caminhão pipa está ficando precário na região. Ela assegura que há apenas uma única passada de caminhão por dia.

A comunidade ligou dias atrás à Secretaria de Obras, pedindo mais passadas, mas não adiantou. Segundo ela, o secretário de Obras anterior teria inclusive sido desrespei-

toso e dito que a comunidade teria que “contratar um índio para fazer a dança da chuva”.

Segundo Dalva, até ano passado, a molhadura das es-tradas do interior de Balneário Piçarras era mais regular, e o serviço veio ficando precário desde o início de janeiro. Ha-via a suspeita de que o cami-nhão-pipa estivesse quebrado. Dalva lembra que o Morretes e região possuem creche, mer-cados e agropecuária, além da comunidade, todos sofrendo com a poeira excessiva.

Procurado pela imprensa, o Governo Municipal desta-cou que lamenta o ocorrido e confirma que o equipamento se encontra em manutenção.

De acordo com o secre-tário de Obras Hélio Bedus-chi, como ação preventiva, o serviço vem sendo executado por um caminhão substituto com capacidade inferior, por curto espaço de tempo. Hélio salientou ainda que até o final dessa semana, o serviço será normalizado, com a volta do equipamento original.

MORADORES DO MORRETES, NO INTE-RIOR SOFREM COM EXCESSO DE POEIRA CONSÓRCIO DE

TURISMOO prefeito, Evandro Ere-

des dos Navegantes (PSDB), renovou o convênio com o Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar (CITMAR), grupo ligado diretamente à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). No valor de R$ 59.166,06 - que serão repassa-dos em doze parcelas mensais - o grupo fortalece o setor tu-rístico de toda a região, parti-cipando ativamente de feiras no Brasil e no exterior.

“É um apoio de suma im-portância para o setor hote-leiro e gastronômico de toda a região. Com o grande traba-lho de divulgação através de feiras, todos os dez municí-pios da Costa estão em des-taque no roteiro de turismo”, definiu o prefeito. Em grupo, todos os municípios estão en-volvidos em uma divulgação estratégica nas grandes feiras turísticas, onde o roteiro é oferecido a agências e públi-cos especializado.

Nove das novas placas de trânsito já foram destruídas

31 de janeiro de 2014 11TURISMO

ESPORTE VERÃO GARANTE DIVERSÃO E PRÁTICA DE ESPORTES NA PRAIA DE BALNEÁRIO PIÇARRAS

O Esporte Verão está agi-tando a praia de Balneário Piçarras desde o início de ja-neiro. O projeto acontece de quinta a domingo, das 16h às 20h, em dois pontos da praia oferecendo diversas modali-dades para prática de esportes gratuitamente.

O Esporte Verão traz aos munícipes e visitantes varias modalidades esportivas de forma lúdica, como explica o Secretário de Esportes e La-zer, Ademar de Oliveira “O Esporte Verão tem como ob-jetivo incentivar a pratica de esportes e integralizar parti-cipantes e veranistas, promo-vendo competições de manei-ra lúdica e recreativa”.

O projeto acontece na descida da Avenida Getúlio Vargas, com as modalidades de futvolei, basquetebol, vôlei de praia, frescobol, futebol de areia, ping-pong, xadrez, bets, damas, truco, dominó, ma-lha e a aula de aeróbica. Já na

Barra Sul, próximo ao Molhe Urbanizado Joaquim Pires, as modalidades oferecidas são: escolinha de canoagem, futvolei, basquetebol, ping-pong, xadrez, bets, damas, truco e dominó.

Neste ano, o Esporte Ve-rão conta também com a prática da canoagem, com o acompanhamento de um professor especializado, dan-do dicas e instruções. O pra-ticante é assegurado com um colete salva-vidas e todos os equipamentos necessários. A canoagem fica no ponto da Barra Sul do Esporte Verão.

Outra novidade acontece na descida da Avenida Ge-túlio Vargas, de quinta a do-mingo às 18h30min, onde professores de Educação Fí-sica agitam o projeto, fazendo todo o público seguirem seus passos e movimentos que mechem com toda a estrutura do corpo, através da aula de aeróbica.

A Associação de Hoteis e Restaurantes de Penha (Aho-repe) acaba de consolidar mais uma importante parce-ria com a Secretaria de Turis-mo da Prefeitura local (Sec-Tur): a produção e impressão de 20 mil mapas turísticos do Município, elaborados pela diretora de Turismo Daniela Serpa e custeados pela asso-ciação, que congrega 34 es-tabelecimentos hoteleiros e gastronômicos da cidade.

A entrega ocorreu nesta se-gunda-feira, 20 de janeiro, ao secretário de Turismo de Pe-nha, Valdir José Mafra Júnior. Os mapas foram impressos por uma gráfica de Jaraguá do Sul, a qual apresentou o melhor orçamento para as três solicitações de preços feitas entre a Ahorepe, pre-sidida pela hoteleira Suzana Teodoro, e a SecTur.

A publicação traz um mapa central com a identificação de todos os pontos turísticos principais de Penha e ainda dos estabelecimentos asso-ciados à Ahorepe, além de dar destaque ao Parque Beto Carrero World. Em outra pá-gina, há os logotipos e conta-tos dos associados e também informações sobre as belezas naturais do Município, op-ções de lazer e história de Penha. “Também está des-tacada a capela São João Ba-tista, marco zero da cidade”, salienta o secretário Júnior.

De acordo com o secretá-rio, o design do mapa foi fei-to pela diretora Daniela, e as fotos foram selecionadas pela

própria Ahorepe. Do total impresso, a associação fica-rá com 5.000 cópias. As res-tantes serão distribuídas no Portal Turístico de Penha ou nas feiras e eventos do trade turístico nacional do qual a SecTur participa, através do Consórcio Turístico Costa Verde & Mar, que reúne as cidades turísticas da Foz do Rio Itajaí-açu.

“É um mapa prático para a consulta, e é nossa terceira produção em parceria com os estabelecimentos”, ob-serva Júnior. “Já desenvolve-mos lay outs para as pousa-das Pedra da Ilha e Lorimar, e estamos à disposição para os demais estabelecimentos que queiram essa assessoria de criação”, complementa. Além do mapa, a SecTur pos-sui outros dois modelos de folders e um específico com os direitos do turista, criado para a campanha “Ação Ve-rão, Essa é a Sua Praia”, de limpeza da orla, também de-

senvolvida em parceria com o comércio local.

Esse não é o primeiro tra-balho deste ano consolidan-do a parceria entre ahorepe e Prefeitura. No início do ano, a entidade repassou ao prefei-to Evandro Eredes dos Na-vegantes (PSDB) o relatório final do Planejamento Estra-tégico da entidade para 2014. A entrega foi feita pela pre-sidente Suzana Teodoro, no gabinete do prefeito, e repre-sentou a finalização da parce-ria entre o Sebrae, que desen-volveu o relatório, a Ahorepe e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômi-co e Sustentável (Semde). O documento aponta os desa-fios da entidade para os pró-ximos 12 meses. A partir de fevereiro, a Ahorepe também quer reforçar a participação em feitas da Santur – com objetivo de pelo menos cin-co participações ao ano e ca-dastramento de 300 contatos para o setor.

AHOREPE E SECTUR ELABORAM NOVO MAPA TURÍSTICO DE PENHA

Segundo índice do Minis-tério do Desenvolvimento Social publicado nessa se-mana, Balneário Piçarras é a terceira cidade da região que mais oferece vagas de cursos técnicos gratuitos aos muní-cipes. No índice são contadas as vagas pactuadas para o pri-meiro semestre de 2014, atra-vés do Pronatec. “Efetivamos uma parceria fundamental

para a ampliação das vagas, que vem resultando na qua-lificação técnica de nossa po-pulação” comemora o Prefei-to Municipal, Leonel Martins. Os cursos são coordenados pelas secretarias de Assistên-cia Social e Educação “São 351 vagas oferecidas em doze cursos, onde de toda a região da AMFRI, nosso município fica atrás apenas de Itajaí e

Camboriú” Explica a Secre-tária de Educação, Laureci Bernadete Scheider Pereira.

Para o Secretário de As-sistência Social do município, Silvio Fernando Bastos Alves, este resultado é fruto das Po-líticas Públicas implantadas pela Administração Munici-pal com o único objetivo de capacitar mão-de-obra, e inse-ri-las no mercado de trabalho.

PIÇARRAS É A 3ª CIDADE DA REGIÃO QUE MAIS OFERECE VAGAS EM CURSOS

O secretário Valdir Júnior apresenta o novo mapa

31 de janeiro de 201412 CULTURA

A Secretaria de Pesca e Agricultura de Penha deu iní-cio à produção da quinta edi-ção consecutiva do livreto de receitas a base de mariscos, o qual vem com novidades nesta edição, prevista para circular a partir da segunda quinzena de fevereiro, com lançamento especial durante a 19ª Festa Nacional do Ma-risco. De acordo com o se-cretário Luiz Fernando Vai-latti, o Ferrão, a novidade de 2014 é a estreia da culinarista e professora de gastronomia Laura Rodrigues Cunha, a Laurinha, na criação das no-vas receitas que serão publi-cadas.

Laurinha é profissional re-conhecida do meio gastronô-mico de Penha, e atua na Es-cola Profissional Zilda Lucki da Silveira, da Secretaria de Assistência Social de Penha, além de publicar receitas em revistas especializadas. Ela já está desenvolvendo as novas receitas. O livreto seguirá com 16 páginas e tiragem de 10 mil exemplares, e com seu aspecto informativo, abrindo espaço para dados sobre a maricultura local, as raízes da gastronomia indígena e tam-bém da própria atividade de

cultivo.Segundo o prefeito Evan-

dro Eredes dos Navegantes (PSDB), a edição também terá novo formato retangular – de 25x16 centímetros. “Nos últimos quatro anos, esse li-vreto tem sido um referencial da gastronomia penhense du-rante as Festas do Marisco”, observa o secretário Ferrão.

Em geral, a publicação também abre espaço para o histórico da secretaria e in-formações sobre o cultivo do marisco em Penha, o que dá um panorama mais completo sobre a atividade. “O livro de

CHEF LAURINHA CRIA NOVAS RECEITAS À BASE DE MARISCOS PARA LIVRETO

receitas é muito esperado a cada ano; há quem coleciona ou baixa do site da Prefeitu-ra, onde ele é disponibilizado dias após a festa”, completa Ferrão.

A promoção é da Prefei-tura e Secretaria de Pesca e Agricultura, Univali e Epagri, com apoio e patrocínio de empresas locais, em fase de definição. Atualmente, a ma-ricultura é o principal ramo de cultivo de Penha, com aproximadamente 70 produ-tores e uma média de três mil toneladas de mariscos colhi-dos anualmente.

CIRCO TEATRO IRMÃOSURBANSKI CHEGA A

BALNEÁRIO PIÇARRASO Circo Teatro Irmãos

Urbanski chegou a Balneá-rio Piçarras e permanecerá até o mês de fevereiro, todas as noites com um espetácu-lo diferente e classificação livre. O horário de início é 21h15min com exceção das terças-feiras, intitulada a noi-te da criança, que tem início às 20h30min. O Circo Tea-tro está localizado atrás do Ginásio de Esportes Aurélio Solano de Macedo, no centro da cidade.

O Circo Teatro foi fun-dado em 1958, na região metropolitana de Porto Ale-gre, por Euclides de Oliveira Jardim, com a intenção de

levar entretenimento, alegria e diversão às mais diversas e pequenas localidades. Após 40 anos de espetáculos, o fundador da companhia de-cidiu aposentar-se, contudo os netos deram continuidade. Hoje o Circo Teatro Irmãos Urbanski conta com 16 inte-grantes e uma estrutura que possibilita a realização das apresentações mesmo em dias chuvosos.

O Circo Teatro propor-ciona produtos culturais como arte circense e o teatro e conta com o apoio da Se-cretaria de Turismo e Cultura de Balneário Piçarras.

“Entre dois Mundos” marca a estreia literária da pedagoga Rita Guetten, na-tural de Curitibanos e resi-dente em Penha há seis anos. A nova escritora lançou, no último dia 26, domingo, seu primeiro livro, um romance policial que espera prender o leitor do começo ao fim do enredo.

O debut da escritora só acontece depois de muito esforço pessoal, repetindo a história de quase todo postu-lante ao ofício. “É um sonho poder publicar uma obra que tem tanto da gente, com a qual ficamos envolvidos por tanto tempo, dando vida a tantos personagens que vão convivendo conosco durante o processo de criação”, co-

menta a autora.Com 351 páginas, a obra

conta a história de Nathan, um especialista em engenha-ria ambiental que recebe um convite para fazer parte de um projeto referente à cons-trução de uma Usina Hidre-létrica na fictícia região do rio Ararê, próximo a uma aldeia indígena. Ele prefere não aceitar a oferta de trabalho por conta de seus planos de casamento com a futura es-posa Laila. Seus planos mu-dam completamente, porém, com a morte repentina de Laila justamente no dia de seu aniversário.

Imerso numa profunda dor e sentindo-se carente, o jovem sente-se atraído por uma linda moça que o con-

ESCRITORA ESTRÉIA NA LITERATURA COM ROMANCE POLICIAL

vence a aceitar a proposta da construção da usina sem saber que estava se colocan-do numa posição de extremo perigo.

O livro pode já ser encon-trada nas livrarias da região.

ARTESÃ DO MUNICÍPIO PARTICIPA DE PROGRAMA NA TV BRASIL ESPERANÇA

Balneário Piçarras divul-gou seu potencial turístico no Programa da Tarde na TV Brasil Esperança. A TVBE é a emissora que mais produz conteúdo local no estado, sendo considerada uma emis-sora educativa, com sua sede em Itajaí.

A Secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa, par-ticipou do programa e falou sobre a cidade, relatando seus principais pontos turísticos “Procuramos mostrar ao pú-blico, que Balneário Piçarras está preparada para receber o turista, com diversas atra-

ções” salienta Susan.A artesã do município,

Lazara de Fátima Santana, também teve sua participa-ção, mostrando seu artesa-nato a partir de conchas do mar, recolhidas na orla marí-tima da cidade. “Dona Laza-ra demonstrou o artesanato local e incentivou a visita do turista no município” finaliza Susan.

O programa foi ao ar na quarta-feira (22), sendo gra-vado ao vivo no estúdio da emissora, em Itajaí. Você pode conferir a entrevista no Canal da TVBE no youtube.

31 de janeiro de 2014 13SOCIAL

31 de janeiro de 201414 ESPORTES

DISTRIBUIDOR LIQUIGÁS

CORREDORES DA FME PARTICIPAM DE CORRIDA EM NAVEGANTES DIA 2

Neste próximo domingo, 2, a equipe de corredores da Fundação Municipal de Esportes de Penha participa da 6ª Corrida de Praia Por-tonave, em Navegantes. Dez atletas locais devem partici-par do evento que reúne dois percursos: 5 e 10 quilôme-tros.

“Pretendemos realizar uma boa prova e ter uma participação significativa neste evento em Navegan-tes”, descreveu o capitão do time, Claudenir Lourenço, o Fronha. A prova terá a larga-da às 8h15, na praia central e o percurso será pela faixa de areia.

Os primeiros colocados de todas as categorias ga-nharão uma bonificação de 100 reais.”Cmo é uma pro-

va com boas premiações em dinheiro,acreditamos em uma participação maciça de atletas, corredores vindo de vários lugares”, acrescenta Fronha, prevendo dificulda-de.

“Acredito que o clima es-tará bem quente no momen-

to da prova e haverá a difi-culdade para todos”, finaliza o capitão. Essa é a primeira prova da equipe FME de Pe-nha no ano. Eles já miram a Corrida Rústica da Praia da Pinheira, em Palhoça, que será realizada no final de fe-vereiro.

TRIATLETA DA FME DEPENHA PARTICIPA DO

CIRCUITO CATARINENSEO triatleta da Fundação

Municipal de Esportes de Penha (FME), Mayckon dos Santos, inicia sua participa-ção no Circuito Catarinense de Triathlon. Focado em par-ticipar de todas as seis etapas, seu primeiro desafio do ano já tem data e local: dia 16 de fevereiro na cidade de Nave-gantes. Bernard Ferraz, tam-bém de Penha, vai acompa-nhar Mayckon.

“O foco agora é melhorar ainda mais pelo fato de estar bem mais focado em com a experiência de duas provas. Há muito que melhorar, mais hoje estou mais confiante, e como agora tenho um par-ceiro de treino, tudo fica ainda mais dinâmico”, disse Mayckon, que em 2013 parti-cipou de provas em Balneário Camboriú e Garopaba, mos-trando evolução no tempo final.

Com o apoio direto da FME, Mayckon espera fechar o Circuito anual mostrando que foco e determinação são essenciais para o esporte que reúne três modalidades. “A ideia é de que nós dois faça-mos o Circuito inteiro juntos.

Como o Bernard é mais novo que eu, ele não compete co-migo nas provas, porém nos treinos ele é um adversário a ser batido e isso gera uma competição saudável”, anali-sa.

O triatlo é uma competi-ção que reúne natação, cor-rida e ciclismo em um único dia, exigindo preparação má-xima dos participantes. “No Triatlo, um esporte fantástico com pessoas se superando a cada momento, o meu maior adversário foi eu mesmo con-tra o relógio que nunca para”, acrescentou o triatleta, que cresceu surfando e decidiu focar na nova modalidade. “Após 10 anos apenas sur-fando e respirando essa mes-ma atmosfera fantástica que circunda o surf achei uma nova paixão, o Triathlon, um esporte composto por três modalidades (natação, bike e corrida)”

Mayckon ainda tem o apoio da Casa de Carne Ven-ture, Academia Dançar & Cia, RK Surf Board e a asses-soria nutricional de Gustavo Melegassi, além da FME de Penha.

CAMPEONATO DE FUTEBOL DE AREIAAGITA AS AREIAS DE BAL. PIÇARRASIniciou na última semana

o Campeonato Municipal de Futebol de Areia, promovi-do pelo Governo Municipal, através da Semel. O Campeo-nato acontece todas as quar-tas e quintas-feiras, a partir das 19h45 até 02 de março, realizados no campo de fute-bol de areia, Arena Norte.

São 16 equipes, divididas em quatro chaves na primeira fase, onde se classificam duas equipes de cada chave para a fase de mata-mata. Nesta pri-meira semana doze equipes se enfrentaram, onde ficou como destaque da semana a equipe do Auto Posto Piçar-ras, que goleou em 16 a 0 a equipe North Beach.

São destaque também os atletas Bruno Martinelli, Eduardo Sebastião e Renato

Silva, que seguem empatados na artilharia com quatro gols cada em apenas um jogo.

A competição conta com R$ 2,4mil em premiação, além de troféus e medalhas para os três primeiros co-locados. É válido lembrar, que será premiado também

o Goleiro menos vazado e o Artilheiro da competição.

Na classificação, Concei-ção e Amigos da Bucica li-deram o grupo A; Mevepi e Real Charm o grupo B; Au-toPosto Piçarras e Recreativo lideram o Grupo C; e Lagoa e Borussiaras o grupo D.

31 de janeiro de 2014 15ESPORTE

A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) abriu o período de inscrições para três eventos esportivos de verão: Beach Soccer, Vô-lei de Praia e o Futebol de Areia em Trio. As competi-ções compõem o 1º Circuito Municipal de Verão, que será disputado em três arenas di-vididas nas Praias Alegre, Ar-mação e São Miguel.

As inscrições da categoria Livre do Beach Soccer cus-tam R$ 200 por time. Já na categoria sub-16 são gratui-

tas. “O valor arrecadado com as inscrições serão revertidos na premiação da categoria”, salienta o superintendente da FME, Luiz Américo, o Luizi-nho. Os jogos acontecem na Praia Alegre (Livre) e na Praia de São Miguel (sub-16).

Já o Vôlei de Praia tem inscrições ao valor de R$ 50 a dupla. Da mesma forma, o dinheiro vai ser revertido na premiação. Os jogos acon-tecem na Praia de Armação. O Futebol de Trio, por sua vez, tem inscrições gratuitas.

FME ABRE INSCRIÇÕES PARA CIRCUITO DE VERÃO QUE TERÁ 3 COMPETIÇÕES

“Para todas as modalidades também haverá premiação com troféus e medalhas”, acrescenta Luizinho.

A previsão é de que as competições comecem no dia 6 de fevereiro. Até lá, os esportistas da região podem confirmar sua participação se inscrevendo diretamen-te na sede da FME, que fica ao lado do Posto de Saúde Central. Informações adi-cionais podem ser obtidas pelos telefones 3345.2401 ou 9173.7131.

Esses dias a opinião pública se voltou contrária às mani-festações anti Copa no Brasil. Claro, é notório que precisamos de muito mais investimentos na Saúde, Educação, Segurança Pública e outras coisas... Contudo, ao assistir o fusquinha de um trabalhador pegando fogo com a família dentro (ainda que haja argumentos de que o fogo no carro não foi intencional) foi o bastante para os que eram, inicialmente, conhecidos por vândalos (agora Black Bocs) fossem demonizados.

Os Blacks Bocs se defendem dizendo que vão às ruas para defender os manifestantes das ações sempre truculentas da polícia. Ao que parece, ninguém elegeu esses mascarados a defensores de reivindicação alguma... A PM sempre foi truculenta com mani-festantes, em especial, as do Rio e de São Paulo. Entretanto, como aconteceram os movimentos das “Diretas Já” e dos “Caras Pintadas” sem as presenças dos “defensores” do povo? Existiam Blacks Bocs? Os covardes estavam nas ruas usando máscaras e coquetel molotov? Claro que não! O povo, de cara limpa, conseg-uiu seus desejos mais revolucionários que diminuições de passagens de ônibus (R$ 0,20)...

Acontece que os Blacks Bocs se dizem anarquistas... Seus símbolos podem até ser anarquistas, mas suas práticas são fas-cistas... Observem como esses blacs bocs agem em outros países e quem eles apoiam. A maioria está a serviço de alguém que quer tomar o poder. Alguém patrocina esses bandos de desocupados a causar estragos, seja para causar pânico na população ou desvir-tuar uma manifestação limpa e justa. Assim como na Europa, esses mimados que pensam mudar o Mundo destruindo pontos de ônibus, estações de metrô, bancas de jornais, pequenos estabeleci-mentos, lixeiras e orelhões, agem durante a semana e nos fins de semana vão para balada encher a cara… Reparem que aos fins de semana os Blacks Bocs não aparecem...

Essas manifestações (sempre com presença dos Blacks Bocs) contra a Copa têm claras intenções de Golpe de Estado... Quando o Senador Crivella mandou aquele lance de punições severas para manifestantes durante a Copa, indicou o que pode estar por detrás disso tudo e só a ABIN tá ligada... Há uma evidente tentativa de aterrorizar a população através desses mascarados covardes ao ponto do próprio povo pedir a tomada militar através do voto... Em 1964 foi assim, exatamente assim... Só que agora é possível os militares voltarem ao poder através do voto (estão criando um partido militar) e não pelo viés golpista de 64...

5º CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE BEACH SOCCER COMEÇA NO DIA 13

A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) definiu os grupos do 5º Campeonato Intermunicipal de Beach Soccer. Com iní-cio previsto para o dia 13 de fevereiro, dezesseis equipes estão confirmadas em quatro grupos e buscam o título da principal categoria da com-petição.

Os jogos serão disputados às 19h30 na Arena Esportiva da Praia Alegre. Avançam às quartas de final as duas me-lhores equipes de cada gru-

po, que irão se enfrentar den-tro das suas próprias chaves. “Reunimos um grande grupo de equipes da região e espera-mos ter um bom nível técni-co durante os jogos”, definiu o superintende da FME, Luiz Américo, o Luizinho.

Com a premiação de R$ 1.200 (campeão), R$ 800 (vice) e R$ 400 (terceiro), participam na chave A: Gam-bazera, Tam, Biroska e Big Pizza. No B, ficaram União Esportiva, Santa Lídia, Al-batroz e Spartacus. No C,

Conceição/Ducamar, Beira Mar/Provesi/Arena Socie-ty, Arkan e Praia Alegre. Por fim, No D, W.O, Vó Nina, Beira Mar/Provesi e Auto Posto.

BLACKS BOCS OU O POVO?

INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL DE AREIA (SUB-16) COMEÇA NO DIA 19

Em Congresso Técnico realizado na noite de on-tem, terça-feira, 28, a Fun-dação Municipal de Esportes (FME) definiu os detalhes do 1º Campeonato Intermu-nicipal de Futebol, categoria Sub-16. Oito equipes confir-

maram participação e estão divididas em dois grupos, com jogos às quartas-feiras, a partir do dia 19.

No grupo A estão: A.S.P.I. Auto Posto, Charpin e Beira Rio. Já no grupo B ficaram: Santa Lídia, Quati, Spartacus

e Beira Mar. Os jogos acon-tecem a partir das 19h30, na Arena Esportiva da Praia Alegre. As duas melhores equipes de cada grupo pas-sam às semifinais, para pos-terior decisão. Os campeões faturam troféus e medalhas.

31 de janeiro de 201416 EDUCAÇÃO

PREFEITURA DE PIÇARRAS DISPONIBILIZA-RÁ TRANSPORTE PARA UNIVERSITÁRIOS

Os universitários de Bal-neário Piçarras, que estudam em Itajaí serão beneficiados com o transporte universi-tário gratuito. A educação é uma prioridade do atual go-verno municipal, investindo e dando condições aos muní-cipes, de cursarem um ensino superior.

Através do Decreto 007/2014, o Prefeito Leonel cumpre uma promessa de campanha, reivindicada pe-los estudantes há dezesseis anos. O transporte público gratuito é um direito dos universitários, garantido pela Lei Orgânica Municipal, Art. 166 § 4º desde 1.990. É váli-do lembrar que desde 1.997 a prefeitura não disponibiliza transporte público aos uni-versitários.

A prefeitura irá disponibili-zar um ônibus exclusivo com trinta e oito lugares, para atender diariamente os estu-dantes do período noturno, com trajeto até a Universida-de do Vale do Itajaí.

A secretária de Educação, Laureci Bernadete Schnei-der Pereira, frisa que “De primeiro momento, será dis-ponibilizado um ônibus ao transporte universitário, e em breve para o próximo ano, a nossa meta é dobrar a quan-

tidade de vagas”. As vagas serão disputadas

através de processo seletivo, onde haverá a comissão de análise, composta por re-presentantes da secretaria de Assistência Social, do Conse-lho Municipal de Educação, CDL (Câmara dos Dirigen-tes Lojistas), FUNDEB e da Secretaria de Educação.

Na primeira sexta-feira de fevereiro, (07/02) os interes-sados deverão se inscrever diretamente na Secretaria de Educação, localizada na Ave-nida Nereu Ramos, 163 das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.

O resultado será publicado no dia 12 de fevereiro no site oficial do Governo Munici-

pal (www.picarras.sc.gov.br) e na Secretaria de Educação.

Para se inscrever você deve levar cópias dos documentos de carteira de identidade, tí-tulo de eleitor, comprovante de residência, comprovante de renda familiar, declaração de matrícula na universidade, declaração comprovando a moradia no município a mais de dois anos e estar dentro dos requisitos previstos em lei, desde 1.990, sendo eles

*Devidamente matricula-dos em curso superior

*Morador do município há mais de dois anos

*Eleitor do município*Renda familiar inferior a

cinco salários mínimos

LIGA NA

imprimiu CAVALO

�����������������������

������������������������������������������������

����������������������������

����������������������������������������������������

������������������������������������

�������������������������������������������

Prefeito Leonel José Martins e Secretária de Educação, Laureci Bernadete Schneider Pereira, assinando o Decreto

ALUNOS VOLTAM AS AULAS ESTA SEMANACerca de 3.600 alunos

voltam às aulas na próxima quarta-feira (05) nas escolas e centros de educação in-fantil da rede municipal. O transporte Escolar funciona-rá normalmente nos mesmos locais e horários.

É válido lembrar que os professores voltam na se-gunda-feira (03), com um

encontro de boas vindas jun-to do Prefeito Leonel e uma programação diferenciada. A terça-feira (04) fica reservada ao planejamento educacional, onde os professores traçam as metas para o ano letivo.

O município conta com cinco escolas municipais, e cinco CEIs: Escola Professo-ra Felicidade Pinto Figuere-

do, Escola Professora Mirian Geny Friedrichsen (CIEF), Escola Monteiro Lobato, Escola Núcleo de São Brás, Escola Professora Francis-ca Borba, CEI Tia Pequena, CEI Pinóquio, CEI Cinde-rela, CEI Professora Alcina de Oliveira Figueredo, CEI Professora Ivonete Coradini e Extensão do CEI Tia Pe-quena.