beira da praia 249

16
www.beiradapraia.com.br ANO 5 - Nº 249 06 de julho de 2013 Ex-presidentes da Câmara de Vereadores de Penha, como o Tenente Milton Fonseca, e o prefeito Evandro, foram homenageados na última terça-feira. Página 05 BALNEÁRIO PIÇARRAS VAI GANHAR NOVO CENTRO SOCIAL PÁGINA 12 ABERTAS INSCRI- ÇÕES PARA O FES- TIVAL DA CANÇÃO “VOZ ESTUDANTIL” PÁGINA 03 HOMENAGEM POLÍTICA PÁGINA 04 EVANDRO É ELEITO PRESIDENTE DOS PREFEITOS DO PSDB PÁGINA 15 PENHA RECEBE JOGOS DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL SANTA CATARINA CUP CONHEÇA A PROGRA- MAÇÃO DO ANIVERSÁ- RIO DE PENHA PÁGINA 06

Upload: adriano-desouza

Post on 01-Dec-2015

167 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Beira Da Praia 249

www.beiradapraia.com.br ANO 5 - Nº 249 06 de julho de 2013

Ex-presidentes da Câmara de Vereadores de Penha, como o Tenente Milton Fonseca, e o prefeito Evandro, foram homenageados na última terça-feira. Página 05

BALNEÁRIO PIÇARRAS VAI GANHAR NOVO CENTRO SOCIAL

PÁGINA 12

ABERTAS INSCRI-ÇÕES PARA O FES-TIVAL DA CANÇÃO “VOZ ESTUDANTIL”

PÁGINA 03

HOMENAGEM POLÍTICA

PÁGINA 04

EVANDRO É ELEITO PRESIDENTE DOS

PREFEITOS DO PSDB

PÁGINA 15

PENHA RECEBE JOGOS DA COMPETIÇÃO

INTERNACIONAL SANTA CATARINA CUP

CONHEÇA A PROGRA-MAÇÃO DO ANIVERSÁ-

RIO DE PENHAPÁGINA 06

Page 2: Beira Da Praia 249

06 de julho de 201302 OPINIÃO

EXPEDIENTEO jornal Beira da Praia é uma publicação da editora Beira da Praia Ltda. Rua Arthur Silvino dos Reis, 84 - Centro, Penha/SC.Site: www.beiradapraia.com.br. Email: [email protected]: 09.317.656/0001-07.Editor-Chefe: Adriano de Souza, fone: 9220-1300.Jornalista Responsável: Rafael Sizino Sebastião - SC-01546-JP.Impresso na Gráfica Rio Sul. Tiragem: 2.000 exemplares.

Os textos assinados ou pagos não refletem as opiniões,nem são de responsabilidade deste jornal.

EDITORIAL

Lá se foi metade do ano de 2013 e, segundo a

maioria dos moradores, as administrações locais municipais ainda não dis-seram a que vieram. De fato, vemos poucas obras municipais, pra não con-tar aquelas que estão pa-ralisadas, como a reforma do posto de saúde de Ar-mação, que já dura oito meses, e era uma simples ampliação.

Em muitas ruas, tubos esperam ser colocados, mas os meses se passam, tanto que o mato já to-mou conta, e eles vira-ram lar de ratos, lagartos e cobras. Obras de cus-to relativamente barato, cujo adiamento não tem explicação, ainda mais se lembrarmos de todas as afirmações das auto-ridades municipais que a arrecadação aumentou, e que estão arrecadando ainda mais, com progra-mas como o PPI ou até ameaçando de colocar os inadimplentes no SPC. Isso sem contar todas as verbas que recebem do governo estadual e fede-ral, para projetos especí-ficos, como a construção das quadras cobertas para as escolas, por exemplo.

Mas então o que está realmente sendo feito com esse dinheiro? Por que uma obra simples de recuperação da pavimen-tação de um pequeno tre-cho na Santa Lídia já leva três meses? Nunca se viu tantas ruas com tantos

problemas, desde a Nereu Ramos, com claros sinais de deterioração e desgas-te, que já está sem manu-tenção há dez anos, até as ruas transversais entre as duas principais avenidas, que apresentam buracos nas suas saídas.

De fato, as ruas de Pe-nha são as que sofrem mais, porque os políti-cos acreditam que manu-tenção não dá voto. Vale muito mais gastar cada centavo contratando pes-soas que nem sempre são realmente necessárias para o serviço público, somente para cumprir promessas de campanha, ou patrocinando eventos religiosos, para amarrar o apoio desses eleitores, ou finalmente, fazendo obras novas, essas sim ficarão eternizadas numa bonita placa comemorativa!

Mas as obras já feitas, essas são abandonadas pelo tempo, ninguém pre-ocupasse em arrumá-las. E o cidadão é obrigado a pagar seus impostos sobre ameaça a troco de quê? Se a municipalidade falha com o cidadão por-que este teria que contri-buir para o que não tem retorno?

Infelizmente o que acontece em Penha, e em Santa Catarina, e no Bra-sil, é apenas o sintoma de um sistema político fali-do, onde a competência não é mais critério para se conseguir resultado eleitoral. Desde que os políticos descobriram que

a construção de grandes alianças políticas, fazendo coligações e distribuindo e criando cargos na má-quina pública para amar-rar todo esse pessoal, era a melhor forma de ter o “maior time em campo”, é dessa forma que se dis-puta o poder no Brasil.

O eleitor, é claro, tem uma grande parcela de culpa, porque se deixa se levar pelo parente, ami-go ou cumpadre, e vota em toda a tropa “de cabo a rabo” apresentada no santinho, pois pensa que “independente de quem ganhar isso não vai mudar minha vida mesmo”, ou pior, trocando esse voto por um favor diretamente pessoal.

Enquanto não se mo-raliza o eleitor, os cons-cientes ainda podem lu-tar para se moralizar um pouco o sistema. Uma ampla reforma política é necessária no Brasil, a fim de coibir o abuso econô-mico dos partidos que se vendem para as grandes empresas, a fim de lutar pelos interesses desses e não do povo, proibir os conchavos entre os políti-cos que fatiam a máquina pública como um feudo pessoal e responsabilizar o político pelo que pro-mete em campanha.

Uma reforma políti-ca não será uma fórmula mágica que resolverá to-dos os nossos problemas, mas sem dúvida é uma boa forma de começar.

SEIS MESES DE INANIÇÃO

GRÁFICA ART&CORCONTRATA

Impressor off-set com conhecimento em corte e acabamento de preferência que re-sida no município ou nas proximidades.É inútil apresentar-se sem esses requisi-tos. Salário compatível com afunção.

Av. Nereu Ramos, 146 - salas 05 e 06 - Centro - Penha. Fone: 3345-1998

Em comemoração aos 55 anos de emancipação política do município, fa-zendo parte das festivida-des, a Câmara Municipal de Penha homenageia os Vereadores que passaram pela presidência daquela casa legislativa durante esse período até sua 13ª Legislatura. Dos 25 que ocuparam a cadeira presi-dencial, 13 estão em sau-dosa memória. Dos 12 remanescentes, dois são do comecinho da história sendo o Tenente Milton Fonseca – da 1ª Legisla-tura e eu Claudio Bersi de Souza – da 2ª. O evento aconteceu numa sessão solene no último dia 02 de julho. Pela ordem fo-ram homenageados: Mil-ton Fonseca – Francisco Leopoldo Fleith – Cláu-dio Bersi de Souza – Te-lêmaco Philemon de Oli-veira – Heinrich Hartwig Hemmer – Pedro Patrício Pereira de Mello – João de Oliveira – Henrique Haimo Hemmer – Ama-deo Cipriano Custódio – Antônio Carlos Moraes Gonzaga – Rubens Odias Francisco – Francisco Salles Cordeiro – Leni Sil-

Cláudio Bersi de [email protected]

Homenagem aosex- Presidentes da Câmara

va – Domingos Antônio Bento – Arno Reinaldo da Silva – Valmir Amadeo Custódio – Manoel Hen-rique de Assis – Manoel Domingos Corrêa – Wer-ner Loth – Lourival Jovino Francisco – Evandro Ere-des dos Navegantes – Ni-célio Assi Veloso – José Antônio Bastos – Cleiby Darossi. Não só pela homenagem, mas pela data em si, eu particularmente posso co-memorar de modo especial os 50 anos de vida pública no município de Penha. Nasci nesta abençoada terra, me elegi Vereador em 1962, escrevi quatro livros sobre sua história, compus o hino do muni-cípio, razão, portanto, que me fez ser candidato em 2012 – fechando assim o meio século – com a in-tenção de me eleger e ser o presidente da Casa em 2013 – completando dessa forma os 50 anos de quan-do a presidi em 1963. Se-ria uma bela história para ser contada e escrita. Mas, mesmo assim, estou tran-qüilo, consciente de que fiz a minha parte.

Page 3: Beira Da Praia 249

06 de julho de 2013 03POLÍTICA

EVANDRO É PRESIDENTE DA ASSO-CIAÇÃO DOS PREFEITOS DO PSDBO prefeito de Penha,

Evandro Eredes dos Nave-gantes, foi eleito o presidente da Associação de Prefeitos do PSDB de Santa Catarina. Em reunião com todos os prefei-tos tucanos na terça-feira, 3, em Florianópolis, Evandro foi eleito para comandar as ações estratégicas dos chefes do Poder Executivo e partici-pará ativamente das decisões partidárias nas esferas muni-cipal, estadual e federal.

Ao seu lado, Evandro tem como vice-presidente o vice-prefeito de Otacílio Costa, Silvano Cardoso. Ramom Wolinger, vice-prefeito de Biguaçú, será o representan-te dos prefeitos na executiva estadual do PSDB/SC. “A intenção maior é estreitar o laço entre os prefeitos e a diretoria estadual e nacional, trabalhando com um único pensamento para as próxi-mas eleições. Quero fazer essa ponte e mostrar a força do PSDB”, disse Evandro.

Evandro citou ainda sua

estreita ligação com a banca-da do PSDB, na Assembleia Legislativa, Congresso Na-cional e no Senado. “Sempre mantive um excelente rela-cionamento com nossos de-putados e senadores em bus-ca de recursos para Penha. Agora, também articularei as estratégias partidárias em um discurso conciso e único”, ressalta Evandro, que está em seu segundo mandato como prefeito, aos 34 anos de ida-de.

O PSDB tem hoje 25 Pre-

feitos e 33 vices em Santa Ca-tarina. O evento contou com presença do atual presidente da sigla no estado, Leonel Pavan e do futuro presidente, senador Paulo Bauer. Em seu discurso Paulo Bauer reafir-mou a disposição do partido em ter candidatura própria ao governo do estado em 2014.

Além disso, no evento os tucanos acertaram os deta-lhes para realização da Con-venção estadual marcada pra dia 14 de julho, na Assem-bleia Legislativa.

ADRIANO de SOUZA

►O pessoal das salgas de Pe-nha anda “cabreiro” com as autoridades municipais, prefei-to e vereadores. A fiscalização estadual esteve em cima dessas micro-empresas de beneficia-mento de pescado, cuja maioria se encontra fora da legislação, e o resultado foi muita multa e prazo pra acertar as irregulari-dades, senão serão fechadas.

► A bronca é que segundo o pessoal das salgas, prefeitos e vereadores tinham dito que da-riam um “jeitinho”. Mas daí fica a questão: Tem como dar um “jeitinho” nisso? É ético burlar a lei para beneficiar elei-tores? Quem está mais errado, o político ao prometer que vai ignorar a legislação ou os elei-tores em trocarem seus votos por favores?

► Os donos das salgas falam que vão ter que fechar e que vá-rias pessoas tiram seu sustento dali. No entanto, isso não é ar-gumento pra burlar e agir fora da lei, que foi feita para proteger o consumidor e o meio-ambiente. O que o poder público deveria ter feito era orientar e buscar programas de apoio para que as salgas se regularizassem, de forma a continuar empregando, mas tudo dentro da legislação.

► Falando em bronca, mora-dor denunciou, nas redes sociais, que ninguém estava atendendo o telefone na Secretaria de Desen-volvimento Econômico há mais de uma semana. Ligamos pra verificar e não deu outra: caiu na secretaria eletrônica.

►Outra bronca é dos mora-dores nas margens da Avenida Eugênio Krause. Segundo eles já faltou luz três vezes em me-nos de um mês. Com certeza há algo de errado com a rede elétri-ca. A quem compete a resolução do problema? A prefeitura? A Celesc? Seja como for, é bom as autoridades darem uma olhada nisso...

► Leitores comentaram conos-co que os ônibus estavam dei-xando os alunos das escolas de Armação na frente do Mercado Silva, ou na Praça, pra não te-rem que entrar na Avenida São João, em pleno dia de chuva. Ou seja, as crianças tiveram que ir pra escola debaixo de chuva. Uma barbaridade, as empresas de ônibus estão fazendo o que querem em Penha e região.

► E não é de hoje. As empre-sas de Navegantes parecem que estão colocando menos horários, e como resultado é comum os ônibus excederem a lotação es-tipulada por lei. Além de vários idosos terem que fazer o trajeto Penha-Navegantes em pé, há um claro risco a segurança, que infelizmente só vai sensibilizar as autoridades locais quando uma tragédia acontecer.

►Moradores e motoristas que passam pela Santa Lídia já es-tão perdendo a paciência com a demora das obras de recupera-ção da pavimentação, que já du-ram 03 meses. A chuva tornou o trecho todo intransitável, mas antes dela, houve bons dois me-ses de sol para fazer o trabalho.

POLÍTICA peixera

ELEITA NOVA DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIÇARRASNa última semana foi

eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Educação, para o biênio de 2013/2014. Como presi-dente ficou Luciana Suzin; vice, Maria de Fátima Tonim Lunardi; primeira secretária, Marla Cristina Hruschka e segundo secretário, Marcus Vinícius Keneibel.

Ainda fazem arte do Conselho, representando a Secretaria Municipal de Educação: Valdinei Gonçal-ves das Neves, Silvana Maria Rebello Pereira, e Leomir das Neves. Da Secretaria da Saúde: Vinícius Luís de Lins e Suélen Boreck. Represen-tam a Educação Infantil das Escolas Públicas do Municí-pio, Mara Regina de Borba e Daiana Cristina Schmitz. Do Ensino Fundamental (anos iniciais), das Escolas Públi-cas, Maria de Fátima Tonin Lunardi e Noêmia Ana de Souza. Do Ensino Funda-mental (anos finais), Jaqueli-

ne Olga Ferreira e Rosa Ma-ria Toller Gutmann.

Das escolas particulares: Yara Coutinho de Azevedo e Maria Aparecida Nunes. Já como representantes das Associações, Fundações e Instituições que atuam na área da Educação em Bal-neário Piçarras, Kátlin Fran-cieli Dickel e Nelizete Neves dos Santos e representantes do Conselho Tutelar, Débo-

ra de Cássia Vieira Godoy e Marta Wilhem.

Também fazem parte do Conselho representantes das Associações de Pai e Profes-sores (APPS), Maria Letícia Martini de Borba, Daniel-le Garcia, Majury Romais e Giovana Gamba. Da Apae: Maria Cristina Hruschka e do Rotary e Lions Clube, Marizênia Ferreti e Eder Ail-ton Pereira.

Prefeito de Penha assume comando de entidade partidária

Page 4: Beira Da Praia 249

VEREADORES CONVIDAM POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA SOBRE SEGURANÇAAutoridades da Segurança

Pública, envolvendo as polí-cias Militar e Civil, bombei-ros, conselho de segurança e comunidade em geral, estão convidados pelos vereadores para participar da audiência pública marcada para o dia 11 de julho, quinta-feira, a partir das 19h, na Sociedade Amigos de Penha.

De acordo com o presiden-te da Comissão de Seguran-ça da Câmara de Vereadores de Penha, Claudinei Pressi, a reunião foi convocada com objetivo de debater as ques-tões da falta de efetivo poli-cial e a necessidade da aqui-sição de novas viaturas para combater a criminalidade.

Segundo levantamento fei-to pelos vereadores, juntas, as polícias Militar e Civil tem apenas cinco viaturas para atender ocorrências. “O go-vernador prometeu investir em mais viaturas e queremos garantir a vinda de três veícu-los para nossa cidade”, afir-mou Pressi. Os vereadores também querem o aumento de efetivos policiais na cida-de, para atender as demandas

atuais com o aumento da po-pulação e da criminalidade.

A Comissão de Segurança, que é formada também pe-los vereadores Clóvis Berga-maschi e Sérgio Mello, quer sugerir ao prefeito a criação da guarda municipal, deixan-do o trabalho de investigação e prevenção exclusivamente como tarefa da polícia.

Outras reivindicações são pela criação da Comarca de Penha, com a instalação de um fórum e de uma vara especificamente para o mu-nicípio; mudança no com-portamento da atuação dos

PMs na Operação Veraneio; instalação urgente das câme-ras de monitoramento nos principais pontos da cidade; e reformulação e reativação do Conselho Municipal de Segurança (Conseg).

“A participação da comuni-dade nesta reunião é funda-mental para ajudar a pressio-nar as autoridades”, explica o vereador Sérgio de Mello, membro da comissão. O deputado estadual Maurício José Eskudlark, ex-chefe da Polícia Civil de Santa Catari-na, tem presença confirmada na audiência.

06 de julho de 201304 POLÍTICA

ATOS ADMINISTRATIVOS ASSINADOS PRO-METEM INVESTIMENTOS DE R$ 4 MILHÕES

A Prefeitura de Penha encerrou a primeira sema-na dedicada à comemoração dos 55 anos de emancipação político-administrativa do Município assinando 36 atos administrativos e dando a lar-gada para R$ 4 milhões e 80 mil e 123 em investimentos. Em solenidade ocorrida nes-ta quinta-feira, dia 4 de julho, na Câmara de Vereadores, o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) reuniu todo o secretário, apoiado-res e correligionários, além da comunidade e vereado-res, para dar a largada a essas obras e ações.

Junto ao secretário de Administração, Reginaldo Waltrick, Evandro e o presi-dente da Câmara de Verea-dores, Jesuel Capela (PSDB), assinaram a autorização para a instalação da nova sede da Câmara de Vereadores, além

do processo licitatório para a elaboração de concurso pú-blico da Secretaria de Saúde local, no valor de R$ 16 mil.

Com o gestor do depar-tamento Águas do Itapoco-róy, Alessandro Rubens da Silva, o prefeito autorizou a licitação para pavimentação de ruas, no valor de R$ 300 mil, e no mesmo setor, foi também assinada a ordem de serviço para a construção de dois poços artesanais para o São Cristóvão e Santa Lídia, orçados em R$ 40 mil.

A Prefeitura de Penha também assinou atos públi-cos para o setor de Assistên-cia Social: abrirá a licitação de construção do Centro de Re-ferência de Assistência Social (CRAS), orçado em R$ 250 mil, e também de cursos para a formação de famílias, ofici-nas sobre violência familiar e sobre o Estatuto da Criança e

do Adolescente, orçados em R$ 15.270. Outros R$ 9.700 serão investidos em compra de alimentos para o CRAS e nas chamadas “colmeias” sociais.

Ao lado do prefeito, o ti-tular da Secretaria de Desen-volvimento Econômico (SE-MDE), Dorval Gonçalves, assinou dois convênios e dois protocolos de intenção. Com eles, a Prefeitura vai implan-tar uma consultoria mensal do Sebrae para empreende-dores locais, gratuitamente, além de parceria com o Senai para cinco cursos do Progra-ma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Já os protocolos estabe-lecem o programa de coleta seletiva de lixo de Penha e o projeto de recolhimento de óleo de cozinha.

A comitiva estadual de segurança pública visitou Penha

GOVERNO DO ESTADO DARÁ RECURSOS PARA

NOVO CRAS EM PIÇARRASNa ultima quarta-feira, 03

de julho, em reunião realiza-da na Secretaria de Estado da Assistência Social Trabalho e Habitação, o Secretário de Estado João José Candido da Silva, confirmou ao Se-cretario de Assistência Social de Balneário Piçarras, Silvio Fernando Bastos Alves, bem como ao Vice-Prefeito Flá-vio Tironi, que o Município será contemplado com re-cursos na ordem de 380 mil reais para construção de mais um Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), e também com um veículo OKm para o atendimentos as pessoas que se encontram em vulnerabilidade social em nosso Município.

O secretario de Assistên-cia Social Silvio Fernando Bastos Alves comentou que este compromisso foi assu-mido em solicitação protoco-lada em fevereiro deste ano junto a Secretaria do Estado, e que os recursos virão do programa intitulado “Pacto por Santa Catarina”, o que irá de encontro as Políticas Públicas implantadas nesta Gestão.

“É mais uma prova que quando há vontade de exe-cutar, insistência, e apoio do executivo, não importa o ta-manho do Município, sempre há o que conquistar nas esfe-ras superiores”, comemorou Bastos.

VEREADORES COBRAM MELHORIAS DOS ÔNIBUS

Nesta quinta-feira os Ve-readores Jefferson Custódio, Adriano Tibeco e o Presiden-te do Legislativo de Penha o Vereador Jesuel Capela, esti-veram reunidos com autori-dades da região da AMFRI na sede do DETER em Flo-rianópolis. A reunião tinha como pauta melhorias no transporte urbano das cida-des e redução das tarifas, e os vereadores de Penha questio-naram o DETER a respeito das autorizações de explora-ção por parte das empresas que prestam o serviço que liga os municípios de Nave-gantes, Penha e Balneário de Piçarras.

Além dos questionamen-tos e solicitação para se tra-

balhar políticas para reduzir a passagem do transporte urbanos destas cidades, tam-bém se questionou a qualida-de do serviço prestado por parte destas empresas. Entre os questionamentos, estão a falta de investimentos com veículos, com atendimento a mobilidade, idade da frota, terminais urbanos e implan-tação de abrigos. Segundo os vereadores as empresas ex-ploram o serviço, porém não investem para melhorar sua qualidade.

Também foi cogitado a possibilidade inserir o muni-cípio de Penha no Programa Passe Livre no Ferry-Boat que é subsidiado pelo gover-no do estado.

Page 5: Beira Da Praia 249

06 de julho de 2013 05POLÍTICA

EX-PRESIDENTES DA CÂMARA DE PENHA SÃO HOMENAGEADOSCom uma homenagem

aos 25 ex-presidentes do Po-der Legislativo, realizada pela atual legislatura da Câmara de Vereadores, foi aberta a programação de eventos alu-siva aos 55 anos de emanci-pação política do município de Penha, ontem, dia 2. Em uma cerimônia descontraí-da com duração de 1h30, as autoridades ou seus repre-sentantes receberam uma placa em agradecimento pelo desempenho na casa de leis municipal.

“Cada ex-presidente deu sua parcela de contribuição para o município. Hoje eu sei como é difícil presidir o Legislativo de uma cidade e justamente por isso propus tal homenagem”, disse o atu-al presidente, Jesuel Cape-la (PSDB), o Juju, autor do projeto que culminou na rea-lização de sessão solene des-ta terça-feira. Diante do povo que lotou a Câmara, todos os atuais vereadores discursa-ram também em agradeci-mento aos ex-presidentes.

Individualmente, os ho-menageados ou seus repre-sentantes receberam a placa de homenagem. Apenas três utilizaram o microfone para um breve discurso: o Expedi-cionário Tenente Milton Fon-

seca, Lorival Jovino Francis-co, popular Loro, e Evandro Eredes dos Navegantes, que hoje é o prefeito de Penha. “Sinto-me honrado em ter o meu nome afixado no plená-rio desta casa”, disse Fonse-ca, referindo-se ao nome do plenário da Câmara que foi alterado para homenagear a história de vida do Tenente.

Milton Fonseca presidiu a casa entre os anos de 1959 a 1963. Hoje com 93 anos, nascido em 4 de dezembro, Fonseca é conhecido por

sua participação na 2ª Guer-ra Mundial, após ter entrado para o 32º Batalhão do Exér-cito, em Blumenau, no ano de 1941. Promovido a Cabo e a 3º Sargento, após dez meses, foi enviado para guarnecer a costa litorânea de Armação do Itapocoroy, onde iniciou toda sua trajetória de vida.

Já Loro falou de seu man-dato e salientou a instituição de dois importantes docu-mentos para o crescimento da cidade. “Fico feliz que em meu mandato fui o relator da

criação do Regimento Inter-no desta Casa (Câmara) e da Lei Orgânica do Município. São legados deixados e que ainda estão sendo utiliza-dos”, categorizou. Evandro foi homenageado em seguida e relatou sua trajetória.

“Quero agradecer ao povo de Penha por eu conseguir ter dito uma trajetória polí-tica de vitórias. Disputei três eleições e venci as três, sendo que com 25 anos de idade eu era o presidente desta casa. Hoje, em meu segundo man-

dato como prefeito, sei que deixo meu nome na história de Penha por ter promovido uma nova forma de admi-nistração, focada no cresci-mento e na valorização do povo de Penha”, discursou o ex-presidente e hoje pre-feito. Ele também compôs o plenário junto com os onze vereadores, durante toda a cerimônia.

A lista de homenageados se completa com Francisco Leopoldo Fleith (falecido), Claudio Bersi de Sousa, The-lemaco Phileman de Oliveira (falecido), Heinrich Hartwig Hemmer (falecido), Pedro Patricio Pereira de Mello (falecido), Amadeo Cipria-no Custódio, Felix Correa de Mello (falecido), João de Oliveira (falecido), Antonio Carlos Moraes Gonzaga (fa-lecido), Rubens Odias Fran-cisco (falecido), Francisco de Salles Cordeiro (falecido), Leni Silva (falecido), Domin-gos Antonio Bento (faleci-do), Arno Reinaldo da Silva (falecido), Valmir Amadeo Custódio, Manoel Henrique de Assis (falecido), Manoel Domingos Correa, Werner Loth, Nicélio Assi Veloso, José Antonio Bastos e Cleiby Darossi.

Milton Fonseca com o atual presidente da Câmara Juju, o prefeito Evandro e o vereador Sérgio

A Secretaria Municipal de Educação de Penha vai en-viar 25 participantes da rede de ensino local, pais, alunos e gestores para a etapa regio-nal da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontece próximo dia 10 de julho na Univali, em Itajaí. Os representantes são os delegados eleitos durante a etapa local da conferência, que ocorreu nos dias 22 e 28 de maio em Penha, segundo informa o professor Nelson Fortunato Inácio, represen-tante da secretaria, e a pro-fessora Iolanda Amaro, or-ganizadora da etapa.

Segundo os professores, o objetivo é levar os enca-minhamentos aprovados pe-los participantes das etapas promovidas nas escolas de Penha e também oriundos da etapa municipal, para essa

etapa regional. Ao todo, es-ses eixos temáticos a serem encaminhados representam a avaliação das 26 escolas de

Penha, das redes municipal, estadual e particular de ensi-no, além da Escola Especial da Apae.

PENHA CONFIRMA PRESENÇA NA ETAPA REGIONAL DO CONAE EM ITAJAÍ

Em linhas gerais, os pro-fessores e representantes de Penha farão uma defesa da qualidade da Educação e da

valorização do professor. Nessa etapa regional, serão selecionados delegados de Penha que participarão da etapa estadual, em data a lo-cal a ser definido. Já a Confe-rência Nacional será de 17 a 21 de fevereiro em 2014, em Brasília, e terá como tema central o Plano Nacional de Educação (PNE). A con-ferência possui caráter de-liberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do plano, indicando respon-sabilidades e atribuições.

A conferência municipal em Penha foi iniciada dia 22 na Escola Antônio José Tia-go, da rede municipal, e finali-zada com a aprovação de sete eixos temáticos principais dia 28, na Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, da rede estadual.

Page 6: Beira Da Praia 249

06 de julho de 201306 POLÍTICA

O Ministério da Saúde prorrogou até a próxima sex-ta-feira, 28, a Campanha Na-cional de Vacinação contra a Poliomielite, direcionada às crianças com idade entre os 6 meses até os menores de cinco anos (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias). Até a segunda-feira, 24, Penha já tinha um índice de cobertura na casa de 97%.

Até o fim da campanha, todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saú-de (UBS’s) estarão abertas,

das 8h às 17h30, para que o município consiga atingir os 100% de cobertura. Apesar disso, a meta estipulada pelo Ministério já foi atingida, que era vacinar 95% das crianças alvo da campanha.

A principal recomenda-ção aos pais é para que não se esqueçam da carteira de vacinação, já que há duas do-ses da vacina. “A vacinação, tradicional, é realizada via oral através das duas goti-nhas. Mas, este ano, teremos também temos vacinação in-

jetável em crianças de 2 e 4 meses”, explica Jaine.

A população alvo a ser vacinada no Estado de Santa Catarina é de 381.645 crian-ças. O objetivo da Campa-nha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção co-letiva por meio da dissemi-nação do vírus vacinal no meio ambiente.

PENHA JÁ ULTRAPASSOU A METADE VACINAÇÃO DA CAMPANHA DA POLIO

As entidades que realizam trabalho de assistencial em Penha estão sendo convo-cadas para uma reunião na próxima segunda-feira, 8, às 14h, no auditório da Pousa-da Pedra da Ilha. O foco da conversa será baseado no tema do papel das entidades no sistema único de assistên-cia social e a participação no conselho municipal.

A palestrante do encon-tro será a psicóloga, Eluana Frare. “Queremos repassar importantes informações às entidades de assistencialismo, sobre como melhorarem seu desempenho na sociedade”, explica a assistente social, Juliana Silva. A participação é livre às entidades e não há necessidade de pré-inscrição.

ENTIDADES DEASSISTENCIALISMO

TERÃO PALESTRA SOBREINTEGRAÇÃO DE SISTEMAS

O Conselho Tutelar de Pe-nha (CT) está se capacitando para oferecer melhores servi-ços à comunidade local. Des-de o final de junho e até o mês de agosto, os conselhei-ros participam de dois cursos voltados à melhor prestação de serviços e capacitação. O primeiro deles iniciou dia 24 de junho, e é uma iniciativa da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM); o segun-do, está marcado para o perí-odo de 15 a 18 de julho, em Curitiba, no PR.

Segundo informa a con-selheira Soeli Ramalho, os cinco conselheiros – entre eles a presidente, Dulcile-ne Nascimento, iniciaram o curso da EGEM dia 24, na sede da Associação de Mu-nicípios da Foz do Itajaí-açu (AMFRI), em Itajaí, o qual ainda terá aulas dias 8 e 22 de julho. O curso visa ampliar o conhecimento dos conselhei-ros e suas atribuições, e reúne CTs de todo o Estado, com o tema “Desafios Teóricos e Práticos”.

Já em Curitiba, o Congres-sul, evento específico para CTs e também Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, entrará em sua sétima edição, com a participação de três dos cinco conselheiros de Penha e o tema “O Conselho Tutelar, a Mídia e o Sistema de Garantia de Direitos”, no Teatro Positivo, na capital pa-ranaense. “Esse é um evento que promove a formação

continuada e aprofunda a prática já realizada nos con-selhos”, revela Soeli.

Também nessa capacitação, os conselheiros presentes vão debater o desempenho da mídia na defesa dos direi-tos da criança e do adoles-cente, e avaliar os resultados obtidos após 23 anos de vi-gência do Estatuto da Crian-ça e do Adolescente (ECA). O evento é promovido pela Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Pa-raná, Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares e Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutela-res do Rio Grande do Sul, com patrocínio do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA).

Os cinco conselheiros de Penha – Dulcilene Nasci-mento, Soeli Ramalho, Ione

Becker, Mateus Marcondes Sobrinho e Eduardo Mauro Vicente frisam que somente no primeiro semestre desse ano atender mais de 2 mil e 200 casos de proteção à criança e adolescente em Pe-nha, em 59 gêneros de aten-dimentos diferentes, desde acolhimento de crianças, casos de exploração sexual infanto-juvenil, maus tatos, encaminhamentos, entre ou-tros. O CT deixa à disposição da comunidade seu telefone geral, o 3345.4982, e os fo-nes de plantão, 9177.4445 e 9179.2344, e destaca o apoio recebido da Secretaria de As-sistência Social da Prefeitura à logística e ao custeio das capacitações em andamento. O Conselho Tutelar atua na Casa da Cidadania de Penha, na Rua Antônio Joaquim Ta-vares, nº 160, centro.

CONSELHEIROS TUTELARES DE PENHAPARTICIPAM DE DOIS NOVOS CURSOS

A Secretaria de Turismo de Penha divulgou a progra-mação oficial alusiva aos 55 anos de emancipação política do município.

“Queremos que a participa-ção maciça dos penhenses na celebração desta data tão im-portante”, convida o prefei-to. “Ao longo do último mês reunimos todos os secretá-rios para definir uma progra-mação que pudesse envolver todas as Secretarias”, explica o secretário de Turismo, Val-dir José Mafra Junior, refe-rindo-se ao período de 2 a 19 de julho. A programação teve início na terça-feira, 2, com uma homenagem a todos os ex-presidentes da Câmara de Vereadores.

A primeira semana de ações terminou na sexta-feira, 5, com um baile direcionado para a Melhor Idade, às 14h, e que foi realizado no Clube Mansão. Já no dia, 9, às 17h, na Sociedade Amigos de Pe-nha, acontece a palestra mo-tivacional “Você pode mais”.

Nos dias 8 (Centro), 10 (São Miguel) e 11 (Trapiche), sempre às 19h, o Governo promove a entrega de kits aos pescadores. No dia 13, o Caminhão do Peixe vem à cidade, às 8h. Ele ficará estacionado atrás da Igreja Matriz, no Centro, ofertando o pescado com preços mais acessíveis.

Já no dia 12, a ação é vol-tada para a área da saúde. Ao longo do dia, a partir das 9h, na Praça Central, serão reali-zadas atividade do programa Penha Mais Saúde. Ativida-des e pequenas avaliações se-rão promovidas no local.

No dia 13, a programação esportiva começa às 16h, com a Corrida Rústica de Penha. Já no dia 14, às 8h, na Praia Grande, acontece o Campeo-nato de Surf. Por fim, no dia 15, o Campeonato Sul Ame-ricano de Futebol (sub12, 14, 16 e 19) dá continuidade ao setor, à 8h.

Duas inaugurações estão previstas. No dia 16, a refor-ma e revitalização da Unidade Básica de Saúde de Armação será apresentada à população. Já no dia 18, o Governa en-trega a nova Creche Anjos do Itapocorói, em Armação, que será referência no município. As inaugurações acontecem às 19h.

O Coral Infantil Munici-pal se apresenta no dia 17, às 19h, na tradicional Capelinha de São João , em Armação. Já no dia 19, às 9h, é a vez do brincando na praça, que terá apresentações culturais e muitas surpresas. No mes-mo dia, o prefeito realiza às 15h30, em frente à Prefeitu-ra, o corte do bolo alusivo aos 55 anos.

cartilhas foram distribuídas para os participantes

SECRETARIA DE TURISMO APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE PENHA

Page 7: Beira Da Praia 249

06 de julho de 2013 07GERAL

ASSISTÊNCIA SOCIAL AINDA TEM VAGAS PARA DOIS CURSOS DO PRONATEC

A Secretaria de Assistência Social está com novas inscri-ções abertas para dois cursos profissionalizantes através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em par-ceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac): recepcionista e au-xiliar administrativo. As ins-crições vão até o dia 31 de julho.

As inscrições estão sendo realizadas na sede da Secre-taria (Rua José João Batis-ta, em frente à Secretaria da Educação), das 8h ao 12h e das 13h30 às 17h30. Os do-cumentos necessários para

formalização da inscrição são fotocópias de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade (se possuir).

As vagas são limitadas já que são turmas restantes do primeiro processo de inscri-ções, realizados no primeiro semestre do ano. A idade mí-nima para participar do curso é de 15 anos.

NOVOS CURSOSTambém entre o período

de 8 de julho a 8 de agosto, cinco novos cursos terão seu período de inscrições aberto. Haverá qualificações de gar-

çom, maquiador, depilador, agente de informações turís-ticas e camareiro. Para gar-çom, maquiador e depilador a idade mínima é de 18 anos. Os demais seguem a idade de 15 anos.

AULAS COMEÇAMO mês de julho marca o

começo das aulas de três cur-sos: cuidador de idosos (dia 9) , auxiliar administrativo (turma I dia 17 e turma II dia 18) e manicure (turma I dia 30 e turma II dia 12 de agos-to). Os cursos terão duração média de 4 meses, com carga horária máxima de 210 horas e certificação de conclusão.

O Caminhão do Peixe, da Prefeitura de Itajaí, vai vol-tar à Penha. A visita aconte-ce no próximo sábado, dia 13, quando a comunidade poderá comprar o pescado com preços mais acessíveis. A partir das 8h, ele estacio-nará no terreno aos Fundos da Igreja Matriz, no Centro e permanecerá o meio dia. A visita faz parte da programa-ção de eventos alusiva aos 55 anos de emancipação política do município de Penha

Vários tipos de pescados como corvina em posta, filé de pescada, linguado, ancho-va, sardinha estarão disponí-veis no caminhão. Aproxi-madamente uma tonelada à disposição da comunidade. “O pescado vendido no ca-minhão é fresco, possui qua-lidade e um bom preço para a população”, salienta o se-cretário de Agricultura e Pes-ca, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão.

A orientação da Secreta-ria é para que todos os in-teressados em comprar o produto levem sua sacola de casa. “Queremos auxiliar na preservação da natureza, evitando que novas sacolas plásticas sejam lançadas no meio ambiente”, frisa Ferrão. Segundo estudos, uma sacola de plástico leva até 300 anos

para se decompor.Após três visitas do Cami-

nhão do Peixe, a população de Penha fomentou a com-pra de quase três toneladas de um pescado oferecido a preços mais acessíveis e de qualidade. “Vimos que a via-bilidade econômica é com-pletamente satisfatória para uma visita mensal ao nosso município”, analisa.

O retorno do caminhão do peixe à Penha é fruto da manutenção de uma parceria entre a Secretaria de Agri-cultura e Pesca de Penha e a Secretaria de Pesca de Itajaí. “É uma boa oportunidade de comprar o pescado com preços mais acessíveis. Que-remos dar uma continuidade

mensal à visita”, explica Fer-rão. O Caminhão do Peixe faz parte de um programa na cidade de Itajaí, que passa por todos os bairros incentivan-do o consumo do pescado. Outra ação prevista para os 55 anos de Penha é a entrega de kits aos pescadores locais. O kit possui latas de tinta en-venenada para que os pesca-dores possam fazer a manu-tenção em suas embarcações. “O produto serve para evitar a corrosão da embarcação e sua durabilidade pode chegar a 12 meses”, finaliza o secre-tário. Nos dias 8 (Centro), 10 (São Miguel) e 11 (Trapiche), sempre às 19h, o Governo promove a entrega de kits aos pescadores.

CAMINHÃO DO PEIXE DE ITAJAÍVEM À PENHA NO PRÓXIMO DIA 13

OBRAS DO GINÁSIO DO SESC/SC COMEÇAM NO

SÃO FRANCISCO DE ASSISO Serviço Social do Co-

mércio de Santa Catarina (Sesc/SC) deu início a obra de construção de um ginásio poliesportivo em Penha, na comunidade de São Francis-co de Assis. A empresa ven-cedora de licitação, realizada pelo próprio Sesc, foi a em-presa Êxito Construtora que tem 180 dias para finalizar a estrutura que tem valor final de R$ 984 mil.

O ginásio terá metragem quadrada de 842 metros e vai contar com vestiário, banhei-ros, sala administrativa e sala para atividades. Além disso, há uma arquibancada com

quadro degraus em um dos lados do ginásio. Assim que o complexo estiver concluí-do, o Sesc irá realizar ativida-des sociais no município.

As obras começaram ofi-cialmente há duas semanas em um terreno doado pela Prefeitura de Penha. “Há dois anos fizemos uma arti-culação junto ao presidente do Sesc, o Bruno Breithaupt, e sondamos sobre essa pos-sibilidade, anunciada oficial-mente agora”, comemora o prefeito de Penha, Evan-dro Eredes dos Navegantes (PSDB).

VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROMOVE CURSO DE MANI-

PULAÇÃO DE ALIMENTOSA Secretaria Municipal de

Saúde, através da Vigilância Sanitária promove no pró-ximo dia 11 (quinta-feira), o 2º. Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimen-tos para profissionais da área. Vale ressaltar, que o curso é imprescindível para a libera-ção do Alvará Sanitário. O

encontro acontece no Au-ditório do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), localizado junto a Secretaria Municipal da Saúde, na Ave-nida Getúlio Vargas, bairro Santo Antonio, a partir das 14h. O Curso é gratuito e os interessados devem ligar (47) 3347-2018.

Caminhão do peixe estará atendendo nos fundos da Praça da Matriz no centro da cidade

Page 8: Beira Da Praia 249

06 de julho de 201308 GERAL

FAZENDA ABRE PERÍODO DE PEDI-DOS PARA ISENÇÃO DO IPTU 2014Os contribuintes de Penha

têm até o dia 31de agosto para solicitar a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente ao próximo ano, 2014. Para ter direito ao não pagamento do tributo, o contribuinte deve se encaixar em quatro quesitos.

“São apenas normas para garantir que ninguém seja isentado sem merecimento e garantindo completa necessi-dade”, explica o secretário da Fazenda, George Alves. Os quesitos são: ser proprietário de um único imóvel, com-provar renda familiar de até dois salários, possuir apenas um veículo automotor com o ano de fabricação igual ou inferior a 2008 e que a resi-dência em questão não ultra-passe os 70m².

O pedido de isenção deve ser feito na Secretaria da Fa-

zenda, no setor de tributa-ção. Os solicitantes devem trazer todos os documentos que comprovem o enqua-dramento nos quesitos de isenção. Os documentos ne-cessários são a cópia de CPF, RG, comprovante de renda e residência e a escritura da casa ou contrato de compra e venda.

“Após o pedido, uma co-missão especial irá analisar os documentos e deve visitar as residências em questão”, finaliza George. A lista de beneficiados com a isenção será divulgada até o final do ano, assim que o tramite bu-rocrático de visitas e análises forem cumpridos pelas assis-tentes sociais municipais.

PRAIA DE PIÇARRAS SERÁ PALCODE PROVAS DE PESCA DE ARREMESSO

Com a apoio da Prefeitura através da Secretaria Munici-pal de Turismo e Cultura, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e de Construção Naval de Itajaí e Região, promove a 7º Prova de Pesca dos Metalúr-gicos, no dia 21 deste mês.

A competição acontece no Norte da praia, próximo ao Bali Hai.

Já no dia 04 de agosto, fa-zendo parte da programação da 4ª. Festa da Pesca de San-ta Catarina, organizada pelo Clube de Pesca Andorinhas, que é um campeonato de lan-çamento limitado, realizado dia 03 de agosto em Joinville, a praia de Balneário Piçarras

recebe no dia terá no dia 4 de agosto a tradicional pesca de arremesso. A competição também tem apoio do Go-verno Municipal e acontece

LUANA GIRARDINIFarmacêutica Industrial

Pós graduada em Atenção Farmacêutica

Avenida Eugênio Krause, 538 Centro,

Penha/SCFone (47) 33458327

farmaciagirardini@ hot-mail.com

Para uma dieta equilibrada é preciso comer de tudo, in-clusive gorduras, desde que do tipo adequado. Devemos dar preferência às gorduras insaturadas e evitar as saturadas e trans.

O ômega 3 é um tipo de gordura que o nosso corpo não produz e, por isso, precisa ser ingerida através da alimentação. No entanto, estudos comprovam que ingerimos em média 60% menos do que deveríamos desse nutriente. Portanto, vale ficar atenta ao cardápio e procurar incluir mais alimentos ricos em ômega-3 em suas refeições.

Seu uso diminui o risco de doenças cardiovasculares: Estu-dos comprovaram que o Omega 3 tem papel na redução das taxas de triglicerídeos e também do colesterol total e o LDL colesterol, bem como o aumento do HDL colesterol. Ainda auxilia na redução da pressão arterial e evita a agregação plaquetária.

É Indicado no tratamento da obesidade: Vários estudos mostram que a obesidade está relacionada a inflamações, e o ômega 3 tem bom potencial antiinflamatório, daí exercer pa-pel benéfico no tratamento da obesidade.

Aliado da memória, do tratamento de depressão e pre-venção de Alzheimer: Pesquisas comprovam que a dieta rica em ômega 3 protege contra déficits cognitivos e pode até mes-mo melhorar a memória. Além disso, deprimidos tem menor índices plasmáticos de Omega 3 e a suplementação pode aux-iliar no tratamento. O ômega-3 pode auxiliar na regulação de neurotransmissores, melhorando o humor, reduzindo a ansie-dade, irritabilidade e melhorando o sono. Estudos em ratos sugerem menor formação de placas amilóides com dietas en-riquecidas com gordura do tipo ômega-3, ou seja, ela ajuda na prevenção de mal de Alzheimer.

Benefícios na gestação e no desenvolvimento infantil: Nos últimos anos, diversos estudos têm apontado a importância do Omega 3 na alimentação do recém-nascido para obter o máximo potencial de desenvolvimento neurológico. É consid-erado nutriente fundamental para o perfeito desenvolvimento cognitivo e visual do bebê antes e após o nascimento. É im-portante principalmente no último trimestre de gestação e nos primeiros 2 anos de vida da criança.

Como incluir o ômega 3 na dieta: Incluindo os peixes como sardinha, salmão, atum no cardápio. Coma pelo menos 2 vezes na semana. Ou fazendo uso de suplementos em cápsu-las de óleo de peixe.

BONS MOTIVOS PARA CONSUMIR OLEO DE PEIXE – ÔMEGA 3

na Avenida José Temísto-cles de Macedo (Beira Mar), próximo a descida da rua da Prefeitura, na praia Central inicio às 8h.

Contribuintes tem até 31 de agosto para requerer

Competição acontecerá no norte da cidade

Page 9: Beira Da Praia 249

06 de julho de 2013 09GERAL

NOVAS REDES DE ÁGUA TOTALIZAM 932M E BENEFICIAM 44 FAMÍLIAS

O departamento Águas do Itapocoróy, responsável pela distribuição de água e pelo saneamento de Penha, en-cerrou o trimestre de abril a junho deste ano totalizando 392 metros de novas redes de água instalados em vários pontos da cidade, obra de ampliação que beneficiou um total de 44 famílias. A infor-mação é do diretor da Águas do Itapocoróy, Alessandro Rubens da Silva, que repas-sou os números ao prefeito Evandro Eredes dos Nave-gantes (PSDB) nesta sema-na.

Segundo Sandro, um total de sete ruas foi beneficia-do com a expansão de rede, iniciada em abril. “Nós am-pliamos 73 metros de rede na Avenida Eugênio Krause, no centro, um dos pontos atingidos pela obra”, reve-la o diretor. Também foram instalados 78 metros de rede na Rua Anastácio Alves, no bairro Nossa Senhora da Paz, e outros 120 metros na Rua Rosalvo Manoel Celesti-no, na mesma comunidade.

Já na Praia de Armação, a expansão de rede chegou à Rua São Bento, com 40 me-tros de extensão, e no São Nicolau, a beneficiada foi a Rua Isabel de Souza, com

outros 44 metros. O traba-lho também foi executado na Rua Maria Julia Galdino, no Gravatá, com 36 metros de rede de água. Os recursos de custeio desse trabalho vie-ram do orçamento próprio da Águas do Itapocoróy.

Alessandro Rubens da Silva reforça que para o trimestre julho/setembro, a expectati-va é levar a ampliação de rede para outras sete ruas, já ma-peadas. Segundo o diretor, a Águas do Itapocoróy leva em conta dois fatores na hora de autorizar a ampliação: a or-dem de chegada dos pedidos de ampliação, e a demanda de moradores fixos e veranistas existentes na rua. “Na ver-dade, fazemos um estudo de viabilidade, para que nenhu-

ma comunidade deixe de ser atendida, seja com expansão de rede ou com melhorias”, completa o diretor.

O setor operacional do de-partamento, que é municipa-lizado, atua diretamente na comunidade, conta com 16 servidores, que se revezam na manutenção do sistema municipal e dos três reser-vatórios da cidade – dois de-les na Praia Alegre e um em Armação, além dos poços de São Nicolau, Santa Lídia, São Cristóvão, e caixas de arma-zenamento da Prainha de São Miguel, abastecida através de uma bomba de pressão. Ales-sandro lembra que somente os reservatórios armazenam 3 milhões e 600 mil litros d’água em Penha.

Secretária de Saúde prepara ações estratégicas do “Penha mais Saúde”

Na próxima sexta-fei-ra, 12, a Secretaria da Saúde promove o “Penha mais Saú-de”. A ação, em celebração anos 55 anos de emancipa-ção do município, começa a partir das 8h30 em frente a Prefeitura e reúne uma sé-rie de ações voltadas para qualidade de vida da comu-nidade. “Elaboramos uma programação especial de ati-vidades, além de um trabalho de orientação e prevenção”, explica o secretário, Cleiby Darossi.

Às 8h30 acontece a ginás-tica laboral com equipe de fisioterapeutas do CEFIR.

Uma hora depois, uma roda de conversa vai tratar do de-senvolvimento neuropsico-motor com a equipe de psi-cólogos e fonoaudiólogos do NAM.

Já às 10h o foco é a Edu-cação em Saúde, com ações de prevenção de DST/HIV e AIDS e o Câncer de colo uterino e mama com a equipe de Enfermagem da Secretaria de Saúde e NAM.

Logo em seguida, às 11h, começa a avaliação antropo-métrica com as Equipes e Saúde da Família, distribui-ção de preservativos e a vaci-nação contra tétano e hepati-

te. Às 11h30 há avaliação de Pressão Arterial, Frequência Cardíaca e Glicemia - com as Equipes e Saúde da Família. No mesmo horário, orienta-ção sobre pilates e RPG com a equipe de fisioterapeutas do CEFIR.

Obras beneficiaram 7 ruas segundo prefeitura

Notícias Diárias: www.beiradapraia.com.br

Page 10: Beira Da Praia 249

06 de julho de 201310 GERAL

AGÊNCIA SINE DUPLICA CAPTAÇÃO DE VAGAS PARA TRABALHADORES

A agência do Sine de Pe-nha duplicou a captação de vagas oferecidas aos traba-lhadores locais no mês de junho em relação ao mês anterior. A informação é da coordenadora do Sine, Ivânia Pinto, que apresentou nesta terça-feira, dia 2 de julho, o balanço de atividades relati-vo ao período. Das 39 vagas captadas em maio, o número de opções de trabalho subiu para 79 em julho – uma ma-joração superior a 100%. “E o total de vagas repostas foi de 74”, destacou Iria.

Apesar do maior núme-ro de oportunidades, em ge-ral o volume de atividades prestadas ao trabalhador so-freu uma leve queda: o total de novos trabalhadores ins-critos na agência baixou de 216 em maio para 166 em junho; o encaminhamento para empregadores também decresceu, de 106 para 88, e as requisições de seguro-de-semprego baixaram de 246 para 186.

Esse é o primeiro mês de queda das requisições de seguro-desemprego desde janeiro. O primeiro semestre foi de crescimento nos pedi-dos de seguro, com exceção de uma pequena queda regis-trada em abril. O Sine de Pe-nha contabilizou 178 pedidos em janeiro; 185 em fevereiro; 306 em março (maior regis-tro do ano); caindo para 221 em abril e voltando a crescer em maio.

O final do seguro-defeso do camarão rosa e sete bar-bas, em 31 de maio, é apon-tado como um dos fatores da redução dos pedidos por parte dos trabalhadores de-sempregados. Os pescadores voltam às suas atividades em junho, e com isso, o seguro-desemprego da pesca indus-trial deixa de ser procurado.

A agência do Sine de Pe-nha também solicita às em-presas do município e região que utilizem a estrutura do posto de trabalho local para divulgar as vagas existentes no município. A solicitação é feita pela chefe de setor, Ta-lita Anne Leite. Segundo ela, o retorno das empresas não é abrangente como o dos tra-balhadores. Nos últimos 100 dias, menos de 10 empresas procuraram o Sine penhense para divulgar os postos de trabalho que têm à disposi-ção - entre elas, a Nicoluzzi

Rações, o Supermercado Zoni e o Parque Beto Carre-ro World.

Na visão de Talita, a bai-xa procura dos emprega-dores ocorre muitas vezes pelo desconhecimento que o Sine é uma agência pública, e oferece seus serviços gra-tuitamente, intermediando a mão-de-obra e seu emprega-dor e atingindo média mensal de 600 atendimentos. O Sine local encerrou o mês de ju-nho com 3.757 trabalhadores inscritos, ou seja, 166 inscri-ções a mais do que no mês de maio.

A atuação do Sine resulta de convênio entre a Prefei-tura e o Governo do Estado e o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE). A agência atende nos períodos matutino e vespertino, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Essa es-trutura está à disposição não só dos trabalhadores.

PENHA SUPERA META DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE COM 99% DE ATENDIDOS

O balanço final da Secre-taria de Saúde para a Campa-nha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite aponta para um índice local de imu-nização na casa dos 99%. Direcionada às crianças com idade entre os 6 meses até os menores de cinco anos (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias), a campanha terminou na sexta-feira, 28, superan-do a meta definida pelo Mi-nistério da Saúde, que era de 95%.

Subdivido em cinco cate-gorias de idade, a das crian-ças com menos de um ano foi a de maior índice final de imunização: 113%. As crian-ças com dois anos tiveram cobertura de 103%. “Atin-

gimos a meta definida pelo Estado, assegurando o ob-jetivo principal que é pela a erradicação da poliomielite”, salienta a enfermeira da Vigi-lância Epidemiológica, Jaine Luci Spricigo. Santa Catarina também alcançou a meta na campanha de vacinação con-tra a poliomielite. Segundo a Secretaria de Saúde, 95,63%, (o equivalente a pouco mais de 365 mil crianças) foram imunizadas contra a paralisia infantil. Dos 295 municípios catarinenses, 225 já atingiram a meta de vacinação estipula-da pelo Ministério da Saúde, de 95%. Os municípios que não atingiram a meta devem continuar com a campanha até a próxima sexta-feira, 5.

Sine fica na Casa da Cidadania, no centro de Penha

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA SUPERA EXPEC-TATIVA DE PARTICIPANTES A Secretaria de Turismo e

Cultura de Balneário Piçarras promoveu na última sexta-feira (28), a 2ª Conferência Municipal de Cultura, nas dependências do auditório da Univali, no bairro Santo Antônio. Representantes do poder público e da socieda-de civil trabalharam na ela-boração de proposta a serão encaminhadas ao Poderes Público Municipal, Estadual e Federal.

O encontro, que teve

como tema, “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacio-nal de Cultura”, contou com a participação de 107 pesso-as, superando o número de participantes estimado pelos organizadores. Na oportuni-dade foram eleitos delegados que irão defender as propos-tas de Balneário Piçarras na 3ª Conferencia Estadual de Cul-tura que acontece nos dias 29 e 30 de agosto no município de Florianópolis.

Page 11: Beira Da Praia 249

06 de julho de 2013 11GERAL

A Secretaria de Turismo de Penha (SecTur) efetuou mais de 300 contatos com operadores de turismo, agen-tes de viagens e jornalistas dotrade turístico durante o 7º Encontro de Destinos e Ro-teiros Integrados de Turismo de Santa Catarina, encerrado sábado, dia 29, em Balneário Camboriú. A participação de Penha ficou por conta da diretora de Turismo, Dani Serpa, e da turismóloga da SecTur, Juliana Perciani, que desde quinta-feira, dia 27 de junho, participaram do en-contro.

A atração foi uma pro-moção da operadora Cere-tur Projetos e Eventos, com apoio do órgão oficial de Turismo de Santa Catarina, a Santur, e da Agência Brasilei-ra de Viagens, a Abav. O local foi o auditório do Hotel Rie-ger, em Balneário Camboriú.

Juliana e Dani apresen-taram a estrutura de Penha, seus equipamentos turísticos, dando noções do trade local para os participantes. Segun-do Juliana Perciani, o encon-tro trouxe para Balneário Camboriú mais de 150 ope-radoras de turismo, e resultou em importantes contatos fei-tos por Penha com a Abav de São Paulo.

“Distribuímos material, preparamos uma mesa com nosso material de divulgação,

banners e folhateria, além da nossa cachaça típica, a ‘consertada’, e o tradicional beiju”, detalha Dani. A fo-lhateria turística distribuída aos agentes mostrou a estru-tura da hotelaria local e as 19 praias, além do Parque Beto Carrero World. “O impor-tante é a cidade de Penha será incluída Penha nos pacotes de turismo dessas operadoras participantes”, anuncia Dani.

O encontro também ser-viu para palestras e premia-ção das melhores operadoras participantes. De acordo com a idealizadora do projeto, Ely Ribeiro da Silveira, diretora comercial da Ceretur, houve ainda capacitação em vendas. Até o dia 6 de julho, os agen-tes e jornalistas participarão de um tour pelo Estado, além de visita ao parque Beto Carrero World. O diretor de Marke-ting do parque, Victor Bauab, também estava presente.

Desde janeiro, a SecTur de Penha vem participando de importantes eventos de divulgação dentro e fora de Santa Catarina. Os integran-tes da Secretaria estiveram no final de abril participando da Adventure Sports Fair, maior feira latino-americana de es-portes de aventura, em São Paulo, e também de 12 a 14 de junho, do Festival de Tu-rismo e Negócios das Cata-ratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O prefeito Evandro Ere-des dos Navegantes (PSDB) lembra que além do apoio e patrocínio da Prefeitura, par-te dessas viagens têm custos arcados pela Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu (AMFRI), através do consórcio de Turismo da Costa Verde & Mar. “Nos-sa intenção é focar cada vez mais na divulgação da cida-de”, observa o prefeito.

PENHA REPASSA INFORMAÇÕES TURÍS-TICAS PARA MAIS DE 300 CONTATOS

A Conferência Municipal de Cultura de Penha rede-finiu sua data, e terá novo dia e horário no município. Antes prevista para dia 11 deste mês, a conferência, uma promoção do Depar-tamento de Cultura local, acontecerá dia 8 de agosto, a partir das 17h30, no salão da Capela São João Batista, em Armação do Itapocoróy. Segundo o professor Marcos Henrique Wagner, servidor do departamento e organi-zador do evento, a alteração da data deu-se em virtude da alteração de prazos do pró-

prio Ministério da Cultura, em Brasília (MinC), que defi-niu a data-limite como 11 de agosto, e com isso, as cidades ganharam mais prazo.

A conferência havia sido inicialmente programada para o auditório da Secretaria de Educação, no centro de Pe-nha, mas segundo Marcos, o novo local é mais apropriado para o debate cultural. “Usa-remos a capela São João Ba-tista para várias apresentações culturais, pois lá é o marco zero de Penha, nosso princi-pal ponto histórico”, detalha. Os trabalhos e avaliação dos

ALTERADA DATA, LOCAL E HORÁRIO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

eixos temáticos acontecerão no salão da igreja. O tema central será “Uma Política de Estado para a Cultura: Desa-fios do Sistema Nacional de Cultura”.

Segundo a diretora Maria Aparecida Correia, a Cida, a conferência de Penha será a fase local das etapas estadual e nacional. “Nós vamos de-bater as políticas e o poten-cial cultural de Penha, para em seguida encaminhá-las à conferência estadual deste ano, e também à 3ª Confe-rência Nacional de Cultura”, informa a diretora.

AINOR LOTÉRIA FAZPALESTRA EM PENHA NESTA TERÇA-FEIRA, 9

Acontece nesta terça-fei-ra, 8, às 17h, na Sociedade Amigos de Penha, a palestra motivacional com o pales-trante, Ainor Lotério. Sob a temática, “Você pode mais”, o evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, sendo parte integrante da progra-mação de aniversário de 55 anos do município de Penha.

“Cada palestra, workshop ou curso é preparado, per-sonalizado e customizado de acordo com o perfil do público alvo, tema e objeti-vo do evento”, define Ainor. As principais características do palestrante é ser caloroso, amigo, otimista e vibrante, fa-zendo com que a plateia en-tre em sintonia com o tema desenvolvido.

Sua metodologia de pa-lestra é diferenciada. Ele é o criador da agrosofia (filosofia de vida com base na força do agro – desenvolve dinâmicas especiais com o “uso de plan-

tas para melhor fixar o tema desenvolvido”). Com mui-ta descontração, interação e bom humor, música (violão), uma série de apetrechos adap-tados a cada palestra/público e capacidade reflexiva abran-ge um público diversificado e os envolve para a temática.

“O povo de Penha é nosso convidado para esta motiva-dora palestra. Já tive a honra de assistir a uma apresentação do Ainor e guardo lições va-liosas para meus afazeres di-ários”, saliente o prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). Ainor se dedica a palestras desde 2003 e atualmente trabalha exclusivamente com a arte de envolver multidões.

Ainor é formado em En-genharia Agronômica, Mestre em Gestão de Políticas Pú-blicas (Instituições, cultura e sustentabilidade), Psicopeda-gogo, e Pós-graduado em Ge-renciamento de Marketing.

Page 12: Beira Da Praia 249

06 de julho de 201312 VARIEDADES

Estão abertas até o dia 12 de julho, as inscrições para o Festival da Canção “Voz Es-tudantil”, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Os interessados devem procurar a direção de suas escolas e fa-zer a inscrição gratuitamente. Podem participar estudantes de todas as idades matricu-lados nas escolas públicas e particulares de Balneário Pi-çarras. Dez escolas serão en-volvidas podendo cada uma inscrever até quatro apresen-tações.

O Festival da Canção “Voz Estudantil” é uma re-alização da Secretaria de Tu-rismo e Cultura em parceria com a Secretaria de Educa-ção do Governo Municipal de Balneário Piçarras, que tem por objetivo promover a cultura da música a partir das comunidades escolares de Balneário Piçarras além de oportunizar o surgimento de novos talentos.

“Considerando que o estudante é o público com necessidade de atendimento prioritário na área cultural do município e também segun-do os relatórios de avaliação dos quatro últimos Festivais da Canção - FECAPI, a par-ticipação do público adulto

da cidade foi muito pequena premiando quase sempre os mesmos participantes, já que o alto nível dos candidatos acabava por afugentar os par-ticipantes potenciais da cida-de”, afirma a secretária mu-nicipal de Turismo e Cultura, Susan Correa, justificando as novidades da competição.

Segundo a Susan, foi pensando em revelar novos talentos é que se optou em potencializar o Festival da Canção Estudantil dando-lhe um nome mais atrativo “VOZ ESTUDANTIL” e ofertar ao público adulto um projeto que atenda melhor as necessidades dos músicos locais, ou seja, oportunizan-do-os cachê e vitrine através

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O FESTI-VAL DA CANÇÃO “VOZ ESTUDANTIL”

de participações em grandes eventos do município além do projeto “Música na Orla” que ainda será discutido com os músicos locais no Conse-lho de Cultura.

A escola com a melhor torcida, escolhida pelos ju-rados na ETAPA FINAL, receberá um prêmio no va-lor de R$ 1.000,00 (um mil reais). Será julgada a melhor torcida aquela com maior ex-pressão (quantidade, visibili-dade e criatividade) e melhor conduta (manifestação na hora certa, silêncio na hora das apresentações).

Nas tardes de 08 e 09 de agosto serão classificadas seis apresentações para a final no sábado (10).

PIÇARRAIÁ COMEÇA NA SEXTA-FEIRAO cantor sertanejo ro-

mântico Daniel será a atração nacional do Piçarraiá 2013. A festa acontece nos dias 12 e 13 de julho, no ginásio de esportes Aurélio Solano de Macedo, centro da cidade. O evento terá ainda apresen-tações culturais e gastrono-mia baseada nas tradicionais festas julinas como: pinhão, quentão, salgados e doces.

A abertura do evento acontece, às 19h, na sexta-feira (12), com a chegada da personagem Tia Bilica, cria-da pelo jornalista Gilberto Cardozo. A partir das 19h30, acontecem as apresentações culturais como: quadrilhas e danças típicas. Às 20h30, será feita a escolha da Sinhazinha e o Sinhozinho. Às 21h, show com a Banda do Barril.

No sábado, às 10h acon-

tece o desfile da Tia Bilica pelas principais ruas da cida-de. A abertura do pavilhão de eventos será às 19h, em seguida apresentações cul-turais. Às 21h, show com a cantora Camila Fernandez. E às 23h o show nacional do cantor sertanejo Daniel. A entrada no pavilhão e even-tos e shows musicais serão gratuitos.

“Em reunião o prefeito Leonel Martins, a secretária municipal da Educação, Lau-reci Bernadete Pereira e com o Conselho Municipal de Turismo e estudamos a pos-sibilidade e encorpar a Festa Comunitária. Nasceu então o Piçarraiá. As mudanças foram aprovadas e agora a expectativa é que a festa seja um sucesso”, disse a secretá-ria de Turismo e Cultura, Su-

san Corrêa.Terão participações ativas

no evento as escolas munici-pais Monteiro Lobato, CIEF, Professora Francisca Borba, Felicidade Pinto Figueredo e São Brás e as creches Ivone-te Silva Coradini, Cinderela, Alcina de Oliveira Figuere-do, Tia Pequena e Pinóquio. Também participam alunos da Educação de Jovens a Adultos e a APAE.

Antigo Festival da Canção de Piçarras foi reformulado

Page 13: Beira Da Praia 249

06 de julho de 2013 13SOCIAL

Page 14: Beira Da Praia 249

06 de julho de 201314 ESPORTES

DISTRIBUIDOR LIQUIGÁS

FME REALIZA CAMPEONATO DE SURF AMADOR NA PRAIA GRANDE

A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) realiza no próximo dia 14, a primeira edição do Cam-peonato Municipal de Surf Amador. Voltado para surfis-tas locais, as ondas da Praia Grande serão o palco da competição que deve come-çar às 8h, sem taxa de inscri-ção e em alusão aos 55 anos de emancipação política do município.

As categorias serão de-finidas em conformidade com as características dos surfistas inscritos. As inscri-ções já podem ser feitas na sede da FME, que fica ao lado do Posto de Saúde Cen-tral ou mesmo pele telefone 3345.2401. “O surf é um es-porte tradicional em Penha e o desejo do governo muni-cipal é incentivar ainda mais essa modalidade”, define o superintendente da FME, Luiz Américo, o Luizinho.

A competição municipal vai acontecer através do sis-tema de competição federa-do usado em campeonatos de alto nível. “Um sistema

de computação baseado em rede de microterminais para gerenciamento eletrônico, apuração e divulgação de re-sultados em tempo real, após cada onda surfada”, explica Luizinho. O Sistema ainda gera os relatórios planilha de notas, chave de baterias, estatísticas, cronogramas, rankings, estatística de juízes e arquivos para divulgação na Internet.

De acordo com o superin-tende, o municipal vai ser um aperitivo para os surfistas na-tivos. “Nos próximos meses

irá começar o campeonato interpraias, indo ao encontro do nosso objetivo”, revela. Praia do Quilombo, Praia Grande e Praia Vermelha vai integrar o circuito local com uma expectativa da realização de quatro etapas. “Num sis-tema de paria contra praia”, acrescenta Luizinho.

“Começamos o fomento das competições com o apoio total à Copa Sking, no Qui-lombo, agora vamos realizar o municipal na Praia Grande e em breve vai acontecer o Interpraias”, finaliza.

FME PROMOVE CORRIDA RÚSTICA EM ALUSÃO AOS

55 ANOS DE PENHAEstão abertas as inscri-

ções para mais uma edição da Corrida Rústica de Penha, que acontece no dia 13, às 16h, em alusão aos 55 anos de emancipação política de Penha. Organizada pela Fun-dação Municipal de Esportes (FME), a trajeto está dividido em 10 e 5 quilômetros, além de uma caminha e corrida infantil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da FME, que fica ao lado do Posto de Saúde Cen-tral ou mesmo pele telefone 3345.2401. A largada aconte-ce em frente a Prefeitura Mu-

nicipal, seguindo pela Avenida Eugênio Krause. “Há muitos praticantes na nossa cidade, além disso, esperamos um grande número de corredores de todo o Estado”, salienta o superintendente da FME, Luiz Américo, o Luizinho.

Para os primeiros colo-cados das categorias, a pre-miação será com troféus. Entretanto, todos os partici-pantes receberam uma me-dalha. “Contratamos uma empresa especializada nessa modalidade e os prêmios se-rão para todas as categorias”, encerra Luizinho.

CHUVA CAUSA NOVO ADIAMENTOE TRANSFERÊNCIA DOS JOGOS DO SUÍÇO

A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) transferiu para esse domin-go, 7, os jogos das quartas de final do 5º Campeonato Intermunicipal de Futebol Suíço de Penha. Entretanto, os jogos só serão realizados caso o tempo não esteja chu-voso, já que o motivo dos dois últimos cancelamentos, dias 23 e 30, foi em função da chuva.

“Tivemos que cancelar os jogos nos dois últimos domingos para zelar pelo gramado e caso chova no-

vamente, poderemos ter um novo adiamento”, explica o superintendente da FME, Luiz Américo, o Luizinho. Qualquer mudança poderá ser noticiada até o sábado, 6, através do Facebook FME Penha.

O primeiro jogo do dia será às 10h entre Gambaze-ra e Sem Querer; às 11h, Vó Nina enfrenta o Barra Velha. De tarde, às 14h, Cobra pega o Auto Posto Piçarras e às 15h o Lagoa joga contra o Provesi. Os jogos acontecem no campo do Dela.

“Assim como nas oitavas, não há vantagem de placar. A equipe que vencer, por qual-quer placar, está classificada”, ressalta Luizinho. Em caso de empate no tempo normal, o jogo vai para os pênaltis.

A maior goleada das oi-tavas de final foi do Gam-bazera diante do Nacional de Navega, 8 a 1. Jean Car-los Moreira (Santa Lídia) é o artilheiro com 8 gols. Carlos Amaro (Cobra) é o goleiro menos vazado, sofrendo ape-nas dois gols.

PIÇARRAS VENCE MAFRANO BASQUETE FEMININONo primeiro confronto

da fase regional da Olimpí-ada Estudantil Catarinense (OLESC), as meninas de Bal-neário Piçarras venceram a cidade de Mafra por 36 x 15. Na próxima quinta-feira (03), as atletas de Balneário Piçar-ras enfrentam Blumenau, a partir das 14h30, com chan-ces de classificação para a próxima fase da competição.

A Fase regional da Olesc está acontecendo na cidade de Pomerode e reúne as ci-dades de Brusque, Balneário

Camboriú, São Bento do Sul, Mafra, Porto União, Itajaí, Navegantes, Balneário Barra do Sul, Guaramirim, Blume-nau, Balneário Piçarras e a cidade anfitriã.

Até sábado, (06), 1.850 atletas de 59 municípios dis-putarão o titulo de futsal, basquete, handebol e vôlei. Os três primeiros colocados de cada modalidade garan-tem vaga à etapa estadual da competição, que será de 31 de agosto a 9 de setembro, em Caçador.

Page 15: Beira Da Praia 249

06 de julho de 2013 15ESPORTES

A equipe da Associação Pró-Judô/Fundação Muni-cipal de Esportes de Penha (FME) participa neste sába-do, 6, da 9ª Copa SKD Judô, em Itajaí, no ginásio Gabriel Colares. A equipe local vai à competição com doze atletas, coordenados pelo treinador, Carlo Henrique Régis.

“Nossa equipe é expe-riente e sempre vamos para competições com muita es-perança na conquista de bons resultados”, define o treina-dor. Estão confirmados para subirem ao tatame os atletas: Nathanie Vitória Ribeiro Hirt, Giully Anne Ribeiro Hirt, Pedro Cyrino Cani Sil-veira Dias, Lucas Figueiredo Vicente, Marina Henkes Cor-rea, Andreia Cristina Fachini,

Candido Fachini Neto, Car-los Eduardo Lopes, Jimmy Ponath Ribeiro, Anderson Roberto dos Santos Junior, Fernando Neidert Ramos e Antônio Paulo Schmitt.

O evento é uma realiza-

PRÓ-JUDÔ VAI PARA COPA EM ITAJAÍ COM DELEGAÇÃO DE DOZE JUDOCAS

ção da APAJUDAN / SKD JUDÔ – ITAJAÍ e coorde-nado pela Federação Catari-nense de Judô. A equipe local conta com o apoio direto da Prefeitura de Penha, através da FME.

No dia 04 de julho (quinta-feira), a EJA e Secretaria de Educação de Penha participaram, em Florianópolis/SC, da reunião de trabalho da Agenda Territorial de Desenvolvimento de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina, promovida pela Gerência Estadual.

Na oportunidade, junto com o Coordenador Nelson Fortu-nato, participamos da consolidação das estratégicas para forta-lecimentos das diversas unidades escolares que trabalham com jovens e adultos.

Foram consolidadas 60 ações a serem gradativamente im-plantadas no Estado de Santa Catarina. Dentre as 60, gos-taria de divulgar ao menos 10 ações da Agenda Territorial.

1 Divulgar as ações de oferta de EJA e fazer campan-has de mobilização de matrículas; 2 Alfabetizar jovens com mais de 15 anos, assim como adultos e idosos; 3 Assegurar a continuidade dos estudos aos egressos do Programa Brasil/SC Alfabetizado; 4 Implantar a Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos; 5 Oferecer atendimento edu-cacional especializado a pessoas com deficiência, conduta típica e altas habilidades; 6 Reafirmar a necessidade de inclusão, no currículo, de temas que valorizem o respeito às fases da vida, compreendendo no âmbito de suas culturas específicas e buscan-do a superação de conflitos geracionais; 7 Repensar o sistema de avaliação tendo em vista a perspectiva de avaliação formativa, incorporando a dimensão de como cada sujeito se apropria dos conhecimentos para si, para sua comunidade e para a sociedade, dando relevância ao valor do conhecer e da competência de jo-vens, adultos e idosos para reelaboração de novos conhecimen-tos; 8 Oferecer formação continuada a todos profissionais que atuam na EJA; 9 Oferecer uma educação adequada aos jovens, adultos e idosos privados de liberdade; e 10 Integrar a EJA aos currículos das licenciaturas, considerando dentre outros aspectos a diversidade.

Apesar da EJA de Penha/SC já possuir uma estrutura – prédio próprio, dois laboratórios de informática, núcleo de alfabetização -, e visão pedagógica que valoriza a diversidade, algo que muitas unidades que trabalham com jovens e adultos ainda buscam implantar, se faz necessário o planejamento a curto, médio e longo prazo para conseguirmos ampliar o acesso e permanência na escola de maneira mais sólida.

AGENDA TERRITORIAL DE EJA

PENHA RECEBE JOGOS DA COMPETIÇÃOINTERNACIONAL SANTA CATARINA CUP

O Estádio Aniceto Do-mingos da Costa, popular Beira Mar, recebe entre os dias 15 a 19, a 21ª edição do Santa Catarina Cup, um tor-neio internacional de futebol infanto-juvenil. A competi-ção reúne centenas de atletas nas categorias sub-12, 14, 16 e 19, com Penha participando em todas as categorias.

O evento integra a progra-mação alusiva aos 55 anos de Penha. A abertura oficial da competição em Penha está prevista para às 8h do dia 15, uma segunda-feira. Como a competição, organizada pela Tudo Bem Eventos, ainda não teve a programação ofi-cial definida, a tabela oficial não foi divulgada.

“Através da Fundação Mu-nicipal de Esportes (FME), organizamos todas as equi-pes e estaremos participando

ativamente da competição”, define o superintendente da FME, Luiz Américo, o Lui-zinho. A competição tem como sede principal a cidade de Balneário Camboriú, con-tando com equipe de diversas partes do Brasil e do mundo, principalmente América do Sul.

Os participantes são atle-tas de 10 a 19 anos (mascu-lino) e de idade livre (femi-nino), integrantes de equipes amadoras, que são desde es-colinhas de futebol mais hu-mildes, até escolas de grandes

clubes reconhecidos interna-cionalmente, como São Paulo Futebol Clube, Guarani de Campinas ou Unam Pumas, do México.

De acordo com a orga-nização, esse intercâmbio de clubes dá aos atletas a possi-bilidade de conviver dia a dia com outros atletas de diferen-tes culturas, nacionalidades e situação social ou econômica, cujo amor pelo esporte é co-locado totalmente em evidên-cia. “Além disso é a chance de muitos talentos serem desco-bertos”, frisa Luizinho.

Page 16: Beira Da Praia 249

06 de julho de 201316 DESTAQUE

ESCOLINHA ANJOS DO FUTEBOLPROMOVE FESTIVAL ESPORTIVO

A escolinha “Anjos do Futebol” vai realizar seu primeiro festival esportivo neste sábado, dia 06. O pro-jeto, que tem sede no Pesque Pague Barracão, escolheu as areias da Praia Alegre para o evento, devido ao fato do campo-sede no bairro Nossa Senhora de Fátima estar em péssimas condições de uso por causa das chuvas nas úl-timas semanas.

O novo local do Festival na Praia Alegre será no ponto norte próximo a barraca do Biroska, onde foi feito um campo de futebol de areia com o auxílio dos alunos do projeto.

O evento começa às 09 ho-ras, para os alunos de 13 a 16 anos na parte da manhã, até às 11h30. À tarde, as ativi-dades começam às 13h30, e contemplam os atletas de 07 a 12 anos, com atividades até às 15h30.

“O Festival da Escolinha Anjos do Futebol é um mo-mento de integração, confra-ternização, respeito e amizade para os alunos do diferentes turnos semanais. E o legal é que possibilita a participação dos pais, o que é fundamen-tal para o desenvolvimento dos nossos filhos”, explica o professor Sérgio Vieira, co-ordenador do projeto.

O projeto social com ativi-

dades gratuitas completa no dia 07 de julho dois meses de atividades e a participação e o envolvimento das crianças e dos adolescentes é fantásti-ca, segundo Sérgio.

As inscrições continuam abertas e podem ser realiza-das nas terças e quintas-fei-ras no local de treinamento, no Pesque Pague Barracão no bairro Nossa Senhora de Fátima.

EVENTO GOSPEL REÚNE JOVENSEVANGÉLICOS NO PRÓXIMO SÁBADOA Igreja Evangélica

Obras de Amor vai realizar no próximo dia 13, sábado, à partir das 16h, o 1º ENJE-PEN: Encontro para Jovens Evangélicos em Penha. O evento acontecerá na Aveni-da Eugenio Krause, 4776 no bairro da Armação em Pe-nha (ao lado da igreja Obras de Amor) e deverá reunir no local centenas de jovens de várias denominações evangé-licas do município de Penha e cidades circunvizinhas, se-gundo o pastor Waldemar de Mattos Júnior, coordenador do evento.

Estão confirmadas as pre-senças da Banda Elion da As-sembléia de Deus de Blume-nau, Banda Sou um Milagre da Igreja Sou um Milagre de Navegantes, Grupo Exército de Davi da Igreja Obras de Amor de Penha, Banda Im-pacto Gospel da Igreja Qua-drangular de Piçarras, Levita Gilmar Vieira do MEVAM de Penha, Banda Sheth Soul de Itajaí, e do Grupo de dan-ça EL SHADAY da Igreja Obras de Amor de Penha.

Uma grande estrutura com palco, som, telão, tenda será montada pela prefeitura

de Penha quem apóia o even-to onde haverá ainda uma lanchonete no local.