beethoven - editora · pdf filebeethoven richard wagner “escrito numa linguagem...

1
Beethoven Richard Wagner “Escrito numa linguagem entusiasmada, esse livro mostra como e por que Beethoven é um dos grandes benfeitores da humanidade.” Roberto Machado Em 1870, já um músico famoso, Richard Wagner escreveu esse Beethoven para comemorar o centenário de nascimento do com- positor. A bela homenagem tem três ideias principais, intrinseca- mente ligadas: Primeiro, expõe a filosofia wagneriana da música: somente ela, através da melodia, é capaz de falar diretamente ao coração, e é por isso a arte sublime. Segundo, esclarece o desenvolvimento do gênio de Beethoven. Sempre atento à relação entre música, palavra e drama, Wagner situa a posição do compositor quanto à sonata, à ópera, à música vocal e instrumental, relacionando Beethoven a Haydn e Mozart. E mostra como ele se preocupa em expressar um novo mundo, numa atitude desafiadora diante da modernidade. Terceiro, enaltece a importância da música para a transformação do mundo moderno. Wagner inclui Beethoven num movimento de defesa da afirmação cultural e política alemã, dando a ele um papel redentor da cultura – papel que Nietzsche, curiosamente, atribuíra ao próprio Wagner. Traduzido diretamente do alemão, o livro inclui dezenas de notas esclarecedoras e faz parte da coleção Estéticas, dirigida por Roberto Machado, professor titular do IFCS/UFRJ. RICHARD WAGNER foi um compositor infatigável. Grande parte de sua produção constitui-se de obras-primas incontes- táveis. Desenvolveu um novo conceito de “obra de arte total”, influenciando toda uma geração de regentes e artistas. 104pp coleção Estéticas Tradução e notas: Anna Hartmann Cavalcanti Deptº de Filosofia e Ciências Sociais/UniRio

Upload: lytram

Post on 16-Feb-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Beethoven - Editora · PDF fileBeethoven Richard Wagner “Escrito numa linguagem entusiasmada, esse livro mostra como e por que Beethoven é um dos grandes benfeitores da humanidade.”

BeethovenRichard Wagner

“Escrito numa linguagem entusiasmada, esse livro mostra como e por que Beethoven é um dos grandes benfeitores da humanidade.”

Roberto Machado

Em 1870, já um músico famoso, Richard Wagner escreveu esse Beethoven para comemorar o centenário de nascimento do com-positor. A bela homenagem tem três ideias principais, intrinseca-mente ligadas:

Primeiro, expõe a filosofia wagneriana da música: somente ela, através da melodia, é capaz de falar diretamente ao coração, e é por isso a arte sublime.

Segundo, esclarece o desenvolvimento do gênio de Beethoven. Sempre atento à relação entre música, palavra e drama, Wagner situa a posição do compositor quanto à sonata, à ópera, à música vocal e instrumental, relacionando Beethoven a Haydn e Mozart. E mostra como ele se preocupa em expressar um novo mundo, numa atitude desafiadora diante da modernidade.

Terceiro, enaltece a importância da música para a transformação do mundo moderno. Wagner inclui Beethoven num movimento de defesa da afirmação cultural e política alemã, dando a ele um papel redentor da cultura – papel que Nietzsche, curiosamente, atribuíra ao próprio Wagner.

Traduzido diretamente do alemão, o livro inclui dezenas de notas esclarecedoras e faz parte da coleção Estéticas, dirigida por Roberto Machado, professor titular do IFCS/UFRJ.

RICHARD WAGNER foi um compositor infatigável. Grande parte de sua produção constitui-se de obras-primas incontes-táveis. Desenvolveu um novo conceito de “obra de arte total”, influenciando toda uma geração de regentes e artistas.

104ppcoleção Estéticas

Tradução e notas:Anna Hartmann Cavalcanti

Deptº de Filosofia e Ciências Sociais/UniRio